Sei sulla pagina 1di 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE PEDAGOGIA 1 SEMESTRE POLO DE ........................

SP

ACADEMICAS

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS LEITURA E PRODUO DE TEXTO LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

NOME CIDADE SP 2012

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS LEITURA E PRODUO DE TEXTO LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Atividades Prticas Supervisionadas apresentadas com a finalidade de avaliao parcial da disciplina de Leitura e Produo de Texto do 1 Semestre do Curso de Pedagogia sob a orientao da Professora EAD escrever o nome e da Professora Tutora Local..................da UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTANCIA.

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP 2012 INTRODUO

O presente trabalho consiste em um texto dissertativo-argumentativo que traz em seu bojo uma anlise minuciosa sobre leitura e os sentidos do texto. A elaborao desta atividade percorreu vrias etapas que nos foi de grande importncia porque nos possibilitou refletir e compreender o conceito de leitura apontado por vrios tericos na literatura comparando as definies.Com elas aprendemos sobre os diferentes tipos de gneros textuais e os mecanismos de coeso. Tambm conhecemos e identificamos os diferentes tipos de texto. Para isso, foi preciso que pesquisssemos e utilizssemos estratgias para memorizar as principais mudanas na ortografia da Lngua Portuguesa. O contato com diferentes textos de diferentes gneros pode favorecer a familiaridade com a escrita e leitura. medida que esta familiaridade aumenta a qualidade dos textos tambm aumentar.

Para elaborar este texto, reunimos todas as informaes e discutimos as definies com o grupo. Realizamos pesquisas em livros, sites e revistas que fundamentaram nossas ideias sobre o tema proposto. Este trabalho tem por objetivo sintetizar a leitura e os sentidos do texto, bem como analisar a definio de gneros textuais e os elementos que caracterizam um gnero, os elementos coesivos e os mecanismos de coeso e as caractersticas de alguns tipos de textos. A realizao deste trabalho, no pretende esgotar o assunto, mas sim servir de base para que outras acadmicas possam sesentir estimuladas a pesquisar sobre o tema.

2LEITURA E PRODUO DE SENTIDOS

O significado de um texto no est na soma de significados das palavras que o compem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contnua, captando significados que no aparecem diretamente no texto. Assim, ler mais do que um simples ato de decodificar, antes de tudo um ato de raciocnio. As estratgias de leitura dizem respeito s formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreenso dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma. Ento, vejamos algumas tticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo leitura:

Leitura em voz alta enquanto l em voz alta, a concentrao facilitada, j que a leitura silenciosa pode sofrer interferncias de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto. Exposio de pensamentos quando o leitor expe, verbaliza o que est pensando a respeito do que l. Esta prtica desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba. Identificao dos fatores chaves o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as caractersticas e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas so feitas e respondidas pelo prprio leitor depois de analisadas novamente no texto. Representao visual dos acontecimentos medida que l, o indivduo faz reprodues mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o contedo internalizado atravs das imagens obtidas atravs da leitura. Antecipao das informaes diz respeito ao conhecimento prvio que o leitor possui a respeito do que l. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que jsabe sobre o tema abordado e presumindo o que vir a seguir. Este mtodo causa tranquilidade e conforto. Questionrio fazer perguntas sobre o texto torna a leitura fcil para algumas pessoas. Trata-se de elaborar um questionrio sobre a leitura, o qual respondido pelo prprio leitor, claro. Porm, h a possibilidade do mesmo tecer uma pergunta ao lado de cada pargrafo que julgar mais importante. Assim, quando ler a pergunta que fez, saber do que se trata o pargrafo em questo. Resumo fazer uma sntese do texto medida que l. A cada perodo mais importante, o leitor escreve uma orao que o resume em um papel ou ento no prprio livro, ao lado do pargrafo (faa isso, caso o livro seja seu).
3

