Sei sulla pagina 1di 36

CUIDADOR DE IDOSOS SADE DO IDOSO

Principais doenas que acometem a populao idosa

Prof. Vanessa S. Pico

INTRODUO
No Brasil, o nmero de pessoas com 60 anos de idade ou mais passou de 3 milhes em 1960, para 7 milhes em 1975 e 14 milhes em 2002, representando um aumento de 500% em quarenta anos e estima-se que este nmero aumente para 32 milhes em 2020. Este dado contrasta com a maioria dos pases desenvolvidos cujo crescimento da populao idosa ocorreu de forma mais lenta, como, por exemplo, na Blgica, em que foram necessrios 100 anos para que a populao idosa dobrasse de tamanho. As populaes adultas e idosas so as mais afetadas. Ainda, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE, 2004), 75,5% dos idosos tm alguma doena crnica. Cerca da metade das mortes causadas por doenas crnicas esto diretamente associadas s doenas cardiovasculares1. Os ataques cardacos e os enfartes do miocrdio matam cerca de 12 milhes de pessoas por ano. A hipertenso e outras doenas cardacas matam, por sua vez, 3,9 milhes de pessoas2. Cerca de 80 % das doenas cardiovasculares so atribuveis ao colesterol elevado, presso arterial elevada, dietas pobres sem frutas e vegetais, ao sedentarismo e ao tabagismo. As doenas crnicas como o cncer, diabetes, e as doenas cardacas j no so conhecidas como doenas dos ricos, os pases em desenvolvimento esto as contraindo e assim enfrentando uma ameaa para a sade mais devastadora do que a malria ou a AIDS. Nos pases pobres, com os sistemas de sade em deficincia, a falta dos diagnsticos mais precisos e remdios com preos mais acessveis, so problemas graves.

Principais Causas, Consequncias e Cuidados nas doenas que acometem os idosos. So os fatores biolgicos e psicolgicos ao lado dos sociais que iro determinar o nvel de ajustamento ou de desadaptao do idoso sua existncia. E, neste particular torna-se difcil traar uma linha demarcatria entre o normal e o patolgico. Dados de morbidade tem apontado a maior incidncia de algumas doenas nos idosos com sequelas relacionadas :

1. Osteoporose A OMS (2001) declarou a Osteoporose como uma epidemia inaceitvel sendo reconhecida como o segundo maior problema de sade pblica e maior causa de fraturas sseas nos idosos (70%). Acomete 4 milhes de brasileiros num total de 200 milhes de pessoas no mundo, segundo a ONU. Caracterizada pela diminuio da massa ssea e deteriorao de sua microarquitetura, acarreta fragilidade do osso e consequente aumento do risco de fratura, mesmo com traumas mnimos. Geralmente, acarreta em distrbios emocionais, relacionados ou no s deformidades adquiridas. Acomete mais mulheres partir do climatrio e que acabam apresentando uma maior tendncia depresso, necessitando de suporte psicolgico. A melhor forma de preveno est na ingesto de uma dieta rica em clcio em todas as idades. Estima-se, hoje que 25% das mulheres que atingem a menopausa tero problemas de osteoporose. Destas, 50% tero fratura de fmur e delas, vir a bito no primeiro ano de vida ps-fratura por complicaes cardiocirculatrias. (Dr. Caio Gonalves, Revista Sentidos, 05/02/2002). As pequenas fraturas ou deformaes dos ossos da coluna entre os 60 e 70 anos so uma das alteraes responsveis pela frequentes dores nas costas. Entre os 70 e 80 anos ocorrem mais frequentemente as fraturas de quadril (colo do fmur). Avalia-se que 25% das pessoas em torno dos 80 anos j tenham sofrido de um ou mais destes tipos de fraturas.

A preveno da osteoporose inicia-se por bons e adequados hbitos alimentares desde a infncia com alta ingesto em clcio e com o avano da idade o controle do excessivo consumo de protenas (carne principalmente), caf, fumo e lcool. A exposio adequada ao sol, exames preventivos e o bem estar mental tambm so recursos para combater a doena. A prtica de exerccios regulares por toda a vida deve ser incentivada bem como a preveno de traumas e quedas com a adoo recursos simples como no andar pela casa no escuro, evitar tapetes soltos, pisos escorregadios, chinelos largos, usar corrimo, atravessar na faixa de segurana, entre outros. Temos verificado que o grande desconhecimento das pacientes e familiares quanto as medidas bsicas de preveno e tratamento constituem grande angstia para todas as pessoas direta e indiretamente envolvidas, ao aumentar o leque de informaes e de pessoas esclarecidas sobre o assunto. Devem ser orientaes e cuidados desenvolvidos: - os exerccios fsicos visando manuteno da amplitude de movimentos, ganho de massa muscular e melhor condicionamento cardiorrespiratrio. - as atividades fsicas que melhoram a propriocepo e a marcha o que ajuda a prevenir as quedas e realizar suas atividades dirias evitando dores e protegendo sua estrutura ssea, com noes bsicas de ergonomia. - as atividades e recursos de lazer e convivncia na comunidade. - a aplicao de tcnicas de relaxamento. - as atividades para apoio do relacionamento familiar, autoestima. - a apresentao das necessidades nutricionais dirias e quais os alimentos com maior quantidade de clcio, fornecendo cardpio para manter ingesta mnima diria deste mineral. - a preveno de quedas e fraturas. - desempenho de atividades com diminuio da intensidade e a frequncia da dor, e a rigidez matinal.

- incentivo e apoio para atividades em geral, que diminuam as situaes de desequilbrio fsico e favoream ativos e positivos os relacionamentos familiares e sociais.

2. Afeces osteoarticulares

As Artrites so classificadas entre as 5 principais causas de deficincias de longa evoluo, levando a quase 50% dos portadores a uma situao de incapacidade. Caracterizam-se por quadro de dor com inflamao e rigidez articular, restrio e fadiga nos movimentos, limitao funcional, dificuldade de locomoo e deformidades. O manejo e controle desta condio deve ser realizado no nvel primrio de ateno sade sendo o diagnstico precoce a principal forma de preveno da destruio articular e consequente incapacidade. Entre as mais de 100 enfermidades que comprometem as articulaes no idoso, a osteoartrite e a artrite reumatoide so as duas mais comuns. - Osteoartrite. Conhecida como uma doena articular degenerativa considerado o tipo mais comum das artrites incidindo tipicamente em idosos. Os sinais e sintomas so locais e incluem articulaes sseas com dor que piora com suporte de peso. O enfoque teraputico depender do estgio da doena, que poder evoluir para uma situao incapacitante principalmente quanto a quadris, joelhos, costa e mesmo dedos. Na rea da reabilitao algumas orientaes devem ser dispensadas em relao a necessidade de emagrecer o obeso, manter o trofismo muscular, promover aes analgsicas no controle da dor, economizar a marcha ou utilizar equipamentos e ajudas tcnicas como bengala, para que no se agrave o desgaste articular.

