Sei sulla pagina 1di 11

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS Faculdade de Direito Damsio de Jesus

Hermenutica, Aplicabilidade e Interpretao das Normas Constitucionais

Profa. Ma. Mrcia Sobrane

Grupo [NS1]: Cau Braga Chianca RA. 1605127 Evelin Maria Fonseca Garcia RA. 1597945 Joana Franca Cosi RA. 1604864 Leonardo de Castro RA. 1604658

So Paulo 2013

Sumrio
1. Introduo .................................................................................................................................... 2 2. Terminologias: Hermenutica, interpretao, aplicao e construo ....................................... 3 2.1 Hermenutica ........................................................................................................................... 3 2.2 Interpretao ............................................................................................................................ 3 2.3 Construo ............................................................................................................................... 4 3. Elementos ou Mtodos Tradicionais de Interpretao Jurdica ................................................. 5 3.1 Interpretao gramatical, literal ou semntica ........................................................................... 5 3.2 Interpretao histrica .............................................................................................................. 5 3.3 Interpretao sistemtica .......................................................................................................... 6 3.4 Interpretao teleolgica ........................................................................................................... 6 4. Princpios Instrumentais de Interpretao Constitucional: ........................................................ 7 4.1 Princpio da supremacia da Constituio ................................................................................... 7 4.2 Princpio da Presuno de Constitucionalidade das Leis e Atos Normativos .............................. 7 4.3 Princpio da Interpretao conforme a Constituio .................................................................. 7 4.3.1 Princpio da unidade da Constituio ................................................................................. 8 4.3.2 Princpio da Efetividade ..................................................................................................... 8 4.4 Princpio da Razoabilidade ou da Proporcionalidade ................................................................. 8 5. Conceitos Jurdicos Indeterminados ........................................................................................... 9 6. Referencias Bibliogrficas ..........................................................................................................10

1. Introduo

As Leis e a Constituio buscam limitar o poder do Estado e reger a vida da sociedade e, portanto, ao serem aplicadas esto sujeitas a diversas maneiras de interpretao, entretanto tal interpretao jamais podero romper os vnculos substantivos com o objeto interpretado. A interpretao jurdica um processo de atribuio de sentido aos enunciados de textos ou normas jurdicas, visando resoluo. H diversos mtodos de interpretao jurdica, dentre eles como: Hermenutica Interpretao Gramatical Interpretao Histrica Interpretao Sistemtica

Assim, neste trabalho ser explicado cada uma dessas interpretaes do meio jurdico, como so suas aplicaes, mtodos, tcnicas e parmetros para resoluo das normas, e tambm os princpios de interpretao Constitucional, de forma objetiva e direta.

2. Terminologias: Hermenutica, interpretao, aplicao e construo

Segundo BARROSO (2013, p.292), a hermenutica tem sua origem no estudo dos princpios gerais de interpretao bblica. J a hermenutica jurdica, o autor explica, um domnio terico, especulativo, voltado para a identificao, desenvolvimento e sistematizao dos princpios de interpretao do Direito.

2.1 Hermenutica

O termo hermenutica advm de Hermes, personagem da mitologia grega encarregado de transmitir as mensagens dos deuses aos homens, vez que os homens no falavam diretamente com os deuses estando, portanto, sujeitos interpretao e intermediao de Hermes. A interpretao jurdica a atividade de dar sentido aos elementos ou textos normativos com finalidade de solucionar problemas. Tal interpretao feita atravs de mtodos, tcnicas e parmetros, buscando dar-lhes legitimidade, racionalidade e controlabilidade.

