Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA Curso a Distncia de Histria Plo/Ncleo: E!

"I#$ $ $NI Pro%essor: &ild'sio &o(es de Andrade )il*deandrade+,ot(ail-co(

Brasil: o primeiro reinado


Primeira constituio
As disputas para decidir quem mandaria no Brasil
No dia 3 de junho de 1822 (D. Pedro ainda go erna a o Brasil como pr!ncipe regente"# $oi con ocada uma assem%l&ia para ela%orar a primeira Constituio %rasileira. A constituinte das elites rurais ' projeto de constituio ela%orado pela (ssem%l&ia )onstituinte em 1823 tinha tr*s caracter!sticas: o anticolonialismo# o antia%solutismo e o classismo. Anticolonialismo: $irme oposio aos portugueses (comerciantes e militares" +ue ainda ameaa am a independ*ncia %rasileira e deseja am a recoloni,ao do pa!s. Antiabsolutismo: preocupao de limitar e redu,ir os poderes do imperador e alori,ar e ampliar os poderes do -egislati o. Classismo: inteno de reser ar o poder Pol!tico praticamente para a classe dos grandes proprietrios rurais. ( maioria do po o no era considerado cidado e no tinha o direito de otar nem de ser otado. ' projeto esta%elecia +ue o eleitor precisa a ter renda m!nima por ano e+ui alente a 150 al+ueires de $arinha de mandioca. Por isso# o projeto $icou conhecido# popularmente# como )onstituio da .andioca.

A ira do imperador D. Pedro / $icou %astante irritado com essa constituio +ue limita a e diminu!a seus poderes. )om o apoio das tropas imperiais# decretou a dissoluo da (ssem%l&ia# no dia 12 de no em%ro de 1823. A constituio de 1824 imposta por D. edro ! (o $echar a (ssem%l&ia )onstituinte# D. Pedro pro ocou a reao dos representantes do chamado partido %rasileiro# grupo $ormado por propriet0rios de terras do centro1sul +ue tinham apoiado e dirigido o processo de independ*ncia do Brasil. Para acalmar os 2nimos# o imperador nomeou uma comisso de de, %rasileiros natos e a incum%iu de ela%orar uma no a constituio para o pa!s# no pra,o de +uarenta dias. )onclu!do o tra%alho# no dia 23 de maro de 1824# D. Pedro outorgou# isto &# imp5s 6 nao a no a constituio.

" poder arbitrrio e absoluto do imperador ( constituio imposta por D. Pedro esta%elecia a e7ist*ncia de +uatro poderes de 8stado: oder #udicirio: composto pelos jui,es e tri%unais. ' 9rgo m07imo desse Poder era o :upremo ;ri%unal de <ustia# com magistrados nomeados diretamente pelo imperador. oder $egislati%o: composto pelos senadores e deputados# encarregados de ela%orar as leis do imp&rio. oder &'ecuti%o: e7ercido pelo imperador (che$e do 87ecuti o" e seus ministros de 8stado. oder (oderador: e7clusi o do imperador e de$inido pela constituio como a =cha e1 mestra de toda a organi,ao pol!tica=. ' Poder .oderador tornou1se pessoal do imperador> a e7presso m07ima do seu poder ar%itr0rio e a%soluto.

;am%&m $a,ia parte da estrutura de poder do imp&rio o )onselho de 8stado# 9rgo de aconselhamento pol!tico direto do imperador. &lei)es: o a*astamento do po%o ( constituio outorgada a$astou totalmente a grande maioria do po o da ida pol!tica +ue# assim# no tinha cidadania plena. De +ue maneira? )ondicionou o direito eleitoral a certos n! eis de renda# +ue a maior parte da populao no tinha ( oto censit0rio". Para otar# a pessoa precisa a ter renda anual de# pelo menos# 1@@ mil r&is. Para ser candidato a deputado# a renda anual de eria ser de 4@@ mil r&is# para senador a renda de eria ser maior: 8@@ mil r&is. :9 os ricos podiam otar e ser eleitos. A submisso da !gre+a ao imperador ( constituio de 1824 declarou o catolicismo religio o$icial do Brasil. ( relao entre a /greja )at9lica e o 8stado era regulada pelo regime do padroado. 's mem%ros da /greja rece%iam ordenado do go erno sendo +uase considerados $uncion0rios pA%licos# e o imperador nomea a os sacerdotes para os di ersos cargos eclesi0sticos.

( con$ederao do 8+uador
A tentati%a de *ormar um estado republicano no nordeste
's homens de pensamento li%eral $oram $icando cada e, mais re oltados com as atitudes autorit0rias de D. Pedro /. 8ram citados como e7emplo dessas atitudes o $echamento da (ssem%l&ia )onstituinte# a e7pu1o de deputados# a censura 6 imprensa# a outorga (imposio" da constituio de 1824 e a instituio do Poder .oderador# considerado um instrumento de opresso e tirania.

