Sei sulla pagina 1di 20

||TJESPROV13_001_01N610748||

CESPE/UnB TJES/2013

Nas questes de 1 a 100, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal de 1988; DF = Distrito Federal; MP = Ministrio Pblico; STF = Supremo Tribunal Federal; TJES = Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo.

PROVA OBJETIVA DE SELEO (P1)


QUESTO 1 QUESTO 4

Em Vitria ES, decises sobre requerimento de registro e arquivamento de contratos de sociedades comerciais e sobre pedidos de firmas estrangeiras no Brasil competem ao A B C D E juizado especial cvel. corregedor geral de justia do Estado. vice-presidente do tribunal de justia. presidente do tribunal de justia, originariamente. juiz de direito do juzo cvel.

A respeito da atividade inspecional nos servios extrajudiciais das comarcas e juzos, assinale a opo correta com base no Provimento n. 37/2013, da Corregedoria-Geral da Justia do Estado do Esprito Santo. A A atividade inspecional realizada por um juiz de direito restringe-se s atividades correicionais da Corregedoria-Geral de Justia. B A atividade de apurao de representaes indelegvel devendo ser realizada pelo corregedor-geral de justia. C A visita inspecional depende de edital especfico. D A atividade inspecional efetuada in loco. E A atividade inspecional compete exclusivamente ao corregedor-geral da justia.
QUESTO 5

QUESTO 2

Acerca do selo digital nos servios notariais e do registro do estado do Esprito Santo, assinale a opo correta com base no Provimento n. 40/2011, da Corregedoria-Geral da Justia do Estado do Esprito Santo. A Qualquer problema referente utilizao dos selos digitais deve ser comunicado ao presidente do tribunal de justia. B O delegatrio titular, interino ou interventor da serventia o responsvel exclusivo pela correta utilizao dos selos digitais solicitados. C A sequncia de numerao dos selos digitais compe o acervo do tribunal de justia. D O selo digital gratuito. E A cesso de nmeros de selos digitais entre serventias registradas com cdigo nacional de serventias distinto depende da autorizao da corregedoria geral da justia.
QUESTO 3

Assinale a opo correta com base no Provimento n. 37/2013, da Corregedoria-Geral da Justia do Estado do Esprito Santo. A vedada a instalao de sucursal de servio notarial e registral. B Para que uma serventia notarial e registral mantenha sucursal, o presidente do tribunal de justia do estado deve autorizar sua instalao, por meio de portaria. C A serventia notarial e registral pode manter sucursal de seus servios se o notrio se fizer presente na sucursal pelo menos duas vezes por semana. D Para que uma serventia notarial e registral mantenha sucursal, necessria autorizao do governador do estado. E A instalao de sucursal de servio notarial e registral deve obedecer ao princpio da territorialidade.
QUESTO 6

Supondo que, em deciso que decretou a suspenso do expediente forense nas reparties subordinadas ao Poder Judicirio do Estado do Esprito Santo em determinado dia da semana, nada constasse a respeito das serventias do foro extrajudicial, assinale a opo correta. A O ato de suspenso do expediente anulvel, pois deveria ter se pronunciado sobre as serventias do foro extrajudicial. B Os servios notariais e registrais devem suspender suas atividades, mantendo pelo menos um notrio ou registrador cumprindo o expediente normal. C Os servios notariais e registrais do estado devem suspender seu funcionamento. D Os servios notariais e registrais devem funcionar em regime de meio expediente, com compensao de horrio na semana que anteceder o dia da suspenso. E A suspenso do expediente forense no implica alterao do normal funcionamento dos servios notariais e registrais do estado.

Acerca da classificao das constituies, da aplicabilidade das normas constitucionais e do poder constituinte, assinale a opo correta. A A Constituio do Estado do Esprito Santo resultante do exerccio do poder constituinte derivado decorrente. B O poder constituinte originrio condicionado ordem constitucional anterior, a qual impe os limites e parmetros pelo qual poder ser exercido. C As normas brasileiras definidoras das garantias fundamentais no tm aplicao imediata, conforme expressa previso constitucional. D A CF pode ser classificada como uma constituio escrita, analtica, dogmtica e flexvel. E A constituio, quanto origem, pode ser promulgada ou outorgada, sendo a constituio outorgada originada do trabalho de uma assembleia nacional constituinte. No Brasil, exemplo de constituio outorgada a Carta Constitucional de 1824.
1

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 7 QUESTO 9

CESPE/UnB TJES/2013

Com relao s normas constitucionais relativas estrutura e competncia dos entes federados e interveno federal, assinale a opo correta. A A CF veda expressamente a diviso do Distrito Federal e dos territrios em municpios. B A Unio s pode intervir nos estados e no Distrito Federal para repelir invaso de uma unidade da Federao em outra, desde que haja requisio do STF para tanto. C Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos estados e municpios, mas, no que se refere competncia tributria, so-lhes atribudas apenas as competncias correspondentes s dos estados, e no s dos municpios. D Incluem-se entre os bens dos estados todas as ilhas fluviais e lacustres existentes em seu territrio ou em zonas limtrofes com outros pases. E Compete aos municpios promover, no que lhes couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano.
QUESTO 8

Acerca das funes essenciais justia, assinale a opo correta. A funo institucional do MP defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. B A CF assegura s defensorias pblicas estaduais autonomia funcional e administrativa, mas no lhes garante a iniciativa de sua proposta oramentria. C A norma constitucional que assegura a inviolabilidade do advogado por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso de eficcia plena e de carter absoluto e no contida, uma vez que no se subordina a limites estabelecidos por norma infraconstitucional. D O advogado-geral da Unio livremente nomeado, pelo presidente da Repblica, entre os integrantes das carreiras da Advocacia-Geral da Unio, com mais de dez anos de efetivo exerccio no cargo e maiores de trinta e cinco anos de idade. E A CF prev expressamente que o procurador-geral da Repblica seja nomeado pelo presidente da Repblica entre integrantes de lista trplice votada pelos membros da carreira do Ministrio Pblico da Unio, aps a aprovao de seu nome

Considerando os dispositivos constitucionais e a jurisprudncia sumulada do STF acerca da ordem econmica e financeira, incluindo-se seus princpios gerais, as disposies acerca de poltica urbana, poltica agrcola, fundiria e sistema financeiro nacional, assinale a opo correta. A O monoplio da Unio, em relao s jazidas de petrleo, engloba a pesquisa e a lavra e, em relao s jazidas de gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos, refere-se apenas lavra. B Mesmo antes da Emenda Constitucional n. 29/2000, lei municipal que estabelecesse alquotas progressivas para o IPTU, ainda que com o fim de assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana, seria constitucional. C Ofende o princpio da livre concorrncia lei municipal que impea a instalao de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada rea. D Ressalvados os casos previstos na CF, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s permitida se necessria aos imperativos da segurana nacional, nos termos de lei complementar. E Esto elencadas expressamente na CF, entre os princpios da ordem econmica, a livre concorrncia e a defesa do meio ambiente, mas no a propriedade privada.

pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal.


QUESTO 10

No que concerne defesa do Estado e das instituies democrticas e da ordem social, assinale a opo correta. A vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas, ressalvados os casos legalmente previstos. B Cabe ao presidente da Repblica decretar o estado de stio, devendo, para tanto, ouvir o STF, a quem compete definir os termos da decretao. C A CF prev expressamente a possibilidade de impetrao de habeas corpus em caso de punies disciplinares militares. D Mesmo em tempo de paz, a CF submete todos os brasileiros ao servio militar obrigatrio, independentemente de gnero, profisso de f ou razes de conscincia. E A CF afasta expressamente a uniformidade e a equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, uma vez que o conjunto de benefcios e servios garantidos s populaes rurais mais restrito.
2

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 11 QUESTO 14

CESPE/UnB TJES/2013

Com base na disciplina constitucional, legal e jurisprudencial do controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. A De acordo com a jurisprudncia dominante do STF, no possvel, em sede de ao civil pblica, a declarao incidental de inconstitucionalidade de norma, mesmo que seja prejudicial meramente ao pedido inicial. B possvel o ajuizamento de ao declaratria de inconstitucionalidade, junto ao STF, contra lei distrital editada no exerccio da competncia legislativa privativa atribuda pela CF aos municpios e ao Distrito Federal. C No ordenamento jurdico brasileiro, possvel a modulao dos efeitos de uma deciso do STF que declara a inconstitucionalidade de uma norma, estabelecendo que sua eficcia somente venha a ocorrer a partir do trnsito em julgado da deciso, ou de outro momento que venha a ser fixado, desde que a deciso tenha sido tomada pela maioria absoluta dos votos dos integrantes do tribunal. D Lei estadual que dispuser sobre matrias atinentes a trnsito e transporte padecer inconstitucionalidade formal, por ser essa matria de competncia legislativa privativa da Unio. E A CF, de modo semelhante s modernas constituies europeias, estabeleceu sistema de controle concentrado de constitucionalidade, de competncia do STF, mas no adotou o sistema de controle difuso de constitucionalidade.
QUESTO 12

No que concerne competncia tributria, assinale a opo correta. A Os estados e o DF tm competncia para instituir o IPVA. B A Unio tem competncia para instituir o imposto sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA) de veculos localizados no DF. C Os estados e o DF tm competncia para instituir o ITBI, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como a cesso de direitos a sua aquisio. D Mediante lei ordinria, a Unio tem competncia para instituir os impostos residuais. E A competncia para instituir o imposto sobre a propriedade territorial rural dos municpios, desde que haja convnio entre esses e a Unio.
QUESTO 15

O imposto incidente sobre a renda e proventos de qualquer natureza A deve ser institudo pela Unio e, subsidiariamente, pelos estados. B tipicamente regressivo. C deve ser informado pelos critrios da no cumulatividade, universalidade e da progressividade. D tem carter real. E deve ser informado pelos critrios da generalidade, da universalidade e da progressividade.
QUESTO 16

Conforme dispe o Cdigo Tributrio Nacional (CTN), extingue o crdito tributrio A a anistia. B a concesso de medida liminar em mandado de segurana. C a remisso. D o depsito do montante integral do crdito tributrio. E a moratria.
QUESTO 13

Conforme disposto no CTN, os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio so obrigados a prestar autoridade administrativa todas as informaes de que disponham com relao aos bens, negcios ou atividades de terceiros, mediante A B C D E citao. intimao escrita, independentemente de ordem judicial. intimao escrita ou oral. ordem judicial, exclusivamente. intimao escrita condicionada ordem judicial.

