Sei sulla pagina 1di 16

Medidor de Densidade Nuclear

Suporte tcnico Nosso pessoal tcnico oferece treinamento e servio de campo, manuteno preventiva e corretiva e suporte em radioproteo, para a eficiente e correta utilizao dos sistemas. Comprometimento com o futuro Protocolo HART, blindagens prova de fogo, capacitao para projetos especiais e outras inovaes, so exemplos da contnua busca e compromisso com o desenvolvimento cada vez maior dos sistemas nucleares aplicados indstria de transformao. Excelncia em servios Nossa rede mundial de distribuidores e fabricantes licenciados podero realizar todos os servios necessrios.

forma-se no reator de Polietileno Linear de Baixa Densidade. Em um poo seco encontra-se a fonte radioativa. No entorno, e externamente ao reator, h vrios medidores nucleares, monitorando, desta forma, as variaes de densidade decorrentes das deposies formadas.

Caractersticas do Densmetro Nuclear


Disponvel com protocolo HART para programao e calibrao. Terminais ou Calibradores portteis e 1 modem, eliminam a necessidade de transmissores e processadores adicionais, com um sinal de sada de 4 a 20 mA gerado pelo detetor. Os invlucros de nossos equipamentos so feitos com pintura em Epoxy de alta resistncia e durabilidade, com um dos mtodos mais avanados de eletrodeposio. Apresenta excelente desempenho em reas agressivas, qumica ou fisicamente. A engenharia de deteo e processamento de sinal integral em um mdulo de montagem em plstico de engenharia injetado, de fcil acesso e manuteno, imune a danos por vibrao.

Densmetros esto posicionados a 360 ao redor do reator.

Oferecemos modelos especiais de blindagens com acionamento pneumtico e dispositivo de falha segura, para fechamento automtico e travamento do acionador. (ver item 1) Um tubo fotomultiplicador ultra-sensvel utilizado para o bom desempenho na medio / deteo, pela cintilao dos ftons incidentes. (ver item 2) Fomos os primeiros e nicos a disponibilizar para a comunidade tcnica blindagens de fontes radiotivas prova de fogo. (ver item 3)

Fonte interna.

Capacitao especial Trabalhamos em conjunto com um de nossos parceiros h muito tempo para desenvolver um mtodo de medio utilizando densmetros nucleares, que detectam a densidade do produto que

Um cristal sinttico utilizado no lugar do antigo cristal de iodeto de sdio, para prover alta performance e melhor proteo contra a vibrao e variaes de temperatura e umidade. (ver item 4)

Medidor de Densidade Nuclear

1 3

Medidor de Densidade Nuclear

Minerao Potssio Salmoura Fosfato Composto de Clcio Calcrio Ouro Cobre Polpas em geral Qumica Concentrao de cidos Densidade de Polmero Amnia Lama de Cal

Tratamento de Efluentes Densidade de Iodo Refinarias / Oleodutos leo Cru Produtos Refinados Interfaces Alimentos e Gros Pasta de Soja Massa de Tomate Suco de Laranja Amido (pur) Leite Condensado

Aplicaes e Especificaes
Transmissor modelo DSTH / HART
Sada de corrente Comprimento de cabo DSTH Mximo 4 a 20 mA de 300 a 1000 ohms 300 m

Transmissor modelo DS / Sada para UNIPRO / Smart ProTM


Sada de detetor Comprimento de cabo Alimentao AC Alimentao DC Temperatura de operao
Uso em reas classificadas Invlucro

DS Mximo DS / DSTH DS / DSTH DS / DSTH


ABNT DS / DSTH

0 a 10 KHZ frequncia digital isolada 1524m 90 a 270 VCA 50/60 Hz, consumo mximo 20 VA 10 a 54 VDC, (riple menor que 100mV) 10 VA
- 20C a 60C. Com camisa de resfriamento para temperaturas acima de 60C. Ex d IIC T5, IP66 Ao

115VCA/230VCA 4 a 20mA

PLC ou DCS

Chave de Nvel e Nvel Contnuo Nuclear


Alta Confiabilidade e Pouca Manuteno No Intrusivo No exposto corroso, abrasividade, alta presso ou altas temperaturas. Os detetores no empregam partes mveis. Os medidores nucleares foram aprovados pela confiana obtida com o passar dos tempos em diversas aplicaes crticas na indstria de transformao.

