Sei sulla pagina 1di 85

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia

Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

TPICOS ESPECIAIS DE DIREITO DE EMPRESA


No sinal de sade estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente (Jiddu Krishnamurti)

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS


1. CONCEITO: todo acordo de vontades entre pessoas de direito privado que, em funo de suas necessidades, criam, resguardam, transferem, conservam, modificam ou extinguem direitos e deveres de carter patrimonial no dinamismo de uma relao jurdica (Ricardo Fiza) 2. FORMAO DOS CONTRATOS 2.1. DIFERENTES PLANOS (DIMENSES) DO NEGCIO JURDICO 2.1.1. Plano da existncia e seus pressupostos (elementos de existncia) a) agente b) objeto c) forma d) vontade exteriorizada consciente
No existindo juridicamente, o negcio sequer precisar ser destitudo judicialmente (como exigem os franceses), porque a inexistncia o no ser. Logo, no tendo vocao para produzir qualquer efeito, no h necessidade de declarar o negcio inexistente como tal. Excepcionalmente, apenas, possvel a declarao judicial da inexistncia do negcio, em razo de efeitos indiretos gerados por ele. o exemplo do casamento celebrado por um Delegado de Polcia ou por um Juiz do Trabalho. O ato em si inexistente e, como tal, no se mostra necessria a propositura de uma ao para declar-lo como tal. Todavia, pode ser admissvel o ajuizamento de ao para anular o registro pblico de casamento, se eventualmente foi assentado pelo Oficial.1

FARIAS, Cristiano Chaves de. Direito Civil: teoria geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 406.

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira 2.1.2. Plano da validade e seus requisitos: invalidade (nulidade e anulabilidade) do negcio jurdico (art. 104, CC) ... h certo paralelismo entre os elementos do plano da existncia e os elementos do plano da validade, constituindo estes, de forma simples e direta, a qualificao, adjetivao, daqueles. Correspondem os requisitos do plano da validade s qualidades que os elementos estruturais (existenciais) devem ter. 2 a) agente capaz b) objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel c) forma prescrita ou no defesa em lei d) vontade exteriorizada conscientemente, de forma livre e desembaraada. 2.1.2.1 Da invalidade dos negcios jurdicos a) Nulidade ou anulabilidade do contrato -> (arts. 166, 167, 171, CC). NULIDADE ABSOLUTA: 1. O ato nulo atinge interesse pblico; 2. Opera-se de pleno direito; 3. No admite confirmao; 4. Pode ser argida pelas partes, por terceiro interessado, pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir, ou, at mesmo, pronunciada de ofcio pelo Juiz; 5. A ao declaratria de nulidade decidida por sentena de natureza declaratria de efeitos ex tunc; 6. A nulidade, segundo o novo Cdigo Civil, pode ser reconhecida a qualquer tempo, no se sujeitando a prazo decadencial. NULIDADE RELATIVA (ANULABILIDADE): 1. O ato anulvel atinge interesses particulares, legalmente tutelados; 2. No se opera de pleno direito; 3. Admite confirmao expressa ou tcita; 4. Somente pode ser argida pelos legtimos interessados; 5. A ao anulatria, a par de existir polmica a respeito, , conforme Pablo Stolze, decidida por sentena de natureza desconstitutiva de efeitos ex tunc (Art. 182 , CC). 6. A anulabilidade somente pode ser argida, pela via judicial, em prazos decadenciais de 4 (regra geral) ou 2 (regra supletiva) anos, salvo norma especfica em sentido contrrio.

Sobre esta questo do efeito ex tunc ou ex nunc, na mesma linha de entendimento de Pablo Stolze, Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald:

FARIAS, C. C. op. cit. pg. 408

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
A anulabilidade, pois, reconhecida por meio de ao anulatria, ajuizada pelo interessado exclusivamente, cuja natureza , induvidosamente, constitutiva negativa (desconstitutiva), produzindo efeitos ex tunc (retroativos), uma vez que, em conformidade com o art. 182 do Texto Codificado, tambm na anulao do negcio jurdico as partes devero se reconduzidas ao estado que antes dele se achavam. In: Direito civil: teoria ger al. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 418.

Em sentido contrrio: Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery:


Restituio ao estado anterior. A eficcia da sentena que anula o negcio jurdico ex nunc, ou seja, produz efeitos apenas para o futuro. Com isso, todos os atos praticados como decorrncia do ato anulvel, o foram legitimamente, porque o ato anulvel estava produzindo efeitos normalmente (CC 177). Por isso que a sentena tem eficcia ex nunc e no pode revogar os efeitos produzidos pelo ato anulvel. No tocante s partes, entretanto, devero, sempre que possvel, ser restitudas ao estado anterior. Caso isso no seja possvel, a situao se resolve em perdas e danos. A soluo dada pela norma comentada (perdas e danos) demonstra que a eficcia da sentena, notadamente perante terceiros, no retroativa. In: Cdigo Civil comentado. So Paulo: RT, 2005, p. 264.

JURISPRUDNCIA: rgo: 2 Turma Recursal dos Juizados Especiais Cveis e Criminais Classe :ACJ Apelao Cvel no Juizado Especial N. Processo: 2004.07.1.008971-7 Apelante(s): CONDOMNIO SAN FRANCISCO II Apelado(s): ADRIANA DE SOUSA BRINCK CERILO Relator(a) Juiz(a): ALFEU MACHADO EMENTA: CIVIL. PROCESSO CIVIL. CONDOMNIO IRREGULAR. PRELIMINAR REJEITADA. LEGITIMIDADE PASSIVA EVIDENTE. RESCISO DE CONTRATO. DEVOLUO DAS TAXAS CONDOMINIAIS. POSSIBILIDADE JURDICA. RETORNO AO STATUS QUO ANTE. 1 - Preliminar de ilegitimidade passiva que no se acolhe consoante os inmeros recibos de cobrana de condomnio, evidenciando a relao jurdica existente. 2 - Se houve descumprimento contratual com a resciso do contrato originrio entre o instituidor do condomnio e a compradora, esta cumpridora de sua parte no ajuste, a situao deve retornar ao status quo ante. 3 - Deixa de existir a obrigao propter rem, vinculada ao imvel (terreno), em funo de que a anulao (desfazimento) do negcio possui efeitos ex tunc (art. 182, CCB/02). Se prevalecer a tese do apelante, configuraria enriquecimento sem causa, vedado pelo ordenamento vigente. 4 Recurso conhecido mas improvido. Sentena mantida. Unnime.

2.1.3. Plano da eficcia a) Condio (arts. 121 a 130) Nos termos do art. 121, caput, considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto.

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Condio suspensiva: em conformidade com o art. 125, CC, subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta se no verificar, no se ter adquirido o direito, a que ele visa. Condio resolutiva: de acordo com o art. 127, CC, se for resolutiva a condio, enquanto esta se no realizar, vigorar o negcio jurdico, podendo exercer-se desde a concluso deste o direito por ele estabelecido.

b) Termo (arts. 131 a 135) Diz-se termo o acontecimento futuro e certo que suspende a eficcia do ato negocial, sem prejudicar a aquisiso de direitos, fazendo cessar os efeitos decorrentes do prprio negcio.3 O termo pode ser determinado (certo), quando a data j preestabelecida, isto , quando se referir a uma data do calendrio (por exemplo, o contrato de prestao de servios celebrado at o dia 31 de outubro), ou, ainda, indeterminado (incerto), se, contrariamente, o acontecimento futuro no tiver data fixada para se verificar (a morte de algum, exemplificativamete).4 Para evitar controvrsias e dvidas, melhor enxergar no termo um evento futuro e inevitvel. Termo inicial (dies a quo) evento futuro e inevitvel que suspende o incio da eficcia do ato. Termo final (dies ad quem) caracterizado quando a eficcia do negcio expira com o advento daquela data. c) Modo ou encargo (arts. 136 e 137) a determinao pela qual se impe um nus, uma obrigao, ao beneficirio de um ato gratuito, de uma liberalidade. Obrigao que poder ter como beneficirio o prprio disponente, terceiros, uma generalidade de pessoas ou, ainda, a coletividade. Ex.: doao feita a algum, com a imposio da obrigao de o donatrio praticar um ato em favor do doador ou de terceiro por ele indicado. 2.2. DO DEFEITO DOS NEGCIOS JURDICOS

a) Da leso: a obteno por uma parte, em detrimento da outra, de vantagem exagerada incompatvel com a boa f ou a eqidade (art. 157, CC).
3

FARIAS, Cristiano Chaves de et ali. Direito Civil Teoria Geral. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 431. 4 Idem, p. 432.

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

EMENTA: COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA - Negcio efetuado por preo exorbitante - Configurada leso aos compradores, integrantes de classe pobre ou fabril Desproporcionalidade ao intuito de lucro -Desequilbrio entre as partes - Imposio, ainda, de clusula abusiva de reajustamento Necessria a reduo do valor do preo de extirpao da clusula abusiva para devolver o equilbrio aos contratantes - Recurso parcialmente provido. Faltando prova da adequao razovel do preo imposto, o contrato passa a ser lesivo e ofende a ordem social, autorizando o Estado-juiz, competente segundo o artigo 5, XXXV, da Constituio Federal, a intervir na relao contratual para adequ-la a sua concepo social. (Apelao Cvel n. 115.014-4 - So Paulo - 3 Cmara de Direito Privado Relator: nio Zuliani - 30.01.01 - V.U.)

A Leso no Cdigo de Defesa do Consumidor:


TJ/MG: Nmero do processo: 1.0000.00.306710-5/000(1) Relator: CARREIRA MACHADO Data do acordo: 07/08/2003 Data da publicao: 19/09/2003 EMENTA: As normas traadas pela Lei n. 8.078/90 so declaradamente de ordem pblica e, assim, no podem ser alteradas ou restringidas pela conveno das partes. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que estejam em desacordo com o sistema de proteo do consumidor. O esquema de forte e ostensiva tutela do consumidor tem, sem dvida, aplicao a todos os CONTRATOS firmados aps a vigncia da Lei n. 8.078/90, segundo o princpio consagrado de que as obrigaes e CONTRATOS sujeitam-se lei do tempo de sua formao. O impacto principal do Cdigo de Defesa do Consumidor sobre a fora obrigatria do contrato operou-se pela adoo expressa da possibilidade de reviso das clusulas contratuais que "estabeleam prestaes desproporcionais"" (teoria da LESO), assim como das que, em razo de fatos supervenientes, se tornarem ""excessivamente onerosas"" (teoria da impreviso). As instituies bancrias so regidas pela disciplina do Cdigo de Defesa do Consumidor, sendo possvel a reviso dos CONTRATOS sob sua tica.

b) Estado de perigo: Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa (art. 156, CC).
EMENTA: AO DE COBRANA. PRELIMINAR DE NULIDADE DA SENTENA, POR AUSNCIA DE FUNDAMENTAO. PRESTAO SERVIO HOSPITALAR. Na espcie, configurado vcio de consentimento consistente na assinatura do contrato em estado de perigo, previsto pelo art. 156 do Cdigo Civil. Indevida a dvida cobrada. VERBA HONORRIA. Verificada a excessividade alegada, resta minorada a fixao dos honorrios. REJEITARAM A PRELIMINAR E DERAM PROVIMENTO, EM PARTE, AO APELO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70024412397, Dcima Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Otvio Augusto de Freitas Barcellos, Julgado em 08/10/2008) EMENTA: CHEQUE. Emisso em cauo, para assegurar internao hospitalar de parente em grave estado de sade. Ao anulatria, cumulada com pedido de indenizao por danos morais. Improcedncia decretada em primeiro grau. Deciso reformada em parte. No vlida obrigao assumida em estado de perigo. Aplicao dos princpios que regem situao de coao. Inexigibilidade reconhecida. 2 Dano moral resultante da apresentao e devoluo do cheque. No configurao. Ausncia de reflexos extrapatrimoniais, pois o ttulo

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
no foi protestado, nem foi intentada ao de cobrana. 3 Recurso da autora provido em parte (Primeiro Tribunal de Alada Civil do Estado de So Paulo. Apelao n. 833.355-7, da Comarca de So Paulo, relator Campos Mello, 12 Cmara, julgamento em 19/03/2004).

OBS: Vale lembrar que a emisso de cheque-cauo conduta proibida pela Agncia Nacional de Sade, em antiga resoluo: RESOLUO NORMATIVA - RN N. 44, DE 24 DE JULHO DE 2003 e tipificada como crime no Cdigo Penal:
LEI N 12.653, DE 28 DE MAIO DE 2012 Art. 1 O Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 135-A: Condicionamento de atendimento mdico-hospitalar emergencial Art. 135-A. Exigir cheque-cauo, nota promissria ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prvio de formulrios administrativos, como condio para o atendimento mdico-hospitalar emergencial: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada at o dobro se da negativa de atendimento resulta leso corporal de natureza grave, e at o triplo se resulta a morte. Art. 2 O estabelecimento de sade que realize atendimento mdico-hospitalar emergencial fica obrigado a afixar, em local visvel, cartaz ou equivalente, com a seguinte informao: Constitui crime a exigncia de cheque-cauo, de nota promissria ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prvio de formulrios administrativos, como condio para o atendimento mdico-hospitalar emergencial, nos termos do art. 135-A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal.

c) Fraude contra credores Art. 158. Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. Art. 159. Sero igualmente anulveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvncia for notria, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante. Quadro comparativo 5 Fraude contra credores Instituto de direito materaial Interesse puramente particular Constitui defeito do negcio Jurdico, sendo atacvel apenas
5

Fraude de execuo Instituto de direito processual Interesse do particular e do Estado-Juiz No constitui defeito do negcio jurdico, gerando apenas a sua ineficcia em rala-

Alienao de bem penhorado Instituto de direito processual Interesse pblico estatal e do particular No constitui defeito do negcio, apenas tornando ineficaz o ato em fraude em rela-

Cf. FARIAS, op. cit. com adaptaes, p. 465.

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira pelo interessado, com o ao credor sano civil. No constitui crime Constitui crime e ato atentatrio dignidade da Justia Atos praticados so Atos praticados so ineficazes anulveis, Segundo a em relao ao credor lesado Lei Civil (embora alguns entendam ineficazes) Exige ao pauliana Dispensa a ao pauliana, par o seu reconheci- podendo ser conhecida de mento ofcio e nos prprios autos da execuo Exige elemento obje- Exige apenas o elemento obtivo (dano) e subjeti- jetivo (dano). vo (conluio fraudulen- A jurisprudncia vem relatito) vizando, entendendo pela preservao do interesse do terceiro de boa-f. o ao credor. Constitui crime e ato atentatrio dignidade da Justia Atos praticados so ineficazes em relao ao credor lesado

Dispensa a ao pauliana, podendo se conhecida de ofcio e nos prprios autos de execuo No exige qualquer elemento, bastando a alienao de bem que sofreu constrio judicial. Mas, o STJ entende que deve haver a averbao da penhora. No mesmo sentido, vem sendo interpretado o CPC.

3. PRINCPIOS QUE REGULAM OS CONTRATOS

a) Princpio da autonomia da vontade (liberdade de contratar) . Est limitado pela supremacia da ordem pblica, os bons costumes e a funo social dos contratos. JURISPRUDNCIA:

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TRIBUNAL DE JUSTIA Apelao Cvel: Dcima Quinta Cmara Cvel N 70027885383 Comarca de Caxias do Sul APELANTE/APELADO: RENY GUERRA APELANTE/APELADO: LORY LORANDI APELAO CVEL. AO DE COBRANA. CONTRATO DE HONORRIOS ADVOCATCIOS. INTERPRETAO. LOTEAMENTO IRREGULAR. PACTA SUNT SERVANDA. FUNO SOCIAL DO CONTRATO. SENTENA EXTRA PETITA NO CONFIGURADA. Circunstncias que recomendam anlise cautelosa do contexto e no apenas do instrumento escrito. A autonomia da vontade das partes encontra limites na funo social do contrato. Os honorrios so inexigveis no caso, pois o advogado teve participao efetiva no loteamento irregular de propriedade do ru, concorrendo para que terceiros fossem prejudicados. Sentena mantida pelos prprios fundamentos. Apelo improvido.

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira b) Princpio da relatividade das convenes. Em regra os contratos produzem efeitos somente entre as partes, no prejudicando ou beneficiando terceiros. - Exceo, p. ex.: o herdeiro que se obriga em relao aos contratos firmados pelo autor da herana (art. 1.792, CC); Scio admitido em sociedade j constituda, no se exime das dvidas sociais anteriores admisso (art. 1.025, CC) c) Fora vinculante do contrato (obrigatoriedade das convenes). a regra segunda a qual a partes se vinculam s clausulas estipuladas entre si. O princpio representado pelo adgio latino pacta sunt servanda, que quer dizer o contrato deve ser cumprido. Mas, apesar do contrato fazer lei entre as partes, nem sempre poder ser tido como uma camisa de fora, nas seguintes situaes: - Impossibilidade de cumprimento por fora maior ou caso fortuito (art. 393, e p. nico, CC); - Resoluo por onerosidade excessiva (art. 478-480, CC e art. 6, V, CDC). - Teoria da impreviso - clusula rebus sic stantibus: mesmo estado de coisas (art. 317, CC). d) Princpio da boa-f objetiva6 (art. 422,CC). Parte do pressuposto de que o direito uma tcnica a servio da tica. Por isto, a boa-f objetiva fonte de obrigaes, impondo comportamentos aos contratantes, segundo regras de correo, na conformidade do agir do homem comum daquele meio social (N. Rosenvald, p. 41).
INF. 416, STJ. CDC. PASSAGEM AREA. VISTO. A filha presenteou sua me com uma viagem de ambas Europa. Para tanto adquiriu junto companhia area recorrida as passagens com destino a Londres e, de l, a Paris. Ambas compareceram, na data aprazada, ao guich da recorrida, no Aeroporto Internacional de So Paulo, e realizaram os procedimentos de check-in sem contratempo. J em solo ingls, foram surpreendidas com a informao de que a me no poderia embarcar rumo Frana, pois, por ser boliviana, faltavalhe necessrio visto para ingresso no territrio francs, o que a forou a retornar sozinha ao Brasil, pois a filha rumou a Paris por fora de compromissos profissionais, da a ao de indenizao por danos morais e materiais. imprprio o servio (art. 20, 2, do CDC) que se mostra inadequado ao fim que razoavelmente dele se espera. Essa razoabilidade est intimamente ligada ao direito de informao do consumidor (art. 6, III, do CDC). Alm de clara e precisa, a informao prestada pelo fornecedor deve conter as advertncias ao consumidor a respeito dos riscos que podem eventualmente frustrar a utilizao do servio contratado. A correta prestao de informao, alm de ser direito bsico do consumidor, demonstra a lealdade inerente boa-f objetiva e constitui ponto de partida para a perfeita coincidncia entre o servio oferecido e o efetivamente prestado. Isso posto, na hiptese, caberia companhia area ter-se pronunciado de forma escorreita a respeito das medidas que deveriam ser tomadas pelas passageiras para que se viabilizasse o sucesso da viagem, o que engloba no s advertncias quanto ao horrio de check-in, como tambm o alerta acerca da
6

Relacionam-se com a boa-f objetiva: supressio (perda de um direito pelo seu no exerccio no tempo), surrectio (surgimento de um direito por prticas, usos e costumes), tu quoque (no faa com o outro o que voc no faria contra si mesmo) e venire contra factum proprium non potest (no caia em contradio por conduta). Cf. Flvio Tartuce. In: O princpio da boa-f objetiva em matria

contratual. Apontamentos em relao ao novo cdigo civil e viso do projeto n 6.960/02. Disponvel em: < www.flaviotartuce.adv.br/secoes/artigos/artigo-boafTARTUCE.doc>.

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
necessidade de obteno de prvio visto de ingresso no pas estrangeiro. Com esse entendimento, a Turma fixou a indenizao dos danos morais em R$ 20 mil. Anote-se que o pedido de indenizao por danos materiais foi tido por improcedente pelas instncias ordinrias, deciso da qual no houve recurso. REsp 988.595-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 19/11/2009.

e) Princpio da socialidade (funo social do contrato) (art. 421, CC). Exemplificando, o contrato estar conformado sua funo social: a) Quando as partes se pautarem pelos valores da solidariedade (3 gerao) e da justia social (art. 3, I, CF); b) Quando for respeitada a livre iniciativa (art. 170, caput, CF); c) For respeitada a dignidade da pessoa humana (art. 1, III, CF); d) No se ferirem valores ambientais (art. 51, XIV, CDC), etc. Todavia, haver desatendimento da funo social quando: a) a prestao de uma das partes for exagerada ou desproporcional; b) quando houver vantagem exagerada para uma das partes; c) quando quebrar-se o princpio da boa-f (N. Nery Jnior, p. 378-379).
RECURSO ESPECIAL N 476.649 - SP (2002/0135122-4) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : COLGIO MORUMBI SUL LTDA ADVOGADO : CENISE GABRIEL F SALOMO E OUTROS RECORRIDO : LEANDRO DE LIMA FERREIRA ADVOGADO : HAROLDO CASTELLO BRANCO JNIOR EMENTA Consumidor. Contrato de prestaes de servios educacionais. Mensalidades escolares. Multa moratria de 10% limitada em 2%. Art. 52, 1, do CDC. Aplicabilidade. Interpretao sistemtica e teleolgica. Eqidade. Funo social do contrato. - aplicvel aos contratos de prestaes de servios educacionais o limite de 2% para a multa moratria, em harmonia com o disposto no 1 do art. 52, 1, do CDC. Recurso especial no conhecido. Braslia (DF), 20 de novembro de 2003(Data do Julgamento) Documento: 940924 - EMENTA / ACORDO - Site certificado - DJ: 25/02/2004

f) Dignidade da pessoa humana: Temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira participao ativa co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho dos demais seres humanos.7

4. CLASSIFICAO DOS CONTRATOS 4.1. QUANTO A NATUREZA DAS OBRIGAES a) Contrato Unilateral -> quando da sua formao (aperfeioamento, celebrao) gera obrigaes para apenas uma parte. Ex. os gratuitos, doao, comodato, depsito gratuito, mtuo, etc. Contrato Bilateral -> quando da sua formao geram obrigaes para ambas as partes. Sinalagmticos. Ex. compra e venda, locao, prestao de servios, etc. Obs: Testamento negcio jurdico unilateral, e, no contrato. b) Contratos Onerosos -> Ambas as partes sofrem um sacrifcio patrimonial que corresponde a uma vantagem mtua (contraprestao). Ex.: Compra e venda, locao, prestao de servios. etc. Contratos Gratuitos -> So os que geram um sacrifcio patrimonial somente para uma parte, enquanto a outra s se beneficia. Ex. Doao, depsito gratuito, etc. c) Contratos Comutativos -> So aqueles que no momento da celebrao ambas as partes conhecem a sua respectiva prestao. Ex.: troca, comodato, mtuo, etc (exceo:seguro e compra e venda aleatria) Contratos Aleatrios -> So aqueles que no momento da celebrao, pelo menos uma parte desconhece a sua prestao. lea = risco (desconhecimento da prestao). Ex.: Contrato de seguro, compra e venda de safra futura, etc. d) Paritrios -> As partes esto em p de igualdade e discutem na fase de puntuao (negociaes preliminares) as clusulas do contrato. Ex.: Contrato de locao; etc. Por Adeso -> So aqueles em que todas as clusulas esto pr-estabelecidas por uma das partes. A outra parte somente adere ao contrato. Lei 8.078/90, art. 54, I, CDC. Ex. Seguro, Prestao de servios: telefonia, gua, luz; etc. Ver: art. 112, p.nico, CPC e Smula 381, STJ Art. 112. Argi-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa. Pargrafo nico. A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de
7

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006, p. 60.

10

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira domiclio do ru.(Includo pela Lei n 11.280, de 2006) STJ. Smula 381: Nos contratos bancrios, vedado ao julgador conhecer, de ofcio, da abusividade das clusulas.

4.2. QUANTO A FORMA: a) Consensuais -> So aqueles que se aperfeioam (celebram) com o simples acordo de vontades. Ex.: Locao, prestao de servios, compra e venda de coisa mvel, etc. Obs: Nos contratos consensuais a entrega da coisa est na fase de execuo. -> Compra e venda de mvel tipo de contrato consensual. b) Reais -> Se aperfeioam com a entrega da coisa. O simples acordo de vontades insuficiente para a sua celebrao. Obs: Nos contratos reais a entrega da coisa est na fase de celebrao. Ex. contrato de depsito, comodato (s existe com a entrega da coisa). -> No existe contrato de compra e venda real. c) Formais -> So aqueles que a exteriorizao da vontade deve se dar mediante a utilizao de uma forma especial. Ex.: compra e venda de imveis Obs: -> Compra e venda de imvel tipo de contrato formal. Fases importantes que devem ser identificadas nestes contratos: -> momento da celebrao -> momento da execuo 4.3. QUANTO SUA DENOMINAO a) Nominados (tpicos) -> So aqueles que tm nomem iuris. Recebem da ordem jurdica uma regulamentao e uma denominao. Ex.: Todos os contratos na parte especial do C.C. b) Inonimados (atpicos) -> So os que no recebem da ordem jurdica uma regulamentao e uma denominao (Art. 425, CC). Ex.: criado pelo princpio da autonomia da vontade das partes; Ex.cesso de clientela. 4.4. QUANTO AO TEMPO DE SUA EXECUO a) Execuo instantnea -> So os contratos que se cumprem imediatamente aps terem sido celebrados. Ex.: compra e venda vista.

