Sei sulla pagina 1di 13

A crise do Estudo de Caso: Algumas Respostas Robert K. Yin, 1981, traduo por Eduardo Mota, 2013.

Em seu artigo para a ASQ intitulado Dados qualitativos como um incmodo atraente Matthew Miles (1979) uma verso supreendentemente franca sobre os perigos da anlise qualitativa. Infelizmente, sua franqueza em admitir a existncia desses perigos foi acompanhada por poucas sugestes para super-las. Como um resultado, seu artigo, baseado em um estudo de quatro anos em seis escolas pblicas, deixa o leitor com a sensao que anlises qualitativas e seu companheiro implcito, o estudo de caso - ainda no pode ser considerado um empreendimento racional, muito menos cientfico. O artigo de Miles no pode ser considerado leve. Um pesquisador muito respeitado, frequentemente citado por uma das primeiras contribuies ao estudo de inovaes organizacionais, Miles (1964) indicou que existem problemas graves com nossa produo. Alm disso, lhe deixa pouca esperana para o futuro prximo, por que a metodologia de pesquisa necessria pode precisar de uma dcada ou duas (ou trs). Sob essas circunstncias, o que pensam os estudantes de estudo de caso? De fato, o que pensam os financiadores de pesquisas em cincias sociais quando reviso novas propostas de estudos de caso? Se Miles est correto, por que deveria haver qualquer suporte futuro para estudos de caso enquanto pesquisa ou atividade de desenvolvimento? Essas so questes que levantam o espectro da crise do estudo de caso, e essas so questes que precisam de algumas respostas. A proposta dessa resposta reafirmar o papel do estudo de caso como uma ferramenta de pesquisa sistemtica. Embora maiores aprimoramentos em pesquisas de estudo de caso ainda precisem ser feitas, o objetivo mostrar que um rascunho aceitvel j emergiu.

O que um Estudo de Caso? Miles inicia com uma discusso sobre as vantagens e desvantagens dos dados qualitativos. Entretanto, antes da metade do artigo, o fato de que a pesquisa envolvia estudos de caso emergiu (1979: 592). Depois disso, a discusso entremeou os dois tpicos e um exemplo da confuso frequente envolvendo os tipos de evidncia (por exemplo, dados qualitativos), tipos de mtodo de coleta de dados (por exemplo, etnografia), e estratgias de pesquisa (por exemplo, estudos de caso). Primeiro, o estudo de caso no implica no uso de um tipo em particular de evidncia. Estudos de caso podem ser feitos usando tanto evidncias qualitativas ou quantitativas1. A evidncia pode vir de trabalhos em campo2, arquivos, relatos verbais, observaes, ou qualquer combinao desses. Um exemplo de um estudo de caso organizacional que combina evidncias qualitativas com quantitativas a pesquisa de Gross et al. (1971); em outros exemplos, estudos de caso sequer se basearam unicamente em dados quantitativos, como em estudos do desenvolvimento econmico de reas urbanas (por exemplo: Vietorisz e Harrison, 1970). O estudo de caso tambm no implica no uso de um mtodo de coleta de dados em particular. Um equvoco comum de que estudos de caso so resultados apenas de etnografias ou observao participante, ainda que deva ser rapidamente evidente que numerosos estudos de caso foram feitos sem usar estes mtodos (por exemplo, Allison, 1971). Reciprocamente, o uso desses mtodos tambm no leva produo de um estudo de caso (por exemplo, pesquisas etnogrficas e observacionais no comportamento policial por Reiss, 1971; Rubenstein, 1973; e Van Maanen, 1979; nenhum deles utilizou o design de estudo de caso).

1 2

Nota do Tradutor: Ou mistas. NT: em ingls fieldwork.

