Sei sulla pagina 1di 158

Gesto e avaliao de risco em sade ambiental

Ogenis Magno Brilhante Luiz Querino de A. Caldas (coord.)

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BRILHANTE, OM., and CALDAS, LQA., coord. Gesto e avaliao de risco em sade ambiental [online]. Rio de J aneiro: Editora FIOCRUZ, 1999. 155 p. ISBN 85-85676-56-6 Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o contedo deste captulo, exceto quando houver ressalva, publicado sob a licena Creative Commons Atribuio Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No adaptada. Todo el contenido de este captulo, excepto donde se indique lo contrario, est bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

GESTO AVALIAO DE RISCO EM SADE AMBIENTAL

FUNDAO OSWALDO CRUZ Presidente Paulo Marchiori

Buss

Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional, Informao e Comunicao Paulo Gadelha

EDITORA FIOCRUZ Coordenador Paulo Gadelha Conselho Editorial Carla Macedo Martins Carlos E. A. Coimbra Jr. Carolina . Bori Charles Pessanha Gilberto Hochman Jaime L. Benchimol Jos da Rocha Carvalheiro Jos Rodrigues Coura Luis David Castiel Luiz Fernando Ferreira Maria Ceclia de Souza Minayo Miriam Struchiner Paulo Amarante Vanize Macedo Coordenador Executivo Joo Carlos Canossa P. Mendes

GESTO AVALIAO DE RISCO EM SADE AMBIENTAL

OGENIS MAGNO BRILHANTE & LUIZ QUERINO DE A. CALDAS (Coordenadores) Segunda reimpresso

C o p y r i g h t 1999 dos autores Todos os direitos desta edio reservados


FUNDAO OSWALDO CRUZ / EDITORA

ISBN: 85-85676-56-6 I edio: 1999 I reimpresso: 2002 2 reimpresso: 2004


a

Projeto grfico, capa e editorao: Ruben Fernandes Copidesque e preparao de originais: Marcionlio Cavalcanti de Paiva Reviso: Fernanda Veneu Superviso editorial: Walter Duarte Catalogao-na- fonte Centro de Informao Cientfica e Tecnolgica Biblioteca Lincoln de Freitas Filho B857g Brilhante, Ogenis Magno (coord.) Gesto e avaliao de risco em sade ambiental. / coordenado por Ogenis Magno Brilhante e Luiz Querino de A. Caldas. - Rio de Janeiro : Editora FIOCRUZ, 1999. 155p., il., tab., graf. 1. Sade ambiental. 2. Poltica ambiental. 3. Anlise de risco. 1. Caldas, Luiz Querino de A. (coord.). CDD - 20.ed. - 363.7 2004
EDITORA FIOCRUZ

Av. Brasil, 4036 - l andar - sala 112 - Manguinhos 21040-361 - Rio de Janeiro - RJ Tels: (21) 3882-9039 e 3882-9041 Fax: (21) 3882-9006 e-mail: editora@fiocruz.br http://www.fiocruz.br/editora

AUTORES

OGENIS MAGNO

BRILHANTE

Engenheiro sanitarista, doutor em cincia ambiental pela Universidade Paris XII (Frana); professor-visitante da Faculdade de Engenharia de Processos e Gesto Ambiental da Universidade de Delft (Holanda); professor e pesquisador associado do Departamento de Saneamento e Sade Ambiental da Escola Nacional de Sade Pblica/Fundao Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); coordenador de projetos de pesquisa, consultor e professor de disciplinas de mestrado e doutorado na rea da poluio, impacto e risco na sade ambiental; autor de diversos trabalhos publicados em peridicos nacionais e estrangeiros, com participao em vrios congressos cientficos internacionais.
LUIZ Q U E R I N O DE A R A J O C A L D A S

Mdico e bilogo, mestre em farmacologia e professor de toxicologia; doutor pela Universidade de Bradford (Inglaterra), atua na rea da sade ambiental, foi consultor permanente do Centro Pan-Americano de Ecologia Humana e Sade, da Organizao Pan-Americana da Sade ( E C O / O P A S / O M S ) ; pesquisador-visitante da Escola de Sade Pblica da Universidade de Harvard (EUA) e Coordenador do Centro de Controle de Intoxicaes da Universidade Federal Fluminense (UFF).
LENE HOLANDA SADLER VEIGA

Biloga, mestre em biofsica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisadora da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Departamento de Proteo Radiolgica Ambiental, atuando na rea de avaliao de risco de poluentes radioativos e no-radioativos sade humana. Autora de diversos trabalhos publicados em peridicos nacionais e estrangeiros, com participao em vrios congressos cientficos internacionais. Desenvolveu trabalhos de cooperao na rea de Avaliao de Risco com o Oak Ridge National Laboratory (EUA).
HORST MONKEN FERNANDES

Engenheiro, doutor em geoqumica ambiental pela Universidade Federal Fluminense; pesquisador da Comisso Nacional de Energia Nuclear, consultor da Agncia Internacional de Energia Atmica; coordenador de Projetos de Avaliao de Impactos Ambientais por substncias txicas com nfase na rea de minerao e sistemas hdricos; autor de diversos trabalhos publicados em peridicos nacionais e estrangeiros, com participao em vrios congressos cientficos internacionais; representante da CNEN no Comit de Certificao Ambiental (CCA).

SUMRIO

PREFCIO

APRESENTAO

13

1. GESTO AVALIAO DA POLUIO, IMPACTO RISCO NA SADE AMBIENTAL.......................19

Ogenis Magno

Brilhante

2 . PROCEDIMENTOS INTEGRADOS DE RISCO GERENCIAMENTO AMBIENTAL: PROCESSOS MODELOS . 7 5

Horst Monken Fernandes & Lene Holanda Sadler Veiga

3 . Risco POTENCIAL EM TOXICOLOGIA AMBIENTAL

93

Luiz Querino de A. Caldas

4 . AVALIAO DE RISCO PARA A SADE HUMANA ECOSSISTEMAS

119

Lene Holanda Sadler Veiga & Horst Monken

Fernandes

GLOSSRIO

145

PREFCIO

So muito antigos, na Histria da humanidade, os primeiros registros sobre as relaes entre ambiente e sade. Os perigos que cercavam o consumo de gua e alimentos contaminados, por exemplo, esto na Bblia e em documentos egpcios e gregos ainda mais remotos. Tambm a sade pblica, desde seus primrdios, assim como a prpria medicina, ocuparam-se das relaes do ser humano com o meio ambiente. Utilizando enfoques variados, de Hipocrates aos dias de hoje, as cincias da sade tm procurado as causas, os modos de transmisso e a preveno das doenas no hbitat humano.
1

Segundo Canguilhem, possvel identificar duas concepes bsicas sobre doena que se alternam na Histria: a da doena como desequilbrio do organismo ou quebra de harmonia com o meio ambiente e a concepo ontolgica da doena como um ser ou algo que penetra no ser humano e o adoece. Em ambas, de qualquer forma, o ambiente joga o seu papel, pois no primeiro caso, trata-se de uma desarmonia com o meio a ser enfrentada; no outro, algo ou um ser estranho, proveniente de fora, do ambiente que o cerca, produz no interior do ser a doena e a morte. John Snow, com o seu clssico Sobre a Maneira de Transmisso do Clera, de 1854, funda a epidemiologia e marca o incio de uma nova era na anlise das condies de sade e doena dos grupos humanos. Seu tema, como sabemos, a descoberta das 'relaes perigosas' entre o ambiente contaminado (a bomba d'gua de Broad Street) e a terrvel e devastadora infeco intestinal produzida pelo vibrio colrico na populao londrina. A revoluo pasteuriana, que consagra a teoria do germe no final do sculo passado e representa uma das mais notveis contribuies cientficas na Histria da humanidade, talvez possa ter produzido, em alguns de seus seguidores de mentalidade mais estreita, a certeza de que tudo estivesse resolvido no longo e doloroso percurso do adoecer e do morrer humano, com a idia da unicausalidade e da resoluo dos problemas com o ataque aos germes no organismo humano, atravs de substncias que a moderna cincia iria produzindo. Na realidade, Pasteur e seus seguidores, com muita argcia, jamais ignoraram o papel do meio ambiente, propondo a clssica trade agente-hospedeiro-ambiente para explicar o processo de transmisso dos germes recm-descobertos. Oswaldo Cruz enfrenta, no incio do sculo, no Brasil, com soros, vacinas e reforma urbaha, atravs de uma intensa ao sobre o meio ambiente, as epidemias que ameaavam fechar o Pas ao comrcio exterior e devastar a economia nacional e no apenas as vidas humanas, como vinham fazendo.
4 ; 5; 6 3

1 2 3 4 5 6

ENTRALGO, P. L. Historia de la Medicina. Barcelona: Salvat, 1978. CANGUILHEM, G . O Normal e o Patolgico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1978. SNOW, J. Sobre a Maneira de Transmisso do Clera. So Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1990. COSTA, N. Lutas Urbanas e Controle Sanitrio. Petrpolis: Vozes/Abrasco, 1985. FRAGA, C . Vida e Obra de Osvaldo Cruz. Rio de Janeiro: J. O l y m p i c 1972. BRITTO, N. Oswaldo Cruz: a construo de um mito na cincia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.

O mundo comea a despertar para a questo ambiental, de forma intensa e global, apenas h cerca de 30 anos. Em 1972, as Naes Unidas convocam a Conferncia de Estocolmo, "que levou os pases em desenvolvimento e os industrializados a traarem, juntos, os 'direitos' da famlia humana a um meio ambiente saudvel e produtivo". Vinte anos aps, no ciclo de grandes conferncias que visam a preparar o mundo para o sculo XXI, a ONU convoca a RIO-92, Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que produz dois documentos bsicos para orientar ambientalistas, cientistas, ativistas e a populao em geral: a Agenda 21 e a Carta da Terra."
7

Antecedendo a Conferncia RIO-92, duas importantes iniciativas no que tange sade e ambiente desenvolvem-se no plano global: a implantao da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que gera um documento de primeira linha, Nosso Futuro Comum, tido como o grande inspirador das deliberaes havidas entre os Chefes de Estado presentes na Conferncia do Rio; e a realizao da III Conferncia sobre Promoo da Sade, em Sundsvall/Sucia, em 1991, com o tema dos "ambientes favorveis sade".
9

Todos correm para apresentar seus documentos de posio e influir nos resultados da RIO-92. A Organizao Mundial da Sade (OMS) produz Nosso Planeta, Nossa Sade, que se transforma num marco para aqueles que atuam na confluncia dos dois temas, sade e ambiente. A prpria Escola Nacional de Sade Pblica da Fundao Oswaldo Cruz (ENSP/ FIOCRUZ), preparou e lanou, poca, um dos mais completos documentos sobre o assunto: Sade, Ambiente e Desenvolvimento," coletnea de 28 artigos, em dois volumes, reunindo quase 70 autores de diversas instituies do Pas.
10

Toda esta histria importante para poder registrar os avanos que se vo produzindo na j longa trajetria de polticas, estudos e prticas na rea de sade e ambiente. As instituies acadmicas tm dado sua inestimvel colaborao para o progresso, seja das polticas, seja dos conhecimentos imprescindveis para o desenvolvimento de prticas efetivas neste campo. O livro que ora prefacio, de Ogenis Magno Brilhante & Luiz Querino de A. Caldas, dois professores da Escola Nacional de Sade Pblica, inscreve-se na melhor tradio dos estudos que renem fundamentos conceituais e inovaes. De fato, trabalham com um tema de ponta, contemporneo e fascinante: o risco em sade ambiental. Mas no o fazem com diletantismo acadmico, seno com o objetivo do manejo do risco, vale dizer, com avaliao e gesto dos mesmos. Aliam, neste Gesto e Avaliao de Risco em Sade Ambiental, as bases conceituais que permitem uma boa introduo queles que desejam iniciar-se no t e m a - c o m a apresentao de inovaes metodolgicas ainda no aplicadas em nosso pas.

COMISSO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO. NOSSO Futuro Comum.

Rio de Janeiro: Ed.

FGV, 1991.
8 CONFERNCIA DAS NAES UNIDAS SOBRE M E I O AMBIENTE DESENVOLVIMENTO. Agenda 21 e Carta da Terra.

9 10 11

Braslia: Senado Federal, 1996. WORLD HEALTH ORGANIZATION ( W H O ) . Creating Supportive Environments for Health. Geneva: W H O , 1996. WORLD HEALTH ORGANIZATION ( W H O ) . Our Planet, our Health: report of the WHO Commission on Health and Environment. Geneva: W H O , 1992. LEAL. M . C . et al. Sade, Ambiente e Desenvolvimento. So Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1992. 2v.

Como defendem os autores, "a avaliao de risco um processo analtico muito til, que gera valiosas contribuies para a 'gesto' do risco", seja pelas organizaes de sade pblica, seja por aquelas responsveis pela poltica ambiental. A essa altura, vale lembrar a estratgia da 'intersetorialidade'. De fato, o enfrentamento de problemas no campo da sade e ambiente s vai ser efetivo se articular, de forma harmnica, complementar e integrada, disciplinas, profissionais e rgos pelo menos dos dois setores governamentais envolvidos; assim como, se grupos de interesse da sociedade civil, envolvidos com a temtica da sade e do ambiente, conseguirem estabelecer alianas mutuamente benficas para a luta por leis e normas exaradas dos Legislativos e pela implementao de polticas pblicas favorveis sade e ao ambiente, por parte dos Executivos. Os autores tm uma preocupao adicional de grande relevncia: adaptar as propostas de avaliao de risco para a realidade do nosso pas. Completam o estudo discutindo o tema da gesto ambiental, informada pela avaliao de risco. Pelo somatrio de tais elementos, este livro traz enormes contribuies e avanos para um tema de ponta, que a confluncia da sade e ambiente. Da primeira experincia da ENSP, em 1 9 9 2 , com o curso sobre "Gesto de Risco em Sade Ambiental", at agora, o "grupo avanou enormemente. Vo-se cumprindo etapas, como esta, na direo de objetivos maiores como o que se aproxima para a ENSP: preparar, na sua recm-criada Escola de Governo em Sade, profissionais para a gesto da sade ambiental, com a base cientfica da avaliao de risco.

PAULO MARCHIORI PROFESSOR ESCOLA NACIONAL DE SADE

BUSS

TITULAR DIRETOR PBLICA/FIOCRUZ

APRESENTAO
O meio ambiente se constitui hoje um dos temas essenciais de poltica governamental e uma das maiores preocupaes dos cidados, seja nos pases industrializados ou no. A conscincia poltica e social neste assunto um fato. Cada vez mais um nmero maior de pessoas v na degradao ambiental uma ameaa sade e ao bem-estar social. Atualmente, um grande nmero de especialistas dos mais variados campos da cincia se ocupa da proteo da sade humana. O enfoque tradicional da sade pblica atual se combina com os modernos conceitos da interdependncia da sade com os fatores ambientais, o qual podemos denominar de sade ambiental. Todos os problemas relativos aos contaminantes ambientais esto, de uma maneira ou de outra, associados ao crescente processo de industrializao verificado desde o final do sculo passado, onde, ao lado do incremento da pesquisa, do desenvolvimento e da difuso de novas tecnologias, os processos de produo e seus produtos, tm contribudo para pr em perigo ou causar prejuzos sade do homem e dos ecossistemas. Estes contaminantes ambientais so, na atualidade, denominados de riscos tecnolgicos ambientais e esto classificados em dois grupos: os riscos tecnolgicos, aqueles decorrentes das atividades desenvolvidas pelo homem e os riscos naturais, os oriundos de distrbios da natureza. Os primeiros podem ser controlados tanto na probabilidade de ocorrncia quanto nas conseqncias, ao passo que os segundos, em geral, no podem ser controlados no que se refere probabilidade de ocorrncia, somente nas suas conseqncias. Estes riscos, especialmente os tecnolgicos, tm provocado grandes transformaes em nosso planeta, causando alteraes em escalas locais: contaminao por radiao, por produtos qumicos e nvoa cida nos grandes centros urbanos; em escalas regionais ou continentais: chuvas cidas; em escala global: destruio da camada de oznio e efeito estufa. H um crescente consenso de que os problemas de sade ambiental s sero resolvidos ou minorados com o desenvolvimento e a aplicao de polticas ambientais claras e eficientes, em que o princpio do desenvolvimento sustentvel seja aplicado na soluo das questes de meio ambiente, economia e sociedade. O processo de avaliao de risco ambiental um instrumento metodolgico importante para a execuo de uma poltica de sade ambiental. Tal processo est sendo usado para satisfazer uma grande gama de propsitos, entre os quais auxiliar na gesto do risco e propiciar subsdios aos rgos reguladores para tomada de decises. A avaliao de risco um processo analtico muito til que gera valiosas contribuies para a gesto do risco, da sade pblica e para a tomada de decises de poltica ambiental. Foi desenvolvida porque os agentes regulamentadores e a opinio pblica exigiram que os cientistas fossem alm da pura observao das relaes entre exposio a poluentes e seus efeitos nas populaes e no meio ambiente, para responder a questes sociais sobre o que no seguro.

