Sei sulla pagina 1di 12

28/4/2014

Aprova Concursos

1- Q164 ( Prova: MPE-SC - 2012 - MPE-SC - Promotor de Justia - Manh Disciplina: Criminologia - Assunto: Criminologia ) I Entre os princpios fundamentais da Escola de Chicago, liderada por Marc Ancel, encontra-se a afirmao de que o crime um ente jurdico, o fundamento da punibilidade o livre-arbtrio, a pena uma retribuio ao mal injusto causado pelo crime e nenhuma conduta pode ser punida sem prvia cominao legal. II So princpios informadores do direito penal mnimo: insignificncia, interveno mnima, proporcionalidade, individualizao da pena e humanidade. III A Criminologia Crtica, alm da considerao de um determinismo econmico, introduz o contexto sociolgico, poltico e cultural para explicar a delinqncia e tambm o prprio direito penal. IV A Teoria da Retribuio, tambm chamada absoluta, concebe a pena como o mal injusto com que a ordem jurdica responde injustia do mal praticado pelo criminoso, seja como retribuio de carter divino (Stahl, Bekker), ou de carter moral (Kant), ou de carter jurdico (Hegel, Pessina). V A Escola de Poltica Criminal ou Escola Sociolgica Alem rene entre os seus postulados a distino entre imputveis e inimputveis - prevendo pena para os "normais" e medida de segurana para os "perigosos" - e a eliminao ou substituio das penas privativas de liberdade de curta durao.
a) Apenas as assertivas I, II e III esto corretas. b) Apenas as assertivas III e V esto corretas. c) Apenas as assertivas I, II e IV esto corretas. d) Apenas as assertivas III, IV e V esto corretas. e) Todas as assertivas esto corretas.

2- Q1 ( Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polcia Disciplina: Criminologia - Assunto: Escolas-Teorias sociolgicas ) O Positivismo Criminolgico, com a Scuola Positiva italiana, foi encabeado por
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 1/12

28/4/2014

Aprova Concursos

a) Lombroso, Garofolo e Ferri b) Luchini, Ferri e Del Vecchio c) Dupuy, Ferri e Vidal. d) Lombroso, Dupuy e Garofolo. e) Baratta, Adolphe e Vidal.

3- Q178387 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Escrivo de Polcia Civil Disciplina: Criminologia - Assuntos: Aspectos da vitimologia, vitimologia ) Entende-se por sobrevitimizao
a) a vitimizao secundria, a qual consiste em sofrimento causado vtima pelas instncias formais da justia criminal. b) a vitimizao secundria, a qual consiste em efeitos decorrentes do crime, como, por exemplo, o dano patrimonial, fsico e moral sofridos pela vtima, como consequncia do crime. c) a vitimizao primria, a qual consiste em discriminao oriunda do crculo de relacionamentos familiares e sociais da vtima, em razo do delito. d) a vitimizao primria, a qual consiste em efeitos decorrentes do crime, como, por exemplo, o dano patrimonial, fsico e moral sofridos pela vtima, como consequncia do crime. e) a vitimizao terciria, a qual consiste em discriminao oriunda do crculo de relacionamentos familiares e sociais da vtima, em razo do delito.

4- Q178464 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador Policial Disciplina: Criminologia ) A atuao das polcias, do ministrio pblico e da justia criminal, quando focada em determinados grupos ou setores da sociedade, por possurem maior risco de praticar o crime ou de ser vitimados por este, constitui programa de preveno
a) secundria. b) quaternria. c) primria. d) quinria. e) terciria.

http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756

2/12

28/4/2014

Aprova Concursos

5- Q178469 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador Policial Disciplina: Criminologia ) So teorias do conflito as teorias
a) das reas criminais, da identificao diferencial e da criminologia crtica. b) da desorganizao social, da neutralizao e das reas criminais. c) do conflito cultural, do etiquetamento e da associao diferencial. d) da associao diferencial, da subcultura e do estrutural-funcionalismo. e) da criminologia crtica, da rotulao e da criminologia radical.

6- Q178471 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador Policial Disciplina: Criminologia ) Os objetos de estudo da moderna Criminologia so:
a) a vtima e o delinquente. b) o crime, o criminoso, a vtima e o controle social. c) o delito e o delinquente. d) o problema social, suas causas biolgicas e o mimetismo. e) o crime e os fatores biopsicolgicos decorrentes de sua prtica.

7- Q179258 ( Prova: EXATUS - 2012 - DETRAN-RJ - Analista de Identificao Civil Disciplina: Criminologia - Assunto: Papiloscopia ) Documentos necessrios para o requerimento da Carteira de Identidade:
a) CPF. b) Carteira de Trabalho. c) Certido de Nascimento ou Casamento. d) Certido de bito se o vivo(a).

