Sei sulla pagina 1di 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICO DISPESP

ALCEMIR CORDEIRO CAMPELO

SNTESE CRTICA DOS DECRETOS 2.208/97 E 5.154/4

Sntese Crtica solicitado pela disciplina Polticas Educacionais e Legislao da Educacional Profissional e Tecnolgica do curso de Docncia em Educao Profissionalizante e Tecnolgica da CEFET

MANAUS 2007

SNTESE CRTICA DOS DECRETOS 2.208/97 E 5.154/4 Alcemir Cordeiro Campelo1

RESUMO
Esta sntese compreende o significado dos decretos 2.208/97 do Governo FHC e 5.154/04 do Governo Lula e seus impactos na Educao Profissional e Tecnologia do Brasil, buscando o embasamento terico no livro Polticas para o Ensino Profissional de Maria Auxiliadora M. Oliveira e do texto O Ensino Profissional do Governo: um percurso controvertido dos autores Gaudncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos.

PALAVRAS-CHAVES: educao, profissional, tecnologia.

Sntese

A atual ordem mundial rene alguns blocos econmicos que no decorrer do tempo conseguiram acumular as riquezas produzidas pela humanidade constituindose em verdadeiros imprios econmicos cujo poder ultrapassa as fronteiras internacionais impondo costumes, culturas, tecnologias, tendncias, modas, emfim, a prpria maneira de viver dos indivduos. O mundo do trabalho no escapa desta regra: o processo produtivo est a servio destes blocos econmicos. Particularmente, permita-me a incluir nesta anlise a minha prpria experincia: estou engajado (segundo o grupo sou classificado de colaborador) em uma fbrica multinacional onde se impe costumes e valores que priorizam o processo produtivo moldado nos padres internacionais lucro, lucro, lucro... em favor da prpria organizao (os objetivos e metas impostos pela matriz). Frigotto expressa esta concentrao de poder como um poder que engloba a riqueza, a cincia e a tecnologia de ponta de uma forma avassaladora e sem procedente, e Martin & Schumann sintetiza esta tendncia com a idia metafrica de sociedade 20 por 80, isto quer dizer que, 80 por cento dos indivduos produzem as riquezas e somente 20% usufrui. Em minha opinio esta estatstica um tanto otimista.
Graduado em engenharia mecnica pelo Instituto de Tecnologia da Amaznia, aluno de ps-graduao do curso Docncia do Ensino Profissionalizante e Tecnolgico do Centro Federal Tecnolgico do Amazonas.
1

No se pode negar que de certo modo, as polticas dos pases perifricos recebam influncias dos interesses destes grupos monopolistas e das polticas pretencionistas dos paises centrais. A histria comprova que, desde o imprio, no Brasil, houve um favoritismo das classes sociais mais abastadas em detrimento das classes populares, as primeiras sempre foi assegurado o acesso educao propedutica e de cunho geral voltadas para o prosseguimento dos estudos e aquisio de status e poder. grande maioria restara a educao menos privilegiada, marcada pela dicotomia entre trabalho manual e intelectual. Neste panorama se desenrola a poltica que os governos adotaram em relao ao ensino profissional. Das vrias leis que foram elaboradas para dar diretriz e base para educao brasileira, no houve interesse em relao educao profissional. As consideraes sempre suprfluas e inscipientes, evidenciando a omisso das autoridades em relao ao tema. A nossa LDB comprova isto, pois foram dedicados somente quatros artigos do captulo III e o artigo 39 onde se encontra referncia da educao tecnologia bsica, alm da explcita desvinculao entre a educao profissional e o Sistema Educacional Nacional. Segundo Oliveira (2003), antes da aprovao da nova LDB, em setembro de 1995 foi aprovado o documento Construindo o projeto poltico-pedaggico das Escolas Tcnicas Federais e dos Cefets, cuja elaborao teve a participao consistente de pesquisadores e educadores brasileiros, trabalho fundamentado na contemplao de uma viso ampla de currculo, englobando o ensino, a pesquisa e a extenso. O currculo contemplava a formao profissional integrada ao sujeito histrico-tico e a cidadania. Ser que tal documento foi aceito pelas autoridades? A resposta foi a aprovao do PL n. 1.603/96, o qual foi gestado em um curto espao de tempo, no levando em considerao ao trabalho mencionado acima. Oliveira relata:
Em relao aos Cefets, a divulgao do PL n. 1.603/96 trouxe grande perplexidade, pois contrariava toda a concepo de educao tecnolgica, todo o ethos da instituio, toda a tradio de educao de qualidade que vinha caracterizando o ensino das instituies em apreo. (p. 53)

