Sei sulla pagina 1di 3

ABUSO DE AUTORIDADE (LEI N.

4898/65)

1. A lei de abuso de autoridade (Lei n. 4898/65) regula o direito de representao e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos casos de abuso de autoridade. 2. Regula a responsabilidade civil, administrativa e penal das autoridades pblicas! 3. O direito de representao (leia-se: notcia do crime) e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, contra as autoridades que, no exerccio de suas funes, cometerem abusos, so regulados pela presente lei. 4. O direito de representao (leia-se: notcia do crime) ser exercido por meio de petio dirigida: a) autoridade superior que tiver competncia legal para aplicar, autoridade civil ou militar culpada, a respectiva sano; b) ao rgo do Ministrio Pblico que tiver competncia para iniciar processo-crime contra a autoridade culpada. 5. Ateno !!!! Nos crimes de abuso de autoridade, a ao penal SEMPRE ser PBLICA INCONDICIONADA. 6. A representao mencionada nesta Lei apenas NOTCIA DO CRIME, e no condio de procedibilidade para a ao penal. Em outras palavras, no necessria para o MP oferecer a denncia. 7. Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao. Diferentemente dos crimes praticado por funcionrio pblico contra a administrao pblica, no abrange as pessoas que exercem cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para a empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 8. O particular pode ser sujeito ativo do crime de abuso de autoridade em alguma hiptese? Sim. (art. 30, CP) O particular pode ser sujeito ativo do crime de abuso de autoridade, desde pratique a conduta em concurso com a autoridade pblica. 9. Haver crime de abuso de autoridade ainda que o agente esteja fora de suas funes (ex.: frias), DESDE QUE INVOQUE A FUNO. 9. IMPORTANTSSIMO !!!! Compete Justia Comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. (Smula 172 do STJ) 10. ATENO !!!!! Memorize os crimes de abuso de autoridade !!! Note que todos protegem direitos e garantias fundamentais da pessoa, previstos no art. 5. da CF/88.

Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) liberdade de locomoo; b) inviolabilidade do domiclio c) ao sigilo da correspondncia; d) liberdade de conscincia e de crena; e) ao livre exerccio do culto religioso; f) liberdade de associao; g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto; h) ao direito de reunio; i) incolumidade fsica do indivduo; j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional. Art. 4 Constitui tambm abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; b) submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; c) deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa; d) deixar o Juiz de ordenar o relaxamento de priso ou deteno ilegal que lhe seja comunicada; e) levar priso e nela deter quem quer que se proponha a prestar fiana, permitida em lei; f) cobrar o carcereiro ou agente de autoridade policial carceragem, custas, emolumentos ou qualquer outra despesa, desde que a cobrana no tenha apoio em lei, quer quanto espcie quer quanto ao seu valor (obs: atualmente sem aplicabilidade) g) recusar o carcereiro ou agente de autoridade policial recibo de importncia recebida a ttulo de carceragem, custas, emolumentos ou de qualquer outra despesa (obs: atualmente sem aplicabilidade); h) o ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal; i) prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade. 11. NO EXISTE crime de abuso de autoridade na FORMA CULPOSA. Por exemplo, incorrendo a autoridade pblica numa negligncia ou imprudncia funcional, no haver crime de abuso de autoridade. 12. IMPORTANTSSIMO !!! As figuras penais do art. 3. no admitem a forma tentada, pois se classificam como crimes de atentado, que so delitos em que a conduta da tentativa em si j caracteriza o crime na forma consumada. Atentar contra j caracteriza a forma consumada. 13. PRISO PARA AVERIGUAO crime de ABUSO DE AUTORIDADE !!!! 14. IMPORTANTSSIMO !!! ATENO TOTAL !!! No caso flagrante imprprio, em que autor de

crime preso em perseguio, haver crime de abuso de autoridade na conduta dos policiais de ingressar dentro do domiclio do criminoso? Sim. No caso da priso em flagrante, leciona Guilherme de Souza Nucci, deve o flagrante ser prprio (art. 302, I e II, CPP), no nos parecendo correto ampliar a possibilidade de invaso para as hipteses de flagrante imprprio ou presumido (art. 302, III e IV, CPP). (NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas, 3. ed., So Paulo: Revista dos Tribunais, pg. 38) 15. No caso de crime permanente, no haver necessidade de mandado judicial. Porm, a autoridade deve ter certeza da ocorrncia do crime. Em caso de dvida, dever conseguir a autorizao judicial. 16. IMPORTANTSSIMO !!!! No caso de correspondncias de presos, seria cabvel a violao? Sim. Em que pese o assunto ser polmico, prevalece a orientao seguida por Luiz Flvio Gomes e por Fernando Capez, segundo a qual a violao somente seria possvel em casos excepcionais. orientao do STF: A administrao penitenciria, com fundamento em razes de segurana pblica, pode, excepcionalmente, proceder interceptao da correspondncia remetida pelos sentenciados, eis que a clusula da inviolabilidade do sigilo epistolar no pode constituir instrumento de salvaguarda de prticas ilcitas. (STF HC 70814 / SP 01/03/1994) 17. possvel concurso entre os crimes de abuso de autoridade e de homicdio? E entre os crimes de abuso de autoridade e de leso corporal? Sim, desde sejam duas condutas distintas. 18. IMPORTANTSSIMO FINAL !!!! ATENO TOTAL !!!! O descumprimento de prazo em favor de adolescente privado de liberdade, cumprindo medida de interdio pelo cometimento de ato infracional, em face do princpio da especialidade, no configura crime de abuso de autoridade, mas sim CRIME CONTRA A CRIANA E O ADOLESCENTE, previsto no art. 235 da lei n. 8.069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente).

Potrebbero piacerti anche