11

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira b) Execuo diferida -> So os contratos que se cumprem num s ato no futuro. O que caracteriza essa execuo a existncia de um s ato no futuro. Ex.: entrega de uma safra de soja, quando colhida. c) Execuo continuada -> So aqueles que se cumprem atravs de vrios atos reiterados para o futuro. Ex.: compra e venda prazo, contrato de consrcio, locao, etc. 4.5. QUANTO PESSOA DO CONTRATANTE

a) Intuitu personae ou pessoal -> So aqueles contratos em que a pessoa do contratante considerada pelo outro como elemento determinante para o seu aperfeioamento. Ex.: a pintura de um quadro por um determinado artista plstico. b) Impessoal -> So aqueles contratos em que a pessoa do outro contratante juridicamente indiferente. Ex.: a pintura de muro. 4.6. OUTROS a) Principais -> So aqueles que no dependem de outro contrato para existir e gerar efeitos. Ex.: Praticamente todos. Acessrios -> Os que dependem de outros para existir e gerar efeitos. Ex.: Fiana. b) Civis -> So aqueles cujas partes so pessoas fsicas ou jurdicas. Comerciais ->No h relao de consumo e pelo menos uma parte empresrio. De consumo -> quando uma das partes consumidor. Eletrnicos -> aqueles celebrados por meio eletrnico.

5. DA EXTINO DO CONTRATO 5.1. DO DISTRATO E DA RESILIO UNILATERAL b) Distrato ou resilio bilateral -> Trata-se de um negcio jurdico com o objetivo de romper o vnculo contratual, exigindo-se a declarao de vontade de ambas as partes, pois o distrato, de acordo com o art. 472, do CC, d-se da mesma forma exigida para o contrato. Em suma, o distrato a dissoluo convencional do contrato. c) Resilio unilateral -> quando a extino do contrato ocorre em decorrncia da manifestao de vontade de apenas uma das partes (Ex.: revogao e renncia do mandato, art. 682, I, 684 e 688, CC). necessria a previso legal ou contratual. Opera-se atravs da denncia, ou seja, da notificao outra parte (art. 473, CC,). Se, porm, dada a natureza do contrato, uma das partes houver feito investimentos considerveis para a sua execuo, a denncia unilateral s produzir efeito depois de transcorrido prazo compatvel com a natureza e o vulto dos investimentos (art. 473, p. nico, CC). Ex.: prestadora de servios que fez investimentos para adequar

12

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira seu maquinrio com o objetivo de prestar servios especficos para determinada empresa. d) Clusula resolutiva -> a estipulao que permite o rompimento do vnculo contratual em razo da inexecuo do contrato por uma das partes. Pode ser expressa, quando a conveno estabelecer a revogao pelo inadimplemento, operando-se de pleno direito ou tcita, quando no consta na conveno a previso de revogao pelo inadimplemento, dependendo de interpelao judicial (art. 474). Obs.: STJ Smula 72: a comprovao da mora e imprescindvel a busca e apreenso do bem alienado fiduciariamente. STJ Smula 369: No contrato de arrendamento mercantil (leasing), ainda que haja clusula resolutiva expressa, necessria a notificao prvia do arrendatrio para constitu-lo em mora. Obs.: ALIENAO FIDUCIRIA EM GARANTIA. IMVEL. Lei 9.514/97: Art. 26. Vencida e no paga, no todo ou em parte, a dvida e constitudo em mora o fiduciante, consolidar-se-, nos termos deste artigo, a propriedade do imvel em nome do fiducirio. 1 Para os fins do disposto neste artigo, o fiduciante, ou seu representante legal ou procurador regularmente constitudo, ser intimado, a requerimento do fiducirio, pelo oficial do competente Registro de Imveis, a satisfazer, no prazo de quinze dias, a prestao vencida e as que se vencerem at a data do pagamento, os juros convencionais, as penalidades e os demais encargos contratuais, os encargos legais, inclusive tributos, as contribuies condominiais imputveis ao imvel, alm das despesas de cobrana e de intimao. Indenizao por perdas e danos -> A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato ou exigir o seu cumprimento. De qualquer forma, cabe indenizao (art. 475, CC). Obs.: Ressalte-se que, embora inadimplente o devedor, no se pode tolerar que o credor queira resolver o contrato, reavendo bens alienados em prestaes, sem a devoluo, com as devidas compensaes, das parcelas pagas (art. 53, CDC) (Pablo Stolze Gagliano et al. Novo curso de direito civil Contratos: parte geral. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 252). e) Da exceo do contrato no cumprido -> Implica em que nos contrato bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. Portanto, se um dos contratantes, antes de prestar o que deve, reclamar a prestao prometida pelo outro, este pode recusar a fornec-la, alegando a exceptio non adimpleti contratus como exceo de defesa. O nus da prova do contratante inadimplente. Admite-se tambm a exceptio non rite adimpleti contratus, quando se tratar de cumprimento incompleto, defeituoso ou inexato da prestao por um dos contratan-

13

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira tes, permitindo ao outro se recusar a cumprir sua obrigao at que o primeiro a melhore ou a complete. f) Da resoluo por onerosidade excessiva -> Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena retroagiro data da citao (art. 478, CC). Se o ru aceitar modificar eqitativamente as condies do contrato, a resoluo poder ser evitada (art. 479, CC). Se no contrato as obrigaes couberem a apenas uma das partes, poder ela pleitear que a sua prestao seja reduzida, ou alterado o modo de execut-la, a fim de evitar a onerosidade excessiva (art. 480, CC).

II - COMPRA E VENDA MERCANTIL


1 Conceito: Compra e venda o contrato em que uma pessoa ( vendedor) se obriga a transferir o domnio de coisa a outra (comprador), que, por sua vez, se obriga a pagar primeira o preo entre elas acertado (CC, art. 481). 1.1. Generalidades Regime jurdico: O regime jurdico da compra e venda mercantil, em razo da uniformidade legislativa do direito privado, o mesmo de qualquer outro contrato de compra e venda cvel. mercantil: A compra e venda de insumos (matria-prima, mquinas, energia, etc.) para incorporao em processos produtivos e ou equipagem de estabelecimento empresarial. Aquisio de coisas que se incorporam ao ativo no circulante imobilizado configura compra e venda mercantil: mquinas, instalaes, veculos, etc. Tambm incluem-se como mercantis os contratos de cmbio, a alienao de debntures ou aes e a cesso de quotas sociais. No so mercantis: Compra e venda fora da cadeia de circulao de mercadorias (entre empresrios), ou no elo final da cadeia (compra e venda entre empresrio e consumidor). 14

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Quando se tratar de compra e venda mercantil aplica-se a seguinte regra: O vendedor no pode obstar a entrega das coisas expedidas ao devedor e ainda em trnsito, se o comprador, antes do requerimento da falncia, as tiver revendido, sem fraude, vista das faturas e conhecimentos de transporte, entregues ou remetidos pelo vendedor (art. 119, I, Lei 11.101/05). Sendo civil a venda, aplica-se a regra do art. 495, CC: Art. 495. No obstante o prazo ajustado para o pagamento, se antes da tradio o comprador cair em insolvncia, poder o vendedor sobrestar na entrega da coisa, at que o comprador lhe d cauo de pagar no tempo ajustado. Questo da vulnerabilidade 8 da empresa e aplicao subsidiria do CDC. Precedentes do STJ: CDC: Art. 17. Para os efeitos desta Seo, equiparam-se aos consumidores todas as vtimas do evento; Art. 29. Para os fins deste Captulo e do seguinte, equiparam-se aos consumidores todas as pessoas determinveis ou no, expostas s prticas nele previstas. Vulnerabilidade Tcnica: Ausncia de conhecimentos especficos sobre os produtos e/ou servios que est adquirindo; das propriedades, malefcios, e benefcios dos produtos e/ou servios adquiridos; Sujeio aos imperativos do mercado, tendo como nico aparato a confiana na boa-f da outra parte; Dificuldade de visualizar quando determinado produto ou servio apresenta defeito ou vcio, colocando em perigo, assim, a sua incolumidade fsica e patrimonial. Vulnerabilidade jurdica: Dificuldades que o consumidor enfrenta na luta para a defesa de seus direitos, quer na esfera administrativa ou judicial, em contraponto ao aparato judicial que comumente possuem as empresas de grande porte. Vulnerabilidade Econmica e Social: resultado das disparidades de fora entre os agentes econmicos e os consumidores.

BRITO, Alrio Maciel Lima de; DUARTE, Haroldo Augusto da Silva Teixeira. O princpio da vulnerabilidade e a defesa do consumidor no direito brasileiro: origem e conseqncias nas regras regulamentadoras dos contratos e da publicidade. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1109, 15 jul. 2006. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/8648>. Acesso em: 21 mar. 2011.

15

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Os agentes econmicos detm condies objetivas de impor sua vontade atravs de diversos mecanismos. Ex.: contratos de adeso; Da a necessidade de uma maior presena do Estado no mbito econmico para harmonizar essas relaes de consumo. Jurisprudncia:
CONSUMIDOR. DEFINIO. ALCANCE. TEORIA FINALISTA. REGRA. MITIGAO. FINALISMO APROFUNDADO. CONSUMIDOR POR EQUIPARAO. VULNERABILIDADE. 1. A jurisprudncia do STJ se encontra consolidada no sentido de que a determinao da qualidade de consumidor deve, em regra, ser feita mediante aplicao da teoria finalista, que, numa exegese restritiva do art. 2 do CDC, considera destinatrio final to somente o destinatrio ftico e econmico do bem ou servio, seja ele pessoa fsica ou jurdica. 2. Pela teoria finalista, fica excludo da proteo do CDC o consumo intermedirio, assim entendido como aquele cujo produto retorna para as cadeias de produo e distribuio, compondo o custo (e, portanto, o preo final) de um novo bem ou servio. Vale dizer, s pode ser considerado consumidor, para fins de tutela pela Lei n 8.078/90, aquele que exaure a funo econmica do bem ou servio, excluindo-o de forma definitiva do mercado de consumo. 3. A jurisprudncia do STJ, tomando por base o conceito de consumidor por equiparao previsto no art. 29 do CDC, tem evoludo para uma aplicao temperada da teoria finalista frente s pessoas jurdicas, num processo que a doutrina vem denominando finalismo aprofundado, consistente em se admitir que, em determinadas hipteses, a pessoa jurdica adquirente de um produto ou servio pode ser equiparada condio de consumidora, por apresentar frente ao fornecedor alguma vulnerabilidade, que constitui o princpio-motor da poltica nacional das relaes de consumo, premissa expressamente fixada no art. 4, I, do CDC, que legitima toda a proteo conferida ao consumidor. 4. A doutrina tradicionalmente aponta a existncia de trs modalidades de vulnerabilidade: tcnica (ausncia de conhecimento especfico acerca do produto ou servio objeto de consumo), jurdica (falta de conhecimento jurdico, contbil ou econmico e de seus reflexos na relao de consumo) e ftica (situaes em que a insuficincia econmica, fsica ou at mesmo psicolgica do consumidor o coloca em p de desigualdade frente ao fornecedor).Mais recentemente, tem se includo tambm a vulnerabilidade informacional (dados insuficientes sobre o produto ou servio capazes de influenciar no processo decisrio de compra). 5. A despeito da identificao in abstracto dessas espcies de vulnerabilidade, a casustica poder apresentar novas formas de vulnerabilidade aptas a atrair a incidncia do CDC relao de consumo. Numa relao interempresarial, para alm das hipteses de vulnerabilidade j consagradas pela doutrina e pela jurisprudncia, a relao de dependncia de uma das partes frente outra pode,conforme o caso, caracterizar uma vulnerabilidade legitimadora da aplicao da Lei n 8.078/90, mitigando os rigores da teoria finalista e autorizando a equiparao da pessoa jurdica compradora condio de consumidora. 6. Hiptese em que revendedora de veculos reclama indenizao por danos materiais derivados de defeito em suas linhas telefnicas, tornando incuo o investimento em anncios publicitrios, dada a impossibilidade de atender ligaes de potenciais clientes. A contratao do servio de telefonia no caracteriza relao de consumo tutelvel pelo CDC, pois o referido servio compe a cadeia produtiva da empresa, sendo essencial consecuo do seu negcio.Tambm no se verifica nenhuma vulnerabilidade apta a equipar a empresa condio de consumidora frente prestadora do servio de telefonia. Ainda assim, mediante aplicao do direito espcie, nos termos do art. 257 do RISTJ, fica mantida a condenao imposta a ttulo de danos materiais, luz dos arts. 186 e 927 do CC/02 e tendo em vista a concluso das instncias ordinrias quanto existncia de culpa da fornecedora pelo defeito apresentado nas linhas telefnicas e a relao direta deste defeito com os prejuzos suportados pela revendedora de veculos. 7. Recurso espe-

16

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
cial a que se nega provimento. (STJ - REsp: 1195642 RJ 2010/0094391-6, Relator: Ministra NANCY ANDRIGHI, Data de Julgamento: 13/11/2012, T3 - TERCEIRA TURMA)

AGRAVO DE INSTRUMENTO - AO DE INDENIZAO - DECISO AGRAVADA QUE REJEITOU A EXCEO DE INCOMPETNCIA - INSURGNCIA - ALEGAO DE INEXISTNCIA DE RELAO DE CONSUMO E, PORTANTO, DE NECESSIDADE DE REMESSA DOS AUTOS COMARCA DE SO PAULO - IMPOSSIBILIDADE - AQUISIO DE EQUIPAMENTO DE IMPRESSO A JATO DE TINTA SOLVENTE - AGRAVADA QUE, AINDA QUE NO SEJA DESTINATRIA FINAL DO PRODUTO, SE APRESENTA EM SITUAO DE EVIDENTE VULNERABILIDADE - EMPRESA DE PEQUENO PORTE E CAPITAL SOCIAL - DEFEITO NO MAQUINRIO QUE DESESTABILIZOU O FUNCIONAMENTO DA EMPRESA - MITIGAO DA TEORIA FINALISTA - EXISTNCIA DE RELAO DE CONSUMO - CONSUMIDOR QUE DETM A FACULDADE DE MOVER A AO NO FORO DE SEU DOMICLIO. DECISO ACERTADA. Recurso Conhecido e Desprovido. PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA Agravo de Instrumento n. 978.027-2 (fm) f. 2 (TJ-PR - Ao Civil de Improbidade Administrativa: 9780272 PR 978027-2 (Acrdo), Relator: Themis Furquim Cortes, Data de Julgamento: 21/03/2013, 10 Cmara Cvel, Data de Publicao: DJ: 1090 01/05/2013)

2 Natureza Jurdica: espcie de negcio jurdico. A compra e venda contrato consensual, sinalagmtico, oneroso, em regra comutativo, em alguns casos sujeito forma prescrita em lei, porm, no mais das vezes, independe de qualquer solenidade. a) consensual: diferentemente dos contratos reais, aperfeioa-se independentemente da entrega do objeto, basta a convergncia da vontade das partes sobre preo e coisa (CC, art. 482). Obs.: o contrato de trespasse9 possui regras especficas. Para a produo de efeitos erga omnes necessria a forma escrita, j que uma cpia ser arquivada na Junta Comercial, devendo ainda ser a venda publicada na imprensa oficial (art. 1.144, CC) b) sinalagmtico: porque envolve prestaes recprocas de ambas as partes: para o comprador, a de entregar o preo; para o vendedor, a de transferir o domnio da coisa vendida. c) oneroso: isto porque implica sacrifcio patrimonial para ambos os contratantes, visto que o comprador se priva do preo e o vendedor, da coisa vendida. d) Regra geral, comutativo: isto porque a estimativa da prestao a ser recebida por qualquer das partes pode ser feita no ato mesmo em que o contrato se aperfeioa.

Trespasse o contrato mercantil de compra e venda de estabelecimento empresarial.

17

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira e) Pode ser aleatrio: so aleatrios os contratos em que a prestao de uma das partes no precisamente conhecida e suscetvel de estimativa prvia, inexistindo equivalncia com a da outra parte. Alm disso, ficam dependentes de um acontecimento incerto (C. M. da Silva Pereira) (CC, arts 458 e 459) 3 Elementos da compra e venda a) Condies: comprador e vendedor devem acertar quanto ao preo, objeto e as condies do contrato. Condio suspensiva: fatos que postergam a exigibilidade das obrigaes. Ex.: A se compromete a adquirir o estabelecimento de B, se acaso ganhar na loto. No h obrigao a ser exigida enquanto no se verificar a condio. Condio resolutiva: fatos que desconstituem a exigibilidade das obrigaes. Ex.: negcio condicionado vigncia de uso de marca ou patente. Situaes:

Consignao de mercadorias (contrato estimatrio): a compra condicionada

revenda. O contrato com o atacadista somente se aperfeioa quando algum consumidor se interessa por adquirir a coisa. O contrato estimatrio, ou de consignao, regulado pelos arts. 534 a 537 do Cdigo Civil, sendo que consiste na entrega de coisa mvel a um consignatrio para que este a venda de acordo com o prazo e o preo previamente estabelecido. De acordo com o art. 535 o consignatrio deve pagar o preo se a restituio da coisa for impossvel, mesmo que por fato a ele no imputvel. Pelo contrato de consignao ou estimatrio, uma parte, denominada consignante, faz a entrega a outra, denominada consignatrio, de coisas mveis, a fim de que esta conclua a venda em um prazo e preos fixados". (Slvio de Salvo Venosa. Direito Civil - Contratos em espcie. v. III. So Paulo: Atlas, 2003. p. 537). O consignatrio responde pela perda ou deteriorao da coisa e continua obrigado pelo preo estimado, como obrigao principal conforme estatui o artigo 535 do novo diploma legal. Destarte, no est o consignante obrigado a receber a coisa deteriorada, se no indenizado pelos danos, podendo exigir o preo". (Venosa, p. 540). Uma vez celebrado um contrato estimatrio, ao final do prazo fixado pelo pr oprietrio para a venda dos produtos a terceiros,cumpre ao consignatrio pagar o preo ou restituir a coisa ao consignante. Se assim no o fizer, legtima a emisso de duplicata representativa do dbito, a qual pode ser encaminhada a protesto". (TJSC - Apelao Cvel n. 1999.020417-0, de Gaspar. Rel Des Maria do Rocio Luz Santa Ritta. Julgado em 12 de fevereiro de 2004).

18

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Venda a contento: em razo das particularidades da coisa, seus atributos somente podem ser aferidos em teste. O contrato de fornecimento a contento somente se aperfeioa aps o teste, realizado pelo comprador antes ou depois da tradio. Ex: vendo um carro com prazo de alguns dias para o comprador experimentar o veculo. O comprador no precisa dar os motivos caso no queira ficar com o bem, sendo direito potestativo do comprador exercer esta clusula, e o vendedor no pode discutir ou impugnar essa manifestao. Art. 509. A venda feita a contento do comprador entende-se realizada sob condio suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue; e no se reputar perfeita, enquanto o adquirente no manifestar seu agrado. Art. 512. No havendo prazo estipulado para a declarao do comprador, o vendedor ter direito de intim-lo, judicial ou extrajudicialmente, para que o faa em prazo improrrogvel. Compra e venda por amostra: no condicional, pois o comprador manifesta a aceitao aos termos do contrato no pressuposto de que as mercadorias adquiridas correspondem que lhe exibida pelo vendedor. Art. 484. Se a venda se realizar vista de amostras, prottipos ou modelos, entender-se- que o vendedor assegura ter a coisa as qualidades que a elas correspondem. Pargrafo nico. Prevalece a amostra, o prottipo ou o modelo, se houver contradio ou diferena com a maneira pela qual se descreveu a coisa no contrato. Obs.: se as mercadorias no condizem com a amostra, configura-se vcio de qualidade e o comprador tem o prazo decadencial de 30 dias 10, a contar do recebimento da coisa (CC, 445), para rescindir a compra e venda ou exigir reduo proporcional do preo. b) Preo: deve ser em dinheiro, pois, se no o for, caracteriza-se o contrato de troca e no o de compra e venda. c) Coisa: em regra o objeto da compra e venda mercantil necessariamente uma mercadoria11. Nos precisos termos de SOARES DE MELO, mercadoria bem corpreo da atividade empresarial do produtor, industrial e comerciante, tendo por objeto a sua distribuio para consumo, compreendendo-se no estoque da em-

10 11

Na vigncia do C. Comercial o prazo era de 10 dias, art. 211. A Lei n. 4.068, de 09 de junho de 1962, art. 1, declarou como comerciais as empresas de construo. A partir dessa lei, portanto, a construo civil passa a ser considerada mercancia, e os imveis construdos, quando destinados alienao, mercadorias. Cf. BOITEX, Fernando Netto. Contratos mercantis. So Paulo: Dialtica, 2001, p. 13.

19

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira presa, distinguindo-se das coisas que tenham qualificao diversa, segundo a cincia contbil, como o caso do ativo fixo 12. A compra e venda mercantil pode ter por objeto coisa futura. Todavia, fechado o negcio, se o vendedor no consegue, por razes de mercado, cumprir as obrigaes do contrato deve responder por inexecuo do contrato, podendo ser compelido a indenizar o comprador pelos prejuzos decorrentes.

4 Formao do contrato Por ser consensual o vnculo obrigacional se forma com o encontro de vontades sobre coisa, preo e condies. No condio de constituio do contrato nem a instrumentalizao do acordo em documento (escrito ou virtual), nem a entrega da coisa. Elaborao da proposta: situaes que no vinculam o proponente (Art. 428, CC): Quando a proposta dirigida a pessoa presente, sem fixao de prazo para a resposta, a falta de aceitao imediata desobriga o proponente (Art. 428, CC) - Se a proposta feita a pessoa ausente, sem prazo, o proponente no mais estar obrigado se transcorrer prazo suficiente para a resposta, sem a manifestao do oblato (Art. 428, II, CC); - No caso da proposta elaborada com a fixao de prazo para a resposta, a fluncia deste sem aceitao desobriga o proponente (Art. 428, III, CC); - Se a retratao do proponente chegar ao oblato antes da proposta ou simultaneamente a ele, considera-se desobrigado (Art. 428, IV). - Em qualquer caso, se o oblato manifestar sua recusa em aceitar os termos da proposta.

5 Obrigaes do vendedor a) Transferir o domnio da coisa objeto do contrato; A transferncia do domnio d-se com a tradio e no pelo contrato. Este gera obrigao de fazer a transferncia do domnio. Se o vendedor no cumpre a obrigao de transferir o domnio da coisa ao comprador, este pode reivindicar a coisa adquirida (em execuo especfica do contrato) ou apenas indenizao pelo descumprimento da obrigao contratual (art. 475, CC). Tratando-se de relao de consumo, tambm cabe a reivindicao da coisa (CDC, art. 84)

12

Apud Andr Santos Zanon. Disponvel <http://br.geocities.com/get_es/get_es/artigos/icmsagua.htm>. Acesso em: 25 mar 2009.

em:

20

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Tradio simblica: o comprador recebe a fatura representativa da operao, mas as mercadorias encontram-se em trnsito ou com o vendedor, desde que este no tenha assumido a obrigao de entreg-las no estabelecimento do comprador. O Cdigo Italiano fala em cose in viggato. O momento e o lugar da tradio so contratados pelas partes. Omisso o contrato sobre o ato da tradio, considera-se que ela ocorre no momento da entrega (real ou simblica) das mercadorias, ou de ttulo representativo, no lugar em que se encontravam ao serem vendidas (CC, art. 493). falta de acordo entre as partes, correm por conta do vendedor as despesas com a tradio (CC, art. 490). b) Responder por vcios: apresentando-se a coisa inapta ao uso que o comprador legitimamente poderia esperar, por deficincia na qualidade ou quantidade, configura-se o vcio. Ao redibitria: o comprador tem o direito de desfazer o negcio. Ao quanti minoris: o comprador pode optar pela reduo proporcional do preo. Prazo: o prazo e de 30 dias contado do recebimento das mercadorias (CC, art. 445). Sendo oculto o vcio, conta-se o prazo a partir de sua manifestao, limitado a 180 dias da entrega da mercadoria (CC, art. 445, 1). Na Compra e Venda Mercantil o comprador no pode exigir a eliminao do vcio ou a substituio da mercadoria viciada, somente nas relaes de consumo (CDC, arts. 18, 1, I, e 19, III). c) Responder por evico (CC, arts. 447 a 457): consiste na perda da mercadoria adquirida do vendedor em razo de atribuio ou reconhecimento judicial da titularidade dela a terceiros. O vendedor deve arcar com as despesas e encargos da defesa judicial Verificada a evico o vendedor deve indenizar o comprador No pode o comprador demandar pela evico, se sabia que a coisa era alheia ou litigiosa. d) Custear a tradio da mercadoria, salvo conveno diversa (CC, art. 490) e) O vendedor no pode obstar a entrega das coisas expedidas ao devedor e ainda em trnsito, se o comprador, antes do requerimento da falncia, as tiver vendido, sem fraude, vista das faturas e conhecimentos de transporte, entregues ou remetidos pelo vendedor. (Art. 119, I, Lei 11.101/2005)

6 Obrigaes do comprador a) Pagar o preo: dever ser feito contra a entrega da mercadoria ( vista), no local em que ela ocorre, salvo conveno diversa.