O primeiro cdigo de procedimentos para a avaliao de risco em sade foi estabelecido nos Estados Unidos, em 1983, pela Academia Nacional de Cincias (National Research Council - NRC). Este procedimento, internacionalmente reconhecido, dividido em quatro partes e foi desenvolvido para caracterizar os efeitos adversos de agentes na sade humana, particularmente oriundos da exposio aos qumicos: identificao do risco; avaliao dose-resposta; avaliao da exposio e caracterizao do risco.
1

Ainda nos Estados Unidos, o rpido desenvolvimento tecnolgico teve como conseqncias o aparecimento de inmeras situaes de risco e o surgimento de vrios stios contaminados que fizeram com que a opinio pblica pressionasse o Congresso a tornar mais rgidas as leis e os procedimentos de controle e preveno do risco (os chamados superfunds). Para isto foi instituda pelo Congresso, em 1990, uma Comisso encarregada de fazer ampla investigao sobre as implicaes polticas e o uso apropriado da avaliao e da gesto do risco nos programas de regulamentao das leis para a preveno de cncer e de outros efeitos crnicos sade humana, oriundos da exposio a substncias perigosas. A comisso publicou, em julho de 1996, um relatrio no qual proposta uma nova padronizao para a avaliao de risco (Commission on Risk Assessment and Risk Management, 1996). Este novo processo engloba o estudo do risco causado por vrios contaminantes, compartimentos, fontes de exposies, assim como os valores sociais, percepes e tica, que tem como objetivo maior a gesto do risco.
2

Os seguintes componentes so includos neste novo procedimento: formulao de problema em um contexto amplo; anlise dos riscos; definir as opes; tomar decises; propiciar meios para que as decises sejam implementadas (intervenes) e fazer uma avaliao da efetividade das aes implementadas. A comisso tambm reconhece que avanos importantes tm sido feitos no desenvolvimento cientfico do processo de avaliao de risco. Desenvolvimentos futuros iro melhorar ainda mais o reconhecimento e o clculo dos riscos a que os humanos esto expostos quando em contato com produtos qumicos ou outros agentes do meio ambiente, e prover marcadores biolgicos para medir a exposio, os efeitos indutores e a variao na suscetibilidade. A comisso reconhece ainda que os riscos provenientes da exposio a micrbios e a radiaes (e no somente a agentes qumicos) precisam ser mais estudados. No Brasil, um dos nicos programas que trata do assunto 'risco' foi regulamentado em 1995, pelo Ministrio do Trabalho, e carece de abrangncia na rea da sade ambiental. Das agncias regulamentadoras espera-se, por exemplo, o controle do risco do aparecimento de cncer e de outras doenas, e/ou que estes sejam reduzidos a nveis suficientemente baixos.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Environmental and Health, The European charter and commentary.
In: FIRST EUROPEAN CONFERENCE ON ENVIRONMENT AND HEALTH, Frankfurt, 7-8 Dec. 1989. Regional Publication.

European Series, 35, 1990. COMMISSION ON RISK ASSESSMENT AND RISK MANAGEMENT. Risk Assessment and Risk Management in Regulatory Decision-making. Draft Report for Public Review and Comment, June 13, 1996.

Para que isto seja conseguido, algumas questes fundamentais devem ser respondidas: O que significa risco ambiental, risco sade e risco segurana? Por que so importantes? Quais as similaridades entre os conceitos de meio ambiente, a sade e a segurana; quais as diferenas? Por que estudamos meio ambiente, sade e segurana em circunstncias separadas e no de forma integrada? Quais os procedimentos existentes para identificar e avaliar os riscos associados com o meio ambiente, a sade e a segurana? Como podem esses riscos ser sistematicamente analisados e identificados? Se identificados, quais os mtodos disponveis para remedi-los? O leitor mais atento encontrar, em cada captulo deste livro, subsdios que podero responder a estas questes e ajudar a identificar, analisar e, em algumas situaes, contribuir para a tomada de deciso concernente ao problema da rea. No entanto, quando trabalhamos com a gesto de risco, precisamos saber a maneira de usar os recursos disponveis na avaliao de risco, na anlise econmica, na coleta de informaes sociais e culturais, com a finalidade de melhorar seu manejo, torn-lo mais eficiente e mais transparente aos olhos do pblico para que se obtenha reduo dos riscos a menores custos. Enfrentamos um enorme desafio para administrar eficientemente os riscos sade associados com o vasto espectro da poluio gerada pelas atividades no planeta. Como exemplo, vale lembrar que os poluentes introduzem no meio ambiente substncias ou formas de energia passveis de causar danos sade humana, aos recursos biolgicos e sistemas ecolgicos, ao patrimnio esttico-cultural e ao uso futuro dos recursos naturais. Aps sua emisso por uma fonte qualquer, os poluentes percorrem diversos caminhos, em sua difuso no ambiente, at chegarem ao solo, ar e/ou gua. Seu nvel de concentrao em cada ponto do percurso depender de diversos fatores: taxa de emisso, caractersticas de disperso (em funo das propriedades do poluente e do meio) e taxa de remoo do meio por agentes fsicos, qumicos e/ou biolgicos ao longo de todo o percurso. A interao entre poluente e meio receptor resulta em um efeito cuja natureza, escala e importncia, bem como a sua variao ao longo do tempo, so elementos que denotam a complexidade do tema. Ao considerar o destino de substncias perigosas, h que se pensar que estes materiais, emitidos na atmosfera, sem critrio, so resultantes de qualquer processo de operao destinado ao seu desuso e/ou destruio. Subentende-se ento que estes no vo ser reutilizados, recuperados ou reciclados. Portanto, ficaro disponveis em algum comparti mento da natureza ou permanecero no ambiente at a sua disposio final. Neste caso, quem se ocupar do processo e da gesto de avaliao de risco para o ambiente e populaes que porventura estejam expostas? Resduos de substncias perigosas e risco toxicolgico constituem um novo captulo na Histria da sociedade contempornea, que soube fazer mas no soube dispor de seus dejetos. Quais os perigos para o ecossistema? Quais os danos efetivos? Quem so os culpados - existem culpados? parte dos direitos humanos, hoje poucas so as sociedades desenvolvidas (ou no) que se preocupam em manejar, tratar ou destruir os resduos que produzem, sejam de ori

gem artesanal, industrial ou comercial, o que, at ento, nas sociedades primitivas os prprios ecossistemas naturais se encarregavam de destruir ou reciclar. Com o passar dos anos, dcadas, a progressiva saturao dos mecanismos de degradao do ambiente tem tornado cada vez mais exgua a destruio ou reciclagem destes pela natureza. Ao longo da evoluo do conhecimento, a Histria nos tem proporcionado preocupaes to antigas como os ensinamentos que nos deixou Hipocrates, 300 anos a.C. Em seu livro, Ares, guas e Lugares, teceu comentrios tericos sobre as inter-relaes entre enfermidade e ambiente, com opinio definitiva sobre o papel do ambiente contaminado na sade e no bem-estar dos cidados. Ainda que na medicina tenhamos construdo, por sculos, a noo de domnio e primazia da raa humana, somente nas ltimas dcadas tomamos conscincia da estreita interao homem-ambiente e sua importncia no componente sade, seja individual ou coletivo. A realidade biolgica dos fatos tem sido cientificamente revelada pari passu, sem que exista qualquer contestao a sua obviedade. Como assinala Leaning, no h como negar a dependncia dos seres humanos do meio ambiente em que vivem. O ciclo O -CO , os ritmos circadianos, as influncias eletromagnticas ou mesmo a gratificao e os benefcios mental e espiritual so exemplos inexorveis da necessidade de convivncia harmnica do ser humano com a natureza.
3 2 2

Seria uma grande falcia considerar que nossa capacidade de adaptao est muito adiante de outros seres do mundo animal e que, portanto, somos imunes s mudanas climticas, s disfunes dos ecossistemas naturais ou s foras vivas e limitaes ambientais que definem o curso de nossas vidas. A humanidade, segundo Carson, na busca incessante de riqueza, bem-estar e progresso est destinada a sucumbir, por assim dizer, nos seus prprios dejetos, devido a um crescente incremento da atividade industrial e econmica global e, por conseguinte, da presena de numerosos xenoqumicos no degradveis no ambiente. Em seu curso normal, a natureza capaz de renovar-se. Entretanto, medida que os processos de acumulao antropognica (principalmente) de substncias qumicas ultrapassam os limites de reciclagem do ambiente, ou se introduzem novos compostos nodegradveis, haver, sem dvida, um grande transtorno dos sistemas biolgicos. Desta forma, novas estratgias de trabalho devem contemplar o estudo do risco qumico. Muitos problemas que hoje enfrentamos so resultado de mais de 200 anos de prticas imprprias de manejo de substncias perigosas de origem diversa.
4

3 4

LIANING, J. The medical consequences of environmental degradation. In: SYMPOSIUM LECTURE, Great Boston-PSR: Harvard University/MIT, Oct. 1992. 4p. CARSON, R. Silent Spring. Boston: Cambridge Press (Reimpresso). Dec. 1987, 1995.

Uma tentativa no muito bem-sucedida de implantar a Avaliao de Risco em Sade Ambiental foi feita pelo Ministrio da Sade que, dentro de sua Diviso Tcnico Normativa, criou um setor que recebeu o mesmo nome, cujo primeiro diretor, dr. Roque Monteleone, divulgou e tentou conscientizar as autoridades sobre a importncia desta cincia emergente na rea da sade ambiental, em particular na de toxicologia. Na poca, proferiu palestras e promoveu reunies para discutir a aplicao, pelo menos rudimentar, destes conhecimentos no Brasil. Porm, em nosso pas, somente na dcada de 90 implementaram-se os primeiros estudos sobre a Anlise de Risco em Toxicologia. Nos primeiros anos, poucos eram os profissionais nacionais que dominavam amplamente o tema. Algumas consultorias j se aventavam a desenvolver programas de controle e gesto de risco, mas bem ao estilo do risco ocupacional voltado para coeficiente de gravidade, taxas de morbi-mortalidade e acidentes nos ambientes de trabalho. Exerccios valiosos na rea atuarial tiveram, porm, pouca repercusso para a sade e para o meio ambiente. Em 1992, iniciamos na Escola Nacional de Sade Pblica, da Fundao Oswaldo Cruz, talvez o primeiro curso sobre Gesto de Risco em Sade Ambiental no Brasil. Com durao de 50 horas, incluiu atividades no laboratrio de informtica da Escola. Nele, foram abordados seis principais temas:

poluio, impacto e risco na sade ambiental; avaliao econmica ambiental; avaliao integrada de risco e gesto ambiental; avaliao de risco para a sade humana e dos ecossistemas; risco potencial em toxicologia ambiental; risco epidemiolgico.

Em 1993, o curso foi repetido e mais bem adaptado s condies brasileiras, ou seja, vrios exerccios executados durante sua realizao foram relatos de casos de experincias aqui adquiridas. Nessa segunda oportunidade, o interesse pelo assunto se multiplicou, fato demonstrado pela afluncia de alunos de diversas partes do territrio nacional com um contingente de aproximadamente 50 participantes com diferentes formaes profissionais. Em 1994, houve uma interrupo formal do evento na FIOCRUZ, uma vez que a maioria dos docentes se afastaram de suas atribuies para desenvolver atividades ligadas ao tema em instituies no Pas ou no exterior. Este foi o caso dos drs. Horst Monken Fernandes, Lene Holanda Sadler Veiga e dos coordenadores, drs. Luiz Querino de A. Caldas e Ogenis Magno Brilhante, em cujas biografias, resumidas no incio desta obra, relatam seus recentes treinamentos na rea. O presente livro fruto do amadurecimento de idias e conceitos ministrados na poca, com a incorporao de novas estratgias metodolgicas e nova sistemtica de trabalho neste campo, usualmente aplicadas em pases desenvolvidos. Em sua essncia, trata de evocar

exemplos que podem ser empregados no cotidiano, conferindo a estes menos incertezas e mais balizamento cientifico. Todavia, bom frisar que durante os trabalhos de reviso tcnica e/ou elaborao do texto no soubemos de outra iniciativa que atendesse aos mesmos critrios propostos no curso, tampouco de entidades que se preocuparam com o assunto na rea da sade ambiental, lapso substancial para o desenvolvimento do tema em nosso pas. Ainda sobre esta matria, existem vrias definies e abordagens conceituais sobre poluio, meio ambiente, impacto, risco e sade. Neste livro, tais conceitos so apresentados de acordo com a experincia individual de cada um dos autores, isto , meio ambiente, sade, proteo radiolgica e toxicologia ambiental. Assim, o leitor encontrar definies que podero parecer repetitivas, mas que na verdade denotam a tica peculiar de cada tema. Isso no um fato inusitado, pois recentemente especialistas da rea formaram uma comisso especial justamente para tentar harmonizar os diversos procedimentos e conceitos existentes no assunto. O livro composto por quatro captulos. No primeiro o leitor encontrar um conjunto de informaes e conceitos sobre sade ambiental, poluio, impacto e risco. As questes da gesto e da poltica de sade ambiental so amplamente discutidas, assim como tambm so apresentados o histrico, a evoluo e os procedimentos para a execuo de projetos de gesto e avaliao e risco em sade ambiental. Com relao a este ltimo item, o autor apresenta um modelo geral de risco com informaes essenciais sobre o processo de anlise de risco e das tcnicas e mtodos utilizados nas diversas fases da avaliao de risco. Finalmente, apresenta as semelhanas e diferenas existentes entre os estudos de impacto ambiental e os estudos de avaliao de risco e de sade. O captulo 2 trata dos procedimentos integrados de risco e gerenciamento ambiental. Aps breve introduo sobre princpios e definies, aborda a elaborao de cenrios e modelos conceituais para o meio ambiente. Diversos exemplos, incorporando modelos matemticos, fluxogramas e tabelas so apresentados e discutidos luz do conhecimento atual. Focalizando as questes emergentes relacionadas ao risco potencial em toxicologia ambiental, o captulo 3 discute alguns conceitos bsicos sobre o tema, na viso do toxicologista, e relaciona a toxicognese das substncias perigosas como meio de discriminar e quantificar o risco qumico txico. Apresenta, ainda, informaes e exemplos que mostram as nuances envolvidas no processos de assessoramento do risco. Finalizando este trabalho, o captulo 4 divide-se em duas partes: a primeira faz uma apresentao minuciosa dos procedimentos existentes para avaliao de risco sade humana, que inclui os seguintes assuntos: critrios de toxicidade sistmica, avaliao doseresposta, critrio de toxicidade para carcingenos e no-carcingenos, avaliao da exposio e, finalmente, caracterizao do risco. Na segunda, os autores descrevem o risco ecolgico, discutindo problemas relacionados reduo da abundncia e produo de algumas espcies e apresentando mtodos e atributos do risco ecolgico, no qual vrios exemplos utilizando estudos quantitativos so exibidos.

OGENIS MAGNO BRILHANTE

& Luiz QUERINO DE A.