QUESTO 17

Assinale a opo correta acerca do imposto de transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos (ITCMD). A Por ser tributo real, o ITCMD no pode ser progressivo. B A competncia para a instituio do ITCMD da Unio no territrio do DF. C A competncia para a instituio do ITCMD dos municpios e do DF. D A instituio do ITCMD relativo a bens imveis e respectivos direitos compete ao municpio da situao do bem e ao DF. E A instituio do ITCMD relativo a bens mveis, ttulos e crditos compete ao estado onde se processa o inventrio ou o arrolamento, ou onde tiver domiclio o doador, ou ao DF.

Assinale a opo correta no que se refere ao imposto sobre transmisso de bens imveis (ITBI). A A competncia para instituir o ITBI dos municpios e do DF, e da Unio, em territrio federal que no seja dividido em municpios. B O ITBI incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica, em geral, em realizao de capital. C O ITBI incide sobre a transmisso de bens ou direitos decorrentes de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica em geral. D A instituio do ITBI compete ao estado da situao do bem. E A competncia para instituir o ITBI privativa dos estados e do DF.
3

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 18 QUESTO 22

CESPE/UnB TJES/2013

Considerando a proteo jurdica conferida ao nome civil, direito da personalidade, assinale a opo correta. A Em relao s pessoas fsicas, o nome indisponvel e transmissvel. B O nome dado s pessoas jurdicas um direito prescritvel, podendo o titular perd-lo pelo seu no uso. C A imutabilidade absoluta a principal caracterstica do nome civil. D O nome produz efeitos erga omnes e obrigatrio. E O nome dado s pessoas jurdicas exclusivo e insuscetvel de desapropriao pelo poder pblico.
QUESTO 19

A respeito da sociedade conjugal, assinale a opo correta. A O pacto antenupcial no ter validade entre as partes nem perante terceiros se no for registrado em cartrio imobilirio. B Os salrios percebidos pelos cnjuges em contraprestao ao trabalho no se comunicam no regime de comunho parcial. C O cartrio imobilirio perante o qual deve ser registrado o pacto antinupcial o do domiclio dos nubentes, e no o do lugar em que estejam registrados seus bens. D A autorizao do cnjuge indispensvel para a alienao ou gravao de nus real dos bens imveis, independentemente do regime de bens do casamento. E Para a locao de imvel urbano por mais de cinco anos, impe-se a concordncia de ambos os cnjuges.
QUESTO 23

No que se refere ao patrimnio das pessoas jurdicas, assinale a opo correta. A Para que haja a desconsiderao da personalidade jurdica, indispensvel que se demonstre o desvio de finalidade ou a confuso patrimonial, mesmo em se tratando de relaes regidas pelo CDC. B Para a comprovao do requisito da confuso patrimonial, exige-se demonstrao de m-f, elemento subjetivo, dos scios. C A desconsiderao da personalidade jurdica no pode ser admitida com fulcro na violao dos estatutos ou do contrato social. D S se aplica a desconsiderao da personalidade jurdica quando comprovada a prtica de ato irregular e, limitadamente, aos administradores ou scios que nela hajam incorrido. E No Cdigo Civil brasileiro, adota-se a teoria menor da desconsiderao da pessoa jurdica, ao passo que, no Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), adotada a teoria maior da desconsiderao.
QUESTO 20

Assinale a opo correta, em relao aos atos de registros de imveis. A Transcrio definida como o registro de instrumento, por determinao legal, para tornar um documento como de conhecimento do pblico. B A averbao ato constitutivo de domnio. C possvel a abertura de matrcula de parte ideal de imvel possudo em condomnio. D Para o remembramento, indispensvel que as propriedades envolvidas sejam limtrofes. E No possvel a retificao, pelo oficial de registro, de erro que conste no teor de registro imobilirio.
QUESTO 24

Assinale a opo correta no que se refere ao bem de famlia. A O bem de famlia no abrange valores mobilirios. B O titular de um imvel no pode institu-lo como bem de famlia em favor de terceiro. C O bem de famlia isento de execuo por dvidas posteriores inclusive em relao s despesas do condomnio. D O bem de famlia se extingue com a morte dos cnjuges. E O bem de famlia torna-se impenhorvel depois de institudo e registrado no cartrio de imveis, exceto no caso de dvida existente antes da referida constituio em bem de famlia.
QUESTO 25

Considerando a ampla proteo jurdica conferida aos bens no Cdigo Civil, assinale a opo correta. A Os bens incorpreos podem ser defendidos por meio da tutela possessria. B Consideram-se benfeitorias os acrscimos sobrevindos ao bem, ainda que em decorrncia de fenmenos da natureza. C Os direitos autorais so bens mveis. D Tanto os bens mveis quanto os imveis podem ser objeto de mtuo. E O direito sucesso aberta considerado bem mvel.
QUESTO 21

Assinale a opo correta acerca dos aspectos processuais do mandado de segurana. A A pendncia de apreciao de recurso administrativo sem efeito suspensivo represa o prazo decadencial para impetrao de mandado de segurana. B Cabe recurso ordinrio das decises concessivas em mandado de segurana proferidas em nica instncia pelos tribunais. C Com exceo de habeas corpus, os processos de mandado de segurana tramitam com prioridade sobre todos os demais atos judiciais, inclusive os feitos eleitorais. D A deciso denegatria de mandado de segurana no faz coisa julgada material, pois no impede que o impetrante busque, mediante via apropriada, novamente, a satisfao do direito. E No writ coletivo, a liminar s poder ser concedida aps a audincia da autoridade impetrada, que dever manifestar-se no prazo de setenta e duas horas.
4

No que se refere ao direito de propriedade, assinale a opo correta. A No Cdigo Civil, so enumerados quatro modos de aquisio de propriedade imobiliria: sucesso, usucapio, acesso e transcrio. B O ttulo aquisitivo de propriedade constitui direito real mesmo antes de ser registrado. C A deteco de eventual vcio no negcio jurdico poder, a qualquer tempo, justificar a invalidao do registro do bem imvel. D Cancelado o registro, poder o proprietrio reivindicar o imvel, desde que demonstre que o tenha adquirido de boa-f. E O casamento pela comunho universal de bens no considerado modo aquisitivo de propriedade imobiliria.

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 26 QUESTO 29

CESPE/UnB TJES/2013

Em determinada ao, o autor, incapaz, pleiteou indenizao por danos materiais, tendo o juiz concedido, na sentena, indenizao por danos morais, no mesmo valor pleiteado, com motivao no abalo emocional sofrido. Houve interposio de embargos de declarao em que se apontou o erro, tendo sido negado provimento ao recurso. Na sequncia, foram interpostas apelaes. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta. A A sentena nula por ser ultra petita. B O incapaz no tem interesse recursal, j que obteve o valor pretendido. C O Ministrio Pblico tem legitimidade e interesse para recorrer no caso. D O tribunal pode sanear a referida sentena, aplicando o princpio da causa madura. E A negativa de provimento aos embargos de declarao justifica-se pela impossibilidade de correo da falha apontada nesse tipo de recurso.
QUESTO 27

Com base nas regras de competncia, assinale a opo correta. A Em caso de grave violao de direitos humanos, o procuradorgeral da Repblica pode suscitar, perante o STF, incidente de deslocamento de competncia para a justia federal, em qualquer fase do inqurito ou processo, para assegurar obrigaes decorrentes de tratados internacionais de que o Brasil seja parte. B A justia comum competente para processar e julgar ao possessria ajuizada em decorrncia do exerccio de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada. C A alterao superveniente de competncia, ainda que ditada por norma constitucional, no afeta a validade de sentena de mrito anteriormente proferida em processo em andamento, subsistindo a competncia recursal do tribunal respectivo. D A incompetncia absoluta em razo da matria, questo de ordem pblica, declarvel de ofcio a todo tempo e em qualquer grau de jurisdio, gera nulidade absoluta, insuscetvel de precluso e insanvel. E O princpio da perpetuatio jurisdictionis aplicvel em caso de supresso de rgo judicirio ou alterao da competncia em razo da matria ou hierarquia.
QUESTO 30

No que se refere a formao, suspenso e extino do processo, assinale a opo correta. A No permitida a alterao do pedido ou da causa de pedir aps o saneamento do processo. B Dada a independncia entre as jurisdies, no se cogita a existncia de prejudicialidade externa de processo penal em relao ao cvel. C Conforme definio legal, a sentena o ato por meio do qual o juiz pe fim ao processo, decidindo, ou no, o mrito da causa. D O indeferimento de petio inicial fundada na prescrio da pretenso ocorre por meio de sentena terminativa. E Considera-se formado o processo com a citao ou o comparecimento espontneo do ru, quando ento fica estabelecida a relao jurdica.
QUESTO 28

Considerando a forma, os prazos, a comunicao e a nulidade dos atos processuais, assinale a opo correta. A Pronunciada a nulidade do ato processual pelo juiz, todos os demais atos realizados a partir do declarado nulo sero repetidos ou retificados. B A parte que requerer a desistncia da ao, mediante petio nos autos, no poder retratar-se posteriormente, ainda que antes da sentena homologatria. C As partes podem decidir prorrogar, por conveno, o prazo para manifestao sobre laudo pericial, desde que haja motivo legtimo para a prorrogao e o pedido seja feito dentro do prazo originalmente concedido. D As intimaes s partes, no DF e nas capitais dos estados e territrios, consideram-se feitas pela simples publicao dos atos no rgo oficial. E Nos casos de pluralidade de litisconsortes com procuradores distintos, o prazo para recurso conta em dobro, mesmo que apenas um haja sucumbido.
QUESTO 31

Em ao de cobrana promovida pelo banco XY, o ru, Divino, vivo e sem dependentes, foi condenado a pagar R$ 1 milho instituio financeira. Aps o trnsito em julgado, iniciada a fase de cumprimento de sentena, o banco XY acrescentou, na planilha de clculos do valor da condenao, 10% a ttulo de honorrios advocatcios omitidos na deciso transitada em julgado. Ademais, indicou penhora o nico imvel do devedor, no qual ele residia. Divino impugnou a execuo por excesso, tendo ocorrido a rejeio liminar da impugnao. Ainda insatisfeito, Divino recorreu, juntando a guia de preparo no dia seguinte ao do protocolo. Nessa situao hipottica, A para que o patrono possa receber a intimao para o cumprimento de sentena pelo devedor, necessria a outorga de procurao com poderes especficos. B o impugnante no se desincumbiu do nus processual de declarar de imediato o valor que entendia correto. C a incluso, nos clculos de cumprimento de sentena, do percentual de 10% do valor da condenao a ttulo de honorrios, na fase de conhecimento, est de acordo com o que estabelece o Cdigo de Processo Civil (CPC). D a apelao deve ser considerada deserta. E a venda do nico imvel do executado caracterizaria fraude execuo e tornaria nula a alienao.

