Sei sulla pagina 1di 33

Diretoria de Portos e Costas

1 (1,0 PONTO)

De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta: I) Tosamento a curvatura que apresenta a cinta de um navio quando projetada sobre um plano vertical longitudinal; ele determina a configurao do convs principal e do limite superior do costado. II) Comprimento de arqueao a distncia medida, paralelamente linha-dgua projetada, entre os pontos mais salientes da roda de proa e do cadaste, nas partes imersas ou emersas; o gurups, se existe, ou o leme, se eventualmente se estende para r da popa, ou peas semelhantes, no so, geralmente, considerados. III) Alquebramento a curvatura da quilha, quando apresenta a convexidade para cima. Em geral ocorre como uma deformao permanente causada por fraqueza estrutural ou por avaria. IV) Pontal a distncia vertical, medida sobre o plano diametral e a meia-nau, entre a linha reta do vau do convs principal e a linha da base moldada. V) Comprimento de roda a roda a distncia entre as intersees do convs principal com a face de vante da roda de proa e com a face de r do cadaste, ou com o eixo do leme, se o navio no tiver cadaste bem definido.

(a) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I), II) e V) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas II) e V) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras.

(1,0 PONTO)

De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), as vigas e chapas longitudinais contribuem, juntamente com o chapeamento exterior do casco e o chapeamento do convs resistente, para a resistncia aos esforos longitudinais exercidos quando, por exemplo, passa o cavado ou a crista de uma vaga pelo meio do navio. Assinale a opo que contenha apenas vigas e chapas longitudinais. (a) Cavernas, sicordas e vaus. (b) Cambotas, longarinas e hastilhas. (c) Vaus, cambotas e cavernas. (d) Sicordas, longarinas e trincaniz. (e) Quilha, vaus e hastilhas.

PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


3 (1,3 PONTO)

Um navio suspendeu do Porto de So Lus com destino a Belm. Nas proximidades da foz do rio Amazonas, ainda no mar, o prtico embarcou. Nessa ocasio, o navio estava com 2.500 ton de deslocamento, calado mdio de 6,8 m e 4 ton/cm de variao de calado. Considerando a densidade da gua salgada igual a 1,026 g/ml e da gua doce 1,010 g/ml, o calado mdio quando iniciar a navegao no rio Amazonas ser de: (a) 6,4 m (b) 6,7 m (c) 6,8 m (d) 6,9 m (e) 7,2 m

(1,3 PONTO)

De acordo com o contido sobre manobra do navio no livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey and Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

O dimetro da curva de giro do navio aumenta em guas rasas.

II) O dimetro ttico do navio aumenta quando as rotaes so aumentadas durante uma guinada. III) Quando um VLCC d uma forte guinada, h perda de cerca de 40 a 50% de seguimento quando esta guinada atingir 90 graus do rumo inicial. IV) Para um determinado ngulo de leme e regime de mquinas, a rate de guinada do navio no muda quando a profundidade diminui.

(a) Apenas as afirmativas I) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras. (c) Todas as afirmativas so verdadeiras. (d) Apenas a afirmativa II verdadeira. (e) Apenas a afirmativa III verdadeira.

PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


5 (1,3 PONTO)

De acordo com o livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey and Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), a folga abaixo da quilha (FAQ) significantemente reduzida quando dois navios, interagindo entre si, demandam um canal estreito, porque o squat aumenta de _______ a _______ ,ou at mais, dependendo da velocidade dos navios e da distncia de separao. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas acima: (a) 10% / 25% (b) 25% / 40% (c) 40% / 65% (d) 45% / 70% (e) 50% / 100%

(1,0 PONTO)

Amarrar um navio com dois ferros pode ser a melhor ao em determinadas circunstncias. De acordo com o livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), o mtodo normalmente empregado para largar ferros, quando com governo e seguimento adiante, perpendicularmente ao vento e corrente chamado de: (a) Standard moor (b) Fast moor (c) Running moor (d) Mediterranean moor (e) Standing moor

PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


7 (1,3 PONTO)

O prtico deve discutir os planos de aproximao e atracao bem antes de chegar ao cais, de modo a se assegurar que tanto o navio como a tripulao estejam prontos a reagir como necessrio. A velocidade especialmente importante durante a aproximao, uma vez que um navio menos controlvel quando a mquina est danto atrs para reduzir o avano. H diferentes maneiras de aproximar e atracar um navio. Assumindo que um determinado navio tem hlice com passo direito e est se aproximando de proa para atracar, de acordo com o livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opo correta: ANULADA, em decorrncia de erro de digitao na afirmativa IV (pode em lugar de popa), impossibilitando sua identificao como verdadeira ou falsa e, consequentemente, estabelecer a opo correta. I) O navio deve guinar e se alinhar com o cais na maior distncia possvel, pois isso simplifica a atracao e minimiza qualquer movimento lateral enquanto se aproxima do cais. II) O navio deve aproximar-se a um ngulo de cerca de 10 a 15 graus do cais na maioria dos casos, quando atracando por BE. III) Haver modificaes no ngulo bsico de aproximao do navio para atracao por BE ou BB, dependendo da direo e da intensidade do vento e da corrente, da potncia das mquinas do navio e das caractersticas de governo, dentre outros fatores. IV) Durante a manobra de atracao, quando o navio d mquinas atrs para quebrar o seguimento avante, a pode se move para BB. V) O navio deve aproximar-se a um pequeno ngulo do cais quando atracando por BB.

(a) (V) (F) (V) (V) (F) (b) (V) (F) (F) (V) (F) (c) (F) (V) (F) (F) (V) (d) (V) (F) (V) (F) (F) (e) (F) (F) (V) (V) (F)

(0,8 PONTO)

De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), a melhor opo de cabo de fibra sinttica para ser utilizado como cabo de reboque o de: (a) Nilon. (b) Polister. (c) Kevlar. (d) Polietileno. (e) Polipropileno.
PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


9 (1,0 PONTO)

O bow thruster tem vantagens e desvantagens, como ocorre com qualquer outro equipamento. De acordo com o livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), analise as afirmativas abaixo sobre bow thruster, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta: I) Est permanentemente disponvel, ao contrrio de rebocador.

II) Torna-se mais eficaz com o aumento da velocidade do navio. III) Propicia bom controle lateral sem afetar o rumo. IV) Pode ser usado para reduzir a velocidade do navio. V) No pode ser usado com calados muito leves.

(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas II), e III) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I) e IV) so verdadeiras.

10

(1,3 PONTO)

A estabilidade direcional afeta as caractersticas de governo do navio e a alterao na rate de guinada quando o leme colocado a meio. De acordo com o livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), assinale a alternativa INCORRETA sobre a estabilidade direcional:

(a) Diminui quando o coeficiente de bloco aumenta (b) Diminui quando a boca aumenta para um determinado comprimento (a razo comprimento/boca diminui) (c) Aumenta quando a folga abaixo da quilha diminui. (d) Torna-se mais positiva quando o comprimento aumenta. (e) Torna-se mais positiva quando o arrasto diminui.

PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


11 (1,6 PONTO)

O Prtico Ari dos Santos realiza uma manobra de praticagem a bordo de um navio de guerra que exibe, alm de uma esfera preta na parte de vante, duas luzes circulares brancas, uma na proa e outra na popa, esta em nvel mais baixo do que a da proa. Apesar da chuva pesada, Ari consegue avistar as luzes de bordos de uma embarcao que se aproxima em rumo de coliso. Considerando a situao descrita, as regras do COLREG e o contido na NORMAM12/DPC, correto afirmar que:

(a) A manobra de praticagem est sendo realizada no perodo noturno e o navio de guerra encontra-se fundeado. (b) A faina de praticagem est sendo realizada no perodo diurno e o navio de guerra encontra-se fundeado. (c) A faina de praticagem est sendo realizada no perodo noturno e o navio de guerra encontra-se amarrado a uma bia. (d) A manobra de praticagem est sendo realizada no perodo diurno e o navio de guerra encontra-se encalhado. (e) A manobra de praticagem est sendo realizada no perodo diurno e o navio de guerra encontra-se em movimento.

12

(1,6 PONTO)

De acordo com o COLREG e com o CIS, assinale a opo que apresenta a sequncia correta de preenchimento das lacunas abaixo: Uma embarcao exibindo duas esferas pretas dispostas em linha vertical e a bandeira _________________ uma embarcao ________________________________

(a) DELTA / matroca (b) HOTEL / restrita devido a seu calado, com prtico a bordo (c) MIKE / sem governo, parada e sem seguimento (d) OSCAR /com capacidade de manobra restrita, devido a homem ao mar (e) WHISKEY / sem governo, requerendo rebocador

PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


13 (1,6 PONTO)

De acordo com a Regra 3 do COLREG, que trata das definies gerais:

(a) Duas embarcaes so consideradas no visual quando no presente condio de visibilidade restrita. (b) Uma embarcao sem governo uma embarcao com capacidade de manobra restrita. (c) O termo em movimento tambm se aplica embarcao sob mquinas, mas parada e sem seguimento. (d) Uma embarcao de pesca deve ser sempre considerada como com capacidade de manobra restrita. (e) Uma embarcao vela deve ser sempre considerada como embarcao sem propulso mecnica.

14

(1,6 PONTO)

Duas embarcaes A e B navegam no visual, nas proximidades de uma rea de visibilidade restrita. A embarcao B navega no rumo verdadeiro 065, VELOC 9 ns e marca a embarcao A aos 000 relativos, 3 mn. A embarcao A navega no rumo 310, VELOC 15 ns. De acordo com o COLREG: (a) A e B devem guinar para BE. (b) A deve guinar para BE e B pode manter rumo e veloc. (c) B deve guinar para BE e A pode manter rumo e veloc. (d) A e B podem manter rumo e veloc. (e) B deve guinar para BE e A e B podem reduzir a veloc.

15

(1,6 PONTO)

O NM Aliana Brasil, n IMO 9000730, GMDSS A4, somente pode deixar o porto, navegando com segurana, por um canal estreito. Em determinado trecho do canal existe um servio de transporte de passageiros e de veculos executado por barcaas de 30 m de comprimento que cruzam perpendicularmente o canal. Para evitar o abalroamento quando uma barcaa venha a interferir na passagem do N/M Aliana Brasil, o COLREG determina que:

(a) O NM diminua a velocidade ou corte seu seguimento, permitindo a passagem da barcaa com segurana pela sua proa. (b) O NM aumente a velocidade, permitindo a passagem da barcaa com segurana pela sua popa. (c) A barcaa guine e/ou reduza a velocidade, de forma a cruzar a popa do NM com segurana. (d) A barcaa guine e/ou aumente a velocidade, de forma a cruzar a proa de NM com segurana. (e) Que o NM e a barcaa manobrem, permitindo a passagem da barcaa com segurana pela popa do N/M.

PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


16 (1,6 PONTO)

O Navio Petroleiro Tamandar navega por um canal estreito, para atracao no Porto Amaznia Azul, com a Bandeira Brasileira iada no mastro da popa e a bandeira HOTEL no mastro principal, alm de exibir luzes e marcas de embarcao restrita devido ao seu calado. O Petroleiro cumpre rigorosamente as regras do COLREG atinentes situao reinante. O Comandante confirma com o prtico que o navio aproxima-se de uma curva. O prtico responde afirmativo e sugere:

(a) Parar as mquinas (b) Reduzir a velocidade (c) Passar a fazer soar dois apitos longos (d) Manter rumo e velocidade (e) Fazer soar um apito longo

17

(1,2 PONTO)

Quando assessorando navegao de praticagem, comum o prtico deparar-se com veleiros navegando nas proximidades. As embarcaes vela tambm devem cumprir o prescrito no COLREG. Assim, considerando a condio de embarcaes no visual uma das outras, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta: I) Quando cada uma das embarcaes vela tiver o vento soprando de bordo diferente, a embarcao que recebe o vento por BB dever manter-se fora do caminho da outra. II) Quando ambas as embarcaes vela tiverem o vento soprando do mesmo bordo, a embarcao que estiver a sota-vento dever manter-se fora do caminho da que estiver a barlavento. III) Quando uma embarcao vela com o vento a BB avistar outra embarcao vela a barlavento e no puder determinar com segurana se essa outra embarcao recebe o vento por BB ou por BE, ela dever manterse fora do caminho dessa embarcao. IV) Quando uma embarcao estiver navegando vela e tambm usando a sua propulso mecnica, deve exibir, durante o dia, a vante, onde melhor possa ser vista, uma marca em forma de cone, com o vrtice para baixo.

(a) Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. (e) Todas as afirmativas so verdadeiras.
PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


18 (1,6 PONTO)

Na navegao costeira costuma-se determinar a posio do navio por linhas de posio (LDP) simultneas. Entretanto, quando s possvel identificar, de cada vez, um nico ponto notvel representado na carta nutica, o navegante vale-se da tcnica de empregar LDP sucessivas, ou seja, com um intervalo de tempo considervel entre elas. Uma dessas tcnicas a chamada Srie de Traub. Sobre ela, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opo correta:

I)

constituda por uma srie de marcaes relativas de valores pr-fixados.

II) pouco utilizada por veleiros e outras pequenas embarcaes, em face da falta de preciso na leitura de suas agulhas (bssolas). III) Se os intervalos de tempo entre os pares de marcaes sucessivas estiverem aumentando, significa que existe a presena de corrente empurrando o navio para a costa. IV) A distncia do navio ao objeto marcado, quando este estiver pelo travs, o dobro da distncia navegada entre duas marcaes consecutivas. V) As distncias navegadas entre duas marcaes consecutivas so iguais.

