Sei sulla pagina 1di 17

1

ORIGENS DOS POVOS


Povos antigos bblicos Histria sobre:

Os hebreus - tambm conhecido por judeus ou israelitas, o povo da Antigidade. O princpio deste povo esta em Sem, (filho de No e pai dos semitas), teve por filhos: Elam, origem dos islamitas, Assur, origem dos assrios, Arfaxade origem dos caldeus, gerou a Heber, origem dos hebreus. De Heber veio Ter, pai de Abrao. Abrao foi o principal patriarca que nasceu na cidade de Ur dos caldeus e que teria conduzido os hebreus da Mesopotmia Palestina. Depois Isaac que estendeu at Jac (tambm chamado Israel, da o nome israelita para seus descendentes). Os hebreus e os israelistas so os mesmo e acreditavam em um nico Deus. A terra dos cananeus, Cana, era a terra prometida para Abrao e os patriarcas como herana. Abrao residiu nesta terra e os hebreus viveram nela at um perodo anterior a histria de Jos, onde comeam os israelitas. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 AC, Abrao recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politesmo e viver em Cana ( atual Palestina). Isaque, filho de Abrao, tem um filho chamado Jac. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jac do origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 AC, o povo hebreu migra para o Egito e so escravizados pelos faras por aproximadamente 400 anos. A libertao do povo hebreu ocorreu por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moiss, que recebeu as tbuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, at receberem um sinal de Deus para entrarem na terra prometida, Cana. Jerusalm transformada num centro religioso pelo rei Davi. Aps o reinado de Salomo, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos: o de Israel e o de Jud. Aparece a crena da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 comea a dispora judaica com a invaso babilnica. O imperador da Babilnia, aps invadir o reino de Israel, destri o templo de Jerusalm e deporta grande parte da populao judaica.

No sculo I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalm. No sculo II, destroem a cidade de Jerusalm, provocando a segunda dispora judaica. Com estes episdios, os hebreus espalham-se pelo mundo, mantendo a cultura e a religio. Em 1948, o povo hebreu retoma o carter de unidade aps a criao do estado de Israel.

Os filisteus O povo filisteu foi um dos maiores inimigos de Israel no perodo do Antigo Testamento. A Filistia era habitada por descendentes de Cuse (irmo mais velho de Cana filho de Cam e neto de No). Cuse pai de Nironte cujo reino comeava em Babel, Ereque, Acade e Calne na terra de Sinear, Assria, Nnive e Rsen. Nironte pai de Mizraim que gerou filhos de onde formaram os filisteus.Na poca do rei Saul, os filisteus se levantaram contra Israel (ISm.17.1), e seu principal soldado era um gigante: Golias, que media trs metros de altura. Ele desafiou os israelitas, com aparncia assustadora e palavras de ameaa, causando espanto e medo (I Sm.17.11,24). O povo de Deus se impressionava pelo que via e ouvia, deixando de viver por f. Na Bblia, um dos mais proeminentes inimigos de Israel foram os filisteus. Por volta do sculo XIII chegaram Palestina sucessivas vagas de imigrantes ou invasores vindos do norte e do noroeste, das ilhas ou do lado Mediterrneo. Os historiadores costumam design-los com a expresso os Povos do Mares. Esses povos parecem ter-se fixado, sobretudo ao longo da costa. Os mais conhecidos entre eles so os filisteus, que se fixaram no sudoeste, na costa do Neguebe e Sefal (Vale de Sarom). A fundaram vrios pequenos reinos: Gaza, Asdobe, Asquelom, Gate e Ecrom (Josu 13.3). O territrio ocupado pelos filisteus era chamado de Filstia, de onde deriva o nome Palestina, que vai do sul do monte Carmelo at o sul da Palestina na direo do Egito. Belicosos, eram guerreiros valentes e perigosos. No deve ter sido por acaso que o seu nome foi dado a toda regio conhecida posteriormente por Palestina, isto , terra dos filisteus. A rea habitada pelos filisteus foi a plancie litornea do Mediterrneo, e a dificuldade de acesso a essa regio, exceto durante o reinado de Salomo evitou que Israel desenvolvesse comrcio martimo. Uma das primeiras rotas militares e comerciais primeiramente chamadas o "Caminho de Hrus" e mais tarde, a "Via Mris" (O Caminho do Mar), atravessava o territrio deles. Embora o rei Davi tivesse conseguido colocar o territrio filisteu sob o controle tributrio dos israelitas (2 Sm 8.11-12; 1 Rs 4.24) e os filisteus tivessem sido obrigados a pagar o tributo nos dias de Josaf (873- 848 a .C.; 2 Cr 17.11), conflitos de fronteiras ainda continuaram a acontecer entre os filisteus e israelitas, como no tempo de Acaz (731- 715 a .C.: 2 Cr 28.18).