CALDAS

G E S T O AVALIAO DA POLUIO, IMPACTO RISCO NA S A D E AMBIENTAL


OGENIS MAGNO BRILHANTE

CONCEITOS DE S A D E AMBIENTAL As correlaes entre meio ambiente e outros fatores comearam a ser estabelecidas somente no final do sculo passado. A poltica relativa a meio ambiente se limitava, por assim dizer, sade pblica. At h pouco tempo, seu campo de atuao era quase totalmente voltado para a preveno e o controle de doenas infecciosas. A tecnologia do sculo XX mudou radicalmente tal situao. Atualmente, vasta gama de especialistas dos mais variados campos da cincia se ocupa da proteo da sade humana. O enfoque tradicional da sade pblica, hoje, se combina com os modernos conceitos da interdependncia da sade com os fatores ambientais (sade ambiental) (WHO, 1990). Esse novo enfoque reconhece que, em princpio, quase todos os aspectos do meio ambiente afetam potencialmente a sade. Isto verdadeiro no s para agentes especficos, como microorganismos ou outras entidades biolgicas, foras ou agentes fsicos e qumicos, mas tambm para elementos dos meios urbano e rural: casas, locais de trabalho, reas de lazer, infra-estruturas, indstrias; e os principais componentes do mundo natural, como a atmosfera, o solo, a gua e as muitas partes da biosfera. Essa complexidade e multidisciplinaridade causada pelo rpido desenvolvimento tecnolgico, traduzido notadamente pelo aumento na utilizao dos recursos naturais e na sntese industrial de novas substncias, requer que a questo da sade seja tratada de forma integrada com os fatores ambientais e as questes econmicas. A melhora da qualidade da sade ambiental estar necessariamente ligada ao desenvolvimento de processos ecologicamente sustentveis. Hancock (1993) formulou um modelo de gesto de sade ambiental, em que trata das relaes entre sade (incluindo fatores sociais), meio ambiente e economia. Em tal modelo,

para que a economia fosse ambientalmente sustentvel, seria necessrio que a atividade econmica no utilizasse recursos renovveis - como plantas, animais e solo - , alm dos seus limites de renovao ou de recomposio (sustentabilidade); no deveria poluir o ar e os ecossistemas terrestres e aquticos de tal forma que no pudessem se recompor; nem poderia perturbar ou desequilibrar a atmosfera ou outros ciclos e sistemas naturais at onde a viabilidade dos ecossistemas estivessem comprometidos. Nesse modelo, a economia precisaria ser no somente ambientalmente sustentvel, como tambm socialmente sustentvel, conceito que inclui o princpio da eqidade e no qual a sade humana depende no s da gerao e distribuio eqitativa da riqueza, mas de um meio ambiente vivel. A viabilidade , ento, um conceito antropognico, ligado no apenas sustentabilidade da vida em geral, mas criao de condies que possam suportar a vida e, em particular, que propiciem uma boa qualidade de vida. POLUIO MEIO AMBIENTE

CONCEITOS No est ainda definido com exatido o conceito de poluio, nem h divulgao correta do mesmo na esfera da populao. Para uns, poluio modificao prejudicial em um ambiente onde se encontra instalada uma forma de vida qualquer; para outros, essa forma de vida tem de ser o homem, e outros mais a entendem como alterao ecolgica nociva, direta ou indiretamente, higidez humana (Branco & Rocha, 1987; Margulis, 1990). No sentido em que a empregamos, 'poluio' um neologismo. Em 1958, os dicionrios de lngua francesa Larousse empregava o termo para designar profanao de um templo, e o Robert, em 1970, o utilizava no sentido de tornar algum ou algo doente ou perigoso. Do ponto de vista ecolgico, poluio definida como qualquer alterao da composio e das caractersticas do meio que cause perturbaes nos ecossistemas, ou ainda, como uma interferncia danosa nos processos de transmisso de energia. Consiste em distrbios ambientais consubstanciados em fatos ou fenmenos desfavorveis, diretos ou indiretos. Os primeiros compreendem ataques sade e aos bens, como a promoo de deslocamentos populacionais ou o desequilbrio social, ou ainda, implicaes na qualidade de vida, como a poluio sonora e esttica, entre outras inconvenientes. Os distrbios ambientais indiretos incluem intromisses nos sistemas biolgicos naturais, como a diminuio da fotossntese pela poluio atmosfrica. DESPOLUIO, CUSTO DA POLUIO DESPOLUIR AT ONDE? O termo 'despoluio' apareceu somente no final dos anos 70 e pode ser empregado no sentido de retirar do meio exterior aquilo que pode ser nocivo. Por exemplo, retirar da gua o que pode ser prejudicial ao meio exterior ou para um uso especfico. Esta definio

envolve trs coisas. Primeiro, que saibamos o que preciso retirar, ou seja, o que nocivo. Isto implica conhecimento do sentido de medir, da medio da despoluio e tambm do sentido das conseqncias a longo prazo. Para responder o que medir, apresentaremos o seguinte exemplo: a anlise de uma gua bruta normal pode revelar presena de centenas ou at de milhares de substncias. Nessas condies seria impossvel analis-las e medi-las. depois, at onde medir? Isto , deveramos medir at que ordem: mg/L, micrograma/L ou nanograma/L? Agora, vejamos as seguintes situaes: se desejamos que os peixes vivam nos rios, precisamos saber que tipo de peixe queremos - por exemplo, carpa ou truta. Se desejamos gua de boa qualidade em um porto, precisamos saber se esta qualidade ser a necessria para que o porto seja utilizado tambm como local de recreao - por exemplo, canoagem - ou para criar mexilhes para consumo humano. Assim, podemos perceber que existe uma vasta gama de utilizao da gua que pode mudar muito as coisas. No primeiro e segundo exemplos, se a utilizao da gua escolhida fosse para criar trutas e mexilhes, a qualidade destas guas deveria ser melhor que para as outras opes. Isto envolveria, por exemplo, um grau de despoluio maior e, conseqentemente, a elevao dos custos. GERAO CONTROLE DA POLUIO A gerao e o controle da poluio abrangem uma complexidade de relaes entre os vrios fatores envolvidos nas diversas atividades humanas. Despoluir inclui custo financeiro importante e como os efeitos da poluio presentes e futuros no so precisamente conhecidos, fica difcil estimar cifras. A identificao e a definio dos componentes de um programa de controle da poluio muito importante para auxiliar no planejamento e na gesto ambiental, e diversos autores j tentaram isso. Nesses trabalhos, a atividade produtiva e os grupos de presses so atores valiosos. Na Figura 1, observa-se o modelo de controle da poluio proposto por Gilad (1979) e apresentado na srie Public Health in Europe, 8. O modelo parte do princpio de que toda atividade humana, seja produo ou consumo, produz resduos, alguns dos quais podem ser reutilizados ou reciclados nos processos de produo (Figura 1, setas 1 -3). Os resduos que no podem ser reutilizados ou reciclados tornamse lixo depositado no meio ambiente, seja na sua forma original ou aps passar por algum tipo de tratamento (Figura 1, setas 7-9). O meio ambiente tem uma certa capacidade natural de assimilar determinados tipos de dejetos sem causar efeitos negativos a si prprio (Figura 1, seta 10). Os dejetos no assimilados resultam em poluio (Figurai, seta 11). Os efeitos conhecidos ou desconhecidos da poluio despertam uma reao do pblico (Figura 1, setas 12-13). Quando esta reao do pblico se torna importante, aparece no sistema a formulao de legislao especfica ou, se no caso j existe uma, cresce a presso para torn-la mais rigorosa (Figura 1, seta 14a). Tal legislao pode se tornar mais ou menos rigorosa em razo da influncia dos vrios atores intervenientes no processo de gerao da poluio (Figura 1, seta 15) e, assim, influenciar todo o processo. Algumas legislaes podem facilitar ou encorajar o aumento da reciclagem dos resduos antes de estes se tornarem lixo; isto pode ser obtido por taxao diferenciada, subsdios, instrumentos de mercado e outros meios.

Pode-se, tambm, modificar o processo de produo ou o produto para se reduzir a quantidade de lixo produzido, ou ainda, pode-se mudar a sua composio, tornando mais fcil sua reciclagem dentro do processo de produo (Figura 1, setas 16-17). Outros tipos de legislaes podem ainda determinar a aplicao de tratamentos mais eficazes ou prover subsdios, indultos etc. (Figura 1, seta 18). Devemos ter em mente que o tratamento, por si prprio, no reduz a quantidade de resduos, mas simplesmente reduz seu volume e, por meio de mudanas biolgicas e fsico/ qumicas, torna mais fcil a sua disperso ou assimilao. Alguns tipos de legislaes podem exigir o uso de mtodos de disperso e disposio com alto coeficiente de segurana, explicitando mtodos de anlises e parmetros ambientais a serem rigidamente controlados (Figura 1, seta 19). Outros tipos de legislaes tambm tentam regulamentar os nveis de poluentes permitidos, deixando poluidores e agncias ambientais com liberdade de escolher os mtodos e a tecnologia necessria para se atingir os objetivos de poluio fixados (Figura 1, seta 20). Quase todos os processos de reduo da poluio tm elevado custo financeiro. A somatria dos custos acumulados em todas as medidas envolvidas na diminuio da poluio representa o valor total do controle da poluio (Figura 1, setas 21-22). Estes custos, quando repassados direta ou indiretamente para os preos dos produtos, interferem nas atividades produtivas e de consumo (Figura 1, seta 25). Isto, por sua vez, pode resultar no interesse do pblico ou na formao de grupos de presso com o propsito de minimizar as despesas relacionadas poluio, diminuindo assim a presso sobre a atividade econmica (Figura 1, seta 26). Tais grupos pressionam tanto os legisladores quanto os rgos de controle por mudanas na legislao com o fim de abrand-la, torn-la mais restritiva ou rigorosa. No final, o sistema mantm o seu equilbrio por meio do conflito entre os grupos de presses e os grupos de interesses especiais; o processo poltico essencial, nestes casos, para resolver tal questo. Os efeitos presentes e futuros da poluio ambiental no so de todo conhecidos. Por isso o custo da poluio muito difcil de ser estimado com grande exatido. Assim, a anlise pura e simples de custo/benefcio no fornece subsdios completamente vlidos para uma tomada racional de deciso (Figura 1, setas 101-105).

CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE


Existem vrios conceitos para o neologismo 'meio ambiente', porm o que nos parece mais apropriado com o objeto deste captulo o postulado pelo Conselho Internacional da Lngua Francesa: Meio ambiente um conjunto, a um dado momento, de agentes fsicos, qumicos, biolgicos e de fatores sociais suscetveis de provocar um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. Para melhor qualificar a ao do homem sobre seu meio preciso definir os dois seguintes termos: Alteragene: ambiente. toda substncia ou todo fator que provoque uma alterao do meio

Perturbao: toda alteragene que comporte um risco notvel para a sade e a qualidade de vida do homem ou que pode lhe atingir indiretamente, atravs de repercusses sobre o seu patrimnio cultural e econmico. Meio ambiente pode ainda ser definido como um meio fsico suscetvel de alterao pela atividade humana. Neste caso, ele restrito poro do espao do sistema TerraAtmosfera, onde se realiza o conjunto de condies fsicas que asseguram o desenvolvimento da vida e, mais particularmente, da vida humana. Este espao caracterizado pela presena de dois fluidos - o ar e a gua - cujas propriedades permitem a distribuio, ao nvel do solo, da energia fornecida ao planeta pelo sol e, por conseguinte, da repartio dos climas, que, por sua vez, regula a circulao atmosfrica e o ciclo da gua. Compreende ento, mais precisamente, a fina pelcula atmosfrica que envolve a Terra, as guas de superfcies continentais e marinhas, assim como as camadas superficiais do globo que servem de reservatrio para as guas subterrneas. O estado do sistema em um dado instante e a sua evoluo com o tempo resultam das transferncias de massa, de energia e da quantidade de movimento que existe entre a gua, o ar e a Terra sob o efeito da energia solar.

MEIO AMBIENTE SADE AMBIENTAL


O meio ambiente est doente. Tal concluso consta do relatrio intitulado Que Meio Ambiente para o Amanh?, publicado na Holanda (Ministerie van Volkshuisvesting, 1992), que trata das evolues constatadas e previstas em escala nacional e internacional para o meio ambiente, durante o perodo de 1985 a 2010. Neste relatrio, o meio ambiente considerado um sistema de reservatrio e de reciclagem natural de todo tipo de matria. O sistema dividido em cinco nveis nos quais se produzem os efeitos da poluio, a saber: local: as aglomeraes (meio ambiente no interior das aglomeraes, perturbaes sonoras e descontaminao dos solos);

regional: as paisagens (uso de fertilizantes, disposio de resduos); fluvial: bacias dos rios e sistemas costeiros marinhos (uso de fertilizantes e desflorestamento); continental: correntes marinhas e atmosfricas (acidificao, smog); mundial: camadas superiores da atmosfera (deteriorao da camada de oznio, mudanas climticas). Muito embora cada nvel conhea problemas de poluio especficos, estes esto ligados entre si. Por exemplo, os problemas locais podem criar outros em nveis superiores e vice-versa. Porm, quanto mais as perturbaes esto ligadas a um nvel superior, mais lentamente seus efeitos se faro sentir. por esta razo que somente uma abordagem em diferentes nveis poder propiciar uma soluo eficaz. Uma rpida viso da situao do meio ambiente atual nos permite constatar os seguintes principais problemas: as chuvas cidas continuam a se formar e grandes reas de florestas esto hoje comprometidas; o teor de amonaco proveniente principalmente da agropecuria no tem cessado de aumentar; a taxa de oznio na troposfera, responsvel entre outras pela formao do smog, est em elevao; a diminuio da camada de oznio na estratosfera (10 a 15 km de altitude) no tem parado de crescer, provocado especialmente pela acumulao em alta altitude de substncias dificilmente degradveis como os clorofluorcar bonos (CFC). a rpida acumulao do dixido de carbono proveniente, entre outros, da utilizao de combustveis fsseis, ameaa o planeta com o efeito estufa. As guas interiores contm hoje, em alguns stios, 10 a 15 vezes mais nitrato e fosfatos que os teores naturais, o que tem provocado proliferaes incomuns de algas, alterando o equilbrio natural; a acumulao de metais e pesticidas, principalmente nos sedimentos dos corpos hdricos, tm trazido srias conseqncias para os peixes, mamferos e ecossistemas inferiores. As guas subterrneas, o solo e grande parte das guas superficiais esto contaminadas pela presena de nitrognio, fosfato e potssio proveniente em grande parte da agricultura. substncias dificilmente biodegradveis como os metais, pesticidas e outros com postos orgnicos constituem igualmente uma ameaa para a qualidade do solo e

dos lenis freticos. No caso do solo, este cada vez mais poludo por pesticidas, fertilizantes e depsitos atmosfricos, alm dos lanamentos legais e ilegais de efluentes e resduos slidos diversos; a poluio sonora proveniente da circulao rodoviria, ferroviria e area tampouco tem cessado de aumentar. Tambm pressiona o meio ambiente, alm da poluio, a ameaa de extino de recursos naturais vitais, dentro de alguns anos, aliada a um crescimento demogrfico crescente e a melhora da qualidade de vida em certas regies do planeta. o caso, por exemplo, das florestas tropicais e dos combustveis fsseis. A continuar esse ritmo de consumo atual, os recursos naturais acumulados no curso de vrios sculos sero exauridos em pouco tempo: 30 anos para o petrleo e cerca de 200 anos para o carvo, segundo alguns especialistas. Este processo ser acompanhado pelo agravamento da poluio atmosfrica, sonora, do solo e das guas, da desapario macia de espcies animais e vegetais, cujas conseqncias a longo prazo so em grande parte desconhecidas e de difcil previso. Como exemplo, no Quadro 1 observa-se um resumo dos principais poluentes, suas origens, abundncia e efeitos na sade, presentes em alguns grandes centros urbanos do planeta. Nele aparece em destaque a importante contribuio do trfego automotivo para a formao do coquetel de poluentes hoje existente nas grandes metrpoles e da poluio sonora como um considervel fator desse coquetel. Um outro exemplo da poluio urbana causada por metais, em sua maioria oriunda do trfego automotivo, apresentada Grfico 1. As concentraes dos metais foram obtidas atravs da anlise, por absoro atmica, de material particulado atmosfrico colhido em um tnel de Paris. Alm das elevadas concentraes de metais como chumbo, zinco, cdmio, cobre e mangans, uma anlise mineralgica por meio da difrao aos Raios X tambm mostrou a presena de grande quantidade de matria orgnica e de compostos de ferro como a magnetita, a goetita, a hematita e de outros como mica, a kaolinita, a clorita e a calcita. Dessas partculas, 72% possuam dimetros inferiores a 5 micra, o que as classifica como partculas inalveis, isto , capazes de penetrar profundamente no sistema respiratrio.

Partculas atmosfricas Fonte: BRILHANTE & RESENDE ( 1 9 9 5 ) . * Suscetibilidade magntica - tipo de anlise magntica cujo resultado est associado concentrao total de metais presentes na amostra.

Outro grupo de poluentes tambm bastante comum no meio ambiente so os resduos e produtos qumicos. Estima-se que a cada ano mais de mil novos produtos qumicos so introduzidos na cadeia de produo industrial do planeta. Muitas dessas substncias so txicas ou apresentam algum grau de risco. Para muitas delas, no dispomos ainda de suficientes conhecimentos sobre toxicidade, meios de preveno ou de exposio. No quadro seguinte apresenta-se pequena relao dessas substncias facilmente encontradas no Brasil, juntamente com alguns dos efeitos causados sade.

Milhares de stios contaminados por diversos resduos qumicos so conhecidos hoje no mundo. No Brasil, diversos casos tm sido relatados. Entre os mais conhecidos est o da 'Cidade do Meninos', stio localizado no municpio de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, onde uma fbrica de HCH, pesticida organoclorado (Quadro 2), operou por alguns anos, sendo desativada em 1955, deixando parte de sua produo abandonada in natura, a cu aberto, nas suas proximidades. Com o passar do tempo, este pesticida foi espalhado pela chuva e a ao do vento, e at pela populao, para ser comercializado como inseticida. Ao longo desse mesmo perodo, a populao do stio aumentou. Em 1994, aproximadamente mil pessoas ali viviam, includas as cerca de 300 crianas moradoras em um abrigo para menores carentes. Hortalias diversas, fruteiras, vrios tipos de animais, entre gado de corte, leiteiro e tambm centenas de pessoas ainda hoje esto presentes na rea. Segundo Brilhante & Oliveira (1996), o solo superficial de uma rea de 100 m de raio, medido a partir das runas da fbrica, chamada de foco, possua concentraes dos ismeros de HCH da ordem de milhares de ppb, tendo alguns pontos amostrados atingido 192.000 ppb (Grfico 2).

Pontos amostrados na estrada que atravessa o stio e que, segundo moradores, teria sido aterrado com resduos de HCH, tambm mostraram resultados da ordem de milhares de ppb (Grfico 2). Concentraes elevadas de ismeros de HCH foram encontradas em 31 amostras de pessoas, sendo 17 femininas (12-59 anos) e 14 masculinos (5-69 anos) vivendo na rea-foco em torno da fbrica. Altas concentraes de HCH tambm foram medidas nos pastos utilizados como alimento para o gado. Casos de intoxicaes tm sido relatados e o perigo de contaminao indireta via cadeia alimentar constitui-se problema para a sade humana e ambiental.