- Artrite Reumatoide

Sua incidncia, segundo autores de 2 a 3% nos indivduos acima de 55 anos, cujo incio remonta principalmente a idade dos 30 40 anos e mulheres tem sido 3 vezes mais facilmente diagnosticadas que os homens. uma doena sistmica frequentemente progressiva caracterizada por sinais de inflamao simtricas nas articulaes e pode evoluir para danos da cartilagem e ossos. Pode ainda apresentar quadros secundrios iatrognicos com o uso de medicao (corticoides) a longo prazo como a acentuao da osteoporose, colapsos vertebrais, hipertenso e diabetes. Conhecida tambm com a doena da imobilizao, leva comumente a quadros de desnimo requisitando interveno interdisciplinar para que um conjunto de aes articuladas seja dirigido para a melhora dos aspectos fsicos (mobilidade articular, posicionamento adequado, preveno, correo ou minimizao de deformidades); emocionais e de adaptao social

(independncia nas atividades da vida diria, relao com a famlia e a comunidade). A hidroterapia tem se mostrado um recurso teraputico de resultados satisfatrios, justamente por propor atividades de baixo impacto e requisitar menor grau de fora antigravitacional.

3. Depresso

Entre as principais doenas mentais que atingem os idosos est a depresso. uma doena frequente em todas as fases da vida, estimando-se que cerca de 15% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depresso grave. Esses nmeros so ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais. Depresso no apenas uma tristeza passageira, diante de um fato adverso da vida. A pessoa apresenta uma tristeza profunda e duradoura, acompanhada de desnimo, apatia, desinteresse, impossibilidade de desfrutar dos prazeres da vida. No se interessa pelas atividades dirias, no dorme bem,

no tem apetite, muitas vezes tem queixas vagas como fadiga, dores nas costas ou na cabea. Aparecem pensamentos "ruins", como ideias de culpa, inutilidade, desesperana; nos casos mais graves podem ocorrer ideias de suicdio. As causas da depresso so desconhecidas. Acredita-se que vrios fatores - biolgicos, psicolgicos e sociais - atuando concomitantemente levem doena. Fatores biolgicos, como a presena de depresso em outros membros da famlia podem ser considerados predisponentes, enquanto fatores psicolgicos e sociais, por exemplo, perda de um ente querido, perda de suporte social, podem desencadear um episdio de depresso. Sabe-se que na depresso h alteraes no equilbrio dos sistemas qumicos do crebro, principalmente nos neurotransmissores noradrenalina e serotonina. O reconhecimento da depresso no idoso muitas vezes difcil. Preconceitos em relao velhice e s doenas mentais dificultam o acesso dos pacientes a um tratamento adequado. Existe a ideia bastante arraigada de que a depresso um fato "normal" na velhice. O idoso no precisa ser necessariamente triste. Quando algum fica desanimado e triste por algumas semanas preciso lev-lo a um psiquiatra, para uma avaliao especializada, pois pode estar sofrendo de depresso. Muitas pessoas ainda ficam constrangidas de procurar o psiquiatra, diante da ideia de terem uma doena mental. Por causa desses preconceitos, estima-se que cerca de metade dos pacientes deprimidos fiquem sem diagnstico e tratamento adequados. A depresso uma doena como outra qualquer, cujo tratamento tem sofrido avanos significativos nos ltimos anos. Medicamentos antidepressivos, que atuam nos neurotransmissores permitem uma recuperao do equilbrio qumico do crebro, com a melhora dos sintomas da depresso. Essa recuperao demora algumas semanas, durante as quais o apoio dos familiares tambm fundamental. O acompanhamento psicoterpico permite uma complementao do tratamento medicamentoso, propiciando a recuperao da qualidade de vida do idoso. Medicamentos utilizados no tratamento de depresso

depresso

normalmente

tratada

com

antidepressivos.

Os

antidepressivos procuram o equilbrio das substncias qumicas naturais do crebro. Estas substncias qumicas so chamadas neurotransmissores, e afetam o nosso humor e as nossas respostas emocionais. Os antidepressivos trabalham os neurotransmissores, entre eles a serotonina, a norepinefrina e a dopamina. Os antidepressivos mais populares so os chamados inibidores seletivos de recaptao de serotonina (ISRSs). Entre eles:

Fluoxetina (Prozac) Citalopram (Celexa) Sertralina (Zoloft) Paroxetina (Paxil) Escitalopram (Lexapro).

Outros tipos de antidepressivos disponveis so conhecidos como inibidores seletivos da recaptao da serotonina e da noradrenalina (ISRSNs). Os ISRSN assemelham-se aos ISRS e incluem a venlafaxina (Effexor) e a duloxetina (Cymbalta). Um outro antidepressivo bastante utilizado o bupropiom (Wellbutrin). O bupropiom, que trabalha sobre o neurotransmissor dopamina, nico j que no se enquadra em nenhum tipo de medicamento especfico. Os efeitos secundrios mais associados aos ISRS e aos ISRSN incluem:

Dores de cabea, que normalmente desaparece em poucos dias. Nuseas (indisposio a nvel do estomago), que normalmente desaparece em alguns dias.

Insnia ou sonolncia, que pode ocorrer durante as primeiras semanas acabando por desaparecer. Por vezes a dose da medicao tem de ser reduzida, ou a hora a que tomada tem de ser adaptada para ajudar a aliviar esses efeitos secundrios.

Agitao (nervosismo).

Problemas do foro sexual, que podem afetar tanto os homens como as mulheres e que podem incluir uma reduo do apetite sexual e problemas no ato sexual e no disfrutar do mesmo.

Os antidepressivos tricclicos podem provocar efeitos secundrios, incluindo:


Boca seca. Obstipao. Problemas na bexiga. Dificuldade em esvaziar a bexiga ou falta de presso do fluxo da urina. Nos homens mais velhos com problemas que provocam o aumento da prstata estas situaes podem ser mais frequentes.

Problemas do foro sexual, que podem afetar tanto os homens como as mulheres e que podem incluir uma reduo do apetite sexual e problemas no ato sexual e no disfrutar do mesmo.

Viso desfocada, que normalmente desaparece rapidamente. Sonolncia. Normalmente os antidepressivos que provocam sonolncia so tomados hora de deitar. As pessoas medicadas com IMAO devem ter cuidado com os alimentos e

com os medicamentos que consomem. Alimentos e medicamentos que apresentam nveis elevados de tiramina so perigosos para indivduos sob tratamento com IMAOs. A tiramina pode ser encontrada em alguns tipos de queijo, vinho e pickles. Esta substncia qumica tambm se encontra presente em alguns medicamentos, como descongestionantes ou medicamentos para constipaes que no necessitam de receita mdica. Misturar IMAOs e tiramina pode provocar um aumento acentuado da presso arterial, o que pode levar a um enfarte. As pessoas sob tratamento com IMAOs devem pedir aos seus mdicos uma lista completa de alimentos, medicamentos e outras substncias que devem ser evitadas. Foi desenvolvido recentemente um penso IMAO que pode ajudar a reduzir alguns destes riscos.