Benefcios dos Medidores de Nvel Nucleares


Solucionando aplicaes extremamente complexas. A temperatura do processo no tem efeito sobre a medio. Medies em todas as presses. Tecnologia sem contato permite medio em processos qumicos e/ou mecanicamente agressivos. Natureza no intrusiva elimina conexes ao processo e riscos de vazamento. Obstrues internas so minimizadas mediante configurao adequada via software. O processo de incrustao em um recipiente pode ser compensado por configuraes especiais do medidor via software.
Alarme de Nvel Alto

No so necessrias alteraes no vaso para a instalao do medidor na montagem padro. Sendo uma medio no intrusiva, no so necessrias mudanas na estrutura geral do vaso, interna ou externamente. Com o medidor nuclear h uma alta taxa de sucesso na primeira instalao. Tempo e dinheiro no so perdidos em tentativas sucessivas. O medidor nuclear de nvel contnuo trabalha emitindo um feixe colimado de radiao da fonte para o detetor atravs do recipiente. Quando o nvel do produto sobe, ele bloqueia a radiao. Quando est baixo, o detetor atingido por uma maior quantidade de radiao, o sinal de sada, por conseqncia, inversamente proporcional ao nvel de produto no vaso. Soluo Universal

Alarme de Nvel Baixo

Os medidores nucleares utilizam a radiao como meio de realizar suas medies, mas esta radiao no afeta o material de processo que est sendo medido. O produto no sofre qualquer alterao, mesmo alimentos ou produtos farmacuticos. A chave de nvel nuclear usa um feixe de radiao pontual direcionado para o detetor que mede a presena ou ausncia desse feixe. Quando o feixe bloqueado pelo produto no interior do vaso, a radiao que atinge o detetor muito menor ou inexistente. As chaves nucleares Ohmart / Lince podem ser utilizadas para alarme de nvel alto ou baixo.

Chave de Nvel e Nvel Contnuo Nuclear Vantagens


Oferecemos detetores com dois tipos distintos de medio: por ionizao e por cintilao. Este ltimo com duas variaes, utilizando cristais sintticos ou fibra-tica. Isto permite uma ampla srie de opes: por sensibilidade, tamanho, atividade de fonte e economia, geometria do vaso e custo / benefcio. A blindagem de fonte SHFTM oferece o mais alto nvel de segurana disponvel contra fogo e impacto. Oferecemos blindagens totalmente automatizadas para operao remota, com fechamento automtico em caso de falha.

Ionizao

Cintilao (cristal sinttico)

Oferecemos todos os detetores de nvel com protocolo HART incorporado ao sinal de sada para configurao e calibrao. Calibradores HART e notebooks ou Pcs em conjunto com modems, eliminam unidades eletrnicas remotas.

HART

COMMUNICATION FOUNDATION

A unidade eletrnica Uni Pro e a unidade mltipla Pro Pac utilizam software avanado para configuraes e calibraes complexas.

Cintilao (fibra-tica)

Os profissionais da Instrumentos Lince oferecem treinamento, servio de campo e suporte em rdioproteo, necessrios para um uso eficiente dos medidores nucleares.

Detetores de Nvel Contnuo


4 tipos de detetores Permite opes de detetores para alta sensibilidade, fonte de baixa atividade, e faixa de medio ampla, aplicao em vasos com geometria complexa.
IONIZAO Os detetores tipo cmara de ionizao LJ & LN consistem em tubos metlicos com eletrodos preenchidos com gs inerte. Quando a radiao atinge os detetores, o gs se ioniza e produzida uma corrente eltrica proporcional radiao. A corrente processada e convertida em sinal de 4 20 mA com o protocolo HART superposto ou em sinal digital para o transmissor Uni Pro. CINTILAO (Cristal Sinttico) O detetor de cintilao LS usa um cristal sinttico que produz luz visvel quando atingido pela radiao. A quantidade de luz produzida proporcional radiao que atinge o detetor. A clula fotomultiplicadora montada sobre o cristal converte a luz em corrente eltrica. Esse tipo de detetor aproximadamente 5x mais sensvel do que o detetor tipo cmara de ionizao LJ. A corrente convertida pela unidade eletrnica em um sinal de 4-20 mA e o protocolo HART superposto, ou um sinal digital para o transmissor Uni Pro. CINTILAO (Fibra-tica) Os detetores flexveis Fiber Flex so formados por fibras ticas especiais com caractersticas idnticas aos detetores de cintilao. Apresentam as vantagens de serem extra leves e flexveis, permitindo facilidade de instalao e transporte e, no tocante aplicao, utilizao em vasos com geometria complexa, nos quais, no passado, tornavam-se aplicaes de difcil soluo tcnica definitiva, com a necessidade de linearizao e medio por tendncia.