Com a vigncia da LDB de 96, sai de cena o PL n. 1603/96. O artigo 40 da nova LDB fala do desenvolvimento da articulao da educao profissional com o ensino regular, porm possibilita dupla interpretao, se de um lado poderia contribuir com a continuidade do ensino integrado, ministrado pelos Cefets, por outro lado, esta possibilidade de integrao foi inicialmente excluda pelo PL n. 1603/96 e, posteriormente totalmente pelo Decreto n. 2.208/97. O Art. 5 do Decreto n. 2.208/97
A educao profissional de nvel tcnico ter organizao curricular prpria e independente do ensino mdio, podendo ser oferecida de forma concomitante ou seqencial a este.

Claramente fica evidenciada a excluso da integrao entre o ensino profissional e o ensino mdio. Aqui notamos que a articulao compreende a concomitncia e a seqncia. Com a vigncia deste Decreto, houve um impacto negativo nas instituies federais que ministravam este ensino. Classificados por alguns autores como um verdadeiro desmantelamento e extino da educao tecnolgica nos Cefets que at ento se constitui um referencial nesta modalidade de ensino. Kuenzer(......) citado por Oliveira (2003) relaciona os seguintes pressupostos deste Decreto: a) A racionalidade financeira, reflexo da influncia por rgos internacionais que defendem interesse dos paises centrais (BID, Banco Mundial e FMI). Esta racionalidade objetiva a reduo dos gastos com o ensino, ofertando uma formao mais aligeirada e inconsistente, em plena sintonia com a lgica da polarizao: para a grande maioria, propostas pontuais, sucateadas de educao profissional; para a minoria includa procura-se garantir uma educao diferenciada com qualidade. b) Ruptura com o princpio da equidade entre educao geral e profissional. O efeito desta ruptura provoca duas trajetrias diferentes: uma que leva umas minorias aos nveis escolares superiores ocupando os cargos mais elevados das indstrias; outra que conduz a grande maioria ao cho de

fbrica, no qual desempenhar, caso consiga um emprego, tarefas simplesmente, rotineiras, mesmo que informatizadas. c) Educao profissional em substituio educao geral.

Ainda baseado nas pesquisas de Oliveira, esta reforma, tem causado os seguintes impactos negativos nos Cefets:

a) Aumento dos nveis de evaso, repetncia, trancamento de matrculas. b) Com o aumento dos cursos oferecidos e a poltica de reduo oramentria, constatou-se que todos os setores esto sentindo a carncia de recursos que, cada vez, so menos suficientes, tendo em vista no apenas o j exposto, mas tambm o aumento de preos. c) Capacitao docente e a carreira docente processo de extino.

Quanto ao Decreto n. 5.154/2004, o qual revoga o Decreto n. 2.208/97, no Art. 40 encontramos: ... A articulao entre a educao profissional tcnica de nvel mdio e o ensino mdio dar-se- de forma:...Integral,... concomitante e. subseqente.... Em termos gerais o que diferencia estes dois Decretos a introduo da forma articulada de integrao, o que no garante a integrao de fato. Segundo Frigotto (2005) a sobreposio de disciplinas consideradas de formao geral e de formao especfica no decorrer do curso no o mesmo que integrao, assim como no o a adio de um ano de estudos profissionais a trs de ensino mdio. A verdadeira integrao exige que a relao entre conhecimentos gerais e especficos seja construda continuamente ao longo da formao, sob os eixos do trabalho, da cincia e da cultura.

Referencial Bibliogrfico

DECRETO 2.208/97. Disponvem em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec2208.pdf. Acesso em 21/02/07. DECRETO 5.154/94.

Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec5154.pdf. cesso em 21/02/07 FRIGOTTO, Gaudncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. A Poltica de Educao Profissional no Governo Lula: Um Percurso Histrico Controvertido. Educ. Soc., Oct. 2005, vol. 26, no. 92, p. 1087. ISSN 0101-7330. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a17.pdf . Acesso em 21/02/07. LEI DE DIRETRIZES E BASES, LEI no. 9.394/96. Disponvel em: http://grad.unifesp.br/alunos/cg/l. Acesso em 21/02/07 OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Polticas Pblicas para o Ensino Profissional. Editora Papirus, Campinas, SP. 2003.

Potrebbero piacerti anche