Sei sulla pagina 1di 19

METROLOGIA Como fazia o homem, cerca de 4.

000 anos atrs, para medir comprimentos As unidades de medio primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referncias universais, pois ficava fcil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padro como a polegada, o palmo, o p, a arda, a braa e o passo.

Algumas dessas medidas-padro continuam sendo empregadas at ho e. !e a os seus correspondentes em cent"metros# $ polegada % &,'( cm $ p % )*,(+ cm $ arda % ,$,(( cm - Antigo .estamento da /0/12A um dos registros mais antigos da hist3ria da humanidade. 4 l, no gnese, l-se que o 5riador mandou 6o construir uma arca com dimens7es muito espec"ficas, medidas em c8vados. - c8vado era uma medida-padro da regi9o onde morava 6o, e equivalente a trs palmos, apro:imadamente, ;; cm. <urgiu, ento, um movimento no sentido de estabelecer uma unidade natural, isto , que pudesse ser encontrada na nature=a e, assim, ser facilmente copiada, constituindo um padro de medida. >avia tambm outra e:igncia para essa unidade# ela deveria ter seus subm?ltiplos estabelecidos segundo o sistema decimal. - sistema decimal havia sido inventado na 0ndia, quatro sculos antes de 5risto. Finalmente, um sistema com essas caracter"sticas foi apresentado por .alle@rand, na Frana, num pro eto que se transformou em lei naquele pa"s, sendo aprovada em + de maio de $A,*. 4stabelecia-se, ento, que a nova unidade deveria ser igual B dcima milionsima parte de um quarto do meridiano terrestre.

4ssa nova unidade passou a ser chamada metro Co termo grego metron significa medirD. -s astr8nomos franceses Eelambre e Fechain foram incumbidos de medir o meridiano. Gtili=ando a toesa como unidade, mediram a distHncia entre EunIerque CFranaD e Font uich C4spanhaD. Feitos os clculos, chegou-se a uma distHncia que foi materiali=ada numa barra de platina de seco retangular de (,*' : &' mm. - comprimento dessa barra era equivalente ao comprimento da unidade padro metro, que assim foi definido# Metro a dcima milionsima parte de um quarto do meridiano terrestre . Foi esse metro transformado em barra de platina que passou a ser denominado metro dos arquivos. 5om o desenvolvimento da cincia, verificou-se que uma medio mais precisa do meridiano fatalmente daria um metro um pouco diferente. Assim, a primeira definio foi substitu"da por uma segunda# Metro a distncia entre os dois extremos da barra de platina depositada nos Arquivos da Frana e apoiada nos pontos de mnima flexo na temperatura de zero grau Celsius Jara aperfeioar o sistema, fe=-se um outro padro, que recebeu# seo transversal em K, para ter maior estabilidadeL uma adio de $*M de ir"dio, para tornar seu material mais durvelL dois traos em seu plano neutro, de forma a tornar a medida mais perfeita.

Assim, em $++,, surgiu a terceira definio# Metro a distncia entre os eixos de dois traos principais marcados na superfcie neutra do padro internacional depositado no ! " # M $!ureau "nternacional d%s #oids et Msures&' na temperatura de zero grau Celsius e sob uma presso atmosfrica de ()* mm+g e apoiado sobre seus pontos de mnima flexo Atualmente, a temperatura de referncia para calibrao de &*N5. O nessa temperatura que o metro, utili=ado em laborat3rio de metrologia, tem o mesmo comprimento do padro que se encontra na Frana, na temperatura de =ero grau 5elsius. -correram, ainda, outras modifica7es. >o e, o padro do metro em vigor no /rasil recomendado pelo 26F4.P-, baseado na velocidade da lu=, de acordo com deciso da $AQ 5onferncia Reral dos Jesos e Fedidas de $,+). - 26F4.P- C2nstituto 6acional de Fetrologia, 6ormali=ao e Sualidade 2ndustrialD, em sua resoluo )T+(, assim definiu o metro# Metro o comprimento do tra,eto percorrido pela luz no v-cuo' durante o intervalo de tempo de do segundo

U importante observar que todas essas defini7es somente estabeleceram com maior e:atido o valor da mesma unidade# o metro. Medidas in!"esas A 2nglaterra e todos os territ3rios dominados hV sculos por ela utili=avam um sistema de medidas pr3prio, facilitando as transa7es comerciais ou outras atividades de sua sociedade. Acontece que o sistema ingls difere totalmente do sistema mtrico que passou a ser o mais usado em todo o mundo. 4m $,',, a arda foi definida em funo do metro, valendo *,,$((* m. As divis7es da arda C) psL cada p com $& polegadasD passaram, ento, a ter seus valores e:pressos no sistema mtrico# $ @d Cuma ardaD % *,,$((* m $ ft Cum pD % )*(,+ mm $ inch Cuma polegadaD % &',( mm