O que o estudo de caso representa uma estratgia de pesquisa, para se conectar a um experimento, histria ou simulao, as quais podem ser consideradas estratgias de pesquisa alternativas. Nenhuma dessas outras estratgias se conecta a um tipo de evidencia em particular ou a um mtodo de coleta de dados. Para citar dois exemplos contrastantes, existem alguns experimentos por exemplo, na biologia e neuroanatomia que usam evidncias qualitativas e para as quais anlises estatsticas so irrelevantes; e ao mesmo tempo, o campo da histria tem aumentado o uso de indicadores quantitativos (p.e., Furet, 1971). Enquanto estratgia de pesquisa, a caracterstica distintiva do estudo de caso de que ele tenta examinar: (a) um fenmeno contemporneo em seu contexto real, especialmente quando (b) as fronteiras entre o fenmeno e o contexto no so claras. Experimentos diferentes disso no aspecto de que eles deliberadamente separam o fenmeno de seu contexto. A histria difere no aspecto de que so limitados aos fenmenos do passado, onde informantes relevantes podem estar indisponveis para se entrevistas e eventos relevantes indisponveis para observao direta. Essas distines entre tipos de evidncia, mtodo de coleta de dados, e estratgia de pesquisa so crticas na definio do estudo de caso. Esclarecimentos relacionados tambm precisam ser discutidos, mas podem apenas ser enumerados aqui: (1) Os diferentes tipos de estudo de caso que se possvel (exploratrio, descritivo e explanatrio), (2) Os tipos de questes de pesquisa melhor abordadas por estudos de caso em oposio a outras estratgias de pesquisas (explanaes em vez de incidncia de questes); e (3) O tipo de design de estudo de caso (todos devem lidar com o problema essencial que, pelo contexto ser parte do estudo, existem sempre muitas variveis para o nmero de observaes a serem feitas, assim fazendo designs3 experimentais e de surveys4 padres irrelevantes.

McClintock, Brannon, e Maynard-Moody (1979) esto corretos, entretanto, em nota de que esses designs podem ser usados para algumas subpartes do estudo de caso.

Como Podem Ser Analisadas Evidncias Dentro do Caso? Miles usou duas estratgias para analisar evidncias dentro do caso, ambas tiveram dificuldades. Primeiro, dados qualitativos foram reunidos em narrativas tradicionais, mas Miles achou isso uma atividade onerosa e no recompensadora para seus pesquisadores de campo (1979: 593). Segundo, dados qualitativos foram tabulados em 202 categorias. Dessa experincia, Miles reportou (1979: 593-594):
No comeo ns desenvolvemos um esquema de codificao elaborado... Pesquisadores de campo, incluindo o especialista em codificao, odiaram o trabalho. [Eventualmente]... a codificao parou, e as cartas no foram usadas para a anlise.

As experincias de Miles so tpicas daquelas encontradas em muitas tentativas de estudos de caso. Embora no exista frmula fcil, existem trs modos nos quais esses problemas da anlise dentro do caso podem ser reduzidos. Diferenciando tomada de notas da escrita narrativa. No incio de qualquer estudo de caso, h uma tendncia infortuna para os escritos5 iniciais serem baseado em elementos de dados no estudo. Assim, uma ocorrncia comum os analistas desenvolverem narrativas bem polidas para tais itens como entrevistas individuais, encontros especficos ou outros eventos maiores, dirios de atividades dirias ou semanais, e resumos de documentos ou relatrios individuais. A armadilha est em gastar um tempo e esforo desordenados para construir narrativas legveis para tais elementos de dados6, a menos que um estudo especificamente queira publicar esses materiais. Em vez, qualquer

NT: Utiliza-se o termo em ingls para questionrio em ingls, por sem amplamente utilizado na lngua portuguesa e significar melhor esse tipo de design que o prprio termo traduzido questionrio. 5 NT: o autor utiliza o termo write-ups. A melhor traduo possvel escritos. 6 De fato, alguns livros enganam pesquisadores pedindo-os que precedam a construo do estudo de caso escrevendo desde o comeo na forma aceitvel de narrativa, um registro de caso completo.