( resposta mais en&rgica dos li%erais 6s atitudes autorit0rias de D. Pedro / e7plodiu no nordeste# em julho de 1824# liderada pela pro !ncia de Pernam%uco. 8ra a Con*ederao do &quador. As elites e o po%o re%oltam,se contra D. edro ! ( re olta estourou +uando D. Pedro / nomeou um no o presidente para Pernam%uco# contrariando o desejo das $oras pol!ticas locais. -iderados por (anuel ais de Andrade (presidente da pro !ncia"# os re oltosos deseja am $ormar a )on$ederao do 8+uador# +ue seria um no o 8stado# reunindo as pro !ncias do Nordeste so% o regime republicano e *ederalista (isto &# respeitando1se a autonomia de cada pro !ncia". As elites abandonam o mo%imento 's l!deres mais democr0ticos da )on$ederao do 8+uador de$endiam a e7tino do tr0$ico negreiro e mais igualdade social para a maioria do po o. 8ssas id&ias assustaram os grandes propriet0rios de terras +ue# temendo uma re oluo popular# decidiram se a$astar da )on$ederao do 8+uador. (%andonado pelas elites# o mo imento en$ra+ueceu e no conseguiu resistir 6 iolenta presso +ue $oi organi,ada pelo go erno imperial. )om dinheiro emprestado da /nglaterra# D. Pedro / contratou a es+uadra na al do mercen0rio -orde )ochrane para esmagar a )on$ederao al&m disso# marchou para o nordeste uma $ora terrestre comandada pelo %rigadeiro Brancisco de -ima e :il a. C)omo nos tempos coloniais# o imperar D. Pedro l usa a de %rutal iol*ncia com a+ueles +ue luta am por um pa!s mais li re e mais justoD.

' $im do primeiro imp&rio


As *ases da crise que le%ou a abdicao de D. edro !
's moti os $oram: o $echamento da (ssem%l&ia )onstituinte de 1823. a imposio da )onstituio de 1824. a e7trema iol*ncia utili,ada contra os re%eldes da )on$ederao do 8+uador. as mortes e despesas causadas pela -uerra Cisplatina: con$lito entre o Brasil e (rgentina pela posse da )ol5nia de :acramento. 8ssa regio aca%ou se tornando uma nao independente# a .ep/blica "riental do 0ruguai. a $al*ncia do Banco do Brasil# +ue re$letia a crise econ5mica e $inanceira do /mp&rio. a grande preocupao de D. Pedro com a situao pol!tica de Portugal# especialmente com a sucesso mon0r+uica ap9s a morte de D. <oo E/.

" interesse de D. edro no trono portugu1s D. Pedro era o $ilho mais elho de D. <oo E/. )om a morte de seu pai# em 182F# ele se tornou o leg!timo herdeiro do trono portugu*s. .as os %rasileiros no +ueriam# de modo algum# +ue D. Pedro $osse imperador do Brasil e ao mesmo tempo rei de Portugal. Por isso#

ele renunciou seu direito ao trono portugu*s# em $a or de sua $ilha D. .aria da Gl9ria. )omo .aria da Gl9ria era menor de idade# o trono $icou so% a reg*ncia de D. .iguel# irmo de D. Pedro. .as D. .iguel# em 1828 deu um golpe de 8stado e se proclamou rei de Portugal. ( atitude de D. .iguel re oltou pro$undamente D. Pedro /# +ue# imediatamente# ela%orou planos militares para recon+uistar o trono herdado por D. .aria da Gl9ria# sua $ilha. 's pol!ticos li%erais %rasileiros irrita am1se com o e7cesso de ateno +ue o imperador dedica a aos assuntos de Portugal. 8 temiam uma poss! el unio entre Brasil e Portugal# caso D. Pedro conseguisse recon+uistar o trono para sua $ilha. " assassinato de $ibero Badar2 8m no em%ro de 183@# o jornalista -i%ero Badar9 $oi assassinado em :o Paulo. 8le era um importante l!der da imprensa de oposio ao go erno. Di,ia1se +ue D. Pedro tinha ligaHes com o respons0 el pelo crime. ( opinio pA%lica $icou indignada com as not!cias +ue corriam no pa!s. Para acalmar as tensHes pol!ticas# D. Pedro iajou para .inas Gerais. 's mineiros# entretanto# o rece%eram so% protestos. 8spalharam pela capital# 'uro Preto# arias $ai7as de luto pela morte de -i%ero Badar9. (ssim mani$esta am despre,o pela presena do imperador e homenagea am a mem9ria do jornalista assassinado. 8m resposta 6 atitude dos mineiros# o partido portugu*s organi,ou# no Iio de <aneiro# uma $esta de recepo a D. Pedro. .as os li%erais resol eram impedir a reali,ao da $esta e um desastroso con$lito e7plodiu pelas ruas# no dia 13 de maro de 1831. 's portugueses e os %rasileiros entraram em cho+ue direto# usando pedaos de paus e garra$as. ' epis9dio $icou conhecido como Noite das Garra$adas. A abdicao de D. edro Na tentati a de impedir uma re olta geral da sociedade# D. Pedro organi,ou um minist&rio composto s9 por %rasileiros. .as o descontentamento continua a. No dia 3 de a%ril# o imperador demitiu o (inist3rio dos Brasileiros# +ue no o%edecia totalmente 6s suas ordens. 8 nomeou um outro minist&rio# composto s9 de portugueses conser adores. Boi chamado de (inist3rio dos (arqueses.

Potrebbero piacerti anche