Sei sulla pagina 1di 4

IGREJA PRESBITERIANA EM SO RAIMUNDO NONATO PI. Estudos na Confisso de F de Westminster. Professor Rev. Joo Ricardo Ferreira de Frana.

. (Dia do Senhor, 15 de Janeiro de 2012) DA F SALVADORA CAPTULO XIV Seo I - A Graa da f, por meio da qual os eleitos so capacitados a crer para a salvao de suas almas, a obra do Esprito de Cristo em seus coraes, e ordinariamente operada pelo ministrio da Palavra, tambm por meio da qual, e pela administrao dos sacramentos e da orao, ela se desenvolve e se fortalece. Introduo: Iniciamos agora uma nova seo em nossos estudos na Confisso de F de Westminster. Comearemos a estudar sobre o tema da F Salvadora, isto se torna importante, pois, em nossos dias pessoas h que sustentam que possuem f sem ter nenhum relacionamento especial com o Senhor Jesus Cristo! Falar sobre este tema em nossos dias urgente, pois, temos visto as pessoas distorcerem o que esta palavra significa realmente, quando relacionada salvao de pecadores, e por isso, precisamos urgentemente considerar um estudo sobre este assunto importante. I A F UMA GRAA SALVADORA. Os telogos de Westminster comeam a abertura deste captulo ressaltando o fato de que a F uma graa redentora da parte de Deus; isto quando o Smbolo de F declara: A graa da f [...]. Precisamos enfatizar isso, pois, a f importante no por causa dela, ma pela simples razo de que ela brota da graa soberana de Deus. No isto que nos ensina a Palavra do Senhor? Em Efsios 2.7-8. Ns encontramos esta verdade de forma cristalina.
1

A suprema riqueza de sua graa[vs.7] aqui se destaca as seguintes palavras supremas e riqueza. O primeiro termo fala da soberania da graa; ela governa tudo o que o homem ; inesgotvel da graa de Deus [vs8]. II A F SALVADORA UM INSTRUMENTO PELO QUAL OS ELEITOS DE DEUS SO CAPACITADOS A CRER PARA A SALVAO. O conceito de instrumentalidade da f no tem gozado de popularidade em nossos dias. H pessoas que tem ensinado que a salvao pela f como se f fosse isolada, sozinha, como se fosse produto da ao do homem na verdade a Bblia nos ensina que a f o instrumento para a manifestao da ao redentiva de Deus. O escritor aos Hebreus nos lembra isso no captulo 10.39. Todavia, esta condio redentiva da f est vinculada ao conceito de instrumentalidade. Isso percebido no texto de Efsios 2.8: Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus;aqui ns aprendemos: 1 de forma ativa somos salvos pela Graa de Deus; 2 que a f o instrumento pelo qual nos apropriamos desta verdade mediante a f 3 que esta f no produto do esforo humano, mas dom de Deus. III A F SALVADORA UMA OBRA DO ESPRITO CRISTO NA VIDA DOS ELEITOS. A nossa Confisso de F nos ensina que esta F salvadora uma obra do Esprito de Cristo em seus coraes... Aqui vemos de forma ntida que quanto a este aspecto a F salvadora no um ato, mas uma obra; isto , acontece no fora de ns, mas em ns. Cristo por meio do Esprito quem nos habilita a crer para a salvao de nossas almas gerando em nossos coraes a f que
2

o segundo

termo riqueza tem o sentido de plenamente abundante uma fonte

necessitamos. Isto ns aprendemos de forma muito clara em Efsios 1.17-18:


17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glria, vos conceda esprito de sabedoria e de revelao no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso corao, para saberdes qual a esperana do seu chamamento, qual a riqueza da glria da sua herana nos santos

O aqui aprendemos que quando o Esprito age ocorre trs verdades em nossa vida: 1 recebemos sabedoria: o saber prtico e vivencial, no o conhecimento terico e acadmico. 2 Temos o pleno conhecimento a respeito de Cristo: no precisamos de nada mais adicional para conhecer a Jesus Cristo, pois, o Esprito nos oferece este conhecimento pleno a respeito de nosso redentor. 3 os nossos coraes so iluminados pela ao do Esprito Santo. IV A F SALVADORA E OS MEIOS DE GRAA. Na ltima parte desta seo somos introduzidos a relao entre a F salvadora e os Meios de Graa. A Confisso nos ensina que esta graa redentiva: a F Salvadora. : 4.1 Operada Ordinariamente pelo Ministrio da Palavra: Isto significa que os homens precisam ouvir a pregao da Palavra para que recebam a F Salvadora. Isto pode ser percebido em Romanos 10.14,17. A palavra ordinariamente foi includa na declarao dos telogos de Westminster pelo fato de que as crianas e os incapazes mentalmente, que so eleitos, no podem ser chamados pelo ministrio da palavra (conforme j vimos no estudo sobre a Vocao Eficaz) constituindo assim uma exceo, e assim, confirmando a regra.

4.2 Edificada e fortalecida pela Palavra e os Sacramentos: Outro aspecto importante neste assunto que esta F Salvadora desenvolvida e fortalecida pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos; ou seja, os homens e mulheres que so eleitos de Deus so costumeiramente edificados e fortalecidos pela ministrao da Palavra e dos sacramentos conforme aprendemos na Palavra de Deus. Em textos clssicos: Atos 20.32; Romanos 1.16-17; 4.11. CONCLUSO: A F salvadora a vida da alma do pecador. E a vida da F o Senhor Jesus Cristo. Esta graa salvadora destinada aos eleitos de Deus, que uma vez alcanados pela ao graciosa do Esprito de Cristo so edificados pela pregao da palavra e dos sacramentos pra glorificarem e a Deus e gozarem da salvao.

Potrebbero piacerti anche