Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CINCIAS JURDICAS E POLTICAS ESCOLA DE CICIAS JRIDICAS

PAULA ZIMBRO PEREIRA

TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO, de Miguel Reale

RIO DE JANEIRO 2013

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS FILOSFICOS DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO CONSTRUDA POR MIGUEL REALE, COM DESTAQUE PARA AS CONSTRIBUIES DE KANT E DA FENOMENOLOGIA HUSSERLIANA 1. Estrutura Tridimensional do Direito Miguel Reale atribui cincia do Direito a condicionalidade ftica e o sentido axiolgico que lhe so prprios. Isso porque, tal cincia no deve propor restritivamente um estudo abstrato das normas, apenas como proposio lgica, livre de suas correlaes com o mundo da experincia social e dos valores, tal como feito pela Lgica Jurdica Formal. Ao contrrio, Cincia do Direito no interessa s a forma, mas tambm e principalmente, o contedo das normas, estabelecendo uma correlao entre vigncia e eficcia dos preceitos. Diante disso, Reale destaca que a funo do filsofo do Direito, diferentemente do filsofo ou do axilogo, no de indagar o ser dos valores ou cuidar dos valores em geral, mas sim o estudo dos valores tais como estes se apresentam no mbito da experincia do Direito. Por conseguinte, seus objetos so os valores na medida em que correlacionados com fatos e normas. Fato, valor e norma devem, em suma, estar presentes em qualquer indagao sobre o direito, respectivamente como momento dos outros dois fatores (REALE, 1998:613). Assim, onde quer que haja um fenmeno jurdico, h sempre um fato subjacente; um valor, que confere determinada significao a esse fato, dirigindo a ao dos homens no sentido de preservar certa finalidade ou objetivo; e, por fim, uma regra ou norma. Esses trs elementos coexistem numa unidade concreta, existindo reciprocamente e atuando como elos de um processo de modo que a existncia do Direito resulta na integrao dinmica e dialtica entre tais elementos. Posto isso, conforme Reale apresenta em uma de suas obras1, mister analisar a estrutura da norma jurdica de conduta: Se F , deve ser P Se no for P, dever ser S2

1 2

REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. 27 ed. So Paulo: Saraiva, 2011. F = fato; P = prestao; S = sano

Desse modo, pode observar que fatos, valores e normas se implicam e se exigem reciprocamente, o que se reflete no momento em que o jurisperito interpreta uma regra de direito para dar-lhe aplicao. Esse aspecto caracteriza o direito em uma estrutura tridimensional, no qual fatos e valores se dialetizam num esquema da denominada dialtica de implicao-polaridade ou Dialtica de Complementaridade. Assim, cada um deles (fato e valor) se mantm irredutvel ao outro (polaridade) e se exigem mutuamente (implicao). D-se, assim, origem estrutura normativa como momento de realizao do Direito. Esse aspecto da teoria do Direito permite-nos chegar a uma nova noo do que vem a ser esse direito. Assim, Reale afirma que Direito a realizao ordenada e garantida do bem comum numa estrutura tridimensional bilateral atributiva. Direito a ordenao heternoma, coercvel e bilateral atributiva das relaes de convivncia, segundo uma integrao normativa de fatos segundo valores. E ainda Direito a concretizao da ideia de justia na pluridiversidade de seu dever ser histrico, tendo a pessoa como fonte de todos os valores.(REALE, 2011:67) Assim, analisando essas trs noes, pode-se perceber que a primeira obedece a uma perspectiva do fato (realizao ordenada do bem comum), a segunda, da norma (ordenao bilateral atributiva de fatos segundo valores) e a terceira, do valor (concretizao da ideia de justia). Assim pode-se concluir, conforme aponta Reale: Que a compreenso integral do Direito somente pode ser atingida graas a correlao unitria e dinmica das trs apontadas dimenses da experincia jurdica, que se confunde com a histria mesma do homem na sua perene faina de harmonizar o que com o que deve ser. (REALE, 2011:68)

2. Kant e da Fenomenologia Husserliana

A influncia de Kant na Teoria de Reale est, sobretudo, na tentativa de rigor metodolgico e na procura de unidade concreta para sua interpretao de fatos, valores e normas. Isso possibilita a compreenso do fenmeno jurdico e, assim, adquire fundamental importncia, pois funcionam como princpios trancedentais da estrutura tridimensional. Por outro lado, Reale afasta-se do criticismo transcendental de Kant na medida em que no admite uma estrutura predominantemente lgico-formal no ato de conhecer. Assim, o valor no seria ento meramente transcendente, mas sim imanente estrutura mesma do ato gnosiolgico. Pelo contrrio, para Reale os valores so produto da conscincia e da ao a so realizados historicamente. O nico valor absoluto, fundante a prpria pessoa humana, pois ela a condio necessria para a existncia de qualquer valor. Reale tambm observa o direito por meio de uma descrio fenomenolgica. Superando assim, por meio de uma integrao normativa de fatos segundo valores, as posturas de nfase exclusiva sobre o fato (realismo jurdico), a norma (normativismo) e o valor (jusnaturalismo). Assim, a conduta humana assume, na fenomenologia da ao observada por Reale, cinco modalidades diferentes: Religiosa, quando o mvel de agir um valor transcendente; moral, quando o agente se prende conduta por si mesmo, seja tal conduta autnoma a norma de conduta fixada pelo prprio agente -, seja ela heternoma o agente reconhece em outrem o poder de ditar-lhe normas de conduta moral; convencional, quando o sujeito obedece a determinadas normas por convenincia prpria; econmica, quando os participantes se inter-relacionam em funo de bens materiais; e jurdica, quando os agentes estabelecem entre si uma bilateralidade atributiva, pela qual se obrigam e so obrigados a determinados comportamentos. (ADEODATO, 2006:696)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADEODATO, Joo Maurcio. Miguel Reale. In: BARRETTO, Vicente de Paulo (Org.). Dicionrio de Filosofia do Direito. Renovar: Rio de Janeiro, 2006.

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 1998. _____________ Lies Preliminares de Direito. 22 ed. So Paulo: Saraiva, 2011.

Potrebbero piacerti anche