Sei sulla pagina 1di 5

ICESP Faculdades Integradas Promove de Braslia Departamento de Comunicao Social/ Jornalismo Disciplina de Comunicao Digital Docente: Marta Discente:

: Nardiane Balbino da Silva


Resenha do artigo CIBER-CULTURA-REMIX - Andr Lemos

De muito j se sabe a importncia da cultura na histria e na evoluo da humanidade. Hoje, com as novas tecnologias impregnadas na rotina das pessoas, esses processos culturais que transformam, criam e recriam os elementos sociais tornaram-se cada vez mais velozes. Atravs dessa ideia, o autor do texto Ciber-Cultura-Remix, Andr Lemos, vem com o objetivo de mostrar as mudanas que o fenmeno da cibercultura acarreta no contexto comunicacional e social da sociedade contempornea. Segundo Lemos (2005), a cibercultura so as relaes entre as tecnologias de informao, comunicao e a cultura, a partir do nascimento da correlao da informtica e as telecomunicaes desde a dcada de 1970. O princpio que norteia a cibercultura a ideia de recombinao chamado por Lemos de remixagem.
As novas tecnologias de informao e comunicao alteram os processos de comunicao, de produo, de criao e de circulao de bens e servios nesse incio de sculo XXI trazendo uma nova configurao cultural que chamaremos aqui de ciber-cultura-remix. (LEMOS, 2005, p. 1)

Segundo Lemos, a cibercultura possui trs leis que a formam: a liberao do plo da emisso, o princpio de conexo em rede e a reconfigurao de formatos miditicos e prticas scias. Esse trip ir nortear os processos de recombinao, atravs da emisso, conexo e reconfigurao, estas atravs da viso fenomenolgica social pode ajudar a compreender a mudana social da compreenso do espao (virtual ou no) e do tempo. A partir dessa perspectiva, Andr Lemos analisa em seu texto alguns desses fenmenos atuais: os blogs, os podcasts, os sistemas peer to peer; os

softwares de fonte aberta, e a arte eletrnica. Contudo, para isto Lemos aborta conceitos necessrios para compreender tais fenmenos o que intitula Do copyright ao remix:
As noes de autor e de propriedade intelectual surgem com o capitalismo e a imprensa a partir do sculo XVIII. (...)A modernidade industrial vai trazer essa idia romntica de um autor iluminado e dono de sua criao. Ela ser usada para controlar a circulao de bem tangveis e intangveis, onde o autor cede o seu direito aos editores em troca de pagamento de royalties. Esse sistema esteve mais ou menos estvel at o surgimento do ps-modernismo (meados do sculo XX) onde o artista passa a buscar a quebra de fronteiras e usar trabalhos de outros artistas em processos de recombinao. A arte entra em crise e junto com ela a noo de obra, autor, autoria, propriedade. Na crise da criao ps-moderna (a arte morreu!) s possvel apropriaes sob o signo da recriao. No h mais autor, original e obra, apenas processos abertos, coletivos e livres. A tecnologia digital vai reforar essas caractersticas da arte do ps- modernismo. (LEMOS, 2005,

p.1- 2)

Segundo Lemos, o conceito de remix vem da possibilidades de combinao, apropriaos, desvios e criao livre que os DJs realizam em suas mixagens, a partir dessa ideia outros formatos, tecnologias e modalidades so potencializados por essas caracteristicas das ferramentas digitais e pela dinmica da sociedade contempornea. Assim, nasce o conceito de a informao quer ser livre, onde qualquer sujeito pode ser ser sujeito criativo do processo comunicativo (Do It Yoursel - faa voc mesmo), em tempo real e com abrangncia para qualquer lugar do planeta. Cria-se ento a primeira lei, a liberao do plo da emisso, onde a emergncia de vozes, discursos e a circulao da informao ganham destaques aps anos reprimidos pela edio da informao dos meios de comunicao em massa. As mximas dessa lei so: tem de tudo na internet, pode tudo na internet. A segunda lei o princpio de conectividade generalizada (tudo em rede), a partir da transformao do computador pessoal em computador coletivo e atualmente em computador coletivo mvel, com exploso dos celulares androides e das redes wi-fi. Aqui a mximas : a rede est em todos os lugares. A terceira lei a da reconfigurao. Trata-se de reconfigurar prticas sem a substituio total de suas caracteristicas antecedentes. Nessa lei a mxima