narrativa deve ser organizada em torno dos tpicos substantivos do estudo de caso. Cada parte da narrativa deve integrar evidncias de diferentes elementos de dados, os quais, portanto, ainda precisam ser registrados precisamente, mas na forma de notas em vez da de narrativa. Dois novos problemas agora emergem. Em torno de quais tpicos a narrativa deve se organizar e como as evidencias devem ser integradas? Embora estudos de caso possam frequentemente comear com pouco quadro conceitual, as narrativas devem no obstante ser organizadas em torno de proposies, questes ou atividades especficas, com flexibilidade para que esses tpicos sejam alterados de acordo com o avano na anlise. Quanto integrao de evidncias, dados quantitativos e qualitativos que abordem os mesmo tpicos devem ser montados juntos; similarmente, segmentos de entrevistas de diferentes entrevistados, mas sobre o mesmo tpico, devem ser integrados (p.e., Jick, 1979; Yin, 1980)7. Ambos esses problemas foram superados em um estudo organizacional que conduziu mais de 40 estudos de caso de organizaes comunitrias (National Commission of Neighborhoods8, 1979)9. O segrego para organizar os estudos de caso, tanto para a conduo da investigao de campo e na escrita do relatrio final, foi a enumerao inicial de cerca de 60 questes abertas. Os trabalhadores do campo tiveram que responder essas questes integrando as evidncias que coletaram, escrevendo dois ou trs pargrafos para responder cada questo. Assim, os estudos de caso finais se assemelhavam mais a exames compreensivos que a papis de termos10, e os produtos foram escritos

preciso dar conselhos muito mais detalhados, mas, por hora, o leitor novamente referido a Gross, Giacquinta, e Bernstein (1971) como um dos melhores exemplos desse tipo de integrao da evidncia tpico-por-tpico. 8 NT: Comisso Nacional de Vizinhanas 9 O autor desenhou os protocolos e linhas de campo para o esforo da comisso. 10 NT: No foi possvel encontrar traduo melhor para o termo term papers.

facilmente e dentro das restries impostas pelo pequeno oramento da comisso11. Tabulando Eventos Significantes. Uma segunda tcnica lida com os problemas da anlise de dados quantitativos. Embora tais dados devam ser integrados com os dados qualitativos atravs da narrativa do estudo de caso, os dados quantitativos por conta prpria primeiro precisam ser codificados e tabulados. As maiores armadilhas aparecem quando os investigadores usam categorias que so muito pequenas ou muito numerosas. Essa situao cria dificuldades para o analista do estudo de caso, que no tem nem o treinamento nem a inclinao de servir como um dispositivo de gravao mecnico. Assim, no se iriam codificar todos os elementos de interao social da escala de Bales para cada pessoa que fosse aos encontros organizacionais, especialmente por que esses encontros eram apenas um aspecto do estudo de caso. Similarmente, muitos estudos de caso comeam com a suposio ingnua de que qualquer coisa pode ser relevante, ento deve-se observar e codificar tudo. De fato, existem fases na pesquisa onde tal abertura garantida; porm essas fases devem preceder qualquer tentativa de codificao formal, a qual ser iniciada apenas quando o escopo do estudo tenha sido reduzido. Ao contrrio, os dados quantitativos devem refletir eventos

significantes em um estudo de caso. Em um estudo organizacional, por exemplo, histrias de vida de inovao foram o tpico de 19 estudos de caso (Yin, 1981). Os dados quantitativos foram baseados em tabulaes de diferentes eventos organizacionais, os quais foram codificados para cada estudo de caso. Similarmente, o estudo de implementao bem considerado de Pressman e Wildavsky (1973) contm um conjunto dramtico de informaes quantitativas:

11

Miles toma nota, de passagem, que seu projeto passou a usar o "local de resumos" e "local de updates", os quais o time de campo achou mais agradvel para produzir. Suspeita-se que estes documentos foram organizados em torno de temas de integrao, em vez de elementos de dados.

a tabulao do nmero de decises necessrias para implementar uma poltica. Essa informao foi usada para dar suporte tese maior do estudo inteiro. Obviamente, a determinao de o que significante requer algum sentido de o que o estudo de caso trata. Isso no implica em um panorama conceitual rgido, mas as questes centrais do estudo de caso, sim, precisam ser identificadas de antemo. Se, no decorrer de um estudo de caso, conceptualizaes dramaticamente diferentes surjam, estas devem ser levadas s questes centrais para uma nova fase do estudo, mas pode ser que novas evidncias precisem ser coletadas. Construindo Explanaes. Uma terceira tcnica relevante quando estudos de caso tentam explanar sobre um fenmeno. Um estudo de caso explanatrio consiste em: (a) uma capitulao precisa dos fatos do caso, (b) alguma considerao de explanaes alternativas desses fatos, e (c) uma concluso baseado na nica explanao que parece ser a mais congruente com os fatos. Alguns do estudo de caso mais conhecidos em pesquisas organizacionais so os da variedade explanatria (p.e., Allison, 1971; Gross, Giacquinta, e Bernstein, 1971; Pressman e Wildavsky, 1973). Assim, os trs modelos de poltica estrangeira de Allison (1971) constituem explanaes alternativas para os fatos da Crise dos Msseis Cubana, e um dos modelos foi mais satisfatrio que os outros dois. Similarmente, estudos de caso recentes do porque pesquisas so teis (p.e., Yin e Heinsohn, 1980) tentaram comparar os fatos de um caso contra diversos modelos de competidores do processo de utilizao da pesquisa. No existem receitas prontas para construir ou comparar explanaes. Uma situao anloga pode ser encontrada nas atividades de um detetive, onde ele deve construir uma explanao para um crime12. Possuindo a cena do crime, sua descrio e possveis relatrios de testemunhas visuais, o detetive deve