(a) (F) (V) (F) (V) (V) (b) (V) (V) (F) (V) (F) (c) (F) (F) (V) (F) (V) (d) (V) (F) (V) (F) (V) (e) (F) (V) (F) (F) (V)

19

(1,3 PONTO)

O NM Beluga navega no rumo verdadeiro (RV) 045, em rea onde a declinao magntica 15 W. Entrando-se com o rumo magntico correspondente ao RV = 045 na tabela de desvios, verifica-se que o desvio da agulha (Dag) nessa proa 2 E. O navio acaba de marcar o farolete no centro da ilha Profunda na marcao polar 030 BE quando se ouve o brado do timoneiro: Fora de giro. O oficial de quarto no passadio, para manter o navio na derrota original, dever ordenar ao timoneiro que, orientando-se agora pela agulha de governo, governe no rumo:

(a) 030 (b) 032 (c) 058 (d) 060 (e) 075
PSCPP/2012 Prova Rosa

Diretoria de Portos e Costas


20 (1,6 PONTO)

Com relao ao fenmeno da mar, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opo correta: I) Mars de sizgia ocorrem quando as foras de atrao do Sol e da Lua se somam.

II) Na lua cheia, a Idade da Lua 7. III) Com a Lua em quarto crescente ocorrem mars de guas mortas. IV) O MLWN adotado como nvel de reduo (NR) nas cartas nuticas brasileiras. V) As foras de atrao do Sol e da Lua se opem uma vez a cada lunao.

(a) (F) (V) (V) (V) (F) (b) (V) (F) (V) (F) (F) (c) (V) (F) (F) (F) (V) (d) (V) (F) (V) (V) (F) (e) (F) (V) (F) (V) (V)

PSCPP/2012 Prova Rosa

10

Diretoria de Portos e Costas


21 (2,0 PONTOS)

Um agente de manobra e docagem estar disponvel a partir das 07h15, para assessorar a manobra de praticagem de sada de dique de um graneleiro, seguida de atracao em cais do estaleiro. A bacia de evoluo em frente ao dique possui a profundidade mnima cartografada de 6m. Considerando a situao apresentada e os dados abaixo, calcule entre que horrios a manobra pode ser iniciada. Hora-legal padro Mar tipo semidiurna Meteorologia - sem interferncia nas mars Margem de segurana no clculo da altura da mar - zero Calado - 8m (graneleiro em guas parelhas) Profundidade mnima admitida abaixo da quilha - 1,6m Tempo de faina entre o incio da manobra e a sada da bacia de evoluo - 30min

EXTRATO DA TBUA DAS MARS TABELA I Durao da enchente ou da vazante h.min h.min h.min 5 40 6 00 6 20 16 15 13 20 18 16 24 21 19 28 25 23 32 29 26 36 33 30 41 37 34 46 41 38 50 46 42 TABELA II Frao da amplitude 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 Amplitude 4m 0.6 0.7 0.8 0.9 1.0 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.4 1.5 1.6 1.7 5m 0.8 0.9 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 2.0 2.1 6m 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.6 1.7 1.8 1.9 2.0 2.2 2.3 2.4 2.5

Nvel Mdio = 3,43 m Hora Alt.(m) 03 38 1,0 09 43 5,7 15 54 1,1 22 00 5,7 04 18 1,1

Intervalo de tempo h.min 1 30 1 40 1 50 2 00 2 10 2 20 2 30 2 40 2 50

(a) 07h 15 - 12h 00 (b) 07h 15 - 12h 30 (c) 07h 15 - 13h 00 (d) 07h 50 - 12h 50 (e) 07h 50 - 13h 20

PSCPP/2012 Prova Rosa

11

Diretoria de Portos e Costas


22 (1,3 PONTO)

De acordo com o contido sobre instrumentos nuticos no livro "Navegao: A Cincia e a Arte" (Altineu Pires Miguens -1 edio: 1996), analise as afirmativas abaixo e assinale a opo INCORRETA: (a) A agulha eletrnica baseia seu funcionamento na medida do campo magntico terrestre, diferentemente da bssola tradicional, que utiliza a lei da atrao e repulso dos polos magnticos. (b) A alidade de pnulas, a alidade telescpica, o crculo azimutal e o taxmetro so dispositivos utilizados para medir marcaes e azimutes. (c) A corrida da milha o processo mais comumente utilizado e o mais rigoroso para se proceder calibragem de odmetros e velocmetros. (d) Para medio de distncias por mtodos visuais utilizam-se, dentre outros, o sextante, o telmetro, o guardaposto e o estacigrafo. (e) O odmetro Doppler o nico que mede a velocidade no fundo, alm de poder indicar, tambm, velocidades muito pequenas.

23

(1,3 PONTO)

A Resoluo A.817(19) da IMO define, entre outras, as abreviaturas: ECDIS - Electronic Chart Display and Information System; SENC System Electronic Navigational Chart; e ENC - Electronic Navigational Chart. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opo INCORRETA. (a) O ECDIS deve mostrar a apresentao padro a qualquer tempo, com uma nica ao do operador. (b) Deve ser fcil introduzir ou remover informao do display do ECDIS. (c) As ENC e todas as suas atualizaes devem ser mostradas sem qualquer degradao de suas informaes. (d) No deve ser possvel remover informao contida na base de dados do ECDIS. (e) Quando uma carta mostrada a primeira vez no ECDIS, ela deve prover a apresentao padro na menor escala disponvel no SENC para a rea considerada.

PSCPP/2012 Prova Rosa

12

Diretoria de Portos e Costas


24 (1,3 PONTO)

No que diz respeito disseminao, pela MB, de informaes que contribuem para a segurana da navegao, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

O Aviso Preliminar aquele que se destina a anunciar antecipadamente correes nas cartas nuticas que sero objeto de Avisos Permanentes.

II) Os Avisos-Rdio Nuticos de Interdio de rea Martima so sempre classificados como NAVAREA e divulgados com cinco dias de antecedncia em relao data de incio da interdio, sendo repetidos em dias alternados, at o trmino da interdio. III) Os Avisos-Rdio Nuticos Locais so semanais e se referem s alteraes havidas no interior de portos, seus canais de acesso e em vias navegveis onde, normalmente, os navios somente navegam com auxlio de prticos locais. IV) O Aviso Permanente Especial aquele que, embora no altere cartas nuticas, destina-se a divulgar informaes gerais de carter permanente, importantes para os navegantes. V) Os Avisos-Rdio Nuticos NAVAREA e Costeiros so transmitidos diariamente via satlite e via rdio enquanto estiverem em vigor. Contudo, caso ainda continuem em vigor aps decorridas 6 semanas, passam a constar dos Avisos aos Navegantes, deixando, definitivamente, de ser divulgados via satlite/rdio.

(a) Todas as afirmativas so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I, IV e V so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas III e IV so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas II e V so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras.