8- Q179260 ( Prova: EXATUS - 2012 - DETRAN-RJ - Analista de Identificao Civil Disciplina: Criminologia - Assunto: Papiloscopia )
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 3/12

28/4/2014

Aprova Concursos

O sistema Antropomtrico de Bertillon apoiava-se em trs requisitos, que so:


a) Variabilidade, Imutabilidade e Classificabilidade. b) Individualidade, Imutabilidade e Classificabilidade. c) Individualidade, Imutabilidade e Perenidade. d) Perenidade, Imutabilidade e Classificabilidade.

9- Q179265 ( Prova: EXATUS - 2012 - DETRAN-RJ - Analista de Identificao Civil Disciplina: Criminologia ) Juan Vucetich, (1858-1925) Criminalista argentino nascido em Lessina, Dalmacia s margens do Adritico, territrio da atual Crocia, criador do sistema datiloscpico, conforme o sistema desenvolvido marque a resposta correta:
a) O desenho digital o conjunto de cristas papilares e sulcos interpapilares da falangeta. b) Desenho digital que sinnimo de impresso digital corresponde ao desenho das cristas papilares. c) Todo tipo de impresso digital apresenta 3 (trs) sistemas de linhas, sendo: sistema basilar, sistema nuclear ou ncleo e sistema marginal. d) Delta pode ser definido como o ponto de encontro dos trs sistemas de linhas, encontrado em todas as impresses digitais.

10- Q181638 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Papiloscopista Policial Disciplina: Criminologia ) Umas das formas que o Estado Democrtico de Direito possui para prevenir o crime a pena. De acordo com a teoria mista que estuda as penas, estas tm a finalidade de
a) punir o delinquente de forma proporcional ao mal praticado. b) trazer mais tranquilidade para a sociedade, uma vez que o criminoso no estar mais nas ruas. c) retomar a tranquilidade e a paz pblica. d) preveno geral e preveno especial. e) afastar o delinquente da sociedade, para evitar novos crimes.

11- Q181640 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Papiloscopista Policial Disciplina: Criminologia - Assunto: Aspectos da vitimologia ) O estudo da vitimologia atual, baseada numa tendncia poltica criminal eficiente, privilegia
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 4/12

28/4/2014

Aprova Concursos

a) a assistncia social ao delinquente, bem como um atendimento eficiente do poder pblico. b) a assistncia psicolgica vtima e tratamento adequado ao delinquente, para sua recuperao. c) uma pena que recupere o delinquente, sociabilizando-o, com trabalho e educao. d) uma punio exemplar para o delinquente, de forma que se cumpra a funo retributiva da pena. e) a reparao dos danos e indenizao dos prejuzos da vtima.

12- Q183689 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Agente de Polcia Disciplina: Criminologia ) Os crimes de colarinho branco so delitos conhecidos na Criminologia por
a) crimes contra a dignidade social. b) crimes de menor potencial ofensivo. c) cifras cinza. d) cifras amarelas. e) cifras douradas.

13- Q183691 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Agente de Polcia Disciplina: Criminologia ) Fenmeno comum em pases em desenvolvimento ou emergentes, _______________ propicia(m) a promiscuidade, o afrouxamento dos freios morais, o desrespeito ao prximo e outros desvios comportamentais, empurrando aqueles que vivem ou sobrevivem nessas situaes a uma existncia marcada pela inclinao ao crime. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna do texto.
a) a migrao b) a religio c) o subemprego d) as condies precrias de habitao e) a poltica

14- Q183696 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Agente de Polcia Disciplina: Criminologia )
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 5/12

28/4/2014

Aprova Concursos

correto afirmar que a Criminologia


a) uma cincia do dever-ser. b) no uma cincia interdisciplinar. c) no uma cincia multidisciplinar. d) uma cincia normativa. e) uma cincia emprica.

15- Q157564 ( Prova: MPE-SC - 2013 - MPE-SC - Promotor de Justia - Manh Disciplina: Criminologia )

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTES ABAIXO E ASSINALE "CERTO" (C) OU "ERRADA" (E)
Em sede de Poltica Criminal, o Direito Penal de segunda velocidade, identificado, por exemplo, quando da edio das Leis dos Crimes Hediondos e do Crime Organizado, compreende a utilizao da pena privativa de liberdade e a permisso de uma flexibilizao de garantias materiais e processuais.
Certo Errado

16- Q201426 ( Prova: CESPE - 2013 - Polcia Federal - Delegado de Polcia Disciplina: Criminologia )

Aes como controle dos meios de comunicao e ordenao urbana, orientadas a determinados grupos ou subgrupos sociais, esto inseridas no mbito da chamada preveno secundria do delito.
Certo Errado