O mdico pode ajudar a determinar se o penso ou o comprimido se adequam situao.

Cuidados necessrios ao uso dos antidepressivos As pessoas que se encontram sob antidepressivos devem seguir as instrues dadas pelo mdico. A medicao deve ser tomada na dose certa e durante o perodo de tempo certo. Pode levar trs ou quatro semanas at o medicamento comear a fazer efeito. Algumas pessoas tomam este tipo de medicao durante um perodo de tempo curto, e outras durante perodos muito mais longos. As pessoas que sofrem de depresso profunda ou prolongada podem necessitar de um perodo de tratamento mais longo. importante que uma pessoa que esteja a tomar antidepressivos no interrompa o tratamento sem a ajuda do mdico. Algumas pessoas sob o efeito dos antidepressivos podem comear a sentir melhorias e interromper o tratamento demasiado cedo, levando a uma recada da depresso. Quando for altura de parar a medicao o mdico ajuda a pessoa a diminuir a dose de forma faseada e segura. importante que o corpo tenha tempo de se adaptar mudana. As pessoas no desenvolvem dependncia, ou vcio em relao aos medicamentos, mas a sua interrupo brusca pode provocar sintomas de abstinncia.

4. Insnia Estima-se que os transtornos do sono afetam em torno de 50% das pessoas com mais de 65 anos. Um grande nmero de idosos apresenta alteraes na qualidade do sono, principalmente as dificuldades em conciliar o sono (pegar no sono), sono entrecortado ou fragmentado, sono muito superficial. Nos idosos, o prprio ritmo circadiano sofre alteraes e no so raros os casos de inverso do dia pela noite (acordado a noite e sonolento de dia). Uma das primeiras alteraes que podem indicar a iminncia de transtornos do sono a alterao do horrio de acordar (muito mais cedo na velhice).

10

Insnia pode ser definida como a dificuldade em conciliar e manter o sono. Inclui-se aqui (indevidamente?) tambm, os casos onde a pessoa julga que seu sono no est sendo suficiente. bom lembrar que a Insnia, apesar de referida sempre como um estado isolado, normalmente apenas um sintoma e no a doena em si. Uma das classificaes mais simples quanto parte do sono comprometida. Assim sendo: Insnia Inicial, quando a pessoa custa a pegar no sono, Insnia Intermediria, quando acorda durante a noite e a; Insnia Final, quando acorda muito cedo. Assim sendo, a Insnia pode ser tanto a dificuldade de iniciar o sono como de manter o sono ou mesmo a percepo de que o sono no foi reparador. Para alguns autores, o diagnstico de Insnia exige que, alm do dormir mal ou no dormir, exista tambm as perturbaes do bem-estar no dia seguinte. Estas perturbaes seriam: fadiga, cansao fcil, ardncia nos olhos, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentrar-se, dificuldades de ateno e memria, mal-estar e sonolncia. Surpreendentemente, porm, alguns pacientes que relatam passar a noite em claro, dizem-se bem dispostos de dia. Tais pacientes no poderiam ser classificados como verdadeiros insones mas como pessoas com baixa necessidade de sono. Essas pessoas que dormem pouco no se queixam de Insnia e nem mesmo reconhecem a m qualidade do sono como um problema srio em suas vidas. Idosos com Insnia tendem a ter mais acidentes.

Em relao aos dados estatsticos, podemos dizer que todos os grupos etrios, raciais e socioeconmicos apresentam Insnia mas, de modo geral, so as mulheres que mais referem o problema, o qual aumenta com a idade e nas pessoas que vivem ss. O sintoma Insnia tem mltiplas causas que podem ser reunidas em seis grupos. As causas situacionais, as psiquitricas, as clnicas, as disritmias circadianas, os fatores comportamentais e os distrbios do sono primrios.

11

As drogas consideradas metilxantinas, tais como a cafena e a teofilina, as drogas simpatomimticas como a efedrina, o lcool, os corticoides, as tiroxinas, alguns neurolpticos e antidepressivos, particularmente os modernos inibidores seletivos de recaptao da serotonina, todas elas tm grande potencial para causar a Insnia. Em geral, qualquer doena crnica capaz de causar dor ou desconforto pode produzir alteraes na qualidade do sono. Nos idosos, as causas clnicas mais frequentemente relacionadas s alteraes do sono so: dificuldades urinrias, doenas articulares, bursites, refluxo gastresofgico, dificuldades digestivas com flatulncia e meteorismo, doena pulmonar crnica (bronquite, asma...). Alguns desses quadros podem ser responsveis pelo sono fragmentado e despertar no meio da noite. Atualmente fala-se muito da Sndrome da Apneia Noturna como uma das condies mais associadas ao despertar no meio da noite e, consequentemente, de Hipersonia no dia seguinte. Causas da Insnia O estado de tenso produzido por estresse, embora seja encontrado em qualquer idade, tem uma prevalncia muito acentuada nos idosos. Motivos para alteraes depressivas o idoso pode ter de sobra; morte de companheiros, perda do cnjuge, perda do espao social, dificuldades financeiras, sentimentos de abandono por parte da famlia, limitaes fsicas prprias da idade, mudanas no status social, percepo da prpria condio de sade, etc. As trs situaes psiquitricas mais associadas Insnia no idoso so, por ordem decrescente de frequncia: ansiedade, depresso e demncia. Normalmente, salvo muitas excees, a ansiedade mais responsvel pela Insnia inicial, ou dificuldade para conciliar o sono, e

Insnia intermediria, proporcionando o ato de levantar no meio da noite e no conseguir dormir mais.

Tratamento Farmacolgico da Insnia

12

Antes

de

se

recomendar

um

medicamento,

cujo

objetivo

seja

exclusivamente fazer dormir, indispensvel verificar se existe alguma condio responsvel pela Insnia e que merea um tratamento anterior e prioritrio. A depresso emocional, por exemplo, deve ter tratamento prioritrio sobre a Insnia e, normalmente, esta cede depois de tratada aquela. O mesmo se diz da diabetes, do hipertireoidismo, das dores nas juntas, das lombalgias, etc. Preferentemente o tratamento medicamentoso da Insnia deve ser temporrio, at que se corrijam as causas que a originaram. A durao do tratamento deve ser definida em funo da indicao e informada ao paciente. Trata-se de 2 a 5 dias em caso de Insnia ocasional (ex.: durante uma viagem) e de 2 a 3 semanas em caso de Insnia transitria (quando da ocorrncia repentina de um incidente srio). O tratamento da Insnia crnica deve ser institudo somente aps consulta a um especialista. Qualquer persistncia de distrbios do sono aps um perodo de 6 semanas deve ser objeto de investigaes adicionais. Nos idosos, quando necessrios, os medicamentos eleitos para induzir o sono devem ser aqueles com meia-vida curta, tomando-se o cuidado de verificar se os mesmos no esto tendo um efeito paradoxal, ou seja, se no esto deixando o paciente mais agitado ainda. Uma vez que a Insnia um distrbio complexo, seu tratamento pode exigir mltiplas abordagens. Para as Insnias transitrias, que duram um ou dois dias, a soluo mais prtica so os hipnticos. Atualmente, o uso de hipnticos tornou-se bastante seguro mas, mesmo quando havia riscos, esses nunca afastaram os pacientes da tentao do sono instantneo. Os laboratrios do sono procuram estabelecer por meio da histria clnica e, s vezes, da polissonografia, as causas da Insnia e instituir tratamentos capazes de corrigi-las. Alguns medicamentos que podem ser utilizados na insnia so os benzodiazepnicos considerados sedativos, os antihistamnicos considerados hipnticos no so recomendados, e os anti depressivos por terem tambm efeito hipntico.

