Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTRIA HIS 461 ESTGIO SUPERVISIONADO

PLANO DE AULA TEMA: Histria do Futebol SRIE: ESCOLA: Escola Senador Antnio Martins DISCIPLINA: Histria TEMPO DE DURAO: 50 min APRESENTAO: O seguinte plano de aula foi desenvolvido como parte das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado (HIS 461), o seguinte tema foi feito a partir da escolha dos prprios estudantes. O futebol um dos esportes mais populares do Brasil, talvez seja por isso os alunos optaram por esse tema, ou talvez por curiosidade sobre aquilo que poderia ser dito. Contudo tal plano de aula busca dessa forma tornar o tema futebol em um objeto de estudo histrico no qual os prprios possam perceber as relaes com o passado que tal esporte possui e de que forma a memria sobre esse passado influencia nossa maneira de ver e pensar esse esporte. preciso salientar que enquanto manifestao cultural o futebol sempre ocupou lugar de destaque no Brasil, o que lhe permitiu articular com as mais diversas dimenses sociais, o que pode proporcionar diversos debates acerca da politica, da identidade nacional/regional, etnia, raa, ao gnero, as classes e aos grupos sociais.

CONTEDO: Relao entre presente e passado, percepo da mudana do tempo no esporte como expresso cultural as mudanas nos costumes e regras; Compreender a relao entre patriotismo, poltica e esporte; Entender a transformao do esporte em diverso miditica de consumo;

OBJETIVOS GERAIS: Possui como objetivo principal da aula explorar com alunos um tema que esteja fora dos padres das salas de aulas, ilustrar a noo de que a Histria pode ser contada de diferentes formas e sobre diversos temas, buscando ensin-lo a entender que existem diversas vises histricas, tornando um tema de interesse em algo que propicie reflexo e aprendizado.

OBJETIVOS ESPECFICOS: Expor de forma breve e resumida as principais questes referentes sobre o que poder ser entendido como a raiz do futebol, demonstrar atravs de imagens como foi o esporte foi evoluindo at o momento atual da sua profissionalizao, as modificaes que foram ocorrendo nas regras e quais novos aspectos foram acrescentados e retirados. Compreender como o esporte foi se popularizando no Brasil relacionando dessa forma as mudanas que ocorreram no futebol, transformao do esporte em aspecto fundamental da identidade nacional e do seu crescimento como fonte de mercadoria. E por fim, tentar fazer com que os alunos reflitam como o futebol, como esporte foi transformado numa expresso cultural brasileira e quais so as consequncias (positivas ou negativas) que podem ser percebidas.

METODOLOGIA: Como questo inicial da aula fazer os alunos refletirem sobre o porqu de eles ter escolhido o tema, a partir disso, demonstrar como o futebol algo presente no cotidiano dos brasileiros, todo mundo possui um time preferido, j viu pelo menos uma vez o jogo na TV, j brincou uma vez de futebol e etc. Dessa forma, em um primeiro momento farei um pequeno esboo sobre a histria cronolgica do futebol, o principal objetivo nesse aspecto demonstrar que no existe uma linearidade histrica acerca de quando surgiu o futebol, ou seja, no necessrio que a gente descubra a origem (o principio de tudo), delimitando assim que a utilizao da bola j existia em outras culturas como China, Japo, Grcia. Farei dessa forma uma breve explanao acerca das diferenas acerca do perodo entre o conhecimento do esporte at sua profissionalizao ao que denominamos de

futebol clssico, a utilizao de imagens nesse sentido no carter de ilustrativo para evidenciar diversos tipo de culturas praticando o esporte com a bola.

RECURSOS: Imagens, Giz, Quadro Negro, Slides, Trechos de msicas.

Potrebbero piacerti anche