2.2 Interpretao

Tem como objetivo, a interpretao, de a aplicao de uma norma jurdica. Sendo este, assim, o final do processo interpretativo. A aplicao traz ao mundo real (do ser) o pensamento do mundo das ideias (do dever ser). chamada esta concretizao da norma jurdica de norma de deciso. Diferentemente do atual, antes a interpretao era uma atividade que lidava com os possvel significados das normas em abstrato e a aplicao tinha funo de concretizao destes significados. O entendimento contemporneo o de que, segundo BARROSO (2013, p. 293): a atribuio dos sentidos aos enunciados normativos faz-se em conexo com fatos relevantes e a realidade subjacentes. (...) considerando a norma jurdica como produto da interpretao, e no como seu objeto.
3

2.3 Construo

O conceito de construo se faz relevante, vez que uma Constituio por sua natureza se utiliza de termos vagos, aspectos gerais e clusulas muito abrangente, a exemplo de: Igualdade, Devido Processo Legal, Moralidade ou Dignidade Humana. BARROSO (2013, p. 293) elucida que: Isso deve ao fato de que ela (a constituio) se destina a alcanar situaes que no foram expressamente contempladas ou detalhadas no texto. Sendo, assim, a construo tirar concluses que esto alm das expresses contidas no texto e dos fatores que este considera. A ponto acrescenta BARROSO (2013, p. 293), que estas concluses: Se colhem no esprito, embora no na letra da norma. A interpretao limitada explorao do texto, ao passo que a construo vai alm e pode recorrer consideraes extrnsecas.

3. Elementos ou Mtodos Tradicionais de Interpretao Jurdica

O chamado por BARROSO (2013, p.131) elementos de interpretao so: diferentes elementos de interpretao que no se excluem, mas se combinam. So elementos

tradicionais de interpretao jurdica os componentes gramatical, histrico e sistemtico, sendo estes para atribuir sentido aos textos normativos. BARROSO (2013, p. 341) afirma que: uma quarta perspectiva foi acrescentada, consistente na interpretao teleolgica. Nenhum desses elementos pode ser adotado isoladamente dos demais, de forma que a interpretao fruto das suas combinaes.

3.1 Interpretao gramatical, literal ou semntica

A interpretao gramatical parte dos conceitos contidos nas normas e seu relato atravs de suas possibilidades semnticas. Via de regra, seu intrprete nunca poder abordar tal texto de forma meramente semntica ou conceitual. Antes pelo contrrio, dever este buscar o esprito da norma e suas perspectivas de sentido pela combinao com outros elementos de interpretao.

3.2 Interpretao histrica

A interpretao histrica tem um papel secundrio, suplementar na revelao do sentido da norma em relao aos outros elementos de carter objetivo. BARROSO (2013, p.316) explica que: medida que a constituio e as leis se distanciam no tempo da conjuntura histrica em que foram promulgadas, a vontade subjetiva do legislador vai sendo substituda por um sentido autnomo e objetivo da norma. No entanto, a interpretao histrica pode assumir relevncia maior em situao especficas, como exemplifica BARROSO (2013, p. 316): Este ser o caso quando se prenda dar a uma norma sentido que tenha sido expressamente rejeitado durante o processo legislativo.

3.3 Interpretao sistemtica

A ordem jurdica dotada de unidade e harmonia, por ser um sistema, conforme diz BARROSO (2013, p.318): A constituio responsvel pela unidade do sistema, ao passo que a harmonia proporcionada pela preveno ou pela soluo de conflitos normativos. Os distintos ramos do Direito constituem diferentes sistemas fundados em uma lgica interna e na compatibilidade externa com os demais subsistemas. A prpria Constituio que permite e orienta a interpretao de todas as normas, tornando-se uma interpretao sistemtica. BARROSO (2013, p. 318) acrescenta: A interpretao sistemtica disputa com a teleolgica a primazia no processo de aplicao do direito.

3.4 Interpretao teleolgica

O Direito como sistema no um fim em si prprio, portanto todas as formas devem ser instrumentais, o que BARROSO (2013, p. 319) explica Isso significa que o Direito existe para realizar determinados fins sociais, certos objetivos ligados justia, segurana jurdica, dignidade da pessoa humana e ao bem-estar social. Vale afirmar que a interpretao teleolgica no pode servir para chancelar o utilitarismo, o pragmatismo e o consequencialismo, de forma que uma ordem jurdica deve se primar pela tica, com finalidade de reverenciar os valores.