13

Os cuidados na administrao destes medicamentos devem ser os mesmos citados no uso dos anti depressivos e/ ou com qualquer medicamento de uso controlado.

5. Convulses A epilepsia ocorre com frequncia no idoso, mas o seu diagnostico nem sempre fcil sendo sua mortalidade maior do que na forma que ocorre no adulto jovem e na criana. Estudos ingleses identificam que 1% das pessoas com mais de 65 anos apresentam epilepsia. A principal causa de epilepsia no idoso o derrame cerebral. Variaes do acar sanguneo (tanto a hipo como a hiperglicemia), a uremia, a diminuio do sdio e do clcio, o hipotireoidismo, a pneumonia, infeces graves e a insuficincia heptica podem provocar convulses.

A retirada sbita do lcool do alcolatra pode desencadear uma convulso. Vrios medicamentos podem desencadear a convulso, como alguns antidepressivos, antipsicticos e antibiticos. A teofilina, a levodopa, diurticos tiazdicos e a gingko biloba tambm podem desencadear crises convulsivas.

Na doena de Alzheimer podem ocorrer convulses, bem como nos tumores cerebrais e no traumatismo de crnio. A manifestao convulsiva no idoso de difcil diagnostico podendo ser confundida com outras doenas. Pode se manifestar como lapso de memria, episdios de confuso mental, ausncia, falta de ateno e sincope. A crise convulsiva no idoso pode se confundir com um acidente vascular cerebral transitrio, uma enxaqueca, sndrome das pernas inquietas, etc. A sncope e a hipotenso ortosttica tambm se confundem. A hipoglicemia, a diminuio do sdio e potssio podem gerar convulses, bem como a apnia do sono. O diagnstico envolve exame clinico completo, avaliaes cardiolgica e neurolgica. A ressonncia nuclear magntica do crnio fundamental.

14

O tratamento se baseia no controle das crises sem que ocorram efeitos colaterais. Sempre deve ser corrigida a causa bsica. O tratamento feito com drogas antiepilticas e em geral aps pelo menos dois episdios convulsivos bem caractersticos. O uso profiltico de anticonvulsivante feito em presena de situao de grande risco para a convulso, como ocorre no tumor cerebral. Sempre devem ser avaliados os riscos do uso do medicamento e seus efeitos colaterais. Os efeitos colaterais so mais comuns nos idosos que nos jovens. A grande maioria dos casos responde bem a medicao, ficando livre das crises. Infelizmente a ocorrncia de efeitos colaterais frequente. Tratamento medicamentoso das crises convulsivas A maioria dos medicamentos conhecidos para o tratamento da epilepsia eficiente nos idosos, como a carbamazepina, cido valprico, fenitoina e os barbituricos. O cido valprico considerado o medicamento de escolha para as crises generalizadas do idoso. A maioria dos anticonvulsivantes provoca,

em longo prazo, a desmineralizao ssea ou osteopenia, com exceo do cido valprico. importante estar alerta a interao da medicao anticonvulsivante com anticoagulantes, anti-hipertensivos, antiarrtmicos, antidepressivos, antibiticos, corticoides, teofilina e hiprico. Medicamentos anticonvulsivantes modernos como lamotrigina e gabapentina so bem tolerados e sua eficincia est sob estudo. COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA COM CONVULSO?

Perda dos sentidos (perda da conscincia) Queda ao cho inconsciente Salivao Contraes de alguns msculos ou o corpo todo Perda do controle da urina Respirao ruidosa

15

Passada a crise o paciente estar confuso e desnorteado, portanto, acompanheo o tempo todo at que ele volte conscincia.

O QUE FAZER QUANDO ALGUEM ESTIVER COM CRISE CONVULSIVA?


Deite o paciente no cho (se necessrio) Pea ajuda Proteja a cabea com as mos, roupa ou travesseiro Retire o objetos prximos, que possam machucar o paciente Mova o paciente apenas se ele estiver prximo a lugares perigosos (por exemplo escadas, mquinas, etc)

Terminadas as contraes, coloque o paciente em posio de recuperao (lateralizado)

Deixe-o descansar

O QUE NO FAZER?

No tente desenrolar a lngua com a mo No tente imobiliz-lo No d nenhum tipo de lquido ou slido, at que a pessoa recupere TOTALMENTE a conscincia

No jogue gua no rosto

IMPORTANTE As convulses por epilepsia tendem a durar alguns minutos, portanto, no se desespere!

6.Doena de Parkinson

16

Considerada a segunda doena neurodegenerativa mais comum no envelhecimento (1997-American Academy of Neurology). Caracterizada

essencialmente por sintomas motores como: tremor (em ps, mos, queixo e mandbula), rigidez muscular (membros, pescoo e tronco), acinesia ou bradicinesia (reduo da quantidade e qualidade dos movimentos), distrbios de equilbrio e marcha. Podem ocorrer manifestaes precoces como diminuio do piscamento ocular, da expresso facial (hiponmia) e hipofonia. Os quadros demenciais costumam ocorrer em cerca de 10 a 50% dos acometidos com comprometimento das funes visoespaciais, frequentemente acompanhadas de distrbios comportamentais. Alteraes autonmicas, como incontinncia urinria, constipao, hipotenso ortosttica tambm so encontrados. De etiopatogenia desconhecida, alguns estudos tem associado fatores com neurotoxinas externas pestidas e herbicidas em quadros graves e progressivos, sem remisso. Medicamentos como o haloperidol, cinarizina, fluonarizina tem sido considerados como agentes responsveis por

parkinsonismo induzido. A prpria medicao considerada mais eficaz (L-Dopa) no tratamento traz efeitos colaterais no seu uso em longo prazo como flutuaes motoras, discinesias e distrbios neuro psiquitricos. Numa fase mais avanada da doena as dificuldades vo tornando-se progressivas para a realizao de funes simples relacionadas s atividades da vida diria, comprometendo muito a qualidade de vida destas pessoas Associado ao tratamento medicamentoso precisa estar fortemente assegurado: - os cuidados bsicos de sade para o melhor enfrentamento da condio de incapacidade - manuteno da higiene, alimentao, atividades e convivncia social; - as orientaes e apoio aos cuidadores na aceitao e manejo saudvel das situaes do cotidiano, com respeito e manuteno da dignidade pessoal;

17

- as intervenes de reabilitao para minimizar as caractersticas e efeitos de quadro motor, cognitivo, emocional, adaptativo e funcional; - Terapias complementares tem sido usadas com sucesso como acupuntura, meditao, yoga, tai-chi, massagem crnio-sacral, fitoterapia.