Acerca do valor das provas e de seus nus, assinale a opo correta. A Do registro no boletim de ocorrncia decorre presuno juris tantum de veracidade dos fatos nele consignados. B A descrio que o perito policial faz dos vestgios que encontra no local de acidente tem presuno de veracidade, servindo de elemento de convico para o julgamento de processo. C Se o juiz determinar, a sociedade comercial obrigada a exibir seus livros em juzo, ainda que no seja parte no litgio. D Nas aes que se refiram a direitos sobre imveis alheios, a validade da confisso de um cnjuge independe da do outro. E A escritura pblica feita por oficial incompetente, ainda que assinada pelas partes no contrato, no tem eficcia probante, pois a competncia um dos requisitos de validade do ato administrativo.
5

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 32 QUESTO 34

CESPE/UnB TJES/2013

Com relao aos princpios e s fontes do direito penal, assinale a opo correta. A A fixao de crimes, incluindo-se a criao de figuras tpicas e a estipulao de sanes, pode ser realizada por lei ou mediante a interpretao dos princpios gerais de direito. B Na resoluo de desavenas e lides surgidas na comunidade, o legislador deve basear-se, primeiramente, na lei penal. C A fragmentariedade de 2. grau refere-se forma consumada do delito, ou seja, necessidade de proteo integral do bem jurdico. D Do princpio da legalidade, enunciado por meio da expresso latina nullum crimen, nulla poena sine lege, decorre a proibio da fundamentao ou do agravamento da punibilidade considerando-se o direito consuetudinrio. E A lei penal no retroagir para abranger situaes consolidadas sob a vigncia de legislao anterior, ainda que no haja sentena condenatria a elas referente.
QUESTO 33

No que concerne aos institutos previstos na parte geral do Cdigo Penal, assinale a opo correta. A Para se configurar a denominada autoria mediata, basta que o menor de dezoito aos de idade haja, no cometimento do injusto penal, na companhia de um imputvel, j que, nesse caso, o menor sempre considerado instrumento para a execuo do delito. B Sendo o servidor pblico aposentado condenado, pela prtica de crime doloso, a pena privativa de liberdade por perodo superior a oitos anos de recluso, sua aposentadoria ser cassada, consistindo a cassao efeito secundrio especfico da condenao, desde que explicitado na sentena. C O condenado pela prtica de crime culposo, em sentena transitada em julgado, posteriormente condenado, pela prtica de crime doloso, a pena de multa, no ter direito suspenso condicional do processo, caso seja processado, novamente, pela prtica de crime doloso, ainda que preenchidos os demais requisitos para a concesso do benefcio. D Tratando-se de concurso de crimes, a legislao brasileira, para efeito de aplicao de pena, adota o critrio normativo, segundo o qual o nmero de resultados tpicos materializados no determinante para a fixao do montante da pena, devendo haver consulta ao texto legal. E Os crimes omissivos prprios so crimes de resultado, ao passo que os omissivos imprprios, tambm denominados comissivos por omisso, so crimes de mera atividade, a exemplo da omisso de socorro.
QUESTO 35

Em cada uma das opes a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca de crimes contra a f pblica, contra a incolumidade pblica e contra a paz pblica. Assinale a opo em que a assertiva est correta. A O veculo de um funcionrio de determinada empresa de digitao que havia deixado, em seu interior, material de trabalho sigiloso consistente em cpias de provas e gabaritos a serem utilizados em concurso pblico para o preenchimento de cargos de determinado municpio, foi furtado, tendo o agente subtrado, alm de objetos de cunho patrimonial, as referidas cpias. Nessa situao, se o contedo do material sigiloso for divulgado, o funcionrio por ele responsvel responder pela prtica de crime de fraude em certame de interesse pblico, na modalidade culposa. B Joo, penalmente imputvel, utilizando a rede mundial de computadores, incitou determinado grupo de pessoas prtica de determinado crime. Dos vrios destinatrios que receberam a mensagem por ele enviada, um cometeu o delito, tendo os demais restado inertes. Nessa situao, Joo ser considerado partcipe da infrao estimulada. C Marcos, penalmente imputvel, falsificou carto de crdito e dbito fazendo nele constarem dados falsos, de modo a facilitar futuras fraudes. Nessa situao, a falsificao do carto de crdito equipara-se, para fins penais, falsificao de nota promissria e de cheque, ttulos de crdito equiparados a documento pblico. D Manoel, penalmente imputvel, adquiriu e guardou em depsito material explosivo destinado fabricao de uma bomba, que ele pretendia utilizar para explodir um edifcio pblico. Antes de levar a cabo seu intento, o material foi apreendido pela autoridade policial competente. Nessa situao, a conduta de Manoel caracteriza meros atos preparatrios para o delito de exploso, no podendo Manoel ser punido. E Armando, penalmente imputvel, visando instruir processo seletivo para determinado cargo pblico, falsificou diploma de concluso de curso superior de uma universidade federal, entretanto, na fase de apresentao de documentos, desistiu da seleo e no apresentou o diploma. Nessa situao, ainda que no tenha apresentado o documento, Armando responder pela prtica do crime de falsificao de documento pblico.

A respeito das causas de excluso da culpabilidade e de ilicitude, assinale a opo correta. A Em se tratando de legtima defesa, a agresso injusta e a repulsa materializa-se em uma ao predominantemente defensiva, com aspectos agressivos, ao passo que, tratando-se de estado de necessidade, inexiste a agresso injusta, sendo a ao predominantemente agressiva, com aspectos defensivos. B Tanto a coao fsica vis absoluta quanto a coao moral vis compulsiva, se irresistveis, excluem a culpabilidade do agente, restando punvel apenas o agente coator, figura indispensvel na definio de qualquer ocorrncia reputada coativa. C As causas legais de excluso da ilicitude, previstas na parte geral do Cdigo Penal, so estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento de dever legal, exerccio regular de direito e consentimento do ofendido. D Tanto o estado de necessidade exculpante quanto o estado de necessidade justificante incidem diretamente sobre a ilicitude, excluindo-a. E A emoo e a paixo excluem a imputabilidade penal, j que se considera, de regra, que aquele que comete um fato tpico ilcito em estado emocional ou mentalmente alterado perde a capacidade de entendimento e de determinao.
6

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 36 QUESTO 38

CESPE/UnB TJES/2013

Acerca dos crimes e dos institutos disciplinados em leis penais extravagantes, assinale a opo correta. A So considerados crimes hediondos, entre outros, o homicdio simples e o qualificado, o latrocnio, a falsificao, a corrupo, a adulterao ou a alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais e a extorso mediante sequestro. B Configura o crime de lavagem de dinheiro a ocultao de bens, direitos e valores provenientes de qualquer infrao penal, seja ela classificada como crime ou como contraveno penal. C De acordo com o entendimento pacificado da jurisprudncia e com a doutrina majoritria, o princpio da insignificncia aplica-se s hipteses de crimes ambientais, se a conduta caracteriza-se por potencial ofensivo que afeta pouco o bem jurdico tutelado. D Constitui requisito essencial da delao premiada prevista na Lei Antidrogas a existncia de inqurito policial com indiciamento e(ou) processo contra o autor da delao, a qual, caso a colaborao resulte na identificao de coautores e na recuperao total ou parcial do produto do crime, importa perdo judicial se o delator for condenado. E queles que cometam crimes de trnsito pode ser aplicada, de ofcio, pelo juiz criminal, a penalidade de multa reparatria, consistente no pagamento, mediante depsito judicial, em favor da vtima ou de seus sucessores, com a finalidade de reparao civil do dano.
QUESTO 37

Acerca dos crimes contra o patrimnio e contra a pessoa, assinale a opo correta. A O indivduo penalmente imputvel que, com a inteno de subtrair valores e mediante destreza, coloca as mos nos bolsos do casaco de um transeunte praticar furto tentado qualificado se ele no encontrar nenhum objeto nos referidos bolsos. B Para a consumao do crime de calnia, basta que a vtima tome cincia de que o agente lhe atribuiu, falsamente, a prtica de fato definido como crime, sendo prescindvel a cincia de terceiro a respeito do fato. C O aborto teraputico, necessrio para salvar a vida da gestante, configura causa de atipicidade da conduta por ausncia do elemento subjetivo do tipo do injusto. D O crime de estelionato na modalidade de fraude no pagamento por meio de cheque consuma-se no momento em que o agente obtm vantagem ilcita em prejuzo alheio, ou seja, no momento em que o sacado recusa o pagamento do ttulo por insuficincia de fundos. E Apenas o motivo de relevante valor social, como, por exemplo, patriotismo, lealdade, fidelidade ou valor moral, torna privilegiado o homicdio, o que resulta em diminuio da pena.
QUESTO 39

