Sei sulla pagina 1di 5

Revista da Educao Matemtica da UFOP, Vol I, 2011 - XI Semana da Matemtica e III Semana da Estatstica, 2011 ISSN 2237-809X

OS DIFERENTES TIPOS DE DEMONSTRAES: UMA REFLEXO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMTICA


Marcos Coutinho Mota1, Marcos Pavani de Carvalho2
Resumo: O presente trabalho parte dos estudos realizados em um projeto de Iniciao Cientfica financiado pela FAPEMIG. Ele traz uma reflexo e exposio sobre os principais mtodos de demonstrao. Por meio de uma reviso bibliogrfica e seguindo uma sequncia lgica, demonstraremos algumas proposies bsicas em Matemtica, objetivando informar e, sobretudo deixar bem claro as principais diferenas entre os tipos de demonstraes. Tendo em vista que durante o Ensino Fundamental e Mdio a Matemtica apresentada aos alunos de uma maneira simblica e cheia de frmulas mgicas, sem que essas sejam explicadas ou justificadas. Os alunos no tm a necessidade de uma maior reflexo sobre o que se est fazendo, tornando uma das principais causas dos problemas que eles encontram, nos cursos superiores, com as demonstraes. Espera-se com este trabalho, promover uma facilitao nas demonstraes dos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemtica. Palavras-chave: Matemtica, Lgica, Demonstraes.

1 Introduo
Enunciar e demonstrar teoremas uma das ocupaes centrais de todo professor ou estudioso da matemtica; e no admissvel que tal pessoa sinta-se deficiente em demonstraes (VILA, 2006, pref.). Alm do fato de que quando o aluno faz uma demonstrao, ele est desenvolvendo sua expresso oral, escrita e grfica, pois uma demonstrao exige certo domnio de argumentao, algo que, como futuro professor, ir lhe ser de grande valor na sala de aula.

2. Objetivos
Demonstrar no fcil, mas necessrio. Durante o Ensino Fundamental e Mdio a Matemtica apresentada aos alunos de uma maneira simblica e cheia de frmulas mgicas, sem que essas sejam explicadas ou justificadas, os alunos no tm necessidade de uma reflexo mais profunda sobre o que se est fazendo, gerando uma formao estreita e acrtica. (NAGAFUCHI, 2008, p.128). neste aspecto que se encontra nosso papel, pois iremos informar e deixar bem claro as principais diferenas entre os tipos de demonstraes.

1Licenciatura em Matemtica do IF SUDESTE MG - Campus Rio Pomba. Bolsista PROBIC FAPEMIG.

marcoscm16@yahoo.com.br 2Licenciatura em Matemtica do IF SUDESTE MG Campus Rio Pomba, orientador do PROBIC FAPEMIG. marcos.pavani@ifsudestemg.edu.br

3. Metodologia
Por meio de uma reviso bibliogrfica realizada em estudos de Iniciao Cientfica e seguindo uma sequncia lgica, explicaremos e exemplificaremos os principais mtodos de demonstraes.