7.Doena de Alzheimer As funes cognitivas (memria, linguagem, ateno e alerta) podem tambm declinar com o avano da idade afetando entre 5% a 11% das pessoas acima de 65 anos e quase 50% daquelas com cerca de 80 anos com uma prevalncia maior em mulheres (Advisory Panel on Alzheimer Disease, 1988). Doena de Alzheimer a causa mais comum de demncia, sendo responsvel por aproximadamente 65% de todos os casos de demncia em adultos. Caracterizada principalmente pelo declnio da memria, afasia, apraxia, desorientao tempo-espacial, delrios paranoides, alucinaes auditivas. Uma das maiores dificuldades que enfrentam os pacientes e seus familiares a administrao da rotina diria como autocuidado, finanas, conflitos

interpessoais e comportamento social. Tratamento de Alzheimer O SUS oferece, por meio do Programa de Medicamentos Excepcionais, a rivastigmina, a galantamina e o donepezil, remdios utilizados para o tratamento do Alzheimer. bom lembrar que os medicamentos no impedem a evoluo da doena, que no tem cura. Os medicamentos para a demncia tm alguma utilidade no estgio inicial, podendo apenas amenizar ou retardar os efeitos do Alzheimer. 1. Tratamento dos distrbios de comportamento: Para controlar a confuso, a agressividade e a depresso, muito comuns nos idosos com demncia. Algumas vezes, s com remdio do tipo calmante e neurolpticos (haldol, neozine, neuleptil, risperidona, melleril,entre outros) pode

18

ser difcil controlar. Assim, temos outros recursos no medicamentosos, para haver um melhor controle da situao. 2. Tratamento especfico: Outra droga, recentemente lanada, a memantina (Ebix ou Alois), que atua diferente dos anticolinestersico. A memantina um antagonista no competitivo dos receptores NMDA do glutamato. mais usado na fase intermediria para avanada do Alzheimer, melhorando, em alguns casos, a dependncia do portador para tarefas do dia a dia. Preveno Incurvel, o Alzheimer ainda no possui uma forma de preveno. Os mdicos acreditam que manter a cabea ativa e uma boa vida social permite, pelo menos, retardar a manifestao da doena. Entre as atividades recomendadas para estimular a memria, esto: leitura constante, exerccios de aritmtica, jogos inteligentes e participao em atividades de grupo.

8.Hipertenso Arterial Sistmica

A hipertenso arterial sistmica (HAS) uma condio multifatorial e um problema de sade pblica. Sua prevalncia alta, em torno de 30% das populaes urbanas de grandes centros no pas, e aumenta com a idade (50% dos indivduos entre 60 e 69 anos e aproximadamente 75% dos indivduos com mais de 70 anos). Nos Estados Unidos, a prevalncia em adultos com mais de 60 anos de 67%. um importante fator de risco cardiovascular, particularmente das doenas cerebrovasculares. Este risco linear, contnuo e independente de outras variveis e torna-se ainda mais importante considerando-se que apenas 34% dos pacientes com diagnstico de HAS recebem tratamento adequado. Suas principais complicaes incluem:

19

Doena cerebrovascular (DCV); Doena arterial coronariana (DAC); Insuficincia cardaca (IC); Insuficincia renal crnica (IRC); Retinopatia; Insuficincia vascular perifrica.

Com alto ndice de mortalidade a hipertenso arterial sistmica deve ser muito bem acompanhada, os fatores de risco incluem Idade, sexo e etnia, consumo de sdio, obesidade, ingesta de lcool, sedentarismo, antecedente familiar, alm de fatores socioeconmicos, apresentam relao direta com o risco de desenvolver HAS. Mensurao da presso arterial Alguns preceitos devem ser respeitados para realizar a medida adequada da presso arterial. Tais preceitos so mostrados na Tabela 1.

Tabela 1. Cuidados com a mensurao da presso arterial Explicar o procedimento ao paciente Paciente deve permanecer no mnimo 60 minutos sem tomar caf ou fumar e pelo menos 5 minutos em repouso Evitar bexiga cheia O ambiente deve ser confortvel, sem frio ou calor excessivo O paciente deve evitar ou remover roupas apertadas no brao, que possam dificultar a circulao A pessoa deve estar sentada, encostada no espaldar da cadeira e com os ps apoiados no cho

20

O antebrao deve estar apoiado numa superfcie plana que fique no mesmo nvel da extremidade inferior (esterno) Caso seja necessrio repetir a medida, deve-se esperar pelo menos 2 minutos para faz-lo Solicitar para que no fale durante a medida

Diagnstico e classificao O diagnstico de HAS realizado quando pelo menos duas aferies sequenciais de presso arterial revelam valores anormalmente altos. Ou seja, uma presso arterial sistlica maior que 139 mmHg e/ou uma presso diastlica maior que 89 mmHg em medidas sequenciais fazem o diagnstico de HAS. A Sociedade Brasileira de Nefrologia, nas suas V Diretrizes Brasileiras de HAS, classificou a HAS conforme mostra a Tabela 3. Vale a pena lembrar que quando as presses sistlica e diastlica situam-se em categorias diferentes, a maior deve ser usada para classificar o paciente. Tabela 3. Classificao da HAS pela VI Diretrizes Brasileiras de Presso Arterial Presso Classificao tima Normal Limtrofe Hipertenso estgio 1 Hipertenso estgio 2 Hipertenso estgio 3 (mmHg) < 120 < 130 130 a 139 140 a 159 160 a 179 = 180 sistlica Presso (mmHg) < 80 < 85 85 a 89 90 a 99 100 a 109 = 110 diastlica

21

Hipertenso isolada

sistlica = 140 < 90

Tratamento A medida no farmacolgica mais efetiva para controle pressrico a diminuio da ingesta de sdio. O estudo TONE, que avaliou 975 pacientes idosos, demonstrou este efeito principalmente se essa diminuio de ingesta de sdio tenha sido associada a medidas para perda de peso. Os pacientes idosos tm maior dificuldade em diminuir ingesta de sdio por causa da perda de capacidade de sentir gosto e maior dependncia de alimentos pr-fabricados. A dieta DASH, rica em verduras e frutas, recomendada, com manuteno do peso corporal ideal se possvel. Alguns estudos sugerem que suplementao de potssio pode diminuir modestamente os nveis pressricos. A

suplementao de clcio e magnsio, embora recentemente estudada, ainda no pode ser recomendada como conduta rotineira nestes pacientes. Deve-se ainda aconselhar a diminuio da ingesta de lcool e a prtica de atividade fsica idealmente pelo menos 3 a 5 vezes/semana. Controle de outros fatores de risco cardiovascular, como interrupo do tabagismo, tambm deve ser aconselhada. O tratamento medicamentoso inclui 4 medicaes principais, que so os diurticos, inibidores da ECA, bloqueadores dos canais de clcio e betabloqueadores. A ex: Captopril, Enalapril, Aldomet, Hidroclorotiazida, Nifedipina. Na maioria das vezes, tais medicaes devero ser combinadas, pois pelo menos 2/3 dos pacientes necessitam de mais de uma droga para o controle pressrico. Algumas consideraes sobre o tratamento em pacientes idosos