PSCPP/2012 Prova Rosa

13

Diretoria de Portos e Costas


25 (1,3 PONTO)

O NM Itaperi suspendeu do porto de Salvador com destino ao porto de Cabedelo e, aps o desembarque do prtico, passou a navegar com uma velocidade na superfcie de 18 ns. Ao longo da derrota estabelecida em direo ao porto de destino, o NM passou pelos pontos A e B, distantes entre si de 80 mn. Considerando-se que a velocidade da Corrente do Brasil de 2 ns no trecho por onde navega o NM, e que o odmetro foi zerado ao passar pelo ponto A:

(a) A durao da travessia entre os pontos A e B foi de cinco (5) horas. Ao passar no ponto B o odmetro registrava 90 mn. (b) A durao da travessia entre os pontos A e B foi de cerca de quatro (4) horas e vinte e sete minutos. Ao passar no ponto B o odmetro registrava 80 mn. (c) A durao da travessia entre os pontos A e B foi de quatro (4) horas. Ao passar no ponto B o odmetro registrava 72 mn. (d) A durao da travessia entre os pontos A e B foi de cinco (5) horas. Ao passar no ponto B o odmetro registrava 80 mn. (e) A durao da travessia entre os pontos A e B foi de quatro (4) horas. Ao passar no ponto B o odmetro registrava 90 mn.

26

(0,8 PONTO)

De acordo com o contido no livro Bridge Team Management - A Practical Guide (Captain A. J. Swift, FNI e Captain T. J. Bailey, FNI - 2 edio: 2004), o alcance geogrfico de um farol depende da combinao de dois fatores:

(a) Intensidade da luz emitida e condies de visibilidade na rea. (b) Intensidade da luz emitida e altura em que se encontra o observador. (c) Altura do farol e altura em que se encontra o observador. (d) Altura do farol e condies de visibilidade na rea. (e) Altura do farol e intensidade da luz emitida.

PSCPP/2012 Prova Rosa

14

Diretoria de Portos e Costas


27 (2.0 PONTOS)

O NM Apor, durante a navegao no canal de So Sebastio, para atracar em um dos terminais do porto, surpreendido por uma tempestade com ventos fortes e chuva torrencial, que reduzem a visibilidade para 300 jardas, obrigando a equipe de navegao a utilizar linhas de posio radar para determinar a posio do navio. A navegao radar vinha transcorrendo normalmente, com o navio navegando no rumo verdadeiro 280, quando foi determinada a utilizao de determinado controle do radar para amenizar os efeitos da chuva na apresentao do PPI. Cerca de quinze minutos aps o acionamento do referido controle, a tela do radar alterou a sua apresentao, mostrando uma imagem com a proa do navio para cima, na direo da graduao 000 do PPI. Assinale, dentre as opes abaixo, aquela que resume a causa do ocorrido:

(a) Avaria na antena do radar que parou de girar. (b) Avaria nos circuitos do controle STC. (c) Avaria nos circuitos do controle FTC. (d) Avaria na agulha giroscpica. (e) Avaria nos circuitos do controle de ganho.

PSCPP/2012 Prova Rosa

15

Diretoria de Portos e Costas


28 (1,6 PONTO)

De acordo com o contido no livro "Navegao: A Cincia e a Arte" (Altineu Pires Miguens - 1 edio: 1996), um sistema de balizamento fluvial/lacustre deve ser baseado em diversos princpios e regras especiais. Analise as afirmativas abaixo, identifique quais as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

Deve ser utilizado, de preferncia, balizamento fluvial flutuante (boias), devido s dificuldades e elevados custos de manuteno dos sinais fixos.

II) Nas hidrovias interiores, sempre que as caractersticas se assemelharem s do ambiente martimo, devem ser utilizados os sinais previstos para o balizamento martimo, considerando-se como direo convencional do balizamento o sentido de montante para jusante. III) Na sinalizao fluvial entende-se por margem esquerda a margem situada do lado direito de quem est navegando de jusante para montante. IV) No balizamento lacustre, para o caso particular de lagos no associados a rios navegveis, a "direo convencional de balizamento" ser relacionada ao sentido Norte-Sul verdadeiro. V) Os sinais complementares para o balizamento fluvial ou lacustre so sinais fixos flutuantes, constitudos por boias com painel de forma quadrangular e de cor laranja ou amarela, exibindo um ou mais smbolos de cor branca ou preta, revestidos com material refletor.

(a) Apenas as afirmativas II) e V) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas III) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas IV e V) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I) e II) so verdadeiras.

29

(1,6 PONTO)

De acordo com o contido no livro "Navegao: A Cincia e a Arte" (Altineu Pires Miguens - 1 edio: 1996), para se iluminar uma carta, traando-se os contornos das reas perigosas navegao, empregando-se o critrio das profundidades, deve-se tomar como base uma profundidade igual:

(a) Ao calado do navio, somado ao valor da MHWN da rea navegada. (b) Ao calado do navio, acrescido do valor do nvel de reduo (NR) da carta utilizada. (c) Ao calado do navio, acrescido de 2m ou de 15% do calado, o que for maior. (d) A uma vez e meia o calado do navio. (e) soma do calado do navio com a menor amplitude da mar esperada para a rea, na ocasio considerada.

PSCPP/2012 Prova Rosa

16

Diretoria de Portos e Costas


30 (1,3 PONTO)

De acordo com o contido no livro Rebocadores Porturios - CONAPRA (Otvio Fragoso e Marcelo Cajaty - 1 edio: 2002), analise as afirmativas abaixo e assinale a opo INCORRETA: (a) A principal vantagem dos rebocadores cicloidais (Voith Schneider), alm de poderem atuar para vante ou para a r com a mesma fora de trao, a velocidade com que as alteraes do sentido da aplicao e intensidade da fora podem ser realizadas. (b) Normalmente, os rebocadores azimutais com propulso a vante possuem maior calado que os rebocadores cicloidais, no sendo, portanto, indicados para manobras em guas de pouca profundidade. (c) Em relao aos rebocadores tratores, os tratores reversos e os ASD, devido localizao dos propulsores na popa, correm menor risco de ter esses propulsores atingidos em caso de coliso ou encalhe, assim como operam com menores calados. (d) O mtodo de assistncia/utilizao com cabo de reboque passado na proa do navio especialmente favorvel atuao dos rebocadores do tipo tratores, pois, tendo os propulsores a vante, conseguem se aproximar da proa do navio. (e) Os rebocadores azimutais tipo ASD compartilham as qualidades dos tratores reversos com as dos rebocadores convencionais, o que lhes permite grande flexibilidade na forma de atuao.

PSCPP/2012 Prova Rosa

17

Diretoria de Portos e Costas


31 (1,3 PONTO)

De acordo com o contido no livro Rebocadores Porturios - CONAPRA (Otvio Fragoso e Marcelo Cajaty - 1 edio: 2002), em qualquer situao a fora requerida para o dispositivo de reboque em uma manobra porturia deve ser suficiente no apenas para movimentar o navio assistido, mas para interromper o seu movimento e, mais ainda, deve ser capaz de superar as foras contrrias ao sentido do movimento desejado. Assim, correto afirmar que:

(a) A fora requerida ser calculada em funo somente das caractersticas principais do navio assistido (deslocamento, calado, rea de obras vivas e de obras mortas). (b) A fora requerida ser calculada em funo somente das caractersticas principais do navio (deslocamento, calado, rea de obras vivas e de obras mortas), associadas com as condies previstas para o local onde a manobra ser realizada (intensidade e direo do vento, intensidade e rumo da corrente, caractersticas das vagas e profundidade). (c) A fora requerida ser calculada em funo somente das caractersticas principais do navio (deslocamento, calado, rea de obras vivas e de obras mortas), associadas com as condies locais (intensidade e direo do vento, intensidade e rumo da corrente, caractersticas das vagas e profundidade) e nmero de rebocadores disponveis para a manobra. (d) O total calculado da fora requerida dever corresponder, no mnimo, capacidade de fora de trao esttica (bollard pull) do rebocador com menor potncia a ser utilizado na manobra. (e) O total calculado da fora requerida dever corresponder, no mximo, capacidade de fora de trao esttica (bollard pull) do rebocador com maior potncia a ser utilizado na manobra.