Procedentes dos Casluim, filho de Mizraim (Egito), entre os antigos povos da Palestina, os filisteus foram talvez os que maior influncia exerceram sobre os descendentes de Jac. Praticamente tudo o que se sabe sobre os filisteus, se baseiam nas Escrituras e em parte nas inscries egpcias. Sanso lutou contra eles e antes dele Sangar (Juzes 3.31). No final do perodo dos juzes, os filisteus venceram os israelitas, matando Hofini e Finias, filhos do sacerdote Eli, que tambm morreu ao saber da notcia da morte dos filhos e da tomada da Arca da Aliana pelos filisteus (I Samuel 4). J Natas, filho do rei Saul, venceu uma guarnio filistia entre Micms e Geba (I Samuel 14). Quando Davi foi proclamado rei sobre todo Israel, desfechou pesado golpe contra os filisteus, expulsando-os da regio montanhosas e pondo fim ao seu domnio sobre Israel (2 Samuel 5). Depois da morte de Davi, os filisteus voltaram a atacar Israel conforme relatos bblicos (I Reis 15.27; 16.15). No reinado de Josaf alguns dos filisteus traziam presentes a Josaf, e prata como tributos (2 Crnicas 17.11). A ltima referncia bblica aos filisteus e suas cidades se encontra no livro do profeta Zacarias, que traz uma mensagem de juzo aos filisteus: os Asquelom o ver e temer; tambm Gaza e ter grande dor; igualmente Ecrom, porque a sua esperana seria iludida; o rei de Gaza perecer, e Asquelom no ser habitada (Zacarias 9.5).

Os cananeus descendente de Cana, (filho de Cam, neto de No). so descritos pela Bblia como grandes e poderosos, compunham 7 naes distintas e numerosas (os heteus, gergeseus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e os jebuseus) , aplica-se aos habitantes da plancie de Esdraelon e plancies em volta. Idlatras, supersticiosos, profanos e inquos, no eram de Deus. Cana pai de Sidon que gerou os: os jebuseus, amorreus, girgaseus, heveus, arqiseus, sineus, arvadeus, zemareu, hamateu, queneus, queneseus, cadnomeus, heteus, ferezeus, gergeseus e outros eus. No se embriagou e seu filho Cam viu sua nudez ento quando voltou a sobriedade No sabendo disso amaldioou Cam e toda a gerao de Cana seu neto filho de Cam. Por isso todo povo EUS. A terra dos cananeus, Cana, era a terra prometida para Abrao e os patriarcas como herana. Abrao residiu nesta terra e os hebreus viveram nela at um perodo anterior a histria de Jos. A fome ento retra-os de Cana e os traz para o Egito. O povo hebreu foge do Egito no episdio conhecido como "xodo" e vaga novamente para a terra que Deus prometeu, Cana, primeiro na liderana de Moiss e depois na de Josu, seu sucessor, que guiou os israelitas atravs do rio Jordo para conquistar e ocupar finalmente esta terra dividindo-a entre as tribos. Cana chamada na Bblia de: a terra, terra de Deus, terra de Cana, terra de Israel, terra de Jud, terra dos Hebreus, terra da promisso, terra de Emanuel, terra aprazvel, terra boa, terra gloriosa e Palestina. O "quadro das naes" em Gnesis 10:19 mostra que os limites cananeus se estendiam de Sidon para Gaza na costa Leste do Mediterrneo e interior para o vale do rio Jordo.

Os amorreus - tribo que habitava ao oeste do Mar Morto que conquistou o territrio a leste do Jordo, afastando os amonitas. A terra que Deus prometeu a Abrao e seus descendentes era conhecida na antiguidade como terra dos amorreus, situada no lado ocidental do mar Morto: Assim, Israel habitou na terra dos amorreus (Num 21.31). Aparecem em vrias cidades: em Hebron, em Siquim, em Gileade e Basa e nas imediaes do monte Hermom. Segundo os pesquisadores, o significado da palavra AMORREU uma transliterao do babilnico AMARRU (singular e plural), de origem caldaica. Sendo assim, os amorreus teriam estendido seu domnio at a Babilnia e tambm em toda a Arbia, Palestina, Sinai e norte da Palestina. Em 1887 foram descobertas umas tabuinhas de argila em Tel El Amarna (hoje Et-Tell), no Egito, uma cidade fundada, segundo a cronologia de Maneto, em 1370 a.C. por Amenfis IV (Akhenaton) para ser sua capital, a qual deu o nome de Akhetaton, tendo este fara reinado de 1387 a 1366 a.C. Logo aps sua morte, esta cidade foi abandonada e se transformou em uma runa soterrada. As tabuinhas escritas em cuneiforme acadiano, a linguagem diplomtica internacional naquela poca, eram parte dos arquivos reais, cartas dirigidas pelos reis e governadores dos pases vassalos da Sria e da Palestina ao fara. Em uma dessas cartas os faras chegaram a reconhecer todo o Oriente como terra dos Amarrus.

Os ferezeus - Descendentes de Cana, filho de Cam, que aparecem comumente ligados aos cananeus. Espalharam-se por toda a terra de Cana. Na contenda que tiveram os pastores de Abrao com os pastores de L, eles j se encontravam em parceria com os cananeus (Genesis 13.7). Josu se defrontou com eles nas abas do monte Carmelo (Josu 17.15) e tambm nos territrios ocupados por Jud (Juzes 1.4-5). Na poca dos Juzes (sculo XII-XI a.C.) compunham com os canaanitas um

imenso exrcito, parece que tambm uma fortaleza, Bezeq e um mesmo lder senhorial, Adoni Bezeq (Jz 1.4-5). Encontramos resqucios deles ainda no reinado de Salomo, fazendo parte da mo-de-obra escrava. Quanto a todo o povo que restou dos amorreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuseus, e que no eram dos filhos de Israel, e seus filhos, que restaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel no puderam destruir totalmente, a esses fez Salomo trabalhadores forados at hoje. (I Reis 9.20).

