Sei sulla pagina 1di 1

Os perigos da Hipnose e a formao nesta tcnica

H uns dias escrevi um texto provocatrio com carcter publicitrio, a saber: Ateno! No faa sesses de hipnose, no pratique auto-hipnose, nem meditao ou visualizao. Muito menos yoga ou algo do gnero. A prtica deste tipo de tcnicas pode levar a que voc perspective a sua vida e veja o que realmente lhe causa perturbao. Isso perigoso. Ao usar estas tcnicas a sua mente assume o controlo do seu ser, atravs da sua ateno e concentrao. Isso extremamente perigoso. Voc poder assim conseguir relaxar quando toda a gente na sua situao deveria era ficar nervosa. No se meta nisto. "A hipnose e a hipnoterapia esto a ser utilizadas de modo crescente para tratar a dor e as perturbaes fsicas que tm uma componente psicolgica. Estas tcnicas podem promover a relaxao, fazendo, consequentemente, com que a ansiedade e a tenso se reduzam. Por exemplo, a hipnose e a hipnoterapia pode ajudar as pessoas com cancro que, alm da dor, tm ansiedade ou depresso." in Manual Merck de Sade para a Famlia

Cursos de Hipnoterapia Nvel 1, 2 e 3


OBJECTIVOS: Capacitar terapeutas ou facilitadores com ferramentas hipnocomportamentais e hipnoanalticas num contexto de trabalho formativo e/ou teraputico. Capacitar os formandos com competncias e tcnicas inerentes aplicao dos conhecimentos terico-prticos no mbito da hipnoterapia. Num contexto de ajuda, de aconselhamento, de alvio do sofrimento e do desconforto, bem como do reequilbrio emocional do paciente. O 1 nvel do presente curso visa a preparao para a frequncia (facultativa) dos 2 nveis seguintes de formao. DESTINATRIOS: Terapeutas e consultores ou outros tcnicos ou facilitadores com formaes afins na rea motivacional, de aconselhamento ou de consultoria pessoal. Habilitaes mnimas: 12 ano (alunos com outras habilitaes e formaes tcnicas devero contactar a coordenao do curso). DURAO: Cada nvel de formao (1, 2 e 3) corresponde a 36 horas de formao + 2 horas de superviso individual (roleplay e practice coaching). No primeiro nvel tambm realizada uma sesso de hipnoterapia, em consultrio, com cada formando. INFORMAES: mfranco@ours.pt 210.990.892

Hipnose Clnica e Hipnoterapia


A hipnose um estado psicofisiolgico induzido ou auto-induzido, caracterizado por uma ateno concentrada e sugestibilidade aumentada, caractersticas que se julga estarem associadas a um estado alterado de conscincia. utilizao deste estado para a apresentao de sugestes directas, visualizaes, aprendizagens, recondicionamentos ou outras tcnicas que contribuam para o bem-estar emocional e fsico, comearam a ser associadas as expresses "hipnose clnica" e "hipnoterapia". Em muitos casos semelhante a tcnicas de meditao, visualizao ou imagtica, a hipnoterapia ainda caracterizada por uma interactividade com o sistema de crenas e convices do indivduo e por um conjunto de tcnicas e dinmicas adaptveis sintomatologia e objectivos dos pacientes. Ensinada com uma especial ateno s componentes prticas e comunicacionais, a capacidade de induzir o estado de hipnose relativamente simples. No entanto, a preparao de um hipnoterapeuta de qualidade requer a considerao de variveis como: a identificao segura de situaes passveis de serem abordadas com a hipnoterapia; reconhecimento e confirmao das limitaes da tcnica e do terapeuta; sensibilizao responsabilidade emocional e capacidade de auto-ajuda do indivduo; ensino de uma estratgia equilibrada, eficaz e adaptada ao paciente e ao sintoma; princpios e referenciais psicoteraputicos convencionais e a sua relao ou adaptao hipnoterapia. Num ambiente e abordagem controlados e seguros, este recurso teraputico poder ser utilizado por tcnicos com preparao especfica que, conscientes das possibilidades e limitaes da abordagem e do operador (terapeuta), podero agir como facilitadores de processos profundos de mudana ou de controlo de problemas especficos. A hipnose clnica/hipnoterapia no uma tcnica mgica ou esotrica que resolve estas questes de uma forma isolada. A hipnose clnica/hipnoterapia fornece ao paciente um conjunto de tcnicas que contribuem para que este mobilize todos os seus recursos interiores, em favor da alterao de um sintoma ou controlo de uma determinada situao. Antes de recorrer hipnose clnica/hipnoterapia dever consultar o seu mdico de forma a obter um diagnstico ou despiste de causas fisiolgicas do seu sintoma.