Considerando o entendimento dos tribunais superiores e o posicionamento doutrinrio dominante em relao ao civil, s nulidades processuais, ao habeas corpus e citao do ru, assinale a opo correta. A De acordo com a jurisprudncia pacificada do STF, a declarao de nulidade de determinados atos independe da demonstrao de prejuzo efetivo para a defesa ou a acusao, podendo a nulidade ser declarada por mera presuno. B No se admite o julgamento revelia do acusado citado por edital, devendo o magistrado suspender o curso do processo, mas no do prazo prescricional, at que se obtenha xito na citao pessoal do ru, seja com seu comparecimento em juzo, seja mediante a constituio de defensor. C A parcela fixada na sentena condenatria estipulando valor mnimo para a reparao dos danos causados pelo ru quando do cometimento da infrao constitui ttulo executivo no juzo cvel, podendo, em razo da sua liquidez, ser executada imediatamente. D Entre outras hipteses, o habeas corpus pode ser impetrado contra deciso condenatria a pena de multa e quando da tramitao de processos ou realizao de inquritos policiais relativos a infrao penal para a qual a nica pena cominada seja a pecuniria. E No que se refere existncia do fato e autoria, a deciso condenatria penal faz coisa julgada no juzo cvel; no que concerne s causas de justificao da conduta, entretanto, somente produz efeitos preclusivos na instncia cvel a sentena na qual se reconhea a ocorrncia das excludentes de legtima defesa e(ou) do estado de necessidade.
7

No que se refere aos institutos e s teorias que embasam a parte geral do Cdigo Penal, assinale a opo correta. A Tratando-se de crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, o arrependimento posterior, com a efetiva reparao do dano at o recebimento da denncia, acarreta a extino da punibilidade. B No caso de, apesar de sua vontade no se dirigir realizao de determinado resultado previsto, o agente aceitar e assumir o risco de caus-lo, restar configurado o dolo eventual, espcie de dolo indireto ou indeterminado. C O erro de tipo essencial e o acidental produzem as mesmas consequncias penais. D Tratando-se de concurso de pessoas, comunicam-se as circunstncias e as condies de carter pessoal, ainda que no sejam elementares do crime. E Conforme a teoria finalista da ao, s h crime se o fato for, concomitantemente, tpico, antijurdico e culpvel.

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 40 QUESTO 42

CESPE/UnB TJES/2013

Acerca da priso, da liberdade provisria e da custdia cautelar temporria, prevista em legislao extravagante, assinale a opo correta. A Denomina-se flagrante esperado a possibilidade de a polcia retardar a interdio policial com a finalidade de obter mais dados e informaes acerca da ao supostamente praticada por organizaes criminosas, deixando de se concretizar a priso no momento mais adequado do ponto de vista da formao de provas. B No ser concedida a fiana aos acusados da prtica de crimes de racismo, de tortura, de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, de terrorismo e daqueles definidos como crimes hediondos nem aos acusados de participarem de grupos armados, civis ou militares, que cometam infraes penais contra a ordem constitucional e o Estado democrtico. C Em se tratando da prtica de infrao penal de natureza grave, a priso temporria pode ser decretada de ofcio pelo juiz ou mediante representao da autoridade policial ou do MP, com vistas a assegurar uma eficaz investigao policial. D Poder o juiz substituir a priso preventiva pela priso domiciliar no caso de o agente ser maior de setenta anos de idade, de a presena do agente ser imprescindvel aos cuidados especiais de pessoa menor de seis anos de idade ou com deficincia, de a agente estar grvida, se a gestao for de alto risco, ou em caso de debilidade extrema. E Incorre em erro a autoridade policial que coloca em liberdade, mediante o pagamento de fiana, o acusado preso em flagrante delito e autuado pela prtica de infrao penal para a qual prevista pena privativa de liberdade mxima de trs anos de recluso.
QUESTO 41

A respeito da competncia e de questes e processos incidentes, assinale a opo correta de acordo com a legislao processual penal, a jurisprudncia e a doutrina majoritria. A Tanto a hipoteca legal quanto o arresto recaem sobre bens obtidos licitamente pelo autor do crime, diferentemente do que ocorre no caso do sequestro, medida assecuratria que atinge os bens mveis e imveis do indiciado ou acusado adquiridos com o proveito da infrao penal. B Em se tratando de processo criminal, a exceo de suspeio no pode ser arguida contra membro do MP, porquanto a medida se aplica exclusivamente ao juiz suspeito, por ser ele considerado parcial. Julgada procedente a exceo, o juiz arcar com as custas do processo, nos casos de inescusvel erro. C No sendo conhecido o local da infrao praticada no territrio nacional, a competncia ser regulada pelo domiclio ou pela residncia da vtima. D A norma processual penal condiciona a instaurao de incidente de insanidade mental do acusado a prvio requerimento do MP, do defensor, do curador, do ascendente, do descendente, do irmo ou do cnjuge. E A competncia para o processo de acusado de conduta classificada como contraveno penal contra bens da Unio da justia federal.
QUESTO 43

Em relao ao inqurito policial e aos princpios gerais informadores do processo penal, assinale a opo correta. A Se o indiciado estiver em liberdade, o prazo para a concluso do inqurito policial ser de trinta dias, podendo ser prorrogado por determinao da autoridade judiciria competente. B Dado o princpio da busca da verdade real, que rege o processo penal, o juiz do processo pode esclarecer pontos obscuros, desde que circunscritos s provas apresentadas pela acusao e pela defesa, qual se atribui o nus probatrio, no sendo admitida, conforme a jurisprudncia dos tribunais superiores, a atividade instrutria do juiz no processo penal. C A recusa do acusado em se manifestar durante seu interrogatrio poder gerar presuno do reconhecimento do crime a ele imputado, em face do livre convencimento do juiz. D O delegado de polcia somente perder a disponibilidade da iniciativa para a instaurao do inqurito policial em caso de crimes de ao penal privada. E No havendo indcios suficientes de autoria para se proceder ao ato de indiciamento nos autos de um inqurito policial, dever a autoridade policial competente, determinar, de ofcio, o sobrestamento do feito, comunicando o procedimento autoridade judiciria competente.
8

Acerca da ao penal, dos sujeitos processuais, de seus assistentes e auxiliares, assinale a opo correta. A Aplica-se aos indivduos com idade entre dezoito e vinte e um anos, considerados relativamente incapazes no atual ordenamento jurdico brasileiro, a regra que prev a participao de curador nos atos processuais a eles inerentes, em especial no interrogatrio em juzo. B Na hiptese de crime cometido por mais de um autor, se a ao penal for privada e condicionada representao do ofendido, pode ele prestar queixa apenas contra um dos ofensores, ficando os demais dispensados de responder ao processo. C Em se tratando de aes penais privadas e aes penais privadas subsidirias das aes pblicas, o prazo decadencial para o oferecimento da queixa-crime conta-se a partir do conhecimento da autoria, pelo ofendido ou seu representante legal. D A pessoa jurdica, regularmente constituda, no detm legitimidade para figurar no polo ativo da ao em se tratando de crime de ao penal privada. E No h impedimento para que mais de um sucessor processual o ofendido ou o seu representante legal, quando incapaz, ou na sua falta o cnjuge, ascendente, descendente ou irmo se qualifique como assistente de acusao, desde que a atuao seja em conjunto.

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 44 QUESTO 47

CESPE/UnB TJES/2013

Em relao aos processos especiais, aos prazos processuais e aos recursos em geral, assinale a opo correta. A A reviso criminal, cujo pressuposto a existncia de sentena condenatria transitada em julgado, no cabvel contra deciso condenatria proferida pelo tribunal do jri, dada a soberania de seus vereditos. B Em se tratando de processos de competncia do tribunal do jri, na audincia de instruo e julgamento, devem-se ouvir, primeiramente, as testemunhas de acusao e, em seguida, as de defesa, sendo possvel a inverso da ordem de inquirio mediante concordncia das partes. C A suspenso condicional do processo prevista na lei que disciplina o procedimento dos juizados especiais criminais pode ocorrer antes do oferecimento da denncia. D Tratando-se de recurso em sentido estrito, subir nos prprios autos o recurso interposto contra a deciso que julgar procedente a exceo de suspeio. E Diversamente do que ocorre em relao ao prazo penal, na contagem do prazo processual computa-se o dia do comeo, excluindo-se o do vencimento.
QUESTO 45

Com base no que dispe a Lei n. 11.101/2005, que regulamenta a falncia dos empresrios individuais e coletivos, assinale a opo correta. A A referida lei no confere tratamento diferenciado para os microempresrios e empresas de pequeno porte no que diz respeito ao acesso recuperao judicial. B A alienao de bem objeto de garantia real bem como a supresso da garantia ou sua substituio durante a recuperao judicial depende de autorizao judicial, dispensada a concordncia do credor titular da respectiva garantia. C Caso haja, no plano de recuperao judicial da empresa, previso de alienao judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas, os objetos de alienao estaro livres de qualquer nus, no havendo sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive nas de natureza tributria, ressalvadas as de natureza trabalhista. D Decretada a falncia, dever o empresrio oficiar ao registro pblico de empresas e rgos e reparties pblicas e outras entidades para que informem a existncia de bens e direitos do falido. E Ao requerer recuperao judicial, o empresrio deve juntar petio certides dos cartrios de protestos situados na comarca do domiclio da empresa, dispensadas as comarcas onde haja filial.
QUESTO 48

Em relao ao protesto, assinale a opo correta com base na lei que dispe sobre o cheque. A O instrumento de protesto, depois de registrado, deve ser entregue ao portador legitimado, ainda que desapossado do cheque e que este esteja na posse de terceiro de boa f. B Dada a solidariedade cambial, o protesto contra o emitente implica, obrigatoriamente, o protesto contra seu avalista. C O cheque dever ser levado a protesto, inexistindo hiptese de dispensa, antes de expirado o prazo durante o qual se admite a apresentao do ttulo, ou seja, antes de seis meses contados do fim do prazo de apresentao. D O protesto de cheque vedado caso o portador o apresente sem endosso que o identifique. E O protesto condio inarredvel para a execuo do cheque contra quaisquer dos membros da cadeia cambial.
QUESTO 46