Os Jebuseus - Descendentes de Jebus, filho de Cana, os quais colonizaram a regio em volta de Jerusalm (Genesis 10.16). No se sabe se foram eles os primitivos habitantes ou se substituram outro povo mais antigo. A primeira referncia aos jebuseus foi feita pelos espias, 40 anos antes dos israelitas entrarem na terra prometida. Quando averiguaram a terra, encontraram l os amalequitas que habitavam a terra de Neguebe; os heteus, jebuseus e amorreus habitavam na montanha do sul; os cananeus habitavam ao p do mar e pela ribeira do Jordo (Josu 13.29). Eles constituam uma forte e vigorosa tribo, sendo prova disso o fato de conservarem seu poder na forte cidadela de Jebus at ao tempo de Davi (2 Samuel 5.6). O seu rei Adoni-Zedoque foi morto na batalha de Bete-Horom (Josu 10.1,5, 26). A prpria fortaleza de Jebus foi saqueada pelos homens de Jud (1 Crnicas 11.5). Todavia, estes contnuos desastres no puderam p-los fora de seu territrio, visto como os achamos numa poca posterior habitando ainda as terras de Jud e Benjamim (Josu 15.8,63/Esdras 9.1). A submisso de Arana (rei dos jebuseus) a Davi, apresenta-nos um quadro caracterstico da vida dos cananeus e tambm dos israelitas (2Sm 24.23); 1Cr 21.15). Nada se sabe a respeito da religio dos jebuseus. Somente dois membros dessa tribo so mencionados pelo nome: Adoni-Zedeque e Arana.

Os heveus grupos dispersos do poderoso reino do Norte que tinha sua capital em Carquemis, ocupavam a regio do Lbano.

Heveus vem do hebraico Kjavva que significa aldeo, lugar estimulante, adoradores de serpentes e mentira. Representam: -Perverso: ao ou efeito de perverter, tornar-se perverso, cruel, depravado, corrupto, de m ndole e malvado. -Falsificao: imitar ou adulterar com fraude (com inteno de enganar). De acordo com Dt 7: 2; a 6 nao que precisamos vencer e expulsar so os Heveus. O Primeiro Heveu que vemos na Bblia est em Gn 34 1 - 31 que conta a histria da violao de Din, filha de Jac. Din em hebraico significa Justia, entendemos que os Heveus so aqueles que violam a justia de Deus. O Heveu Siqum e seu pai concordaram se circuncidar e todo o seu povo fazendo assim uma aliana com Jac para poder desposar Din. A circunciso (ato de cortar o prepcio) era uma cerimnia religiosa, uma aliana de Deus com seu povo, simbolizava o pacto que Deus fez com Abrao registrado em Gn 17: 9 - 14 que ele seria pai de muitas naes e que reis procederiam dele. A circunciso era a parte humana deste pacto. Quando um estrangeiro se circuncidava era porque cria e queria fazer parte deste pacto ou promessa, porm, no caso de Siqum e Hamor, eles apenas falsificaram, Fizera de conta, pois Deus no era o Deus deles, o acordo conforme a Bblia foi social e comercial. Outro episdio com Heveus aconteceu em Js 9: 3, 4 onde se conta que Josu foi enganado, iludido, defraudado pelos Gibeonitas Heveus. Eles foram capazes de se infiltrar em Israel e usar fingimento e engano para no serem destrudos. Os Heveus sempre buscam alianas com o povo de Deus. De igual maneira o Diabo sempre vai tentar neste monte fazer alianas com as pessoas, enganando-as, contaminado para perverter. Toda e qualquer forma de Arte e Entretenimento deve ser restaurado e devemos andar nos caminhos e planos do Senhor; pois o trabalho dos Heveus falsificar, corromper e distorcer. O principado desta montanha da Celebrao Jezabel, seu nome associado com seduo e luxria, seduo a interpretao errada do romance e luxria do amor. Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidnios e foi casada com o Rei Acabe, rei de Israel. Foi ela que introduziu o culto a Baal em Israel e com isso trouxe tambm muitas abominaes. Ela no era somente a esposa do Rei, Acabe permitiu que Jezabel tomasse parte no governo de Israel. Sua marca era a perseguio contra os profetas do Senhor (1Rs 18:13; 2Rs 9:7). Planejou a morte de Elias, assassinou Nabote. Foi a mais perversa rainha de Israel, a mais inteligente e notvel tambm. Seu nome citado em Ap 2: 20, porm, no a Jezabel que viveu nos dias de Elias, um poder, uma face de Satans. importante no tolerar as obras de Jezabel. Para derrotarmos a fortaleza dos Heveus, Jezabel, para isso necessitamos de um discernimento aguado afim de no cair debaixo de seu engano sutil.