4. Demonstraes
Quando temos que demonstrar comum nos depararmos com os seguintes termos: Provar, Explicar, Proposio e Teorema (Hiptese e Tese). fundamental que se saiba o significado e aplicao de cada um deles: 4.1 Provar: utilizar uma argumentao precisa que convena o leitor de que certa proposio anteriormente enunciada est correta. algo essencial para o estabelecimento da verdade matemtica. Pode ser realizada direta ou indiretamente. A prova direta estimada pelos matemticos, ao passo que ela explica, por meio dos axiomas e resultados j provados, a razo da validade da afirmao que est sendo provada. Ela direta, pois no usa de artifcios. Nela assumimos a hiptese como verdadeira e atravs da utilizao de uma srie de argumentos verdadeiros e dedues lgicas, conclumos a veracidade da tese. Exemplo de prova direta: Seja n um nmero mpar. Ento n tambm um nmero mpar. Prova: Assumindo que n um nmero natural mpar, ento existe um nmero natural k tal que n = 2k+ + 1. Consequentemente, n = (2k + 1) = 4k + 4k +1= 2(2k + 2k) +1, o que implica que n um nmero mpar. Vale ressaltar que se um teorema contraposto a outro, logo so equivalentes: Para provar o teorema: o quadrado de um nmero par tambm par, basta observar que ele contraposto ao acima provado, portanto, so equivalentes. 4.2 Explicar: Encontra-se no nvel do sujeito locutor com a finalidade de comunicar ao outro o carter de verdade de um determinado enunciado matemtico. Por exemplo: quando um professor explica uma matria a uma turma, ela pode ser reconhecida como convincente por aquele grupo de pessoas, constituindo-se para eles uma prova, seja ela verdadeira ou no. 4.3 Proposies: Tambm chamadas de sentenas, so frases afirmativas em forma de orao, com sujeito, verbo e predicado, podendo ser verdadeira ou falsa, no admitindo uma terceira opo (principio lgico do terceiro excludo). Exemplo: Sejam as proposies: A: A soma dos ngulos internos de qualquer tringulo 180. B: Marte um planeta. C: Todo brasileiro alagoano. Todas estas proposies se enquadram no conceito que citamos acima. Quando classificadas, as proposies A e B so verdadeiras, e a proposio C falsa, pois o conhecido jogador de futebol Pel (Edson Arantes do Nascimento), nasceu em Trs Coraes, Minas Gerais. Para negar uma proposio, basta apresentar um contra-exemplo. 4.4 Teoremas: So proposies verdadeiras que pode ser verificadas mediante uma demonstrao. Podem ser validados partindo-se da hiptese (o que possumos como verdade), objetivando chegar tese (o que queremos demonstrar).

So geralmente apresentados: A ou A implica B. Sendo denominadas assim as proposies: A: Hiptese ou condio suficiente para a validao de B. B: Tese ou condio necessria para a validao de A. Seguindo esta relao, se vale A, vale B. Exemplo: Sejam as proposies: D: n um nmero que pode ser escrito na forma 2k, com k . E: n um nmero par. Pelo exposto, temos: D condio suficiente de E, ou seja, basta a hiptese D ser verdadeira para que tese E tambm seja. A tese, por sua vez uma condio necessria da hiptese. Se D for verdadeira, E ser necessariamente verdadeira. A recproca de um teorema A B a proposio B A ou A B. Ela pode ou no ser verdadeira. Um exemplo em que ela no seja verdadeira: A recproca do teorema todo nmero primo maior que dois mpar todo nmero mpar primo e maior do que dois. Isto falso, porque nem todo nmero mpar primo. Caso a recproca do teorema seja verdadeira, ele pode ser representado por: A B (A se, e somente se, B). Neste caso, qualquer uma das proposies ao mesmo tempo condio necessria e suficiente para a validade da outra. Vale ressaltar que geralmente no final de uma demonstrao pode aparecer C.Q.D., para Como Queramos Demonstrar. Ou um pequeno quadrado preenchido ou no: , com a mesma equivalncia. Para a realizao de uma demonstrao no existe um nico caminho. Existem problemas em que necessria a utilizao de mtodos diferentes. A seguir, expomos e exemplificamos os principais mtodos de demonstrao: 4.5 Demonstraes por Contraposio: um mtodo muito utilizado em demonstraes. Sua caracterstica principal a negao da tese, no a tese que se deseja provar, e sim a negao da hiptese. Exemplo: Se x 6x + 5 par, ento x mpar. Ao negarmos nossa tese, afirmamos que x par. Sendo par, pode ser escrito na forma x = 2k, com k . Assim, 6 + 5 = (2) 6(2) + 5 = 4 12 + 5 2(2 6 + 2) + 1 = 2 + 1, com . Ou seja, conclumos que 6 + 5 mpar. O que contradiz a hiptese.

