Sei sulla pagina 1di 10

Plano Anual de AFD Atividade Fsica e Desportiva

Objetivos comuns a todas as atividades fsicas e desportivas: 1. Elevar o nvel funcional das capacidades condicionais, coordenativas e sensoriais: Resistncia Geral; Velocidade de reao simples e complexa de execuo de aes motoras bsicas e de deslocamento; Flexibilidade; Controlo de postura; Equilbrio dinmico em situaes de voo, de acelerao e de apoio instvel e ou limitado; Controlo de orientao espacial; Ritmo; Agilidade. Percia e Manipulao; Lateralidade; Noo Componentes da Fora; Coordenao; 2. Cooperar com os companheiros nos jogos e exerccios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princpios de cordialidade e respeito na relao com os colegas e o professor. 3. Participar com empenho no aperfeioamento da sua habilidade nos diferentes tipos de atividades, procurando realizar as aes adequadas com correo e oportunidade. 4. Fomentar a aquisio de hbitos e comportamentos de estilos de vidas saudveis que se mantenham na idade adulta. 5. Estimular a tomada de conscincia para o poder da natureza na perspetiva da sua preservao / utilizao.

Temas

Objetivos

Recursos a Utilizar
Recursos de cariz desportivo.

Operacionalizao

Competncias a Adquirir
Mobilizar saberes culturais, cientficos e tecnolgicos para compreender a realidade e para abordar situaes e problemas do quotidiano; Usar adequadamente linguagens das diferentes reas do saber cultural cientfico e tecnolgico para se expressar; Usar corretamente a Lngua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento prprio; Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem, adequadas a objetivos visados; Pesquisar, selecionar e organizar informao para a transformar em

Percia e Manipulao Deslocamentos Lateralidade Equilbrio Esttico /Dinmico Noo Componentes da Fora Tempo de Reao Coordenao Noo Espcio-temporal Noo de ritmo Criar o gosto pela atividade desenvolvida; Realizar os jogos conhecendo as suas regras; Perceber os jogos propostos e criar estratgias para os jogos de forma mais rentvel. Exercitao de exerccios analticos e complexos; Exercitao de jogos.

conhecimento mobilizvel; Jogos Pr-Desportivos Exercitao de Jogos PrDesportivos. Adotar estratgias adequadas resoluo de problemas e tomada de decises; Realizar atividades de forma autnoma, responsvel e criativa; Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns; Relacionar harmoniosamente o corpo com o espao, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da sade e da qualidade de vida.

Introduo e exercitao dos gestos tcnicos; Jogos reduzidos; Desenvolvimento de aes motoras e aquisio de habilidades especficas s aes tcnico-tticas; Andebol: Passe, receo, drible e remate; Basquetebol: Passes, receo, drible e lanamento; Futebol: Passes, receo, conduo e remate; Voleibol: Passe, manchete e servio por baixo; Tag-Rugby: Passe e receo.

Jogos Desportivos Coletivos (3 e 4 ano) Andebol Basquetebol Futebol Voleibol Tag/Bitoque-Rugby

Adquirir competncias que permitam a facilitao da aprendizagem dos jogos desportivos.

Jogos Tradicionais

Perceber a abordagem de prticas ldico-motoras associadas cultura popular.

Exercitao de Jogos Tradicionais;

Criar o gosto pela atividade desenvolvida; Desenvolver competncias rtmicas e expressivas, tais como: Jogos Rtmicos e Expressivos Noo de Ritmo; Coordenao: Concentrao; Memorizao; Comunicao no-verbal. Exercitao de Jogos Rtmicos e Expressivos.

Exercitao de Jogos de Atletismo: Desenvolver aes bsicas: correr, saltar e lanar. Exerccios da Escola da Corrida; Corrida de velocidade; Corridas de velocidade com barreiras/obstculos; Estafetas.

Jogos de Atletismo

Jogos de Oposio e Luta

Perceber o domnio de comportamentos de oposio e confronto corporal.

Exercitao de exerccios e jogos.

Criar o gosto pela atividade desenvolvida; Familiarizar-se com a raquete e bola; Tnis Tomar conscincia de algumas regras bsicas do jogo: espao de jogo, jogo individual ou a pares, jogo com ou sem ressalto de bola.