OS HETEUSPor 47 vezes a Bblia fala "dos heteus". habitavam a antiga Cana quando Abrao entrou na terra (Gn 15.20). Eles foram considerados significativos o suficiente para comprar carros e cavalos de Salomo (1 Rs 10.29). E mantiveram um exrcito poderoso que o rei de Israel alugou-os para lutar e expulsar os arameus (2 Rs 7.6-7). Hete foi o segundo filho de Cana, filho de Cam, deles descendem os heteus; em algumas obras de arqueologia, esses povos como heteus e hititas. Foi dos filhos de Hete que o patriarca Abrao comprou a caverna de Macpela (Gn 23.10). Esa, irmo de Jac, casou-se com duas mulheres hetias (Gn 26.34-35). Durante a peregrinao dos hebreus, quando Moiss enviou os doze espias para o reconhecimento da terra que haviam de ocupar, os heteus so citados entre outros povos presentes nas montanhas do sul da Palestina (Nm 13.29); tambm fizeram parte de uma aliana contra os hebreus a leste de Jerusalm (Josu 9:1-2). Davi possua um oficial heteu em seu exrcito, marido de Bate-Seba (2 Samuel 11.13). Quando da volta do cativeiro, nos dias de Esdras, os israelitas encontram os heteus na Palestina e casam-se com suas filhas, cometendo abominao contra o Senhor (Esdras 9:1-2). Todavia, a despeito da proeminncia dos heteus no texto bblico, h apenas 100 anos os crticos eruditos duvidavam que eles tivessem existido. At ento nenhuma evidncia de tal povo havia sido encontrado. Eles eram simplesmente parte da histria religiosa da Bblia. No entanto em 1876, o erudito britnico A. H. Sayce suspeitou de uma inscrio no decifrada esculpida nas rochas da Turquia e Sria, pudessem ser uma evidncia dos at ento desconhecidos heteus. Ento tabletes de argila foram descobertos nas runas de uma cidade antiga na Turquia, chamada Boghaz-Keui. O povo local estava vendendo estes tabletes e alguns caram nas mos de peritos. Isso permitiu que um perito alemo em texto cuneiforme, Hugo Winckler, fosse ao stio e escavasse. Ali ele descobriu cinco templos, uma cidade fortificada e muitas esculturas monumentais. Em um armazm incendiado ele tambm encontrou mais de 10 mil tabletes. Logo que eles foram finalmente decifrados, foi anunciado ao mundo que os heteus haviam sido encontrados. Boghaz-Keui havia sido de fato a antiga capital do Imprio Heteu (conhecida como Harrusha). Outras surpresas se seguiram, tal como a revelao de que a lngua hetia estava associada com as nguas indo-europia (das quais o ingles faz parte), e que a forma de seus cdigos de lei eram muito teis para a compreenso daqueles descritos na bblia.

Os moabitas - so descendentes de L, sobrinho de Abrao com sua filha primognita. Estabeleceram-se na Transjordnia, territrio entre o Mar Morto e o deserto da Arbia, anteriormente ocupada pelos emins, conhecidos tambm como refains ou enaquins (Deuteronmio 21.10-11). Muitas vezes faziam incurses predatria em Israel; os bandos costumavam invadir a terra e entrada do ano (2 Reis 13.20). Combatidos por Juzes e por Saul, foram definitivamente vencidos por Davi. Tinham religio politesta e um regime monrquico. Seus deuses principais eram Quemos, Atar e Baal-Peor. Inscries encontradas coincidem com os da Bblia e mostram que Quemos era o deus de Moabe. O primitivo territrio de Moabe parece ter sido dividido em trs: 1- Terra de Moabe - ondulado pas ao norte de Arnom, em frente a Jeric, chegando a Gilead pelo lado norte. Antes de os israelitas conquistarem Cana, tinha sido essa terra tomada pelos amorreus; e depois da conquista foi cedida as tribos de Ruben e Gade, sendo recuperada, quando caiu o reino das dez tribos frente aos moabitas. Por essa causa as suas cidades so nomeadas pelos profetas como pertencentes a Moab. 2- Campo de Moabe - plancie alta e acidentada estende-se pelas montanhas que dominam o mar morto ao ocidente, at a Arabia ao oriente; e desde a profunda abertura do Arnom ao norte at o pas de Edom ao sul. Os israelitas foram expressamente proibidos de entrar neste "campo", e por essa razo eles passaram pelo deserto de Moabe ao oriente (Gn 36.35; Dt 2.8; 1Cr 1.46). 3- Campinas de Moabe - a seca e tropical regio do Arab, ao norte do Jordo, ali se encontram os stios de vrias cidades, sendo bons para o cultivo. Tinha duas cidades principais: Ar de Moabe e Quir, cidades-estado fortificadas. Na maior parte da sua vida histrica foram os moabitas decididos inimigos de Israel.

Os amonitas - assim como os moabitas descendem de Amon, eles so fruto do relacionamento incestuoso de L com sua filha mais nova (Gnesis 19.38). Era uma tribo aramaica estabelecida perto

do curso superior do rio Jaboque, alm do lago de Tiberades, num territrio que pertencia antes aos refaitas, chamados tambm de zamzumins (Deuteronmio 2.20). Tinham regime monrquico. A capital do reino era Rabat-Amon, hoje Am, capital da Jordnia. Na poca dos juzes tiveram muitos conflitos com Israel (Juzes 3.13; 10.7,9, 17; 11.4,32). Mais tarde foram derrotados por Saul e dominados por Davi (2 Samuel 10.14). Adoravam como deus Moloque, esttua de bronze oca por dentro, e tambm a Milcom (I Reis 11.5,7). Nos braos estendidos e incandescentes de Moloque, eram ofertados as vtimas humanas, principalmente crianas. As Escrituras registram muitos episdios em que o povo de Deus se envolveu com os amonitas, sendo o mais expressivo a devoo de Salomo a essa divindade a ponto de mandar construir vrios altares a Moloque em Jerusalm (1 Reis 11.1-8).