MEIO AMBIENTE CNCER


Muitos fatores so considerados capazes de aumentar o risco de cncer, como estilo de vida (fumo, lcool, dieta, comportamento reprodutivo) e fatores genticos e hormonais. Os agentes ambientais tambm esto implicados e so, algumas vezes, relevantes em reas e grupos populacionais especiais. Circunstncias especiais como as encontradas em exposies ocupacionais, prticas locais ou outras condies podem aumentar o risco do aparecimento de certos tipos de cncer, como os de pele e os do trato respiratrio e urinrio. Quando consideramos as possveis implicaes da exposio de agentes ambientais e o aparecimento de cncer, uma distino importante precisa ser feita entre dois grupos importantes de agentes: os carcingenos genotxicos - aos quais no existe limite mnimo de exposio - e os no genotxicos, onde evidncias tm sugerido que abaixo de um determinado limite, o risco do surgimento de cncer no existe. Trs importantes grupos de agentes ambientais, com suas possveis implicaes no aparecimento de casos de cncer, so descritos a seguir: RADIAO IONIZANTE Os efeitos na sade da radiao ionizante tm sido um tpico de estudo h vrias dcadas. Incluem-se neste grupo as rochas contendo radnio e urnio, exposies ocupacionais, acidentes e testes nucleares. Estas radiaes so consideradas carcingenos genotxicos e, portanto, no existe limite de exposio mnima para a induo do aparecimento de casos de cncer. Estudos realizados na Sucia indicam que 16% de todos os casos de cncer de pulmo na populao sueca podem ser atribudos exposio ao radnio (Pershagens, 1993). A exposio ocupacional outra potencial fonte de risco. Entre as pessoas expostas esto os trabalhadores de minas, de indstrias nucleares, de equipamentos hospitalares e pesquisadores. Acidentes nucleares esto tambm associados ao aparecimento de determinados tipos de cncer. A partir do acidente de Chernobyl, estudos de acompanhamento de sade conduzidos em vrias populaes expostas aos radionucldeos provenientes do reator sinistrado apontaram uma alta incidncia de cncer da tireide, em Belaurus, aparentemente devido exposio a altas doses de radioiodine (Kazakov, 1992). RADIAES NO-IONIZANTES A principal fonte de radiaes no-ionizantes so os raios ultravioleta provenientes do sol (UVR) e de fontes artificiais, e os campos magnticos, ambos de origem natural e artificial.

A incidncia de formas comuns de cncer de pele est aumentando de 2% a 3 % ao ano. O melanoma maligno, uma forma rara de cncer de pele, com uma taxa de fatalidade de 30% a 50%, tem crescido bastante nas ltimas dcadas. Isto est associado diminuio da camada de oznio, que deixa passar os componente mais perigosos do UVR solar (WHO, 1994). At o presente momento no se pode afirmar com absoluta certeza que a exposio ambiental aos campos magnticos com baixas freqncias (ELF) causam efeitos biolgicos adversos.

QUMICOS Ainda no se conhece com exatido todo o potencial dos compostos qumicos carcinognicos. Assumido que no h limite mnimo de exposio para o aparecimento de cncer, a simples presena destes compostos no meio ambiente representa um risco potencial. A atmosfera um dos principais transportadores destes produtos qumicos. A exposio a produtos provenientes da queima incompleta de combustveis fsseis contendo carcingenos humanos como os hidrocarbonetos poliaromticos (PAH) relativamente comum. Em um estudo de caso-controle realizado em Cracvia, Polnia, cerca de 4% dos casos de cncer de pulmo nos homens e 10% nas mulheres foram atribudos ao fato de essas pessoas morarem em uma rea com forte concentrao de material particulado atmosfrico (mdia anual de 150 microgramas por metro cbico de ar) (Jedrychowski, 1990). A inalao passiva de tabaco foi recentemente implicada como fator contribuinte para o aparecimento de cncer de pulmo entre os no-fumantes que moram ou trabalham com pessoas que fumam em excesso. O resultado de uma anlise efetuada em 25 estudos epidemiolgicos indicou um aumento do risco de 20% a 30% para os no-fumantes casados com fumantes (WHO, 1994). A preocupao com o possvel risco de contaminantes qumicos na gua potvel est diretamente ligada a certos pesticidas halogenados orgnicos (como os tri e tetracloroetilenos) e compostos inorgnicos (como os de arsnico e nitrato). Nos alimentos, os compostos qumicos que podem apresentar risco de cncer englobam um certo nmero de pesticidas, compostos orgnicos (como as bifenilas policloradas, as dibenzo p-dioxinas policloradas e os dibenzofuranos policlorados); compostos inorgnicos (como os nitratos e alguns metais) e toxinas naturais (como as micotoxinas do grupo aflatoxin).

IMPACTO

CONCEITOS DE IMPACTO Impacto qualquer alterao favorvel ou desfavorvel, produzida por um produto, processo, ao ou atividade (Bolea & Estevan, 1984). Se esta alterao incide sobre o meio ambiente, chama-se impacto ambiental; se sobre a sade, chama-se impacto na sade; se sobre a paisagem, chama-se impacto visual e assim por diante. Para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 1986), impacto ambiental definido como qualquer alterao das propriedades tsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Define-se, ainda, impacto de um projeto sobre o meio ambiente como a diferena entre a situao do meio ambiente futuro modificado, tal como resultaria depois de uma dada interferncia, e a situao do meio ambiente futuro, tal como teria evoludo normalmente sem tal atuao. TIPOS DE IMPACTO AMBIENTAL Os impactos ambientais podem ser de vrios tipos. Podem ser diretos ou indiretos; produzir-se a curto ou a longo prazo; ser de curta ou longa durao; ser cumulativos; reversveis ou no; ser inevitveis; locais, regionais, continentais, globais; naturais e antropognicos. Um impacto ambiental direto ou primrio a alterao que sofre um atributo ou elemento ambiental devido ao direta da natureza ou do homem sobre esse atributo. Um impacto ambiental indireto ou secundrio a conseqncia de um impacto direto. Os impactos diretos so mais fceis de se estimar, os indiretos, mais difceis. IMPACTO GLOBAL: EFEITO ESTUFA DESTRUIO DA CAMADA DE OZNIO

EFEITO ESTUFA As atividades humanas tm produzido, ao longo das ltimas dcadas, uma elevao da concentrao de certos gases que dificultam a dissipao da radiao refletida pela Terra. Esses gases, como o gs carbnico (CO ) e o metano (CH ), os clorofluorcarbonos (CFCs), o oxido nitroso e o oznio atmosfrico podem perturbar o equilbrio energtico entre a Terra e a atmosfera, c por conseqncia o nosso sistema climtico.
2 4

A indstria no a nica responsvel por isso. Parece-nos que hoje mais da metade das fontes atuais de metano imputveis s atividades humanas provm das atividades agrcolas, como o cultivo de arroz (Lambert, 1992). O clima da Terra varia naturalmente ao longo do tempo: ano aps ano, no espao de alguns milhares de anos ou sobre algumas centenas de milhares de anos. A humanidade, atravs de suas atividades industriais e agrcolas, tornou-se, gradativamente, um importante fator climtico. O desmatamento transforma radicalmente o conjunto da circulao atmosfrica tropical, modificando assim o balano hdrico e o regime das chuvas. Entretanto, o aumento da emisso dos gases com efeito estufa provocar, inelutavelmente, o aquecimento do planeta. Qual ser sua ordem de grandeza, sua distribuio geogrfica, seu impacto e risco sobre os balanos hdricos regionais? Acerca disso, muitas incertezas e questes existem e precisam de respostas. Sabemos que no ltimo sculo a temperatura da superfcie do planeta aumentou em meio grau (Sadourny, 1992). Ser isso um sinal do aquecimento anunciado? No momento no temos condies de responder, pois nenhuma prova existe, somente alguns indcios. Como resultado dessas incertezas, de uma certa dose de hipocrisia e da falta de bom senso, 159 pases e centenas de lobistas reunidos em Kyioto, no Japo, em dezembro de 1997, s conseguiram aprovar uma reduo mnima dos gases responsveis pelo efeito estufa: os EUA se comprometeram a reduzir suas emisses em 7% at o ano 2012, a Europa em 8%, enquanto os demais pases em desenvolvimento - cerca de 136 - , no se comprometeram com nenhuma reduo (The Economist, 1997). DESTRUIO DA CAMADA DE OZNIO

H dois milhes de anos, o oxignio (O ) apareceu na atmosfera terrestre. Entre 20 e 30 km de altitude, em plena estratosfera, as radiaes solares agem diretamente sobre ele, transformando-o em oznio (O ). Estas novas molculas envolvem o planeta e o protegem contra os ataques do sol, absorvendo os raios ultravioleta.
2 3

Hoje sabemos que os clorofluorcarbonos, particularmente o CFC11 (CFC1 ) e o CFC12 (CF C1 ) so os maiores responsveis pela destruio da camada de oznio.
3 2 2

Sintetizados pela primeira vez em 1930, os CFCs foram considerados produtos estveis por muito tempo, aparentemente inertes e inofensivos. Providos de mltiplas propriedades, tm diversas utilizaes como lquido refrigerante e propulsor de aerossis. A partir dos anos 70, pesquisadores mostraram que, em altitude, sob o efeito das radiaes solares, os CFCs tornaram-se grandes destruidores de oznio. Trabalhos cientficos mostraram que cada molcula de CFC, antes de ser inativada, pode destruir mais de mil molculas de oznio (Science & Vie, 1991). Na estratosfera, o oznio formado inicialmente quando uma molcula de oxignio (O ) absorve radiaes de ondas curtas, quebrando esta mesma molcula em dois tomos de oxignio; cada tomo de oxignio, por sua vez, se combina com outra molcula de oxignio, formando assim o oznio. Normalmente, as reaes fotoqumicas so catalisadas pelos
2

Nox, que removem o oznio na mesma taxa em que os mesmos so formados. O ciclo cataltico do cloro, hoje aumentando rapidamente na atmosfera, perturba esse equilbrio natural, provocando a diminuio da concentrao de oznio. Atualmente a maior perda de oznio tem se verificado sobre a camada que cobre a Antrtida, notadamente durante a primavera austral. Perdas tm sido medidas tambm sobre a camada do rtico e dos grandes centros urbanos, inclusive a do Rio de Janeiro. Essa diminuio de oznio aumenta a incidncia dos raios ultravioleta, responsveis por diversos tipos de cncer de pele, leses oculares e enfraquecimento do sistema imunolgico dos seres humanos. Ameaam como um todo a sade ambiental do planeta. Destruindo os vegetais verdes, precursores da vida sobre a Terra, esses raios terminaro por eliminar todas as espcies evoludas. Recentemente, a Organizao Mundial da Sade indicou estar havendo um aumento da incidncia de cncer comum de pele na ordem de 2% a 3 % ao ano. Na Inglaterra, a incidncia do melanoma, um raro tipo de cncer, com fatalidade de 30% a 50%, aumentou em 50% entre 1980 e 1986 (WHO, 1994). IMPACTO CONTINENTAL: CHUVAS CIDAS A gua da chuva nunca teve a pureza que o senso comum lhe atribui, mas o fato que ela vem se tornando cada vez mais impura. A impureza natural consiste, sobretudo, na presena de sais marinhos. Mas os gases e fuligens que resultam das atividades antropognicas interferem no processo de formao das nuvens, acidificando as chuvas. A queima de florestas tambm contribui para o fenmeno. A precipitao das chuvas cidas ou qumicas em algumas regies do planeta uma das conseqncias da poluio atmosfrica, principalmente devido interferncia humana nos ciclos da biosfera. Uma chuva considerada cida quando o seu pH inferior a 5,6. Uma vez precipitada no meio ambiente, atacam as florestas, matam os lagos, corroem monumentos e alteram a sade do homem e dos ecossistemas. Os principais gases envolvidos nos processos so os xidos de enxofre (SOx) e os xidos de nitrognio (NOx), ambos provenientes principalmente da queima de combustveis fsseis, como os derivados do petrleo e do carvo. Estes xidos, quando na presena da radiao solar e de catalisadores, formam, na atmosfera, os cidos sulfrico e ntrico, respectivamente. cido clordrico e outros cidos orgnicos so tambm formados. Entre os catalisadores, os metais e os hidrocarbonetos so essenciais ao processo. IMPACTO LOCAL: NVOA CIDA (SMOG) Queimar vegetao, prtica comum nos trpicos, emite partculas e vrios gases, especialmente o dixido de carbono (CO ), hidrocarbonetos, oxido ntrico (NO) e dixido de
2

nitrognio (NO ). Esta e outras atividades humanas, tais como a queima de combustveis fsseis, so em grande parte responsveis pelo dramtico aumento das concentraes desses gases na atmosfera, acarretando grandes perturbaes, como o smog fotoqumico nos grandes centros urbanos.
2

O termo smog se refere a uma indesejvel mistura de gases formados na baixa troposfera pela ao da luz solar sobre os poluentes de origem humana, especialmente os xidos de nitrognio (NOx) e hidrocarbonetos provenientes dos canos de escape dos veculos, produzindo gases reativos que podem ser nocivos aos organismos vivos. O oznio o principal composto produzido no smog fotoqumico e o principal responsvel pela irritao dos olhos, problemas respiratrios, danos nas plantas e culturas vegetais e pela diminuio da vida til dos pneus dos carros. A intensidade do smog geralmente medida pela concentrao de oznio presente ao nvel do solo. No caso do smog fotoqumico, este est comeando a aparecer tambm nos trpicos e subtrpicos, particularmente pela queima peridica de florestas e savanas (Graedel & Crutzen, 1989). Tais prticas emitem grandes quantidades de precursores do smog.

DIFERENAS ENTRE IMPACTO RISCO AMBIENTAL

O efeito de um impacto pode ser positivo ou negativo. J o efeito de um risco sempre negativo, adverso. Os estudos de risco incluem sempre o conceito de probabilidade; os de impacto, no necessariamente.

RISCO
CONCEITOS DE RISCO So vrios os conceitos, mas um ponto comum entre eles a incluso da noo de probabilidade. Para Conway (1982), risco c definido como a medida da probabilidade e da severidade de efeitos adversos; Inhaber (1982) o define como a probabilidade de ocorrer acidentes e doenas, resultando em ferimentos ou mortes. O SIGNIFICADO DO RISCO O grau do risco funo do efeito adverso que pode resultar de uma ao particular. Entre os diferentes tipos de risco existentes, podemos citar o econmico, o de vida e sade c o risco ambiental.

Risco no sinnimo de perigo. Descer uma escada, por exemplo, representa um risco real de acidente. De lato, essa uma das causas mais comuns de acidentes ocorridos em residncias. Mas seria um tanto exagerado chamar esse ato de perigoso. Em nosso dia-a-dia estamos sempre expostos a riscos de acidentes. Se dirigirmos um carro, este pode abalroar ou ser abalroado. Se escolhermos andar em uma calada, podemos ser atropelados, e se permanecermos em casa e acendermos o fogo a gs, h possibilidade de um incndio. A medicina tem tentado, com algum sucesso, reduzir o risco - sem contanto t-lo eliminado - de contrairmos doenas srias. As pessoas ainda morrem de pneumonia, de AIDS e por envenenamento, por exemplo.

RISCO

VERSUS BENEFCIO

Como impossvel eliminar o risco, o melhor a fazer tentar estabelecer uma comparao entre o risco e os benefcios. Um nmero muito maior de pessoas morreria de frio se o governo banisse o uso de aquecedores a gs, por causa do risco de incndios ou exploses. Nesse caso, o benefcio ultrapassa o risco largamente e a deciso, desse modo, torna-se mais fcil. Em relao ao uso da energia nuclear, lorna-sc mais difcil decidir. Entre os benefcios oriundos desse processo, comparado gerao de eletricidade pela queima de combustveis fsseis, podemos citar: menor produo de poluentes precursores das chuvas cidas e a ausncia de mortes de trabalhadores nas minas de explorao de carvo. Contudo, o processo nuclear no isento de riscos. Emisso de poluio ou emisses catastrficas de radiaes, no caso de grandes acidentes c mortes de trabalhadores nas minas de urnio, podem acontecer.