4.6 Demonstraes por Reduo ao Absurdo: Este mtodo considerado uma das ferramentas mais poderosas da matemtica. De um modo geral, o roteiro que segue uma demonstrao por reduo ao absurdo o seguinte: Assumimos a validade da hiptese e supomos que a nossa tese falsa. Usando as duas informaes anteriores, conclumos um absurdo, ao chegar a uma proposio que contradiz uma suposio levantada anteriormente. Exemplo: Para provar a irracionalidade de 2 utilizamos o mtodo de reduo ao absurdo. Demonstrao: Se 2 fosse racional, (negamos a tese) ento haveria dois inteiros positivos p e q tais que 2 = p/q, sendo p/q uma frao irredutvel, isto , p e q primos entre si. Temos: 2 = p/q. Elevando esta igualdade ao quadrado, encontramos:

(2) = (/) 2 = / = 2 Isso nos mostra que p par. Como provamos acima, se p par, ento p tambm par. Assumindo p = 2r, com r , temos: = 2 (2) = 2 4 = 2 = 2 A partir da, conclui-se que q tambm par. Isto absurdo, pois se p e q so ambos pares, consequentemente so ambos divisveis por 2 e a frao p/q no irredutvel. O absurdo a que chegamos conseqncia da hiptese que fizemos inicialmente, de que 2 fosse racional. Somos, assim, forados a afastar essa hiptese e concluir que 2 irracional. 4.7 Demonstraes por Induo Finita: A induo matemtica ou induo finita serve para provar que uma sequncia de proposies denotadas por P(1), P(2),..., P(n) verdadeira, sem a necessidade de realizar a prova para cada uma delas. O princpio mostrar que P(1) verdadeira, e supondo verdade uma quantidade P(K), mostrar que P(K+1) verdadeira. P(K) denominada Hiptese de Induo (H.I.). Exemplo: Provar se a sequncia 1 + 2 + 3 + 4 + + = ( + 1)/2 verdadeira para todo nmero natural . Prova: (i) Mostrar que P(1) verdadeira: (1): 1 = 1(1 + 1)/2 = 1. Portanto, P(1) verdadeira. (ii) Supondo vlida para uma quantidade k, mostrar que verdade para uma quantidade (k+1), isto , P(k) P(k+1). P(k): 1 + 2 + 3 + 4 + + = ( + 1)/2 (H.I.) Logo, ( + 1): 1 + 2 + 3 + 4 + + + ( + 1) = [( + 1)]/2 + ( + 1) = = [( + 1) + 2( + 1)]/2 = [( + 1)( + 2)]/2 = = ( + 1)[( + 1) + 1]/2 Portanto, ao assumir P(k), conseguimos provar P(k+1), concluindo a demonstrao.

5 Concluses
Existem vrios mtodos de se provar uma sentena, cabendo ao professor escolher a mais apropriada ao que se pretende demonstrar, pois: O desenvolvimento cognitivo dos estudantes deve ser levado em conta tal que a prova seja apresentada em formas que sejam para eles potencialmente significativas. Isto requer que os educadores e os matemticos repensem a natureza da prova matemtica e considerem o uso de diferentes tipos de prova de acordo com o desenvolvimento cognitivo do indivduo. (BALACHEFF, 2008, p. 506).

Alm do exposto acima, to importante quanto saber os principais mtodos de demonstraes, : Ler bem o enunciado do problema e utilizar todas as informaes disponveis; Buscar de imediato identificar hiptese e tese; Fazer casos particulares ou casos mais simples de problemas similares, para adquirir familiaridade; Mudar sua representao, transformando-o em um problema equivalente; Usar a imaginao pesquisando caminhos alternativos. Extrapolar os limites!

Referncias
[1] VILA, G. S. S. Anlise Matemtica para Licenciatura. 3. ed.So Paulo: Edgard Blucher, 2006. [2] BALACHEFF, N. The role of the researchers epistemology in mathematics education: an essay on the case of proof. ZDM Mathematics Education, p.506. V.40. 2008. [3] NAGAFUCHI. T. Um estudo histrico-filosfico acerca do papel demonstraes em cursos de Bacharelado em Matemtica. 150fs. Dissertao (Programa de Ps-graduao em Ensino de Cincias e Educao Matemtica) Universidade Estadual de Londrina. 2008.

[4] OLIVEIRA, K. I. M.; FERNANDZ, J. C. Iniciao Matemtica: Um curso com problemas e solues. Rio de Janeiro: SBM, 2010.

Potrebbero piacerti anche