#adr$es do metro no %rasi" 4m $+&;, foram feitas )& barras-padro na Frana. 4m $++,, determinou-se que a barra nN. ; seria o metro dos Arquivos e a de nN. &; foi destinada ao /rasil. 4ste metro-padro encontra-se no 2J. C2nstituto de Jesquisas tecnol3gicasD. F?ltiplos e subm?ltiplos do metro A tabela abai:o W baseada no <istema 2nternacional de Fedidas C<2D.

Tipos de pa&'(metro #a&'(metro 'ni)ersa" Gtili=ado em medidas internas, e:ternas, de profundidade e de ressaltos. .rata-se do tipo mais usado.

A interna #a&'(metro com *ico m+)e" ,*asc'"ante-

/ de ressalto

5 e:terno

E de profundidade

4mpregado para medir peas c8nicas ou peas com rebai:os de diHmetros diferentes.

#a&'(metro de prof'ndidade <erve para medir a profundidade de furos n9o va=ados, rasgos, rebai:os etc. 4sse tipo de paqu"metro pode apresentar haste simples ou haste com gancho.

>aste simples

>aste com gancho

#a&'(metro d'p"o <erve para medir dentes de engrenagens.

#a&'(metro di!ita" Gtili=ado para leitura rpida, livre de erro de parala:e, e ideal para controle estat"stico.

Tra.ador de a"t'ra 4sse instrumento baseia-se no mesmo princ"pio de funcionamento do paqu"metro, apresentando a escala fi:a com cursor na vertical. 4mpregado na traagem de peas, para facilitar o processo de fabricao e, com au:"lio de acess3rios, no controle dimensional.

Micr/metros A figura seguinte mostra os componentes de um micr8metro.

- arco constitu"do de ao especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar as tens7es internas. - isolante trmico, fi:ado ao arco, evita sua dilatao porque isola a transmisso de calor das mos para o instrumento. - fuso micromtrico constru"do de ao especial temperado e retificado para garantir e:atido do passo da rosca. As faces de medio tocam a pea a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. 4m alguns instrumentos, os contatos so de metal duro, de alta resistncia ao desgaste. A porca de a uste permite o a uste da folga do fuso micromtrico, quando isso necessrio. - tambor onde se locali=a a escala centesimal. 4le gira ligado ao fuso micromtrico. Jortanto, a cada volta, seu deslocamento W igual ao passo do fuso micromtrico. A catraca assegura uma presso de medio constante. A trava permite imobili=ar o fuso numa medida predeterminada . Caracter(sticas -s micr8metros caracteri=am-se pela# capacidadeL resoluoL aplicao. A capacidade de medio dos micr8metros normalmente de &' mm Cou $XD, variando o tamanho do arco de &' em &' mm Cou $ em $XD. Jodem chegar a &*** mm Cou +*XD.

Tipos de micr/metros 0e prof'ndidade 5onforme a profundidade a ser medida, utili=am-se hastes de e:tenso, que fornecidas untamente com o micr8metro.

Com arco prof'ndo <erve para medi7es de espessuras de bordas ou de partes salientes das peYas.

Com disco nas hastes - disco aumenta rea de contato possibilitando a medio de papel, cartolina, couro, borracha, pano etc. .ambm empregado para medir dentes de engrenagens.

#ara medi.1o de roscas 4specialmente constru"do para medir roscas triangulares, este micr8metro possui as hastes furadas para que se possam encai:ar as pontas intercambiveis, conforme o passo para o tipo da rosca a medir.

Com contato em forma de 2 4specialmente constru"do para medio de ferramentas de corte que possuem n?mero impar de cortes Cfresas de topo, macho, alargadores etc.D.

#ara medir parede de t'*os 4ste micr8metro W dotado de arco especial e possui o contato a ,*N com a haste m3vel, o que permite a introduo do contato fi:o no furo do tubo.

0i!ita" e"etr/nico 2deal para leitura rpida, livre de erros de parala:e, pr3prio para uso em controle estat"stico de processos, untamente com microprocessadores.