12

Muitos cientistas sociais chamaram ateno para essa analogia. Veja, por exemplo, Truzzi (1976); e Cook e Campbell (1979: 97-98).

constantemente tomar decises acerca da relevncia de vrios dados. Alguns fatos do caso acabaro no estando relacionados ao crime; outras pistas devem ser reconhecidas como tais e perseguidas vigorosamente. A explanao adequada para o crime ento se torna uma interpretao plausvel de um motivo, oportunidade, e mtodo que explicam mais completamente o caso que explanaes alternativas. Uma das poucas descries da tarefa de pesquisa comparvel pode ser encontrada em Campbell (1975), que defende estudos de caso one-shot13, um design de pesquisa que foi anteriormente desacreditado (Campbell e Stanley, 1966). De acordo com Campbell, a busca por explanao um tipo de processo de encaixe de padro. O processo pode ser aplicado mesmo que exista apenas um nico caso por que o padro precisa encaixar mltiplas implicaes derivadas de uma explanao ou teoria14. Assim, incorreto julgar essa situao pelas normas do design experimental, o qual estipularia que um nico estudo de caso (ou at um pequeno grupo de casos) nunca forneceria uma justificativa convincente para estabelecer a importao de um nico fator (ou varivel). Uma explanao, e no uma nica varivel ou fator, o que est sendo testada, e isso explica o resultado frequente onde:
At mesmo em um nico estudo de caso qualitativo o cientista social consciente frequentemente no encontra explanaes que paream satisfatrias. Tais como um resultado pode ser impossvel se [fatores individuais estavam sendo testados] - h, ao invs, ser um excesso de explicaes convincentes subjetivamente. (Campbell, 1975: 182)

Essa interpretao pode ser responsvel pela declarao mais tarde de Cook e Campbell (1979), na qual os autores reconhecem que o design de
13

NT: o termo One-Shot significa em traduo livre um-tiro ou tiro nico. O significado da palavra no contexto est relacionado de uma s vez ou na primeira tentativa. No foi possvel encontrar traduo melhor para esta palavra. 14 Tecnicamente, Campbell reivindica que a mltipla implicao de um nico padro (ou explanao) crie mltiplos graus de liberdade. Isso diferente da interpretao de McClintock, Brannon, e Maynard-Moody (1979), que reivindicam que o objetivo de Campbell era identificar microunidades dentro de um nico caso, para o qual mltiplos pontos de dados podem ser avaliados. Os dois pontos de vistas, embora diferentes, no so incompatveis.

apenas escrita15 de um nico grupo (ainda corretamente considerado como um design experimental inadequado) no deve ser considerado sinnimo do estudo de caso de one-shot (1979: 96). Nenhuma explanao fornecida para tal afirmao, mas nosso palpite de que os autores estavam comeando a reconhecer (mas no puderam articular) que um estudo de caso no um ponto de dado que representa apenas uma nica observao. De fato, estudos de caso enquanto unidades analticas devem ser considerados em pares com as experincias inteiras, uma realizao que fornece um insight importante para anlise em cruzamento de casos. Como Evidncias de Cruzamento de Casos Podem ser Analisadas? Miles reclama que existem poucas orientaes para a conduo de anlise com cruzamento de casos. O analista pego em ... a tenso constante entre a natureza contextual especfica e nica de locais individuais, e a necessidade de dar sentido entre um nmero de locais (1979: 599). Sob determinadas condies, Miles nota que provvel que generalizaes precisas, mas finas entre os casos seja o nico resultado. Existem duas abordagens potenciais para anlise com cruzamento de casos, embora nenhuma seja bem desenvolvida para servir enquanto conjunto formal de regras que foram descritas por Kennedy (1979). As duas abordagens so abordagem de caso de survey e abordagem de comparao de casos. A abordagem de caso de survey pede duas condies que no podem sempre ser satisfeitas. Primeiro, fatores isolados em estudos de casos particulares precisam ser dignos de ateno substantiva; segundo, o nmero de estudos de caso precisa ser grande o suficiente para garantir tabulaes atravs dos casos. Quando essas condies existem, comparaes atravs dos casos podem ser feitas atravs da codificao dos fatores individuais e do estabelecimento de padres entre os casos. Aplicaes ilustrativas envolvem o agregado de 269 estudos de casos da descentralizao urbana (Yin e Heald,
15