COMO EXPRESSAR O RISCO MATEMATICAMENTE O uso de mtodos de anlises matemticas do risco fornece subsdios objetivos e racionais para auxiliar na tomada de deciso. Uma maneira de expressar o risco matematicamente por intermdio do uso da probabilidade. Esta est sempre entre os nmeros zero e 1. Um evento impossvel de acontecer tem probabilidade igual a zero, ao passo que um evento certo de acontecer tem probabilidade igual a 1. Todos os outros casos se situam entre esses dois nmeros. Probabilidade a proporo dos casos nos quais um evento ocorre. Por exemplo, a probabilidade de voc jogar um dado ao azar e obter um seis de uma em seis. Podemos escrever essa probabilidade como 1/6 ou 0,167. De acordo com Stewart (1990), a probabilidade de acontecer uma catstrofe numa usina nuclear - um acidente como o de Chernobyl, por exemplo - de um em cada 10 mil

anos, o que parece uma estatstica bastante segura. Porm, se prestarmos mais ateno, o resultado bem diferente. O que esse nmero significa que para cada reator nuclear, a probabilidade de que ocorra uma catstrofe em qualquer ano considerado de um em 10 mil, ou ainda, de 0,0001 por ano. No caso da Inglaterra, por exemplo, existem cerca de 40 usinas nucleares funcionando. Portanto, a probabilidade de uma catstrofe ocorrer em pelo menos uma dessas usinas, em um ano considerado, a soma das 40 probabilidades, ou seja, 0,004. A probabilidade de acontecer pelo menos uma catstrofe com essas usinas em um perodo de 25 anos 0.1, ou seja, 25 x 0,004. Isto , as chances so de uma em 10. Esse resultado no parece to confivel quanto o de um em 10 mil anos. Entretanto, esta somente uma entre as vrias maneiras diferentes de se dizer a mesma coisa.

COMO CALCULAR O RISCO Diariamente, avies comerciais realizam um grande nmero de vos: todo ano alguns caem. Podemos estimar a probabilidade de uma queda dividindo o nmero destas pelo nmero total de vos. Quanto mais freqente um evento ocorre, mais exato pode ser a estimativa da sua probabilidade. No caso de um evento raro, a estimativa bem mais difcil. Por exemplo, qual seria a probabilidade de um grande terremoto acontecer no Rio de Janeiro? Ningum jamais mediu ou presenciou tal coisa; nessas condies, podemos estimar em zero a probabilidade de sua ocorrncia. Mas isso pode ser apenas uma subestimativa. Ainda que os terremotos sejam mais raros no Rio de Janeiro do que por exemplo no Japo ou na Califrnia, no se pode descartar a hiptese de que eles possam acontecer. Portanto, a probabilidade de um grande terremoto ocorrer no Rio de Janeiro muito baixa. Dizer de quanto ela , ento, extremamente difcil. Fontes inesperadas de risco, como por exemplo os CFCs, apresentam um nvel ainda maior de problemas para se conseguir chegar a um clculo exato. Antes de os produtores colocarem no mercado os CFCs como aerossis, investigaram os possveis efeitos desses agentes qumicos no meio ambiente, incluindo o possvel dano camada de oznio. Por serem usualmente estveis e, portanto, no poder reagir com o oznio atmosfrico, os pesquisadores os escolheram. Infelizmente, ningum previu que os cristais de gelo presentes na camada superior da atmosfera poderiam torn-los reativos. Se uma anlise de risco omite um importante dano, seja porque no houve suficiente imaginao para consider-lo ou por insuficincia de dados, seu resultado ser inexato. Tambm de grande importncia a maneira como os pesquisadores coletam os dados e como estes so analisados. No caso dos desastres, por exemplo, raramente tm uma causa nica. Risco envolve cadeias de causas e efeitos, nos quais sries de eventos individuais se combinam para produzir um desastre. Para se calcular o risco combinado, importante estimar as probabilidades dos eventos individuais. Uma tcnica amplamente utilizada nestes casos a construo de uma rvore de falhas. Trata-se de um diagrama que mostra as possveis cadeias de eventos que levam ao aparecimento de um dano.

Um simples exemplo o pra-quedas, no qual, em cada kit de aparelhagem, existe um pra-quedas principal e um reserva. O salto ser fatal se pelo menos um deles no se abrir. Nesse caso, a rvore de falhas uma cadeia de duas ligaes. Se a probabilidade de falha de um pra-quedas de uma em mil para cada um deles, ento a probabilidade total de uma em um milho.

CLASSIFICAO DO RISCO

Risco ambiental - o risco que ocorre no meio ambiente, seja ambiente interno no caso de uma indstria, por exemplo - ou externo. O risco ambiental pode ser classificado de acordo com o tipo de atividade (exploso, descarga contnua); exposio (instantnea,crnica); probabilidade de ocorrncia; severidade, reversibili bilidade, visibilidade, durao e a ubiqidade de seus efeitos (Sors, 1982). No con contexto da gesto governamental, o risco ambiental pode ser tambm classificado como: sade pblica, recursos naturais, desas tres naturais, e introduo de novos produtos. Para a Organizao das Naes Unidas para a Proteo Ambiental (United Nations Environmental Proteccion - UNEP), O risco pode ser classificado como: Risco direto - probabilidade de que um determinado evento ocorra, multiplicada pelos danos causados por seus efeitos. Risco de acidentes de grande porte (catstrofe) - caso especial de risco direto em que a probabilidade de ocorrncia do evento baixa, mas suas conseqncias so muito prejudiciais. Risco percebido pelo pblico - a percepo social do risco depende em grande parte de quem responsvel pela deciso sobre aceit-lo ou no. A facilidade de compreenso e de aceitao do risco que se corre depende das informaes fornecidas, dos dispositivos de segurana existentes, do retrospectivo da atividade e dos meios de informao. Nas atividades industriais, podemos encontrar, ainda, dois tipos de riscos: Risco com caractersticas crnicas - aquele que apresenta uma ao contnua por longo perodo. Por exemplo, os efeitos sobre os recursos hdricos, a vegetao, o solo e a sade. Risco agudo - decorrente de emisses de energia ou matria em grandes concentraes, em um curto espao de tempo.

Riscos tecnolgicos ambientais (RTAs) - todos os problemas relativos aos conta minantes ambientais esto, de uma maneira ou de outra, associados ao crescente processo de industrializao verificado desde o final do sculo passado, em que ao lado do incremento da pesquisa, do desenvolvimento e da difuso de novas tecnologias, os processos de produo e seus produtos tm contribudo para pr em perigo ou causar prejuzos sade do homem e dos ecossistemas. Esses conta minantes ambientais so, na atualidade, denominados de riscos tecnolgicos ambientais e classificam-se em dois grupos: Riscos tecnolgicos - os decorrentes das atividades desenvolvidas pelo homem. Riscos naturais - os decorrentes de distrbios da natureza. fundamental ressaltar que os riscos de carter tecnolgico podem ser controlados tanto na probabilidade de ocorrncia quanto nas conseqncias. J os riscos de carter natural, em geral, somente podem ser controlados no que se refere a suas conseqncias (Awazu, 1990).

ACEITAO DO RISCO Algum, em determinado momento, deve decidir se um risco aceitvel ou no. Mas o que um risco aceitvel? Uma resposta ruim para esta indagao seria: um risco aceitvel se conseguirmos um benefcio, enquanto outros sofrero os efeitos. Estocar resduos perigosos timo, desde que seja mantido longe de mim. Um medicamento 'seguro' se posso obter lucros por meio de sua venda e outras pessoas correm risco pelo seu uso. Uma resposta melhor para este problema seria a de assumir que os benefcios deveriam suplantar os riscos para a maioria das pessoas que estivessem envolvidas. Muitos pensam que a convenincia de dirigir um carro supera o risco de se envolver em um srio acidente. Os que praticam esportes perigosos como corrida de carros, consideram que o prazer suplanta o risco - ou talvez subestimem o risco que correm. A maneira como as pessoas reagem ao risco nem sempre reflete sua probabilidade. Por exemplo, a probabilidade de morrermos vitimados por um ataque terrorista em um avio pequena, se comparada com a probabilidade de morrermos em um acidente de nibus que faz o trajeto at o aeroporto. A maioria dos viajantes, contudo, est mais preocupada com o possvel ataque terrorista (Stewart, 1990). A matemtica tampouco responde a essa questo. Pode, sim, nos dar uma boa idia dos perigos envolvidos em alguma atividade c, ainda, nos fornecer importantes subsdios para debate. O simples fato de que a matemtica produz pequenas probabilidades de risco no significa que este seja imediatamente 'aceitvel'. Por exemplo, a fibra de asbesto pode causar uma doena fatal do pulmo. A probabilidade de contrairmos tal doena bem pequena, no entanto, isto no significa que devamos

continuar usando asbesto em vrias produtos do nosso cotidiano, como telhas, freios etc. Em todo caso, o muito pequeno nem sempre to pequeno quanto parece. Em uma populao de 40 milhes, uma doena com uma probabilidade anual de morte de um em um milho matar 40 pessoas por ano. Novamente devemos usar nosso senso comum de julgamento: os nmeros, por si s, no podem tomar decises por ns. Outro problema com alguns mtodos de Avaliao de Risco so as inexatides dos dados, que podem provocar erros bastante expressivos. A anlise sensitiva um mtodo existente para calcular esses erros. Finalmente, a maneira como os seres humanos reagem ao risco influenciada tambm pelos fatores psicolgicos. Trabalhadores de profisses perigosas quase sempre falham em tomar precaues. Esto to acostumados ao perigo que passam a ignor-lo. Mesmo se tomarmos precaues, estas nem sempre so benficas como pensamos. Uma teoria conhecida como hiptese da compensao do risco afirma que as precaues com a segurana podem levar ao aumento da exposio ao risco (Stewart, 1990).

GESTO AVALIAO DA SADE AMBIENTAL

HISTRICO CONCEITOS Os problemas ambientais modernos so marcados pela diversidade, magnitude e complexidade, envolvendo aspectos polticos, sociais, de sade e econmicos de grande relevncia. Recebendo ampla cobertura dos meios de comunicao, esses problemas projetaram-se no centro das preocupaes pblicas, tornando-se smbolo de uma nova cultura e inscreven do-se na agenda poltica mundial. O gerenciamento de tais problemas era at recentemente voltado para o meio ambiente local ou regional, restringindo-se quase sempre ao espao das fronteiras nacionais. O aparecimento de impactos de abrangncias continentais e globais, como as chuvas cidas e o efeito estufa, aliado a um rpido processo de globalizao da economia e da informao, mostraram a necessidade de se expandir o gerenciamento ambiental em nvel planetrio. Um exemplo dessa nova estratgia so as convenes mundiais como a do clima, a da biodiversidade e o protocolo de Montreal sobre a camada de oznio. O conceito moderno de gerenciamento ambiental no se limita somente s questes relativas organizao, mas incorpora tambm instrumentos de mercados e conhecimentos de diversas cincias como economia, engenharia, ecologia, meio ambiente, sade, sociologia, segurana etc. Essa nova concepo de gesto multidisciplinar, na qual se reconhece que a sade do homem e dos ecossistemas est na dependncia dos fatores econmicos, sociais e ambientais, chamada aqui de gerenciamento da sade ambiental. Dentro dessa viso, fala-se, por exemplo, em sade ambiental interna, relacionada sade do meio ambiente das indstrias/empresas, de ecossistemas industriais, isto , da produo industrial baseada no funcionamento dos ecossistemas, ou ainda, da gesto de acidentes (desastres) e das polticas de desenvolvimento.

A preocupao com o meio ambiente do planeta recente. S comeou a tomar forma internacional a partir de 1972, quando aconteceu, em Estocolmo, Sucia, a 1 Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente. Anos depois foi formada uma comisso internacional encarregada de estudar e propor polticas para conciliar o meio ambiente com o desenvolvimento econmico. Tal comisso publicou, em 1987, um documento conhecido como Relatrio Brundtland, que estabeleceu, pela primeira vez, uma correlao entre meio ambiente e crescimento econmico, tambm chamado de crescimento sustentvel. Essa nova abordagem da questo ambiental foi referendada durante a 2 Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1992. Neste evento as questes de sade, segurana e desenvolvimento social e econmico foram definitivamente incorporadas ao conceito clssico da gesto ambiental, hoje chamada de gesto da sade ambiental. Um dos pontos centrais do gerenciamento da sade ambiental, em nvel macro ou micro, o estabelecimento de uma poltica de sade ambiental.
a

POLTICA DE SADE AMBIENTAL O princpio do crescimento sustentvel est hoje presente em todas as polticas ambientais, desde os nveis locais at o nvel global. Pensar globalmente e agir localmente um objetivo a ser perseguido. A implantao de um programa de gesto da sade ambiental, seja no nvel micro ou macro, exige a definio prvia de uma poltica de sade ambiental. Considerando-se devidamente os problemas e caractersticas polticas, sociais, econmicas e administrativas de cada pas, pode-se dizer que desejvel que a poltica de sade ambiental de qualquer nao parta de uma estruturao legal e institucional originada no poder federal ou central, com um carter normativo. A definio de objetivos e metas a serem atingidos em termos nacionais, assim como a fixao das prioridades e condies necessrias para a participao de fundos financeiros nacionais ou internacionais nesses programas, deve estar claramente anunciados. Alm disso, as legislaes nacionais devem ser adaptadas constantemente aos princpios das convenes internacionais. O conceito moderno de poltica ambiental (sade ambiental) afirma que esta deve anunciar claramente os objetivos a serem perseguidos, o horizonte de tempo necessrio para execut-los e os instrumentos para sua efetivao. A maioria dos pases desenvolvidos, notadamente os da Europa, como Holanda e Alemanha, possuem polticas ambientais claramente definidas, nas quais o princpio do desenvolvimento sustentvel est consubstanciado atravs dos seguintes postulados: gesto integrada das cadeias de produo, centrada em um ciclo o mais hermtico possvel do material, criando um circuito fechado desde a matria-prima at o resduo, diminuindo as emisses, os despejos e a perda de matria-prima;

utilizao racional da energia, centrada sobre uma diminuio do consumo de combustveis fosseis e um rpido aumento do uso de energias alternativas durveis como o sol, o vento e a gua; melhora da qualidade das matrias primas e dos produtos, para aumentar o tempo do ciclo de vida e assim reduzir os problemas causados pelos rejeitos no meio ambiente.

HOLANDA: UM EXEMPLO DE POLTICA DE SADE AMBIENTAL A Holanda tem, hoje, uma das polticas ambientais mais avanadas do planeta. a que mais se aproxima do conceito de sade ambiental proposto neste livro. Sua poltica ambiental aprovada pelo parlamento e os horizontes de tempo para obteno dos resultados esperados so claramente definidos. Apresentamos, a seguir, um resumo dessa poltica. Seu objetivo resolver os problemas de sade ambiental, em princpio no prazo de uma gerao, inspirando-se no conceito do crescimento durvel. fato aceito que este objetivo no ser atingido para todos os tipos de poluies existentes, pois enquanto uma parte das conseqncias dos danos se far sentir dentro de algumas dezenas de anos, outra necessitar de muito mais tempo. Cientes destes problemas, os responsveis optaram por um prazo intermedirio, entre 20 e 25 anos, para controlar a situao ambiental e evitar sua continuada deteriorao. Trs caractersticas norteiam essa poltica: uma dupla abordagem em nvel dos efeitos e em nvel das fontes de poluio, com uma clara preferncia por esta ltima; uma que visa a responsabilizar os grupos-alvo pela proteo do meio ambiente. As empresas e os cidados devem assumir suas responsabilidades modificando comportamentos. Esta abordagem justificada pelo princpio segundo o qual as leis e as medidas de proteo ambiental s podem ser eficientes se a sua necessidade ou seu valor percebido; a terceira caracterstica visa integrao externa, a saber, a integrao da dimenso ambiental com as outras polticas do poder pblico como agricultura, transporte, sade, indstria, energia, educao, construo etc. De acordo com o Plano Nacional do Meio Ambiente (National Milieu Policy - N M P ) , aprovado por aquele parlamento em 1985, espera-se alcanar os seguintes resultados at o ano 2010: reduo das substncias acidificantes de 60% a 80%; a produo total de resduos deve diminuir em 10%, e 5 5 % dos resduos produzidos devem ser reciclados. Os fabricantes sero os responsveis pelos resduos de sua produo, o que implica que os mesmos devero recuperar os produtos aps sua utilizao, para

ento recicl-los. A utilizao de pesticidas dever ser reduzida metade ate o ano 2000. Para resolver o problema de excesso de produo de rejeitos de animais, seria preciso que, em 1994, se tivesse tido a possibilidade de dar tratamento adequado a seis milhes de toneladas, caso contrrio, necessitar-se-ia reduzir-se o nmero total de animais no pas. O crescimento da circulao automotiva dever ser diminudo metade, o que envolver uma diferente utilizao dos veculos, aumentando-se o uso do transporte em comum. Para lutar contra as mudanas climticas, os rejeitos de dixido de carbono devero ser estabilizados nos nveis medidos em 1994. A utilizao dos CFCs foi praticamente encerrada em 1995 (Ministerie van Volkshuisvesting, 1992).

