Sei sulla pagina 1di 35

PROCESSO PENAL I

PROF. GUILHERME ABREU SUJEITOS NO PROCESSO PENAL

A RELAO PROCESSUAL
O processo uma relao jurdica, em que os sujeitos processuais se relacionam mutuamente, seguindo a tramitao regrada pelo CPP. Portanto, os sujeitos no processo penal so todas as pessoas que atuam no processo: juiz, partes, auxiliares do Juzo, testemunhas, etc.

JUIZ
O rgo incumbido de conduzir o processo, proferindo a deciso final. O juiz deve ser imparcial. Art. 251. Ao juiz incumbir prover regularidade do processo e manter a ordem no curso dos respectivos atos, podendo, para tal fim, requisitar a fora pblica.

Lembrando: nos termos do art. 252, o juiz est impedido de atuar (exercer jurisdio) no processo em que:

Tiver funcionado seu cnjuge ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral at o 3 grau inclusive, como defensor ou advogado, rgo do MP, autoridade policial, auxiliar da Justia ou perito. Ex: Juiz impedido de atuar no processo em que seu filho advogado. Ele prprio tiver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha. Ex: Juiz impedido de atuar em processo no qual era advogado, antes de passar no concurso.

Tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciando-se, de fato ou direito, sobre a questo. Ex: Desembargador no pode atuar em processo do qual foi juiz. Ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral at 3 grau inclusive, for parte diretamente interessada no feito. Ex: Juiz impedido de atuar em processo no qual seu irmo ru ou ofendido.

A imparcialidade estendida aos juzos coletivos, como Tribunais, j que no podem servir no mesmo processo juzes que forem entre si parentes at o 3 grau.

Alm das causas de impedimento, existem hipteses de suspeio, que esto sujeitas precluso temporal, estando previstas no art. 254, de modo que o juiz dar-se- por suspeito e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes, quando:

For amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; Tiver aconselhado qualquer das partes; For credor, devedor, tutor ou curador de qualquer das partes, bem como scio ou administrador de sociedade interessada no processo; Ele, seu cnjuge, ou parente consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral at o 3 grau inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; Ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia. Isso para no formar jurisprudncia viciada acerca do tema.

Lembrando: Art. 256. A suspeio no poder ser declarada nem reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propsito der motivo para cri-la. Obs: Percebe-se que se for o advogado amigo ou inimigo do juiz, no h qualquer efeito. Ex: Juiz e advogado discutem e brigam em uma audincia. Aps, na continuao do processo, no h qualquer suspeio, pois esta s ocorre em relao s partes e o juiz.

MINISTRIO PBLICO
O MP o titular da ao penal pblica, mas tal atribuio no exclui a sua funo tambm de fiscal da lei. Por isso, no mbito da ao penal condenatria, no est o MP obrigado a oferecer a denncia ou pedir a condenao do acusado quando no existam elementos para tanto.

Art. 257. Ao Ministrio Pblico cabe: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma deste Cdigo; e II - fiscalizar a execuo da lei.

Da mesma forma como ocorre com o juiz, o CPP se preocupa com uma atuao descomprometida do Parquet, de modo que o art. 258 prev que as disposies acerca de suspeio e impedimento lhes so aplicveis, no que for cabvel. Art. 258. Os rgos do MP no funcionaro nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cnjuge, ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o 3 grau inclusive, e a eles se estendem, no que lhes for aplicvel, as prescries relativas suspeio e aos impedimentos dos juzes.

O MP no deve ser visto como rgo de acusao, mas sim como rgo legitimado para a acusao nas aes penais pblicas. Neste sentido, chega-se concluso de que o MP deve buscar a Justia, de modo que no est obrigado a oferecer a denncia ou pugnar pela condenao do ru nas situaes em que no entender como plausvel.

FUNCIONRIOS DO PODER JUDICIRIO


Os servidores da justia so funcionrios pblicos pagos pelo Estado e a servio do Poder Judicirio, como os escrives, oficiais de justia, auxiliares e escreventes. As regras de suspeio do juiz estendem-se aos funcionrios. Art. 274. As prescries sobre suspeio dos juzes estendem-se aos serventurios e funcionrios da justia, no que lhes for aplicvel.

Guilherme de Souza Nucci critica o artigo acima, dizendo que os funcionrios da justia no exercem qualquer ato decisrio de repercusso para a parte no bojo do processo, de modo que no haveria sentido no art. 274. J o Professor Tvora pensa de forma diversa, haja vista que, a depender do posto ocupado pelo funcionrio, h sim como ele interferir no andamento do processo.

AUXILIARES DO JUZO
Auxiliares do juzo so aqueles que, no sendo servidores, colaboram com o juiz nos pontos em que este precisa de esclarecimentos especializados, sendo assim os peritos e os intrpretes.

Os peritos e os intrpretes podem ser oficiais ou ad hoc. Assim, onde no houver quadro de peritos e intrpretes judiciais, ao juiz caber a respectiva nomeao, sem que as partes nela intervenham, sendo o perito escolhido obrigado a aceitar o encargo, salvo escusa, e a partir da passando a estar sujeito disciplina judiciria.

Art. 275. O perito, ainda quando no oficial, estar sujeito disciplina judiciria. Art. 276. As partes no interviro na nomeao do perito. Art. 278. No caso de no-comparecimento do perito, sem justa causa, a autoridade poder determinar a sua conduo.