Considerando a responsabilidade dos scios das sociedades empresrias, assinale a opo correta. A Os scios so sempre ilimitadamente responsveis pelas obrigaes contradas em seu prprio nome. B Todas as sociedades, independentemente do seu tipo, sempre respondero de modo ilimitado pelas obrigaes contradas perante terceiros. C Nas sociedades em comandita simples, os scios comanditrios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. D Os diretores das sociedades em comandita por aes, bem como seus acionistas, respondem, solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes contradas em nome da sociedade. E Todos os scios das sociedades em nome coletivo, salvo clusula contratual em contrrio, tm responsabilidade solidria e ilimitada pelas obrigaes sociais.
QUESTO 49

No que se refere regulamentao geral das empresas, inclusive das sociedades annimas do Cdigo Civil, assinale a opo correta. A Na denominao da sociedade annima, pode constar expresso de fantasia ou nome de acionista, fundador ou terceiro que tenha concorrido para o xito da empresa, alm do nome companhia ou da expresso sociedade annima, empregados no incio ou no final. B O ordenamento jurdico brasileiro no admite sociedade unipessoal. C A inscrio do empresrio no registro pblico de empresas mercantis condio necessria para a aquisio da qualidade de empresrio. D Embora haja, no Cdigo Civil de 2002, sees dedicadas s sociedades em nome coletivo, em conta de participao e comandita simples, nele no prevista a regulamentao das sociedades de capital e indstria, anteriormente reguladas no Cdigo Comercial, no sendo possvel, portanto, sua constituio. E Dada a responsabilizao solidria dos scios de sociedades limitadas pela integralizao do capital social, verificada a inadimplncia de qualquer dos scios, pode o que j integralizou suas cotas ser compelido ao pagamento da divida do scio remisso, independentemente de decretao de falncia da sociedade.

Assinale a opo correta a respeito das condies de validade para a constituio do grupo societrio. A A sociedade controladora, independentemente de sua nacionalidade, deve ter filial no pas. B A partir da constituio do grupo societrio, a representao das sociedades participantes do grupo passa a ser exercida pela sociedade de comando, vedada clusula em contrrio. C A conveno de constituio do grupo societrio pode conter clusula em que seja vedado o exerccio do direito de recesso. D No necessria a alterao contratual das sociedades participantes para o fim de obteno do arquivamento de constituio do grupo societrio. E O arquivamento da conveno de constituio do grupo societrio deve ser feito nas juntas do local de sede da sociedade controladora e de todas as suas filiadas.
9

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 50 QUESTO 53

CESPE/UnB TJES/2013

Decretada a interveno ou a liquidao extrajudicial, o interventor ou o liquidante comunicar ao registro pblico competente a indisponibilidade de bens, competindo a este, relativamente a esses bens, A autorizar o registro de transferncia de propriedade de veculos automotores. B indeferir o registro de qualquer forma de reorganizao societria, inclusive mediante incorporao, fuso ou ciso. C negar o arquivamento de atos ou contratos que importem em transferncia de cotas sociais, aes ou partes beneficirias. D fazer transcries, inscries ou averbaes de documentos pblicos ou particulares de todos os submetidos restrio imposta pelo Banco Central do Brasil. E processar o registro de transferncia de bens de propriedade de pessoa fsica.
QUESTO 51

Acerca da responsabilidade civil do Estado, assinale a opo correta. A Conforme a teoria do risco administrativo, dispensa-se a prova da culpa da administrao, podendo o poder pblico, por sua vez, demonstrar a culpa da vtima para excluir ou atenuar a indenizao. B A administrao pblica deve, obrigatoriamente, denunciar lide seu preposto, ainda que apenas para suspender a contagem do prazo de prescrio da ao regressiva. C Segundo a teoria do risco integral, consagrada na CF, a verificao da responsabilidade subjetiva do agente pblico irrelevante para o eventual ressarcimento do particular. D Sendo a obra pblica considerada fato administrativo, o dano por ela causado no gera para a administrao pblica a responsabilidade civil objetiva estabelecida para o caso de dano advindo da prestao de servios pblicos. E De acordo com o entendimento dos tribunais superiores, a administrao obrigada a denunciar lide o agente pblico causador do suposto dano.
QUESTO 54

suscetvel de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) A desenho industrial considerado original e que dele resulte configurao visual distintiva em relao a outros objetos anteriores. B substncia fsico-qumica ou parte de seres vivos. C indicao geogrfica constituda por nome geogrfico de uso comum designando produto ou servio. D inveno ou modelo de utilidade de descobertas, teorias cientficas e mtodos matemticos. E marca que empregue sinal ou expresso apenas como meio de propaganda.
QUESTO 52

A respeito do processo administrativo, assinale a opo correta. A A exigncia de arrolamento prvio de bens condio de admissibilidade de recursos administrativos na esfera fiscal. B Tendo condenado o servidor pena de demisso em processo administrativo, a administrao deve aguardar, para aplicar a pena, deciso de ao penal que discuta as faltas disciplinares apuradas administrativamente, de modo a evitar custos de eventual reintegrao do servidor. C O processo administrativo cuja deciso vincula os rgos competentes composto das seguintes fases, nessa ordem: instaurao, relatrio, defesa e julgamento. D O princpio da oficialidade aplica-se, no processo administrativo, fase de instaurao, razo por que sua aplicao mais ampla no processo administrativo que no processo judicial. E Em se tratando de processo administrativo disciplinar, deve o servidor processado constituir advogado, devendo, caso no o faa, ser-lhe nomeado um defensor dativo, sob pena de anulao do processo.
QUESTO 55

No que se refere a improbidade administrativa, assinale a opo correta. A Ser punido com pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes, o agente pblico que se recusar a prestar declarao de seus bens dentro do prazo determinado. B Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente, ainda que anonimamente, pedido de instaurao de investigao de ato de improbidade. C Para a caracterizao de ato de improbidade administrativa, imprescindvel o dolo, ainda que genrico. D A gravidade dos ilcitos imputados ao agente pblico e a existncia de robustos indcios contra ele justificam o seu afastamento do exerccio do cargo, por via administrativa, desde que determinado pela autoridade administrativa competente. E No poder haver a imposio de pena ao agente pblico pela prtica de ato de improbidade que cause dano ao errio se o tribunal de contas tiver aprovado suas contas.

Em relao delegao de servios pblicos, assinale a opo correta. A Denomina-se encampao a extino antecipada da concesso, por ato unilateral do poder concedente, de natureza sancionatria. B A anulao pode ocorrer independentemente da conduta do concessionrio, j que se relaciona a evento ocorrido antes da formalizao do contrato. C inadmissvel a utilizao da arbitragem para a composio de litgios no mbito de contratos de concesso, diante da indisponibilidade do interesse pblico. D A lei faculta ao poder concedente determinar que o licitante vencedor, no caso de consrcio, se constitua em empresa antes da celebrao do contrato, independentemente de previso no edital de licitao. E A interveno consiste na assuno, pelo poder concedente, dos servios pblicos delegados, para garantir a regularidade dos servios, at a extino da concesso.
10

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 56 QUESTO 59

CESPE/UnB TJES/2013

A respeito do poder de polcia administrativa, assinale a opo correta. A A legislao considera a capacidade financeira do sujeito passivo tributrio fator de mensurao do valor das taxas a serem cobradas pelo exerccio do poder de polcia. B As taxas decorrentes do exerccio do poder de polcia so fixadas de maneira a servir de incentivo ou desincentivo ao desempenho de determinada atividade, conforme seja ela desejvel ou indesejvel coletividade. C No mbito estadual, pode haver fixao de preos pblicos para a remunerao de custos e despesas relacionados ao exerccio do poder de polcia. D Do poder de polcia administrativa decorre sempre a imposio de deveres de absteno aos indivduos, em benefcio da coletividade. E A imposio coercitiva de deveres no pode ser exercida por terceiros que no sejam agentes pblicos.
QUESTO 57

Dados publicados pelo IBGE em 2013 mostram que a expectativa de vida dos brasileiros passou de 62,5 anos, em 1980, para 73,8, em 2010. Assinale a opo que corresponde ao fator ao qual se relaciona esse aumento. A Prtica generalizada do desporto nas escolas da rede pblica de ensino. B Efetiva universalizao do saneamento bsico nas regies brasileiras. C Universalizao do acesso a todas as etapas da educao bsica. D Melhoria da captao de esgoto, da coleta de lixo e da oferta de gua potvel. E Reduo dos ndices de obesidade nos diversos grupos sociais.
QUESTO 60

No que se refere organizao da administrao pblica, assinale a opo correta. A A administrao indireta compreende as autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e consrcios pblicosprivados, mas no os consrcios pblicos-pblicos. B As pessoas jurdicas de direito pblico so investidas de competncias polticas. C Em nvel constitucional, toda a competncia administrativa concentrada e centralizada. D Lei estadual ou municipal que autorize a instituio de uma empresa estatal pode, tambm, criar regras especficas sobre sua forma societria. E A desconcentrao pode se efetuar mediante a constituio de autarquias e empresas pblicas.
QUESTO 58

Sete anos aps sua promulgao, a lei voltada para a proteo das mulheres, especialmente no que se refere violncia domstica, apresenta falhas em sua execuo, como aponta o relatrio final da Comisso Parlamentar de Inqurito da Violncia contra a Mulher, entregue presidenta da Repblica em agosto de 2013. Esse instrumento legal ficou conhecido como A B C D E Lei de Emancipao Feminina. Lei de Defesa da Famlia. PEC do Trabalho Escravo. Lei Maria da Penha. PEC das Domsticas.

