Sei sulla pagina 1di 12

Aula de Direito Administrativo1 Fernanda Marinela 29/11/013 Servios Pblicos importante anotar que no existe um rol de servios pblicos,

, uma vez que eles se alteram de acordo com o contexto social. Assim, podemos definir servio pblico como sendo toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material com o fim de satisfazer a coletividade em geral. Entretanto, conquanto os servios pblicos sejam coletivos eles sero utilizados por cada um de acordo com as suas necessidades individuais, motivo pelo qual diz-se que ele fruivel singularmente. O Estado poder prestar o servio pblico de forma direta ou indireta. Nesse contexto, o regime jurdico da prestao do servio ser totalmente pblico, quando prestado exclusivamente pelo Estado; ou parcialmente pblico quando a prestao for indireta, a exemplo do que ocorre com o transporte pblico coletivo, que uma concesso pblica.

Princpios Os princpios que regem os servios pblicos esto previstos no art. 6 da Lei n. 8.987/95, o qual conceitua o chamado servio pblico adequado.
Art. 6 Toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 1 Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. 2 A atualidade compreende a modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e expanso do servio. 3 No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade.

Cabe anotar que h divergncia quanto ao rol de princpios aplicveis aos servios pblicos, a depender do doutrinador, uma vez que a lei no traz rol taxativo de princpios.
1

Aula degravada por Ktia Ellery

a) Princpio da continuidade - O Estado tem a obrigao de promover o servio todos os dias, de forma ininterrupta. Acerca do princpio da continuidade, importante ressaltar duas discusses relevantes para concurso: 1. Direito de greve do servidor pblico - Como cedio, o servidor pblico tem direito greve, nos termos da lei ordinria especfica, consoante determina o art. 37, VII, da CF (antes era lei complementar, o que foi alterado com EC n. 19). Ocorre que essa lei ordinria especfica ainda no existe. Durante muito tempo, o STF, provocado mediante Mandado de Injuno, comunicava ao Congresso Nacional a ausncia da lei especifica e, at hoje, ela no existe. Diante disso, o STF mudou a feio do MI, que antes tinha apenas efeito declaratrio, passando a conferir ele efeitos concretos, quando reconheceu o direito de greve aos servidores pblicos, determinando a aplicao da lei destinada todos os trabalhadores comuns (Lei n. 7.783/89), naquilo que couber (MI 670, 708 e 712), enquanto no houver lei especfica.
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica;

2. Corte do servio autorizado por lei nos termos o art. 6, 3, da lei n. 8987/95, segundo o qual no se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia [1 hiptese] ou aps prvio aviso [2 hiptese], quando: o I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes diz respeito ao descumprimento das normas tcnicas e visa manter a segurana das instalaes; o II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade consoante jurisprudncia consolidada, mesmo em caso de servio essencial, ele poder ser cortado em razo da aplicao do princpio da supremacia do interesse pblico, do principio da isonomia e do princpio da continuidade para o usurio pagador. Por bvio, tal regra comporta excees, como, por exemplo, o corte dos servios de energia eltrica de um hospital.

b) Principio da segurana o servio pblico deve ser prestado de forma segura, no podendo colocar em risco a vida das pessoas c) Principio da generalidade ou da universalidade deve ser prestado de forma erga omnes, ou seja, para a toda a coletividade;

d) Principio da Atualidade deve ser prestado de acordo com o estado da tcnica, ou seja, de acordo com as tcnicas mais modernas.

e) Principio da Transparncia o servio pblico deve ser prestado de forma transparente, visando dar conhecimento pblico. f) Principio da Modicidade tarifas o mais baratas possveis, o que, atualmente, no a realidade dos servios prestados, os quais so carssimos, a exemplo da telefonia. g) Princpio da Cortesia significa dizer que o servio publico deve ser prestado com urbanidade, com presteza, com ateno, de forma cortes. Esses princpios so muito cobrados em concursos pblicos, uma vez que esse rol de princpios que regem o servio pblico adequado est muito longe da realidade brasileira. Competncia A Constituio Federal, nos artigos 21, 23, 25 e 30, traz um rol exemplificativo de competncias para a prestao do servio pblico; a partio constitucional. Entretanto, cabe anotar que nem todas as competncias para a prestao dos servios esto enumerados na CF, motivo pelo qual, em alguns casos, a competncia ser fixada de acordo com a relao de interesse, quais sejam: Nacional competncia da Unio; Regional competncia dos Estados; e Local competncia dos Municpios. Exemplo: servio funerrio.