tudo muda, mas nem tanto. Por reconfigurao compreendemos a idia de remediao mas tambm a de modificao das estruturas sociais, das instituies e das prticas comunicacionais.( (LEMOS, 2005, p. 3). Como elucida Lemes, todas essas trs leis esto cravadas na ciber-cultura-remix. Nesse momento, o autor ir analisar a arte eletrnica, e destaca os blogs, o podcast, os sistemas P2P e os softwares livres a partir da correlao entre as trs leis e a lgica da re-mixagem:
Um dos principais expoentes da cibercultura a arte eletrnica. Essa nova forma do fazer artstico a expresso de uma lgica recombinante que abusa de processos abertos, coletivos, inacabados. Isso no nenhuma novidade no mundo da arte. No entanto, a criao artstica na cibercultura coloca em sinergia processos interativos, abertos, coletivos e planetrios, problematizando as noes de espao e de tempo, o lugar do espectador e do autor, os limites do corpo e do humano, as noes de real e de virtual. (LEMOS, 2005, p. 3)

O podcast um fenmeno mundial de emisses sonoras, e a cada dia mais cresce e coloca em jogo as trs leis da cibercultura. O seu nome uma referncia ao iPod (tocador de MP3 da Apple) e broadcasting (transmisso, sistema de disseminao de informao em larga escala).
O podcast s vem a somar aos diversos formatos broadcasting. Tampouco o fim do rdio como ns conhecemos hoje, em seus formatos AM e FM. O que estamos vendo uma reconfigurao miditica em que ambos os formatos permanecem e tm seus nichos de usurios assegurados. Estamos vendo, com os podcast, as trs leis em ao: 1. liberao do plo da emisso (ouvinte produtor), 2. princpio de conexo (distribuio por indexao de sites na rede RSS em conexo planetria) e, 3. reconfigurao dos formatos de emisso de contedos sonoros (em dois plos: o faa voc mesmo a sua rdio; e as rdios massivas criando programas em podcasting, como a BBC). (LEMOS, 2005, pp. 4-5)

Os blogs (audioblogs, fotologs, vlogs) tambm so fenmenos que tem sua caracterstica na emisso e na reconfigurao dos elementos miditicos e de suas prticas na produo de informao. A partir da liberao do plo da emisso, o princpio em rede e a conexo generalizada tem dado vozes populao, o que antes com a mdia clssica de massa no acontecia frequentemente.
Blogs so formas de publicao onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e comear a emitir, seja seu dirio pessoal,

informaes jornalsticas, emisses de udio (os audioblogs) ou vdeos (vlogs8) e fotos (fotolog), etc., sejam de carter amador, jornalstico, humorista, literrio. (LEMOS, 2005, p. 5)

Lemos destaca tambm o P2P peer to peer. Trata-se de um sistema de compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos. Nesse fnomeno tambm vemos a liberao da emisso para disponibilizar arquivos, o que coloca esses arquivos dispovveis para todo o mundo o princpio em rede, outra caracterstica a reconfigurao da indstria fonogrfica e de cinema, que so bastante atingidas financeiramente pela distribuio sem limites. Outro fenmeno da cibercultura so os softwares de cdigo aberto, aqui a caracterstica que destaca a criao e o compartilhamento planetrio de inteligncia no desenvolvimento de solues. Tambm nesse fenmeno as trs leis so utilizadas.
A adoo de softwares livres coloca em questo o monoplio de firmas produtoras de softwares e refora a cultura do compartilhamento, a cultura copyleft que est em oposio lgica proprietria do copyright que dominou a dinmica sociocultural dos mass media. (LEMOS, 2005, p. 7)

Em uma sociedade cada vez mais conectada a importncia de se analizar os fnomenos miditicos tambm a importncia de compreender a nossa realidade e futuro. As mudanas seguem cada mais rpidas, e a instantaneidade e conectividade so as palavras do momento. O texto de fcil assimilao e carregado de conceitos necessrios para estudantes e profissionais de jornalismo que necessitam utilizar e compreender as ferramentas tecnolgicas e miditicas.

Referncia Bibliogrfica
LEMOS, Andr. (2005). Ciber-Cultura-Remix. So Paulo.

Potrebbero piacerti anche