PSCPP/2012 Prova Rosa

18

Diretoria de Portos e Costas


32 (1,3 PONTO)

De acordo com o contido no livro Tug use in Port, a Practical Guide (Captain Henk Hensen - 2 edio: 2002), analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F), e assinale a opo correta: I) A eficcia da manobra de um navio com a utilizao de rebocadores depende, alm do clculo do bollard pull requerido, da escolha do tipo mais apropriado para ser utilizado e do seu correto posicionamento. II) Os rebocadores de propulso a vante, denominados tractor tugs, so normalmente divididos em dois tipos: Voith-Schneider e Azimutais. III) Os tratores reversos so mais efetivos quando operando com o cabo de reboque passado na proa do navio assistido. Os rebocadores convencionais so mais efetivos quando o cabo de reboque passado a r do navio assistido ou quando atuando no costado (push-pull). IV) O mtodo de utilizao com cabo de reboque em ao direta (direct towing method) o mais utilizado para puxar a popa do navio na direo em que se deseja aplicar a fora, para prestar assistncia ao governo do navio ou controlar a sua velocidade. V) O mtodo de utilizao com cabo de reboque em ao indireta (indirect towing method) o mais utilizado para puxar a proa do navio na direo em que se deseja aplicar a fora, para prestar assistncia ao governo do navio com baixa velocidade.

(a) (V) (V) (V) (F) (V) (b) (V) (F) (F) (V) (F) (c) (F) (V) (V) (F) (F) (d) (F) (F) (V) (V) (V) (e) (V) (V) (F) (V) (F)

PSCPP/2012 Prova Rosa

19

Diretoria de Portos e Costas


33 (1,0 PONTO)

A Agncia Martima Gaivota solicitou servio de praticagem, para a desatracao e navegao de praticagem da embarcao Bons Ventos, nica empresa de praticagem existente na ZP. Aps a confirmao do pedido, a entidade de praticagem informou Agncia que, em perodo de escala, estava sendo designado o Prtico Ariosto Vieira e que ele atenderia a embarcao s 10h de 15/10/2012. O Prtico, entretanto, sem participar qualquer impedimento empresa de praticagem ou embarcao, s embarcou s 16h desse dia. Diante do caso apresentado, e tendo em vista o disposto na NORMAM-12/DPC, correto afirmar que:

(a) Trata-se de um caso de recusa do Prtico e a CP/DL/AG dever instaurar um Inqurito de Acidentes e Fatos da Navegao para, nos termos do disposto na LESTA, apurar responsabilidades e fundamentar as penalidades cabveis, se for o caso. (b) Trata-se de um caso de recusa do Prtico e a CP/DL/AG dever autuar o Prtico e a entidade de praticagem, nos termos do disposto na LESTA. (c) No se trata de um caso de recusa do Prtico e a CP/DL/AG dever notificar o prprio Prtico, nos termos do disposto na LESTA, apurar responsabilidades e fundamentar as penalidades cabveis, se for o caso. (d) Trata-se de um caso de recusa do Prtico e a CP/DL/AG dever instaurar Inqurito Administrativo para, nos termos do disposto na LESTA, apurar responsabilidades e fundamentar as penalidades cabveis, se for o caso. (e) No se trata de um caso de recusa do Prtico e a CP/DL/AG dever notificar a empresa de praticagem, nos termos do disposto na LESTA, apurar responsabilidades e fundamentar as penalidades cabveis, se for o caso.

PSCPP/2012 Prova Rosa

20

Diretoria de Portos e Costas


34 (1,3 PONTO)

Tendo por base o disposto na Portaria n 156/MB, de 03/06/2004, do Comandante da Marinha, que estabelece a estrutura da Autoridade Martima e delega competncias, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

Compete ao Diretor de Portos e Costas, como Representante da Autoridade Martima para o Meio Ambiente, comunicar ao rgo regulador da indstria do petrleo as irregularidades encontradas durante a fiscalizao de embarcaes, plataformas e suas instalaes de apoio atinentes quela indstria.

II) Compete ao Comandante de Operaes Navais, como Representante da Autoridade Martima para a Segurana do Trfego Aquavirio, promover a execuo da inspeo naval. III) Compete ao Diretor-Geral de Navegao, como Representante da Autoridade Martima para a Segurana do Trfego Aquavirio, determinar a elaborao e a edio de cartas e publicaes nuticas sob responsabilidade do Brasil. IV) Compete aos Comandantes de Distritos Navais, como Representantes da Autoridade Martima para o Socorro e Salvamento, coordenar as aes de reduo de danos relacionados com sinistros martimos e fluviais e o salvamento de nufragos. V) Compete aos Comandantes de Distritos Navais, como Representantes da Autoridade Martima para a Segurana do Trfego Aquavirio, promover a fiscalizao dos procedimentos para a segurana do transporte aquavirio de material nuclear. (a) Apenas as afirmativas I, II, IV e V so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I, IV e V so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas III, IV e V so verdadeiras.

PSCPP/2012 Prova Rosa

21

Diretoria de Portos e Costas


35 (1,0 PONTO)

Um navio petroleiro de bandeira brasileira, com arqueao bruta 25000, fundeia na baa da Ilha Grande, na rea do porto organizado, aps ter recebido petrleo de um FPSO posicionado na Bacia de Campos. O comandante do navio aliviador pretende iniciar a transferncia do petrleo para outro navio, atracado a contrabordo, s 22:00 horas do mesmo dia, com o apoio de empresa prestadora desse tipo de servio. No tocante aos aspectos atinentes ao trfego e permanncia de embarcaes em guas jurisdicionais brasileiras, previstos da NORMAM-08/DPC, e considerando o perodo desde o recebimento do petrleo at o incio da transferncia na baa da Ilha Grande, correto afirmar que: (a) O petroleiro deve ser dotado de LRIT e ter, obrigatoriamente, aderido ao SISTRAM e ao PREPS. A empresa prestadora do servio deve manter uma embarcao dedicada junto ao local da transferncia, dotada com sees de barreiras de conteno de leo. (b) O petroleiro deve ser dotado de LRIT e ter, obrigatoriamente, aderido ao SISTRAM e ao SIMMAP. A empresa prestadora de servio deve lanar barreira de conteno de leo antes do incio da operao, e manter uma embarcao dedicada junto ao local da transferncia. (c) O petroleiro deve ser dotado de LRIT e, obrigatoriamente, ter aderido ao SIMMAP, cabendo-lhe tambm lanar barreira de conteno de leo antes do incio da operao. A empresa prestadora do servio deve manter uma embarcao dedicada junto ao local da transferncia, dotada com sees de barreiras de conteno de leo. (d) O petroleiro deve ser dotado de LRIT e, obrigatoriamente, ter aderido ao SISTRAM. A empesa prestadora do servio deve lanar barreira de conteno de leo antes do incio da operao, e manter uma embarcao dedicada junto ao local da transferncia. (e) O petroleiro, obrigatoriamente, deve aderir ao SISTRAM, e, voluntariamente, pode ter aderido ao SIMMAP e ao PREPS. A empresa prestadora do servio deve lanar barreira de conteno de leo antes do incio da operao, e manter uma embarcao dedicada junto ao local da transferncia.