Chave de Nvel e Nvel Contnuo Nuclear

1 2 3
1 Fibras ticas 2 Conduite Flexvel de Ao 3 Borracha Termoplstica Santoprene

Ohmart View

TM

Software

LJ Cmara de Ionizao - Confivel sistema de medida. - Faixa de medio ativa, disponvel para at 6.000mm. LN Cmara de Ionizao - A Cmara de Ionizao LN utiliza um tubo de maior dimetro do que o LJ para maior sensibilidade. LS Detetor de Cintilao - O altamente sensvel detetor reduz a atividade da fonte e minimiza a taxa de exposio necessria. - O cristal sinttico usado para maior confiabilidade em aplicaes com elevada vibrao, mudanas de temperatura e outras condies crticas.

Os transmissores de nvel Ohmart / Lince modelos LSTH, LJTH, LNTH e FiberFlex, fornecem um sinal de 4 a 20 mA, relativo faixa de medio, sem utilizao de unidades eletrnicas remotas. Comunicao peridica para calibrao, configurao e diagnsticos pode ser estabelecida em qualquer ponto da malha de 4 a 20 mA, usando um calibrador HART, um PC ou Notebook. O protoloco HART elimina unidades eletrnicas adicionais. Os custos de instalao so reduzidos alm de economizar espao na sala de controle. A calibrao e a configurao com protocolo HART so realizadas na malha de 4 a 20mA. Isso elimina a necessidade de abrir o invlucro do equipamento para calibrao. - Proteo contra Raios-X Previne leitura falsa, de nvel baixo, causada por radiografias (raios-x) para inspeo de soldas. A sada de 4-20mA congelada com o ltimo valor validado.

Chave de Nvel e Nvel Contnuo Nuclear


Aplicaes Tradicionais

Qumica Petroqumica Grandes faixas com fontes e detetores mltiplos.

Qumica Petroqumica Papel e Celulose Medio de toda a faixa, incluindo o fundo cnico.

Qumica Cimento Papel e Celulose Minerao Medio contnua na seo cnica inferior do silo.

Geral Desenho mostrando a colimao do feixe radioativo, 30 e 45.

Qumica Petroqumica Vaso com grande dimetro ou paredes espessas com fontes pontuais mltiplas inseridas em poo seco.

Qumica Cimento Papel e Celulose Plsticos Medio de slidos em silo.

Qumica Em vaso com paredes espessas a fonte pode ser inserida em um pequeno rasgo na parede. Isso permite utilizar fontes de menor atividade, sem insero no vaso.

Geral Medio em vaso cilndrico, horizontal. Longitudinalmente, permite monitorao de toda a faixa do vaso, de forma linear.

Qumica Petroqumica Um nico detetor para medio, em esferas ou vasos cilndricos horizontais.

Qumica Petroqumica Duplo detetor com feixe de 60 em esferas ou vasos cilndricos horizontais.

Geral Vaso alto, com alarme de nvel alto, usando unidade eletrnica remota, para facilitar a calibrao e a manuteno.

Qumica Processamento de Soja/ Milho Minerao Nvel alto, nvel baixo e detetores pontuais de entupimento para silos ou ciclones.

Geral Fonte simples usada para mltiplos detetores pontuais.

Clnker / Vidro Pequena rea de refratrio removida para permitir a transmisso do feixe radioativo, da fonte para o detetor.

Qumica A compensao da densidade do vapor alcanada atravs da medio dessa densidade na rea acima do medidor de nvel.

Minerao Alarme de nvel alto e baixo e totalmente vazio, para slidos.

Chave de Nvel e Nvel Contnuo Nuclear

Qumica Medio de nvel contnuo sem interferncia do agitador.

Petroqumica Medio de nvel por ponto baseado numa determinada camada de slidos.

Qumica O processo de incrustao de material pode ser compensado usando um detetor pontual em conjunto com um medidor contnuo.