Hipteses de servios pblicos previstos na CF a) Prestao obrigatria com exclusividade pelo Estado Exemplo: art. 21, X, da CF, o qual estipula que o servio postal ser prestado exclusivamente pelo Estado. Lembre-se, a Empresa de Correios e Telgrafos ECT, em razo dessa exclusividade prevista no texto constitucional, recebeu o tratamento de fazenda pblica, consoante a ADPF n. 46. Cuidado: Exclusividade ! monoplio. Exclusividade, se refere servios pblicos; enquanto que monoplio terminologia reservada atividade econmica.

b) Obrigao do Estado de promover e transferir o servio aqui dever do estado transferir e no uma faculdade. Exemplo: o servio de rdio e TV, previsto no art. 223 da CF. O Estado pode prestar servio de radio e de TV (TV Senado, TV Justia), mas tem o dever de transferir o servio, a fim de preservar o acesso informao.

c) Prestao obrigatria sem exclusividade O Estado e os particulares so titulares dos servios em decorrncia de expressa previso constitucional, a exemplo da sade, da educao, da previdncia social e da assistncia social. Nesse caso, no h falar me contrato com o particular, uma vez que o Estado, por meio da CF, j deu ao particular a titularidade desses servios. Cuidado: conquanto prestado por entidades privadas, o servio continua sendo publico, motivo pelo qual os atos dos seus dirigentes so atos oficiais (ato de autoridade), sendo eles considerados agentes pblicos para fins de MS.

d) Obrigao de promover a prestao direta ou indireta do servio pelo Estado o aqui h uma faculdade do Estado em transferir o servio pblico e no uma obrigao, por meio de concesso ou permisso, como ocorre com o transporte pblico, telefonia

Classificao dos servios pblicos A primeira classificao, divide os servios de acordo com sua essencialidade: a) servios prprios ou servios propriamente ditos so os servios essenciais, os quais no admitem delegao. Exemplo: Segurana pblica. b) servios imprprios ou servios de utilidade pblica so aqueles que no so essenciais, so secundrios, motivo pelo qual admitem delegao. Exemplo: telefonia; transporte coletivo CUIDADO: esse classificao foi elaborada por Hely Lopes Meireles, que faleceu antes da Poltica Nacional das Desestatizao, que permitiu a delegao/transferncia dos

servios essenciais. Essa classificao, apesar de superada pela doutrina, ainda muito cobrada em concursos pblicos Maria Silvia Zanela di Pietro, por sua vez, tem entendimento divergente minoritrio, chamando de servios prprios aqueles servios pblicos propriamente ditos; e os imprprios aqueles tipicamente empresariais ou comerciais praticados pelo Estado.

A segunda classificao, por sua vez, classifica os servios pblicos quanto aos destinatrios: a) servios gerais prestado coletividade em geral, no possuindo usurio determinado. No podemos medir e calcular o quanto cada um utiliza, sendo, pois, indivisvel. Ser mantido pela receita geral do Estado, por meio, principalmente, da arrecadao dos impostos. Exemplo: segurana pblica. b) servios especficos prestado usurios determinados, sendo, portanto, divisvel. Podem ser medidos, divididos, calculados o quanto cada usurio utiliza. Subdividem-se em dois tipos: servios especficos compulsrios so os servios mais importantes, aqueles que no podem ser recusados pelo usurio, sendo mantidos por meio de taxa (tributo vinculado contraprestao estatal). O usurio paga pelo servio colocados sua disposio. o Exemplo: saneamento bsico servios especficos facultativos podem ser recusados pelo usurio, uma vez que a sua utilizao facultativa. So mantidos por meio de tarifa (natureza de preo pblico e no de tributo). o Exemplo: telefonia, transporte coletivo.

Questes para concurso: A iluminao pblica era mantida com a arrecadao da TIP Taxa de Iluminao Pblica. Ocorre que, como vimos acima, a taxa um tributo vinculado contraprestao estatal, ou seja, o usurio paga de acordo com a utilizao. Assim, s possvel a cobrana de taxa quando o servio puder se medido, calculado e dividido de acordo o quanto cada um utiliza. Diante disso, o enunciado n. 670 da Smula do STF consolidou o entendimento daquela Corte no sentido de reconhecer a inconstitucionalidade da taxa de iluminao pblica, uma vez que se no se pode medir e calcular o quanto cada contribuinte usou de iluminao pblica.
Smula 670 O SERVIO DE ILUMINAO PBLICA NO PODE SER REMUNERADO MEDIANTE TAXA.