21

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Nas vendas vista cabe ao comprador cumprir inicialmente a sua obrigao (pagar o preo) (CC, art. 491). Transferida a coisa sem que o comprador tenha cumprido com sua obrigao, o vendedor pode exigir judicialmente o seu crdito. O crdito pode estar representado por ttulo executivo extrajudicial (P.ex.: nota promissria, duplicata), dando ensejo execuo. b) Receber a mercadoria no tempo, lugar e modo contratados, sob pena de compensao de prejuzos. Se a completa eficcia da transferncia do domnio da coisa depender de registro, cabe ao comprador providenci-lo e pagar as despesas, salvo disposio diversa no contrato (art. 490, CC). Ex.: aquisio de cotas de sociedade limitada ou de aes nominativas de uma sociedade annima. 7 Contrato mercantil e contrato de consumo

PESSOA JURIDICA. HIPOSSUFICICIA. FORO. ELEITO. O servio de crdito tomado pela pessoa jurdica em questo (sociedade empresria) junto instituio financeira foi, de certo modo, utilizado no fomento de sua atividade empresarial, no desenvolvimento de sua atividade lucrativa, de forma que a circulao econmica no se encerrou em suas mos, no se caracterizando como destinatria econmica final do bem ou servio adquirido. Por isso, no h, no caso, relao de consumo entre as partes (teoria finalista ou subjetiva), o que afasta a aplicao do CDC. Desse modo, a clusula de eleio de foro posta no contrato de financiamento no pode ser considerada abusiva, porquanto inexiste qualquer circunstncia que evidencie a situao de hipossuficincia da autora, a dificultar a propositura da ao no foro eleito. Precedentes citados: CC 39.666-SP, DJ 26/10/2005; REsp 541.867-BA, DJ 16/5/2005; AgRg no REsp 927.911-RS, DJ 4/6/2007, e REsp 827.318-RS, DJ 9/10/2006. CC 92.519-SP, Rel. Min. Fernando Gonalves, julgado em 16/2/2009. Obs.: A deciso no levou em conta o par. nico do art. 112, CPC.

III - ALIENAO FIDUCIRIA EM GARANTIA


(Lei n. Dec.-lei 911/69, 4.728/65, 9.514/97 e arts. 1.361 a 1.368-A, CC)

1. CONCEITO: - A alienao fiduciria o contrato pelo qual uma das partes (fiduciante) aliena um bem para a outra (fiducirio) sob a condio de ele ser restitudo sua propriedade quando verificado determinado fato. - A alienao fiduciria em garantia transfere ao credor o domnio resolvel e a posse indireta da coisa mvel alienada, independentemente da tradio efetiva do bem, tor-

22

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira nando-se o alienante ou devedor em possuidor direto e depositrio com todas as responsabilidades e encargos que lhe incumbem de acordo com a lei civil e penal (Art. 66, da Lei n. 4.728/65, revogado pela Lei n. 10.931/2004). - Considera-se fiduciria a propriedade resolvel de coisa mvel infungvel que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor (art. 1.361, CC). 2. REQUISITOS (Art. 1.362, CC e, art. 66-B, caput, Lei n. 4.728/65): valor total da dvida ou sua estimativa; o prazo, ou a poca do pagamento; taxa de juros, se houver; a descrio da coisa objeto da transferncia, com os elementos indispensveis sua identificao; a clusula penal, o ndice de atualizao monetria, se houver, e as demais comisses e encargos. 2.1. PROVA E REGISTRO DO CONTRATO: - Constitui-se a propriedade fiduciria com o registro do contrato, celebrado por instrumento pblico ou particular, que lhe serve de ttulo, no Registro de Ttulos e Documentos do domiclio do devedor, ou, em se tratando de veculos, na repartio competente para o licenciamento, fazendo-se a anotao no certificado de registro (art. 1.361, 1, CC).

Jurisprudncia:
Segunda Turma. ALIENAO FIDUCIRIA. VECULO. ANOTAO. CRV. A exigncia de registro em cartrio do contrato de alienao fiduciria no requisito de validade do negcio jurdico. Para as partes signatrias, a avena perfeita e plenamente vlida, independentemente do registro que, se ausente, traz como nica conseqncia a ineficcia do contrato perante o terceiro de boa-f. O CNT, ao disciplinar as regras de expedio dos Certificados de Registro de Veculo (arts. 122 e 124), no prev como pea obrigatria a ser apresentada o contrato de alienao fiduciria registrado. Ao interpretar sistematicamente o dispositivo nos 1 e 10 do art. 66 da Lei n. 4.728/1965, c/c os arts. 122 e 124 da Lei n. 9.503/1997, e prestigiando-se a ratio legis, impende concluir que, no caso de veculo automotor, basta constar do Certificado de Registro a alienao fiduciria, uma vez que, desse modo, resta plenamente atendido o requisito da publicidade. Destarte, se a Lei no exige o prvio registro cartorial do contrato de alienao fiduciria para a expedio de CRV, com anotao do gravame, no h como compelir a autoridade do Detran a proceder como quer o recorrente. REsp 278.993-SP, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 15/10/2002 (STJ Informativo n. 151/2002). Primeira Turma. VECULO AUTOMOTOR. ALIENAO FIDUCIRIA. REGISTRO Provido o recurso, conforme o entendimento compatvel com a Smula n. 92-STJ de que no cabe ao Detran, para fins de emisso do certificado de licenciamento, afastar a exigncia feita no art. 66, 1, do Decreto-Lei n. 911/69, referente necessidade da inscrio do instrumento de alienao fiduciria de veculo automotor no Registro de Ttulos e Documentos para resguardar a boa-f nas relaes jurdicas. Precedentes citados: REsp 34.957-SP, DJ 21/11/1994; REsp 140.873-DF, DJ 15/12/1997, e REsp 19.299-SP, DJ 11/5/1992. REsp 226.856-PB, Rel. Min. Milton Luiz Pereira, julgado em 16/11/1999 (STJ Informativo n. 40/99).

23

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

Obs.: - A alienao fiduciria somente se prova por escrito; - O instrumento pblico ou particular de alienao fiduciria deve ser arquivado no Registro de Ttulos e Documentos do domiclio do devedor; Tratando-se de veculo automotor, alm do arquivamento mencionado, necessrio consignar no prprio certificado de registro, averbando-se no Detran. - Smula 92, STJ - A terceiro de boa-f no oponvel a alienao fiduciria no anotada no Certificado de Registro do veculo automotor. - RESOLUO CONTRAN N 124, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2001. 3. PARTES : - Credor: Mutuante-fiducirio - Devedor: Muturio-fiduciante - Smula 28, STJ - O contrato de alienao fiduciria em garantia pode ter por objeto bem que j integrava o patrimnio do devedor. 4. MORA E INADIMPLEMENTO: De acordo com o art. 2, 2, do Dec.-Lei 911/69:
2 A mora decorrer do simples vencimento do prazo para pagamento e poder ser comprovada por carta registada expedida por intermdio de Cartrio de Ttulos e Documentos ou pelo protesto do ttulo, a critrio do credor.

Trata-se de mora ex-re, e portanto, independe de interpelao para o efeito de vencimento antecipado das parcelas vincendas. Depender de interpelao somente como exigncia de processamento da ao de busca e apreenso.
Terceira Turma. MC. LIMINAR. BUSCA E APREENSO. ALIENAO FIDUCIRIA. A Turma julgou procedente a cautelar para destrancar o REsp retido, ao fundamento de que se discutia apenas a possibilidade de conferir-se ao credor liminar em ao de busca e apreenso para reaver o bem alienado fiduciariamente, independente de comprovao de fumus boni juris ou de periculum in mora, na medida em que h mora do devedor, a qual, no caso, se d ex re. (...) MC 3.824-PR, Rel. Min. Antnio de Pdua Ribeiro, julgada em 28/8/2001 (STJ Informativo n. 106/2001)

24

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

Em caso de mora, os meios legais disposio do credor so: Pode promover busca e apreenso do bem (Art. 3, Dec.-Lei 911/69); Ao de depsito, se o bem no for encontrado (Art. 4, Dec.-Lei 911/69); Execuo do crdito (Art. 5, Dec.-Lei 911/69); No caso de falncia do devedor, postular a restituio do bem, para venda e soluo de seu crdito (Art. 85, Lei 11.101/2005 e art. 7, Dec.-lei 911/69).

nula a clusula que autoriza o proprietrio fiducirio a ficar com a coisa alienada em garantia, se a dvida no for paga em seu vencimento (art. 1.365, CC). - Art. 53, CDC - Nos contratos de compra e venda de mveis ou imveis mediante pagamento em prestaes, bem como nas alienaes fiducirias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as clusulas que estabeleam a perda total das prestaes pagas em benefcio do credor que, em razo do inadimplemento, pleitear a resoluo do contrato e a retomada do produto alienado. Smula 72 do STJ: a comprovao da mora imprescindvel busca e apreenso do bem alienado fiduciariamente. - A venda s pode ocorrer depois de consolidada a propriedade e a posse plena e exclusiva dos bens dados em garantia nas mos do proprietrio fiducirio.
Art. 1.364, CC: vencida a dvida, e no paga, fica o credor obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiro, a aplicar o preo no pagamento de seu crdito e das despesas de cobrana, e a entregar o saldo, se houver, ao devedor. Dec.-lei 911/69: Art 3 O Proprietrio Fiducirio ou credor, poder requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreenso do bem alienado fiduciriamente, a qual ser concedida liminarmente, desde que comprovada a mora ou o inadimplemento do devedor. 1o Cinco dias aps executada a liminar mencionada no caput, consolidar-se-o a propriedade e a posse plena e exclusiva do bem no patrimnio do credor fiducirio, cabendo s reparties competentes, quando for o caso, expedir novo certificado de registro de propriedade em nome do credor, ou de terceiro por ele indicado, livre do nus da propriedade fiduciria. (Redao dada pela Lei 10.931, de 2004).

4.1. Adimplemento substancial

Sobre o tema, diz Pablo Stolze:

25

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
A doutrina do adimplemento substancial sustenta que no se deve considerar resolvida a obrigao quando a atividade do devedor, posto no haja sido perfeita ou atingido plenamente o fim proposto, aproxima-se consideravelmente do seu resultado final.

Jurisprudncia:
RECURSO ESPECIAL N 469.577 - SC (20020115629-5) RELATOR: MINISTRO RUY ROSADO DE AGUIAR RECORRENTE: BANCO BRADESCO SA ADVOGADO: LINO ALBERTO DE CASTRO E OUTROS RECORRIDO: ENEZE APICULTURA E CONSERVAS LTDA EMENTA: ALIENAO FIDUCIRIA. Busca e apreenso. Deferimento liminar. Adimplemento substancial. No viola a lei a deciso que indefere o pedido liminar de busca e apreenso considerando o pequeno valor da dvida em relao ao valor do bem e o fato de que este essencial atividade da devedora. Recurso no conhecido. ACRDO: Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da QUARTA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, no conhecer do recurso, nos termos do voto do Sr. Ministro-Relator. Os Srs. Ministros Fernando Gonalves, Aldir Passarinho Junior e Barros Monteiro votaram com o Sr. Ministro-Relator. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Slvio de Figueiredo Teixeira. Braslia (DF), 25 de maro de 2003(Data do Julgamento).

5. O PROCEDIMENTO JUDICIAL E A BUSCA E APREENSO (Dec.-lei 611/69, alterado pela Lei 10.931/2004). - O Proprietrio Fiducirio ou credor, poder requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreenso do bem alienado fiduciriamente, a qual ser concedida liminarmente, desde que comprovada a mora ou o inadimplemento do devedor; - Cinco dias aps executada a liminar mencionada, consolidar-se-o a propriedade e a posse plena e exclusiva do bem no patrimnio do credor fiducirio, cabendo s reparties competentes, quando for o caso, expedir novo certificado de registro de propriedade em nome do credor, ou de terceiro por ele indicado, livre do nus da propriedade fiduciria; - No prazo acima, o devedor fiduciante poder pagar a integralidade da dvida pendente, segundo os valores apresentados pelo credor fiducirio na inicial, hiptese na qual o bem lhe ser restitudo livre do nus; - O devedor fiduciante apresentar resposta no prazo de quinze dias da execuo da liminar; - A resposta poder ser apresentada ainda que o devedor tenha se utilizado da faculdade de pagar a integralidade da dvida, caso entenda ter havido pagamento a maior e desejar restituio; - Da sentena cabe apelao apenas no efeito devolutivo;

26

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

- Na sentena que decretar a improcedncia da ao de busca e apreenso, o juiz condenar o credor fiducirio ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem j tenha sido alienado; Veja o entendimento do TJGO sobre essa questo da multa:

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 68.893-0/180 - (200804660080) COMARCA DE ANPOLIS AGRAVANTE: BANCO GE CAPITAL S/A AGRAVADA: VIVIANE BARROS GOMES EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. BUSCA E APREENSO. PURGAO DA MORA. AO JULGADA EXTINTA. CUMPRIMENTO DE SENTENA. DEVOLUO DO BEM. VECULO ALIENADO. APLICAO DE MULTA E PERDAS E DANOS. RECURSO 'SECUNDUM EVENTUM LITIS'. PR-QUESTIONAMENTO. I - No cumprimento da determinao judicial de devoluo do bem apreendido, decorrente de sentena de extino do feito em razo da purgao da mora, a alienao porventura ocorrida pelo credor fiducirio no obsta o cumprimento do decisum, haja vista a possibilidade da converso da obrigao em perdas e danos, sem perder de vista a cominao da multa cominatria no importe de 50% do valor originalmente financiado,devidamente atualizado, nos termos do artigo 3, 6 e 7, do Dec-lei n 911/69, com a alterao dada pela Lei n 10.931/04. II - O credor fiducirio que aodadamente aliena o bem, sem aguardar o desfecho da lide, efetiva providncia por sua conta e risco, mxime quando advm sentena que comine pela improcedncia do pedido ou extino do feito pela purgao da mora. Assim, em casos como tais, na impossibilidade de se devolver o veculo, deve o credor fiducirio responder por perdas e danos, sem prejuzo da multa, a serem apuradas em procedimento especfico. III - Conforme cedio, o agravo de instrumento um recurso 'secundum eventum litis', o qual cinge-se anlise do acerto ou desacerto da deciso agravada, revelando-se defeso ao julgador da esfera 'ad quem' apreciar questes outras diversas do julgado recorrido. IV - Revela-se imprspero o pedido de pr- questionamento, haja vista que ao Poder Judicirio no dada a atribuio de rgo consultivo. AGRAVO CONHECIDO E IMPROVIDO. Goinia, 17 de fevereiro de 2009.

- A multa mencionada no exclui a responsabilidade do credor fiducirio por perdas e danos; - A busca e apreenso, neste caso, constitui processo autnomo e independente de qualquer procedimento posterior. 6. AO DE DEPSITO E PRISO DO DEVEDOR - Se o bem alienado fiduciariamente no for encontrado ou no se achar na posse do devedor, o credor poder requerer a converso do pedido de busca e apreenso, nos mesmos autos, em ao de depsito, na forma prevista no Captulo II, do Ttulo I, do Livro IV, do Cdigo de Processo Civil;

27

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira - Se o credor preferir, poder recorrer ao executiva onde sero penhorados, a critrio do autor da ao, bens do devedor quantos bastem para assegurar a execuo; - De outra forma, feita a converso, segue-se o rito previsto nos arts. 901 a 906 do CPC; - Assim, o ru ser citado para, em 5 (cinco) dias, entregar a coisa, deposit-la em juzo ou consignar-lhe o equivalente em dinheiro, ou para contestar a ao; - Se contestar, poder alegar, alm da nulidade ou falsidade do ttulo e da extino das obrigaes, as defesas previstas na lei civil (art. 902, 2, CPC); - Se o ru contestar, observar-se- o procedimento ordinrio (art. 903, CPC); - Julgada procedente a ao, o juiz ordenar a expedio de mandado de para entrega da coisa em 24h ou o equivalente em dinheiro (art. 904, CPC). 6.1. DA PRISO CIVIL - Do pedido na Ao de Depsito poder constar, ainda, a cominao da pena de priso civil de at 1 (um) ano; (superado) - De acordo com a lei processual civil, a priso ser decretada se o depositrio no cumprir o mandado que determina a entrega da coisa (art. 904, p. nico, CPC); (superado) - Constituio Federal, art. 5, LXVII; - Cdigo Civil, art. 652; - Pacto de So Jos da Costa Rica, art. 7, item 7; - Jurisprudncia do STJ:
Processo: AgRg nos EREsp 402042 / MG ; AGRAVO REGIMENTAL NOS EMBARGOS DE DIVERGENCIA NO RECURSO ESPECIAL 2005/0113445-0 Relator(a): Ministro GILSON DIPP (1111) rgo Julgador: CE - CORTE ESPECIAL Data do Julgamento: 07/06/2006 Data da Publicao/Fonte: DJ 01.08.2006 p. 328 Ementa: PROCESSUAL CIVIL E CIVIL. EMBARGOS DE DIVERGNCIA EM RECURSO ESPECIAL. AGRAVO INTERNO. AUSNCIA DE COTEJO ANALTICO. DIVERGNCIA JURISPRUDENCIAL NO COMPROVADA NOS TERMOS DO ART. 255 DO RISTJ. ALIENAO FIDUCIRIA EM GARANTIA. PRISO CIVIL. IMPOSSIBILIDADE. ENTENDIMENTO DA CORTE ESPECIAL. APLICAO DA SMULA 168/STJ. AGRAVO DESPROVIDO. I - A admisso dos embargos de divergncia no recurso especial impe o confronto analtico entre o acrdo paradigma e a deciso hostilizada, a fim de evidenciar a similitude ftica e jurdica posta em debate, nos termos do art. 255 do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justia.

28

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
II - A Eg. Corte Especial deste Tribunal j pacificou o entendimento no sentido de que no cabe a priso civil do devedor que descumpre contrato garantido por alienao fiduciria (EREsp. 149.518/GO, Rel. Ministro Ruy Rosado de Aguiar, D.J. de 28/02/2000). III - Desta forma, deve prevalecer o entendimento prescrito pela Eg. Corte Especial, em face da misso institucional deste Tribunal, quanto uniformizao da matria infraconstitucional em sede de recurso especial. IV - O presente recurso esbarra no bice do verbete de Smula 168/STJ do seguinte teor: "No cabem embargos de divergncia, quando a jurisprudncia do Tribunal se firmou no mesmo sentido do acrdo embargado". V - Agravo interno desprovido.

- Jurisprudncia do STF:

Informativo 531 PLENRIO Priso Civil e Depositrio Infiel - 3 Em concluso de julgamento, o Tribunal concedeu habeas corpus em que se questionava a legitimidade da ordem de priso, por 60 dias, decretada em desfavor do paciente que, intimado a entregar o bem do qual depositrio, no adimplira a obrigao contratual v. Informativos 471, 477 e 498. Entendeu-se que a circunstncia de o Brasil haver subscrito o Pacto de So Jos da Costa Rica, que restringe a priso civil por dvida ao descumprimento inescusvel de prestao alimentcia (art. 7, 7), conduz inexistncia de balizas visando eficcia do que previsto no art. 5, LXVII, da CF (no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;). Concluiu-se, assim, que, com a introduo do aludido Pacto no ordenamento jurdico nacional, restaram derrogadas as normas estritamente legais definidoras da custdia do depositrio infiel. Prevaleceu, no julgamento, por fim, a tese do status de supralegalidade da referida Conveno, inicialmente defendida pelo Min. Gilmar Mendes no julgamento do RE 466343/SP, abaixo relatado. Vencidos, no ponto, os Ministros Celso de Mello, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Eros Grau, que a ela davam a qualificao constitucional, perfilhando o entendimento expendido pelo primeiro no voto que proferira nesse recur-

29

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
so. O Min. Marco Aurlio, relativamente a essa questo, se absteve de pronunciamento. (HC 87585/TO, rel. Min. Marco Aurlio, 3.12.2008. (HC-87585) EMENTA: RECURSO. Extraordinrio. Priso Civil. Inadmissibilidade reconhecida pelo acrdo impugnado. Depositrio infiel. Questo da constitucionalidade das normas infraconstitucionais que prevem a priso. Relevncia. Repercusso geral reconhecida. Apresenta repercusso geral o recurso extraordinrio que verse sobre a questo de constitucionalidade das normas que dispem sobre a priso civil de depositrio infiel . (RE 562051 RG, Relator(a): Min. CEZAR PELUSO, julgado em 14/04/2008, DJe-172 DIVULG 11-09-2008 PUBLIC 12-09-2008 EMENT VOL-02332-05 PP-00983 )

Smula revogada
Tambm por maioria, o STF decidiu no mesmo sentido um terceiro processo versando sobre o mesmo assunto, o Habeas Corpus 87585. Para dar conseqncia a esta deciso, revogou a Smula 619, do STF, segundo a qual a priso do depositrio judicial pode ser decretada no prprio processo em que se constituiu o encargo, independentemente da propositura de ao de depsito.

Ao trazer o assunto de volta a julgamento, depois de pedir vista em maro deste ano, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito defendeu a priso do depositrio judicial infiel. Entretanto, como foi voto vencido, advertiu que, neste caso, o Tribunal teria de revogar a Smula 619, o que acabou ocorrendo. EMENTA: PRISO CIVIL. Depsito. Depositrio infiel. Alienao fiduciria. Decretao da medida coercitiva. Inadmissibilidade absoluta. Insubsistncia da previso constitucional e das normas subalternas. Interpretao do art. 5, inc. LXVII e 1, 2 e 3, da CF, luz do art. 7, 7, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica). Recurso improvido. Julgamento conjunto do RE n 349.703 e dos HCs n 87.585 e n 92.566. ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. (RE 466343, Relator(a): Min. CEZAR PELUSO, Tribunal Pleno, julgado em 03/12/2008, DJe-104 DIVULG 04-06-2009 PUBLIC 05-06-2009 EMENT VOL02363-06 PP-01106 RDECTRAB v. 17, n. 186, 2010, p. 29-165) Smula Vinculante 25 ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. Fonte de Publicao DJe n 238, p. 1, em 23/12/2009 DOU de 23/12/2009, p. 1. Legislao: Constituio Federal de 1988, art. 5, LXVII e 2. Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de S. Jos da Costa Rica), art. 7, 7. Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, art. 11.

6.2. PERECIMENTO DO BEM


ALIENAO FIDUCIRIA. BEM DESTRUDO. A Seo, por maioria, proveu parcialmente o recurso, entendendo que, ajuizada a ao de depsito decorrente de busca e apreenso e destrudo o bem alienado fiduciariamente, o autor pode promover a execuo nos prprios autos da ao de depsito, condenando-se o ru, no caso, ao pagamento do equivalente em dinheiro valor do bem , ex vi do art. 906 do CPC. Precedentes citados: REsp 156.965-SP, DJ 3/5/1999, e REsp 160.129-SP, DJ 17/5/1999. REsp

30

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
269.293-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 9/5/2001. (STJ Informativo n. 95/2001).

7. ALIENAO FIDUCIRIA E PENHORA


RECURSO ESPECIAL N 1.171.341 - DF (2009/0243850-3) RELATORA : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI RECORRENTE : ERASMO TOKARSKI E OUTROS ADVOGADO : DEIRDRE DE AQUINO NEIVA CRUZ RECORRIDO : REGINA APARECIDA TEIXEIRA ADVOGADO : SEM REPRESENTAO NOS AUTOS EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. PENHORA. ALIENAO FIDUCIRIA. CONTRATO. DIREITOS. POSSIBILIDADE. INTELIGNCIA DO ARTIGO 655, XI, DO CPC. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E PROVIDO. 1. "O bem alienado fiduciariamente, por no integrar o patrimnio do devedor, no pode ser objeto de penhora. Nada impede, contudo, que os direitos do devedor fiduciante oriundos do contrato sejam constritos." 2. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 679821/DF, Rel. Min. Felix Fisher, Quinta Turma, unnime, DJ 17/12/2004 p. 594)

Inteligncia dos arts. 671, 673, , CPC. Efetuada a penhora, estimar-se- a avaliao do bem, descontando-se o montante ainda pendente de pagamento junto instituio financeira.

IV - LEASING OU ARRENDAMENTO MERCANTIL


(Lei 6.099/74, Lei 7.132/83, Res. 2.309/96 - BACEN)

1. Conceito: o contrato pelo qual uma pessoa jurdica (arrendador) entrega a outra pessoa fsica ou jurdica (arrendatrio), por tempo determinado, um bem comprado pela primeira com as especificaes ditadas pela segunda, sendo facultado ao arrendatrio, ao trmino do contrato, a compra do bem pelo preo residual, previamente fixado. - Natureza Jurdica: Trata-se de contrato complexo, misto de locao, financiamento e compra e venda, no qual locao de coisas agrega-se uma opo de compra (W. Fzzio Jr.). - SMULA N. 369-STJ. No contrato de arrendamento mercantil (leasing), ainda que haja clusula resolutiva expressa, necessria a notificao prvia do arrendatrio para constitu-lo em mora. Rel. Min. Fernando Gonalves, em 16/2/2009.
JURISPRUDNCIA: EMENTA: ARRENDAMENTO MERCANTIL - REINTEGRAO DE POSSE - LIMINAR DEFERIDA - NOTIFICAO PREMONITRIA - INEFICCIA INOCORRENTE - DECISO MANTIDA - RECURSO DESPROVIDO.

31

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
- Encartada, no contrato de leasing, clusula resolutiva expressa, a resciso contratual opera-se de pleno direito, uma vez sobrevindo o evento ao qual se subordinou a resoluo. Rescindido o ajuste e comprovada a mora, a posse do arrendatrio transmuda-se em posse injusta, legitimando a utilizao, pelo arrendante, da via possessria para a recuperao do bem. - A notificao para a comprovao da mora vlida quando feita por carta registrada com AR, no sendo indispensvel, para a sua eficcia, a entrega pessoal empresa destinatria. Tal como decorre do art. 14 da Lei 9.492/97, aplicvel ao caso, basta, para a validade da notificao, que a correspondncia notificatria seja remetida ao endereo do devedor e l recebida. (TJSC, AgI 1998.017814-2, rel. Des. Trindade dos Santos, j. 23-2-1999, 1 Cmara de Direito Civil).

