Sei sulla pagina 1di 5

30/11/13

Recuperao de telhas metlicas | Artigos Tcnicos | CBCA

Recuperao de telhas metlicas


16/09/2011 | Revista Tchne - Agosto 2011 A versatilidade, resistncia e custo competitivo das telhas de ao zincado atraem cada vez mais consumidores do mercado da construo industrial e comercial. Utilizadas tanto em coberturas como em fachadas, as telhas de ao galvanizado so empregadas em diversas verses e acabamentos: desde as simples, com o acabamento natural do zinco ou da liga alumnio+ zinco, s com isolamento termoacstico em poliuretano ou l de vidro ou de rocha e acabamento superficial pr-pintado. Qualquer que seja a telha de ao, a sua vida til est diretamente ligada qualidade dos revestimentos que protejem o metal base (o ao) da oxidao e eles podem ser de dois tipos: Revestimento metlico: aplicado pela usina siderrgica sobre a bobina de ao carbono, em uma linha contnua de galvanizao e pode ser 100% zinco (chapa zincada) ou em liga de alumnio (55%) e zinco (45%), neste caso recebendo nomes comerciais como Galvalume, Zincalume ou Aluzinc, por exemplo. Toda telha de ao vendida no mercado deve possuir um destes dois revestimentos metlicos por fora das normas de telhas NBR 14.513 e 14.514. Estas mesmas normas especificam os revestimentos mnimos que a chapa de ao de uma telha deve ter em zinco ou em liga alumnio+zinco.

A m anute no de cobe rturas m e tlicas de ve pre ve r a total re m oo das re as corrodas e nova pintura com tinta base de zinco se guida de acabam e nto

Revestimento orgnico pr-pintado: pode ser aplicado pelo fabricante da telha ou por usina siderrgica capacitada. Neste processo, a bobina de ao, sempre com revestimento metlico, passa por uma linha contnua e automatizada de pintura, onde a chapa limpa, desengraxada e passivada para depois receber uma tinta de base em primer epxi e depois o acabamento final na cor desejada pelo cliente, que pode ser um polister, um poliuretano aliftico ou um PVDF (fluoreto de polivinilideno), dependo da especificao tcnica.

M todo de corte de te lha m e tlica

Estes revestimentos tm a misso de proteger a chapa de ao da telha da corroso imposta pela umidade presente no ar, pela gua da chuva e por poluentes sejam eles qumicos, como em regies industriais, ou orgnicos, como em reas de confinamento animal. Se os revestimentos falharem, rapidamente vai se desenvolver uma oxidao que, se no tratada a tempo e corretamente, ir progredir, consumindo a chapa de ao e levando sua perfurao. O artigo a seguir trata de alguns aspectos importantes no cuidado com as telhas de ao galvanizadas, oferecendo algumas sugestes de como tratar certos problemas depois que eles aparecem, desde que ainda haja tempo de confront-los. Recorte de telhas comum fazer cortes em telhas metlicas pela necessidade de ajustes em pontos especficos da cobertura ou do fechamento lateral. Recomendam-se, para isso, as seguintes prticas na obra: Ao longo da linha de corte deve ser colocada uma tira de fita crepe larga, de forma a proteger o revestimento metlico ou prpintado durante o trabalho. Por sobre a fita crepe que deve ser marcada a linha de corte. O corte deve ser executado preferencialmente com roedora eltrica, pela qualidade do servio final, ou, na falta desta, com serra tico-tico ou serra manual, sempre com lminas especficas para o corte de metais. No se deve usar disco de corte j que com este instrumento haver a calcinao do revestimento metlico e da pr-pintura em funo do atrito elevado e a consequente necessidade de se refazer a zincagem e a pintura ao longo do corte.