Essas prticas produzem gosto pela leitura e aprimoramento, tornando-a mais prazerosa e satisfatria. Agora s escolher uma ou algumas e ler bastante! Falar em leitura remete questo da produo desentidos constitudos no contexto de interaorecproca entre autor e leitor via texto, os quais seexpressam diferentemente, de acordo com asubjetividade do leitor: seus conhecimentos, suasexperincias e seus valores. Nesse caso, pode-se dizerque o texto constri-se a cada leitura, no trazendo emsi um sentido preestabelecido pelo seu autor, mas umademarcao para os sentidos possveis. Na produo de sentidos, o leitor desempenha umpapel ativo, sendo as inferncias um processocognitivo relevante para esse tipo de atividade. Istoocorre porque elas possibilitam a construo de novosconhecimentos a partir de dados previamenteexistentes na memria do interlocutor, os quais soativados e relacionados s informaes veiculadaspelo texto. Esse processo favorece a mudana e atransformao do leitor, que, por sua vez, modifica otexto.

2.1 Definio de gnero textual e os elementos que caracterizam um gnero

Os Gneros textuais so as estruturas com que se compe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas so socialmente reconhecidas, pois se mantm sempre muito parecidas, com caractersticas comuns, procuram atingir intenes comunicativas semelhantes e ocorrem em situaes especficas. Gnero Textual ou Gnero de Texto se refere s diferentes formas de expresso textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crnicas, contos, prosa, narrativa, etc. Gneros textuais so textos de qualquer natureza, literrios ou no-literrios. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funes sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gneros textuais: anncios, convites, atlas, avisos, programas de auditrios, bulas, cartas, cartazes, comdias, contos de fadas, crnicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos polticos, histrias, instrues de uso, letras de msica, leis, mensagens, notcias. So textos que circulam no mundo, que tm uma funo especfica, para um pblico especfico e com caractersticas prprias. Alis, essas caractersticas
4

peculiares de um gnero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerncia e coeso textuais, impessoalidade, tcnicas de argumentao e outros aspectos pertinentes ao gnero em questo. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleveis, dinmicos e plsticos. Surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relao com inovaes tecnolgicas, o que facilmente perceptvel ao se considerar a quantidade de gneros textuais hoje existentes em relao a sociedades anteriores comunicao escrita.

2.1.1 Elementos coesivos e mecanismos de coeso

a.Indicadores de oposio, contraste, adverso:

Preposies, conjunes e locues: mas, porm, todavia,contudo,entretanto,no entanto,embora, contra, apesar de, no obstante,ao contrrio , etc.

b.Indicadores de causa e consequncia:

Preposies, conjunes e locues:porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graas a, sem razo de, em decorrncia de, por causa de, etc.

c.Indicadores de finalidade:

Preposies,conjunes e locues:afim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para que, com o objetivo de, etc.

d.Indicadores de esclarecimento:

Preposies,conjunes e locues:vale dizer, ou seja, quer dizer, isto , etc.


5

e.Indicadores de proporo:

Preposies,conjunes e locues: medida que, proporo que, ao passo que, tanto quanto, tanto mais, a menos que, etc.

f.Indicadores de tempo:

Preposies,conjunes e locues:em pouco tempo, em muito tempo, logo que, assim que, antes que, depois que, quando, de quando em quando, sempre que,etc.

g.Indicadores de condio:

Preposies,conjunes e locues:se, caso, contanto que, a no ser que, a menos que, etc.

h.Indicadores de concluso:

Preposies,conjunes e locues:portanto, ento, assim, logo, por isso, por conseguinte, pois, de modo que, em vista disso, etc.

i. Mecanismos de coeso

2.1.1.1

Caractersticas de alguns tipos de textos

Descritivo

O texto descritivo por excelncia consiste em uma percepo sensorial, representada pelos cinco sentidos (viso, tato, paladar, olfato e audio) no intuito de relatar as impresses capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano. como se fosse uma fotografia traduzida por meio de palavras, sendo que estas so ornamentadas de riqussimos detalhes, de modo a propiciar a criao de uma imagem do objeto descrito na mente do leitor. A descrio pode ser retratada apoiando-se sob dois pontos de vista:o objetivo e o subjetivo. Na descrioobjetiva, como literalmente ela traduz, o objetivo principal relatar as caractersticas do objeto de modo preciso, isentando-se de comentrios pessoais ou atribuies de quaisquer termos que possibilitem a mltiplas interpretaes. A subjetivaperfaz-se de uma linguagem mais pessoal, na qual so permitidas opinies, expresso de sentimentos e emoes e o emprego de construes livres em que revelem um toque de individualismo por parte de quem a descreve.