2 Requisitos do Contrato: o contrato solene e deve ser formalizado por instrumento pblico ou particular, devendo ostentar os seguintes requisitos mnimos, de acordo com o art. 7, e incisos, da Res. n 2309/96 do Bacen: I - a descrio dos bens que constituem o objeto do contrato, com todas as caractersticas que permitam sua perfeita identificao; II - o prazo de arrendamento; III - o valor das contraprestaes ou a formula de clculo das contraprestaes, bem como o critrio para seu reajuste; IV - a forma de pagamento das contraprestaes por perodos determinados, no superiores a 1 (um) semestre, salvo no caso de operaes que beneficiem atividades rurais, quando o pagamento pode ser fixado por perodos no superiores a 1 (um) ano; V - as condies para o exerccio por parte da arrendatrio do direito de optar pela renovao do contrato, pela devoluo dos bens ou pela aquisio dos bens arrendados; VI - a concesso a arrendatria de opo de compra dos bens arrendados, devendo ser estabelecido o preo para seu exerccio ou critrio utilizvel na sua fixao; VII - as despesas e os encargos adicionais, inclusive despesas de assistncia tcnica, manuteno e servios inerentes a operacionalidade dos bens arrendados, admitindo-se, ainda, para o arrendamento mercantil financeiro: a) a previso de a arrendatria pagar valor residual garantido em qualquer momento durante a vigncia do contrato, no caracterizando o pagamento do valor residual garantido o exerccio da opo de compra; b) o reajuste do preo estabelecido para a opo de compra e o valor residual garantido; VIII - as condies para eventual substituio dos bens arrendados, inclusive na ocorrncia de sinistro, por outros da mesma natureza, que melhor atendam as convenincias

32

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira do arrendatrio, devendo a substituio ser formalizada por intermdio de aditivo contratual; IX - as demais responsabilidades que vierem a ser convencionadas, em decorrncia de: a) uso indevido ou imprprio dos bens arrendados; b) seguro previsto para cobertura de risco dos bens arrendados; c) danos causados a terceiros pelo uso dos bens; d) nus advindos de vcios dos bens arrendados; X - a faculdade de a arrendadora vistoriar os bens objeto de arrendamento e de exigir do arrendatrio a adoo de providencias indispensveis preservao da integridade dos referidos bens; XI - as obrigaes da arrendatria, nas hipteses de: a) inadimplemento, limitada a multa de mora a 2% (dois por cento) do valor em atraso; b) destruio, perecimento ou desaparecimento dos bens arrendados; XII - a faculdade de a arrendatria transferir a terceiros no Pas, desde que haja anuncia expressa da entidade arrendadora, os seus direitos e obrigaes decorrentes do contrato, com ou sem co-responsabilidade solidria. 3 Partes: I - Arrendador: uma sociedade empresria do tipo instituio financeira, constituda sob a forma de sociedade annima, obrigatoriamente registrada no Banco Central, em cuja denominao dever constar a expresso arrendamento mercantil. (Arts. 3 e 4, Res. 2.309/96, Bacen) II Arrendatrio: pode ser pessoa fsica ou jurdica que fica na posse do bem arrendado, pagando por ele uma quantia determinada e tendo a possibilidade de, findo o contrato, optar por sua aquisio13. III Fornecedor do bem: quem faz a venda do bem ao arrendante e que no participa necessariamente do negcio jurdico. LEASING E EFEITOS TRIBUTRIOS: Art. 2, da Lei 6.099/74:
13

BERTOLDI, M. M. et. al. Curso avanado de direito comercial. 3. ed. So Paulo: RT, 2006, p. 750.

33

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

Art 2 No ter o tratamento previsto nesta Lei o arrendamento de bens contratado entre pessoas jurdicas direta ou indiretamente coligadas ou interdependentes, assim como o contratado com o prprio fabricante. 1 O Conselho Monetrio Nacional especificar em regulamento os casos de coligao e interdependncia. 2 Somente faro jus ao tratamento previsto nesta Lei as operaes realizadas ou por empresas arrendadoras que fizerem dessa operao o objeto principal de sua atividade ou que centralizarem tais operaes em um departamento especializado com escriturao prpria.

Obs.: As operaes abaixo recebem o tratamento tributrio da compra e venda a prazo. Ou seja, o arrendatrio no pode deduzir o valor das parcelas a ttulo de despesas operacionais. Dever recolher IR sobre as parcelas. Obs.: No se enquadram no conceito tributrio de Leasing: 1) O Self-leasing: modalidade contratual em que as partes so coligadas: Sociedade coligada: De acordo com Lei 6.404/76 ocorria sociedade coligada quando uma sociedade participava, com 10% (dez por cento) ou mais, do capital da outra, sem control-la. Mas o conceito foi alterado pela Lei 11.941/2009, que modificou os pargrafos do art. 243. A partir de ento, coligadas so as sociedades nas quais a investidora tenha influncia significativa. E para efeito legal, considera-se que h influncia significativa quando a investidora detm ou exerce o poder de participar nas decises das polticas financeira ou operacional da investida, sem control-la. Diz ainda o dispositivo que se presume influncia significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante da investida, sem control-la. 2) O Leasing Operacional em que o arrendador o prprio fabricante do produto arrendado.

Incide IOF (Imposto sobre Operaes Financeiras) no arrendamento mercantil? No. O IOF no incide nas operaes de leasing, por no se tratar de operao financeira. O imposto que ser pago no contrato o Imposto Sobre Servios (ISS).

4 Prazos (Art. 8, Res. 2309/96): I - para o arrendamento mercantil financeiro: a) Prazo mnimo 14 de 2 (dois) anos, compreendidos entre a data de entrega dos bens a arrendatria, consubstanciada em termo de aceitao e recebimento dos bens, e a data
14

Cf. BACEN - Banco Central do Brasil. Disponvel em: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/leasing.asp

34

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira de vencimento da ultima contraprestao, quando se tratar de arrendamento de bens com vida til15 igual ou inferior a 5 (cinco) anos; b) Prazo mnimo de 3 (trs) anos para o arrendamento de outros bens; II - para o arrendamento mercantil operacional, prazo mnimo de 90 (noventa) dias. OBS.: De acordo com o Art. 10. A operao de arrendamento mercantil ser considerada como de compra e venda a prestao se a opo de compra for exercida antes de decorrido o respectivo prazo mnimo estabelecido no art. 8 deste Regulamento. 5 Modalidades: I Leasing financeiro (Art. 5, Res. 2.309/96): inexiste nesta modalidade a prestao de servios pelo arrendante, geralmente uma instituio financeira. O Conselho Monetrio Nacional, ao regulamentar o leasing financeiro, considera-o como a modalidade de arredamento mercantil em que
as contraprestaes e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatria, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operao e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos (art. 1, I, da Res. n. 2.309/1996 do CMN).

a) As contraprestaes e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatria, so suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo do contrato e obtenha retorno sobre os recursos investidos; b) As despesas de manuteno, assistncia tcnica e servios correlatos operacionalidade do bem arrendado so de responsabilidade da arrendatria ; c) O preo para o exerccio da opo de compra livremente pactuado, podendo ser, at mesmo, o valor de mercado do bem arrendado. II) Leasing operacional (Art. 6, Res. n. 2309/96) : Originalmente, o leasing operacional consistia numa uma locao de bens, com clusula de prestao de servios, porque o arrendante era o prprio fabricante dos bens arrendados e prestava assistncia tcnica ao arrendatrio, fornecendo treinamento e reparando concertos e cuidando da manuteno peridica, assumindo inclusive os riscos tecnolgicos obsolescncia e ao mercado16. No havia interveno de instituio financeira.
15

Regras para definio de vida til do bem: Lei 6.099/74, Art. 12, 1 Entende-se por vida til do bem o prazo durante o qual se possa esperar a sua efetiva utilizao econmica. 2 A Secretaria da Receita Federal publicar periodicamente o prazo de vida til admissvel, em condies normais, para cada espcie de bem. 3 Enquanto no forem publicados os prazos de vida til de que trata o pargrafo anterior, a sua determinao se far segundo as normas previstas pela legislao do imposto de renda para fixao da taxa de depreciao.
16

Cf. W. Fzzio Jr. Manual de direito comercial. So Paulo: Atlas, 2003.

35

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

Obs.: no Brasil, a Xerox foi uma das precursoras dessa modalidade de leasing. Como o art. 2 da Lei 6.099/74 vedou a concesso dos efeitos tributrios (iseno tributria) ao leasing contratado com o prprio fabricante, o Banco Central resolveu dar um novo tratamento ao leasing operacional, nos termos do art. 6, da Resoluo n 2.309/96 alterada pela Res. 2.465/98, sendo estipuladas as seguintes regras:
Art. 6 Considera-se arrendamento mercantil operacional a modalidade em que: I - as contraprestaes a serem pagas pela arrendatria contemplem o custo de arrendamento do bem e os servios inerentes a sua colocao a disposio da arrendatria, no podendo o valor presente dos pagamentos ultrapassar 90% (noventa por cento) do custo do bem; II - o prazo contratual seja inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do prazo de vida til econmica do bem; III - o preo para o exerccio da opo de compra seja o valor de mercado do bem arrendado; IV - no haja previso de pagamento de valor residual garantido. Pargrafo 1 As operaes de que trata este artigo so privativas dos bancos mltiplos com carteira de arrendamento mercantil e das sociedades de arrendamento mercantil. Pargrafo 2 No clculo do valor presente dos pagamentos dever ser utilizada taxa equivalente aos encargos financeiros constantes do contrato. Pargrafo 3 A manuteno, a assistncia tcnica e os servios correlatos a operacionalidade do bem arrendado podem ser de responsabilidade da arrendadora ou da arrendatria. (artigo alterado pela Resoluo n 2465, de 19.2.98)

III Leasing Back: Ao contrrio do que ocorre com o leasing tradicional, no leasing back o bem j pertence ao arrendatrio, que o vende ao locador e em seguida o recebe em arrendamento. Trata-se de operao comumente utilizada pelo empresrio como opo de financiamento, sem que tenha que se desfazer da posse do bem que antes era seu e que agora passa a ser do arrendante, mas que continua sua disposio, s que a ttulo de arredamento e no de propriedade, como anteriormente. De acordo com Arnaldo Rizzardo, logo aps a 2 Guerra Mundial, ...as necessidades de capital de giro levaram as empresas a procurar esta categoria de negcios, o que permitiu a obteno de recursos sem precisar se desfazerem dos bens de produo. 17 Esta operao permite ao empresrio transformar seu ativo imobilizado em capital de giro.18

17

RIZZARDO, Arnaldo. Leasing Arrendamento mercantil no direito brasileiro. 4. ed. So Paulo: RT, 2000, p. 47 18 BERTOLDI, M. M. et. al. Curso avanado de direito comercial. 3. ed. So Paulo: RT, 2006, p. 753.

36

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira IV - Self-leasing (leasing consigo mesmo): constitui o arrendamento mercantil contratado entre empresas pertencentes ao mesmo grupo financeiro. Basicamente, consiste em uma operao entre empresas ligadas ou coligadas. Este tipo de leasing foi excludo pela Lei n 6.099/74, art. 2, e Resoluo BACEN n 2.309/96, art. 28, III. 5). Lei n 6,099/74:
Art 2 No ter o tratamento previsto nesta Lei o arrendamento de bens contratado entre pessoas jurdicas direta ou indiretamente coligadas ou interdependentes, assim como o contratado com o prprio fabricante. 1 O Conselho Monetrio Nacional especificar em regulamento os casos de coligao e interdependncia. 2 Somente faro jus ao tratamento previsto nesta Lei as operaes realizadas ou por empresas arrendadoras que fizerem dessa operao o objeto principal de sua atividade ou que centralizarem tais operaes em um departamento especializado com escriturao prpria.

Mas, de acordo com Arnaldo Rizzardo,


A disposio importa em somente no se conceder os benefcios tributrios da Lei 6.099. Em outros termos, no est proibida a prtica, mesmo que sem o favorecimento das isenes institudas pela lei.19

6 Valor Residual Garantido: Conceito: A Portaria n. 564/1978 do Ministrio da Fazenda (referente tributao das arrendadoras nas operaes de arrendamento mercantil) definiu o VRG como:
Preo contratualmente estipulado para exerccio da opo de compra, ou valor contratualmente garantido pela arrendatria como mnimo que ser recebido pela arrendadora na venda a terceiros do bem arrendado, na hiptese de no ser exercida a opo de compra.

a) No leasing financeiro o pagamento do VGR pode ocorrer a qualquer momento sem configurar compra e venda, de acordo com a resoluo (Art. 7, VII, a e b, Res. 2309/96). b) A resoluo prev ainda a possibilidade de dissoluo do VRG nas parcelas, sem descaracterizao do Leasing (Art. 7, VII, a). - Parte da jurisprudncia vinha interpretando a antecipao do VRG como descaracterizao do contrato de Leasing para contrato de compra e venda a prazo:
ORIGEM.....: 1A CAMARA CIVEL FONTE......: DJ 14822 de 18/08/2006 ACRDO....: 18/07/2006 PROCESSO...: 200601019100 COMARCA....: GOIANIA RELATOR....: DR(A). JEOVA SARDINHA DE MORAES

19

RIZZARDO, Arnaldo. Op. Cit., p. 40.

37

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
RECURSO....: 98303-8/188 - APELACAO CIVEL EMENTA.....: "APELACAO CIVEL. ACAO DE REITEGRACAO VALOR RESIDUAL GARANTIDO. A ANTECIPACAO DO VALOR RESIDUAL GARANTIDO DESCARACTERIZA O CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL PARA COMPRA E VENDA A PRESTACAO . ASSIM, A REINTEGRACAO DE POSSE DEVE SER JULGADA IMPROCEDENTE POR AUSENCIA DE ESBULHO, UMA VEZ QUE O COMPRADOR TEM A POSSE JUSTA DO BEM. APELACAO CONHECIDA E PROVIDA." DECISO....: "ACORDAM OS COMPONENTES DA QUARTA TURMA JULGADORA DA PRIMEIRA CAMARA CIVEL DO EGREGIO TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE GOIAS, A UNANIMIDADE DE VOTOS EM CONHECER DO APELO E LHE DAR PROVIMENTO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR."

O STJ firmou jurisprudncia sobre a matria, editando a smula 293 com o seguinte teor: A cobrana antecipada do valor residual garantido (VRG) no descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil.
ORIGEM.....: 1A CAMARA CIVEL FONTE......: DJ 14782 de 22/06/2006 ACRDO....: 16/05/2006 PROCESSO...: 200600623810 COMARCA....: ANAPOLIS RELATOR....: DES. LEOBINO VALENTE CHAVES RECURSO....: 97271-9/188 - APELACAO CIVEL EMENTA.....: "APELACAO CIVEL. ACAO DE REINTEGRACAO DE POSSE. CONTRATO DE LEASING. ANTECIPACAO DO VALOR RESIDUAL GARANTIDO. DESCARACTERIZACAO PARA COMPRA E VENDA. INDEFERIMENTO DA INICIAL. IMPOSSIBILIDADE. SUMULA 293 DO STJ. A ANTECIPACAO DO VALOR RESIDUAL GARANTIDO (VRG) NAO DESCARACTERIZA O CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL PARA COMPRA E VENDA EM PRESTACAO. ASSIM, INEXISTE QUALQUER OBICE AO CURSO DA ACAO DE REITEGRACAO DE POSSE, MORMENTE COM A EDICAO DA SUMULA 293 DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTICA. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO." DECISO....: "ACORDAM OS COMPONENTES DA TERCEIRA TURMA JULGADORA DA PRIMEIRA CAMARA CIVEL DO EGREGIO TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE GOIAS, A UNANIMIDADE DE VOTOS EM CONHECER DO APELO E DAR-LHE PROVIMENTO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR."

- A bem da verdade, em 2003 o STJ mudou seu entendimento, cancelando a smula 263 cujo teor era pela descaracterizao do contrato de Leasing em contrato de compra e venda. - Conseqncias jurdicas da mudana desse entendimento: - Havendo descaracterizao de Leasing para Compra e Venda no seria possvel o deferimento de reintegrao de posse em caso de inadimplemento. - Com a descaracterizao arrendatria no poderia deduzir as contraprestaes como despesas operacionais, ou seja, deveria recolher o imposto de renda sobre as parcelas pagas (Art. 11, Lei 6.099/74)20.

20

Art 11. Sero consideradas como custo ou despesa operacional da pessoa jurdica arrendatria as contraprestaes pagas ou creditadas por fora do contrato de arrendamento mercantil. 1 A aquisio pelo arrendatrio de bens arrendados em desacordo com as disposies desta Lei, ser considerada operao de compra e venda a prestao.

38

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

- Na deduo, os valores das prestaes pagas (Leasing) no so considerados lucro tributvel pelo imposto de renda. - Na operao de leasing, enquanto leasing, no incide ICMS:
REPETITIVO. ICMS. LEASING. AVIO. A Seo, ao apreciar recurso representativo de controvrsia (art. 543-C do CPC e Res. n. 8-2008-STJ), reiterou a jurisprudncia deste Superior Tribunal com base no art. 3, VIII, da LC n. 87/1996 quanto no incidncia de ICMS sobre operao de leasing em que no se efetivou a transferncia de titularidade do bem. A incidncia do ICMS pressupe circulao de mercadoria (transferncia da titularidade do bem) quer o bem arrendado provenha do exterior quer no. No caso dos autos, trata-se de importao de aeronave mediante contrato de arrendamento mercantil (leasing). Com esse entendimento, deu-se provimento ao recurso especial adesivo da companhia area, julgando prejudicado o recurso principal interposto pela Fazenda estadual. Precedentes citados do STF: RE 461.968-SP, DJ 24/8/2007; do STJ: AgRg no Ag 791.761-RS, DJe 9/3/2009; AgRg no REsp 969.880-SP, DJe 29/9/2008; REsp 337.433-PR, DJ 1/12/2003; REsp 264.954-SE, DJ 20/8/2001; REsp 93.537-SP, DJ 16/2/1998, e AgRg nos EDcl no REsp 851.386-MG, DJ 1/2/2007. REsp 1.131.718-SP, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 24/3/2010.(Informativo n. 428).

c) Inadimplncia do devedor e VRG - Em caso de inadimplemento pelo arrendatrio, cabe ao de reintegrao de posse. Obs.: De acordo com o art. 14, permitido a entidade arrendadora, nas hipteses de devoluo ou recuperao dos bens arrendados: I - conservar os bens em seu ativo imobilizado, pelo prazo mximo de 2 (dois) anos; II - alienar ou arrendar a terceiros os referidos bens. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se tambm aos bens recebidos em dao em pagamento. Em caso de retomada ou devoluo do bem, como fica o VRG que j foi pago?

- De acordo com Pablo Stolze, resguardadas as devidas compensaes, o devedor tem direito devoluo das parcelas pagas, in verbis:
Ressalte-se que, embora inadimplente o devedor, no se pode tolerar que o credor queira resolver o contrato, reavendo bens alienados em prestaes, sem a devoluo, com as devi-

2 O preo de compra e venda, no caso do pargrafo anterior, ser o total das contraprestaes pagas durante a vigncia do arrendamento, acrescido da parcela paga a ttulo de preo de aquisio. 3 Na hiptese prevista no pargrafo primeiro deste artigo, as importncias j deduzidas, como custo ou despesa operacional pela adquirente, acrescero ao lucro tributvel pelo imposto de renda, no exerccio correspondente respectiva deduo. 4 O imposto no recolhido na hiptese do pargrafo anterior, ser devido com acrscimo de juros e correo monetria, multa e demais penalidades legais.

39

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
das compensaes, das parcelas pagas (art. 53, CDC) (Pablo Stolze Gagliano et al. Novo curso de direito civil Contratos: parte geral. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 252).

- No mesmo sentido da doutrina, o seguinte julgado:


EMENTA. RECURSO ESPECIAL ARRENDAMENTO MERCANTIL RESOLUO POR INADIMPLEMENTO - AO DE REINTEGRAO DE POSSE - VALOR RESIDUAL GARANTIDO PAGO ANTECIPADAMENTE DEVOLUO POSSIBILIDADE. Diante da resoluo do contrato de arrendamento mercantil por inadimplemento do arrendatrio, possvel a devoluo do chamado VRG, pago antecipadamente, conta de ser uma conseqncia da reintegrao do bem na posse da arrendante. Recurso especial no conhecido. ( STJ, REsp N 470.512 - DF (20020119743-3), DJ, 22-3-2004, rel. MINISTRO CASTRO FILHO, j. 29-10-2003, 3 Turma).
ORIGEM.....: 4A CAMARA CIVEL FONTE......:DJ 164 de 29/08/2008 ACRDO....:07/08/2008 PROCESSO...:200802140704 COMARCA....:GOIANIA RELATOR....: DES. STENKA I. NETO RECURSO....: 126302-5/188 - APELACAO CIVEL EMENTA.....: "APELACAO. CONSUMIDOR. CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. SENTENCA. NULIDADE. INOCORRENCIA. RELACAO CONTRATUAL. DESFAZIMENTO. VALOR RESIDUAL GARANTIDO (VRG). RESTITUICAO. DIREITO DA ARRENDATARIA. 1 - NO CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL A DEVOLUCAO DO BEM A ARRENDADORA POR INADIMPLENCIA DA ARRENDATARIA GERA O INCONCUSSO DIREITO DESTA A RESTITUICAO DO 'VALOR RESIDUAL GARANTIDO' PAGO ANTECIPADAMENTE, PELO QUE NAO HA FALAR EM SENTENCA EXTRA PETITA. 2 - DESFEITA A RELACAO CONTRATUAL (LEASING) POR INEXECUCAO CULPOSA DA ARRENDATARIA, INADIMISSIVEL A RETENCAO DO (VRG) PELA EMPRESA ARRENDANTE, SUPOSTO QUE PELOS DANOS OCASIONADOS PELO USO INDEVIDO DO BEM, RESPONDEM AS PRESTACOES PAGAS E VENCIDAS ATE A DATA EM QUE SE VERIFICOU SUA RETOMADA POR PARTE DESTA. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO." DECISO....: "ACORDAM OS INTEGRANTES DA QUINTA TURMA JULGADORA DA QUARTA CAMARA CIVEL DO EGREGIO TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE GOIAS, A UNANIMIDADE, EM CONHECER DO RECURSO E NEGAR-LHE PROVIMENTO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR. CUSTAS DE LEI."

Todavia, decidiu recentemente o STJ em incidente de Recurso Repetitivo, portanto, com efeito para os demais casos, que o VRG somente deve ser devolvido na parte de sobejar o somatrio do valor pago a ttulo de VRG mais o valor pelo qual o bem foi vendido, in verbis:
DIREITO EMPRESARIAL. DEVOLUO DA DIFERENA ENTRE O RESULTADO DA SOMA DO VRG QUITADO COM O VALOR DA VENDA DO BEM E O TOTAL PACTUADO COMO VRG NO CONTRATO DE LEASING FINANCEIRO. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES. N. 8/2008-STJ). Nas aes de reintegrao de posse motivadas por inadimplemento de arrendamento mercantil financeiro, quando o resultado da soma do VRG quitado com o valor da venda do bem for maior que o total pactuado como VRG na contratao, ser direito do arrendatrio receber a diferena, cabendo, porm, se estipulado no contrato, o prvio desconto de outras despesas ou encargos contratuais. No chamado leasing financeiro, o arrendador adquire o bem indicado pelo contratante sem nenhum interesse em mant-lo em seu patrimnio aps o trmino do contrato, de modo que a devoluo do bem ao final da contratao levaria o produto venda. Nessa modalidade, prepondera o carter de financiamento na operao, colocado disposio do particular, semelhana da alienao fiduciria, como mais uma opo para a aquisio financiada de bem pretendido para uso, com custos financeiro-tributrios mais atraentes a depender da pessoa arrendatria. Alm disso, o Conselho Monetrio Nacional, ao regulamentar o leasing fi-

40

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
nanceiro, considera-o como a modalidade de arredamento mercantil em que as contraprestaes e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatria, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operao e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos (art. 1, I, da Res. n. 2.309/1996 do CMN). Nesse contexto, deve-se observar que a integral devoluo ao arrendatrio do pagamento prvio (antecipado ou diludo com as prestaes) do chamado valor residual garantido (VRG) pode fazer com que a arrendadora fique muito longe de recuperar ao menos o custo (mesmo em termos nominais) pela aquisio do produto, o que atentaria flagrantemente contra a funo econmicosocial do contrato e terminaria por incentivar, de forma deletria, especialmente nos casos de elevada depreciao do bem, a inadimplncia, na medida em que, com a entrega do bem, teria o arrendatrio muito mais a ganhar do que com o fiel cumprimento do contrato, eximindo-se quase completamente do custo da depreciao, que , de fato, seu. , portanto, inerente racionalidade econmica do leasing financeiro a preservao de um valor mnimo em favor do arrendador pelo produto financiado, a servir-lhe de garantia (da o nome: valor residual garantido), a depender, no caso de no exercida a opo de compra pelo arrendatrio, do valor recebido com a venda do produto. Nesse sentido, o STJ tem estabelecido o entendimento de que o VRG pago antes do trmino do contrato no constitui propriamente um pagamento prvio do bem arrendado, mas sim um valor mnimo garantido ao arrendador no caso em que no exercida a opo de compra. A propsito, inclusive, a Portaria n. 564/1978 do Ministrio da Fazenda (referente tributao das arrendadoras nas operaes de arrendamento mercantil) definiu o VRG como o preo contratualmente estipulado para exerccio da opo de compra, ou valor contratualmente garantido pela arrendatria como mnimo que ser recebido pela arrendadora na venda a terceiros do bem arrendado, na hiptese de no ser exercida a opo de compra. Sendo assim, conclui-se que somente ser possvel a devoluo ao arrendatrio da diferena verificada no caso em que o resultado da soma do VRG quitado com o valor da venda do bem tenha sido maior que o total pactuado como VRG na contratao, cabendo, ainda, o desconto prvio de outras despesas ou encargos contratuais eventualmente estipulados pelo contrato. Entende-se que assim, observando-se fielmente a finalidade do VRG, possa o arrendamento mercantil ter seu equilbrio econmico-financeiro resguardado, preservando sua funo social como pactuao propcia proteo da confiana, da boa-f, pelo estmulo adimplncia e ao cumprimento dos contratos. Como consequncia, tem-se a reduo dos custos financeiros e do spread bancrio, a minorao das taxas de juros e, sobretudo, o incremento da atividade econmica em geral, tudo a bem da construo de uma sociedade em que vigore a livre iniciativa, mas com justia social. Precedente citado: REsp n 373.674/PR, Terceira Turma, DJ 16/11/2004. REsp 1.099.212-RJ, Rel. originrio Min. Massami Uyeda, Rel. para acrdo Min. Ricardo Villas Bas Cueva, julgado em 27/2/2013.