NT: post-text-only. No foi possvel achar traduo melhor.

1975), de 140 estudos de caso sobre inovao urbana (Yin, Bingham, e Heald, 1976) e de 25 estudos de casos de utilizao de pesquisa (DiMaggio e Useem, 1979). O projeto de Miles por si tenta seguir essa abordagem, mas os resultados foram difceis de interpretar por haviam apenas seis casos (1979: 598). No longo prazo, entretanto, essa abordagem pode no ser a mais desejvel. Primeiro, o nmero de fatores que vale a pena o exame frequentemente grande em relao ao nmero de estudos de caso disponveis, produzindo a escassez de pontos de amostragem para identificar quaisquer efeitos de interao estatsticos. Segundo, a extrao de fatores individuais de um estudo de caso simplifica indevidamente o fenmeno sendo estudado. Terceiro, a abordagem trata estudos de caso como se fossem pontos de dados, com cada caso produzindo uma observao para ser tabulada. Por essa razo, o mtodo de caso de survey deve ser usado em situaes altamente selecionadas, onde, por exemplo, um fator crtico ou dois aparentam ter enorme importncia. Em contraste, a abordagem de comparao de casos relativamente nova, mas mais provvel que se prove fortuita para a anlise com cruzamento de casos. O trabalho do detetive de nove fornece um exemplo anlogo. Assuma que um detetive j tenha produzido uma tentativa de explanao para um crime (anlise dentro do caso). Agora, o detetive confrontado com outro caso, onde as condies relevantes aparentam ser similares quelas do primeiro caso, e onde o detetive deve poder usar a primeira explanao e estabelecer que ambos os crimes foram cometidos pela mesma pessoa. Modificaes podem ser necessrias para aplicar a explanao ao segundo caso, e o detetive deve aprender a ignorar variaes irrelevantes de um caso para o outro. Como o detetive realiza esse trabalho na (a) construo uma explanao adequada para cada caso individualmente, e (b) conhecendo os nveis aceitveis de modificaes na explanao original quando novos casos so encontrados, pode ser considerado anlogo a o que confronta o pesquisador que realiza anlise com cruzamento de casos.

A aplicao com sucesso dessa abordagem no diferente de construes tericas mais generalizadas. Assim, por exemplo, Martha Derthick (1972) relatou sete estudos de caso, cada um dos quais era um local em um programa federal proeminente. Quando as lies de cada caso foram comparadas, uma explanao comum surgia, a qual era usada para caracterizar os problemas da implementao de programas federais. Similarmente, um estudo de 19 histrias de vida de inovao foi usado para desenvolver um modelo mais geral do processo de institucionalizao (Yin, 1981). Em nenhum destes nem em outros estudos ilustrativos em potencial, entretanto, a abordagem de comparao de casos foi suficientemente documentada para produzir um conjunto especfico de orientaes para futuros pesquisadores. Crticas prematuras da abordagem de comparao de casos deve, entretanto, ser temperada16 por uma importante observao. Em experimentos sociais, o passo da comparao analtica isto , generalizaes com o cruzamento de experimentos tambm ainda no foi reduzido em uma frmula operacional. Em qualquer nmero de ocasies, um experimentador ir conduzir mltiplos experimentos sobre o mesmo assunto. Esses experimentos no necessariamente variam em variveis individuais (caso contrrio eles seriam grupos dentro do mesmo experimento), mas podem diferir ao longo de dimenses totalmente diferentes e mltiplas (p.e., Latan e Darley, 1969). Se ns assumssemos que um experimento equivalente, enquanto unidade de anlise, a um estudo de caso, a lgica usada para reunir uma srie de experimentos seria a mesma usada para conectar uma srie de estudos de caso. Ao mesmo tempo, nenhuma lgica foi especificada em termos precisos. Note, entretanto, que qualquer que seja a abordagem, no se tabula os experimentos no desenvolvimento de uma explicao ou teoria geral; nem mesmo deve-se tabular os estudos de caso.