Nesse contexto e considerando que a cobrana da TIP era extremamente rentvel, o legislativo, por Emenda Constitucional, criou a Contribuio de Iluminao Pblica. Segundo a professora, a exemplo do que ocorre com a TIP, essa contribuio tambm inconstitucional, uma vez que tambm tributo vinculado. Entretanto, essa contribuio, apesar de criticada pela doutrina, continua sendo cobrada e no se vislumbra a declarao de sua inconstitucionalidade, uma vez que ela continua sendo extremamente rentvel ao Estado. Por oportuno, cabe anotar que a iluminao pblica deveria ser custeada com os impostos j arrecadados, sem qualquer outros nus aos usurios, tendo em vista a impossibilidade da medio e clculo individualizado da utilizao do aludido servio. Outra questo que merece destaque taxa de bombeiros, cobrada em conjunto com o IPTU. Em tese, essa taxa inconstitucional, uma vez que deveria ser custeada por meio de imposto, j que o servio e indivisvel. Verifica-se, contudo, que em razo da sua pequena monta, a sua inconstitucionalidade no foi suscitada, motivo pelo qual ela continua sendo cobrada. De todo o exposto, o que se tem que ter em mente que as taxas so tributos vinculados contraprestao de servio estatal.

Delegao de servio pblico Na delegao, a administrao retm a titularidade e transfere apenas a execuo desse servio, podendo ela se concretizar por meio de contrato ou de ato administrativo, conforme j estudado na aula de organizao. Considerando que a delegao de servio pblico deve se realizada por meio de contrato ou de ato pblico, a Carta Magna, no art. 22, XXVII, estabelece que cabe Unio a competncia para legislar sobre regras gerais sobre licitaes e contratos.
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III;

O art. 175 da CF, por sua vez, estabelece parmetros para a delegao por meio de concesso ou permisso dos servios pblicos, nos seguintes termos:
Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos.

1) concesso de servio pblico: a. concesso comum de servio pblico, prevista na Lei n. 8.987/1995; b. concesso especial do servio pblico, tambm chamada de parceria pblicoprivada PPP, est prevista no art. 11.079/2004 2) permisso de servio pblico prevista nos art. 2, IV, e 40 da Lei n. 8.987/1995 3) autorizao de servio no tem previso legal, seguindo, no que couber os ditames da Lei n. 8.987/95

Concesso A concesso uma delegao de servio pblico (frise-se: transferncia s da execuo) feita pelo poder concedente (aquela pessoa da administrao direita que tem a competncia sobre o servio = entes polticos) pessoa jurdica ou consrcio de empresas (o particular, pessoa fsica est fora).

A formalizao se dar por meio de contrato administrativo, devendo este, obrigatoriamente, ser precedido de licitao, em regra, na modalidade concorrncia. Exceo, ocorrer quando o servio estiver contido no Programa Nacional de Desestatizao, quando a modalidade da licitao ser o leilo. Exemplo: telefonia, administrao dos aeroportos (Braslia, Vira Copos e Guarulhos). A concorrncia seguir as normas gerais da Lei n. 8.666, devendo, entretanto, seguir tambm as regras especificas, peculiaridades constantes da Lei n. 8.987/1995. Exemplo de peculiaridades aplicveis espcie licitatria: questo da alquota do usurio. Vamos imaginar que fossemos contratar, via concesso, transporte coletivo. Nesse caso, vai ganhar a licitao aquele licitante que apresentar a menor tarifa para o usurio. Observe que estamos falando de uma licitao que segue as normas gerais, mas tem critrios prprios. Enquanto na lei 8.666, voc tem o menor preo, a melhor tcnica e melhor tcnica; aqui voc vai ter a menor tarifa. O Critrio de julgamento pode ser diferente, ter uma regra diferenciada.

Assim como o prego, poder ter a ordem do procedimento invertida, tendo, ainda, a possibilidade de lances verbais. necessria a autorizao legislativa para que ocorra a concesso dos servios. Cabe lembrar que todo contrato administrativo dever ter prazo determinado, o qual depender da lei de cada servio. No Brasil, no se admite contrato por prazo indeterminado. Normalmente, essa prazo depender do valor do investimento, quanto maior o investimento maior o prazo. Nesse contexto, pode haver concesso de 1 ano , de 45 anos etc.

