Sei sulla pagina 1di 3

ficha tcnica

Autor:

38

A cochonilha de S. Jos
(Quadraspidiotus perniciosus Comst.)

Carlos Coutinho
Diviso de Proteco e Controlo Fitossanitrio

Propriedade: D.R.A.P.N. Edio e distribuio: Ncleo de Documentao e Relaes Pblicas


Primeira edio: Out.- Novembro de 2011

ISBN:- 978-989-8201-31-7

A cochonilha de S. Jos, praga largamente expandida em pomares de macieiras, causa o enfraquecimento e decadncia das rvores e a perda de valor dos frutos atacados. No combate a esta praga, necessrio ter em conta o valor das medidas preventivas e dos insectos auxiliares para o xito na sua diminuio e manuteno em nveis baixos e que no causem prejuzos.

Ciclo de vida da cochonilha de S. Jos


A cochonilha de S. Jos tem, no nosso pas, trs geraes anuais, uma das quais incompleta. A primeira gerao tem incio em meados de Maio, quando eclodem as larvas da 1 gerao, seguindose as outras duas a partir de Julho at fim de Outubro. Esta praga foi observada pela primeira vez em Portugal em 1931, perto de Aveiro.

Fig. 2- Tronco e ramos fortemente atacados, em que as cochonilhas formam uma camada quase contnua sobre a casca da rvore. Fig. 1- Macieira com ramos secos em consequncia de um ataque no controlado de cochonilha de S. Jos.

Hospedeiros

Fig. 3- Cochonilha de S. Jos em fruto jovem...

Fig. 4- ... e em desenvolvimento

Conhecem-se cerca de 200 espcies de rvores, arbustos e plantas herbceas que so atacadas pela cochonilha de S. Jos marmeleiro, nespereira, loureiro, nogueira, castanheiro, ameixeira, cerejeira,

pessegueiro, oliveira, freixo, choupo, salgueiro, buxo, etc... No entanto, a macieira o seu hospedeiro preferido, onde melhor se desenvolve, causando considerveis prejuzos.

Estragos e prejuzos
Os prejuzos devem-se sobretudo injeco de saliva txica nos tecidos da planta e em menor escala extraco de seiva para se alimentarem. A cochonilha de S. Jos ataca troncos, ramos, ramos do ano, folhas e frutos. As rvores muito infestadas, no sendo cuidadosamente tratadas, vo enfraquecendo, diminuindo a produo e vo morrendo aos poucos, secando ramos inteiros e partes da rvore, at morte da rvore. Os frutos ficam com pintas vermelhas, que os desvalorizam para a comercializao e impedem a exportao. Estas pintas podem confundir-se, primeira vista, com outros problemas fitossanitrios, como o pedrado lenticular.

Fig. 5- Mas desvalorizadas colheita.

Fig. 6- Cochonilha de S Jos em nectarinas.

A cochonilha de S. Jos ( Quadraspidiotus perniciosus Comst.) - Carlos Coutinho

Medidas preventivas
Na instalao de pomares novos, devem adoptarse compassos de plantao e sistemas de conduo das rvores que permitam uma boa entrada de luz e circulao do ar na copa, para o que deve contribuir tambm a poda. As adubaes devem ser feitas de acordo com as necessidades da planta, para o que necessrio proceder a anlises peridicas do solo. A rega deve ser moderada, por exemplo, em sistema gota-a-gota. Tudo isto de forma a evitar um excessivo vigor das rvores, que favorece a progresso das populaes desta cochonilha.

Inimigos naturais da cochonilha de S. Jos


Entre os inimigos naturais da cochonilha de S. Jos destaca-se um insecto parasitide da famlia dos himenpteros (Prospaltella perniciosi) e predadores coccineldeos (joaninhas), sobretudo importantes pela sua aco combinada. A taxa de parasitismo de Prospaltella perniciosi pode atingir os 80%. Este insecto auxiliar pode ser introduzido nos pomares 1 milho de indivduos por hectare acabando por se aclimatar e adaptar definitivamente. Para que isso acontea, necessrio reduzir e adaptar cuidadosamente todos os tratamentos realizados no pomar, sobretudo os insecticidas. So tambm comuns no Entre Douro e Minho fungos entomoparasitas que destroem a cochonilha de S. Jos. Em pomares equilibrados com poucas ou nenhumas intervenes insecticidas de largo espectro de aco as populaes de auxiliares ajudam a manter a praga em nveis tolerveis. A manuteno do solo revestido por uma vegetao herbcea controlada, natural ou semeada (enrelvamento), favorece o aumento de populaes de insectos auxiliares.

Tratamentos qumicos
Do bons resultados os tratamentos com leos minerais no fim do Inverno. Ensaios recentes mostraram que algumas estirpes de Bacillus thuringiensis tm uma aco destrutiva importante sobre esta e outras cochonilhas. Podem tambm ser realizados tratamentos durante a vegetao com insecticidas de mais largo espectro de aco. Os tratamentos 1 gerao, dirigidos apenas s rvores ou s parcelas de pomar infestadas, costumam surtir resultados satisfatrios no controlo da praga. Informaes mais detalhadas para o combate cochonilha de S. Jos so transmitidas pelas Estaes de Avisos na altura prpria.

Bibliografia
Contrles priodiques en verger-pommier, ACTA, Paris, 1977; Distribuio e hospedeiros da cochonilha-de-So-Jos em Portugal Continental, Abel de Freitas, Agronomia Lusitana, Vol. XXIV, Tomo I, 1962; La defensa de las plantas cultivadas, R. Bovey, Barcelona, 1989; Guia dos produtos fitofarmacuticos em Modo de Produo Biolgico, DGADR, Lisboa, 2009; Fotografias: Carlos Coutinho

A cochonilha de S. Jos ( Quadraspidiotus perniciosus Comst.) - Carlos Coutinho

Potrebbero piacerti anche