17- Q216987 ( Prova: FCC - 2013 - TRT - 15 Regio (Campinas) - Tcnico Judicirio - Segurana Disciplina: Criminologia )
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 6/12

28/4/2014

Aprova Concursos

Na moderna concepo de preveno das infraes penais e o Estado Democrtico de Direito,

a) as atuaes do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico enquadram-se na preveno terciria. b) a efetiva materializao de polticas pblicas faz parte da preveno primria do crime. c) o trabalho desenvolvido pelas instituies pblicas ou privadas na rea social, qual seja, a respon sabilidade social, faz parte da preveno secundria. d) a construo de presdios e a atuao dos policiais so analisadas de forma apartada na questo das prevenes primria, secundria e terciria. e) a atuao das Organizaes No Governamentais, ONG, tem hoje enquadramento na preveno secundria e, s vezes, na terciria.

18- Q220609 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Atendente de Necrotrio Policial Disciplina: Criminologia ) Assinale a alternativa que aponta o ente que exerce ou fomenta, concomitantemente, os controles formal e informal sobre a vida em sociedade.

a) Poder Judicirio. b) Famlia. c) Policiamento Comunitrio. d) Clubes de Servio. e) Foras Armadas.

19- Q220611 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Atendente de Necrotrio Policial Disciplina: Criminologia ) Quanto aos fatores impulsionadores do delito, assinale a alternativa correta.

a) Pesquisas demonstram que a penria econmica a causa principal da criminalidade denominada de colarinho branco. b) No h relao direta ou indireta entre o cometimento de pequenos furtos, tambm denominado microcriminalidade, e o fato de seus autores pertencerem s classes sociais mais baixas. c) A desagregao familiar, por si s, deve ser considerada como fator determinante do comportamento criminoso de um indivduo.
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 7/12

28/4/2014

Aprova Concursos

d) De acordo com as estatsticas oficiais, as mulheres cometem mais crimes que os homens. e) No h constatao de conexo entre o fenmeno delitivo e a religio; os crimes cometidos em nome da religio so atribuveis ao fanatismo religioso, porm no ao culto ou crena em si.

20- Q220616 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Atendente de Necrotrio Policial Disciplina: Criminologia ) Para a Criminologia, a preveno geral positiva, como uma finalidade da pena,

a) uma espcie de neutralizao do autor do delito, por meio de sua segregao carcerria. b) tambm chamada de integradora, pois tem por objetivo a formao e o fortalecimento da conscincia social, mediante o estmulo ao culto dos valores mais caros comunidade. c) uma espcie de neutralizao do autor do delito, por meio de medidas que o desestimulem a novas prticas delitivas. d) tambm chamada de preveno por intimidao, pois tem por objetivo desestimular o cidado da prtica de delitos, por meio de aplicao de pena ao infrator da lei. e) uma espcie de consequncia jurdica pelo comportamento inclinado s infraes penais.

21- Q99 ( Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polcia Disciplina: Criminologia - Assunto: Criminologia ) O comportamento abusivo, praticado com gestos, palavras e atos que, praticados de forma reiterada, levam debilidade fsica ou psquica de uma pessoa:
a) define reao ao crime. b) define assdio moral. c) um mecanismo intimidatno, mas no criminoso. d) a despersonalizao do eu, que aflige grande nmero de detentos. e) define efetividade do impacto dissuasrio.

22- Q98 ( Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polcia Disciplina: Criminologia - Assunto: Criminologia ) A preveno terciria da infrao penal, no Estado Democrtico de Direito, est relacionada:
a) ao controle dos meios de comunicao.
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 8/12

28/4/2014

Aprova Concursos

b) aos programas policiais de preveno. c) ordenao urbana. d) populao carcerria. e) ao surgimento de conflito.

23- Q157563 ( Prova: MPE-SC - 2013 - MPE-SC - Promotor de Justia - Manh Disciplina: Criminologia )

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTES ABAIXO E ASSINALE "CERTO" (C) OU "ERRADA" (E)
A descriminalizao formal ou em sentido estrito por vezes representa o total reconhecimento, legal ou social, do comportamento descriminalizado; a descriminalizao substitutiva consiste na transformao de tipos penais em infraes administrativas ou fiscais; e a descriminalizao de fato aquela que ocorre quando o sistema penal deixa de funcionar sem que formalmente tenha sido perdido competncia para tal.
Certo Errado

24- Q157568 ( Prova: MPE-SC - 2013 - MPE-SC - Promotor de Justia - Manh Disciplina: Criminologia )

