Sei sulla pagina 1di 3

ENCONTRANDO REFGIO ATRAVS DAS TRS PORTAS (resumo do texto de Tenzin Wangyal Rinpoche)

O presente texto se baseia no primeiro captulo do livro Despertando a Mente Luminosa. Ele trata do processo de encontrar o Refgio interno atravs do Corpo, da Fala e da Mente, Refgio este que a Natureza da Mente com sua potecialidade curativa. A abordagem que o Tenzin Wangyal utiliza neste texto o Dzogchen. Ele inicia o texto comentando que a nossa confuso expressada atravs do corpo, da fala e da mente, e que essas trs portas como so tradicionalmente chamadas na tradio Budista tambm podem ajudar a desfazer a confuso. Como podemos fazer isso? Deslocando a nossa ateno de modos especficos

distanciando-se da expresso da dor, do sofrimento, e dirigindo-se para sua liberao entramos por estas portas para descobrir os dons de abertura, conscincia e calidez. Essas trs portas se abrem para um lugar de proteo e refgio. Para isso, primeiro necessrio abrir-se e experienciar o prprio desconforto. Ou seja, preciso estar inteiramente com a dor, com o incmodo. Se estamos presentes com nossa dor, ela pode se autoliberar. Para encontrarmos e promovermos a cura precisamos reconhecer as nossas reaes habituais que obscurecem nossa verdadeira natureza e que nos obstaculizam de viver plenamente em acordo com nossos potenciais. Nossas reaes habituais aos desafios da vida so definidadas como o corpo de dor [crmico conceitual]. Porm, no so apenas os aspectos corporais, fsicos, como as marcas corporais (psicossomticas?), mas tambm nossa identidade. Pode-se dizer que o problema fundamental, [a causa do adoecimento e sofrimento?], a crena e sustentao da identidade. Da identidade, do senso de eu se desenvolve a fala de dor, que articula a aflio de separao. Algumas vezes essa aflio pode ser sentida como inquietao, um aperto no peito, na garganta, pertubando nossa respirao. Freqentemente emerge como fala (externamente) ou solilquio (internamente). Ela vem reforar nossa identidade de dor. A mente de dor envolve a imaginao do ego, nossas estrias, nossas fantasias, esperanas, medos, que formatam nossa identidade.

O que libera o sofrimento? O momento em que voc tem um vislumbre de que voc maior que o que pensa e sente, um momento curativo. Por isso, precisamos descobrir para onde olhar. V para a quietude, o silncio, para a espacialidade. Desde esse lugar, ento, permita-se reagir. 1. Encontrando o Refgio interior atravs da Quietude do Corpo Quando nos encontramos pertubados, ansiosos, nervosos, com nosso corpo encrispado, podemos utilizar a porta do corpo para nos conduzir para fora da confuso. Primeiro, no mexa o corpo. Permita que sua dor respire. Segundo, no alimente a ateno negativa ou preocupao. Fique parado e mantenha a ateno na quietude. Quando voc chega a um lugar de quietude, encontra um senso natural de expanso e espacialidade, que indestrutvel. Mesmo que voc s tenha um vislumbre disso, esse vislumbre suficiente para se comear a confiar. E confiar algo muito importante. Ao experimentarmos a quietude, podemos sentir um fluxo de conscincia profunda em nosso corpo. Quando estamos conscientes atravs do corpo, encontramos o corpo interno, que pode ser chamado de corpo sagrado. 2. Encontrando Refgio interno atravs do Silncio da Fala Nosso corpo de dor tem sua prrpia fala, sua prpria voz. No temos dificuldades em nos afastarmos de certas pessoas, de nos divorciarmos de nosso cnjuge, mudarmos de trabalho, mas muito difcil nos divorciarmos de nossa voz crtica interna. Podemos, diante de um problema, dialogarmos e baganharmos com nossas prprias vozes interna. Podemos tentar ficar em paz nos convencendo com algum argumento lgico. Mas essa no a soluo para a inquietao, por que no importa o quo inteligente nosso argumento, ele parte da fala de dor. O que podemos fazer? Focar nossa ateno e escutar o silncio. Se as vozes so persistentes, deixe-as simplesmente e sinta o espao e o silncio em volta delas. Podemos encontra o silncio em meio ao barulho. Assim como o cu hospeda as nvens, o silncio hospeda os sons. Muitas vezes buscamos escutar o barulho, ficamos presos a ele e damos ouvido pertubao. O ponto que, no momento em que voc escuta o silncio, o poder das vozes internas se enfraquece. Mas se voc olha para os pensamentos e dilogos internos, eles nunca diminuiro. Enquanto voc ouve o silncio, voc est apto a hospedar a mente tagarela.

3. Encontrando Refgio interno atravs da Espacialidade da Mente Os princpios de corpo, fala e mente esto interrelacionados, mas a mente primria. Nossa mente habitual dominada pela condio de ignorncia, um senso de no saber o que realmente somos. Sentimo-nos desconfortveis quando estamos em dvida, quando perdemos a confiana ou perdemos nosso senso de direo. Essa a mente de dor. Podemos, ento, tomar o remdio da espacialidade, uma vez que a natureza da mente espaosa, clara e luminosa. Enquanto permanecemos quietos e silenciosos, mais fcil fechar os olhos e levar nossa ateno para a mente. Podemos sentir espao ao redor e dentro daquele mesmo senso de no-saber (ignorncia). Num momento de raiva, por exemplo, podemos encontrar refgio atravs da porta da mente. Como fazer? Dirigimos nossa ateno para dentro. Fechamos os olhos, sentimos a tenso pelo corpo e nos conctamos respirao. Focalizamos a respirao, enfatizando a expirao. Fazemos isso por um tempo. Quando nos sentirmos mais confortveis, olhemos nossa raiva diretamente, no atravs das lentes dos pensamentos e ideias. Podemos hospedar essa experincia na espacialidade. No espao sem fronteiras do ser, no h medos nem erros. O espao completo, pleno, perfeito.

Potrebbero piacerti anche