PSCPP/2012 Prova Rosa

22

Diretoria de Portos e Costas


36 (1,0 PONTO)

Uma plataforma semissubmersvel de bandeira brasileira em fase final de reparo, atracada em Cingapura, abalroada por um navio mercante de bandeira do Panam. A plataforma sofre danos que comprometem sua estrutura e parte do sistema de fundeio. No houve vtimas. Com base na Lei 2.180/1954, que dispe sobre o Tribunal Martimo, correto afirmar que: (a) No h necessidade de ser instaurado IAFN, em virtude de envolver navio de bandeira estrangeira e em guas estrangeiras, estando, portanto, fora da jurisdio do Tribunal Martimo. (b) Dever ser instaurado IAFN pela Capitania dos Portos do primeiro porto brasileiro de escala ou arribada da plataforma. (c) No h necessidade de instaurao de IAFN, em virtude de a plataforma no ser considerada embarcao, no estando, portanto, sujeita ao registro no Tribunal Martimo, alm de o acidente ter ocorrido em guas estrangeiras. (d) Dever ser instaurado IAFN pela Capitania dos Portos de inscrio da plataforma, to logo seja notificada pela autoridade consular da zona, devendo a Capitania enviar peritos brasileiros ao local. (e) Dever ser instaurado IAFN pela autoridade consular da zona, que poder nomear, como peritos, dois capites de marinha mercante estrangeira, caso no haja navio de guerra brasileiro no porto ou em guas da sua jurisdio.

PSCPP/2012 Prova Rosa

23

Diretoria de Portos e Costas


37 (1,3 PONTO)

De acordo com o que prevem as Normas da Autoridade Martima para Inquritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegao (IAFN) e para a Investigao de Segurana dos Acidentes e Incidentes Martimos (ISAIM) NORMAM-09/DPC no tocante s definies de acidentes e fatos da navegao, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opo correta: ( ) Uma embarcao classificada para a navegao interior, navegando em mar aberto, constitui fato da navegao, tendo em vista a impropriedade da embarcao para o local em que est sendo utilizada. ( ) O comandante de um navio petroleiro, totalmente carregado, identifica uma avaria estrutural grave, quando em viagem, e determina que parte da carga seja lanada ao mar. Esse fato constitui-se em acidente da navegao, por provocar poluio hdrica. ( ) Um mestre-amador conduzindo embarcao de esporte e recreio observa que est havendo alagamento progressivo pelas buchas dos eixos propulsores e decide encalhar na margem do rio em que navegava. Esse fato configura acidente da navegao, pela ocorrncia de gua aberta seguida de varao. ( ) Um navio de bandeira estrangeira realizando passagem inocente em guas jurisdicionais brasileiras deixa, deliberadamente, de atender ao pedido de socorro de uma embarcao que est naufragando nas suas proximidades. A recusa injustificada de socorro a embarcao ou a nufragos em perigo configura fato da navegao.

(a) (V) (F) (V) (V) (b) (V) (V) (F) (F) (c) (F) (F) (V) (V) (d) (V) (V) (F) (V) (e) (F) (F) (V) (F)

PSCPP/2012 Prova Rosa

24

Diretoria de Portos e Costas


38 (1,3 PONTO)

Dirigia-se o prtico na lancha da praticagem, para embarcar, fora da barra, em um NM de 300m de comprimento, 40m de boca, e 13m de calado, a fim de realizar a faina de praticagem no Porto do Rio de Janeiro, quando o comandante do navio o chamou na fonia para informar que estava pronto para receb-lo e que governaria no rumo verdadeiro 315 at o seu embarque, a fim de minorar, num dos bordos, os efeitos da passagem de uma frente fria que trouxe um vento normalmente caracterstico e ondulaes resultantes. Em face da situao apresentada, assinale qual das afirmativas abaixo a correta quanto ao bordo recomendvel para a aproximao da lancha e embarque do prtico no NM. (a) BB, porque o navio, ao receber o vento pelo travs de BE promove alteraes no estado do mar no bordo oposto. (b) BB, por tornar a aproximao e embarque mais seguros. (c) BE, porque o vento reinante na rea aproxima a lancha em direo ao navio. (d) BE, porque o bordo que apresenta abrandamento do estado do mar. (e) Qualquer dos bordos, desde que a velocidade do navio seja compatvel com a velocidade da lancha.

39

(1,3 PONTO)

O Prtico Francisco est preocupado com a manobra que ir iniciar dentro de duas horas, pois o NM Itarar encontrase com pouca carga, apresentando, desta forma, uma rea vlica considervel. Ao analisar a carta sintica do dia, verificou que no existem sistemas frontais na regio. O embarque no ponto de espera de prtico est previsto para as 18h, quando o vento soprar com intensidade de 15 ns, do mar para terra, o que dificultar as guinadas ao longo do canal de acesso ao porto. Considerando a situao apresentada e o contido no livro Meteorologia e Oceanografia - Usurio Navegante (Paulo Roberto Valgas Lobo e Carlos Alberto Soares - 2 edio: 2007), correto afirmar que o vento reinante por ocasio do embarque do Prtico devido:

(a) circulao direta, na qual o vento sopra do local onde o ar encontra-se frio (mais denso), para onde o ar est quente (menos denso). (b) circulao ciclnica reinante, por fora de um centro de baixa presso que se desloca ao norte da rea do porto. (c) influncia da brisa martima local que, nessas horas do dia, sopra normalmente em direo ao mar. (d) Ao deslocamento de um centro de alta presso que passa sobre a rea do porto no dia da manobra prevista. (e) ocorrncia de convergncia, que pode estar associada reduo de velocidade do escoamento do ar da circulao horizontal.