Jogos de conduo; Jogos de sustentao; Jogos de toque; Jogos individuais e a pares; Estafetas.

Criar o gosto pela atividade desenvolvida; Desenvolver capacidades de leitura do meio envolvente; Desenvolver capacidades de orientao no meio envolvente; Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza ou em contexto de escola, de acordo com as caractersticas do terreno e os sinais de orientao, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurana e preservao do ambiente.

Atividades de Explorao da Natureza - AEN

Descoberta do meio ambiente, atravs da sua explorao.

Criar o gosto pela atividade desenvolvida; Familiarizar-se com o taco; Minigolfe Perceber as regras de segurana, tendo-as sempre presentes; Controlar a intensidade da fora a aplicar consoante a distncia e as caractersticas da pista.

Exerccios de controlo da fora; Treino de direo; Treino livre; Competies: individual e por obstculos individual por circuito; por equipa e por obstculo, por equipa por circuito.

Enrolamento frente engrupado; Enrolamento atrs engrupado; Criar o gosto pela atividade desenvolvida; Perceber a abordagem de destrezas gmnicas: enrolamentos, deslocamentos e posies de equilbrio. Ginstica Desportiva Aparelhos Acrobtica Realizar habilidades gmnicas bsicas isoladas em esquema ou sequenciais, encadeando e ou combinando as aes com fluidez e harmonia dos movimentos; Perceber as regras de segurana, tendo-as sempre presentes Ensinar como se procede montagem e desmontagem do material por grupos, respeitando as regras de segurana e preservao do material. Enrolamento frente com pernas afastadas; Enrolamento atrs com pernas afastadas; Salto eixo sobre colega; Saltos de Coelho, de Barreira e no plinto; Pino de cabea; Ponte; Subir e descer, deslocamentos no espaldar; Saltar corda; Destrezas com arcos; Avio; Roda; Posies de equilbrio; Posies de flexibilidade;

Ginstica Acrobtica (pegas, posio do base / volante e ajudas). Figuras acrobticas de pares e trios

Notas:
A planificao est sujeita a alteraes devido s condies atmosfricas adversas, assim como dependendo dos recursos estruturais/materiais especficos de cada escola. Est previsto haver articulao, dentro dos diversos temas, entre as vrias atividades de enriquecimento curricular e curriculares.

Planificao Anual
1/2 Anos 1 Perodo Outubro Novembro Dezembro Janeiro Jogos Prdesportivos; Jogos de Oposio e Luta 2 Perodo Fevereiro Jogos Prdesportivos; Tnis; TagRugby 3/4 Anos 1 Perodo Outubro Novembro Jogos Prdesportivos; Ginstica; Andebol; Medio do IMC; Dezembro Janeiro Jogos Prdesportivos; Jogos de Basquetebol; Jogos de Oposio e Luta 2 Perodo Fevereiro Maro Abril 3 Perodo Maio Junho Maro Jogos Prdesportivos; Tnis; TagRugby Abril Jogos Prdesportivos; Minigolfe; Percias e Manipulaes 3 Perodo Maio Jogos Prdesportivos; Minigolfe; Percias e Manipulaes Junho Jogos Prdesportivos; Atividades de Explorao da Natureza.

Jogos Prdesportivos; Atletismo

Jogos Prdesportivos; Jogos Deslocamentos Tradicionais e e Equlibrios Temticos; Ginstica; Jogos Rtmicos Medio do e Expressivos IMC

Atividade desenvolvida no mbito das AEC

Jogos Prdesportivos; Atletismo

Jogos Tradicionais e Temticos; Jogos Rtmicos e Expressivos

Jogos Prdesportivos; Tnis; TagRugby

Jogos Prdesportivos; Tnis; TagRugby

Jogos Prdesportivos; Jogos PrJogos PrAtividades de desportivos; desportivos; Explorao da Voleibol; Futebol; Natureza; IV Minigolfe Minigolfe Encontro de AFD Atividade desenvolvida no mbito das AEC

Potrebbero piacerti anche