O re"+!io comparador - rel3gio comparador um instrumento de medio por comparao,dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato. Suando a ponta de contato sofre uma presso e o ponteiro gira em sentido horrio, a diferena positi)a. 2sso significa que a pea apresenta maior dimenso o que a estabelecida. <e o ponteiro girar em sentido anti3 horrio, a diferena ser ne!ati)a, ou se a, a pea apresenta menor dimenso que a estabelecida. 4:istem vrios modelos de rel3gios comparadores. -s mais utili=ados possuem resoluo de *,*$ mm. - curso do rel3gio tambm varia de acordo com o modelo, porm os mais comuns so de $ mm, $* mm, *,&'*Z ou $X.

4:istem ainda os acess3rios especiais que se adaptam aos rel3gios comparadores. <ua finalidade W possibilitar controle em srie de peas, medi7es especiais de superf"cies verticais, de profundidade, de espessuras de chapas etc. As pr3:imas figuras mostram esses dispositivos destinados B medio de profundidade e de espessuras de chapas.

-s rel3gios comparadores tambm podem ser utili=ados para furos. Gma das vantagens de seu emprego a constatao, rpida e em qualquer ponto, da dimenso do diHmetro ou de defeitos, como conicidade, ovali=ao etc.

Re"+!io comparador e"etr/nico 4ste rel3gio possibilita uma leitura rpida, indicando instantaneamente a medida no displa@ em mil"metros, com converso para polegada, =eragem em qualquer ponto e com sa"da para miniprocessadores estat"sticos.

Ap"ica.$es dos re"+!ios comparadores

To"er4ncias .olerHncia o valor da variao permitida na dimenso de uma pea. 4m termos prticos, a diferena tolerada entre as dimens7es m:ima e m"nima de uma dimenso nominal.

Fedida nominal# a medida representada no desenho.

Fedida com tolerHncia# a medida com afastamento para mais ou para menos da medida nominal.

Fedida efetiva# a medida real da pea fabricada.

Eimenso m:ima# a medida m:ima permitida. Eimenso m"nima# a medida m"nima permitida.

4:emplo# .olerHncias indicadas unto com as cotas.

To"er4ncia I5O ,Internationa" Or!anization for 5tandardization A tolerHncia 2<- representada normalmente por uma letra e um numeral colocados B direita da cota. A letra indica a posio do campo de tolerHncia e o numeral, a qualidade de trabalho.

Campo de to"er4ncia U o con unto dos valores compreendidos entre as dimens7es m:ima e m"nima. - sistema 2<prev &+ campos representados por letras, sendo as mai?sculas para furos e as min?sculas para ei:os# 6'ros A, /, 5, 5E, E, 4, 4F, F, FR, R, >, [, [<, \, F, 6, J, P, <, ., G, !, K, ], ^, ^A, ^/, ^5 Ei7os a, b, c, cd, d, e, ef, f, fg, g, h, , s, I,,m, n, p, r, s, t, u, v, :, @, =, =a, =b, =c. 8'a"idade de tra*a"ho A qualidade de trabalho Cgrau de tolerHncia e acabamento das peasD varia de acordo com a funo que as peas desempenham nos con untos. - sistema 2<- estabelece de=oito qualidades de trabalho, que podem ser adaptadas a qualquer tipo de produo mecHnica. 4ssas qualidades so designadas por 2. *$, 2. *,2. $, 2. &... 2. $.; C2 % 2<- e . % tolerHnciaD.

Gr'pos de dimens$es - sistema de tolerHncia 2<- foi criado para produo de peas intercambiveis com dimens7es compreendidas entre $ e '**mm. Jara simplificar o sistema e facilitar sua utili=ao, esses valores foram reunidos em tre=e grupos de dimens7es em mil"metros.

A9'stes - a uste a condio ideal para fi:ao ou funcionamento entre peas e:ecutadas dentro de um limite. <o determinados de acordo com a posio do campo de tolerHncia.

Jara no haver uma diversificao e:agerada de tipos de a ustes, a tolerHncia do furo ou do ei:o padroni=ada. Reralmente, padroni=a-se o f'ro em :;. A origem dos termos furo e ei:o provm da importHncia que as peas cil"ndricas tm nas constru7es mecHnicas. 6a prtica, porm, os termos furo e ei:o so entendidos como medida interna e medida e:terna, respectivamente.

#e.as &'e ser1o montadas,cotadas com indica.1o de to"er4ncia.

0es)ios !eom<tricos,To"er4ncia de 6ORMA, e #O5I=>O.

6orma de indica.1o dos des)ios !eom<tricos

Potrebbero piacerti anche