Portanto, ficou assentado na deciso do REsp 1.099.212/RJ, julgado sob o rito do art. 543-C (Recurso Repetitivo) , a tese de que "nas aes de reintegrao de posse motivadas por inadimplemento de arrendamento mercantil financeiro, quando o produto da soma do VRG quitado com o valor da venda do bem for maior que o total pactuado como VRG na contratao, ser direito do arrendatrio receber a diferena, cabendo, porm, se estipulado no contrato, o prvio desconto de outras despesas ou encargos contratuais". d) Inadimplncia do devedor e teoria do adimplemento substancial No mesmo sentido que vem acontecendo com o contrato de alienao fiduciria em garantia, o STJ vem entendendo que em situaes em que o contrato se encontra praticamente adimplido, o arrendante no tem interesse necessidade de reintegrao de posse, devendo o processo ser extinto sem resoluo do mrito. Restando ao credor a execuo das parcelas restantes.

41

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Essa concluso tem entendimento implcito de que o contrato se transmutou em compra e venda, deixando de se caracterizar como aluguel, j que no cabvel a reintegrao de posse. Ou seja, a opo de compra se presumiria pelo pagamento diludo do VRG. Como os bancos adotaram a praxe de diluio do VRG no valor das parcelas, o pagamento das poucas parcelas restantes com resoluo da propriedade em favor do arrendatrio -lhe mais favorvel. Fora do princpio da funo social dos contratos.
RECURSO ESPECIAL. LEASING. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. CARRETAS. EMBARGOS INFRINGENTES. TEMPESTIVIDADE. MANEJO ANTERIOR DE MANDADO DE SEGURANA CONTRA A DECISO. CORRETO O CONHECIMENTO DOS EMBARGOS INFRINGENTES. INOCORRNCIA DE AFRONTA AO PRINCPIO DA UNIRRECORRIBILIDADE. APLICAO DA TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL E DA EXCEO DE INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. Ao de reintegrao de posse de 135 carretas, objeto de contrato de "leasing", aps o pagamento de 30 das 36 parcelas ajustadas. Processo extinto pelo juzo de primeiro grau, sendo provida a apelao pelo Tribunal de Justia, julgando procedente a demanda. Interposio de embargos declaratrios, que foram rejeitados, com um voto vencido que mantinha a sentena, com determinao de imediato cumprimento do julgado. Antes da publicao do acrdo dos embargos declaratrios, com a determinao de imediata reintegrao de posse, a parte demandada extraiu cpia integral do processo e impetrou mandado de segurana. Determinao de renovao da publicao do acrdo dos embargos declaratrios para correo do resultado do julgamento. Aps a nova publicao do acrdo, interposio de embargos infringentes, com fundamento no voto vencido dos embargos declaratrios. Inocorrncia de violao do princpio da unirecorribilidade, em face da utilizao do mandado de segurana com natureza cautelar para agregao de efeito suspensivo a recurso ainda no interposto por falta de publicao do acrdo. Tempestividade dos embargos infringentes, pois interpostos aps a nova publicao do acrdo recorrido. Correta a deciso do tribunal de origem, com aplicao da teoria do adimplemento substancial. Doutrina e jurisprudncia acerca do tema. O reexame de matria ftica e contratual esbarra nos bices das smulas 05 e 07/STJ. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO. (REsp 1200105/AM, Rel. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO, TERCEIRA TURMA, julgado em 19/06/2012, DJe 27/06/2012)

DIREITO CIVIL. CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL PARA AQUISIO DE VECULO (LEASING). PAGAMENTO DE TRINTA E UMA DAS TRINTA E SEIS PARCELAS DEVIDAS. RESOLUO DO CONTRATO. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. DESCABIMENTO. MEDIDAS DESPROPORCIONAIS DIANTE DO DBITO REMANESCENTE. APLICAO DA TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL. 1. pela lente das clusulas gerais previstas no Cdigo Civil de 2002, sobretudo a da boa-f objetiva e da funo social, que deve ser lido o art. 475, segundo o qual "[a] parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos". 2. Nessa linha de entendimento, a teoria do substancial adimplemento visa a impedir o uso desequilibrado do direito de resoluo por parte do credor, preterindo desfazimentos desnecessrios em prol da preservao da avena, com vistas realizao dos princpios da boa-f e da funo social do contrato. 3. No caso em apreo, de se aplicar a da teoria do adimplemento substancial dos contratos, porquanto o ru pagou: "31 das 36 prestaes contratadas, 86% da obrigao total (contraprestao e VRG parcelado) e mais R$ 10.500,44 de valor residual garantido". O mencionado descumprimento contratual inapto a ensejar a reintegrao de posse pretendida e, consequente-

42

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
mente, a resoluo do contrato de arrendamento mercantil, medidas desproporcionais diante do substancial adimplemento da avena. 4. No se est a afirmar que a dvida no paga desaparece, o que seria um convite a toda sorte de fraudes. Apenas se afirma que o meio de realizao do crdito por que optou a instituio financeira no se mostra consentneo com a extenso do inadimplemento e, de resto, com os ventos do Cdigo Civil de 2002. Pode, certamente, o credor valer-se de meios menos gravosos e proporcionalmente mais adequados persecuo do crdito remanescente, como, por exemplo, a execuo do ttulo. 5. Recurso especial no conhecido. (REsp 1051270/RS, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMO, QUARTA TURMA, julgado em 04/08/2011, DJe 05/09/2011)

7 Vedaes para efeito de excluso do benefcio tributrio:

De acordo com o art. 28, Res. 2309/96 do Banco Central:


Art. 28. As sociedades de arrendamento mercantil e as instituies financeiras esto proibidas de contratar operaes de arrendamento mercantil com: I - pessoas fsicas e jurdicas coligadas ou interdependentes; II - administradores da entidade e seus respectivos cnjuges e parentes ate o segundo grau III - o prprio fabricante do bem arrendado.

A vedao relativa, pois de acordo com Arnaldo Rizzardo, apenas no surtir o efeito tributrio da no incidncia do IRPJ. Vejamos o que diz a Lei 6.099/7421:
Art 2 No ter o tratamento previsto nesta Lei o arrendamento de bens contratado entre pessoas jurdicas direta ou indiretamente coligadas ou interdependentes, assim como o contratado com o prprio fabricante. [...] 2 Somente faro jus ao tratamento previsto nesta Lei as operaes realizadas ou por empresas arrendadoras que fizerem dessa operao o objeto principal de sua atividade ou que centralizarem tais operaes em um departamento especializado com escriturao prpria.

E conclui o autor: A res. 2.309, no art. 28, mais peremptoriamente veda a contratao de arrendamento mercantil com pessoas fsicas ou jurdicas coligadas ou interdependentes. Se assim , no concede o benefcio tributrio nas operaes entre tais entes.... 22 8. Incidncia de ISS A jurisprudncia do STF se firmou no sentido de que devido ISS nas operaes de LEASING, mesmo no caso do LEASING financeiro, seno vejamos:

21

RIZZARDO, Arnaldo. Leasing: Arrendamento mercantil no direito brasileiro. 4 ed. So Paulo: RT, p. 51. 22 Idem. p. 53.

43

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
EMENTA: RECURSO EXTRAORDINRIO. DIREITO TRIBUTRIO. ISS. ARRENDAMENTO MERCANTIL. OPERAO DE LEASING FINANCEIRO. ARTIGO 156, III, DA CONSTITUIO DO BRASIL. O arrendamento mercantil compreende trs modalidades, [i] o leasing operacional, [ii] o leasing financeiro e [iii] o chamado lease-back. No primeiro caso h locao, nos outros dois, servio. A lei complementar no define o que servio, apenas o declara, para os fins do inciso III do artigo 156 da Constituio. No o inventa, simplesmente descobre o que servio para os efeitos do inciso III do artigo 156 da Constituio. No arrendamento mercantil (leasing financeiro), contrato autnomo que no misto, o ncleo o financiamento, no uma prestao de dar. E financiamento servio, sobre o qual o ISS pode incidir, resultando irrelevante a existncia de uma compra nas hipteses do leasing financeiro e do lease-back. Recurso extraordinrio a que se d provimento.(RE 547245, Relator(a): Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em 02/12/2009, DJe-040 DIVULG 04-03-2010 PUBLIC 05-03-2010 EMENT VOL-02392-04 PP-00857).

V - LOCAO COMERCIAL, PONTO E SHOPPING CENTER


1 Conceito de ponto: ponto o local em que se encontra o estabelecimento comercial, sendo objeto de proteo jurdica, em decorrncia da sua importncia para o sucesso da empresa. 2 Direito de inerncia ao ponto: o interesse, juridicamente protegido, do empresrio relativo permanncia de sua atividade no local onde se encontra estabelecido. 3 Requisitos da locao empresarial (Lei n. 8.245/91, art. 51) para efeitos de inerncia ao ponto. a) Contrato escrito, com prazo determinado (Requisito formal); b) Mnimo de 5 anos de relao locatcia (Requisito temporal); c) Explorao da mesma atividade econmica por pelo menos 3 anos ininterruptos (Requisito Material). Obs.: O preenchimento dos requisitos garante ao empresrio o direito renovao compulsria da locao; O direito assegurado aos cessionrios ou sucessores da locao (LL, art. 51, 1); E se o imvel for alienado durante a locao?

O adquirente poder denunciar o contrato, com prazo de noventa dias para a desocupao, salvo se:

44

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira a) a locao for por tempo determinado e b) o contrato contiver clusula de vigncia em caso de alienao e c) estiver averbado junto matrcula do imvel (LL, art. 8). Obs.: o STJ tem mitigado a necessidade de averbao, se por outro meio alcanouse a publicidade, seno vejamos:
DIREITO CIVIL. DENNCIA, PELO COMPRADOR, DE CONTRATO DE LOCAO AINDA VIGENTE, SOB A ALEGAO DE INEXISTNCIA DE AVERBAO DA AVENA NA MATRCULA DO IMVEL. O comprador de imvel locado no tem direito a proceder denncia do contrato de locao ainda vigente sob a alegao de que o contrato no teria sido objeto de averbao na matrcula do imvel se, no momento da celebrao da compra e venda, tivera inequvoco conhecimento da locao e concordara em respeitar seus termos. certo que, de acordo com o art. 8 da Lei n. 8.2451991, se o imvel for alienado durante a locao, o adquirente poder denunc iar o contrato, com o prazo de 90 dias para a desocupao, salvo se, alm de se tratar de locao por tempo determinado, o contrato tiver clusula de vigncia em caso de alienao e estiver averbado junto matrcula do imvel. Todavia, em situaes como a discutida, apesar da inexistncia de averbao, h de se considerar que, embora por outros meios, foi alcanada a finalidade precpua do registro pblico, qual seja, a de trazer ao conhecimento do adquirente do imvel a existncia da clusula de vigncia do contrato de locao. Nessa situao, constatada a cincia inequvoca, tem o adquirente a obrigao de respeitar a locao at o seu termo final, em consonncia com o princpio da boa-f. REsp 1.269.476-SP, Rel. Ministra Nancy Andrighi, julgado em 5/2/2013.

a) Requisito formal: Contrato escrito, com prazo determinado. Se o contrato por prazo indeterminado, o locador pode denunciar o contrato mediante aviso escrito ao locatrio, com antecedncia mnima de 30 dias (LL, art. 57).

b) Requisito temporal: Mnimo de 5 anos de relao locatcia. Prazo ininterrupto de 5 anos Soma de prazos determinados de contratos sucessivos ( accessio temporis) (LL, art. 51, II).

Obs.: Se h interrupo, sem instrumento escrito, entre um contrato por prazo determinado e outro? a) Haveria interrupo, todavia, h jurisprudncia no sentido da aceitao da renovatria. Se o contrato anterior por prazo indeterminado? a) No h vedao legal para que seja computado com o segundo contrato por prazo determinado para alcanar os 5 anos. c) Requisito material: Explorao da mesma atividade econmica por pelo menos 3 anos ininterruptos. 45

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

necessria a explorao, pelo locatrio, de uma mesma atividade econmica no prdio locado, por pelo menos 3 anos.

3.1 Renovao. Regra de ordem pblica:


Art. 45. So nulas de pleno direito as clusulas do contrato de locao que visem a elidir os objetivos da presente lei, notadamente as que probam a prorrogao prevista no art. 47, ou que afastem o direito renovao, na hiptese do art. 51, ou que imponham obrigaes pecunirias para tanto.

Nesse sentido, e.g., o contrato de locao no residencial com prazo inferior a um (1) ano pode ser considerado uma tentativa de afastamento do direito a renovao, j que a ao renovatria tem prazo decadencial nos seis primeiros meses do ltimo ano do contrato. 4 Exceo de retomada: a renovao compulsria do contrato de locao empresarial no pode ser incompatvel com o exerccio do direito de propriedade, pelo locador. Por essa razo, admite-se a exceo de retomada, na ao renovatria (F.Ulhoa). a) Situaes previstas na lei (Arts. 52 e 72, II, III): Realizao de obras no imvel, que importem sua radical transformao, por exigncia do Poder Pblico; Reformas no imvel, que o valorizem, pretendidas pelo locador; Insuficincia da proposta apresentada pelo locatrio, na ao renovatria; Proposta melhor de terceiros; Transferncia de estabelecimento existente h mais de um ano, pertencente ao cnjuge, ascendente ou descendente do locador, ou a sociedade por ele controlada23; Uso prprio.

5 Ao renovatria: a) Conceito: a ao renovatria o instrumento processual do qual pode lanar mo o locatrio para fazer valer o seu direito de inerncia ao ponto. b) Prazo: o prazo decadencial, no sofrendo interrupo ou suspenso, e alcana o interregno de um ano, no mximo, at seis meses, no mnimo, anteriores data da finalizao do prazo do contrato em vigor (LL, art. 51, 5). Obs.: se no houver a propositura da ao e contrato tiver continuidade, prorrogar-se- o vnculo. Todavia, a locao perde a sua natureza empresarial. O bem pode ser retomado mediante aviso com 30 dias de antecedncia.

Obs.: tratando-se de locao em Shopping Center o locador no poder recusar a renovao com este argumento (art. 52, 2, LL).
23

46

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Art. 57. O contrato de locao por prazo indeterminado pode ser denunciado por escrito, pelo locador, concedidos ao locatrio trinta dias para a desocupao. c) Requisitos da petio inicial (LL, art. 71), alm do exigidos pelo art. 282, do CPC: - Preenchimento dos requisitos da locao empresarial; - Exato cumprimento do contrato em curso, inclusive quanto a quitao dos impostos e taxas que lhe cabia; - Proposta de aluguel para o novo perodo locatcio; - Indicao de novo fiador, no sendo o mesmo, provando a assuno dos encargos da fiana, com outorga uxria, sendo casado. d) O mrito da contestao do locador. Poder alegar: Desatendimento dos requisitos da locao empresarial; Perda do prazo decadencial; Exceo de retomada.

6 Indenizao do ponto a) Pressupostos para indenizao pela perda do ponto: Caracterizao da locao como empresarial; Ajuizamento da ao renovatria dentro do prazo; Acolhimento da exceo de retomada.

b) Cabe a indenizao nas seguintes hipteses: Se a exceo de retomada foi a existncia de proposta melhor de terceiro (LL, art. 52, 3 e art. 75); Obs.: Nessa hiptese, o locatrio poder, em rplica, aceitar tais condies para obter a renovao pretendida. Se o locador demorou mais de 3 meses, da entrega do imvel, para dar-lhe o destino alegado na exceo de retomada (LL, art. 52, 3); Explorao, no imvel, da mesma atividade do locatrio; Insinceridade da exceo de retomada.

Legislao pertinente:
Art. 884, C. Civil: Aquele que, sem justa causa, se enriquecer custa de outrem, ser obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualizao dos valores monetrios. Art. 75, Lei de Locaes: Na hiptese do inciso III do art. 72 (ter proposta de terceiro para a locao, em condies melhores), a sentena fixar desde logo a indenizao devida ao locatrio em conseqncia da no prorrogao da locao, solidariamente devida pelo locador e o proponente.

47

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
Art. 52, 3, Lei 8.245/91: O locatrio ter direito a indenizao para ressarcimento dos prejuzos e dos lucros cessantes que tiver que arcar com mudana, perda do lugar e desvalorizao do fundo de comrcio, se a renovao no ocorrer em razo de proposta de terceiro, em melhores condies, ou se o locador, no prazo de trs meses da entrega do imvel, no der o destino alegado ou no iniciar as obras determinadas pelo Poder Pblico ou que declarou pretender realizar.

c) Locao-gerncia: quando o proprietrio do imvel e do estabelecimento faz contrato de aluguel para continuidade da atividade empresarial. - No cabe indenizao, pois o responsvel pela criao, no local, de um ponto de referncia dos consumidores o proprietrio. 7. Direito de inerncia mesmo em caso de venda do imvel (art. 8) a) Se o imvel for alienado durante a locao, o adquirente poder denunciar o contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupao, salvo se: 1) a locao for por tempo determinado, e 2) o contrato contiver clusula de vigncia em caso de alienao, e 3) o contrato estiver averbado junto matrcula do imvel. Obs.: bom lembrar que mesmo para o direito de preempo, exige-se a averbao do contrato junto matrcula do imvel, nos termos do art. 33 da lei. Obs.: Art. 8, 2 A denncia dever ser exercitada no prazo de noventa dias contados do registro da venda ou do compromisso, presumindo-se, aps esse prazo, a concordncia na manuteno da locao. b) Quando o locatrio no preencher estes requisitos, a denncia dever ser exercitada pelo novo adquirente do imvel no prazo de noventa dias contados do registro da venda ou do compromisso, presumindo -se, aps esse prazo, a concordncia na manuteno da locao. c) O preenchimento dos requisitos acima impede o locador de denunciar o contrato, obrigando-o preservao do contrato de aluguel firmado entre o locatrio e o alienante do imvel. O preenchimento destes requisitos, mais aqueles referentes ao direito de inerncia ao ponto d ao locatrio o direito de exercer Ao Renovatria contra o novo adquirente do imvel, caso este se recuse a renovar o aluguel.

d) Nas locaes de imveis utilizados por hospitais, unidades sanitrias oficiais, asilos, estabelecimentos de sade e de ensino autorizados e fiscalizados pelo Poder Pblico, bem como por entidades religiosas devidamente registradas, o contrato somente poder ser rescindido (art. 53): I - nas hipteses do art. 9;

48

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira II - se o proprietrio, promissrio comprador ou promissrio cessionrio, em carter irrevogvel e imitido na posse, com ttulo registrado, que haja quitado o preo da promessa ou que, no o tendo feito, seja autorizado pelo proprietrio, pedir o imvel para demolio, edificao, licenciada ou reforma que venha a resultar em aumento mnimo de cinqenta por cento da rea til.

8. A ATIPICIDADE DOS CONTRATOS DE LOCAO DE SHOPPING CENTERS24 de primordial importncia tecer algumas consideraes sobre a atipicidade dos contratos de locao de shopping centers, tendo em conta que o legislador relegou livre pactuao entre lojistas e empreendedores, esquivando-se de regulamentar a matria: Art. 54. Nas relaes entre lojistas e empreenderes de shopping center, prevalecero as condies livremente pactuadas nos contratos de locao respectivos e as disposies procedimentais prevista nesta lei. O legislador se preocupou apenas com o direito instrumental, determinando a aplicao da Lei para eventuais demandas. Referidos contratos possuem clusulas prprias que, com certeza, no teriam respaldo jurdico algum em outros instrumentos, porquanto contm, entre outras, as seguintes condies: a) Aluguel percentual sobre o faturamento das vendas brutas ou a garantia de um aluguel mnimo; b) Auditoria por parte do empreendedor, a fim de examinar os livros contbeis do lojista, apurar o movimento de vendas impondo, ainda, a presena de fiscais de sua confiana junto caixa registradora, no balco de vendas etc.; c) Contribuio coercitiva para a Associao de Lojistas do empreendimento d) Contribuio para o fundo de promoo; e) Reservar-se o locador o direito de, a seu critrio exclusivo, por qualquer forma e em qualquer tempo, sem restrio ou limitao alguma, alterar as partes comuns e de servios gerais (garagens, mall, paredes, tetos, fachadas, depsitos, corredores etc.) e/ou fazer quaisquer construes ou instalaes nessas reas, podendo criar novas uni24

CERVEIRA FILHO, Mrio. Aes renovatrias e revisionais em Shopping Centers. So Paulo: Saraiva, 2003.

49

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira dades comerciais ou ampliar as j existentes, instalar vitrinas, boxes, stands, balces, extenses, barracas, tablados, palcos, carrocinhas, quiosques, locais exposies etc., e, em conseqncia, alugar ou utilizar como desejar e pelo tempo e condies que quiser essas partes, coisas e reas; f) Total submisso do lojista ao empreendedor quanto decorao interna, vitrinas, exposio de mercadorias, letreiros etc. do espao comercial; g) Vedao do lojista de alterar o seu ramo de atividade, ou ainda de transferir seu contrato de locao sem a prvia anuncia do empreendedor, mesmo possuindo um fundo de comrcio h mais de 5 (cinco) anos; h) Ter o locador a faculdade de exigir a modificao ou a retirada de qualquer elemento colocado no interior da loja, o qual possa ser visto pelas partes comuns, que a critrio seu no seja compatvel com a esttica geral do shopping center i) Ficarem as vitrinas e letreiros das lojas iluminadas durante os perodos determinados pelo locador, sendo obrigatria essa i1uminao, no mnimo, nos perodos em que o shopping estiver aberto ao pblico; j) Ter o locador assegurado o direito de, a seu exclusivo critrio e a qualquer tempo, estabelecer e alterar, sempre que julgar necessrio, a distribuio das atividades dos lojistas (tenant mix) em shopping center, l) Ser lcito ao locador, em qualquer poca, mesmo aps a inaugurao do shopping center, a seu exclusivo critrio e desde que obedecidas as normas legais ap1icveis, alterar o projeto de construo, at mesmo no que tange a modificaes dos locais determinados a estacionamento e acesso de veculos, carga e descarga de mercadorias, podendo criar, extinguir, redistribuir, remanejar, ampliar e reduzir reas destinadas lojas; m) Obrigar a locatria, enquanto durar a locao, a no instalar ou manter outro estabelecimento (sede ou filial) com o mesmo ramo, ou com feitio ou ramo assemelhados aos da loja locada, salvo autorizao por escrito do locador, dentro de um raio de____quilmetros contados do centro do terreno do shopping center. Considera-se, tambm, como sendo da locatria qualquer estabelecimento do qual ela ou seus scios participem, direta ou indiretamente, ou com o qual tenham qualquer tipo de vnculo, mesmo que eventual.

VI - FRANQUIA
Lei 8.955/94

1. NOES GERAIS 1.1. Conceito: Franquia empresarial o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuio exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou servios e, eventualmente, tambm ao direito de uso de tecnologia de implantao e administrao de negcio ou sistema operacio-

50

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira nal desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remunerao direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vnculo empregatcio (art. 2, Lei 8.955/94). 1.2. Franquia Unitria e Franquia Master a) Franquia Unitria: no d direito a subfranquia. b) Franquia Master: d direito ao franqueado de subfranquear.

1.3. Registro do contrato: Lei 9.279/96 Art. 211. O INPI far o registro dos contratos que impliquem transferncia de tecnologia, contratos de franquia e similares para produzirem efeitos em relao a terceiros. Pargrafo nico. A deciso relativa aos pedidos de registro de contratos de que trata este artigo ser proferida no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do pedido de registro. 2. CLASSIFICAO 2.1. Contrato consensual 2.2. Contrato bilateral 2.3. Contrato oneroso Obs.: forma escrita (art. 6, Lei 8.955/94) 3. MODALIDADES 3.1. Quanto ao grau de envolvimento entre franqueados e franqueadores a) Franquia de marca e de produto: concesso de uso de uma determinada marca para a venda de produto de maneira exclusiva e a ela relacionado. Ex.: postos de gasolina. b) Business format franchising: o franqueado sujeita-se a acatar irrestritamente uma srie de normas convencionais que do a formatao padro do negcio desenvolvido pelo franqueador e que lhe so transferidas. Ex.: Mc Donalds. 3.2. Quanto a atividade (desenvolvida pelo franqueador e levada em conta para a implantao do sistema). a) Servio: a franquia oferece ao franqueado uma forma original de prestao de servios a serem, com padres determinados. Ex.: cursos de ingls, hotis, etc.

51

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira b) Produo: o franqueador produz os bens que sero comercializados pela rede de franqueados mediante a utilizao de uma ou vrias marcas reconhecidas no mercado. Ex.: lojas de grife. c) Distribuio25: caracteriza-se pela escolha, por parte do franqueador, de determinados produtos fabricados por terceiros que sero distribudos pela rede de franqueados. d) Indstria: o franqueador disponibiliza ao franqueado toda uma srie de informaes (tecnologia, know-how) necessrias para que tenha ele condies de industrializar e distribuir determinada gama de produtos, sob sua superviso e nos termos em que ficar determinado pelo contrato. Ex.: Coca-cola. e) Mista: quando envolver duas ou mais modalidades. 4) TRIBUTAO - As despesas de Royalties, publicidade, aluguel de marca, de sistema de Know How e quaisquer outras pagas periodicamente ao franqueador, so consideradas despesas operacionais, dedutveis para fins de apurao do lucro real do franqueado. 5) A COF CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA 26 5.1. Prazo para entrega da COF - Dever ser entregue ao candidato a franqueado no mnimo dez dias antes da assinatura do Contrato de Franquia (ou pr-contrato) ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa sob a pena de este ltimo poder requerer a anulao do contrato e exigir do franqueador a devoluo de toda as quantias que j houver pago, devidamente corrigidas, alm de perdas e danos. (Art. 4, Lei 8.955/94).