PSCPP/2012 Prova Rosa

25

Diretoria de Portos e Costas


40 (1,3 PONTO)

Est prevista a atracao de um NM no Porto de Itaqui, baa de So Marcos (MA), s 10h de um determinado dia. Sabe-se, do Roteiro Costa Norte, que na baa de So Marcos as correntes de mar tm a direo N a NE, nas vazantes, e S a SE nas enchentes. Seus valores mximos ocorrem de 3 a 4 horas aps a preamar, nas vazantes, e de 2 a 3 horas aps a baixa-mar, nas enchentes, podendo atingir at 6 ns, o que requer especial ateno para seus efeitos, com o navio navegando ou fundeado. Cabendo ao Prtico Pedro assessorar a manobra de atracao, ele verificou na publicao Tbuas das Mars que a _________________ em Itaqui ocorrer s 06:15h, razo pela qual selecionou a carta de correntes de mar para os portos de So Lus e Itaqui ______________ da ____________. Assim, considerando o horrio previsto para a atracao, assinale a opo que completa corretamente as lacunas acima:

(a) preamar / do instante / baixa-mar. (b) preamar / de 4 horas depois / preamar. (c) baixa-mar / de 4 horas depois / baixa-mar. (d) preamar / de 3 horas antes / preamar. (e) baixa-mar / de 3 horas depois / preamar.

PSCPP/2012 Prova Rosa

26

Diretoria de Portos e Costas


41 (1,6 PONTO)

De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME 3a edio:1988/1989) a respeito dos componentes da resistncia ao avano de um navio em guas tranquilas, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta: I) Grande parte do componente da resistncia ao avano devido gerao de ondas causado pela parte superior do casco em contato com a gua e junto linha dgua. II) Em baixa velocidade, as ondas geradas pelo navio so diminutas, e a resistncia ao avano passa a ser quase que totalmente constituda pelos componentes de resistncia viscosa do casco. III) Experimentos realizados demonstram que, mesmo para cascos lisos ou com baixa rugosidade de navios novos, a resistncia de atrito corresponde a 80 a 85% da resistncia total em navios de baixa velocidade e chega a 50% da resistncia total em navios de alta velocidade, quando navegando em alta velocidade. IV) A resistncia devido gerao de vrtices causada pela formao de redemoinhos provocados por distrbios nas linhas de corrente devido a alteraes abruptas de forma, apndices ou outras projees do casco abaixo da linha dgua, mas exclui os vrtices que geram o atrito tangencial ao casco. (a) Todas as afirmativas so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas III) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I) e II) so verdadeiras. (e) Apenas a afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras.

42

(1,6 PONTO)

De acordo com o contido sobre cavitao no livro Principles of Naval Architecture (SNAME 3a edio:1988/1989), analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta: I) Devido aos tipos de hlices empregados e s velocidades de operao tpicas, tal fenmeno no ocorre em navios mercantes, somente preocupando quem projeta ou opera embarcaes de recreio de alta velocidade ou navios militares. II) um fenmeno encontrado em hlices propulsores submetidos a cargas severas, onde, a partir de um valor especfico de rotaes, ocorre uma progressiva quebra no escoamento e consequente perda de trao. III) A cavitao ocasiona danos que podem ocorrer principalmente devido ao processo de colapso de bolhas formadas na superfcie das ps dos hlices propulsores. IV) Apesar de ser usual assumir que a cavitao deve ocorrer quando a presso nas ps do hlice atingir a presso de vapor da gua, tal fenmeno pode ocorrer antes disso, pois a gua do mar possui ar dissolvido e arrastado, o que antecipa a formao de bolhas. (a) Todas as afirmativas so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II), III) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I) e III) so verdadeiras. (d) Apenas a afirmativa IV) verdadeira. (e) Apenas as afirmativas I) e II) so verdadeiras.
PSCPP/2012 Prova Rosa

27

Diretoria de Portos e Costas


43 (1,6 PONTO)

De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME 3a edio: 1988/1989), o trajeto de uma curva de giro quando o leme de um navio mantido em um ngulo fixo , em geral, caracterizado por quatro medidas numricas: avano, transferncia, dimetro ttico e dimetro de giro constante. Considerando os eixos fixos em relao Terra x e y, em que o eixo x se localiza sobre o plano diametral, no sentido popa-proa do navio, antes do incio da guinada, e o eixo y se orienta perpendicularmente ao eixo x na direo do travs do navio no sentido BE, antes do incio da guinada, correto afirmar, para uma guinada a BE, que:

(a) Transferncia a distncia, medida no eixo x, percorrida pelo centro de gravidade da embarcao, desde o instante de incio da deflexo do leme at o instante em que a proa do navio tenha guinado 90 graus. (b) Avano a distncia, medida no eixo y, percorrida pelo centro de gravidade da embarcao, desde o instante de incio da deflexo do leme at o instante em que a proa do navio tenha guinado 180 graus. (c) Dimetro de giro constante a distncia, medida no eixo y, percorrida pelo centro de gravidade da embarcao, desde o instante de incio da deflexo do leme at o instante em que a proa da embarcao tenha guinado 180 graus. (d) O dimetro de giro constante alcanado na curva de giro aps o estabelecimento do equilbrio final de foras sobre o navio, sendo menor que o dimetro ttico. (e) Nenhuma das afirmativas acima verdadeira.

44

(1,6 PONTO)

De acordo com o contido no Squat Interaction Manoeuvring (The Nautical Institute, edio: 1995), percebem-se diversas indicaes de que um navio atingiu uma regio de guas rasas. Das indicaes listadas abaixo, assinale a INCORRETA:

(a) Aumenta a gerao de ondas na extremidade de vante do casco. (b) A capacidade de manobra do navio diminui, tornando as reaes mais lentas. (c) Os movimentos de afundamento (heaving), balano transversal (rolling) e arfagem (pitching) aumentam, devido ao aumento de presso hidrodinmica causado pela proximidade do fundo. (d) O navio pode comear a vibrar repentinamente por conta de ressonncia, devido ao fluido arrastado pelo casco. (e) A resistncia ao avano do navio aumenta e sua velocidade decai, apesar de manter a mesma potncia do motor principal.

PSCPP/2012 Prova Rosa

28

Diretoria de Portos e Costas


45 (2,0 PONTOS)

De acordo com o contido no Squat Interaction Manoeuvring (The Nautical Institute, edio: 1995), considerando as interaes entre navios e entre navios e canais estreitos, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

Em guas rasas, a interao navio-navio torna-se mais severa do que aquela originada puramente por causas hidrodinmicas em guas profundas.

II) Navegando em um canal, junto margem por BE, a interao sofrida pelo navio devido aos chamados bank effects pode ser, em princpio, contrabalanada carregando o leme para uma posio adequada, de modo a manter o navio guinando para BE. III) Em uma manobra de head-on passing, um navio navegando em um canal estreito sofre um pequeno aumento de velocidade no incio da interao com outro navio, podendo ocorrer uma leve reduo da sua velocidade no final da passagem. IV) Um rebocador com propulso convencional, quando operando ao longo de um navio de grande porte, sofre mudanas repentinas nos sentidos das foras e momentos gerados pela interao com o navio, medida que ele altera sua posio em relao popa e proa do navio. V) O efeito squat sofrido por um navio pode ser medido atravs da diferena das leituras entre os calados na proa com o navio em movimento adiante e com o navio parado.

(a) Apenas as afirmativas II), III) e V) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas III), IV) e V) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I, III, IV e V so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I, II, III e IV so verdadeiras.