22

1. Medicaes devem ser iniciadas em doses menores e aumentadas gradualmente, com observao atenta aos efeitos colaterais. 2. Manter os horrios corretos das medicaes. 3. Os nveis pressricos desejados so os mesmos em pacientes mais jovens. 4. Manter PAD em torno de 60 a 65 mmHg. 5. As medicaes devem ser ajustadas aos fatores de risco do paciente. 6. Procurar por hipotenso postural e, se possvel, evit-la. 7. Em pacientes com mais de 80 anos de idade, as evidncias dos benefcios do controle pressrico ainda so inconclusivas, mas deve-se manter medicaes bem toleradas e de sucesso no controle pressrico.

9.Insuficiencia cardaca

A insuficincia cardaca no uma doena e sim um conjunto de sinais e sintomas comuns a algumas doenas cardacas, onde ocorre a incapacidade do corao de manter uma boa circulao de sangue para todo organismo. Em outras palavras, por algumas causas que vamos citar a seguir, o corao se enfraquece, fazendo com que haja dificuldade de bombeamento do sangue para todo o corpo humano, intolerncia aos esforos fsicos e reteno de lquidos. Em muitos casos, a insuficincia cardaca aparece como a fase avanada de vrias cardiopatias, sendo uma das maiores causas de mortalidade. Um levantamento do Sistema nico de Sade mostra que a insuficincia cardaca foi a principal causa de internaes no Brasil em 2009, com 300 mil pacientes. Nos Estados Unidos, so registrados anualmente cerca de 500 mil novos casos, e os gastos com a doena chegam a U$ 40 bilhes/ano segundo o American College of Cardiology. A Organizao Mundial da Sade (OMS) considera a doena um problema de sade pblica. Os principais sintomas so apresentados so a intolerncia aos esforos (fadiga), a falta de ar e o cansao exagerado, principalmente quando se deita ou

23

faz um esforo acima do usual. Podem ocorrer tambm desmaios, dores no peito tipo angina, inchao das pernas e da barriga, palpitaes, tosse seca persistente e perda de apetite. Quanto ao tratamento para IC o mais importante a identificao da causa e sua correo. Por exemplo, se for uma doena coronariana, onde um vaso esteja ocludo ou com uma obstruo importante, realizar o procedimento de angioplastia e a colocao de stent, poder sanar o problema. Porm, na maioria dos casos, a teraputica com medicamentos constitui a base de todo o tratamento. Frmacos como beta-bloqueadores, os inibidores da ECA, os antagonistas dos receptores de Angiotensina II, os diurticos (furosemida e espironolactona) e, em alguns casos, os digitlicos, so os medicamentos mais usados para o tratamento da IC. Mesmo com todo o arsenal medicamentoso que dispomos hoje, alguns pacientes evoluem para um quadro que chamamos de insuficincia cardaca refratria ou insuficincia cardaca classe funcional III-IV. Nesses casos, os pacientes com disfuno ventricular grave, em estgios de IC avanados, refratrios ao tratamento medicamentoso convencional podem se beneficiar da terapia de ressincronizao cardaca. Assim, implantado um marcapasso biventricular, no portador de IC grave, com a responsabilidade de reduzir a disfuno eletromecnica do corao, melhorando os sintomas e a qualidade de vida. Como comum, tambm, nesses casos de IC mais avanadas e refratrias, o alto ndice de mortes sbitas por arritmias ventriculares, junto com a ressincronizao cardaca, implantado o cardiodesfibrilador, prevenindo paradas cardacas. Tratamento de Insuficincia cardaca Acompanhamento e cuidados prprios Se sofrer de insuficincia cardaca, o mdico o acompanhar de perto. Sero feitas consultas de acompanhamento pelo menos a cada 3 a 6 meses e exames para verificar sua funo cardaca. Por exemplo, uma ultrassonografia do

24

corao (ecocardiograma) ser feita de vez em quando para verificar se o corao est bombeando sangue adequadamente a cada batida. Ser necessrio monitorar e acompanhar o peso diariamente. Pese-se na mesma hora, todos os dias e na mesma balana, usando pouca ou nenhuma roupa.O ganho de peso pode ser um sinal de que seu corpo est contendo lquido extra e que sua insuficincia cardaca est piorando. Outras medidas importantes no tratamento da insuficincia cardaca:

Tome a medicao conforme prescrito. Leve uma lista de medicamentos com voc onde quer que v.

Limite o consumo de sal. No fume. Pratique exerccios. Por exemplo, caminhe ou ande em bicicleta ergomtrica. O mdico pode oferecer um plano de exerccios fsicos seguro e eficaz para o grau especfico da insuficincia cardaca. NO faa exerccios nos dias em que perceber aumento de peso por reteno de lquidos e se no estiver se sentindo bem.

Se voc estiver acima do peso, procure emagrecer. Descanse o suficiente, inclusive aps fazer exerccios, comer ou outras atividades. Assim seu corao poder descansar tambm. Mantenha os ps elevados para reduzir o inchao.

Medicamentos

O mdico pode prescrever os seguintes medicamentos para insuficincia cardaca:

Inibidores de ECA, como o captopril, lisinopril e ramipril, para dilatar os vasos sanguneos e reduzir a carga de trabalho do corao

25

Diurticos, incluindo a hidroclorotiazida, clortalidona, clorotiazida, furosemida, torsemida, bumetanida e espironolactona, para ajudar a livrar o corpo do lquido e do sal (sdio)

Glicosdeos digitlicos para ajudar o msculo cardaco a se contrair de forma adequada e ajudar a tratar alguns distrbios de arritmia Verificar sempre o pulso antes de administrar o digitlico, se pulso 60 bpm, no administrar e procurar o mdico. Bloqueadores do receptor da angiotensina (BRA), tais como losartan e candesartan, para aqueles que tm efeitos colaterais com inibidores de ECA

Betabloqueadores, como carvedilol e metoprolol, que podem ser teis para alguns pacientes

Certos medicamentos podem piorar a insuficincia cardaca e devem ser evitados. Entre eles esto anti-inflamatrios no esteroides, tiazolidinedionas, metformina, cilostazol, inibidores da PDE-5 (sildenafil, vardenafil), e muitas drogas que tratam arritmias cardacas. Preveno Siga as recomendaes de seu mdico e tome todos os medicamentos conforme prescrito. Mantenha a presso arterial, frequncia cardaca e colesterol sob controle, como recomendado pelo mdico. O tratamento pode incluir exerccios fsicos, uma dieta especial e medicamentos. Outras medidas importantes para combater a insuficincia cardaca:

No fume. No tome bebidas alcolicas. Reduza o consumo de sal. Faa exerccios como recomendado pelo mdico.