Lim alha de ao de positada sobre a cobe rtura que se ox idou

Aps o corte, as eventuais rebarbas de metal devem ser removidas com lima fina. Toda a limalha resultante do trabalho com as serras deve ser removida com uma escova ou vassoura de pelos macios, pois em contato com a umidade do ar ela ir se oxidar, manchando a superfcie da telha num primeiro momento e depois propiciando o aparecimento de focos de oxidao. Os cavacos gerados pela roedora, por serem maiores, no se espalham como a limalha e so mais facilmente removidos. Finalmente, a fita crepe pode ser retirada, no sendo necessria nenhuma proteo adicional nas bordas

www.cbca-acobrasil.org.br/artigos-tecnicos-ler.php?cod=5350&bsc

1/5

30/11/13

Recuperao de telhas metlicas | Artigos Tcnicos | CBCA


cortadas, desde que a operao tenha sido realizada conforme os critrios tcnicos anteriores.

re as de m arcadas ainda com lim alha (e sque rda) e j lim pas (dire ita)

Remoo de limalhas O surgimento de pequenos pontos de ferrugem na superfcie das telhas, logo aps a sua instalao, normalmente consequncia da oxidao de limalhas que se depositaram sobre a pea, por conta das perfuraes e cortes feitos na chapa de ao (figura acima). A limalha, por no contar com a proteo da zincagem e da pr-pintura, se oxida ao entrar em contato com a umidade do ar, manchando a superfcie da telha e causando um problema que , inicialmente, apenas esttico. A permanncia das limalhas sobre as telhas, porm, poder provocar a oxidao da chapa de ao a mdio prazo, motivo pelo qual ao final de cada dia de montagem a cobertura deve ser cuidadosamente varrida, procedimento este j tomado por qualquer montador experiente. Caso, no entanto, se observado a ocorrncia de limalhas oxidando sobre as telhas, logo no incio elas podem ser removidas com o uso de uma soluo de gua e lcool a 50%, aplicada com um pano macio sobre os locais afetados. Bons montadores tambm evitam cortar ou lixar ferro e ao, ou fazer qualquer outro tipo de servio que gere limalhas sobre a cobertura, provocando situaes como as da figura 3, que mostra telhas cobertas por limalha oxidada. Em casos graves como este pode-se apelar para uma soluo de cido fosfrico a 10%, mas somente se o material for pintado e, ainda assim, a aplicao deve ser rpida e seguida da imediata lavagem da rea, com gua em abundncia. Recomendaes Nunca corte ou lixe peas de ao ou de ferro sobre as telhas. Varra a cobertura todo final de dia, cuidando para que as limalhas geradas pela furao e corte das telhas e arremates no permanea de um dia para o outro sobre o telhado. Troque com frequncia a broca da furadeira se estiver usando parafusos que no sejam autoperfurantes; brocas desgastadas geram limalhas aquecidas que penetram na pintura e so de difcil remoo. Caso, ainda assim, as limalhas surjam, tome providncias imediatas para remov-las. Quanto antes se tentar limp-las, maiores sero as chances de um bom resultado final.

R e m oo de fe rruge m com e scova de ao (e sque rda) e Lim pe za com pano m ido (dire ita)

Recuperao de telhas metlicas Aps anos de exposio ao sol, chuva e poluio, um dia poder ser necessria a recuperao do revestimento zincado das telhas, j que o seu desgaste natural ir expor aos poucos a chapa de ao e, com isso, surgiro os primeiros pontos de ferrugem. Esta necessidade pode ocorrer tambm nos casos em que o mau armazenamento do produto provocou o surgimento de corroso branca ou at vermelha no revestimento metlico. As instrues a seguir devem ser cuidadosamente observadas de forma a se obter um resultado final aceitvel, porm sempre se tendo em mente que uma recuperao realizada em campo jamais poder apresentar a mesma qualidade e acabamento da galvanizao original. Ainda assim, uma recuperao cuidadosa poder estender a vida til das telhas ainda por alguns anos.