4. Princpios Instrumentais de Interpretao Constitucional:

4.1 Princpio da supremacia da Constituio

A norma constitucional suprema, pois no existe outra acima dela. A Constituio seria um conjunto de normas jurdicas superiores que determina a criao de todas as demais regras que integram o ordenamento jurdico estatal. A supremacia da Constituio envolve o problema da sua reforma, emenda ou reviso, pois os textos constitucionais devem harmonizar-se com a realidade social e com os valores nela positivados, ela deve ser ajustada a vida social, pois assim evita a desarmonia entre o preceito vigente e o valor social, que acarretaria uma revoluo

4.2 Princpio da Presuno de Constitucionalidade das Leis e Atos Normativos

Segundo este princpio, todas as normas jurdicas infraconstitucionais possuem a presuno de constitucionalidade at que o controle judicial se manifeste em contrrio. Este princpio decorre do prprio Estado de Direito, da separao de Poderes, pois a prpria Constituio que delega poderes ao Poder Legislativo para editar normas ordinrias, infraconstitucionais, que lhe do plena operatividade, e o Legislativo assim o faz, na presuno de que as leis que elaborou e que foram promulgadas so, efetivamente, constitucionais, devendo a quem argui a sua inconstitucionalidade perante o Poder Judicirio provar o vcio que alega, e a declarao de inconstitucionalidade das normas ordinrias somente deve ocorrer quando afastada toda e qualquer dvida quanto sua incompatibilidade com a Constituio.

4.3 Princpio da Interpretao conforme a Constituio

As caractersticas peculiares de um texto constitucional impem a utilizao de princpios especficos para a interpretao de suas normas, entre os quais destacamos, pela importncia de que se revestem.
7

4.3.1 Princpio da unidade da Constituio

aquela que impe ao interprete a obrigao de analisar as normas constitucionais, no de forma isolada, mas dentro do contexto em que se insere de maneira a evitar contradies. J.J. Gomes Canotilho ensina que este princpio obriga o intrprete a considerar a Constituio na sua globalidade e a procurar harmonizar os espaos de tenso existentes entre as normas constitucionais a concretizar.

4.3.2 Princpio da Efetividade

Utilizada em Direitos Fundamentais, esse princpio atribui a uma norma constitucional, em razo da posio por ela ocupada no ordenamento jurdico, o sentido que maior eficcia lhe oferea.

4.4 Princpio da Razoabilidade ou da Proporcionalidade

o princpio utilizado para resolver a coliso dos princpios jurdicos, sendo esses valores, bens e interesses.

5. Conceitos Jurdicos Indeterminados

Os textos jurdicos tem por caracterstica intencional serem, em sua essncia, feitos com clusulas gerais, que o emprego de linguagem aberta e vaga, de forma a deixar com seu intrprete o papel de complementar o sentido da norma, levando em conta os casos concretos. BARROSO (2013, p. 339), explica que: na categoria ampla das clusulas gerais, situam-se os conceitos jurdicos indeterminados e os seus princpios. Estes ltimos se singularizam, dentre outros fatores, por sua carga axiolgica e pela possibilidade de coaliso. Assim, os conceitos jurdicos indeterminados so expresses de sentido fludo, com finalidade de lidar com as situaes cujas o legislador no pde ou no teve a inteno de especificar detalhadamente as suas hipteses. Dito isso, ao aplicar esta tcnica permite-se ao intrprete ter um campo considervel de valorao subjetiva, mas no arbitrariamente. De fato, os conceitos indeterminados tm reas de certeza positiva e certeza negativa, o que BARROSO (2013, p. 341) ir chamar de zonas de penumbra: Somente neste ltimo caso que o judicirio deve abster-se de intervir.

6. Referencias Bibliogrficas

BARROSO, L.R. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPORNEO: os conceitos fundamentais e a constituio do novo modelo. So Paulo: Saraiva. 4 ed, 2013. DINIZ, M.H. NORMA CONSTITUCIONAL E SEUS EFEITOS. So Paulo: Saraiva. 8 ed, 2009. SPITZCOVSKY, C. e MOTA, L.P. DIREITO CONSTITUCIONAL. So Paulo: Mtodo. 11 ed, 2013.

10

Potrebbero piacerti anche