26

10.Acidente Vascular Cerebral - AVC Consiste no comprometimento sbito da funo cerebral causado por alteraes no fluxo sanguneo cerebral. Aproximadamente 80% dos AVC so causados por um baixo fluxo sanguneo cerebral (Isquemia) e outros 20% por hemorragias. O AVC conhecido tambm como AVE Acidente Vascular Enceflico. Tipos de AVC

AVC Isqumico: entupimento dos vasos que levam sangue ao crebro AVC Hemorrgico: rompimento do vaso provocando sangramento no crebro. a terceira principal causa de morte entre as a patologias clnicas e a

mais frequente causa de morbidade entre as doenas neurolgicas depois da Sndrome de Alzheimer. Nos indivduos acima dos 75 anos esta incidncia chega a 30/1000 hab. Entre os fatores de risco destacam-se os: - genticos: hipertenso arterial, tabagismo, idade. - genticos e do modo de vida: obesidade, alcoolismo crnico, diabetes mellitus. - definidos e relacionados com doena: doena reumtica. Sintomas de AVC

Diminuio ou perda sbita da fora na face, brao ou perna de um lado do corpo.

Alterao sbita da sensibilidade com sensao de formigamento na face, brao ou perna de um lado do corpo.

Perda sbita de viso num olho ou nos dois olhos. Alterao aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem.

Dor de cabea sbita e intensa sem causa aparente.

27

Instabilidade, vertigem sbita intensa e desequilbrio associado a nuseas ou vmitos. A aterosclerose apontada como a causa principal dos AVC, e a grande

questo no se encontra apenas na mortalidade mas nas sequelas incapacitantes como: a surdez por leso do sistema nervoso, do tipo sensorial e irreversvel; as hemiparesias com diferentes graus de comprometimento, desde leve assimetria funcional at perda da capacidade de mobilidade, de transferncias posturais e de autocuidado; as perdas cognitivas (segunda maior causa em adultos -17%) com histria de incio sbito e sinais como afasia, apraxia, agnosia, alteraes de humor. So princpios de interveno nestes casos: - manuteno preventiva das habilidades funcionais; - estimulao para o exerccio e uso de suas capacidades remanescentes; - desenvolvimento de capacidades motoras, perceptivas, cognitivas e de comunicao; - preveno de deformidades posicionamento, mobilizao e informaes afins; - execuo de atividades de rotina com o mximo de independncia; - indicao e treinamento para o uso de tecnologia assistida (adaptaes nos materiais e ajudas tcnicas, equipamentos para mobilidade reduzida); - oportunidades de participao para que se sinta til e encontre prazer nas suas atividades mesmo diante das sequelas; - experincia constante de relaes de afeto; - desenvolvimento de projetos pessoais e sociais; - adaptao e incluso no meio ambiente. Preveno

28

Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns desses fatores no podem ser modificados, como a idade, a raa, a constituio gentica e o sexo. Outros fatores, entretanto, podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertenso arterial (presso alta), a diabetes mellitus, as doenas cardacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingesto de bebidas alcolicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades fsicas) e a obesidade. A adequao dos hbitos de vida diria primordial para a preveno do AVC.

11. Infarto Agudo do Miocrdio

Um ataque cardaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do corao bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do msculo cardaco seja danificado ou morra. Os mdicos chamam isso de infarto do miocrdio. So sinnimos: Infarto agudo do miocrdio, Parada cardaca, Ataque cardaco. A maioria dos ataques cardacos causada por um cogulo sanguneo que bloqueia uma das artrias coronrias. As artrias coronrias levam sangue e oxignio para o corao. Se o fluxo sanguneo estiver bloqueado, o corao ficar sem oxignio e as clulas cardacas morrero. Uma substncia dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artrias coronrias. Essa placa constituda de colesterol e outras clulas. O ataque cardaco pode ocorrer devido ao acmulo de placa.

A placa pode desenvolver fendas ou laceraes. As plaquetas sanguneas grudam nessas laceraes e formam um cogulo sanguneo. Um ataque cardaco poder ocorrer se esse cogulo sanguneo bloquear completamente o fluxo de sangue rico em oxignio para o corao. Essa a causa mais comum de ataques cardacos.

29

A formao lenta da placa pode praticamente bloquear uma das artrias coronrias. Poder ocorrer um ataque cardaco se o sangue que fluir atravs do bloqueio no contiver oxignio suficiente. mais provvel que isso ocorra quando seu corpo estiver sob estresse (por exemplo, devido a uma doena grave).

A causa de ataques cardacos nem sempre conhecida. Os ataques cardacos podem ocorrer:

Quando voc est descansando ou dormindo Aps um aumento sbito na atividade fsica Quando voc est praticando uma atividade externa em um clima frio Aps um estresse fsico ou emocional sbito, incluindo doenas.

Sintomas de Infarto O ataque cardaco uma emergncia mdica. Se voc apresentar sintomas de ataque cardaco, ligue para 192 ou um nmero de emergncia local imediatamente. A dor no peito o sintoma mais comum de um ataque cardaco. A dor pode ser em apenas uma parte do seu corpo ou ela pode se mover do trax para os braos, ombros, pescoo, dentes, mandbula, rea do abdome ou costas. A dor pode ser forte ou branda. Ela descrita como:

Uma cinta apertada ao redor do peito M digesto Algo pesado colocado sobre o peito Aperto ou presso pesada A dor geralmente dura mais que 20 minutos. Os sintomas tambm podem passar e voltar.

Outros sintomas de um ataque cardaco incluem:

30

Ansiedade Tosse Desmaio Tontura, vertigem Nusea ou vmito Palpitaes (sensao de que o corao est batendo rpido demais ou irregularmente)

Falta de ar Sudorese, que pode ser muito excessiva

Algumas pessoas (idosos, diabticos e mulheres) podem sentir pouca ou nenhuma dor no peito. Podem ainda ter sintomas pouco comuns (falta de ar, cansao, fraqueza). Uma "doena cardaca silenciosa" uma doena cardaca sem sintomas. O TRATAMENTO DO INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO NO PRONTO SOCORRO POR SE TRATAR DE UMA EMERGENCIA MDICA. Aps um ataque cardaco Os seguintes medicamentos so ministrados para a maioria das pessoas aps sofrerem um ataque cardaco. Eles podem ajudar a evitar outro ataque cardaco. Drogas antiplaquetrias (anticoagulantes), como aspirina, clopidogrel (Plavix) ou varfarina (Coumadin), para ajudar a impedir a coagulao do sangue.