www.cbca-acobrasil.org.br/artigos-tecnicos-ler.php?cod=5350&bsc

2/5

30/11/13

Recuperao de telhas metlicas | Artigos Tcnicos | CBCA

Lix am e nto da re a danificada (e sque rda) e Aplicao de solve nte (dire ita)

Avaliao inicial O primeiro passo realizar uma cuidadosa inspeo da superfcie a ser recuperada, no caso deve-se buscar pontos de oxidao que possam ter surgido ao longo dos anos. Esta ocasio tambm ideal para fazer uma limpeza no telhado, retirando materiais que no deveriam estar ali, verificando o aperto dos parafusos de fixao e o estado das suas arruelas de vedao. Se elas estiverem danificadas ou ressecadas o parafuso deve ser substitudo. Os eventuais pontos de oxidao podem surgir basicamente de trs formas: oxidao branca leve, oxidao branca severa e oxidao vermelha (ferrugem). Nos dois primeiros casos a origem est na degradao do revestimento zincado ou da liga alumnio+zinco, j no ltimo a chapa de ao que est se degradando. Devem ser tratados conforme segue: 1. Oxidao branca leve: Usar vinagre branco e uma escova de nilon, enxaguando a superfcie logo em seguida. 2. Oxidao branca mais severa: Soluo de hidrxido de amnia a 15%, ou soluo de cido fosfrico a 5%. Independentemente da soluo escolhida, para a aplicao, seguir o procedimento indicado abaixo: Secar a telha se ela estivar molhada ou mida. Aplicar a soluo com pincel e deixar agir por dez a 15 minutos. Enxaguar a telha abundantemente com gua e secar o material. O brilho original da chapa ser sempre afetado pelo tratamento. 1. Oxidao vermelha Por ser a mais grave, deve ser removida completamente, e os locais afetados devem ser muito bem tratados, uma vez que a corroso pode perfurar a chapa de ao. Remoo da ferrugem Deve ser feita com escova de ao nos locais onde o problema se revelar mais intenso e acentuado. Depois da escova de ao, uma limpeza com pano mido desses pontos ir permitir uma melhor visualizao do trabalho feito e avaliar a necessidade de se passar a escova mais uma vez ou partir-se para a fase seguinte com a lixa fina. Todas as reas da telha com ferrugem aparente devem ser lixadas com lixa fina, do tipo usado por funileiros, tanto nos locais j escovados como naqueles em que isso no foi necessrio, mas que tambm apresentam as tpicas manchas de oxidao vermelha. O lixamento deve expor o metal base (ao), mostrando que todos os resduosde oxidao foram eliminados. Caso restem eventuais pontos de ferrugem, eles iro progredir, muitas vezes perfurando a chapa de ao por sob o tratamento aplicado, por isso esta fase do trabalho muito importante para garantir o resultado final. Tanto para a oxidao branca como para a vermelha, deve-se considerar tambm a sua ocorrncia nos pontos de sobreposio das telhas, portanto estes locais devem receber os mesmos cuidados das superfcies expostas das telhas. Limpeza Aps a limpeza mecnica, com escova e lixa, a vez de se passar um solvente em toda a superfcie das telhas. O solvente ir remover a sujeira e gorduras provenientes da poluio e aderidas superfcie metlica. Sem sua remoo no estar garantida a boa aderncia dos demais produtos que devero ser aplicados a seguir. Uma lavagem com mquina de presso, com gua e sabo neutro, recomendvel tambm e pode ser necessria se a pintura no for sempre realizada imediatamente aps a completa secagem do solvente.

www.cbca-acobrasil.org.br/artigos-tecnicos-ler.php?cod=5350&bsc

3/5

30/11/13

Recuperao de telhas metlicas | Artigos Tcnicos | CBCA

Aplicao de de m o de fundo base de zinco (e sque rda) e Aplicao da pintura de acabam e nto (dire ita)