Os girgaseus ou Gergeseus - tribos que ocupavam a terra de Cana. O territrio dos girgaseus ficava ao ocidente do rio Jordo. Eram conhecidos na antiguidade pelo seu profundo rancor para com os outros povos. Dados bblicos nos informam que este povo resistiu terrivelmente a Josu e suas tropas na conquista de Cana, entretanto foram vencidos pelo exrcito de Israel (Deuteronmio 7.1; Josu 3.10). TEXTO CHAVE: Dt 7 : 1 e 2 Quando o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lanado muitas naes de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete naes mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirs; no fars com elas aliana, nem ters piedade delas. Quando falamos em Governo e Poltica o que vem a nossa mente corrupo, engano, roubo, desvios de verbas e como conseqncia a pobreza, a falta de uma educao apropriada para os nossos filhos, etc. O que falar da sade de nosso pas em todos os nveis de governo? um descaso total. Governo no sentido original da palavra significa: 1) direo, controle, domnio, regulamentao e restrio, 2) Administrao pblica e 3) Sistema Poltico de um pas. Existem vrias esferas de governo, o governo interno e o governo externo. importante registrar que todo governo comea internamente no corao do homem com sua capacidade de governar a conscincia, vontade, motivos pensamentos, idias, convices, atitudes, desejos e carter. A maneira como um homem governa internamente a si mesmo, afeta suas aes externas, discursos, conduta, etc (Pv 16:32 Melhor o longnimo do que o heri da guerra, e o que domina o seu esprito, do que o que toma uma cidade).

10

De acordo com Dt 7: 1 e 2, a segunda nao inimiga mencionada o Girgaseus que significa vivendo no barro e representa ser motivado por desejos e ambies terre nas. Em essncia significa a corrupo trazida pela soberba da vida (I Jo 2:16 Porque tudo que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no procede do Pai, mas procede do mundo). A definio de corrupo : deficincia de integridade, virtude ou moralidade. Atualmente isso que dita as normas na poltica e no governo. Este monte o mais importante de todos porque dele que se estabelece as leis, os decretos que afetam todos os outros montes. O Principado governante neste monte o prprio Lcifer em pessoa, entrincheirado como um prncipe, um anticristo que tem operado e tenta mudar e promover leis, pactos e acordos que contribuam para o seu plano de tomar o lugar de Deus, enganar e destruir o povo de Deus.

Os perizeus - Este povo no tem origem em camita, primeiramente por no constar o seu nome na lista dos filhos de Cam em Gnesis 10.15-20, e tambm por no ter o costume de murar as suas cidades, uma vez que sua ocupao era a agricultura. No tinham a guerra como uma de suas principais atividades. Ao tempo de Abrao estavam eles entre os cananeus da regio d Betel (Gn 13.7). Nos dias de Jac havia um grupo ou colonia deste povo nas proximidades de Siqum (Gn 34.30). Este povo logo aps a morte de Josu travaram batalhou contra Ju e Simeo nas montanhas do sul (Jz 1.1-5).

Os refains - Tambm conhecidos como anaquins e emins (Js 11.21 e Dt 2.10-11). Parecem no possuir qualquer parentesco com os cananeus. Habitavam algumas regies de ambos os lado do Jordo e de Hebrom. Pertencendo a uma raa aborgene de gigantes (Dt 2.10). A leste do Mar da Galilia, na regio de

11

Bas, os israelitas, ainda sob o comando de Moiss, derrotou Ogue, o rei de Bas que era um remanescente dos gigantes, cuja cama de ferro media nove cvados de cumprimento e quatro de largura (Dt 3.11), ou seja, aproximadamente 4m por 1,80m. "Os Emeus, Caftoreus, Aveus, Zamzumeus, pensa-se que habitavam a leste do mar da Galilia, embora nada se saiba ao certo sobre eles. RELIGIO DOS HABITANTES DE CANA

As Escrituras nos informam muita coisa a respeito da religio dos cananeus. Enquanto a divindade principal para os cananeus era Baal, filho de El, para os filisteus era Dagom. Havia entre os cananeus muitas manifestaes locais de Baal com deus da fertilidade, deus da tempestade etc. Tanto Baal quanto Dagom tinham um templo em Ugarite. Atar era a divindade que substita Baal, quando este resolvia excursionar no submundo dos espritos. Atar era filha de Aterate com El. Havia muitas deusas, como Anate, Aser e Astarote, deusas do sexo, da fertilidade e da guerra. Anate era invocada para uma boa colheita (deusa da agricultura). Os deuses Shahru (estrela matutina) e Yarbu (deus da lua), bem como Resebe, deus da pestilncia e da morte, tambm adorado em Cana. Os cananeus tinham como prtica religiosa comum o sacrifcio de crianas. Em escavaes feitas pelo arquelogo Macalister em Gezer, 1904-1909, foram encontradas runas de um Lugar Alto, que tinha sido um templo, no qual ocorria adorao a Baal e Astarote. Sob os detritos, neste local, foi encontrada uma grande quantidade de jarros contendo despojos de crianas recm-nascidas, que haviam sido sacrificadas a Baal. A rea inteira se revelou um cemitrio de crianas. Em Megido, Jeric e Gezer as escavaes revelaram que era comum o sacrifcio dos alicerces: quando iam construir uma casa, sacrificava-se uma criana, cujo corpo era colocado num alicerce, a fim de trazer felicidade para o resto da famlia.