Narrativo

Um texto narrativo um texto no qual contada uma histria, atravs de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.

Estrutura Um texto narrativo geralmente organizado da seguinte forma:


Situao inicial: Os personagens e o espao so apresentados. Estabelecimento de um conflito: Um acontecimento modifica a situao apresentada e desencadeia uma nova situao a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.

Clmax: Ponto de maior tenso na narrativa. Eplogo: Soluo do conflito, o que nem sempre significa um final feliz.

Entretanto, uma narrao bem livre e pode ser organizado de formas diferentes, dependendo do estilo de texto.

Dissertativo-argumentativo

Dissertar o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentao cientfica, o relatrio, o texto didtico, o artigo enciclopdico. Em princpio, o texto dissertativo no est preocupado com a persuaso e sim, com a transmisso de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Os textos argumentativos, ao contrrio, tm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, alm de explicar, tambm persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
8

O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por trs partes essenciais. A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo possui: introduo, desenvolvimento e concluso.

CONCLUSES

Durante o processo de leitura, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferncias um relevante processo cognitivo nesta atividade. A capacidade central do ser humano de dar direo s coisas do mundo permite ao indivduo fazer sentido do que ouve ou l,indo muito alm do que est explcito ou prontamente acessvel, pois o sentido no reside apenas no texto, mas depende sempre de um interpretador, a saber, o leitor. Por essa razo fala-se de um sentido para o texto, no do sentido, visto que, na atividade de leitura, ativa-se: lugar social, vivncias, relaes com o outro,
9

valores da comunidade e conhecimentos textuais. Dessa forma, o significado no est embutido ou inscrito totalmente no texto oral ou escrito. Embora o texto carregue um sentido pretendido pelo autor, ele polissmico e, como tal, oferece possibilidades de ser reconstrudo a partir do universo de sentidos do receptor, que lhe atribui coerncia atravs de uma negociao de significados. Na leitura, entendida como um encontro distncia entre leitor e autor via texto, ambos constituem-se e so constitudos atravs desse encontro e confronto de significados gerados em interao de cada qual com seu mundo. Na interao que mantm com o autor, via texto, o leitor, ao compreend-lo, vai modificando, ajustando e ampliando as suas concepes, as quais exercem um impacto sobre a sua percepo. O mundo transforma-se aos olhos do sujeito quando este transformado. Assim, ao atribuir sentido ao texto, o indivduo o constitui, transformando-o em algo novo e diferenciado e atribuindo vida ao texto, sendo o seu significado modificado com as vrias leituras por ele realizadas. Entretanto, o leitor tem liberdade para construir sentidos, mas ele tambm limitado pelos significados trazidos pelo texto e pelas suas condies de uso. O texto gerado a partir dos significados atribudos pelo autor quando em interao com seu mundo de significao, e recontextualizado pelo leitor, que busca atribuir-lhe significado a partir da relao que mantm com o seu prprio mundo e com o autor, o qual delimita as possibilidades de construo de novos significados.

REFERNCIA

<http://www.abril.com.br/reforma-ortografica/> Acesso em: 17 set. 2011.

<http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/coesao> Acesso em: 17 set. 2011.

<http://www.pucrs.br/gpt/coesao.php> Acesso em: 17 set. 2011.

<http://www.reformaortografica.com/> Acesso em: 17 set. 2011.


10

<http://www.slideshare.net/Profa.LucileneFonseca/a-coerncia-e-coeso> Acesso em: 17 set. 2011.

CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. So Paulo: Scipione, 1994.

http://redacaodigital.forumeiros.com/t2-texto-narrativo-o-que-e

http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.html

http://www.brasilescola.com/redacao/o-texto-descritivo.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/coesao-2.php

11

Potrebbero piacerti anche