25

Franquia de Distribuio - Na franquia de distribuio, o franqueador seleciona uma coleo de produtos exclusivos, fabricados por indstrias nacionais e estrangeiras que sua marca comercializa. O franqueador passa a funcionar como um intermedirio entre produtores e franqueados, cabendo-lhe papis relevantes em dois momentos distintos: antes da produo, com a concepo do produto, e aps a fabricao, no controle da qualidade e na distribuio do produto. Nesta modalidade de franquia, no h taxa explcita de royalties ou taxa inicial da franquia, sendo que na maioria das vezes, esses custos esto embutidos na receita do franqueado, envolvendo, posteriormente, maiores taxas de impostos. Disponvel em: http://www.sofranquias.com.br/n_index.php?pg=./conceitos/n_index&secao=outros .
26

Circular de Oferta de Franquia ou COF - o documento fornecido pelo franqueador aos investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Este um documento formal, onde alm trazer vrias informaes sobre a franquia, a rede de franqueados e a empresa franqueadora, contm tambm uma minuta do contrato de franquia. Pela Lei, a COF deve ser entregue no mnimo dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou do pagamento de qualquer quantia, pois desta forma o candidato tem tempo suficiente para analisar toda a documentao, de preferncia com a ajuda de um advogado. Disponvel em: http://www.sofranquias.com.br/n_index.php?pg=./conceitos/n_index&secao=outros .

52

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira 5.2. Clusulas que devem constar da COF (art. 3, Lei 8.955/94) Art. 3 Sempre que o franqueador tiver interesse na implantao de sistema de franquia empresarial, dever fornecer ao interessado em tornar-se franqueado uma circular de oferta de franquia, por escrito e em linguagem clara e acessvel, contendo obrigatoriamente as seguintes informaes: I - histrico resumido, forma societria e nome completo ou razo social do franqueador e de todas as empresas a que esteja diretamente ligado, bem como os respectivos nomes de fantasia e endereos; II - balanos e demonstraes financeiras da empresa franqueadora relativos aos dois ltimos exerccios; III - indicao precisa de todas as pendncias judiciais em que estejam envolvidos o franqueador, as empresas controladoras e titulares de marcas, patentes e direitos autorais relativos operao, e seus subfranqueadores, questionando especificamente o sistema da franquia ou que possam diretamente vir a impossibilitar o funcionamento da franquia; IV - descrio detalhada da franquia, descrio geral do negcio e das atividades que sero desempenhadas pelo franqueado; Obs: Projeto de Lei 3.094, de 26 de maro de 2008 (Deputado Carlos Bezerra PMDB/MT) prope alterar o art. 3, inciso IV, da Lei n 8.955/1994, incluindo na circular de oferta de franquia informaes tcnicas e detalhadas a respeito da gesto de recursos do fundo de publicidade e propaganda que sero utilizados nas aes de marketing envolvendo a divulgao do negcio. Isso porque, segundo pesquisa, somente 50% dos franqueadores tomam decises quanto utilizao dos recursos do fundo junto com os franqueados. Disponvel em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/547730.pdf V - perfil do franqueado ideal no que se refere a experincia anterior, nvel de escolaridade e outras caractersticas que deve ter, obrigatria ou preferencialmente; VI - requisitos quanto ao envolvimento direto do franqueado na operao e na administrao do negcio; VII - especificaes quanto ao: a) total estimado do investimento inicial necessrio aquisio, implantao e entrada em operao da franquia; b) valor da taxa inicial de filiao ou taxa de franquia e de cauo; e c) valor estimado das instalaes, equipamentos e do estoque inicial e suas condies de pagamento; 53

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira VIII - informaes claras quanto a taxas peridicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, detalhando as respectivas bases de clculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam, indicando, especificamente, o seguinte: a) remunerao peridica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos servios efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado (royalties); b) aluguel de equipamentos ou ponto comercial; c) taxa de publicidade ou semelhante; d) seguro mnimo; e e) outros valores devidos ao franqueador ou a terceiros que a ele sejam ligados; IX - relao completa de todos os franqueados, subfranqueados e subfranqueadores da rede, bem como dos que se desligaram nos ltimos doze meses, com nome, endereo e telefone; X - em relao ao territrio, deve ser especificado o seguinte: a) se garantida ao franqueado exclusividade ou preferncia sobre determinado territrio de atuao e, caso positivo, em que condies o faz; e b) possibilidade de o franqueado realizar vendas ou prestar servios fora de seu territrio ou realizar exportaes; XI - informaes claras e detalhadas quanto obrigao do franqueado de adquirir quaisquer bens, servios ou insumos necessrios implantao, operao ou administrao de sua franquia, apenas de fornecedores indicados e aprovados pelo franqueador, oferecendo ao franqueado relao completa desses fornecedores; XII - indicao do que efetivamente oferecido ao franqueado pelo franqueador, no que se refere a: a) superviso de rede; b) servios de orientao e outros prestados ao franqueado; c) treinamento do franqueado, especificando durao, contedo e custos; d) treinamento dos funcionrios do franqueado; e) manuais de franquia; f) auxlio na anlise e escolha do ponto onde ser instalada a franquia; e 54

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira g) layout e padres arquitetnicos nas instalaes do franqueado; XIII - situao perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial - (INPI) das marcas ou patentes cujo uso estar sendo autorizado pelo franqueador; XIV - situao do franqueado, aps a expirao do contrato de franquia, em relao a: a) know how ou segredo de indstria a que venha a ter acesso em funo da franquia; e b) implantao de atividade concorrente da atividade do franqueador; XV - modelo do contrato-padro e, se for o caso, tambm do pr-contrato-padro de franquia adotado pelo franqueador, com texto completo, inclusive dos respectivos anexos e prazo de validade. 6. FRANQUIA DE SERVIOS POSTAIS27 - A franquia dos servios postais, na ausncia de lei especfica, vinha sendo regida pelo regime de permisso28 (Lei n. 9.074/95). - Todavia, a Unio no vinha respeitando o processo licitatrio para escolha de franqueados. Questo apreciada pelo TCU e considerada inconstitucional. - Em 1998, o Ministrio das Comunicaes (MC) publicou a Instruo Normativa n 1, aprovando nova configurao da rede de atendimento da ECT. Entretanto, a ECT concluiu que no havia condies operacionais para realizao de licitaes ou para substituio imediata das Agncias de Correios Franqueadas (ACFs) por agncias prprias. - A seguir, a Medida Provisria 1.531-18, transformada posteriormente na Lei n 9.648/98, prorrogou o prazo dos contratos das ACFs at 31/12/2002. Em 2001, a ECT deu incio ao processo de outorga de novas franquias, mas foram poucos os contratos celebrados (antigos franqueados impetraram aes judiciais para manter o status quo com receio de diminuio dos rendimentos). - Em 2002, nova Instruo Normativa do MC revogou a anterior, aprovou nova configurao da rede de atendimento e cancelou licitaes no homologadas. No mesmo ano, a

27

Disponvel em: http://www.siqueiracastro.com.br/downloads/SCA_midia/maio_2008/Lei_das_Franquias_ Postais_Um_retrocesso_Invest_News_260508.pdf 28 LEI N 8.987/95. Art. 2 Para os fins do disposto nesta lei, considera-se: (...) IV - permisso de servio pblico: a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

55

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Lei n 10.577 prorrogou por mais 5 anos os contratos com as ACFs celebrados sem licitao e, em 2006, foi considerada inconstitucional pelo TCU. - Em 26/11/2007 foi editada a MP 403 que prorrogou por 18 meses os contratos das cerca de 1.500 ACFs, e em maio de 2008 foi editada a Lei n 11.668, regulamentada pelo Decreto n. 6.639/08. - Assim dispe a Nova Lei sobre Franquia Postal: Art. 1 O exerccio pelas pessoas jurdicas de direito privado da atividade de franquia postal passa a ser regulado por esta Lei. 1 Sem prejuzo de suas atribuies, responsabilidades e da ampliao de sua rede prpria, a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT poder utilizar o instituto da franquia de que trata o caput deste artigo para desempenhar atividades auxiliares relativas ao servio postal, observado o disposto no 3 do art. 2 da Lei no 6.538, de 22 de junho de 1978. - Como norma de transio, estabeleceu a nova Lei que at que entrassem em vigor os contratos de franquia postal celebrados de acordo com nova Lei, continuariam com eficcia aqueles firmados com as Agncias de Correios Franqueadas que estivessem em vigor em 27 de novembro de 2007, sendo que o prazo dado pela lei para a finalizao das contrataes de 24 meses, a contar da publicao do Decreto Regulamentador (Art. 7, Lei 11.668/08). - J o Decreto 6.639/08 em seu art. 9, 2 estabeleceu que: Aps o prazo de 24 meses mencionado, sero considerados extintos, de pleno direito, todos os contratos firmados sem prvio procedimento licitatrio pela ECT com as Agncias de Correios Franqueadas. (Redao dada pelo Decreto n 6.805, de 2009). 6.1. PRAZO DA FRANQUIA POSTAL - De acordo com o Decreto 6.639/08, art. 6, o prazo de vigncia do contrato de franquia de dez anos podendo ser renovado por uma vez, por igual perodo. 7. H RESPONSABILIDADE SOLIDRIA ENTRE FRANQUEADO E FRANQUEADOR? 7.1. Responsabilidade Trabalhista:
EMENTA: RECURSO DE REVISTA. CONTRATO DE FRANQUIA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA. SMULA 331, IV. INAPLICABILIDADE. Franquia empresarial, nos termos do art. 2 da Lei n 8.955/94, o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuio exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou servios e, eventualmente, tambm ao direito de uso de tecnologia de implantao e administrao de negcio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remunerao direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vnculo empregatcio. A franqueadora no se assimila a empresa tomadora de servios, o que afasta a possibilidade de se lhe impor res-

56

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
ponsabilidade subsidiria pelos dbitos da franqueada, em relao a seus empregados, nos moldes da Smula n 331, IV, do TST. Com efeito, em regra, a franqueadora no interfere na gesto dos empregados da franqueada. Recurso de revista conhecido e provido. (grifo) Processo: TST - RR - 1356/2000-012-02-00.8 Data de Julgamento: 24/10/2007, Relator Ministro: Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, 3 Turma, Data de Publicao: DJ 23/11/2007.

7.2. Responsabilidade Civil:


O 6 do artigo 37 da Magna Carta autoriza a proposio de que somente as pessoas jurdicas de direito pblico, ou as pessoas jurdicas de direito privado que prestem servios pblicos, que podero responder, objetivamente, pela reparao de danos a terceiros. Isto por ato ou omisso dos respectivos agentes, agindo estes na qualidade de agentes pblicos, e no como pessoas comuns. Esse mesmo dispositivo constitucional consagra, ainda, dupla garantia: uma, em favor do particular, possibilitando-lhe ao indenizatria contra a pessoa jurdica de direito pblico, ou de direito privado que preste servio pblico, dado que bem maior, praticamente certa, a possibilidade de pagamento do dano objetivamente sofrido. Outra garantia, no entanto, em prol do servidor estatal, que somente responde administrativa e civilmente perante a pessoa jurdica a cujo quadro funcional se vincular." (STF - RE 327.904, Rel. Min. Carlos Britto, julgamento em 15-8-06, DJ de 8-9-06) Consoante dispe o 6 do artigo 37 da Carta Federal, respondem as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, descabendo concluir pela legitimao passiva concorrente do agente, inconfundvel e incompatvel com a previso constitucional de ressarcimento - direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. (STF RE 344.133, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 9-9-08, DJE de 14-11-08)

VII - FOMENTO MERCANTIL (FACTORING)


ATENO: VER FOTOCPIA NA DOC-CENTER. 1. CONCEITO: o contrato misto de compra e venda, desconto e cesso de crdito, pelo qual uma empresa vende a outra seu faturamento a prazo, total ou parcial, sem garantir o pagamento dos crditos transferidos, recebendo como preo valor menor que o daqueles, consistindo essa diferena em remunerao da empresa adquirente. (W. F. Jnior). o contrato pelo qual um empresrio (faturizador) presta a outro (faturizado) servios de administrao do crdito concedido e garante o pagamento das faturas emitidas (maturity factoring). comum, tambm, o contrato abranger a antecipao do crdito, num operao de financiamento ( conventional factoring). (F. C. Ulhoa)

57

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

Prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo de riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios (factoring). (Art. 15, 1, III, d, Lei 9.249/95).

2. MODALIDADES a) Conventional Factoring: a faturizadora garante o pagamento das faturas antecipando o seu valor ao faturizado. b) Maturity Factoring: a faturizadora paga o valor das faturas ao faturizado apenas no vencimento. H prestao de servios de administrao do crdito e seguro, mas sem financiamento. 3. PARTES a) Faturizador O Banco Central j considerou a faturizao contrato bancrio no incio dos anos 1980, mas desde 1989 liberou a atividade de fomento mercantil a qualquer sociedade empresria, independente de autorizao (F. Ulhoa)

b) Faturizado o empresrio ou sociedade empresria autorizado a emitir duplicata (cf. F. Jnior) No

4. CARACTERSTICA DO CONTRATO a) b) consenso escrito, bilateral, oneroso, de prestao sucessiva, de exclusividade e sem forma legalmente determinada. Clusulas:

1) cesso dos crtidos ao faturizador 2) assuno dos riscos pelo faturizador - o faturizador no mandatrio do faturizado; - o faturizado no responde em garantia pelo pagamento dos ttulos que transferiu, salvo em caso de nulidade ou vcio do crdito; - a cesso de crdito no vale em relao ao devedor, seno quando a este notificada (art. 290, CC); - se o devedor no notificado pode opor ao cessionrio as eventuais excees que tem contra o cedente (art. 377, CC). 3) valor da remunerao devida ao faturizador 4) faculdade do faturizador escolher os crditos a faturizar 5) exclusividade

58

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

5) Cesso de crdito pro soluto e pro solvendo a) Pro soluto: na pro soluto o cedente responde pela existncia e legalidade do crdito, mas no responde pela solvncia do devedor. o que ocorre nos contratos com as empresas de Factoring. b) Pro solvendo: Na cesso pro solvendo o cedente responde tambm pela solvncia do devedor, ento se o devedor (emitente do cheque) no pagar a dvida (ex: o cheque no tinha fundos), o cessionrio poder executar o cedente.

Obs.: empresa de FACTORING proibido, por lei, fazer captao de dinheiro no mercado e emprestar dinheiro. Quem capta dinheiro e empresta dinheiro BANCO, que depende da autorizao do Banco Central para funcionar. Quem pratica, sem autorizao do Banco Central, qualquer atividade que legalmente de banco, responde por um processo administrativo e por um processo criminal (Resoluo 2144/95 do CMN). O FACTORING instituto do direito mercantil. Presta servios e compra crditos (direitos) de empresas resultantes de suas vendas mercantis a prazo. A transao do FACTORING mercantil (pro soluto). uma compra definitiva em que a empresa de FACTORING assume riscos de insolvncia. Constatada, porm, a fraude na formao do crdito, ela tem todo o direito de agir contra a sua empresa-cliente. A transao "pro solvendo" inscreve-se no direito financeiro bancrio. FACTORING s pode ter como cliente empresa (pessoa jurdica).

VIII - CONTRATO DE COMISSO MERCANTIL


(Arts. 693-709, CC)
SANTOS, J. A. Penalva. Os contratos mercantis luz dos cdigo civil. So Paulo: Malheiros, 2006, p. 74-80

1. Comisso mercantil O contrato de comisso tem por objeto a aquisio ou a venda de bens pelo comissrio, que contrata em nome prprio, por conta e sob instrues ou ordens do comitente (art. 693). O contrato pode ser celebrado por qualquer forma de direito, inclusive por via epistolar; e as relaes entre comitente e comissrio regem-se pelos princpios do mandato, ao contrrio da teoria do mandato sem representao.

59

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira As relaes entre comissrio e comprador regem-se pelos princpios da compra e venda e da comisso. O comissrio empresrio (antigo comerciante) ou sociedade empresria, e sua atividade envolve bens mveis. O comitente nenhuma relao tem com o comprador, exceto se o comissrio ceder seus direitos a qualquer das partes (CC, art. 694). O comissrio responde por qualquer prejuzo que, por ao ou omisso, ocasionar ao comitente, salvo motivo de fora maior (pargrafo nico do art. 696), mas no responde perante o comitente ou o comprador por inadimplncia por motivo de insolvncia (falncia), exceto em caso de culpa e no contrato de comisso constar a clusula del credere (art. 697). 1.1. Evoluo Histrica Em Roma, os Institutores colocados pelo Dominus direo de seu estabelecimento teriam sido a origem remota da comisso mercantil. O Institutor era um indivduo preposto que dirigia o negcio: quod negotio gerendo insted (L. 3, Dig. de institutia actione). Era o procurador-geral do patro ou dono do estabelecimento (Lauterbach). Havia o ditado romano que dizia: Qui loco potestatem habet omnia ad negotiatem pertinente expediendi . Por outro lado, no se pode esquecer que, para os romanos, per estraneus personam nihil adquiri, ao mesmo tempo em que certos autores citam o ditado contrrio: Potest quis per alienum quod potest facere per se ipsum . Para Waldemar Ferreira a comisso mercantil emergiu do conbio entre a comenda martima e o mandato, diferenciando-se do segundo por ausncia de representao, embora atue o comissrio em nome prprio por conta do comitente, ao passo que no mandato o mandatrio atua em nome e por conta do mandante. A comisso mercantil desenvolveu-se na Idade Mdia com a criao de filiais e agncias, com a ampliao dos meios de transporte e a possibilidade de conseguir notcias e informes seguros, permitindo a direo unificada dos negcios. Com a criao das corporaes de oficio encarregavam-se os negociantes da praa de empreender certas negociaes, poupando despesas e frustrando a proibio de comrcio por estrangeiros. Os negociantes passaram a realizar negcios em seu nome e por conta de outrem dos mandantes estrangeiros, que os recompensavam com uma porcentagem sobre os negcios concludos. Na Liga Hansetica tal tipo de negcios era freqente no sculo XIII.

60

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Outro caminho na evoluo da comisso mercantil pode ser encontrado no Direito Cannico, para distinguir a delegao da qual eram investidos certos magistrados. As origens da comisso mercantil podem ser encontradas com clareza na obra de Goldschmidt. O prprio Straccha dizia: (...) genus literarum mandatorum quod vulgo comssionum appelatur . Interessante pesquisa sobre o assunto pode ser encontrada no trabalho elaborado por Gerolamo Biscaro intitulado La commissione nella pratica mercantile e nella dottrina giuridica dei Medievo . No Brasil o contrato de comisso mercantil uma forma derivada do mandato sem representao, elemento deste, conquanto seja um contrato autnomo. A maioria dos autores considera, no contrato de comisso, as relaes entre cornitente e comissrio de natureza do mandato; e as relaes entre comissrio e terceiro de carter de comisso. Da se extra a concluso de Carvalho de Mendona no sentido de que o comissrio no representa o comitente, pois no contrata em seu nome. Embora o comitente seja o proprietrio das mercadorias, no se verifica a transmisso da propriedade ao comissrio, sobretudo porque o terceiro mantm relaes diretas com este na execuo da comisso. Logo, o comissrio nada adquire para si, a despeito de possuir privilgio para as coisas do comitente em seu poder. 1.2 Celebrao do contrato de comisso mercantil No h necessidade de o comitente outorgar procurao ao comissrio, nem de estabelecer poderes a fixar-lhes a extenso. Geralmente celebra-se o contrato por via epistolar, documental, embora no seja raro o uso de escritura pblica; porm pode ser admitida a aceitao lcita ou presumida, se o comissrio profissional. A aceitao indivisvel. O comissrio pode servir-se de prepostos, auxiliares e colaboradores para executar o encargo Convm notar que s relaes entre comitente e comissrio aplicam- se as regras do mandato; o comissrio nada adquire para si, no se podendo dizer proprietrio do que recebe em virtude da comisso.

61

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira 1.3 Caractersticas do contrato de comisso mercantil So as seguintes as caractersticas do contrato de comisso mercantil: a) qualidade de comerciante (empresrio do comissrio), com a prtica de outros negcios; b) alcana somente bens mveis; c) o comissrio conclui negcios em seu nome, obrigando-se perante as pessoas com quem contratar, no porm para com o comitente, salvo nos casos dos arts. 175 e 179 do CCornercial; d) o comissrio no deve pr o comitente em contato com o mundo exterior, envolvendo-o em relaes jurdicas com terceiros, porque no o representa. Mesmo que o comissrio revele o nome do comitente, nem por isso deixa de agir em nome prprio, para assumir perante terceiros a responsabilidade da negociao. O comissrio no tem necessidade de fazer esta indicao ou declarao, porque celebra sempre o contrato em seu nome. Por outro lado, a distantia loci no elemento indispensvel da comisso. Pode haver tantas comisses quantas as operaes realizadas por meio de outra pessoa. 1.4 comitente Problema referente indicao, pelo comissrio, do nome do

A comisso transforma-se em mandato, e cessam as relaes entre o comissrio e o terceiro? Exonera-se o comissrio da responsabilidade, ao declarar o nome do comitente? A resposta envolve a questo relativa a se saber se o contrato de comisso fica mutilado em sua essncia se o comissrio conclui o negcio mercantil em nome do comitente, indicando-o ou mencionando-lhe o nome. De comisso era o encargo que lhe fora confiado, e no do mandato responde Carvalho de Mendona , sobretudo porque no estava na inteno do comitente aceitar a relao jurdica direta com o terceiro. Ademais disso, o comitente tem direito de aceitar o contrato transformado em mandato ou de impugn-lo; pode ter interesse em manter seu nome oculto relativamente a terceiro; e, em qualquer dos casos, se no aceitar a nova forma que ao contrato deu o comissrio, pode exigir perdas e danos pelo no-cumprimento das ordens e instrues (excesso de mandato). Outra hiptese mostra que, se o comissrio revela sua qualidade e declara o nome do comitente, tendo em vista que o contrato se passa entre o comissrio e o terceiro, a declarao acima no basta para romper o vnculo entre o comissrio e o terceiro, transformando-o em mandato. No caso em exame, o terceiro sabia da qualidade do comissrio, com quem contratou; assim, a responsabilidade do comissrio, perante o terceiro; a meu ver, o fato de o terceiro saber da existncia da relao entre comitente e comissrio no

62

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira modifica a natureza da relao entre ele, terceiro, e o comissrio relao de comisso. 1.5 Morte do comitente ou sua incapacidade civil A morte do comitente no prejudica a validade dos atos praticados pelo mandatrio at que receba a notcia, nem tampouco os atos necessrios para o mandato. Entendem alguns, segundo Carvalho de Mendona, que se o comissrio no contratar em seu nome, exonera-se da obrigao; o insigne autor assim entende, porque, se o comissrio obrar em nome do comitente, como seu representante, despe-se das vestes que assumira, ao se converter a comisso em outra figura jurdica segundo o douto Mestre, no mandato; da resulta que, ao agir o comissrio como mandatrio, obrigaria o mandante diretamente para com o terceiro. Pelo art. 994 do CC/2002, O comissrio fica diretamente obrigado para com as pessoas com quem contratar, sem que estas tenham ao contra o comitente, nem este contra elas, salvo se o comissrio ceder seus direitos a qualquer das partes 1.6 Compensao Entre comissrio e terceiro pode dar-se a compensao do quanto aquele deva a este, e vice-versa.

A compensao no se percebe entre comitente e terceiro e deste para aquele. 1.7 Clusula del credere uma clusula inserida no contrato de comisso pela qual o comissrio, ao receber uma comisso maior do que a normal, se obriga solidariamente junto com o comprador, perante o comitente, no caso de inadimplncia causada por insolvncia daquele. 1.7.1 Responsabilidade do comissrio del credere Salvo se o comissrio agir com dolo ou culpa, contratando com pessoas inidneas ao tempo do contrato, no responde pela negociao perante o comitente. Logo, o comissrio no responde: a) pela falta de comprador; b) pela mora no pagamento do preo pelo terceiro; c) nem estaria obrigado a entregar ao comprador as mercadorias por sua conta compradas, se o vendedor no lhe fizesse a tradio; d) segundo Carvalho de Mendona, se o comissrio descobrir vcio oculto na mercadoria por ele vendida, como no se trata de risco de insolvncia ou de impontualidade do terceiro, mas de fato imputvel ao comitente, o comissrio no deve responder; nem seria justo agrega o preclaro comercialista que a obrigao del credere assumida pelo comissrio se convertesse em causa de lucro para o comitente.