GESTO DA SADE AMBIENTAL INTERNA (INDSTRIA) Pensar globalmente e agir localmente hoje uma filosofia que est se expandindo rapidamente. Neste sentido, o gerenciamento ambiental interno, ou seja, da indstria, tem se desenvolvido intensamente. Dentro desta perspectiva, surgiu ento o conceito da proteo do meio ambiente industrial, abrangida pelo princpio da qualidade total, que requer, ao lado dos objetivos quantitativos de produo, a considerao de metas para diversas outras variveis, como eficincia, custos, segurana e qualidade dos produtos. Proteger o meio ambiente passou a ser objetivo comum e permanente de todos os setores da empresa, contemplado no quadro de objetivos mltiplos prioritrios e traduzido em cuidados ambientais, de sade e de segurana ao longo de todas as operaes industriais, com reflexos nas matrias primas selecionadas, produtos, processos, instalaes e prticas de trabalho. Nos ltimos anos foram tomadas vrias iniciativas destinadas a estabelecer um padro de gerenciamento ambiental aplicvel por diferentes segmentos econmicos. Assim, a partir da norma Britnica BS7750,foie ainda est se desenvolvendo a srie ISO 14000, da International Standardization Organization, sediada em Genebra, que pretende estabelecer padres para sistemas de gerenciamento ambiental (ISO 14001); auditoria ambiental (ISO 14010,14011 e 14012); rotulagem ambiental (ISO 14020,14021 e 14024); avaliao do ciclo de vida (ISO 14040) e aspectos ambientais em normas de produtos (ISO 14060). No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO) o responsvel pela aplicao, credenciamento e certificao da srie ISOs. Atualmente, s a ISO 14001 est sendo operacionalizada em nosso pas. interessante ressaltar que a preocupao com o meio ambiente interno das indstrias decorreu do aumento da percepo dos riscos e impactos ambientais por parte dos consumidores, que passaram a preterir produtos gerados a partir de tecnologias menos agressoras ao meio ambiente.

SITUAES DE RISCO (ACIDENTES) POLTICA DE DESENVOLVIMENTO Sejam de origem natural ou antropognica, os acidentes representam grande ameaa ao desenvolvimento sustentvel. Recursos preciosos so perdidos em conseqncia do fato de que um desastre faz desaparecer os resultados dos investimentos.

Freqentemente as atividades dedicadas ao desenvolvimento so bloqueadas por causa de um desastre que assola determinada regio, exigindo a reestruturao de investimentos planejados a longo prazo. Uma deficiente poltica de desenvolvimento costuma causar danos ao meio ambiente, que, por sua vez, pode provocar desastres de origem natural ou antropognica, ou precipitar o surgimento deles. Exemplos disso so as cidades superpovoadas que crescem s custas da destruio do meio ambiente, com bairros construdos nos leitos dos rios, o desflorestamento agravando as conseqncias das inundaes e as avalanches de terra e lodo, ou os despejos no controlados que contaminam as guas. Junto a isso, outros eventos recentes trouxeram tona o assunto da preveno, segurana e preparao das populaes, em todos os pases do mundo, para situaes de risco. Tais situaes so geradas tanto pelo homem como pela natureza. Como exemplo de eventos importantes de origem natural ocorrido h pouco tempo, podemos citar: o terremoto que abalou a Cidade do Mxico em 1985, os deslizamentos de terra no Equador em 1987, a liberao de vapores txicos de um lago na Repblica dos Camares e a erupo do vulco Pinatubo, nas Filipinas. Segundo o jornal El Pas, de Madri, cm 1992 os desastres naturais foram responsveis por mais de 150 mil mortos e desaparecidos - a imensa maioria na sia-, e cerca de 23 milhes de pessoas ficaram desabrigadas. Dentre os eventos de origem antropognica, os acidentes industriais incluem-se entre os que mais danos causaram sade ambiental e tambm os que mais perdas inaceitveis de vidas e propriedades provocaram. Como exemplo, podemos destacar: a liberao de dioxina em Seveso, em 1976; a exploso de propano na Cidade do Mxico, em 1984; a liberao de metil-isocianato em Bhopal, cm 1984; o incndio e a descarga de guas contaminadas no rio Reno, em 1986. universalmente reconhecido que todo acidente, qualquer que seja sua causa, ocasiona impactos ao meio ambiente. A cincia no alcanou ainda o estgio de poder explicar, prever ou efetivamente prevenir todas as causas de acidentes naturais. Todavia, existe a necessidade de uma preparao para o eletivo atendimento a essas situaes de emergncia quando e onde ocorrerem. No entanto, especialistas em segurana industrial defendem a idia de que todos os acidentes tecnolgicos podem ser prevenidos, mas so suficientemente realistas para reconhecer que deve haver uma preparao de planos preventivos de atendimento para tais circunstncias. Enquanto a maioria dos acidentes industriais pode ser controlada dentro dos limites da fbrica, h casos onde o impacto se estende para alm de suas fronteiras, afetando os

arredores da indstria e tendo conseqncias, a curto ou longo prazo, sobre a vida, propriedades, estrutura social e meio ambiente. A extenso das perdas causadas por tais acidentes depende em grande parte das atitudes tomadas pelos primeiros interventores na situao de emergncia dentro do complexo industrial e da comunidade ao seu redor. Com certeza, o atendimento adequado desses casos exige atitudes coordenadas de indivduos e instituies da comunidade local. Isso s poder ser conseguido se esses moradores estiverem conscientizados dos possveis riscos e da necessidade de preparo mtuo para enfrentar as conseqncias. Aumentar o conhecimento da comunidade sobre possveis riscos na rea e desenvolver, com base nessa informao, planos de atendimento em situaes de emergncia, so as propostas fundamentais contidas no Manual de Alerta e Preparao de Comunidades para Emergncias Locais (APELL, 1 9 9 0 ) , preparado pelo Programa Ambiental das Naes Unidas (United Nation Environmental Proteccion - UNEP), sobre o processo de atendimento a acidentes tecnolgicos. Com relao localizao dos empreendimentos industriais, foi desenvolvido, aps o acidente de Seveso, a diretiva que leva o mesmo nome, a qual classifica os empreendimentos quanto a seu grau de risco e quanto aos efeitos quando de emisses acidentais. No Brasil, esta diretiva foi adaptada s condies nacionais pela Companhia de Engenharia e Tecnologia de So Paulo (CETESB) e chama-se CATBRS (Awazu, 1 9 9 0 ) . conhecida como a diretiva dos critrios de identificao e classificao do potencial de risco de acidentes ambientais das atividades industriais. Permite ao administrador pblico conhecer o grau de risco de uma indstria, em trs nveis: alto, mdio e baixo, facilitando assim a prioridade de aes de controle e o gerenciamento dos riscos. INSTRUMENTOS DE POLTICA DE SADE AMBIENTAL Uma poltica de sade ambiental requer instrumentos claros e eficazes. Vrios so os instrumentos existentes: uma clara legislao ambiental e de sade; caracterizao e valorao ambiental; instrumentos de mercado; processo de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA); processo de Avaliao de Risco Ambiental (ARA); uso e ocupao do solo; manejo de recursos ambientais;

planos de recuperao de reas degradadas; educao ambiental. A estrutura de poltica de sade ambiental ainda complementada pelas provises para execuo legal e multas para a proteo do meio ambiente. tambm guiada pelo princpio da ao precatria, princpio do poluidor pagador e princpio da cooperao. Um importante mecanismo de ao precatria de uma poltica ambiental diz respeito s ordens legais e s proibies formuladas por meio de leis administrativas. H, contudo, um limite na efetividade dessas leis administrativas. Por exemplo, diretrizes e proibies no propiciam aos poluidores incentivo algum para manter a degradao ambiental, em nveis mnimos, usando conhecimentos cientficos e progresso tcnico. essencial aumentar-se o uso de instrumentos que reforcem no poluidor o seu senso de responsabilidade, promovam seu prprio interesse na proteo ambiental e incorpore instrumentos de mercado, como por exemplo, os trade permits (negociao de quotas de poluio). Dos instrumentos de poltica de sade ambiental citados, somente os processos de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) e os processos de Avaliao de Risco Ambiental (ARA) sero discutidos aqui.

AVALIAO DE IMPACTO

HISTRICO
Ao final da dcada de 60, nos pases industrializados e tambm em alguns em desenvolvimento, o crescimento da conscientizao do pblico, paralelamente a uma rpida degradao do meio ambiente e da sade, levou a populao a comear a se organizar, a reivindicar uma melhor qualidade ambiental e a exigir que os fatores ambientais fossem expressamente considerados pelos governos na aprovao de programas de investimento e em projetos de grande envergadura. Os mtodos tradicionais de avaliao de projetos, baseados somente em critrios econmicos, mostraram-se inadequados para a tomada de deciso. Na busca de meios que promovessem a incorporao dos fatores ambientais para essa tomada de deciso e tambm para a formulao de polticas especiais, surgiu uma srie de mecanismos para a execuo dessas polticas. Assim, procederam-se reformas administrativas e institucionais, criando-se incentivos econmicos para o controle da poluio; implantaram-se sistemas de gesto ambiental, abrindo-se os canais para que os cidados pudessem participar nas decises. Dos instrumentos gerados, os processos de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA), consubstanciado por meio do Estudo de Impacto Ambiental (ELA), e de Avaliao de Risco Ambiental (ARA) foram desenvolvidos e rapidamente adaptados a diferentes esquemas institucionais.

OBJETO COMPLEXIDADE DOS ESTUDOS DE IMPACTO


A degradao ambiental causada por uma ao ou atividade humana, como por exemplo os poluentes, introduz no meio ambiente substncias ou energia passveis de causar danos sade humana, aos recursos biolgicos e sistemas ecolgicos, ao patrimnio esttico cultural c ao uso futuro dos recursos naturais. Aps sua emisso por uma fonte qualquer, os poluentes percorrem diversos caminhos, em sua difuso no ambiente, at chegarem ao solo, ar e/ou gua. Seu nvel de concentrao em cada ponto do percurso depender de diversos fatores, como a taxa de emisso, as caractersticas de sua disperso (em razo das propriedades do poluente e do meio) e a taxa de remoo do meio por agentes fsicos, qumicos e biolgicos ao longo de todo o percurso. A interao entre um poluente e o meio receptor resulta em um efeito cuja natureza, escala e importncia, bem como a sua variao ao longo de tempo, sero o objeto central dos estudos de avaliao de impacto c risco.

PROCESSO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA) ESTUDO DE IMPACTO

O processo de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) definido como um conjunto de procedimentos realizados para identificar, prever e interpretar, assim como prevenir as conseqncias ou efeitos ambientais que determinadas aes, planos, programas ou projetos podem causar sade, ao bem-estar humano e ao entorno. Tais projetos podem ser nas reas de: agricultura, recursos naturais (irrigao, reflo restamento, desmatamento etc), na indstria (refinarias de petrleo, cervejarias, qumicas etc.) e em infra-estrutura (estradas, barragens, portos, casas e t c ) . Podem gerar efeitos ambientais adversos - como resultado da sua localizao inapropriada - de projetos e construes inadequadas, pessoal desqualificado e baixo nvel de manuteno c operao, alm de mal uso dos recursos naturais. Impactos negativos podem modificar a qualidade do solo c da gua (perda da biodiversidade, eroso etc.), a qualidade do ar (smog, diminuio da camada de oznio, efeito estufa etc.), a paisagem, a sade e o bem-estar humano. O AIA consiste de vrios componentes como: anncio do projeto; primeira triagem; avaliao ambiental preliminar; Termo de Referncia (Term of Reference - TOR); organizao do projeto; EIA e RIMA (Relatrio de Impacto Ambiental); monitoramento; avaliao e auditoria. Como parte integrante do , o EIA tem como principal objetivo o de propiciar subsdios para uma tomada de deciso. Prope-se a identificar e descrever os impactos positivos e negativos oriundos dos projetos, alm de sugerir medidas de proteo ambiental ou outros planos de gesto ambiental que incluem medidas de mitigao ou compensao para se reduzir os impactos negativos previstos e, ainda, indicar outras providncias que permitam minorar os efeitos dos impactos. Uma sucinta descrio de cada componente do AIA apresentada a seguir:

Anncio do projeto - notificao (anncio) oficial, para todas as partes interessa das, da deciso de se realizar um projeto de desenvolvimento. Por exemplo, um sistema de transporte de carga para uma regio, fontes alternativas de produo de energia eltrica etc... Primeira triagem - pode servir para identificar alternativas e seus impactos. Por exemplo a escolha entre o transporte de carga ferrovirio e fluvial em detrimento do rodovirio. tambm usado para se determinar quais projetos e/ou componentes destes, fora dos previamente propostos na fase de identificao, precisam de consideraes ambientais extras. Avaliao ambiental preliminar - segunda fase da triagem para aqueles projetos ou componentes de projetos que apresentem desde o incio uma clara indicao do potencial de impactos que requerero uma anlise ambiental mais apurada. Esse estgio envolve identificao, descrio, predio e avaliao dos impactos ambientais potenciais. Escopo do projeto - inclui a preparao de todas as informaes bsicas sobre o projeto; notificao e envolvimento das partes interessadas (exceto o proponente/ executor e a agncia reguladora) e a coleta de opinies sobre as diversas alternativas e seus impactos potenciais; preparao do Termo de Referncia (Term of Reference - TOR) para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Organizao - envolve a escolha do coordenador e do grupo responsvel pelo estudo; identificao do tomador de deciso que dever planejar, financiar e controlar o projeto; levantamento de toda a legislao e regulamentos que possam afetar as decises sobre o projeto e determinar como e quando as comunicaes sobre este sero efetuadas.

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL ( E I A ) RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL

Identifica e prediz os provveis impactos do projeto, prope medidas mitigadoras para impactos inaceitveis e, conjuntamente com esta, sugere as alternativas para posterior tomada de deciso. Deve envolver tambm a participao do pblico, por meio das audincias pblicas. Aps analisado e revisado pelo rgo decisrio, o projeto aprovado sem ressalvas, ou aprovado mediante condies ou, ainda, rejeitado. Um resumo do EIA escrito e apresentado em uma linguagem e forma simples, mostrando os principais pontos e concluses, denomina-se RIMA e deve ser entregue junto com este. Em um EIA, diversas tcnicas podem ser utilizadas para avaliao dos impactos, como consultas a especialistas, check-list, matriz de Leopold, mtodo Battelle, superposio de

mapas e modelos. Geralmente, um EIA dividido nas seguintes etapas: descrio do stio (sem o projeto); escolha e justificativas das variantes (alternativas); identificao dos impactos; avaliao dos impactos e proposio de medidas mitigadoras. Monitoramento - visa ao acompanhamento dos efeitos ambientais previsto no EIA para: analisar os impactos e comprovar a efetividade das medidas mitigadoras sugeridas; servir de alerta para o controle de impactos no previstos ou de intensidade maior que o espera do no projeto. Avaliao e auditoria - so normalmente executadas durante o perodo de operao do projeto, geralmente no meio ou no fim de sua vida til. As lies aprendidas neste perodo de avaliao so importantes para se evitar erros em projetos futuros. No caso do aparecimento de um problema ambiental proeminente, uma auditoria ambiental pode ser solicitada; esta constitui-se de um estudo especfico dentro do processo de avaliao.

INSERO DA COMPONENTE SADE NOS E I A S DE PROJETOS DE

DESE

O retrospecto do desenvolvimento dos estudos de impactos mostra que, nos anos 70, a maioria dos EIAs era realizada usando basicamente julgamentos baseados em anlises de custo-benefcio. No final da referida dcada e comeo dos anos 80 a componente social passou a ser plenamente incorporada nesses estudos. Recentemente, a partir do final dos anos 80 e comeo dos anos 90, diversos autores passaram a defender a incluso dos estudos de sade como parte integrante do EIA, conhecido em ingls como EHIA (Environmental Health Impact Assessment). O objetivo do EIA predizer e avaliar os impactos provocados pelo desenvolvimento baseado nos parmetros ambientais que tenham uma forte interferncia na sade dos ecossistemas e principalmente na sade humana. No caso de projetos de desenvolvimento, por exemplo, os impactos negativos para a sade do homem podem ser determinados por intermdio dos estudos de Avaliao de Impacto na Sade (Health Impact Assessment HIA). Tais estudos incorporam a identificao do perigo sade, definido como o potencial que tem o projeto de causar danos s pessoas. Nesses projetos, o conceito de risco sade introduzido; definido como a probabilidade de um efeito do projeto causar danos sade humana. O HIA pode se tornar, em alguns casos, parte central de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Seu escopo similar ao de um EIA, contudo, a nfase centrada na considerao dos perigos sade e nos fatores como a vulnerabilidade da comunidade, condies ambientais e condies do sistema de sade existente. Um perigo para a sade representa potencial para causar doena. Um risco para a sade indica a probabilidade de que ela acontea. Por exemplo, em Manila, nas Filipinas, a malria um perigo para a

sade, mas no um risco, porque no existe no local a espcie de mosquito capaz de transmitir a doena (Asian Development Bank, 1992). De acordo com o Banco Africano de Desenvolvimento, os perigos sade associados aos projetos de desenvolvimento so geralmente divididos em quatro principais categorias:

O processo de avaliao de impacto na sade ambiental, alm de considerar a anlise dos problemas de sade em sua totalidade, deve classificar os perigos de acordo com a capacidade de aumentar ou diminuir a magnitude dos impactos resultantes das intervenes causadas pelos projetos de desenvolvimento.