12

Fonte: http://is.gd/c1sXu

Estes povos ocuparam diferentes lugares em diferentes pocas. Fonte:http://www.vivos.com.br/287.htm

Os Persas, importante povo da antiguidade oriental, ocuparam a regio da Prsia (atual Ir). Este povo dedicou-se muito ao comrcio, fazendo desta atividade sua principal fonte econmica. A poltica era toda dominada e feita pelo imperador, soberano absoluto que mandava em tudo e em todos. O rei era considerado um deus, desta forma, o poder era de direito divino. Ciro, o grande, foi o mais importante imperador dos medos e persas. Durante seu governo ( 560 a.C - 529 a.C ), os persas conquistaram vrios territrios, quase sempre atravs de guerras. Em 539 a.C, conquistou a Babilnia, levando o imprio de Helesponto at as fronteiras da ndia. A religio persa era dualista e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdesmo, criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o profeta e lder espiritual criador da religio.

Os Fencios - civilizao desenvolvida na Fencia, territrio do atual Lbano. No aspecto econmico, este povo dedicou-se e obteve muito sucesso no comrcio martimo. Mantinha contatos comerciais

13

com vrios povos da regio do Oriente. As cidades fencias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon. A religio era politesta e antropomrfica, sendo que cada cidade possua seu deus (baal = senhor). Acreditavam que atravs do sacrifcio de animais e de seres humanos podiam diminuir a ira dos deuses. Por isso, praticavam esses rituais com certa freqncia, principalmente antes de momentos importantes.

BIBLIOGRAFIA.
http://mimiseven.blogspot.com.br/2010/04/povos-antigos-biblicos.html

14

A genealogia de Jesus Cristo em um nvel mais profundo 26.03.2012 Por Kadu Santoro em 23/03/2012 Muitas pessoas j tiveram contato atravs da leitura ou pelo menos j ouviram falar nas genealogias de Jesus Cristo apresentadas na Bblia nos dois Evangelhos sinticos, Mateus e Lucas. Infelizmente pouqussimas pessoas se aprofundam nessas passagens encontradas nos dois Evangelhos, chegando a ponto de pularem esses versculos em suas leituras, exceto, alguns exegetas bblicos e acadmicos de teologia, mesmo assim, a maioria ainda segue uma linha ortodoxa e tendenciosa em suas investigaes, no permitindo assim, uma leitura mais imparcial e libertadora de dogmas prconcebidos. A genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus (Mt.1.1-17) apresenta quarenta e dois antepassados divididos em trs mdulos de catorze geraes cada: de Abrao a Davi, em seguida at o cativeiro babilnico, chegando por ltimo em Jos, marido de Maria, me de Jesus. Em Lucas (Lc.3.23-38), esta genealogia diferente, so descritos cinquenta e quatro antepassados, sendo que a partir de Davi, a lista segue por Natan e no por Salomo como est em Mateus. Segundo a interpretao conservadora da igreja, a diferena entre essas duas genealogias encontra-se no objetivo de cada autor. No caso de Mateus, a inteno seria apresentar Jesus como o Messias Rei da linhagem de Davi, que veio para libertar o povo eleito do julgo da escravido. Em Lucas, a preocupao do autor encontra-se em apresentar Jesus como o Salvador Universal (Ster), que tem sua linhagem desde Ado, ou seja, Jesus seria um segundo Ado, que veio para resgatar a humanidade da queda ocorrida no den. Analisando a interpretao tradicional da igreja, percebemos que a preocupao com a transmisso da mensagem dos autores dos Evangelhos, encontra-se atrelada aos acontecimentos de ordem histrico-salvfica coletiva, e no num mbito mais transcendente e individual, que na realidade, como tudo indica, seria mais provvel. Tanto , que para os prprios Judeus, Essa idia de Jesus como Messias Rei, totalmente absurda, pois em sua historicidade e trajetria, no se enquadra em nenhum requisito para ocupar tal posio na histria do povo escolhido. A partir de agora apresentarei algumas questes de aprofundamento sobre o tema, buscando com isso, despertarmos para uma reflexo mais profunda e refinada a respeito da genealogia de Jesus, livre das amarras dogmticas e fundamentalistas. Levando em considerao os propsitos teolgicos das genealogias de Jesus, comeo com algumas perguntas polmicas: Qual seria o sentido transcendente (mais profundo e oculto) para tais descries detalhadas? E o significado dos nmeros em ordens harmnicas e nomes citados? Poderia haver uma relao entre ambos, sabendo que cada nome originariamente em aramaico (lngua derivada do hebraico) possua um sentido particular (inclusive mais de um sentido de acordo com a gematria numrica)? Essas so apenas algumas das vrias perguntas que o texto nos leva a refletir e consequentemente buscar pistas para a soluo das questes levantadas. Como falamos acima, so muitas as dificuldades encontradas nas duas genealogias, cuja soluo nos leva a algumas observaes interessantes feitas por grandes telogos, pesquisadores e estudiosos heterodoxos.