QUESTO 61

Suscitando posies a favor e contra a iniciativa, os primeiros mdicos cubanos chegaram ao Brasil, em agosto de 2013, para participar do Programa Mais Mdicos do governo federal. Entre as crticas contratao desses profissionais, uma refere-se forma pela qual eles sero remunerados. Considerando essa informao, assinale a opo correta. A Os mdicos participantes desse programa recebero salrio inferior ao dos outros profissionais da sade. B De acordo com a Carta da ONU, mdicos fora do seu pas de origem s podem realizar trabalho no remunerado. C Os mdicos cubanos recebero salrios maiores que os pagos a profissionais de outras nacionalidades. D Os salrios dos mdicos cubanos sero repassados ao governo cubano e no diretamente aos profissionais. E A intermediao da Organizao Pan-americana de Sade (OPAS) no processo foi vetada pelo governo de Cuba.
QUESTO 62

Acerca de licitaes, assinale a opo correta. A exaustivo o rol de hipteses de inexigibilidade de licitao constante na legislao pertinente. B O licitante pode desistir da proposta, ainda que imotivadamente, at a fase de habilitao, exceto se se tratar da modalidade prego. C A venda de imveis que ingressem no patrimnio da administrao pblica mediante dao em pagamento permitida apenas sob a modalidade de leilo, dependendo de prvia autorizao legislativa. D Adjudicado o objeto da licitao, se o vencedor recusar-se a firmar o contrato, os demais convocados podero ser convocados para assinar o contrato, na forma das propostas que tiverem produzido. E A administrao pode rejeitar pedido de habilitao de terceiro no convidado, mas cadastrado, se seu desempenho em contrato anterior tiver sido considerado insatisfatrio.

Origina-se do cartrio de registros A B C D E escritura pblica de compra e venda de bem imvel. certido de protesto. registro de protesto. certido de matrcula de imvel. ata notarial.
11

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 63 QUESTO 67

CESPE/UnB TJES/2013

A Lei n. 8.935/1994, que dispe sobre os servios notariais e de registro, atribui certas competncias exclusivas ao tabelio de notas, entre as quais inclui-se a de A autenticar cpias. B formalizar juridicamente a vontade das partes. C intervir nos atos e negcios jurdicos a que as partes queiram dar forma legal ou autenticidade. D intervir nos atos e negcios jurdicos a que as partes devam dar forma legal ou autenticidade. E autenticar fatos.
QUESTO 64

De acordo com o Provimento Geral da Corregedoria, caso um magistrado determine a realizao de diligncia junto aos livros de determinado cartrio, A se o magistrado for o corregedor geral de justia, a diligncia poder ser feita com o encaminhamento dos livros at ele; nos demais casos, a diligncia ter de ser feita obrigatoriamente em cartrio. B se o magistrado for o corregedor geral de justia ou algum juiz corregedor, a diligncia poder ser feita com o encaminhamento dos livros at ele; nos demais casos, a diligncia ter de ser feita obrigatoriamente em cartrio. C se o magistrado for da rea cvel, os livros somente podero sair do cartrio com a autorizao expressa do corregedor geral de justia. D se o magistrado for da rea penal, a diligncia poder ser feita no juzo criminal, desde que os livros retornem no mesmo dia ao cartrio, independentemente de autorizao do corregedor geral de justia. E a diligncia dever ser feita obrigatoriamente em cartrio, independentemente da funo exercida pelo magistrado ou de sua jurisdio.
QUESTO 68

O registro realizado em um domingo, s 22 horas A s ser aceito se for de bito; nos demais casos, o oficial que o promoveu dever ser responsabilizado apenas penalmente. B ser nulo, independentemente de sua natureza, devendo o oficial que o promoveu ser responsabilizado civilmente, mas no penalmente. C ser nulo, independentemente de sua natureza, devendo o oficial que o promoveu ser responsabilizado civil e penalmente. D s ser aceito se for de bito; nos demais casos, o oficial que o promoveu dever ser responsabilizado civilmente, mas no penalmente. E s ser aceito se for registro civil; nos demais casos, o oficial que o promoveu dever ser responsabilizado civilmente, mas no h responsabilizao penal.
QUESTO 65

De acordo com a Lei n. 10.169/2000, para a fixao de emolumentos a serem cobrados pela prtica de atos especficos de cada servio, relativos a situaes jurdicas sem contedo financeiro, dever ser levada em considerao a A situao socioeconmica da regio. B despesa que o cartrio ter ao praticar o ato. C quantidade de atos praticados para o servio anualmente no estado. D quantidade de atos praticados para o servio anualmente em cada municpio. E situao demogrfica da regio.
QUESTO 66

Assinale a opo correta no que se refere unio estvel e o registro civil das pessoas naturais. A A declarao de unio estvel por sentena judicial deve ser averbada na certido de nascimento dos interessados, como forma de tornar pblica a relao. B A unio estvel deve ser registrada no registro civil das pessoas naturais, devendo os interessados, independentemente da sua condio financeira, recolher os emolumentos previstos em lei. C A unio estvel deve ser registrada no registro civil das pessoas naturais, no havendo cobrana de emolumentos aos que comprovadamente no puderem arcar com o custo do servio. D A unio estvel somente ser registrada no registro civil das pessoas naturais caso seja declarada por sentena judicial. E A unio estvel no consta do rol de atos que devem ser registrados no registro civil das pessoas naturais, devendo nele ser registrada, entretanto, a converso da unio estvel em casamento.
12

Suponha que um tabelio deva fazer duas escrituras pblicas: uma, cujo outorgante seja um inimigo dele; outra, cujo outorgante seja sobrinho dele. Nessa situao hipottica, consoante o Provimento Geral da Corregedoria do TJES, o tabelio, pessoalmente, est A autorizado a lavrar ambas as escrituras, sem restries. B autorizado a lavrar as duas escrituras, desde que nelas conste a intervenincia do substituto. C proibido de lavrar as duas escrituras. D proibido de lavrar, apenas, a escritura cujo outorgante seja o inimigo dele. E autorizado a lavrar, apenas, a escritura cujo outorgante seja o inimigo dele, devendo a do sobrinho, se lavrada na mesma serventia, ser feita pelo substituto.

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 69 QUESTO 71

CESPE/UnB TJES/2013

Suponha que um casal residente na comarca de Colatina S ES, aps cem dias do nascimento do seu filho, dirija-se comarca de Vitria ES, local do parto, para realizar o registro civil de nascimento da criana. Nessa situao hipottica, A esgotado o prazo para o registro do nascimento, o requerimento do registro dever ser assinado por duas testemunhas, bem como instrudo com a prova inequvoca da veracidade da alegao. B tanto o cartrio de Vitria ES, lugar de ocorrncia do parto, quanto o de Colatina ES so competentes para o registro do nascimento. C sendo a comarca de Vitria ES territorialmente incompetente para o registro de nascimento da criana, o ato, se efetivado, dever ser declarado nulo de pleno direito, dada a aplicao analgica do regramento previsto para o registro de imveis. D embora o cartrio de Vitria ES seja incompetente para o registro de nascimento da criana, o oficial de registro civil no poder recusar a lavratura do ato, dada a sua funo de prestador de servio pblico. E embora a comarca de Vitria ES seja territorialmente incompetente para o registro de nascimento, o ato de registro deve ser considerado vlido, gerando apenas consequncias no mbito disciplinar ao oficial de registro.
QUESTO 70

Antnio sofreu acidente automobilstico na cidade de Vila Velha ES e o corpo de bombeiros local, verificando a gravidade da situao, transportou Antnio cidade de Guarapari ES, local de seu domiclio. Apesar de todas as providncias adotadas, verificou-se que Antnio falecera no local do acidente, tendo sido emitido atestado mdico com a respectiva informao. Nessa situao hipottica, o registro de bito dever ser lavrado pelo oficial de registro da comarca de A Guarapari ES, local onde foi constatada a morte de Antnio, ou pelo oficial de registro da comarca de Vila Velha ES, local onde ocorreu, de fato, a morte. B a comarca de Vila Velha ES, lugar do bito informado no atestado mdico. C Guarapari ES, local onde foi constatada a morte de Antnio. D Guarapari ES, domiclio da famlia do falecido. E Guarapari ES, comarca do hospital onde Antnio foi recebido, visto que a morte decorreu de acidente.
QUESTO 72

Assinale a opo correta acerca das averbaes, das anotaes e das retificaes. A Ocorrendo o falecimento de um dos cnjuges e sendo a anotao do bito feita no registro de nascimento do sobrevivente, o segundo casamento deste somente poder ser averbado no registro de nascimento. B A incluso do nome do av paterno no registro de nascimento do neto, aps a averbao do registro de paternidade nos registros do pai, requer reconhecimento judicial. C A averbao do divrcio, quando autorizada pelo juizcorregedor, poder ser realizada mediante ofcio do juzo no qual se prolate a sentena. D O mandado judicial de separao ou de divrcio deve ser averbado no registro civil das pessoas naturais para comprovao, perante terceiros, da alterao do estado civil. E A retificao e a correo dos erros no registro civil somente podem ser realizadas mediante deciso judicial, sujeita a recurso de apelao.
QUESTO 73

Em relao aos procedimentos de registro civil do casamento, assinale a opo correta. A Se um dos nubentes residir no exterior, ser necessria a publicao e registro do edital no registro civil da localidade onde reside cada um dos nubentes. B A alterao do nome em virtude do casamento deve ser realizada at o registro do matrimnio, no podendo, posteriormente, sofrer alteraes. C A apresentao da certido de nascimento para a formalizao do casamento utilizada para a comprovao da idade e da filiao dos nubentes, bem como para possibilitar a comunicao do casamento ao registro civil das pessoas naturais em que tenha sido registrado o nascimento, para anotao. D O registro civil do casamento religioso com efeitos civis prescinde da habilitao dos nubentes. E O oficial do registro civil das pessoas naturais poder, nos casos previstos em lei e em caso de comprovada necessidade da urgncia do casamento, dispensar os proclamas.