GESTO, ANLISE AVALIAO DE RISCO NA SADE AMBIENTAL

CONCEITOS DE GESTO AVALIAO DE RISCO Para Hallenbeck (1986), Gesto do Risco trata-se de um processo que inclui seleo e implementao da ao regulatria mais apropriada, tomando por base os resultados do processo de Avaliao de Risco, do controle tecnolgico disponvel, da anlise de custobenefcio, do risco aceitvel, do nmero aceitvel de casos, da anlise poltica e dos fatores sociais e polticos. Importante instrumento de poltica ambiental, o processo de Avaliao de Risco (AR) comeou a ser usado mais freqentemente a partir dos anos 80 e empregado em uma gama muito variada de problemas. Seu campo de aplicao abrange desde os efeitos da poluio ambiental nos seres humanos e nos ecossistemas at as decises financeiras. Os diferentes enfoques utilizados para se efetuar uma Avaliao de Risco vo desde o estudo de uma propriedade qumica, fsica ou biolgica de um determinado material, ou atividade, at o clculo numrico de ndices e a apresentao de informaes sobre probabilidades de ocorrncia e conseqncias de eventos catastrficos. A Avaliao de Risco definida por Berger (1982) como a identificao do perigo, a localizao de suas causas, a estimativa da extenso dos seus danos e a comparao destes com os benefcios. Para Canter (1989), a AR um processo que inclui conjuntamente a anlise do risco e a anlise de segurana, em que a primeira uma avaliao quantitativa das conseqncias das decises, e a segunda, a avaliao do nvel do risco aceitvel para a sociedade.

Conway (1982) define Avaliao de Risco Ambiental (ARA) como o processo de avaliao conjunta de dados cientficos, sociais, econmicos e de fatores polticos que precisam ser considerados para a tomada de deciso sobre por exemplo a proibio, o controle ou a gesto de produtos ou atividades no meio ambiente; a deciso final envolve a medio cientfica do risco e o julgamento social, no qual os benefcios dos produtos ou atividades so comparados ao risco. HISTRICO DESENVOLVIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAO GESTO

A Avaliao de Risco uma caracterizao sistmica e cientfica do potencial adverso dos efeitos das exposies humanas a agentes ou a atividades perigosas. Nos Estados Unidos esse processo iniciou-se nos anos 70, como uma atividade estruturada pelas agncias federais. Anos antes, a Conferncia Governamental Americana de Higienistas Industriais instituiu vrios limites mnimos de exposio para trabalhadores, e a Agncia de Alimentos e Drogas (Food and Drug Agency - FDA) estabeleceu os primeiros valores de doses aceitveis para ingesto de resduos de pesticidas e aditivos usados em dietas alimentares. Em meados de 1970, a Agncia Americana de Proteo Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA), juntamente com a FDA, publicou os primeiros guias para se estimar os riscos associados com baixos nveis de exposio a qumicos potencialmente carcinognicos. Nesses guias foi proposto que aes regulamentadoras deveriam ser iniciadas quando existisse o risco do aparecimento de um caso extra de cncer, considerando o perodo de vida de uma pessoa, em uma populao de 100 mil pessoas, para o EPA, ou de um milho, para o FDA. Os riscos estimados abaixo desses limites so considerados negligenciveis, uma vez que acrescentam individualmente muito pouco taxa de 240 mil mortes por cncer para cada milho de pessoas que morrem todos os anos nos EUA. De 1977 a 1989, diversas organizaes, entre as quais o EPA, a FDA, a Administrao de Segurana e Sade Ocupacional c outros, participaram ativamente de atividades visando consolidar os conhecimentos cientficos e as responsabilidades legais e administrativas dos rgos, trabalhando com a questo da Avaliao de Risco. Nesse mesmo perodo, o Comit de Poltica de Cincia e Tecnologia da Casa Branca publicou um esquema para identificao de riscos potenciais, caracterizao e Gesto do Risco. Nesse esquema, a reduo das emisses e das exposies foi amplamente enfatizada (Calkins et al., 1980), indicando claramente tambm que as informaes necessrias ao primeiro estgio do estudo de Avaliao de Risco poderiam ser obtidas por meio de estudos epidemiolgicos com trabalhadores e outras pessoas sujeitas a exposies potencialmente perigosas, a testes experimentais realizados com animais ou clulas em laboratrios, e da comparao das estruturas qumicas. No segundo estgio, que envolve a medio da potncia do agente qumico (relao de dose-resposta), h a necessidade de se conhecer e entender detalhadamente as rotas de exposies e as causas relacionadas s variaes ocorridas nas respostas das pessoas expostas. O risco deve ser caracterizado qualitativamente (natureza dos efeitos, fora da evidncia, e reversibilidade ou previsibilidade dos efeitos) e quantitativamente (probabilidade dos efeitos de vrias espcies e severidades).

At recentemente, porm, os procedimentos dos estudos de risco resultavam em uma abordagem fragmentada do risco, baseada em aes conflituosas que ignoravam a interdependncia dos componentes ambientais, que enfatizavam as diferenas em vez das similaridades entre cncer e outros efeitos na sade, e investigava os riscos associados com qumicos individuais ao invs de misturas de qumicos. Apesar de muitos anos de gerenciamento do risco ambiental e de acidentes, no existe at ento um procedimento geral aceito c uniformemente aplicado. Enquanto muitas decises eficazes foram tomadas baseadas cm estudos de gerenciamento de riscos, muitas outras deixaram insatisfeitos ou frustados os proponentes e os interessados. Muitos destes tm reclamado que os estudos de risco precisam ser organizados de maneira que envolvam o estudos dos efeitos mltiplos das exposies e que o meio ambiente seja considerado como um sistema, no como uma fragmentada coleo de riscos individuais. A integrao efetiva da Gesto do Risco ao gerenciamento ambiental requer uma estrutura que engaje um grande leque de interessados e que estude a interdependncia e os efeitos cumulativos dos vrios problemas. Com esse intuito foi constituda em 1990, pelo Congresso norte-americano, uma Comisso de Gerenciamento e Avaliao de Risco encarregada de consolidar os diversos procedimentos existentes de Avaliao de Risco e de propor um nova estrutura de Gesto do Risco. O relatrio foi recentemente publicado (Commission on Risk Assessment and Risk Management, 1996). Nele, a comisso prope que o gerenciamento do risco tenha a capacidade de abordar conjuntamente os vrios com partimentos, os contaminantes, as fontes de exposies e uma srie de valores e percepes humanas. Deve ser suficientemente claro e compreensvel, de modo que possa ser adotado e usado pelos gestores de risco em diferentes situaes e que possa fornecer subsdios para tomada de decises aceitveis. Deve tambm ser flexvel, para que o seu uso possa ser adaptado importncia da deciso a ser tomada. Entre os principais objetivos dessa comisso encontra-se o de tambm ter formulado um procedimento de gerenciamento integrado de risco que fosse alm do clssico controle ambiental baseado nas tcnicas do end-of-pipe, e que inclusse os mecanismos que fossem capazes de proporcionar um desenvolvimento sustentvel. Tal procedimento, obviamente, requer o seguinte: conhecimento e entendimento das interaes existentes na sade ambiental, na qualidade de vida humana, e tambm a compreenso dos processos pelos quais nossa sociedade cria mudanas a longo prazo, sejam estas benficas ou adversas. Um resumo dos procedimentos de gerenciamento integrado do risco, proposto pela comisso, apresentado e comentado a seguir. Ele dividido em seis partes, interligadas colaborao do(s) proponente(s) (stakeholder(s) ou interessados(s): PRIMEIRA PARTE: PROBLEMA/CONTEXTO Qual a definio do problema, de seu contexto? Quem se responsabiliza por sua gesto? Quem so os interessados; ou: quem so os proponentes do estudo? Nesse primeiro momento, o problema existente ou potencial pode ser identificado utilizando-se, por exemplo, vrios procedimentos: monitoramento ambiental; inventrio das emisses; controle de

doenas e observaes epidemiolgicas; doenas inexplicveis; maus odores; necessidade do estabelecimento de padres nacionais para o controle de contaminantes no ar, gua, solo ou alimentos; ou outro problema de interesse pblico. O problema deveria ser examinado no somente num contexto compartimentopoluente, mas em um multicompartimental que envolva as relaes sociais e de sade. Relaes potenciais entre os diferentes problemas devem ser identificados e considerados. Por exemplo, a degradao de um ecossistema aqutico pode ser causada no somente por fontes pontuais de despejos de efluentes mas tambm por fontes difusas, como os poluentes provenientes do run-off urbano ou agrcola. Ele pode tambm ser afetado pelos distrbios provocados por atividades de retirada de madeiras, construo de represas, desvio de rios, modificaes dos lenis subterrneos, pesca em excesso, introduo de espcies exticas etc. A deposio de poluentes oriundos da atmosfera como nitrognio, chumbo, cdmio, cromo, mercrio e radionucldeos provavelmente tambm contribuem para o problema. necessrio que os proponentes sejam intensamente envolvidos com a identificao e caracterizao do problema e do seu contexto. Os gestores de risco podem ser pessoas ou instituies nos nveis federais, estaduais ou municipais, dependendo da composio do problema. Os objetivos do programa de Gesto do Risco deveriam ser definidos quando uma apreciao coletiva na caracterizao do problema tiver sido alcanada. Os contextos apropriados para um problema so como se fossem situacionais, porque, em alguns casos, um deles pode ser toda a sade pblica. Em outros, pode ser os demais riscos. Pode ainda, em outros casos mais, ser a relao de interdependncia de diferentes problemas (como a degradao do ecossistema aqutico descrito anteriormente).

SEGUNDA PARTE: RISCOS O segundo passo envolve a identificao do(s) risco(s) que o problema identificado pode causar para a sade pblica. Ele(s) pode(m) ser determinado(s) considerando-se a natureza, o comportamento e a severidade dos efeitos adversos para a sade humana, o meio ambiente ou a qualidade de vida (como o bem-estar econmico ou os valores estticos). Deveria(m) ser avaliados primariamente por cientistas e gestores de risco, com a ajuda dos interessados (proponentes), de modo que aqueles pertencentes comunidade deveriam ser contatados nesta fase para ajudar a identificar os grupos sujeitos a maiores taxas de exposies. As evidncias e os dados cientficos do problema poderiam ser articulados e incorporados, juntamente com as percepes do caso, para a caracterizao do risco para o humano e o meio ambiente. Consideraes de ordem cultural e valores sociais, qualidade de vida e eqidade ambiental deveriam tambm ser levadas em conta. Os riscos para a sade humana e para os ecossistemas deveriam ser tratados, ambos, qualitativamente e quantitativamente. A natureza dos efeitos adversos, suas severidades, suas reversibilidades ou previses, e a possibilidade de efeitos mltiplos precisam ser

compreendidas antes que uma estimativa complexa da magnitude dos riscos e de suas incertezas sejam apresentadas. Os riscos cumulativos associados com o problema deveriam ser identificados sempre que possvel. Os efeitos indiretos na sade humana provocados a partir dos impactos no meio ambiente deveriam tambm ser considerados.

TERCEIRA PARTE: OPES Acerca do problema, o que pode e deve ser feito? Quais as conseqncias potenciais e os benefcios esperados pela interveno? Existem outras maneiras para se reduzirem os efeitos similares na sade dessa mesma populao e/ou os efeitos ecolgicos? Quais os custos estimados para cada opo? As diferentes maneiras de se abordar tais questes deveriam ser identificadas pelos interessados (proponentes), legisladores e cientistas. O uso de uma srie de alternativas regulamentadoras e no-regulamentadoras deveria ser considerada, como licenas, restringir aes, prevenir a poluio, reciclagem, incentivos de mercado, redues voluntrias e educao. A possibilidade do uso de instrumentos institucionais, financeiros e outros tipos de arranjos para a implementao de cada procedimento deveria tambm ser identificado. A reduo do risco esperado e a relao entre o custo e o benefcio de cada soluo precisaria ser determinado e comparado. Dimenses culturais, ticas, polticas e legais deveriam ser levadas em considerao. Os impactos potenciais de cada procedimento necessitariam ser caracterizados, incluindo os efeitos adversos nos trabalhadores, na comunidade ou no meio ambiente.

QUARTA PARTE: DECISO Qual a melhor soluo para o problema? Como uma deciso ou um leque delas pode ser alcanada(o)? Quem as deve tomar? Sero elas compatveis com a legislao existente? O procedimento a ser identificado para mitigar o problema deveria ser o mais eficiente, aceitvel, e com a melhor relao custo-efeito, incluindo a participao das partes proponentes e das partes afetadas. Um mecanismo para a soluo de conflitos, ou para o alcance do entendimento na ausncia de consenso, poderia ser til. importante reconhecer que o procedimento proposto no resultar sempre em consenso entre os envolvidos no processo. De fato, participao, negociao e tentativa de compromisso pode resultar, algumas vezes, em endurecimento de posies antagnicas, em interrupo nas negociaes, em frustraes com o processo, e em inabilidade para se alcanar um acordo. Tais dificuldades para se alcanar uma deciso no devem ser vistas como uma falha do processo, mas simplesmente como um reconhecimento de que em certas circunstncias, apesar dos melhores esforos de todas as partes envolvidas, o consenso no ser alcanado. Em algum ponto, a autoridade reguladora precisar tomar sua deciso, incluindo a de discordar, se a oposio for muito forte ou bastante credvel. Divergir pode requerer uma deciso posterior de se repetir, ou no, o processo desde o comeo, ou prosseguir e atacar outros problemas mais prementes.

QUINTA PARTE: AES De que maneira uma deciso pode ser rapidamente implementada e com que flexibilidade? A ao que tiver sido escolhida para atacar o problema deve ser explicada e implementada. Vrias aes podem ser necessrias em diferentes circunstncias. Devem ser tomadas por agencias pblicas, de comrcio, indstrias e por cidados privados, sozinhos ou no. Objees ou reavaliaes, mesmo neste estgio, podem influir no processo de interao. SEXTA PARTE: AVALIAO Qual a extenso da eficcia das aes? Freqentemente so executadas, mas existe um pequeno acompanhamento para se assegurar de que realmente so implementadas, para se analisar eficcia e custo ou para comparar os resultados obtidos com os previstos no processo de tomada de deciso. O(s) efeito(s) da ao escolhida pode(m) ser caracterizado(s) por meio do monitoramento e da vigilncia, por intermdio da discusso com os contratantes e mediante a anlise das relaes entre as intervenes e os problemas na sade ou, ainda, por indicadores ambientais. Neste ltimo caso, os critrios devem ser explicitados desde o incio do projeto. Tal processo de avaliao permite que o problema original possa ser redefinido, as aes reconsideradas e os vrios estgios repetidos, se apropriados. Se a avaliao dos impactos das aes propostas para resolver um problema concluir que elas no so satisfatrias, uma outra interao do processo pode ser necessria. Devemos considerar, contudo, que poucos efeitos e seus riscos podem ser facilmente medidos e confirmados. At certo ponto, as tcnicas de monitoramento e de vigilncia podem ser capazes de estudar as relaes entre as aes e seus eleitos, mas quase sempre essas relaes so detectadas somente quando a margem entre as exposies atuais e as associadas com os efeitos nocivos sade ou aos ecossistemas reduzido, ou quando o efeito nocivo sade particularmente raro. A maioria dos riscos relacionados sade pblica muito pequena quando comparada aos riscos medidos a partir dos eleitos de acidentes ocupacionais ou de colises de veculos. Por exemplo, suponhamos que uma ao seja capaz de diminuir o risco incremental de uma pessoa desenvolver um cncer (durante seu perodo de vida), a partir de uma exposio particular de 1 em 1 0 mil parade 1 em 1 milho. Nenhum estudo de sade ou atividade de vigilncia poderia ser projetado para medir a eficcia de uma ao com to pequena mudana, pois o cncer poderia ser a causa de morte de 24% da populao em cada evento. Concluses sobre quo efetiva foi uma ao nessas condies teriam de se apoiar no monitoramento ambiental, nas mudanas registradas por marcadores biolgicos de exposies ou em outra medio indireta do impacto na incidncia da doena. Um ponto bastante enfatizado na proposta da comisso de risco foi a necessidade de se incluir em cada estgio do estudo de risco as partes interessadas e os proponentes. Tal participao pode facilitar a troca de informaes e idias necessrias a todas as partes, quando da comunicao das medidas necessrias a se tomar, para a reduo dos riscos.