Por fim, vale dizer que aos peritos e intrpretes so aplicveis as hipteses de suspeio previstas para os juzes, de modo que a percia seja realiza com lisura e sem desvios de conduta. Art. 280. extensivo aos peritos, no que lhes for aplicvel, o disposto sobre suspeio dos juzes. Art. 281. Os intrpretes so, para todos os efeitos, equiparados aos peritos.

ACUSADO E DEFENSOR
Primeiramente, ao analisarmos os art. 259-267 do CPP, devemos atentar para o fato de que esto tacitamente revogadas as normas que preconizam a necessidade de nomeao de curador para o menor de 21 anos, haja vista a mudana da menoridade trazida pelo Cdigo Civil de 2002.

Pois bem. O acusado o sujeito passivo da relao processual penal, no obstante ser o sujeito ativo na relao material penal, ou seja, no Direito Penal, est no polo ativo, pois em tese o autor de uma infrao penal. Para que algum seja sujeito passivo de uma relao processual penal, necessrio o preenchimento de certos requisitos, tais como capacidade de ser parte (sujeito de direitos e obrigaes), capacidade processual (18 anos) e legitimidade passiva ad causam (pertinncia causal).

Ao acusado garantido o direito ampla, sendo este um direito indisponvel, assim, mesmo que no queira defensor, ao ru ser nomeado um, a menos que ele esteja se defendendo em causa prpria, na qualidade de advogado. Art. 263. Se o acusado no o tiver, ser-lhe- nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o seu direito de, a todo tempo, nomear outro de sua confiana, ou a si mesmo defender-se, caso tenha habilitao. Pargrafo nico. O acusado, que no for pobre, ser obrigado a pagar os honorrios do defensor dativo, arbitrados pelo juiz.

Portanto, no processo penal o defensor uma garantia impostergvel do acusado, de modo que a defesa tcnica obrigatria, no obstante ser facultativa a figura da autodefesa, que juntas compem a ampla defesa do acusado. Art. 261. Nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor. Pargrafo nico. A defesa tcnica, quando realizada por defensor pblico ou dativo, ser sempre exercida atravs de manifestao fundamentada.

H na doutrina divergncias quanto as figuras do defensor, procurador e curador. Isso, pois defensor seria somente aquele nomeado pelo juiz em virtude da no indicao pelo acusado, enquanto quando indicado por procurao ou no interrogatrio, seria correto falarmos em procurador. A seu turno, a figura do curador para acusados maiores de 18 anos com problemas mentais.

Ocorrendo a ausncia do advogado, dispe o CPP que a audincia poder ser adiada, se o defensor no puder comparecer por motivo justificado, cabendo a este provar o impedimento at a abertura da audincia. Logicamente, essa justificao pode ser feita de forma simples, at mesmo por telefone, j que ocorrer normalmente em situao de imprevisto.

No Jri, a falta injustificada do advogado implica adiamento da sesso, o que ocorrer somente uma vez, sendo que, no sendo outro constitudo pelo ru, o fato ser comunicado OAB, indicando-se data para nova sesso, no mnimo 10 dias depois, para que o Defensor Pblico possa se preparar. Art. 267. Nos termos do art. 252, no funcionaro como defensores os parentes do juiz.

ASSISTENTE DO MP
No so todos os crimes que admitem a figura do assistente de acusao, j que, para tanto, o crime deve ter um sujeito passivo determinado, um ofendido.

Dessa forma, o CPP prev que, em todos os termos da ao penal pblica, poder intervir como assistente do MP o ofendido ou seu representante legal, ou na falta deste o cnjuge, ascedente, descendente ou irmo (CADI), no sendo admitida a interveno do corru como assistente do MP no mesmo processo. Ademais, a interveno do assistente ser possvel enquanto no transitar em julgado a sentena, recebendo ele a causa no estado em que se achar.

No que tange ao pedido de habilitao do assistente nos autos, sempre ser ouvido o MP acerca do mesmo, no cabendo recurso contra a deciso que o admitir ou no no processo, obviamente devendo constar nos autos o pedido e a deciso.

Art. 272. O Ministrio Pblico ser ouvido previamente sobre a admisso do assistente. Art. 273. Contra o despacho que admitir ou no o assistente no caber recurso, devendo, entretanto, constar dos autos o pedido e a deciso. Alguns doutrinadores entendem pela possibilidade de mandado de segurana contra a deciso sobre o pedido de assistncia, mesmo havendo a previso de sua irrecorribilidade.

Cabe agora trazer uma compilao das situaes em que ser possvel a atuao do assistente do MP, de modo que fique bem claro quais so as funes por ele exercidas no curso do processo penal. O assistente poder interpor recursos: Contra a sentena absolutria, inclusive de impronncia ou absolvio sumria; Contra a sentena que julgar extinta a punibilidade, como aquela que reconhece a prescrio;

Contra a sentena proferida no Tribunal do Jri, desde que no interposta apelao pelo MP (aqui, o assistente s pode apelar supletivamente, ainda que no esteja habilitado nos autos); Recurso extraordinrio ou especial, salvo em caso de deciso concessiva de habeas corpus;

ASSISTENTE DE DEFESA
A anlise da Lei 9099/95 permite afirmar que a efetiva atuao do responsvel civil, conduzindo a composio dos danos, tendo repercusso direta na situao jurdica do infrator penal, configura-o como verdadeiro assistente da defesa, que poder acarretar na extino da punibilidade, caso aceita a composio.

Potrebbero piacerti anche