16

NT: O autor usa o termo tempered, que em traduo livre significa temperada, mas est relacionado aos conceitos de mistura ou amenizada por.

Seja a abordagem de caso de survey, ou de comparao de casos que esteja sendo usada, o pesquisador precisa preservar a cadeia de evidncia como cada passa analtico conduzido. A cadeia de evidncias consiste na citao explcita das peas particulares da evidncia, como se passa da coleta de dados para anlise dentro do caso para anlise com cruzamento de casos para achados globais e concluses (Yin, 1979: xii). Muitas pesquisas de estudo de caso falharam em estabelecer uma cadeia explcita, e crticas podem corretamente questionar com concluses especficas foram alcanadas. Como Estudos de Caso Podem ser Reportados? O relatrio tpico de um estudo de caso uma longa narrativa que segue nenhuma estrutura previsvel e difcil de escrever e difcil de ler. Essa armadilha pode ser evitada se um estudo for construdo usando um panorama conceitual claro. Alm disso, a narrativa de um estudo de caso pode ser substituda por uma srie de respostas a um conjunto de questes abertas, como previamente notado no estudo da Neighborhood Comission. Isso mais fcil de produzir, e o leitor pode usualmente encontrar a informao desejada ou passar levemente pelo texto inteiro sem dificuldades. Ou, quando anlises com cruzamento de casos o objetivo maior da pesquisa, pode no haver necessidade de nenhum relatrio de caso individual; como um estudo pode consistir de breves resumos de casos individuais seguido por uma anlise do cruzamento destes. Um problema levantado por Miles concerne as reaes dos informantes ao resultado do estudo de caso. Alguns informantes discordam desses relatrios, um resultado que Miles avalia no ocorrer quando esses respondentes so confrontados com os resultados de surveys. Esse problema, entretanto, no deve ser atribudo ao uso de estudos de caso. Ao contrrio, o exemplo de Miles confunde as reaes aos indivduos com as evidncias agregadas. Na atualidade, quando os respondentes dos surveys recebem os resultados de suas prprias entrevistas e veem como esses resultados foram

interpretados pelo pesquisador, similarmente, reaes hostis podem tambm ocorrer. Entrevistados podem reclamar que foram forados a dar respostas muito simplificadas por que as questes eram fechadas, ou que os pesquisadores simplesmente erraram na interpretao das respostas.

Reciprocamente, reaes dos informantes podem ser mnimas quando lhes pedido que revisem os resultados do cruzamento de casos, onde os estudos de caso j foram feitos. Em resumo, provvel que as pessoas reajam adversamente sempre que forem confrontadas com os dados individuais, mas provvel que sejam mais tolerantes quando confrontadas com dados agregados; esse conjunto de reaes ocorre independente da estratgia de pesquisa usada, seja estudos de caso, surveys, ou outras estratgias. Trabalhos Futuro Essa resposta ao artigo de Miles tentou mostrar que os estudos de caso podem ser conduzidos sistematicamente. Sem dvida, muitos aprimoramentos futuros no estudo de caso tambm so necessrios. verdade, tambm, como Miles descobriu (1979: 595), que os manuais de metodologia disponveis enfatizam trabalhos de campo e no design ou anlise de estudo de caso, embora o texto mais til no tenha sido citado por Miles: Modern Researcher17 (1977), de Barzun e Graff. Esse texto, embora escrito por dois historiadores, contm algumas orientaes chave para pesquisadores de estudos de caso. Seu principal defeito que sua nfase em eventos histricos e no contemporneos, e certas etapas analticas essenciais no so abordados. Em tudo, o estado da tcnica no to pobre como se poderia pensar de primeiro, e a prtica de estudo de caso pode ser dramaticamente melhorada aplicando-se o que j conhecido.

17

NT: significa Pesquisador Moderno.

Potrebbero piacerti anche