15

Segundo o Abade e Filsofo Perenista Stephane(01), afirma o seguinte: "Pode-se afirmar que Mateus apresenta a genealogia "legal" e Lucas a genealogia "natural". Sendo a primeira referente a Jos a segunda a Maria. Embora aparentemente se refiram ambas a Jos, no se deve esquecer que Jos e Maria seriam primos, e com certas consideraes levando em conta que entre os nomes citados Heli, Heliakim e Joaquim (pai de Maria), seriam sinnimos. Ambas as genealogias tem Davi como ponto de referncia comum por uma srie diferente de nomes, o que confirmaria a proposio de uma genealogia legal e outra natural. Assim os evangelistas dariam a genealogia de Jesus sob dois aspectos diferentes, apresentando-o como herdeiro de Davi no somente legal, mas natural. Mas do ponto de vista teolgico as duas exprimem a sua maneira o dogma das duas naturezas do Cristo: a natureza divina e a natureza humana, unidas na Pessoa do Verbo. A genealogia legal corresponde natureza divina posto que parte de Abrao, pai do Povo eleito, e se situa por consequncia na ordem da Graa. Enquanto isso a genealogia natural remonta a Ado e se situa na ordem natural." Para o hermeneuta Roberto Pla(02), "O "filho" da promessa de Davi, o fruto de seu seio de varo, foi com efeito, por descendncia manifesta da dinastia davdica, Jesus, o Cristo, manifesto e oculto ao mesmo tempo, mas Jesus se cuida de que fique consignado no evangelho que o nascido do cu, o Cristo oculto, o Filho do homem eterno, pr-existente, que se senta direita do Pai, nomeado por Davi no como "filho", seno como "seu Senhor". Confirma Jesus com esta pontualizao sua presena em Davi, sua identidade essencial com o ungido, tal como havia confirmado sua presena em Abrao e antes de Abrao: "Antes que Abrao existira, Eu Sou". Sem dvida, antes que Abrao existira e tambm em tempos de Davi, a Palavra j se havia feito carne e havia disposto sua morada entre ns." Para Antnio Orbe(03), "nos primeiros sculos em torno da apario do Logos, alguns escritos descrevem o mistrio desde a vertente do Logos como "assimilao, apropriao, assuno, vestio". O Filho de Deus "assume" substncias ou elementos de natureza variada para salvar por seu meio aos homens. O acento sobre a "apropriao" - pelo Logos - do esprito, alma e corpo (carne) peculiares ao homem. Segundo as substncias assumidas pelo Filho de Deus, conviria distinguir trs aspectos fundamentais: a) "espiritualizao", ou assuno do pneuma; b) "animao", apropriao da alma (racional); c) "encarnao", assimilao da carne (sarx). Os trs aspectos tm sua importncia. E talvez, conforme soteriologia gnstica, decrescem em ordem de dignidade. Mais importa para os heterodoxos a "espiritualizao" do Logos que sua "animao", e mais esta ltima que sua "encarnao". O interesse dos mistrios se mede conforme a sua vinculao salvao, de um lado, e dignidade da salvao a que se ordenam, por outro. Se, gnosticamente falando importa, sobretudo, a salvao dos indivduos "espirituais", o primeiro na apario do Logos entre os homens ser sua "espiritualizao" (=assuno do pneuma). A "animao" (= apropriao da alma racional) vir depois. E somente por ltimo lugar se deixar sentir a estrita "encarnao" (= "vestio" do corpo). Dentro da perspectiva heterodoxa, a "encarnao" forma parte do mistrio global da assuno pelo Logos das substncias (= gneros) humanas. Como apropriao da natureza ntima do homem, a estrita "encarnao" no somente se subordina "animao" e "espiritualizao", mas - para alguns gnsticos - resulta inteiramente secundria e cede posto "encarnao sui generis" necessria e suficiente para salvar a rigorosa "animao" e "espiritualizao" do Filho de Deus entre os homens. Se o Logos pudesse "salvar" a "alma" (resp. linhagem racional humana) e o "pneuma" (resp. linhagem espiritual humana) sem aparecer (sensivelmente) e viver (e morrer) entre os homens, sobraria o mistrio da "encarnao".