Medicamentos betabloqueadores e inibidores de ECA para ajudar a proteger seu corao

Estatinas ou outros medicamentos para melhorar seus nveis de colesterol

Talvez seja necessrio o uso de alguns desses medicamentos pelo resto da vida. Nunca interromper ou alterar o uso de todos os medicamentos. Qualquer alterao pode colocar a vida em risco. A maioria das pessoas que sofre um ataque cardaco ingressa em um programa de reabilitao cardaca. Buscando aumentar lentamente seu nvel de exerccios e aprender a seguir um estilo de vida saudvel.

31

12. Diabetes Mellitus

O Diabetes Tipo 2 ocorre frequentemente em pessoas com mais de 40 anos e, em geral, obesas. Alm do excesso de peso, outros fatores aumentam o risco para a doena: sedentarismo, ingesto excessiva de calorias, tabagismo, estresse e antecedente familiar. Em geral, o controle do Diabetes Tipo 2 requer dieta, exerccios e, s vezes, medicamentos. O diabtico est muito mais propenso a ter doenas circulatrias e tem o risco de 2 a 4 vezes maior de desenvolver uma angina, um infarto do que um indivduo no diabtico. O diabetes tipo 2 uma doena crnica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistncia aos efeitos da insulina - hormnio que regula a entrada de acar nas clulas - ou no produz insulina suficiente para manter um nvel de glicose normal. Quando no tratada, a diabetes tipo 2 causa muitas complicaes e at a morte. A doena crnica e muitas complicaes esto associadas a ela: um indivduo diabtico pode ter: - um problema renal, que pode evoluir para insuficincia renal; - alterao da viso, que tambm pode evoluir para cegueira; - alteraes vasculares associadas a perda da sensibilidade e chegar a amputaes de membros inferiores. O Diabetes a principal causa de amputao de membros inferiores e a primeira causa de cegueira no mundo. Nos casos de amputao de membros inferiores, deve-se incluir: - no perodo ps-cirrgico cuidados com o coto, cicatrizao, posicionamentos, mobilidade articular, preveno de edemas; - orientao/informao para o autocuidado;

32

- desenvolvimento de recursos pessoais para o encorajamento da participao social; - indicao e adaptao de equipamentos ou recursos auxiliares visando o mximo de autonomia na locomoo. Causas Ao contrrio das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistncia insulina ou seja, ele no responde da forma como deveria ao da insulina e no a utiliza corretamente. Tambm pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 no produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente no consegue carregar todo o acar para dentro das clulas, e ele acaba se acumulando no sangue. Sintomas de Diabetes tipo 2 Normalmente, as pessoas com diabetes tipo 2 no apresentam sintomas no incio, podendo ter a doena assintomtico por muito anos. Os primeiros sintomas de diabetes tipo 2 podem ser:

Infeces frequentes. Alguns exemplos so bexiga, rins, pele e infeces de pele

Feridas que demoram para cicatrizar Alterao visual (viso embaada) Formigamento nos ps e furnculos Vontade de urinar diversas vezes Fome frequente Sede constante.

Tratamento de Diabetes tipo 2

33

O tratamento do diabetes tipo 2 visa baixar os nveis de glicose no sangue do paciente e cuidar para que ele no sofra nenhum tipo de complicao. Os principais cuidados para tratar o diabetes tipo 2 incluem: exerccios fsicos e controle da dieta. Medicamentos Entre os medicamentos que podem ser usados para controlar o diabetes tipo 2 esto:

Inibidores da alfaglicosidase: so medicamentos que impedem a digesto e absoro de carboidratos no intestino. No Brasil, temos disponvel o medicamento acarbose, via oral. Reduz a hemoglobina glicada entre 0,6 e 1,1%.

Biguanidas: a principal representante dessa classe a metformina, via oral. A metformina reduz a produo heptica de glicose e combate a resistncia insulina, tem alto potencial de reduo da A1C (at 2%) e no causa hipoglicemia. o medicamento de escolha na DM tipo 2.

Sulfonilureias: Estimulam a produo pancretica de insulina pelas clulas beta do pncreas, tem alto potencial de reduo de A1C (at 2% em mdia), mas podem causar hipoglicemia. So representantes mais conhecidos e utilizados desta classe: glibenclamida, gliclazida e glimepirida, todos via oral.

Inibidores enzima DPP-4: sitagliptina, vildagliptina, saxagliptina so alguns medicamentos desta nova classe, todos ministrados via oral. O nosso intestino libera um peptdeo chamado GLP-1 imediatamente aps a alimentao. A funo do GLP-1 estimular a liberao de insulina, diminuir a produo da glicose no fgado e aumentar a sensibilidade insulina, dentro outras funes.

Glinidas: nateglinida e repaglinida, via oral. Agem tambm estimulando a produo de insulina pelo pncreas, mas diferentemente das

sulfonilurias, seu efeito mais rpido.

34

Injetveis: Para o tratamento do diabetes tipo 2 existe uma classe de medicamentos chamada anlogos do GLP-1, que injetvel. O exenatide um anlogo sinttico do GLP-1, o hormnio que estimula o pncreas a produzir insulina. O liraglutide um novo anlogo de GLP-1, aplicado uma vez ao dia e quando usado no tratamento de pacientes com diabetes apresentou melhora do controle glicmico e reduo do peso corporal. Cuidados extra com pacientes diabticos

Realizar exame dirio dos ps para evitar o aparecimento de leses Manter uma alimentao saudvel Utilizar os medicamentos prescritos Praticar atividades fsicas Manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientaes mdicas.

Referncias
1. LIMA-COSTA, MF; VERAS, R. Sade pblica e envelhecimento. Cad Sade Pblica, v. 19, n. 3, p.700-01, 2003. 2. Portal da Sade. Disponvel: http://www.portal.saude.gov.br. Acesso: 6 Abril 2014. 3. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Envelhecimento e sade da pessoa idosa / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica Braslia : Ministrio da Sade, 2006.

4. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Guia prtico do cuidador / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Braslia : Ministrio da Sade, 2008. 5. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Departamento de Ateno Bsica. Manual de condutas para lceras neurotrficas e traumticas /

35

Ministrio da Sade, Secretaria de Polticas de Sade, Departamento de Ateno Bsica. - Braslia: Ministrio da Sade, 2002. 6. Formao Inicial e Continuada de cuidador de Idosos- PRONATECIFPR.2012.

7. http://www.accamargo.org.br/files/cartilhas/capitulo-13.pdf 8. http://www.saudemental.net/depressao_idoso.htm

9. http://www.depressaoansiedade.com/medicamentos-utilizados-tratardepressao.html

10. http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=122 11. http://enciclopediadaepilepsia.blogspot.com.br/2009/09/emconstrucao_5419.html 12. http://idosos.com.br/convulsao/ 13. http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alzheimer#topBoxConsulteme 14. http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/5268/hipertensao_arterial_s istemica_foco_no_paciente_idoso.htm 15. http://www.einstein.br/einstein-saude/pagina-einstein/Paginas/insuficienciacardiaca-muitas-causas-muitas-solucoes.aspx

36

Potrebbero piacerti anche