Detetor Flexvel - FiberFlex

Tecnologia GeigerMueller
- Utilizando tubos Geiger-Mueller, a chave de nvel Ohmart / Lince extremamente resistente e compacta. - Instalada externamente ao vaso, com calibrao atravs de botoeiras, as chaves so de fcil instalao e calibrao. - A nica que oferece uma opo utilizando 6 tubos em um nico detetor, que aumentam a sensibilidade do mesmo, permitindo usar fontes radioativas de baixa atividade, reduzindo os nveis de radiao e/ou permitindo medies em vasos de grande dimetro ou com paredes espessas.

Tecnologia em Blindagem
- SHF-blindagens prova de fogo sem a utilizao de chumbo em sua fabricao. - Fabricadas em ligas de ferro e tunsgnio, suportam temperaturas de at 800C. - Extremamente resistentes, apresentam operao segura aps uma queda de 9,1 metros, impedindo que o obturador trave na posio aberta. - Em locais de difcil acesso, podem ser utilizadas blindagens automatizadas, que permitem abertura e fechamento remotos para calibrao e verificao. - As blindagens automatizadas podem ser usadas com intertravamento que fecha automaticamente o obturador quando a porta de visita do vaso aberta, prevenindo exposies acidentais.

Chave de Nvel e Nvel Contnuo Nuclear Especificaes


Transmissores HART
Loop de Corrente Comprimento de Cabo Tamanhos LSTH / LJTH / LNTH Mximo LS / LSTH LJ / LJTH / FiberFlex LN / LNTH Alimentao CA LN / LNTH LJ / LJTH LS / LSTH / FiberFlex
LS / LSTH / FiberFlex

4 a 20mA em 300 a 1000ohm 1000 metros 6 a 72 (153mm a 1830mm) em passos de 6 (153mm) 12 a 234(305mm a 5948mm) em passos de 12 (305mm) 12 a 120 (305mm a 3054mm) em passos de 12 (305mm) 110 ou 230VCA, 50 ou 60Hz 110 ou 230VCA, 50 ou 60Hz 90-270VCA, 50 ou 60Hz, consumo mximo 15 VA

Alimentao CC

10 a 54VCC (ripple menor que 100V 1 1000 Hz) 8VA Nota: Alimentao CC no disponvel nos modelos LJ e LJTH

Temperatura de Operao LS / LSTH / FiberFlex LJ / LJTH e LN / LNTH reas Classificadas U.S.A. & Canad

- 20C a 60C Necessrio usar camisa d'gua acima de 60C - 29C a 60C Necessrio usar camisa d'gua acima de 60C De acordo com a norma NEC Classe I, Div.1, Grupos A, B, C, e D; Classe II, Div.2, Grupos E, F e G
De acordo com NEMA 4X De acordo com Ex d IIC T5, IP66

prova dgua ABNT Sada de Rel Diagnstico ou processo

SPST

Sada para UniproTM


Sada do Detetor Comprimento de Cabo LS / LJ / LN Mximo Freqncia digital isolada 0 a 10 kHz 1524metros

Unidades Eletrnicas UniproTM e Pro PacTM (instalaes no HART)


Entradas Sinal de medio Entrada auxiliar Tenso e potncia Freqncia isolada 0 a 100kHz 4 a 20mA; tenso; RTD, RS-232 digital, nvel lgico TTL 115VCA ou 230VCA,+/-10%, 50 / 60Hz, 10W mximo (60W para Pro PacTM) 4 linhas, 20 caracteres alfanumricos 20 teclas permitem rpido acesso s funes mais comuns Rack Pro PacTM Sadas Analgicas (2) Rel (4) At 4 displays (um para cada unidade) Isoladas (4 a 20mA) SPDT

Alimentao Eltrica

Interface com Operador

Display Teclado

Chave de Nvel
Sadas de Rel Eletrnica reas Classificadas Rel de alarme Rel de falha Alimentao eltrica U.S.A. & Canad prova dgua ABNT DPDT 2A a 250V (opo 10A a 50V) SPST 115 ou 230 VCA +/-10%,monofsico, 50 / 60Hz Classe I; Diviso 1 e 2; Grupos A, B, C e D; Classe II; diviso 1 e 2; Grupos E, F e G De acordo com NEMA 4X Ex d IIC T5, IP66