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTES ABAIXO E ASSINALE "CERTO" (C) OU "ERRADA" (E)
A teoria do self-control, como teoria geral da criminalidade, parte de uma determinada imagem do delito e do delinqente elaborada sobre a base de investigaes interdisciplinares. Sustenta que o delito, em geral, um comportamento que requer escassa elaborao e esforo; e devem ser mais produtos do aproveitamento de uma oportunidade.
Certo Errado

25- Q178386 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Escrivo de Polcia Civil Disciplina: Criminologia ) So conhecidas por __________os crimes que no so registrados em rgos oficiais encarregados de sua represso, em
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 9/12

28/4/2014

Aprova Concursos

decorrncia de omisso das vtimas, por temor de represlia. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) estatsticas azuis b) estatsticas brancas c) cifras douradas d) cifras negras e) cifras cinza

26- Q178393 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Escrivo de Polcia Civil Disciplina: Criminologia ) A microcriminologia, tambm conhecida por criminologia
a) do desenvolvimento, dedica-se ao estudo, centrado no comportamento criminoso do indivduo, ao longo de sua vida. b) geral, dedica-se ao estudo sociolgico do crime. c) aplicada, dedica-se s pesquisas de cunho acadmico. d) clnica, estuda a pessoa do criminoso, em busca de sua ressocializao. e) analtica, estuda as relaes entre as cincias sociais e as polticas de segurana pblica.

27- Q178468 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador Policial Disciplina: Criminologia ) A corrente de pensamento criminolgico que critica a exibio de cenas em televiso e cinema, de abuso de drogas ilcitas, prtica de roubos, sequestros, bem como outras condutas delituosas, alando seus protagonistas a status de heris ou justiceiros, fomentando sua imitao pelas pessoas, principalmente jovens, a Teoria
a) da Identificao Diferencial. b) da Reao Social c) da Criminologia Radical. d) da Associao Diferencial. e) da Criminologia Crtica.

http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756

10/12

28/4/2014

Aprova Concursos

28- Q178470 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador Policial Disciplina: Criminologia ) A Teoria do Etiquetamento ou do labelling approach inspirou no Direito Penal Brasileiro a instituio
a) da Lei de Segurana Nacional. b) do Cdigo Penal Militar. c) da Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais. d) da Teoria do Direito Penal do Inimigo. e) da Lei dos Crimes Hediondos.

29- Q181644 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Papiloscopista Policial Disciplina: Criminologia - Assunto: Escola Clssica ) Pode-se afirmar que esto entre os princpios fundamentais da escola clssica da criminologia:
a) o crime, na escola clssica, um ente jurdico, no uma ao, mas sim uma infrao; a punibilidade deve ser baseada no livrearbtrio; adota-se o mtodo e raciocnio lgico-dedutivo. b) a pena, que um instrumento de defesa social; a escola clssica, que se utiliza do mtodo indutivo-experimental; os objetos de estudo da cincia penal, que so o crime, o criminoso, a pena e o processo. c) o crime visto como um fenmeno social e individual na escola clssica; a pena tem carter aflitivo, cuja finalidade a defesa social. d) o direito penal, que uma obra humana; a responsabilidade social que decorre do determinismo social; o delito, que um fenmeno natural e social. e) a distino entre imputveis e inimputveis existente na escola clssica; a responsabilidade moral baseada no determinismo (quem no tiver a capacidade de se levar pelos motivos dever receber uma medida de segurana).

30- Q181567 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Papiloscopista Policial Disciplina: Criminologia - Assunto: Criminologia ) Contemporaneamente, a criminologia conceituada como
a) uma cincia emprica e social que estuda o criminoso, a pena e o controle social. b) uma cincia emprica e multidisciplinar que estuda as formas como os crimes so cometidos. c) uma cincia emprica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vtima e o controle social. d) uma cincia jurdica e interdisciplinar que estuda as formas como os crimes so cometidos.
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756 11/12

28/4/2014

Aprova Concursos

e) uma cincia jurdica e multidisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a pena e a vtima.

GABARITO 1) 164 - d 2) 1 - a 3) 178387 - a 4) 178464 - a 5) 178469 - e 6) 178471 - b 7) 179258 - c 8) 179260 - b 9) 179265 - a 10) 181638 - d 11) 181640 - e 12) 183689 - e 13) 183691 - d 14) 183696 - e 15) 157564 - Errado 16) 201426 - Certo 17) 216987 - b 18) 220609 - c 19) 220611 - e 20) 220616 - b 21) 99 - b 22) 98 - d 23) 157563 - Certo 24) 157568 - Errado 25) 178386 - d 26) 178393 - d 27) 178468 - a 28) 178470 - c 29) 181644 - a 30) 181567 - c

http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/caderno/66756

12/12

Potrebbero piacerti anche