Com relao ao registro dos atos de emancipao, interdio, ausncia e morte presumida, assinale a opo correta. A obrigatria a anotao dos atos de emancipao, interdio e ausncia nos assentos de nascimento, sendo facultativa a anotao nos assentos de casamento. B A emancipao, ainda que concedida judicialmente, somente surtir efeitos aps ser registrada no registro civil das pessoas naturais da comarca do domiclio do menor. C Embora no seja possvel o registro da sentena declaratria de morte presumida, o oficial de registro civil das pessoas naturais, de forma a conferir publicidade perante terceiros, dever proceder a anotao do ato nos registros de nascimento, casamento, bem como daquele que inscreveu a sentena de ausncia. D O registro de emancipao por sentena judicial ser sempre gratuito. E A sentena de interdio somente surtir efeitos aps a inscrio no registro civil das pessoas naturais.
13

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 74 QUESTO 77

CESPE/UnB TJES/2013

No que se refere adoo, assinale a opo correta. A O registro original da criana adotada no ser cancelado, devendo-se, contudo, anotar a existncia do novo registro, que poder ser lavrado no cartrio do registro civil da residncia do adotante. B A adoo depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando, sendo este dispensado em relao criana ou ao adolescente cujos pais tenham sido destitudos do poder familiar. C Para a salvaguarda de direitos, poder ser fornecida, a critrio do rgo do MP ou da autoridade judiciria, certido dos registros que forem efetuados em decorrncia de sentena concessiva de adoo. D A adoo produz seus efeitos a partir do registro da sentena no cartrio de registro civil das pessoas naturais, salvo quando nuncupativa. E Admite-se adoo realizada por procurao, desde que lavrada por instrumento pblico.
QUESTO 75

O Cdigo de Normas da Corregedoria do TJES prev a existncia de diversos livros prprios para o registro de atos notarias, sendo omisso, entretanto, em relao existncia de um livro especfico para o registro de

A ndice. B arquivamento de procuraes oriundas de outras serventias. C procuraes. D assinatura de reconhecimento de firma autntica ou verdadeira. E testamentos.
QUESTO 78

Ainda que, em regra, para se lavrar a escritura de compra e venda de imvel situado em um condomnio, seja necessrio que no haja, sob o bem, dvidas de natureza tributria ou condominial atrasadas, a escritura poder ser lavrada caso

Conforme o provimento geral da corregedoria de justia do TJES, a dispensa de testemunhas admissvel quando da lavratura de A escrituras, se alguma das partes for analfabeta. B escrituras, se houver discordncia de uma das partes. C testamentos, em geral. D escrituras, ainda que a lei exija a presena das testemunhas, se constar expressamente no documento que as partes renunciam ao direito de testemunha. E procuraes, em geral.
QUESTO 76

A o vendedor assuma expressamente na escritura a obrigao de pagar as taxas condominiais atrasadas. B o vendedor assuma expressamente na escritura a obrigao de pagar as taxas condominiais e o IPTU atrasados. C o comprador assuma expressamente na escritura a obrigao de pagar as taxas condominiais e o IPTU atrasados. D o comprador assuma expressamente na escritura a obrigao de pagar o IPTU atrasado, no sendo necessria a assuno expressa em relao ao pagamento das taxas condominiais. E o vendedor assuma expressamente na escritura a obrigao de pagar o imposto predial e territorial urbano (IPTU) atrasado.
QUESTO 79

Suponha que, para conquistar clientes, determinado tabelio se oferea para obter, junto aos rgos pblicos e cartrios de registro de imveis, as certides necessrias lavratura de escrituras requeridas por esses clientes. Nessa situao, conforme o Cdigo de Normas da Corregedoria do TJES, o tabelio A poder realizar apenas as diligncias em rgos pblicos, mas no em registros pblicos. B agir erroneamente, contrariando o referido cdigo, se realmente obtiver tais certides. C poder realizar tais diligncias, desde que no cobre antecipadamente dos clientes os valores a serem desembolsados com as certides. D poder realizar tais diligncias mediante cobrana dos valores desembolsados com as certides. E poder realizar apenas as diligncias em registros pblicos, mas no em rgos pblicos.

Constituir-se- apenas por sentena judicial

A a sobrepartilha. B o restabelecimento de sociedade conjugal. C a adoo de menor. D a separao de sociedade conjugal. E o inventrio negativo.
14

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 80 QUESTO 83

CESPE/UnB TJES/2013

Acerca do reconhecimento de firma, assinale a opo correta. A O reconhecimento de firma implica apenas declarar a autoria da assinatura lanada, no conferindo legalidade ao documento. B O reconhecimento por semelhana decorre do confronto entre a assinatura que consta no documento apresentado pelo interessado e a ficha-padro depositada na serventia, sendo vedado o reconhecimento advindo do confronto com qualquer outro documento arquivado no respectivo cartrio. C O livro de registro de assinaturas para reconhecimento de firma autntica dever conter o nome dos pais do depositante da assinatura. D Em caso de documento firmado por ru preso, vedado o reconhecimento de firma por abono. E O reconhecimento por autenticidade realizado com a declarao expressa de que a firma foi aposta na presena do notrio, identificando-se o signatrio por meio de livro ou carto de autgrafo.
QUESTO 81

De acordo com a Lei n. 9.492/1997, protocolado o ttulo, deve o tabelio examinar A as caractersticas formais e materiais do ttulo e obstar o registro do protesto, qualquer que seja a irregularidade material observada. B apenas as caractersticas formais do ttulo e comunicar o fato ao juiz competente para deciso. C as caractersticas formais e materiais do ttulo e obstar o registro do protesto, qualquer que seja a irregularidade formal observada. D apenas as caractersticas formais do ttulo e obstar o registro do protesto, qualquer que seja a irregularidade formal observada. E apenas as caractersticas materiais do ttulo e obstar o registro do protesto, qualquer que seja a irregularidade material observada.
QUESTO 84

No que se refere ao imposto sobre a transmisso onerosa de bens imveis (ITBI), assinale a opo correta. A O ITBI no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de empresa industrial como realizao do capital. B No constitui fato gerador do ITBI a transmisso de imveis por acesso fsica. C Todos os direitos reais sobre bens imveis constituem fato gerador do ITBI. D O ITBI no incide sobre a cesso do direito de aquisio de um bem imvel. E A receita advinda do ITBI cabe ao estado onde o bem esteja situado.
QUESTO 82

Caso determinado credor apresente para protesto documento de dvida emitido no Brasil, em reais, com clusula de correo monetria, o devedor somente estar obrigado a pagar o valor A corrigido at a data de apresentao do ttulo para protesto. B corrigido at a data de registro do protesto do ttulo, no caso de no ter ocorrido o pagamento no prazo. C corrigido at a data da intimao para pagamento do ttulo. D corrigido at a data em que efetuar o pagamento do ttulo. E nominal original do ttulo.
QUESTO 85

De acordo com a Lei n. 9.492/1997, ao emitir certides, o tabelio dever arrolar os protestos regularmente vigentes e A fazer constar aqueles cujos cancelamentos tiverem sido averbados, mas que tiverem sido objeto de requerimento escrito do prprio credor. B omitir aqueles cujos cancelamentos tiverem sido averbados, independentemente das razes de cancelamento, ainda que tenham sido objeto de requerimento de divulgao escrito do prprio devedor. C omitir alguns daqueles cujos cancelamentos tiverem sido averbados, dependendo das razes de cancelamento. D omitir aqueles cujos cancelamentos tiverem sido averbados, a menos que haja requerimento expresso do solicitante da certido. E fazer constar aqueles cujos cancelamentos tiverem sido averbados, desde que tenham sido objeto de requerimento escrito do prprio devedor ou de ordem judicial.
15

De acordo com a Lei n. 9.492/1997, que trata dos servios concernentes ao protesto de ttulos, a apresentao de cheque para protesto A dever ser feita perante o cartrio de domiclio do banco respectivo. B dever ser feita perante o cartrio de domiclio do emitente. C poder ser feita perante o cartrio de domiclio do apresentante. D poder ser feita perante o cartrio de domiclio do emitente. E dever ser feita perante o cartrio de domiclio do apresentante.

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 86 QUESTO 89

CESPE/UnB TJES/2013

De acordo com a Lei n. 9.492/1997, enseja o protesto de um ttulo, alm da falta de pagamento, a falta de A avalista ou de aceite. B avalista ou de devoluo. C aceite ou de devoluo. D de aceite ou de fiador. E fiador ou de avalista.
QUESTO 87

A respeito da averbao, do registro, da prenotao e da matrcula no registro de imveis, assinale a opo correta. A A lei confere ao registrador a faculdade de selecionar os documentos apresentados para registro, com a finalidade de impedir a prenotao de documento que no conste no rol dos registrveis. B A legitimidade para requerer averbao no registro de determinado imvel restringe-se aos titulares do direito real, na qualidade de alienantes ou adquirentes, como anuentes ou intervenientes no negcio jurdico objeto de assento. C O registro imobilirio obrigatrio, que abrange apenas o direito real, dando-lhe publicidade, uma forma de aquisio do domnio, de onerao de bens imveis e de garantia da disponibilidade do direito real. D Considerando-se os princpios informadores do registro imobilirio, possvel a abertura de matrcula de parte ideal de imvel em condomnio, sendo esse um dos poucos casos em que se admite o desmembramento da matrcula. E Para proceder ao registro de escritura particular de venda de imvel, o oficial do registro dever exigir a apresentao do contrato ou da ata que nomeou a diretoria, em caso de alienao realizada por empresa.
QUESTO 90

O devedor, consoante a Lei n. 9.492/1997, denominado A emitente, no caso de notas promissrias e de cheques, e sacado, no caso das letras de cmbio e das duplicatas. B emitente, no caso de cheques e de letras de cmbio, e sacado, no caso das notas promissrias e das duplicatas. C emitente ou sacado, indistintamente, no caso de notas promissrias, de cheques, das letras de cmbio e das duplicatas. D emitente, no caso de notas promissrias e das letras de cmbio, e sacado, no caso dos cheques e das duplicatas. E emitente, no caso das letras de cmbio e das duplicatas, e sacado, no caso de notas promissrias e de cheques.
QUESTO 88

Acerca do procedimento da dvida, assinale a opo correta. A No impugnada a dvida, ser o procedimento arquivado. B O incio do processo judicial depende de haver exigncias descabidas ao representante. C A dvida consiste em um pedido de natureza judicial. D O juiz deve determinar a notificao do interessado, para impugnar a dvida. E A dvida no poder ser suscitada de ofcio pelo serventurio.
QUESTO 91

Se um credor encontrar erro material em instrumento de protesto e comunicar o fato ao tabelio que o expediu, deve o notrio promover a retificao, sendo indispensvel a apresentao A do instrumento expedido, independentemente da apresentao dos documentos que comprovem o erro, admitida a cobrana de emolumentos. B do instrumento expedido e dos documentos que comprovem o erro, vedada a cobrana de emolumentos. C dos documentos que comprovem o erro, independentemente da apresentao do instrumento expedido, vedada a cobrana de emolumentos. D do instrumento expedido, independentemente da apresentao dos documentos que comprovem o erro, vedada a cobrana de emolumentos. E dos documentos que comprovem o erro, independentemente da apresentao do instrumento expedido, admitida a cobrana de emolumentos.