Sistema de Pesagem Nuclear Para Transportadores


Princpio de Funcionamento Balanas nucleares consistem em uma fonte radioativa selada (ou fontes) inserida em uma blindagem, um detetor de radiao e uma unidade eletrnica (processador). A blindagem com a fonte montada acima do transportador (correia, rosca, corrente ou vibrador) e o detetor montado embaixo do mesmo. Um feixe colimado transmitido da fonte para o detetor, atravessando o transportador e o material transportado. Alteraes na quantidade de material no transportador alteram a taxa de exposio no detetor. Quanto maior for a massa de material no transportador, menor ser a taxa de exposio no detetor. Quanto menor a massa de material, maior a taxa de exposio no detetor. Uma balana nuclear consiste em uma fonte e um detetor tipo cmara de ionizao. Quando a radiao atinge o detetor, produzida uma corrente eltrica proporcional ao nvel de radiao. Essa corrente convertida pela eletrnica em freqncia e transmitida ao processador. O processador processa variveis adicionais, como velocidade, e converte a medio em peso total ou em uma sada proporcional ao fluxo instantneo.

Vantagens das Balanas Nucleares


Sem contato, sem partes mveis e imune a p. As balanas nucleares no tm contato com a correia, eliminando problemas com: - Calor, abraso e p - Desalinhamento da correia - Vibrao - Alteraes na tenso da correia As balanas nucleares apresentam instalao fcil em transportadores existentes. No exigem alinhamento de roletes nem preparao de piso. No necessrio cortar a correia para montagem. Isso representa facilidade e baixo custo de instalao. Devido ao sistema de pesagem ser sem contato, podem ser instaladas em, praticamente, todos os tipos de transportadores. Fabricamos a nica balana que utiliza fontes mltiplas ao invs de uma nica fonte. Fontes mltiplas proporcionam um feixe radioativo melhor distribudo. Isso melhora a preciso da medio, particularmente em aplicaes com o perfil de produto muito irregular. Fontes mltiplas tambm reduzem a altura do suporte da fonte. Como cada fonte tem um feixe colimado em 45, a utilizao de uma nica fonte exige que a altura do suporte seja igual largura da correia. Com fontes mltiplas possvel reduzir consideravelmente a mesma.

Instalao Alinhamento de roletes


Espao necessrio

Montada no transportador entre os roletes. No necessrio. Aproximadamente 14 (356mm).

Exige previso especial de montagem, roletes especiais, suportes e base de montagem. Todos os roletes tm que ser eqidistantes e alinhados perpendicularmente ao centro da correia. De 1,83m a 3,05m. Danos em partes mveis e erros. H grande incidncia de erros se cair material entre a estrutura de pesagem e a clula de carga. Causa desgaste acarretando maior manuteno, alm de afetar a calibrao. Erros significativos devido ao deslocamento da correia. Roletes e outras partes mveis necessitam de reparo, realinhamento e substituio peridica. Colocao de graxa nos roletes, sem recalibrao, causa erros na medio. A correia tem que ser removida para permitir a remoo da estrutura. Somente correias. Variaes na correia afetam a clula de carga acarretando grandes erros.

Material; quente ou abrasivo No afeta. No afeta - pode ser limpo Derrame de material manualmente ou com o ar. P / Materiais corrosivos Condies com vento Custos de manuteno Lubrificao dos roletes Portabilidade e recolocao Tipos de transportador Tenso da Correia No afeta. No afeta. Sem partes mveis. Virtualmente livre de manuteno. No importante. Desmontagem e montagem rpidas. Correias, roscas, vibradores e correntes. No afeta

O sistema Ohmart / Lince SmartScan, deteta vrios nveis de interface entre os produtos envolvidos no processo, incluindo slidos, lquidos, espumas e gases, em quase todos os tipos de vasos. Um detetor mvel dentro de poo seco vertical varre todo o perfil / faixa de medio total do vaso, informando a densidade, o nvel, e conseqentemente a interface, via indicador para controle de processo.

O SmartScan pode ser usado em qualquer tipo de formato de tanque, com quase todos os tipos de materiais, porque a fonte radioativa e o sensor fazem a varredura dentro de um poo seco, nunca em contato com o produto envolvido no processo.

Rua Luiz Ferreira, 84 Bonsucesso 21042-210 Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: + 55 (21) 2573-2344 Fax: + 55 (21) 2561-5326 e-mail: vendas@instrumentos-lince.com.br www.instrumentos-lince.com.br

Potrebbero piacerti anche