63

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira 1.7.2 Origem da comisso del credere Sraffa considerava evidente o significado da expresso tomar -se garante do crdito dado por terceiro em virtude da significao atribuda palavra credere: ter confiana conforme ensina Lyon Caen e Renault. 1.7.3 Funes do del credere Ajustado o del credere, o comissrio torna-se segundo Carvalho de Mendona o devedor principal e pessoal do comitente, sem prejuzo das relaes entre eles, por ser responsvel pela execuo integral da dvida contrada pelo terceiro e pela solvncia deste. Casaregis definiu a posio do comissrio, dizendo ser sua obligatio principalis remedio excussionis. Da se conclui que o comissrio responde pela inadimplncia do terceiro devedor e tambm pela sua insolvncia. Na interpretao do art. 698 do novo CC verifica-se que o dispositivo no menciona sua parte principal, ou seja, a inadimplncia e a insolvncia. A omisso no o torna inaplicvel, a despeito de sua redao deficiente. Responde tambm o comissrio pelo no-pagamento do preo e pelo norecebimento da mercadoria comprada, mesmo quando no causados por sua culpa; na estipulao do del credere entre comitente e comissrio o terceiro estranho. 1.7.4 Natureza jurdica do del credere Ansaldo de Ansaldis e Sraffa inserem-na como garantia de fiana, enquanto Lyon Caen e Renault equiparam-na ao seguro, porque h uma coisa segurada. Outra vedao refere-se proibio de o comissrio especular, conquanto lhe seja permitido o exerccio de outras funes, no importando que o contrato ainda no tenha sido executado por terceiro, salvo se se tratar de del credere, segundo o magistrio de Carvalho de Mendona. Perante terceiros o comissrio age como dominus, e os terceiros s se obrigam perante ele; logo, o comitente no tem ao contra o terceiro e este contra ele (art. 167 do CComercial). A estrutura da comisso mercantil mereceu a ateno de Grnhut, de Viena.

DOCUMENTOS IMPORTANTES: Acesse os documentos pressinonando a tecla Ctrl e clinando sobre o link:

64

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Modelo de contrato de comisso mercantil: http://downloads.topgyn.com.br/cartas_comerciais/cartas_comerciais/conso38a166.php Exemplo de contrato de comisso mercantil: venda de passagens areas. REsp 762773 (2005/0106539-0 - 07/05/2007): http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=REsp+762773&s=jurisprudencia REsp 787052 AL 2005/0168123-8: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/9052120/recurso-especial-resp-787052-al2005-0168123-8-stj/inteiro-teor REsp 617244 MG 2003/0231215-7: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/7165624/recurso-especial-resp-617244-mg2003-0231215-7-stj/inteiro-teor

IX - REPRESENTANTE COMERCIAL AUTNOMO


BOITEUX, Fernando Netto. Contratos mercantis. So Paulo: Dialtica, 2001. p. 213-229.

1. Noo A representao comercial autnoma tambm conhecida como contrato de agncia, nome pelo qual o contrato de representao comercial est regulado no Cdigo Civil de 2002. essencialmente um contrato de intermediao, mas no de mediao, dado que o mediador desinteressado, e no participa do contrato que vier a ser celebrado, ao passo que o intermedirio parcial, interessado 29. So intermedirios, em direito, os que se incumbem de pr duas ou mais partes em contato para a concluso de negcios,
29

No dizer de Pontes de Miranda, Tratado de direito privado, So Paulo, Revista dos Tribunais, 1984, v. 43, p. 233 e segs., especialmente p. 243. Nesse sentido que, no direito portugus, em comentrio ao Decreto-lei n 178/86, Antnio Pinto Monteiro, Contrato de agncia, Coimbra, Almedina, 1987, p. 20, nega ao agente a qualidade de mediador.

65

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira sem serem dependentes ou empregados de nenhuma delas 30. Vale dizer que o intermedirio pode ser representante voluntrio, mas no preposto ou representante necessrio (diretor, por exemplo) de uma das partes. Alm do representante comercial autnomo, intermedirio tambm o corretor. 2. Distino entre Contratos Afins 2.1. Entre representante comercial autnomo e empregado O prprio nome representao comercial autnoma exclui a relao de emprego. A Lei n 4.886/65, artigo l, reafirma essa caracterstica. No entanto, so relativamente freqentes as tentativas dos representantes comerciais de se intitularem empregados, para obterem a indenizao prevista na legislao trabalhista. A inexistncia de subordinao entre o representante comercial autnomo e a empresa que ele representa torna a posio de representante comercial autnomo incompatvel com a de empregado, razo pela qual o vnculo de emprego deve ser afastado. O Tribunal Superior do Trabalho teve oportunidade de fixar as semelhanas e determinar a distino entre ambos os contratos, o de trabalho e o de representao comercial autnoma, ressaltando que o contrato de representao comercial contm todos os elementos do contrato de trabalho, exceo da subordinao. Transcrevemos a ementa:
Contrato de Representao Comercial Autnoma - Lei n 4.886/65 - No-Configurao da Subordinao Hierrquica e Jurdica Prpria do Contrato de Trabalho. A delimitao da rea de atendimento do representante comercial e das metas e diretrizes de sua atuao pela empresa representada, bem como a sujeio de cadastros de clientes ao crivo desta, no configuram a existncia de subordinao hierrquica e jurdica prpria da relao de emprego. Decorrem, em verdade, de previso inserta na Lei n 4.886/65, atinente ao contrato de representao comercial, consoante o disposto nos seus arts. 27 e 28. Assim sendo, como o contrato de representao comercial contm todos os elementos do contrato de trabalho, exceo da subordinao, tem-se justamente neste aspecto o trao distintivo dos pactos citados. Inexistente, pois, a subordinao hierrquica, a partir das premissas fticas delineadas pelo Regional, no h que se falar em existncia de vnculo de emprego entre as Partes. 31 Recurso de revista conhecido em parte e provido.

30

Ren Roblot, Trait lmentaire de droit commercial, de Georges Ripert, ioa ed., Paris, LGDJ, 1986, t. 2, p. 563, inclui o agente entre os intermedirios comerciais.
31

Tribunal Superior do Trabalho, Recurso de Revista n 459009, de 1998, Terceira Regio, Quarta Turma, Relator Ministro Ives Gandra Martins Filho, deciso de 23 de agosto de 2000, publicado no Dirio da Justia de 22 de setembro de 2000,p. 557.

66

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira O mesmo Tribunal Superior do Trabalho, em outro acrdo, procurou determinar quais caractersticas distinguem o contrato de trabalho do de representao comercial autnoma, induzindo o julgador a entender que existe a subordinao que caracteriza o contrato de trabalho. Transcrevemos parcialmente a ementa:
... 3. O trabalhador autnomo, que age como representante comercial, no se submete s determinaes da empresa mas s disposies do contrato, ainda que receba orientao sobre o servio a fazer, como deve faz-lo, qual o material a ser empregado. Por seu turno, o representante comercial fornece, quando solicitadas, informaes detalhadas sobre o andamento dos negcios a seu cargo, para normal controle de sua atividade, sem que isto impli32 que em subordinao.

Por outro lado, entendeu o mesmo Tribunal que fica caracterizada a relao de emprego quando a prestao de servios: ocorreu com subordinao, pessoalidade, exclusividade, alm de contar com os outros fatores caracterizadores da relao de emprego.33 2.2. Entre representante comercial e corretor A doutrina tem feito a distino entre mediador, corretor34, e representante comercial, entendendo que a habitualidade necessria configurao do agente35. Assim, para Rubens Requio, a caracterstica bsica da corretagem a sua transitoried ade; j na representao comercial o autor ressalta a permanncia de sua relao com a representada36 2.3. Entre representante comercial e distribuidor Ambos os contratos so semelhantes, a ponto de o legislador no Projeto do Cdigo Civil ter tratado o contrato de agncia (representao comercial) como gnero,

32

Tribunal Superior do Trabalho, Recurso de Revista n 9978, de 1985, Primeira Turma, Relator Ministro Marco Aurlio, deciso de 5 de agosto de 1986, acrdo publicado no Dirio da Justia de 24 de outubro de 1986. 33 Tribunal Superior do Trabalho, Recurso de Revista n 193404, de 1995, Segunda Regio, Quarta Turma, Relator Ministro Leonaldo Silva, deciso de 27 de novembro de 1996, acrdo n 7996, publicado no Dirio da Justia de 13 de dezembro de 1996, p. 50581. 34 Pontes de Miranda, Tratado de direito privado, cit., v. 43, p. 233 e segs. Esta doutrina foi adotada por Rubens Requio. 35 Orlando Gomes, Contratos, 23a ed. atual., Rio de Janeiro, Forense, 2001, p. 365 e segs. O mesmo no direito portugus, com Antnio Pinto Monteiro, Contrato de agncia, cit., p. 20. 36 A citao do autor foi tomada como motivo de decidir no Recurso Especial n 67.486-7-RS, Registro n 95.0027743-3, Revista do Superior Tribunal de Justia n 101, janeiro de 1998, p. 39 e segs., transcrio de fis. 44, reafirmada, por exemplo, no Recurso Especial n 53.192-RS, Revista do Superior Tribunal de Justia, n 84/90.

67

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira do qual a distribuio espcie 37. Assim, no Projeto de Cdigo Civil, a distribuio caracteriza-se quando o agente tiver sua disposio a coisa a ser negociada 38. Na realidade, o contrato de distribuio impe, como um de seus requisitos, que uma das partes contratantes seja o fabricante do produto, o que no ocorre na representao comercial ou agncia, que pode ser pactuada entre dois comerciantes. Por outro lado, o contrato de distribuio pressupe a compra e venda continuada para revenda, sendo que o agente compra o produto para revend-lo em uma determinada zona. Enquanto o distribuidor realiza vendas a terceiros por conta prpria, o agente as realiza por conta e ordem do agenciado. Em suma: o distribuidor revende produtos de sua propriedade, e o agente intermedeia a venda de produtos de terceiros 39. O distribuidor no goza da proteo que a lei garante ao representante comercial autnomo. 3. Funo do Contrato Funo do representante comercial autnomo colaborar na comercializao dos produtos ou mercadorias da empresa representada ou no agenciamento de propostas de compra ou prestao de seus servios, oriundas de terceiros interessados. Ele no , portanto, integrante da empresa, como o preposto ou o diretor, mas colaborador autnomo. Nessa qualidade, o representante comercial autnomo pode ser mandatrio de seus representados, notadamente para a concluso dos negcios; mas no necessariamente. A Lei n 4.886/65, artigo 1 (Regula as Atividades dos Representantes Comerciais Autnomos), define a representao comercial autnoma da seguinte forma:
Art. l - Exerce a representao comercial autnoma a pessoa jurdica ou a pessoa fsica, sem relao de emprego, que desempenha, em carter no eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediao para a realizao de negcios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou no atos relacionados com a execuo dos negcios. Pargrafo nico. Quando a representao comercial incluir poderes atinentes ao mandato mercantil, sero aplicveis, quanto ao exerccio deste, os preceitos prprios da legislao comercial.

4. Exerccio Regular da Representao Comercial Autnoma

37 38

Claudineu de Melo, Contrato de distribuio, So Paulo, Saraiva, 1987, p. 44. Projeto de Lei da Cmara - PLC n 118, de 1994, artigo 710, caput. 39 Claudineu de Melo, Contrato de distribuio, So Paulo, Saraiva, 1987, p. 46.

68

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira A Lei n 4.886 criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Representantes Comerciais, sendo o registro dos representantes obrigatrio. Assim o exerccio regular da representao comercial exige a inscrio no Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado em que est domiciliado. A falta de registro impede o representante de invocar em seu favor os preceitos da Lei n 4.886/65 (artigo 5). 5. Forma de Contratao A legislao jamais determinou com clareza se o contrato de representao comercial deveria ser escrito, ou no, ou seja, se era um contrato solene, ou no. A redao do caput do artigo 40 da Lei n 4.886/65, como lembra Rubens Requio40, previa um prazo dentro do qual os contratos existentes na data de sua promulgao deveriam ser reduzidos a escrito; todavia, j no pargrafo previa a possibilidade de as partes no usarem dessa faculdade, especificando inclusive a indenizao devida ao representante na falta de contrato escrito. O artigo 27 da mesma lei, por sua vez, determinava os elementos que deveriam constar obrigatoriamente do contrato, mas apenas quando celebrado por escrito. A Lei n 8.420/92, que alterou a redao de alguns dispositivos da lei anterior, inclusive do artigo 27, suprimiu a ressalva, determinando os requisitos que devem estar obrigatoriamente presentes no contrato. Entre esses requisitos encontra-se a indicao dos produtos ou artigos objeto da representao e a exclusividade. Nosso direito no exige, em regra, forma escrita para os contratos em geral (Cdigo Civil, artigo 82), nem para os contratos comerciais, e esse o principal argumento adotado por Rubens Requio para sustentar a possibilidade de contratao verbal, ainda no regime da lei atual. Na posio oposta coloca-se Waldirio Bulgarelli, que afirma41:
penso, pois, que a leitura da Lei deve ser a de que a atividade de representao comercial autnoma, para ser reconhecida pelas duas leis especficas que a regulam, deve ser contratada por escrito, seguindo os ditames determinados por elas.

Visando a uma interpretao sistemtica de nosso direito, colocamo-nos em posio intermediria. Efetivamente, no se pode deduzir dos termos da legislao em vigor, nem do sistema de nosso direito comercial, que a forma escrita seja requisito de validade do contrato. Todavia, se pactuada a exclusividade em favor de qualquer das partes, o direito de uma ir representar uma restrio ao direito da outra parte, e essa restrio deve ser expressa, segundo entendemos, por escrito, at mesmo porque influi na segurana de terceiros com que qualquer uma das partes venha a contratar.
40 41

Rubens Requio, Do representante comercial, 8a ed., Rio de Janeiro, Forense, 2000, p. 163 e segs. Waldirio Bulgarelli, Aspectos jurdicos do sistema de distribuio de produtos no mercado. Lei 4.886, de 9.12.65 alterada pela Lei 8.420, de 8.5.92, Questes atuais de direito empresarial, So Paulo, Malheiros, 1995, p. 57.

69

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Dentro desse sistema, entendemos que o contrato de representao comercial ser vlido, ainda que contratado verbalmente. Isto porque a nulidade decorre da contrariedade a dispositivo de lei, que no existe no caso. Todavia, as clusulas restritivas de direitos de quaisquer das partes s sero vlidas se contratadas por escrito, porque o regime das nulidades visa a proteo de terceiros, que poderiam ser prejudicados. o que ir ocorrer com a exclusividade de zona (a favor do representante) e com o exerccio exclusivo da representao (a favor do representante), ambas previstas no artigo 27 da Lei n 4.886/65, com a redao dada pela Lei n 8.420/92. No sentido de que a exclusividade no contrato verbal no se presume decidiu o Tribunal de Justia do Distrito Federal 42. Atendidas a estas consideraes, transcrevemos os elementos que devem constar do contrato de representao comercial (artigo 27 da Lei n 4.886/65): Art. 27 - Do contrato de representao comercial, alm dos elementos comuns e outros a juzo dos interessados, constaro, obrigatoriamente: a) condies e requisitos gerais da representao; b) indicao genrica ou especfica dos produtos ou artigos objeto da representao; c) prazo certo ou indeterminado da representao; d) indicao da zona ou zonas em que ser exercida a representao; e) garantia ou no, parcial ou total, ou por certo prazo, da exclusividade de zona ou setor de zona; f) retribuio e poca do pagamento, pelo exerccio da representao, dependente da efetiva realizao dos negcios, e recebimento, ou no, pelo representado, dos valores respectivos; g) os casos em que se justifique a restrio de zona concedida com exclusividade; h) obrigaes e responsabilidades das partes contratantes; i) exerccio exclusivo ou no da representao a favor do representado; j) indenizao devida ao representante pela resciso do contrato fora dos casos previstos no art. 35, cujo montante no ser inferior a 1/12 (um doze avos) do total da retribuio auferida durante o tempo em que exerceu a representao. 1 Na hiptese de contrato a prazo certo, a indenizao corresponder importncia equivalente mdia mensal da retribuio auferida at a data da resciso, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
42

Tribunal de Justia do Distrito Federal, Apelao Cvel n 522049-DF, Terceira Turma Cvel, Relator Wellington Medeiros, julgamento unnime em 14 de outubro de 1999, Dirio da Justia do Distrito Federal de 24 de novembro de 1999, p. 27.

70

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira 2 O contrato com prazo determinado, uma vez prorrogado o prazo inicial, tcita ou expressamente, torna-se a prazo indeterminado 3 Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato, com ou sem determinao de prazo. 6. Obrigaes Especficas do Representante So obrigaes do representante comercial autnomo: - expandir os negcios do representado e promover os seus produtos (artigo 28); - prestar informaes pormenorizadas sobre o andamento dos negcios a seu cargo (artigo 28); - no conceder abatimentos, descontos ou dilaes, se no autorizado expressamente pelo representado (artigo 29); - tomar conhecimento das reclamaes atinentes aos negcios, transmitindoas ao representado e sugerindo as providncias acauteladoras do interesse deste (artigo 30). Essas obrigaes so consideradas de meios ou de simples diligncia, no obrigaes de resultado e decorrem da prpria relao de intermediao. Quanto obrigao de no conceder abatimentos, descontos ou dilaes, de se notar que a possibilidade de conceder essas vantagens a terceiro s ir ocorrer quando o representante for mandatrio do representado; caso contrrio a sua atividade consistir, simplesmente, no agenciamento das propostas que sero devidamente examinadas pelo representado, que poder aceit-las, ou no. Se o representante for tambm mandatrio estar sujeito s regras do mandato, devendo agir no interesse do mandante, ficando impedido, portanto, de conceder vantagens sem autorizao. Portanto, ainda que no estivesse especificada na lei, essa obrigao continuaria a existir, sendo o dispositivo suprfluo. A redao primitiva da Lei n 4.886/65 previa a possibilidade de insero nos contratos de representao comercial da clusula del credere, que se caracteriza quando o representante assume a responsabilidade de responder, solidariamente, pela solvncia das pessoas com quem vier a contratar em nome do representado; a atual veda expressamente essa possibilidade (artigo 43). 7. Obrigao Especfica do Representado

71

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira O representado deve pagar as comisses a que fez jus o representante, por negcios realizados por ele, ou em sua zona de exclusividade (Lei n4.886/65, artigos 31, 32 e 33). 8. Resilio do Contrato por Prazo Indeterminado Em se tratando de contrato por prazo determinado, o fim do prazo o modo normal de extino das obrigaes e no exige comentrios. A lei prev, no entanto, a possibilidade de denncia do contrato (declarao de resciso) que esteja vigendo por prazo indeterminado, sem causa justificada, por qualquer das partes (artigo 34). A redao do artigo 34 induz a pensar que o legislador est dando tratamento equivalente a ambas as partes no caso da resciso do contrato que esteja vigendo por prazo indeterminado, o que no verdade, como passamos a examinar. 8.1. Aviso prvio Se o contrato estiver vigendo por prazo indeterminado e tiver vigorado por mais de seis meses, a lei exige da parte que pretender denunci-lo a concesso de aviso prvio outra com antecedncia mnima de trinta dias, sem prejuzo de outras garantias previstas no prprio contrato ou, caso no o faa, o pagamento do valor equivalente a um tero das comisses auferidas pelo representante, nos trs ltimos meses (Lei n 4.886/65, artigo 34). de se entender, portanto, que essa indenizao deve ser paga tambm pelo representante que pretende a resilio do contrato sem justa causa, revelando-se, neste ponto, um equilbrio entre os direitos e obrigaes de ambas as partes. 8.2. Indenizao Em outro dispositivo (artigo 27, alnea j), a lei prev o pagamento de indenizao, no valor equivalente a um doze avos do total da remunerao auferida durante o tempo em que exerceu a representao, exclusivamente ao representante, sempre que a resciso do contrato se der sem qualquer dos motivos para justa causa previstos no artigo 35. Portanto, em relao indenizao devida pela resciso do contrato a lei estabelece uma maior proteo para o representante que para o representado. Entende Rubens Requio que esta indenizao possui um sentido remuneratrio salarial e a indenizao tem a natureza compensatria de perdas e danos pela violao contratual43. A afirmao no nos parece lgica, pois, alm de no se caracterizar a violao contratual pelo exerccio de um direito previsto em lei, a inexistncia de subordinao do representante ao representado exclui qualquer natureza trabalhista do

43

Rubens Requio, Do representante comercial, cit., p. 216.

72

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira contrato, e, portanto, salarial. Portanto, a indenizao devida, mas por expressa previso legal, no podendo ser confundida com direitos trabalhistas inexistentes. A cumulatividade da indenizao com o direito ao aviso prvio amplamente reconhecida pelo Superior Tribunal de Justia, em diversos acrdos. Para compatibilizar os diversos dispositivos legais vem entendendo o Tribunal que o legislador se equivocou na redao da lei e que esse equvoco deve ser corrigido por via de interpretao44, em precedente mantido por ambas as Turmas45. 9. Resoluo por Inadimplemento (Justa Causa) Diversamente do ttulo anterior, trata-se aqui do inadimplemento por justa causa, tanto pelo representante como pelo representado. 9.1. Por inadimplemento do representante A resciso por inadimplemento do representante vem regulada nos artigos 35 e 37 da Lei n 4.886/65. No primeiro, a lei prev as causas de resciso; no segundo, prev a possibilidade de o representado reter os valores das comisses devidas ao representante com o fim de ressarcir-se dos danos por este causados. Segundo o disposto no artigo 35, so motivos para a resciso do contrato pelo representado, por justa causa, os seguintes: Art. 35. Constituem motivos justos para resciso do contrato de represent ao comercial, pelo representado: a) a desdia do representante no cumprimento das obrigaes decorrentes do contrato; b) a prtica de atos que importem em descrdito comercial do representado; c) a falta de cumprimento de quaisquer obrigaes inerentes ao contrato de representao comercial; d) a condenao definitiva por crime considerado infamante; e) fora maior. O disposto no artigo 45 estabelece, no entanto, uma ressalva, prevendo que:
44

Superior Tribunal de Justia, Recurso Especial n 9144-MG, Registro 199100047414, Terceira Turma, Relator Ministro Nilson Naves, julgamento unnime em 10 de junho de 1991, com amparo em precedente do Supremo Tribunal Federal e a seguinte ementa: Representao Comercial (Lei n 4.886/65). Denncia do Contrato, sem Motivo Justo. Indenizao. O contrato dessa espcie h de prever, e sempre, a indenizao devida ao representante, no caso de sua resciso. E de ter- se por equivocada a referncia ao art. 34, contida no art. 27, letra j; a referncia ao art. 35 (RE-81.128, RTJ-75/619). O pr-aviso no exclui a indenizao devida ao representante; no caso de omisso do contrato, aplica-se o pargrafo nico do art. 34. Recurso especi al conhecido, por ambas as alneas, e provido. 45 Superior Tribunal de Justia, Recurso Especial n 4474-SP, Registro 199000077656, Quarta Turma, Relator Ministro Athos Carneiro, julgamento unnime em 4 de junho de 1991, entendimento mantido, mais recentemente, no Recurso Especial n 37.620- SP, Registro 199300220454, Quarta Turma, Relator Ministro Fontes de Alencar.

73

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

Art. 45. No constitui motivo justo para resciso do contrato de represent ao comercial o impedimento temporrio do representante comercial que estiver em gozo do benefcio de auxlio-doena concedido pela Previdncia Social. No reconhece o moderno direito penal o crime considerado infamante, razo pela qual Rubens Requio enumera os crimes de falsidade, estelionato, apropriao indbita, contrabando, roubo, furto, lenocnio ou crimes tambm punidos com a perda do cargo pblico como a melhor interpretao para esse dispositivo legal, com o que concordamos, pois so crimes que, sem dvida, podem provocar o descrdito comercial do representado46. No podemos concordar, no entanto, inteiramente, com a necessidade de estar a sentena criminal passada em julgado para que se caracterize a justa causa para resciso. Se ela existir, ser uma causa objetiva para justificar a resciso, mas a simples publicidade em torno dos fatos que levaram abertura de um processo penal pode levar ao descrdito comercial do representado, causa, em si, de resciso do contrato por justa causa. A maior diferena entre ambas residir na necessidade de prova do prejuzo, no segundo caso. 9.2. Por inadimplemento do representado No artigo 36 esto presentes os motivos que caracterizam a justa causa para a resciso do contrato pelo representante, por inadimplemento do representado, que so (artigo 36): Art. 36- Constituem motivos justos para resciso do contrato de representao comercial, pelo representante: a) reduo de esfera de atividade do representante em desacordo com as clusulas do contrato; b) a quebra, direta ou indireta, da exclusividade, se prevista no contrato; c) a fixao abusiva de preos em relao zona do representante, com o exclusivo escopo de impossibilitar-lhe ao regular; d) o no-pagamento de sua retribuio na poca devida; e) fora maior. 10. Prescrio

46

Rubens Requio, Do representante comercial, cit, p. 222.

74

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira O prazo prescricional, no que se refere ao direito do representante de reclamar a retribuio que lhe devida, de 5 anos (artigo 44, pargrafo nico). No entanto, entende Waldirio Bulgarelli que a ao do representado contra o representante, por falta de norma legal especfica, obedece regra geral do artigo 442 do Cdigo Comercial, sendo de 20 (vinte) anos47 (Rectius, 10 anos a partir do novo Cdigo Civil). 11. Temas para Estudos Complementares Tanto a representao comercial autnoma quanto a comisso mercantil so contratos que podem servir para a distribuio de produtos no mercado. Nesse contexto, aponte as semelhanas e diferenas entre ambos.

X - CONTRATO DE SEGURO
1. Conceito O art. 757, CC, define este contrato como aquele pelo qual "o segurador se obriga, mediante o pagamento do prmio, a garantir interesse legtimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados". Da definio legal depreende-se a existncia de duas partes: o segurador e segurado, que, no entanto, no so as nicas, uma vez que pode surgir a figura do beneficirio, terceiro que receberia a indenizao no caso de seguros de vida e obrigatrio contra acidentes de trabalho em que resultasse a morte do segurado. Este estaria contido na expresso "interesse legtimo do segurado". O objeto do contrato de seguro o risco, ou seja, evento futuro e incerto, o qual, em se concretizando, ensejar o cumprimento da contraprestao de "indenizar" por parte do segurador. 2. Caractersticas a) BILATERALIDADE ou SINALAGMTICO: bilateral devido aos efeitos por ele gerados que a constituio de obrigaes para ambos os contraentes, ou seja, h reciprocidade de obrigaes. As partes, segurado e segurador, so sujeitos de direitos e deveres: um tem como uma de suas prestaes a de pagar o prmio e o outro tem como
47

Waldirio Bulgarelli, Aspectos jurdicos do sistema de distribuio de produtos no mercado. Lei 4.886, de 9.12.65 alterada pela Lei 8.420, de 8.5.92, cit., p. 64.