PSCPP/2012 Prova Rosa

29

Diretoria de Portos e Costas


46 (1,6 PONTO)

De acordo com o contido sobre esforos hidrodinmicos sobre um navio em movimento no livro Naval Shiphandling (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr 4 edio: 1975), analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

A diferena de presso resultante causada pelo movimento da gua proporcional densidade da gua e ao quadrado da velocidade do movimento.

II) Em um navio com dois eixos propulsores instalados, com propulsores idnticos girando em sentidos opostos para movimentar o navio adiante ou a r, a fora lateral exercida sobre o navio devido ao dos propulsores o dobro da fora lateral que ocorreria caso o navio fosse dotado com apenas um desses propulsores. III) A velocidade do ar deve ser aproximadamente 30 vezes a velocidade da gua, para que a presso dinmica resultante da ao dos movimentos do ar e da gua, sobre um mesmo corpo e aplicada sob as mesmas condies, seja a mesma. IV) Considerando-se um hidroflio como sendo um corpo projetado para obter uma fora de sustentao quando inclinado em relao direo do fluxo da gua, a fora de arrasto (drag) definida como sendo a componente da fora exercida nesse corpo que atua na direo paralela ao fluxo de corrente livre relativo (relative free stream flow) da gua. V) Um submarino dotado com apenas um propulsor, quando navegando isolado em grande profundidade e em mar aberto, no sofre ao aprecivel, na sua popa, da fora lateral gerada pela rotao do propulsor.

(a) Apenas as afirmativas I), II), IV) e V) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), III), IV) e V) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I), II), III) e IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas III), IV) e (V) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas II), III) e IV) so verdadeiras.

PSCPP/2012 Prova Rosa

30

Diretoria de Portos e Costas


47 (1,6 PONTO)

De acordo com o contido sobre esforos gerados na embarcao no livro Naval Shiphandling (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr 4 edio: 1975), analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

Em um navio dotado com um nico propulsor, a grandeza da fora lateral (side force) causada pelo propulsor varia com o tipo de navio e com o tipo da estrutura sob a gua nas vizinhanas do propulsor.

II) Um propulsor girando para a direita, visto pela popa, tende a forar a popa a deslocar-se para a esquerda. III) Um propulsor girando para esquerda, visto pela popa, tende a forar a popa a deslocar-se para a direita. IV) Em um navio dotado de dois propulsores com sentidos de rotao inversos, para gerar empuxo adiante, quando o propulsor de BE, visto pela popa, tem rotao para direita, o propulsor de BB est dando a r e o de BE est dando adiante, a fora lateral resultante exercida pela ao desses propulsores tem o sentido de BB para BE. V) Em um navio dotado com um nico propulsor, a direo da fora lateral gerada pela rotao do propulsor depende somente do sentido de rotao do propulsor.

(a) Apenas as afirmativas I) e V) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), IV) e V) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II), III), e V) so verdadeiras. (d) Apenas a afirmativa V) verdadeira. (e) Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras.

48

(1,6 PONTO)

De acordo com o contido no livro Naval Shiphandling (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr 4 edio: 1975), considere um navio com um nico propulsor gerando empuxo adiante com rotao, visto pela popa, para a direita, e movendo-se adiante com velocidade constante. Nessa situao, assuma como foras atuantes no navio apenas o empuxo e a fora lateral fornecidos pelo propulsor e a fora gerada pelo leme devido a sua deflexo, que tais foras atuam aproximadamente no mesmo ponto prximo popa e, para efeitos prticos, que o efeito combinado dessas foras seja traduzido por uma nica fora resultante atuando no propulsor. Com base nessas premissas, assinale a opo INCORRETA: (a) Quando o leme se encontra a meio, a fora resultante tende a guinar o navio para BB. (b) Quando leme defletido 30 graus para esquerda, a fora resultante tende a guinar o navio para BB. (c) Quando o leme defletido 30 graus para direita, a fora resultante tende a guinar o navio para BE. (d) A existncia da forca lateral permite que o navio guine mais rapidamente para BB do que para BE. (e) A existncia da forca lateral implica que o navio tende a despender mais energia para guinar para BB do que para BE.
PSCPP/2012 Prova Rosa

31

Diretoria de Portos e Costas


49 (2,0 PONTOS)

De acordo com o contido no livro Naval Shiphandling (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr 4 edio: 1975), considere um navio com um nico propulsor que gera empuxo para adiante quando est girando com rotao para direita, visto pela popa. O navio encontra-se parado e sem seguimento e inicia o movimento para r com o propulsor com rotao baixa, correspondente a 5 ns de velocidade. Nessa situao, assuma como foras atuantes no navio apenas o empuxo e a fora lateral fornecidos pelo propulsor e a fora gerada pelo leme devido a sua deflexo, que tais foras atuam aproximadamente no mesmo ponto prximo popa e, para efeitos prticos, que o efeito combinado dessas foras seja traduzido por uma nica fora resultante atuando no propulsor. Com base nessas premissas, assinale a opo INCORRETA.

(a) Quando o leme defletido 30 graus para direita, o navio tende a deslocar a popa para BB. (b) Com o leme a meio, o navio tende a deslocar a popa para BB. (c) Devido ao navio se encontrar com baixa velocidade a r, ainda que o leme seja defletido 30 graus para direita, possvel que o navio no consiga deslocar a popa para BE, uma vez que o efeito causado pela fora exercida pelo leme pode no ser suficiente para sobrepor-se ao efeito causado pela fora lateral. (d) Quando o leme defletido 30 graus para esquerda, o navio tende a deslocar a popa para BB. (e) Caso se deseje deslocar a popa para BE, mantendo-se o leme defletido 30 graus para esquerda, deve-se aumentar a velocidade para r.

PSCPP/2012 Prova Rosa

32

Diretoria de Portos e Costas


50 (1,6 PONTO)

De acordo com o contido no Squat Interaction Manoeuvring (The Nautical Institute, edio: 1995), considerando as interaes entre navios e entre navios e canais estreitos, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opo correta:

I)

Em uma manobra de ultrapassagem entre dois navios em um canal estreito, considerando que uma interao entre os mesmos esteja ocorrendo, possvel que essa interao induza uma guinada nas proas dos navios em direo uma da outra, podendo resultar em coliso.

II) Numa manobra de ultrapassagem (overtaking), a interao entre os navios depende da distncia e da velocidade relativa entre ambos. III) Em uma manobra de ultrapassagem (overtaking), um navio pode evitar a situao de ter que continuar preso navegando prximo ao outro navio (hydrodinamically trapped together), aumentando a velocidade relativa entre ambos. IV) Para um mesmo navio, quando a razo H/T aumenta, o efeito squat tambm aumenta, sendo H a profundidade da gua e T o calado mdio esttico do navio medido meia-nau ou prximo dela. V) Em um canal com pouca profundidade, o efeito interativo chamado de following wake pode ser minimizado ou evitado pelo aumento da velocidade do navio.

(a) Apenas as afirmativas I, III e V so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II, IV e V so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas III, IV e V so verdadeiras.

PSCPP/2012 Prova Rosa

33

Potrebbero piacerti anche