A concesso ser remunerada basicamente por meio da (a) tarifa de usurio, a qual ser estabelecida por meio de poltica tarifaria (ndice de reajuste, data do reajuste etc) que ser definida na prpria licitao. Tambm possvel que o Estado arque com uma parcela do custo do servio por meio de (b) recursos pblicos, o qual, frise-se, ser facultativo, uma vez que o Estado pode ou no contribuir. Isso normalmente ocorre quando a tarifa para custear o investimento torna-se exorbitante em funo do tipo de servio prestado (exemplo: construo de linhas de metro) Advertncia: na concesso especial o recurso pblico obrigatrio permitido, ainda, que o contrato estabelea (c) receitas alternativas para abater, reduzir o valor da tarifa. possvel que o contrato estabelea outras receitas que no a cobrana da tarifa dos usurios. A ideia tornar a tarifa modica, de forma a no onerar excessivamente o usurio. Exemplo: propagandas afixadas nos vidros traseiros dos nibus; estacionamento.

Responsabilidade civil No contrato comum, o Estado contrata com terceiros (empresa) para a realizao de um servio (exemplo: pintura). Na hiptese de acidente durante a realizao desse servio, a responsabilidade civil objetiva do Estado, devendo ele arcar com o prejuzo.

Na concesso, entretanto, a concessionria assume a prestao do servio por sua conta e risco. Nesse caso, objetiva a responsabilidade civil da pessoa jurdica de direito privado, prestadora do servio pblico. Exemplo: Num cruzamento, o motorista do nibus que bate num carro particular e, aps, invade um ponto de nibus. Ficam feridos os usurios do transporte coletivo, os passageiros do veculo particular e as pessoas que estavam na parada de nibus. Aqui, os passageiros do nibus so usurios; e os do veculo particular e as pessoas da parada so no usurias do servio.

O STF, em sede de repercusso geral, assentou o entendimento de que ser aplicada a teoria objetiva, tanto para os usurios quanto para os no usurios do servio, nos termos do art. 37, 6, da CF, consoante decidido no RE n. 591.874
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. CONSTITUCIONAL. RESPONSABILIDADE DO ESTADO. ART. 37, 6, DA CONSTITUIO. PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO PRESTADORAS DE SERVIO PBLICO. CONCESSIONRIO OU PERMISSIONRIO DO SERVIO DE TRANSPORTE COLETIVO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA EM RELAO A TERCEIROS NOUSURIOS DO SERVIO. RECURSO DESPROVIDO. I A responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico objetiva relativamente a terceiros usurios e no-usurios do servio, segundo decorre do art. 37, 6, da Constituio Federal. II - A inequvoca presena do nexo de causalidade entre o ato administrativo e o dano causado ao terceiro no-usurio do servio pblico, condio suficiente para estabelecer a responsabilidade objetiva da pessoa jurdica de direito privado. III Recurso extraordinrio desprovido.

Cabe registrar, por oportuno, que a responsabilidade do Estado subsidiria, devendo a concessionria responder em primeiro lugar.

Concesso precedida de obra pblica A concesso de servio publico poder ser precedida de obra pblica. Essa obra poder ser uma construo parcial ou total; uma reforma; uma ampliao; um melhoramento etc. Exemplo: concesso para conservao de rodovias e, em contrapartida, poder a empresa cobrar pedgios. Entretanto, um pedao da rodovia est deteriorado e dever ser reparado pela empresa vencedora da licitao.

Formas de extino da concesso So formas de extino da concesso comum: a. Advento do termo contratual o servio prestado dentro do prazo estipulado no contrato, extinguindo-se ele pelo exaurimento dos seus termos b. Resciso administrativa que ocorre por ato unilateral do poder concedente (Poder Pblico): i. Encampao quando a resciso for por razes de interesse pblico: 1. depende de autorizao legislativa; 2. enseja indenizao; ii. Caducidade quando o contratado descumpre os termos contratuais 1. ser precedido de procedimento administrativo, no qual ser garantido o direito ao contraditrio e ampla defesa. 2. contratado indeniza. iii. Resciso judicial quando o contratado no tiver mais interesse em manter o contrato. iv. Resciso consensual - por meio de acordo entre as duas partes, tambm chamada de amigvel; v. Falncia, extino da empresa ou morte do concessionrio a chamada extino de pleno direito vi. Anulao quando houver alguma ilegalidade no contrato.

As formas de extino da concesso especial (Parceria Pblico-Privada), segue as mesmas regras da concesso comum, com algumas regras prprias. Objetivos da PPP: a. buscar na iniciativa privada investimento; b. buscar a eficincia do setor privado

Potrebbero piacerti anche