75

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira contraprestao pagar a indenizao em se concretizando o risco (ocorrncia do "sinistro"). b) ONEROSIDADE: o seguro traz vantagens a ambos os contraentes, frente a um sacrifcio patrimonial de parte a parte: o segurado passa a desfrutar de garantia no caso de sinistro e o segurador recebe o prmio. O fato da no ocorrncia do sinistro, caso em que o segurador no teria que pagar a indenizao, no descaracterizaria a onerosidade, visto que, ainda assim o segurado desfrutar da vantagem de gozar de proteo patrimonial. c) ALEATRIO: impossvel, de antemo, proceder-se a qualquer avaliao quanto s prestaes devidas de parte a parte. A equivalncia ou no das obrigaes fica a cargo da lea (sorte) que, em ltima anlise, determinar a ocorrncia ou no do sinistro e sua extenso, baseado no qual se pagar a indenizao. J existe um posicionamento mais inovador (Fbio Coelho Ulhoa) que aponta o carter comutativo do contrato de seguro, afirmando que a contraprestao da seguradora certa e que consiste na garantia, ou seja, em suprimir os efeitos de um fato danoso, ao menos quanto ao seu contedo econmico. d) DE ADESO: com a expanso do campo de atuao dos seguros (no s no que diz respeito aos interesses protegidos, mas ao nmero de segurados), este contrato passou a ter clusulas e condies pr-estabelecidas impossibilitando o debate e transigncia entre as partes. Dessa forma, no momento de sua celebrao, apenas caber ao segurado aderir ao que lhe proposto. Tal situao no se deve apenas ao fato do segurador, muitas vezes, ser economicamente superior ao segurado, podendo assim impor sua vontade. Elementos como mutualidade e os clculos de probabilidades (fundamentais ao seguro) so necessrios para definir o prmio, a indenizao e os riscos a serem cobertos e no permitem que com cada segurado seja celebrado um contrato distinto. Devido a sua natureza de contrato de adeso, a tendncia legislativa de favorecer o segurado, uma vez que se encontra numa posio de inferioridade frente a seguradora, no lhe cabendo outra alternativa a no ser aderir s condies estabelecidas pelos seguradores. O art. 423, CC, traz a disposio expressa de que "Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente". e) DE EXECUO CONTINUADA: o seguro feito para ter uma certa durao, ao longo da qual se proteger o bem ou a pessoa. Enquanto o contrato estiver vigente, o segurador obrigado a garantir os interesses do segurado. f) CONSENSUAL: grande parte da doutrina afirma que o contrato de seguro est perfeito e acabado quando se der o acordo de vontades (consenso das partes). Numa pri-

76

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira meira anlise do art. 758, CC, poder-se-ia concluir que o seguro seria formal devido necessidade do documento. Todavia, percebe-se facilmente que o documento exigido no faz parte da substncia do ato, possuindo apenas carter probatrio. g) DE BOA-F: de acordo com o art. 765, CC, o segurado e o segurador so obrigados a guardar na concluso e na execuo do contrato a mais estrita boa-f e veracidade, tanto a respeito do objeto como das circunstncias e declaraes a ele concernentes. 3. Elementos e Requisitos 3.1. Sujeitos a) Segurador48 O segurador a parte no contrato de seguro que, mediante o recebimento do prmio, assume o risco e passa a ter como contraprestao pagar a "indenizao" no caso da ocorrncia do sinistro. De acordo com o pargrafo nico do art. 757: "Somente pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, entidade para tal fim legalmente autorizada". De acordo com o art. 1 do Decreto-lei 2.063/40: Art. 1 A explorao das operaes de seguros privados ser exercida, no territrio nacional, por sociedades annimas, mtuas e cooperativas, mediante prvia autorizao do Governo Federal. Pargrafo nico. As sociedades cooperativas tero por objeto somente os seguros agrcolas, cujas operaes sero reguladas por legislao especial. A forma: apenas pessoas jurdicas podem ser seguradoras, de maneira que pessoas fsicas somente podem figurar no plo de segurado do contrato. A pessoa jurdica dever ser sociedade annima ou cooperativa. O Decreto-lei n 73/66, cuidou da matria da seguinte forma: Art 24. Podero operar em seguros privados apenas Sociedades Annimas ou Cooperativas, devidamente autorizadas. Pargrafo nico. As Sociedades Cooperativas operaro unicamente em seguros agrcolas, de sade e de acidentes do trabalho*.

48

Decreto-Lei no 73, de 21 de novembro de 1966. Art. 26. As sociedades seguradoras no podero requerer concordata e no esto sujeitas falncia, salvo, neste ltimo caso, se decretada a liquidao extrajudicial, o ativo no for suficiente para o pagamento de pelo menos a metade dos credores quirografrios, ou quando houver fundados indcios da ocorrncia de crime falimentar. (Redao dada pela Lei n 10.190, de 2001)

77

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira *Obs.: A atividade seguradora contra acidentes do trabalho foi absorvida pelo Estado. A autorizao: O pargrafo nico do art. 757 enuncia que a entidade deve estar legalmente autorizada, o que consiste em ter a autorizao do Ministrio da Fazenda. Fiscalizao: sujeita-se fiscalizao da Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP). b) Segurado O segurado a pessoa fsica ou jurdica "que tem interesse direto e legtimo na conservao da coisa ou pessoa, fornecendo uma contribuio peridica e moderada, isto , o prmio, em troca do risco que o segurador assumir de, em caso de incndio, abalroamento, naufrgio, furto, falncia, acidente, morte, perda de faculdades humanas etc., indeniz-lo pelos danos sofridos c) Beneficirio O beneficirio uma figura que exsurge nos contratos de seguro de vida e no obrigatrio de acidentes pessoais em que ocorrer morte por acidente e que consiste na pessoa a quem pago o valor do seguro, a "indenizao". No qualquer pessoa que pode figurar como beneficirio: Art. 793: " vlida a instituio do companheiro como beneficirio, se ao tempo do contrato o segurado era separado judicialmente, ou j se encontrava separado de fato." Ou seja, a concubina no pode figurar como beneficiria em contrato de seguro de vida. Obs.: Tambm no poder ser institudo como beneficirio aquele que estiver incapacitado de suceder (art. 1.814, CC) d) Co-segurador No caso de seguros vultosos, pode acontecer de uma pluralidade de seguradores dar cobertura, simultaneamente, a um mesmo risco, configurando-se a multiplicidade de seguros. O cosseguro pode ser definido como a simultaneidade de seguros sobre o mesmo objeto, desde que no ultrapassem, somados, o valor deste, de maneira que vrias seguradoras dividiro o valor do bem, segurando parte desse valor. Contudo, o art. 778 dispe que "Nos seguros de dano, a garantia prometida no pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da concluso do contrato...".

78

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Dessa maneira, defeso ao segurado celebrar mais de um contrato relativo ao mesmo bem, pelos mesmos riscos de maneira que, em ocorrendo o sinistro, receba-se a indenizao integral de todos os seguradores. Isto se d, pois o contrato no instrumento de lucro. No caso, esta espcie de multiplicidade de seguros fraudulenta, sujeita inclusive a sanes de ordem penal. Obs. importante: No que diz respeito aos "seguros de pessoas, o capital segurado livremente estipulado pelo proponente, que pode contratar mais de um seguro sobre o mesmo interesse, com o mesmo ou diversos seguradores" (CC, art. 789). e) Ressegurador A figura do resseguro consiste na transferncia de parte ou toda a responsabilidade do segurador para o ressegurador, com a finalidade de distribuir para mais de um segurador a responsabilidade pelo adimplemento da contraprestao. O resseguro consiste no "seguro do seguro", uma vez que o segurador que transfere a sua responsabilidade, ou "um seguro mediato", na medida que um seguro assumido entre o segurador e a resseguradora. O segurado no mantm nenhuma relao direta com o ressegurador, permanecendo o segurador como responsvel exclusivo frente ao segurado. No entanto, o ressegurador no deixa de prestar uma garantia indireta frente ao segurado de uma relao negocial ressegurada, j que concede maiores possibilidades para o pagamento da indenizao pelo segurador. Inclusive o prprio resseguro pode ser ressegurado. A atividade resseguradora apresenta forte interveno estatal a fim de permitir o pleno funcionamento do sistema securitrio nacional. Para tanto, foi criado o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) com a finalidade de dar cobertura automtica de resseguro aos seguradores aqui sediados. Dessa forma, o IRB considerado litisconsorte necessrio em liquidaes judiciais em que tiver responsabilidade nos valores reclamados. 4. Objeto 4.1. Interesse segurvel Trata-se de qualquer relao econmica ameaada ou posta em risco. Ou seja, tudo que puder ser passvel de apreciao econmica (quer seja coisa, atividade humana ou pessoa) e at aquilo que no o pode, como a vida, admite-se como objeto de seguro. Praticamente todos os interesses so passveis de cobertura, com exceo dos excludos pela lei, tais como, e.g., os relativos a atos dolosos ou ilcitos e os de valor superior ao do bem. 4.2. Risco

79

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira o acontecimento futuro e incerto previsto no contrato, suscetvel de causar dano. Quando este evento ocorre, a tcnica securitria o denomina sinistro. A obrigao de garantia contida no seguro, s obriga a seguradora a pagar a indenizao quando o risco se concretiza, de maneira que este acontecimento torna-se essencial. O risco baseado nas estatsticas e clculos de probabilidade que podem constatar quais as chances de determinado evento danoso vir a, de fato, ocorrer. Quanto maior a probabilidade de ocorrncia do sinistro, maiores as chances da seguradora vir a pagar a indenizao, logo, maiores tero de ser seus fundos e maiores sero os prmios. Disposies de carter excludente no que tange ao risco: Art. 762, CC: "Nulo ser o contrato para a garantia do risco proveniente de ato doloso do segurado, do beneficirio, ou de representante de um ou de outro".

INF. 418, STJ. SEGURO. VIDA. EMBRIAGUEZ. O contrato de seguro de vida destinase a cobrir danos decorrentes de possveis acidentes, geralmente em razo de atos dos prprios segurados nos seus normais e corriqueiros afazeres do dia a dia. Logo, a prova da concentrao do teor alcolico no sangue no se mostra suficiente para indicar a causalidade com o dano sofrido, mormente por no exercer o lcool influncia idntica em diferentes indivduos. Assim, a simples relao entre o estado de embriaguez e a queda fatal como causa para explicar o evento danoso, por si s, no suficiente para elidir a responsabilidade da seguradora, com a consequente exonerao do pagamento da indenizao prevista no contrato. A legitimidade da recusa ao pagamento do seguro requer a comprovao de que houve voluntrio e consciente agravamento do risco por parte do segurado, revestindo-se o ato como condio determinante na configurao do sinistro para ensejar a perda da cobertura securitria, uma vez que no basta clusula prevendo que a embriaguez exclui a cobertura do seguro. REsp 780.757-SP, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, julgado em 1/12/2009.

5. Forma O art. 758, CC trata da importncia da aplice, quanto ao carter probatrio deste instrumento: Art. 758. O contrato de seguro prova-se com a exibio da aplice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatrio do pagamento do respectivo prmio. O Decreto-lei 73/66, arts. 9 e 10, admite tambm como instrumentos do seguro a proposta e o bilhete do seguro. Este pode ser substitutivo da aplice quando a lei o permitir.

80

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira A proposta considerada instrumento do seguro baseado na Teoria Geral dos Contratos (art. 427, CC) quando se afirma que "a proposta de contrato obriga o proponente, se o contrrio no resultar dos termos dela, da natureza do negcio, ou das circunstncias do caso". O Cdigo de Defesa do Consumidor, por sua vez, amplia o alcance da proposta em seu art. 30 dispondo que "toda informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicao com relao a produtos e servios oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado". 6. Obrigaes e Direitos 6.1. Do Segurador Ocorrido o sinistro, o segurador, uma vez que assumiu o risco na aplice, dever pagar em dinheiro, se outra forma no foi convencionada, o prejuzo resultante do evento danoso (art. 766, CC). Nos seguros de bens materiais a indenizao no ter de corresponder quantia declarada, sendo esta o limite da cobertura. O valor a ser pago depender de apurao real do prejuzo, pois o seguro no tem finalidade lucrativa (vedao do sobre-seguro: aquele que vai alm do valor do efetivo prejuzo). Nos seguros pessoais a indenizao ser paga pela importncia constante da aplice, porque os bens cobertos so inestimveis. Inclui-se na garantia todos os prejuzos resultantes ou conseqentes do risco, ocasionados para evitar o sinistro, minorar o dano ou salvar a coisa (art. 779, CC). A mora do segurador em pagar o sinistro enseja correo monetria, sem prejudicar a incluso de juros de mora (art. 772, CC). A seguradora no est obrigada ao pagamento da indenizao nos seguintes casos: - O segurador se exime do pagamento provando que houve dolo do segurado quanto ao sinistro (art. 781, CC)49.

49

Apelante: Marco Aurlio Bianchini. Apelada: Companhia Paulista de Seguros S/A. Relator(a): Jos Volpato de Souza. Julgamento: 05/11/2002. rgo Julgador: Primeira Cmara de Direito Civil TJSC. Publicao: Apelao cvel n. 2002.010199-6, da Capital. Apelao cvel - cobrana - seguro - automvel - coliso - negativa de cobertura - ato praticado pelo segurado com dolo e culpa grave - causa excludente da obrigao pactuada - prova robusta - desobrigao da seguradora.

81

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira - Segundo seguro da mesma coisa pelo mesmo risco e valor (art. 778, CC). - Inexistncia de cobertura para o sinistro ocorrido. - Caducidade da aplice pelo no-pagamento do prmio. - Descumprimento de obrigaes por parte do segurado, dentre as quais, a falta de comunicao do agravamento dos riscos e de ocorrncia do sinistro. - O art. 784, CC, exclui da garantia o sinistro decorrente de vcio intrnseco da coisa segurada (defeito prprio da coisa, que no se encontra normalmente em outras da mesma espcie). Direito de sub-rogar-se: - O art. 786, CC, determina que "paga a indenizao, o segurador sub-roga-se, nos limites do valor respectivo, nos direitos e aes que competirem ao segurado contra o autor do dano". Smula 188 do STF: "O segurador tem ao regressiva contra o causador do dano, pelo que efetivamente pagou, at o limite previsto no contrato". O 1 do artigo 786 enuncia uma exceo ao caput, prevendo que "salvo dolo, a subrogao no tem lugar se o dano foi causado pelo cnjuge do segurado, seus descendentes ou ascendentes, consangneos ou afins". 6.2. Do Segurado Cabe ao segurado pagar o prmio acordado no ato de receber a aplice ou conforme tenha sido ajustado, sob pena de resciso contratual ou a caducidade da aplice. No ter o direito de indenizao o segurado que estiver em mora no pagamento do prmio em ocorrendo o sinistro antes que ela seja purgada (art. 763, CC). A no verificao do risco previsto no contrato no exime o segurado do pagamento do prmio (art. 764, CC). A diminuio do risco no curso do contrato, a menos que de maneira diversa haja sido acordado, no acarreta reduo do prmio estipulado (art. 770, CC). Se a reduo do risco for considervel, caber ao segurado exigir reviso do contrato ou resolv-lo. J se o segurado intencionalmente agrava o risco perder o direito garantia (art. 768, CC).

82

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira Obrigao de fazer declaraes (informar) exatas e completas, incluindo todas as "circunstncias que possam influir na aceitao da proposta ou na taxa do prmio" (art. 766, CC). A inobservncia deste preceito por m-f do segurado o faz perder o direito garantia alm de obrig-lo a pagar o prmio vencido. No havendo m-f o segurador ter a opo de resolver o contrato ou cobrar a diferena do prmio mesmo depois de ocorrido o sinistro. O segurado dever informar o segurador, o mais prontamente possvel, sobre incidente que possa agravar o risco coberto. O descumprimento desta determinao trazida no art. 769, CC implica na perda ao direito de receber a indenizao. Todavia, segundo Srgio Cavalieri Filho:
Somente o fato exclusivo do segurado pode ser invocado como excludente da responsabilidade do segurador, mesmo assim quando se tratar de dolo ou m-f. Para alguns, a culpa grave do segurado tambm excluiria a responsabilidade do segurador, mas, em nosso entender, sem razo. A culpa, qualquer que seja sua gravidade, caracteriza-se pela involuntariedade incerteza, produzindo sempre resultado no desejado. Ademais, um dos principais riscos cobertos pela aplice. Quem faz seguro, normalmente, quer tambm se prevenir contra seus prprios descuidos eventuais. E, ao dar cobertura culpa do segurado, no seria possvel introduzir distino entre os diversos graus ou modalidades de culpa. Alm da dificuldade para se avaliar a gravidade da culpa, a limitao acabaria excluindo a maior parte dos riscos que o segurado deseja ver cobertos, tornando o seguro desinteressante. Entendo, assim, que a culpa do segurado, qualquer que seja o seu grau, no exonera de responsabilidade o segurador. (Programa de responsabilidade Civil, Malheiros, 1997, p.292).

No caso da ocorrncia do sinistro, o segurado fica obrigado a inform-lo o quanto antes ao segurador, permitindo-o tomar as providncias imediatas para evitar ou minorar as conseqncias. No caso de omisso, se o segurador provar que oportunamente avisado poderia ter evitado o sinistro, poder se exonerar.

7. JURISPRUDNCIA
SEGURO. ACIDENTE DE TRNSITO. EMBRIAGUEZ. NEXO DE CAUSALIDADE. COMPROVAO. CLUSULA LIMITATIVA DO DIREITO DO CONSUMIDOR. - A embriaguez do segurado, por si s, no exclui direito indenizao securitria. - Clusula restritiva, contida em contrato de adeso, deve ser redigida com destaque a fim de se permitir, ao consumidor, sua imediata e fcil compreenso. O fato de a clusula restritiva estar no meio de outras, em negrito, no suficiente para se atender exigncia do Art. 54, 4, do CDC. - A lei no prev - e nem o deveria - o modo como tais clusulas devero ser redigidas. Assim, a interpretao do Art. 54 deve ser feita com o esprito protecionista, buscando sua mxima efetividade. (REsp 774035/MG, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, TERCEIRA TURMA, julgado em 21/11/2006, DJ 05/02/2007 p. 222).

83

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira

DIREITO CIVIL. CONTRATO DE SEGURO. ACIDENTE PESSOAL. ESTADO DE EMBRIAGUEZ. FALECIMENTO DO SEGURADO. RESPONSABILIDADE DA SEGURADORA. IMPOSSIBILIDADE DE ELISO. AGRAVAMENTO DO RISCO NO-COMPROVADO. PROVA DO TEOR ALCOLICO E SINISTRO. AUSNCIA DE NEXO DE CAUSALIDADE. CLUSULA LIBERATRIA DA OBRIGAO DE INDENIZAR. ARTS. 1.454 E 1.456 DO CDIGO CIVIL DE 1916. 1. A simples relao entre o estado de embriaguez e a queda fatal, como nica forma razovel de explicar o evento, no se mostra, por si s, suficiente para elidir a responsabilidade da seguradora, com a consequente exonerao de pagamento da indenizao prevista no contrato. 2. A legitimidade de recusa ao pagamento do seguro requer a comprovao de que houve voluntrio e consciente agravamento do risco por parte do segurado, revestindo-se seu ato condio determinante na configurao do sinistro, para efeito de dar ensejo perda da cobertura securitria, porquanto no basta a presena de ajuste contratual prevendo que a embriaguez exclui a cobertura do seguro. 3. Destinando-se o seguro a cobrir os danos advindos de possveis acidentes, geralmente oriundos de atos dos prprios segurados, nos seus normais e corriqueiros afazeres do dia-adia, a prova do teor alcolico na concentrao de sangue no se mostra suficiente para se situar como nexo de causalidade com o dano sofrido, notadamente por no exercer influncia o lcool com idntico grau de intensidade nos indivduos. 4. A culpa do segurado, para efeito de caracterizar desrespeito ao contrato, com prevalecimento da clusula liberatria da obrigao de indenizar prevista na aplice, exige a plena demonstrao de intencional conduta do segurado para agravar o risco objeto do contrato, devendo o juiz, na aplicao do art. 1.454 do Cdigo Civil de 1916, observar critrios de eqidade, atentando-se para as reais circunstncias que envolvem o caso (art. 1.456 do mesmo diploma). 5. Recurso especial provido. (REsp 780757/SP, Rel. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, QUARTA TURMA, julgado em 01/12/2009, DJe 14/12/2009)

CIVIL E PROCESSUAL. ACRDO ESTADUAL. FUNDAMENTAO SUFICIENTE. OMISSES INOCORRENTES. NULIDADE AFASTADA. SEGURO DE VIDA EM GRUPO. QUEDA DE ALTA TORRE METLICA. LAZER DO SEGURADO PARA TER ACESSO A VISTA PANORMICA. PARAPLEGIA. AGRAVAMENTO DO RISCO NO CONFIGURADO. CC ANTERIOR, ART. 1.454. CC ATUAL, ART. 768. INEXISTNCIA DE M-F NA RECUSA. DISCUSSO CINGIDA AO CUMPRIMENTO DO CONTRATO. DANO MORAL EXCLUDO. I. No padece de nulidade o acrdo estadual que enfrenta suficientemente as questes essenciais ao deslinde da controvrsia, apenas que trazendo concluses adversas aos interesses da parte irresignada. II. No consubstancia situao de agravamento de risco o ato do segurado que sobe em torre metlica elevada, mas de fcil acesso, para descortinar vista panormica, porquanto constitui comportamento aventureiro razovel e previsvel na vida das pessoas, como tambm acontece com escalada de rvores, pedras, trilhas ngremes, e coisas semelhantes. III. Devida, portanto, a cobertura securitria ante a paraplegia decorrente da queda. IV. Recusa da seguradora, entretanto, que se insere no mbito da discusso do contrato, no chegando a caracterizar m-f por parte da r a ensejar indenizao por danos morais, que restam afastados. Precedentes do STJ. V. Recurso especial conhecido em parte e parcialmente provido. (REsp 795027/RS, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 18/03/2010, DJe 19/04/2010) RECURSO ESPECIAL. PROMESSA DE COMPRA E VENDA. RESCISO CONTRATUAL C/C REINTEGRAO DE POSSE. MORTE DO SEGURADO. ATRA-

84

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia


Departamento de Cincias Jurdicas Tpicos Esp. de Direito de Empresa Professor: Carlos Rubens Ferreira
SO NO PAGAMENTO DO PRMIO DO SEGURO. NOTIFICAO ACERCA DA MORA EFETUADA APS O FALECIMENTO. COBERTURA SECURITRIA RECONHECIDA. RECURSO ESPECIAL PARCIALMENTE CONHECIDO E, NA EXTENSO, PROVIDO. 1. A alegao genrica de ofensa ao art. 535 do CPC inviabiliza o conhecimento do recurso especial, por incidncia da Smula 284/STF. 2. A circunstncia de ter o acrdo se baseado no parecer do Ministrio Pblico estadual e nas razes do recorrido no lhe acoima com pecha de nulo, como reiteradamente vem entendendo essa Corte. 3. So inaplicveis espcie os dispositivos do Cdigo de Defesa do Consumidor, porquanto o contrato em exame foi celebrado antes da vigncia deste Diploma. 4. pacfica a jurisprudncia da Casa segundo a qual o "mero atraso no pagamento de prestao do prmio de seguro no importa em desfazimento automtico do contrato, para o que se exige, ao menos, a prvia constituio em mora do contratante pela seguradora, mediante interpelao" (REsp n. 316.552/SP, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, DJU de 12.04.2004) ". 5. Com efeito, tendo em vista que a interpelao realizada pelo agente financeiro somente ocorreu aps o falecimento do muturio, o atraso no pagamento do prmio no bice intransponvel cobertura securitria, uma vez que, partindo-se desse raciocnio, no havia mora constituda quando do sinistro (bito). 6. Recurso especial parcialmente conhecido e, na extenso, provido, para, reconhecendo a quitao decorrente da cobertura securitria, julgar improcedentes os pedidos deduzidos na inicial da ao de resciso contratual c/c reintegrao de posse. (REsp 403.155/SP, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMO, QUARTA TURMA, julgado em 18/06/2009, DJe 30/06/2009)

RESPONSABILIDADE CIVIL. TRANSAO EXTRAJUDICIAL PERFECTIBILIZADA ENTRE VTIMAS E SEGURADORA. LIMITAO AO VALOR DA APLICE. RESPONSABILIDADE DO SEGURADO, CAUSADOR DO ACIDENTE, QUE, EM TESE, SUBSISTE. 1. Muito embora no seja desinfluente o pagamento realizado pelo segurador diretamente vtima, sem participao do segurado, no esse fato apto a afastar por completo a responsabilidade civil do causador do dano, tampouco obsta a instaurao do processo em face deste. 2. Tendo em vista que a indenizao por dano moral deve ser ampla, eventual sub-rogao operada com o pagamento pela seguradora, diretamente aos familiares das vtimas do acidente, no abarca necessariamente todo o crdito decorrente do infortnio, porquanto no se equipara o instituto da sub-rogao cesso de crdito. 3. Com efeito, no se deve ter por extinta toda e qualquer responsabilizao do segurado pelos danos advindos do acidente automobilstico, uma vez que no poderia mesmo a seguradora transacionar valores alm da aplice, uma vez que sua responsabilidade est limitada quantia segurada. 4. Recurso especial no conhecido. (REsp 506917/MG, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMO, QUARTA TURMA, julgado em 01/12/2009, DJe 02/02/2010)

85

Potrebbero piacerti anche