Reconstituio da zincagem a frio Nos casos de oxidao branca leve, a utilizao das solues indicadas anteriormente pode ser suficiente para resolver o problema das manchas superficiais. Mesmo assim, deve-se notar que esta oxidao removeu parte do zinco que protege a chapa de ao. O grau de perda do revestimento zincado que ir impor a necessidade da sua restaurao. Quando a oxidao branca marcante e quando h oxidao vermelha, o revestimento de zinco deve ser obrigatoriamente restaurado por uma zincagem a frio, na qual se aplica uma tinta rica em zinco para fazer o papel da galvanizao original. A zincagem a frio pode ser realizada com tinta rica em zinco e deve ser feita com as peas secas e logo aps a sua limpeza. A aplicao do produto deve atender s instrues dos respectivos fabricantes, e devem ser obrigatoriamente consultados quanto aos procedimentos e resultados a se esperar. Novamente, as reas sob os recobrimentos das chapas devem receber a mesma ateno e cuidados das superfcies expostas, pois muitas vezes estes locais apresentam um grau de oxidao ainda mais intenso do que

ARTIGOS TCNICOS aqueles sujeitos ventilao e incidncia direta do sol.

A pintura com a tinta rica em zinco pode ser feita com pincel, rolo ou pistola, sendo que cada uma das opes pode exigir diluies ligeiramente diferentes. Consulte o fabricante quanto a isso e ao rendimento esperado para o tipo de servio. Embora a tinta rica em zinco possa ser usada como acabamento, mais comum a aplicao de uma segunda camada de pintura sobre ela. Pintura de acabamento 72 horas depois da aplicao da tinta rica em zinco (consultar as instrues do fabricante da tinta) j ser possvel aplicar a segunda camada de pintura e, importante, andar sobre o telhado para realizar tal servio, sem prejudicar o que j estava feito. O poliuretano aliftico bicomponente uma das melhores opes de tinta para este propsito face sua durabilidade. Disponvel em vrias cores, esta tinta deve ser acompanhada dos respectivos catalisador e solvente. Tinta e catalisador devem ser misturados cuidadosamente na proporo definida pelo fabricante. Misturar bem os dois componentes prevenir falhas de aderncia, de aspecto e de qualidade final do servio contratado pelo cliente. Novamente, a aplicao pode usar qualquer instrumento: pincel, rolo ou pistola. Conselhos teis Antes de fazer qualquer pintura, procure familiarizar-se com os produtos e equipamentos utilizados. Um teste prvio ir ajudar a pessoa que ir fazer o servio a obter um melhor resultado, particularmente se o trabalho for realizado em condies adversas. A umidade, o vento e a poeira tambm interferem no resultado final, portanto escolher o momento adequado para o servio igualmente importante. No coloque as mos sobre a superfcie da telha antes da pintura. Tenha em mente que segurana o aspecto mais importante deste servio. Uma cobertura molhada e com sabo no uma superfcie de trabalho das mais seguras, portanto usar equipamentos de segurana imprescindvel (capacete, botas, luvas, culos e cinto de segurana). Ao caminhar sobre as telhas, pise sempre no canal e se possvel d preferncia por caminhar ao longo das linhas de apoio das telhas, tomando cuidado especial quando estiver prximo s bordas do telhado. Nunca pise nas pontas das telhas que estejam em balano ou em materiais translcidos como telhas ou domos em PVC, fibra de vidro e policarbonato.
Equipam e ntos de se gurana (EPIs) ne ce ssrios para trabalho e m altura

Fotos: Marcelo Scandaroli Divulgao Perfilor

www.cbca-acobrasil.org.br/artigos-tecnicos-ler.php?cod=5350&bsc

4/5

30/11/13

Recuperao de telhas metlicas | Artigos Tcnicos | CBCA


Compartilhe

www.cbca-acobrasil.org.br/artigos-tecnicos-ler.php?cod=5350&bsc

5/5

Potrebbero piacerti anche