A respeito de loteamento, assinale a opo correta. A Sendo do municpio o dever de promover a realizao de obras de infraestrutura em loteamento, ele no pode alegar o critrio de oportunidade e convenincia para realiz-las. B Aprovado o loteamento pela administrao pblica, automaticamente os bens destinados ao uso comum ou ao uso especial da municipalidade sero transferidos para o domnio pblico, independentemente de registro. C solidria a responsabilidade dos adquirentes de lote pelo dano ambiental causado por loteamento impugnado em ao civil pblica, se tiverem dado incio realizao de obras no seu imvel. D Em se tratando de desapropriao, a fixao do valor da indenizao tomando-se por base a existncia de um loteamento no consolidado protege a boa-f, razo por que no ofende a legislao de regncia. E Em loteamento urbano em rea aberta, com acesso irrestrito populao e servida de vias pblicas, a responsabilidade pela execuo de servios pblicos dos condminos.
16

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 92 QUESTO 94

CESPE/UnB TJES/2013

No que concerne a incorporao imobiliria, assinale a opo correta. A As taxas de manuteno criadas por associao de moradores podem ser impostas a proprietrio de imvel que no tenha se associado nem aderido ao ato de instituio do encargo. B No se considera abusiva a clusula de cobrana de juros compensatrios incidentes em perodo anterior entrega das chaves nos contratos de compromisso de compra e venda de imveis em construo sob o regime de incorporao imobiliria. C Se possuir certificado de quitao, o incorporador poder negociar sobre unidades autnomas, mesmo antes de ter arquivado a incorporao no ofcio imobilirio competente. D Ofende ao disposto no Cdigo de Defesa do Consumidor a estipulao de resciso automtica do contrato em caso de inadimplncia, pelo adquirente ou contratante, de trs prestaes do preo da construo. E Dispensa-se plano aprovado para a caracterizao de condomnio horizontal de casas, por haver presuno absoluta da inteno de edificao com finalidade habitacional.
QUESTO 93

A respeito do bem de famlia, assinale a opo correta.

A A impenhorabilidade do bem de famlia afastada tanto para a execuo de hipoteca sobre o imvel oferecido como garantia real pela entidade familiar como se o imvel tiver sido hipotecado como garantia de dvida contrada por terceiro. B Se determinada pessoa for devedora de penso alimentcia decorrente de indenizao por ato ilcito, no caso de no cumprimento da obrigao e inexistncia de outros bens, ser lcita a penhora do seu bem de famlia em processo de execuo. C O carter de bem de famlia de imvel no obsta, por si s, a determinao de sua indisponibilidade nos autos de ao civil pblica. D Por estar a natureza da legislao relativa ao bem de famlia atrelada funo social da propriedade, essa legislao suscetvel de interpretao extensiva. E Se metade de determinado imvel, considerado bem de famlia, tiver sido adquirida mediante fraude execuo e nele residir a devedora, a impenhorabilidade referente parte do imvel no eivada de vcio no se estender totalidade do bem.
QUESTO 95

No que se refere ao tombamento, assinale a opo correta. A O ato de tombamento, seja ele provisrio ou definitivo, contrape-se aos interesses da propriedade privada, limitando o exerccio dos direitos inerentes ao bem em nome da funo social, o que impede a construo de obra vizinha. B Do tombamento, ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, pautado na funo social, no poder decorrer prejuzo ao proprietrio. C Ainda que o proprietrio no possua meios de efetivar a conservao do imvel tombado e o poder pblico no execute as obras necessrias sua conservao, no haver lugar para pedido de cancelamento do ato de tombamento, dada sua natureza. D Se destruir o bem tombado com a finalidade de lhe preservar o valor cultural, o proprietrio dever restituir a coisa ao status quo ante, vedada a converso da obrigao em perdas e danos. E No sendo o instituto do tombamento provisrio fase procedimental precedente do tombamento definitivo, sua caducidade, por excesso de prazo, no prejudica o definitivo.

A desconformidade entre a descrio da coisa contida na escritura apresentada e a descrio constante do registro anterior impede o registro no ofcio de imveis porquanto infringe o princpio da

A legalidade. B prioridade. C unificao. D especialidade. E anterioridade.


17

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

||TJESPROV13_001_01N610748||
QUESTO 96 QUESTO 98

CESPE/UnB TJES/2013

Com relao escriturao no registro civil de pessoas jurdicas, assinale a opo correta. A O registro dos atos constitutivos de associao cujo objeto indique atividades que comprometam a moral e os bons costumes somente pode ser realizado se autorizado pela autoridade judiciria. B As sociedades annimas devem ser registradas, em livro prprio, no registro civil de pessoas jurdicas, para os fins indicados. C O registro de autnomo que explore atividade econmica deve ser realizado no mesmo livro em que so lavrados os registros das associaes pblicas e privadas. D As sociedades civis e religiosas, as fundaes, as associaes, as empresas de radiodifuso e as agncias de notcias devem ser inscritas no Livro A, que deve conter 300 folhas. E Os jornais ou outras publicaes peridicas devem ser matriculados no Livro B, devendo o pedido de matrcula ser instrudo com documentos, entre outros, em que constem nome, idade, residncia e prova da nacionalidade do seu diretor ou redator-chefe.
QUESTO 97

Em relao escriturao, averbao e transcrio de ttulos e documentos, assinale a opo correta. A Em se tratando de contratos de parceria agrcola, no ser possvel estabelecer o credor e o devedor, devendo o registro ser feito com a declarao de ambos os parceiros. B possvel efetivar o registro por meio de microfilmagem, desde que, por lanamentos remissivos, com meno ao protocolo, ao nome dos contratantes, data e natureza dos documentos apresentados, sejam os microfilmes havidos como parte integrantes dos livros de registro, nos termos de abertura e encerramento. C No livro destinado ao protocolo devem constar apenas os apontamentos dos ttulos, documentos e papis apresentados para registro. D No necessrio constar, no indicador pessoal, o registro das pessoas que figurarem passivamente dos livros de registros. E Dispensa-se o registro de documento impresso idntico a outro j anteriormente registrado na ntegra.
QUESTO 99

Em 2/7/2013, Ana Maria transferiu sua posio ativa da relao obrigacional de crdito que mantinha perante Joo (devedor) a Rafael, tendo sido a cesso de crdito apresentada ao registro de ttulos e documentos somente no dia 1./8/2013 e registrada, em face do acmulo de servios, no dia 11/8/2013. Com base na situao acima, assinale a opo correta. A Extrapolado o prazo legal para o registro, a eficcia dos efeitos do registro perante terceiros passou a existir a partir da data de apresentao. B Caso da ausncia de registro do ato obrigacional no prazo legal decorra algum prejuzo a terceiros, as partes estaro sujeitas ao pagamento de multa. C Apresentado fora do prazo, o ato obrigacional somente pde ser registrado aps distribuio. D Tendo sido apresentado dentro do prazo legal, o ato obrigacional passou a surtir efeitos, perante as partes e terceiros, na data de sua assinatura. E Sendo o registro condio para a eficcia do ato de cesso celebrado, o efeito da relao obrigacional, tanto para as partes como para terceiros, passou a valer somente a partir do dia 11/8/2013.
QUESTO 100

Com base na lei que dispe sobre os registros pblicos, assinale a opo correta. A As oficinas de impressoras pertencentes a pessoas jurdica com finalidade mercantil devem ser matriculadas na junta comercial respectiva. B A existncia legal das pessoas jurdicas se iniciar quinze dias aps a inscrio de seus atos constitutivos no registro civil de pessoas jurdicas. C Os atos constitutivos a serem registrados no registro civil de pessoas jurdicas devero ser afixados no cartrio durante quinze dias, de forma a permitir a qualquer interessado apresentar impugnao em relao nocividade das atividades constantes no objeto da pessoa jurdica constituda. D O procedimento de matrcula simplificado, em relao ao de registro, j que, para a matrcula, no necessria a apresentao de duas vias do estatuto, compromisso ou contrato da pessoa jurdica. E Os jornais e as publicaes peridicas de cuja matrcula no constem os nomes e as qualificaes do proprietrio sero considerados clandestinos.

Consoante a Lei de Registros Pblicos, para que surtam efeitos perante terceiros, devem-se submeter a registro no registro de ttulos e documentos A B C D os contratos de parceria agrcola ou pecuria. os contratos de penhor rural. as caues de ttulos de crdito. as cartas de fiana em geral, feitas por instrumento particular, seja qual for a natureza do compromisso por elas abonado. E os contratos de locao com clusula de vigncia para hiptese de alienao.
18

OUTORGA DE DELEGAES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO PROVIMENTO

Potrebbero piacerti anche