Mrio Rui Santos


Formador e consultor nas reas de motivao e comportamento (hipnoterapeuta/ hipnocoach), comunicao e marketing. Com formao de base na rea da gesto e marketing e uma experincia de 20 anos de trabalho nas reas da comunicao e marketing, colaborou com algumas das mais prestigiadas agncias nacionais e multinacionais de comunicao e publicidade em Portugal. Diplomado pelo London College of Clinical Hypnosis na rea de Hipnose Clnica, recebendo mais tarde formao e certificao profissional complementar como Practitioner Diplomed (profissional certificado), tambm pelo LCCH. Pertence, na qualidade de "Full Member" British Society of Clinical Hypnosis (www.bsch.org.uk). Com formao especfica nas reas dos Cuidados Paliativos, Interpretao de Sonhos, Ataques de Pnico, Controlo de Peso, Controlo de Tabagismo, TLT (Time Line Therapy), EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) , ETA (Empowerment through Archetypes) e Smoking Cessation, colaborou de 2003 a 2008 como consultor e professor do LCCH em Portugal e Espanha, tendo sido ainda responsvel pelo lanamento dos cursos do LCCH no Porto, Algarve e em Espanha (Barcelona) e pelos formatos de ensino intensivo do LCCH em Portugal.

A hipnose ou a auto-hipnose poder tambm ajud-lo a olhar para o seu passado de uma forma mais tranquila, ajudando-o a observar de forma mais serena e sbia esse seu passado. Cuidado. A sociedade precisa de si, com todos e mais alguns sentimentos de culpa e ressentimentos que forem possveis. muito perigoso viver sem isto. Afaste-se deste tipo de tcnicas. Fazer aquilo que lhe faz sentido, que bom para si, para a sua sade, bem-estar e equilbrio outro dos grandes riscos desta tcnica. No se submeta a ela, voc no est preparado para fazer isso por si. Deixe que a sociedade decida por si e mantenha-se afastado deste tipo de prticas. Voc sabe tambm que nunca ser suficientemente bom, e necessrio que se sinta mal por isso e se acomode sua mediocridade. No assuma riscos desnecessrios, mais uma vez. Estas tcnicas poderiam ajud-lo a aceitar-se como e a objectivar-se em desenvolvimento, a fazer crescer o seu ser. perigoso. J existem pessoas fortes e grandiosas que cheguem. Confirme na televiso. E finalmente, no pense que estas tcnicas poderiam ajudar a tomar menos medicamentos para a ansiedade ou para a depresso. Isso o mais ignorante de todos os erros das pessoas comuns. V tomando e no pense em libertar-se dos qumicos. Para alm de errado extremamente perigoso pensar assim. O ser humano no foi feito para pensar por ele. Existem outras pessoas para o fazer. No se meta nesse papel nem ginastique essa capacidade com desnecessrios exerccios de relaxamento ou de visualizao. Isso tudo um autntico disparate. H pessoas importantes a pensarem por si e a decidir aquilo a que se deve adaptar ou no. extremamente perigoso pensar assim. Responsabilizar-se pela sua vida, felicidade ou sucesso um risco. Faz-lo com a prtica destas tcnicas poder ser fatal. Nunca faa uma sesso de hipnose, nem pratique auto-hipnose. extremamente perigoso. Nem vale a pena tentar. At porque provavelmente ningum o vai conseguir hipnotizar, nem voc a si prprio. Mas pelo sim pelo no, no se meta nessas coisas. Porque se o fizer pode perder o medo de mensagens como estas e ns no queremos que isso acontea. Este texto vai ao encontro daquilo que alguns arautos do perigo e do medo prescrevem para assustar as massas e as boas gentes de aprenderem a pensar pelas suas prprias cabeas. Enfim Felizmente, tem sido uma aco que tem corrido bem captando uma ateno positiva para este projecto de formao que o Hypnos Portugal, agora certificado com o apoio da Ours Consulting.

Forme os seus Recursos Humanos e aumente a EFICINCIA da sua Organizao!


Av. Fontes Pereira de Melo , n 30 - 9 | 1050122 Lisboa Tel. 210 990 892
Se no desejar receber mais informaes dos nossos servios, por favor envie um e-mail para geral@ours.pt com o ttulo Remover, para ser removido da nossa mailing list.

Newsletter Maro / Abril 2011

Potrebbero piacerti anche