Sei sulla pagina 1di 5

ATOS DE UM ADORADOR

(xodo 14.21)

Adoradores no so feitos durante avivamentos; No so feitos em dias cheios de sol, dias de vitria e de sade; Adoradores no so feitos quando se v o inimigo fugindo em debandada. Os adoradores de Deus so feitos durante as noites negras de tempestades. A maneira como respondemos s nossas tempestades determina exatamente que tipo de adoradores ns somos. Hebreus 11 nos do esta imagem de Jac em idade avanada: "Pela f, Jac, quando estava para morrer, abenoou cada um dos filhos de Jos e, apoiado sobre a extremidade do seu bordo, adorou" (Heb. 11:21). Vejamos, este texto nos fala sobre a adorao de Jac: 1. Jac havia atravessado tormenta aps tormenta; 2. Jac e sua famlia viveram experincias dramticas, 3. Enfrentaram dores, sofrimentos e agonias. 4. Jac sabia que a sua vida estava chegando ao final: 4.1 Jac relembra toda a sua vida, tudo o que ele passou e tudo que Deus lhe proporcionou, e neste momento ele convulsionado a adorar a Deus. 4.2 Jac no atribui nenhuma falta a Deus 4.3 No atriburam os momentos difceis em que passara a Deus 4.4 No argumenta porque em determinados momentos Deus ficou em silencio. 4.5 Jac maravilhado pela vida que Deus lhe deu, ele "adorou (Hb 11.21) 4.6 O que levou Jac a adorar a Deus? Jac adorou a Deus naquele momento porque a sua alma encontrou o descanso que mais necessitava. 4.7 Ele havia experimentado a fidelidade de Deus acima de qualquer possibilidade de dvida, durante o curso de toda uma vida.

I. O SENHOR COLOCOU ISRAEL DIANTE DE UMA SITUAO IMPOSSIVEL POR DUAS RAZES I. II. 1 Razo Deus o nico Deus 2.1 "Serei glorificado em Fara e em todo o seu exrcito; e sabero os egpcios que eu sou o Senhor" (14:4). 2.2 Deus havia julgado os deuses do Egito e destrudos totalmente cada um deles; 2.3 Deus havia mostrado atravs das pragas que os deuses do Egito eram impotentes 2.4 Deus queria que fara reconhecesse que ele como rei devia ser, mas prudente e procurar dar glria a Deus. 2.5 Deus teria de ser glorificado, e seria atravs da vida de Fara. A) Vamos pensar um pouco no povo de Israel a) O povo estava acampado junto ao mar; b) Estavam felizes, estavam celebrando com muita alegria. c) Aps 400 anos eles estavam livres de seus feitores, de seus chicotes e de muitas mortes por no produzirem o que os seus superiores lhes exigiam. d) Eles estavam entusiasmados pelas promessas que Deus lhes havia dado e) O povo havia se conscientizado de que Deus estava cumprindo todas as Suas promessas para com eles. 2 Razo Deus queria que o Seu povo entrasse no deserto que se aproximava - como adoradores. 2.1 Eram importantes que eles emergissem do mar Vermelho com adorao no corao 2.2 Deus queria no murmuradores verdadeiros adoradores. e reclamaes, mas

2.3 Eles deveriam ser exemplos vivos de Sua fidelidade para com Deus quando as provaes os alcanasse. Quando o exercito de Fara se aproxima o povo clama a Deus desesperadamente. Todo aquele momento de alegria e de felicidade invadido por tremores assustadores.

O povo argumenta com Deus, no como eles vo sair daquela situao, mas murmura porque Deus os trouxe para morrer naquele lugar;

II.

NO MEIO DO SOFRIMENTO DEUS ENVIA AO SEU POVO UMA MENSAGEM DE TRS

Deus mandou Israel fazer trs coisas em meio ao sofrimento: (1)No temas. (2)Se aquiete. (3)Veja a salvao do Senhor 2.6 A convocao de Deus a Israel foi no temas, eu vou lutar por vocs. Mantenham a paz e deixe o resto por minha conta. Deixe o resto comigo 2.7 Se aquiete Ponha tudo em minhas mos. Neste momento estou trabalhando por vocs. Est tudo sob o meu controle No entre em pnico 2.8 Confiar em Deus Confiar que Deus est combatendo os seus inimigos Essa batalha no de vocs. Diante de tudo isto, Israel estava com muito medo e o seu medo gerou muita revolta contra Deus e Moises. Vejamos a ao de Deus a) b) c) d) e) Logo vieram as trevas sobre o acampamento. Era o incio da negra e tempestuosa noite de Israel. Mas tambm era o comeo da obra sobrenatural de Deus. Deus enviou um anjo para ficar entre o Seu povo e o inimigo. O Senhor tambm moveu a nuvem sobrenatural que havia dado a Israel para gui-los.

f) A nuvem de repente se deslocou da frente do acampamento para a retaguarda - e avultou como uma muralha negra como breu diante dos egpcios. g) O inimigo de Israel no conseguia enxergar um palmo adiante de si: "A nuvem era escuridade para aqueles" (x. 14:20).

POR QUE DEUS PERMITIU QUE ISRAEL ENFRENTASSE UMA NOITE INTEIRA DE ESCURIDO E TORMENTAS QUANDO PODERIA TER DITO UMA SIMPLES PALAVRA E ACALMADO OS ELEMENTOS?
III.

As escrituras dizem: "Moiss estendeu a mo sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite..." (xodo 14:21). 3.1 Pensemos um pouco nesta imagem que a bblia nos apresenta de Moises estendendo a mo sobre o mar e Deus dividindo o mar para que Israel pudesse passar. 3.2 Diante da tempestade Deus abriu um caminho 3.3 Fortes ventos surgiram naquele momento, creio eu que estes ventos ficaram somente na esfera do mar 3.4 Deus estava trabalhando para libertar o seu povo 3.4.1 fascinante aquele momento, a nuvem que protegia o povo se retirou e se tornou um obstculo para o Egito e Deus agindo na abertura da diviso do mar 3.5 O qu Deus tinha em mente aqui? 3.6 Por que permitiria um vendaval to terrvel noite toda? 3.7 Por que Ele simplesmente no mandou Moiss tocar as guas? 3.7.1 H apenas uma nica razo: o Senhor estava fazendo adoradores.

IV.

LA EM TERRA SECA NO MEIO DO MAR VERMELHO, FOI QUE DEUS BUSCOU TORNAR O SEU POVO EM ADORADORES Um verdadeiro adorador no algum que dana depois da vitria; No a pessoa que canta os louvores de Deus aps o inimigo ter sido vencido. Isso foi o que os israelitas fizeram; assim que chegaram ao outro lado, cantaram e danaram, louvaram a Deus e exaltaram sua grandeza. Contudo, trs dias depois, esse mesmo povo murmurava amargamente contra o Senhor, em Mara pela escassez de guas. Eles no eram adoradores - mas vazios fazedores de barulho. O verdadeiro adorador aquele que aprendeu a confiar em Deus na tempestade. A adorao dessa pessoa no est apenas em suas palavras, mas em seu modo de vida.

4.1 4.2 4.3

4.4

4.5 4.6 4.7

CONCLUSSO 1. Voc um adorador? 2. Voc do tipo de pessoa que adora a Deus somente quando as coisas esto indo bem? 3. Suponhamos que Deus permita que alguma coisa acontea em sua vida que voc no esperava voc o adoraria? 4. O que mais importante para voc na sua adorao?

Potrebbero piacerti anche