16

Mas na atual ordem de coisas no lhe bastam simplesmente, as duas essncias salvveis (pneuma e alma racional). Alm de assumir as primcias das duas igrejas chamadas salvao, o Logos deve aparecer entre os homens, anunciar-lhes sua doutrina, morrer nas mos deles. Para tal fim a "encarnao" ou parusia entre os homens carnais." Talvez as respostas mais profundas e arquetpicas sobre a questo das genealogias de Jesus, pode ser encontrada na tradio Hermtica Crist, que analisa o fato atravs do simbolismo da espiral histrica, bem nos moldes da teologia egpcia que revelada atravs das setenta e oito cartas do Tar (22 cartas dos Arcanos Maiores, que tem uma estreita relao com as 22 letras do alfabeto Hebraico, e 56 cartas dos Arcanos Menores, que expressam os resultados e as formas das idias, contidos no primeiro conjunto). Vale a pena lembrar que a histria de Jesus muito semelhante em sua narrativa a de Hrus (filho do sol) e Osris, alm do mais, sabemos que os Evangelhos foram reunidos pelo Bispo Atansio em Alexandria, no Egito, o principal bero intelectual e filosfico da poca. Confira a anlise segundo o hermetismo cristo: "Outro exemplo do simbolismo da espiral, enquanto arcano do crescimento, a preparao da vinda de Cristo na histria. O Evangelho segundo Mateus faz dela uma espcie de genealogia de Jesus, resumida numa nica frase: "De Abrao at Davi?, quatorze geraes; de Davi? at o exlio na Babilnia, catorze geraes; e do exlio na Babilnia at Cristo, quatorze geraes (Mt 1,17). Eis a a espiral da histria da preparao da vinda de Cristo, espiral de trs crculos ou "passos", cada um de catorze geraes. O primeiro crculo ou "passo" da espiral aquele no qual a trplice impresso dos patriarcas Abrao, Isaac e Jac - impresso do alto, correspondente ao sacramento do batismo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo - tornou possvel a revelao e a aliana do monte Sinai e chegou ao estado em que a Lei se tornou alma numa pessoa humana, a de Davi? Porque foi em Davi? Que os mandamentos e as ordenaes da Lei revelada "com troves, relmpagos e uma espessa nuvem sobre a montanha... ao povo amedrontado", se interiorizaram ao ponto de se tornarem amor e conscincia, coisas do corao atrado pela verdade e beleza deles. Em Davi? a Lei se tornou alma: por isso, tambm as suas transgresses deram lugar, na alma, a uma fora nova, a penitncia interior. O primeiro "passo" da espiral, as catorze geraes de Abrao at Davi?, corresponde, pois, ao processo de interiorizao, que se verificou desde o sacramento do batismo (os trs patriarcas), passando pelo sacramento da confirmao (a Aliana no deserto do Sinai), at o sacramento da penitncia. O segundo crculo ou "passo" da espiral, as catorze geraes de Davi? at a deportao para Babilnia, a escola de Davi?, a escola da penitncia interior, a qual alcanou seu fim exterior, a expiao, a deportao para Babilnia. O terceiro crculo ou "passo" da espiral, as catorze geraes da deportao em Babilnia at Cristo, corresponde ao que se passa espiritualmente entre o ltimo ato do sacramento da penitncia - a absolvio - e o sacramento da Sagrada Comunho ou Eucaristia, o da presena e recepo de Cristo." Atravs deste pequeno estudo percebemos o quanto profundo e complexo fazer uma anlise das genealogias de Jesus Cristo, montrando-nos que elas no esto ali pelo simples fato de estar relatando uma historicidade, ou apenas como uma recordao bibliogrfica do Antigo Testamento e suas origens na forma de promessa e cumprimento. Sua complexidade vai muito alm, transcende toda sistemtica teolgica tradicional, nos leva a um estgio mais elevado, revelando-nos que toda a trajetria ao mesmo tempo individual e coletiva, ou seja, a elevao a um estado de conscincia

17

superior (iluminao), fruto da experincia individual ao longo desta jornada histrica, e a manifestao dessa realizao acontece e reconhecida coletivamente, visto que preciso que todos os seres humanos despertem primeiro, pois seno, no ser possvel reconhecer a Glria de Deus. Notas: 01 - ABADE STEPHANE. Nada publicou em vida embora muito tenha escrito e refletido, tendo por base, a partir de um certo momento sua profunda leitura de Ren Gunon. Graas a Jean Borella e Franois Chenique, foram publicados dois volumes de coletneas de seus ensaios, "Introduction l'sotrisme chrtien" - Dervy-Livres, onde se pode admirar sua apropriao do pensamento de Gunon em termos cristos. 02 - ROBERTO PLA. Pensador tradicionalista com trabalhos de grande profundida como sua traduo do Tratado da Unidade, atribudo a Ibn Arabi ou a sua escola, e a notvel exegese do Evangelho de Tom que utilizamos em nossa seo "Biblioteca de Nag Hammadi". A beleza da hermenutica praticada por Roberto Pla, deste evangelho, est na abordagem tradicional de se valer do Novo Testamento ele mesmo, como "chave" para "re-velar" o Cristo e seu ensinamento. 03 - ANTONIO ORBE um dos mais conceituados estudiosos do gnosticismo dentro da Igreja Catlica, tendo se notabilizado por seus "Estudos Valentinianos", hoje em dia difceis de se encontrar. Suas obras servem de referncia a todos aqueles que desejam se aprofundar de modo srio na tradio dos gnsticos e da prpria tradio crist dos primeiros sculos do cristianismo. Bibliografia: Cristologia gnostica: Introduccion a la soteriologia de los siglos II y III (Biblioteca de autores cristianos; 384-385 : 2, Autores contemporaneos) (Spanish Edition) Abb Henri Stphane, Introduction l'sotrisme chrtien II ; De l'sotrisme chrtien , Edition Dervy. http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=Genealogia%20de%20Jesus%20Cristo http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarot *Kadu Santoro designer grfico, telogo, professor e pesquisador, residente na cidade do Rio de Janeiro, responsvel pela publicao do Jornal Despertar, um informativo teolgico e filosfico e do blog www.jornaldespertar.blogspot.com

Potrebbero piacerti anche