O procedimento aqui mostrado no pretende que todas as suas etapas tenham que necessariamente ser aplicadas em um projeto de Gesto do Risco para uma tomada de deciso. Contudo, um guia til que deve ser aplicado de acordo com a magnitude e complexidade de cada problema. Cada nvel de tomada de deciso ir requerer diferentes etapas de anlises dos problemas. A realizao de um estudo completo de Avaliao de Risco tarefa considervel, requer dados, conhecimentos tcnicos e uma reviso bibliogrfica intensiva. A deciso de se prosseguir com tal estudo uma deciso de Gesto do Risco que leva em considerao a importncia do problema, com relao s questes cientficas e aos impactos oriundos dos atos regulamentadores. O campo de aplicao dos estudos de avaliao e dos programas de Gesto do Risco aborda hoje as mais variadas dificuldades e, como tal, est sujeito a intensas discusses. Entre os temas mais debatidos podemos citar: a avaliao da toxicidade e sua importncia para os humanos, a suscetibilidade e as variaes das exposies entre as populaes, a descrio das incertezas, a avaliao dos efeitos oriundos das misturas de qumicos, a realizao de estudos de Avaliao de Risco Ecolgico e a avaliao dos riscos associados, como as radiaes e os microorganismos. O MODELO GERAL DO RISCO Na Figura 2, apresenta-se o que chamamos plenamente Modelo Geral do Risco. Tratase de importante ferramenta para os estudos de Gesto do Risco. Com este modelo podemos facilmente estruturar a anlise de muitos tipos de risco. Ele comea com o termo Fonte, que de onde se origina uma Emisso de algo indesejvel (massa e/ou energia). Normalmente se consideram as Fontes como tendo duas origens. Para o risco de segurana (safety risk), nos quais a exposio se d sob alta intensidade e em um tempo curto, as Fontes so normalmente os desastres. Estes, normalmente, so eventos sbitos e abruptos nos quais uma grande quantidade de material e/ou energia rapidamente expelido. Acidentes envolvendo emisses sbitas e massivas so quase sempre referidos pelo termo 'perda de confinamento' (loss of containment), que, quando envolvida com materiais inflamveis, pode causar eventos catastrficos. Incndios e exploses de grande porte podem acontecer, provocando radiaes trmicas intensas e/ou sob presses destrutivas. Quando materiais txicos esto implicados, imensas nuvens carregadas deles podem ser formadas e, levadas pelos ventos, podem atingir reas muito populosas. Em contraste com as Fontes resultantes de Acidentes, outras podem ser relacionadas com as atividades normais. Tais atividades incluem no somente a de manufatura industrial, mas tambm a do trfego rodovirio, da agricultura, da produo de eletricidade etc. Comparadas aos Acidentes, as taxas de emisses associadas com Atividades so baixas. Um importante fator que tais Fontes tm uma tendncia a produzir Emisses mais ou menos continuadas. Por essa razo, normalmente as ocorrncias provenientes dessas atividades tendem a produzir menores intensidades (concentraes) do que as provenientes de acidentes, embora a ocorrncia destes ltimos seja mais rara.

As Fontes provenientes das atividades tendem a estar mais estreitamente associadas com os riscos relacionados sade e ao meio ambiente do que com os riscos relacionados a acidentes (segurana). Outros tipos de Fontes possveis so: pontuais (chamins), Fontes de linhas (auto-estradas) ou Fontes de rea (complexos petroqumicos, cidades). As Fontes contnuas so geralmente encontradas associadas aos problemas de poluio do ar. Emisses contnuas de materiais txicos ou energia (rudos) so comuns em ambientes ocupacionais.

No importando causa ou origem, as Fontes produzem Emisses de substncias e/ou formas de energia que provocam efeitos adversos. As Emisses ocorrem em um ou mais compartimentos ambientais - ar, gua ou solo - , que, por sua vez, esto em contato entre si, interagindo. Uma vez que as Emisses de poluentes para o ar tenham ocorrido, procede-se a Transmisso (Transporte). Os modelos de Transporte tentam estimar a intensidade e a durao da exposio, resultante da emisso para o ar, gua ou solo, em razo de um certo nmero de parmetros da emisso. Estes incluem: taxa e tamanho da exposio; forma da fonte (pontual, linha, rea); posio da fonte (para o ar: altura acima do solo); para a emisso de matria: se gs/vapor ou aerossol (lquido ou slido), tamanho e densidade das partculas; distncia entre a fonte emissora e os alvos; para o ar: condies de clima (velocidade e direo dos ventos, estabilidade atmosfrica); condies da topologia (plana, montanhosa e t c ) ; para o solo: composio qumica e reaes entre a atmosfera e os poluentes; e outros. O Transporte, aqui, significa movimento e quase sempre ocorre simultaneamente aos processos de Mistura e Diluio, algumas vezes com reaes qumicas. Por meio disso, as concentraes dos poluentes decrescem com o aumento da distncia das fontes emissoras e o nvel das concentraes ambientais (emission) se reduz. Como regra, nvel de concentrao ambiental significa concentraes existentes nos lugares onde os alvos de estudo se encontram: seres humanos, plantas, animais, entre outros. Para o estudo do risco causado pela poluio do ar, os nveis das concentraes ambientais considerados so os medidos ao nvel do solo. Denomina-se exposio o contato de pessoas, plantas ou animais com os agentes indesejveis. Alm de poder ser expressa como intensidade e durao, pode, ainda, resultar em risco. A magnitude da ocorrncia do risco no depende somente do grau da exposio, mas obviamente tambm do tamanho da populao-alvo exposta. Tal fator pode, por exemplo, se referir ao nmero de pessoas expostas (estimado em termos de reas de exposio e densidade de populao), ao nmero de espcies raras expostas etc. Uma vez que todas as etapas mostradas na Figura 2 tenham sido calculadas ou realisti camente estimadas, deve-se proceder a Estimativa do Risco. A palavra 'estimativa', e no 'clculo', conscientemente usada, muito embora um grande nmero de procedimentos matemticos sejam utilizados. A nfase tambm se justifica pelo grande nmero de incertezas e lacunas existentes no processo. Valores exatos e precisos para vrios fatores usados nesses clculos so usualmente difceis, se no impossveis de serem obtidos. Alm da Estimativa do Risco, h a necessidade de se proceder uma Avaliao do Risco. O processo de avaliao geralmente se refere a determinar se o risco ou no aceitvel. Obviamente, tal processo envolve julgamentos ticos. Estes, normalmente so baseados em consideraes normativas (valores, crendices e t c ) e, portanto, envolvem fatores e conhecimentos que vo alm da cincia fsica e da engenharia. Eventualmente, decises de poltica ou normas so propostas com base nos resultados desses estudos, no qual as questes econmicas so tambm muito importantes.

Se um risco residual julgado como aceitvel, no haver necessidade de se requerer outras medidas, se no e, medidas extras so necessrias. Essas medidas, de maneira geral, podem ser dividas em duas categorias: de ordem social e de ordem tcnica. Exemplos da primeira incluem mudanas nas leis, nos padres, acordo entre o governo e as indstrias (convenants) etc. Tais medidas so quase sempre resultantes das mudanas de atitudes e dc percepes. ANLISE DE RISCO Uma anlise de risco consitui-se um importante instrumento para se identificar riscos em uma unidade produtora ou em uma determinada atividade. menos completa do que um estudo de Avaliao de Risco e usada normalmente para a identificao de riscos nas diferentes unidades de produo, permitindo a elaborao de mapas de risco do meio ambiente interno e externo. Enquanto o risco calculado utilizando-se modelos para toxicidade, emisses lquidas ou gasosas, disperso, incndios e exploses, os efeitos so calculados em razo da distncia do ponto de ocorrncia. O estudo de Avaliao de Risco recomendado para as grandes instalaes cm geral e para as indstrias qumicas e de energia que lidam com materiais txicos e reativos, classificados pela Organizao Mundial da Sade (OMS) como produtos de toxicidade aguda e muito txicas, e que tambm apresentam alta probabilidade de risco de incndios e exploses. Na realizao de uma anlise de risco importante se aplicar um procedimento estruturado. No incio do estudo devem-se utilizar tcnicas apropriadas e simples com a finalidade de identificar os riscos mais srios para, em seguida, aplicar tcnicas mais sofisticadas para avaliar a reduo dos riscos. O procedimento bsico para uma anlise de risco inclui: identificao das falhas potenciais; clculo da quantidade de material emitido quando ocorre uma falha; clculo do impacto de cada emisso nos equipamentos da indstria, nas pessoas, no meio ambiente e na propriedade. Esse procedimento pode ser aplicado para toda uma indstria ou para parte dela. Quanto aos principais passos para uma anlise dc risco, de acordo com o World Bank (1990), so os seguintes: dividir o stio cm unidades funcionais; dividir as unidades funcionais em componentes; fazer um inventrio das matrias perigosas para cada componente;

classificar os componentes dc acordo com o inventrio; encontrar casos dc falhas representativas para os componentes; agrupar os casos dc emisses semelhantes; calcular a taxa das emisses; agrupar as emisses por taxas; calcular as conseqncias; apresentar os resultados; plotar o mapa dos efeitos versus distncias; estimar as freqncias dos eventos; interpretar os resultados; escolher e analisar as aes de remediaes. Quanto aplicao de uma anlise de risco, podemos dizer: Ela somente pode ser aplicada em algumas partes de uma indstria, como, por exemplo, naquelas que potencialmente possam causar danos severos ao ambiente interno ou externo do stio onde esteja localizada. Nesse caso, uma lista de medidas destinadas a reduzir os efeitos versus distncias deve ser executada. O responsvel pela anlise pode ainda repetir esses mesmos clculos estimando agora os benefcios oriundos das medidas propostas. Quanto reduo dos riscos, pode-se afirmar que: Tanto ela como suas conseqncias envolvem, muitas vezes, profundas mudanas no projeto da unidade produtiva. Assim, uma anlise de risco seria mais efetiva se realizada durante a fase de projeto da unidade, quando mudanas no prprio projeto, no lay-out e modificaes no stio podem ainda facilmente ser feitas. De qualquer maneira, mesmo uma anlise de risco efetuada em uma unidade j em operao ainda mostrar oportunidades para se reduzir as conseqncias do risco. Entre as diversas possibilidades de reduo das conseqncias do risco, podemos citar: a reduo do nmero de inventrios, a modificao do processo e das condies de estocagem do material perigoso, a eliminao do material perigoso e a melhora do acondi cionamento secundrio.

AVALIAO DE RISCO: TCNICAS MTODOS UTILIZADOS NAS SUAS DIVERSAS FASES


Normalmente, o processo clssico de Avaliao de Risco dividido em quatro partes: identificao do perigo (risco); avaliao da dose-resposta; avaliao da exposio; caracterizao do risco. Sobre este assunto, o leitor encontrar maiores detalhes nos captulos 2 e 4 deste livro. A seguir mostraremos as principais tcnicas e mtodos utilizados nas diferentes fases de um estudo de Avaliao de Risco Humano ou Ambiental. FASE 1: IDENTIFICAO DO RISCO A informao bsica para a identificao do risco inclui dados epidemiolgicos, dados de bioensaios com animais, dados de efeitos obtidos in vitro e comparaes de estruturas moleculares. Estudos epidemiolgicos bem conduzidos que mostram uma associao positiva entre um agente e uma doena so as evidncias mais convincentes de risco para a sade humana. Essa evidncia, contudo, no fcil de se obter. O risco quase sempre baixo, o nmero de pessoas expostas reduzido, o perodo de latncia entre a exposio e a doena longo, as exposies so misturadas a outras exposies e podem ser mltiplas. Os dados mais comuns obtidos para a identificao do risco provm de bioensaios com animais. A inferncia de que esses resultados so aplicveis ao homem fundamental para a pesquisa toxicolgica. Tal premissa convive com a maioria dos experimentos biolgicos e mdicos e logicamente estendida para as observaes experimentais de efeitos carcinognicos. Vrias trabalhos experimentais mostram evidncias de que a maioria dos produtos qumicos carcinognicos so mutagnicos e que muitos destes so carcinognicos. Como resultado, uma resposta positiva em um ensaio de mutagenicidade (bactria, clulas mamrias cultivadas) uma evidncia suportadora de que o agente testado provavelmente um cancergeno. Tais dados, na ausncia de bioensaios positivos com animais, so raramente utilizados. Porm, como se constituem em testes rpidos e baratos, so usados como screening para a avaliao de potenciais efeitos da carcinogenicidade de qumicos, fornecendo informaes adicionais para os estudos de bioensaios com animais e para os estudos epidemiolgicos. A comparao entre as propriedades qumicas ou fsicas de um carcinognico conhecido, com a de um agente estudado, tambm fornece indicaes sobre o potencial carcinognico desses agentes.

Um outro mtodo a que se recorre bastante, na coleta de dados para a identificao do risco, o uso do estudo de caso de clusters. Consiste simplesmente em se anotar o nmero de casos de uma doena rara, ou uma concentrao anormal de doenas comuns, e tentar se encontrar a possvel causa. Para se inferir esta e para examinar as possibilidades relevantes, conta-se com a intuio. A caracterizao das fontes de riscos um importante passo na fase de identificao do risco. Diversas tcnicas podem ser utilizadas: rvores de eventos ou rvores de falhas que permitem identificar os impactos de interesses potenciais; modelos matemticos que podem ser utilizados para caracterizar o transporte e as transformaes de poluentes particulares; o desenvolvimento e uso de tcnicas de ranking (classificao), teis para propiciar comparaes relativas sobre o potencial do risco. FASE 2: DOSE-RESPOSTA Em poucos casos os dados epidemiolgicos permitem que uma relao dose-resposta possa ser desenvolvida diretamente a partir das observaes das exposies e dos efeitos na sade humana. Por no haver muitos dados disponveis sobre a carcinogenicidade humana - como por exemplo, dos produtos qumicos - , para obt-los, normalmente os estudos de dose-resposta se utilizam dos testes em animais como ratos e camundongos. Vale ressaltar que os referidos testes so tipicamente caractersticos da fase de identificao do risco, no da determinao de relaes de dose-resposta. Na prtica corrente atual esse tipo de ensaio feito da seguinte forma: um determinado grupo de animais recebe do agente testado a mais alta dose a ser tolerada; um segundo grupo exposto metade desta dose, e um outro grupo, chamado de controle, no exposto (Canter, 1989). O teste de produtos qumicos empregando elevadas doses tem sido contestado por vrios cientistas, que argumentam, entre outras coisas, que o metabolismo dos qumicos difere quando expostos a altas e baixas doses. Doses elevadas podem provocar reaes anormais no mecanismo de desintoxicao e estimular resultados que no ocorreriam se expostos a doses baixas. Os reguladores esto interessados em doses nas quais os seres humanos facilmente poderiam vir a estar expostos e que normalmente so bem menores do que as administradas nos testes com animais. Por esse motivo, a partir do estudo de avaliao de dose-resposta, quase sempre necessrio se extrapolar uma curva de exposio esperada sobre uma gama de doses aplicadas usando-se um ou dois dados pontuais atualizados (National Research Council, 1986). para extrapolar esses dados de laboratrio para doses menores pode-se fazer uso de vrios modelos matemticos. Estes, so usados para predizer os riscos que os seres humanos estariam sujeitos quando expostos a pequenas doses. Quando se extrapolam dados de animais para humanos, as doses usadas nos bioensaios precisam ser ajustadas para permitir que se considerem as diferenas de tamanho e das taxas de metabolismo. Tal tipo de teste tem levantado uma srie de discusses e aponta a existncia de um grande nmero de incertezas.

Um estudo de avaliao de dose-resposta no deve se limitar apenas aos efeitos ligados sade humana, mas ser estudado conjuntamente com os efeitos ambientais (ecolgicos). Ao passo que certos estudos de Avaliao de Risco focalizam alguns aspectos ambientais, como danos agricultura ou distrbios em ecossistemas, a maioria se concentra nos eleitos sade humana tais como cncer, modificaes genticas e mudanas neurolgicas.

FASE 3: EXPOSIO A avaliao da exposio envolve a determinao da concentrao de agentes aos quais os seres humanos ou os ecossistemas esto expostos. Isto envolve o estudo dos processos de transporte e de transformao que esses agentes sofrem no meio ambiente. So vrios os modelos para tal tipo de estudo. Um importante aspecto da avaliao da exposio a determinao do grupo, entre a populao total, que est sendo exposto a um ou a alguns agentes. Certos grupos podem ser especialmente suscetveis a efeitos adversos de sade, como mulheres grvidas, crianas, pessoas idosas e pessoas com determinados tipos de problemas de sade. A importncia da exposio a uma mistura de poluentes tambm um fator que devese levar em considerao. Normalmente os dados sobre esse tipo de sinergismo so escassos. Por isso existe uma tendncia a no consider-los nos estudos. Nesta fase h tambm um grande nmero de incertezas que devem ser levadas em conta.

FASE 4: CARACTERIZAO AVALIAO DO RISCO A caracterizao do risco se refere estimativa da magnitude do problema de sade. O exerccio de julgamento na escolha dos grupos de populaes com variadas sensibilidades e diferentes exposies pode afetar essa estimativa. A avaliao final do risco talvez a parte mais importante e delicada do processo de avaliao. Envolve tambm, algumas vezes, a necessidade de se comunicar os resultados obtidos a um pblico diverso. Procedimentos sistemticos de tomada de deciso devem ser ulilizados nessa parte do processo. A Avaliao de Risco pode ser percebida como um processo de medio da significao do risco no contexto em que o mesmo acontece. Tal objetivo envolve no somente o julgamento social do risco estimado, mas a comparao deste com o risco percebido e/ou os ganhos sociais estimados. Nesse tipo de anlise, trs mtodos podem ser utilizados para se julgar a aceitabilidade de um determinado risco: anlise contextual, anlise de preferncia do pblico e anlise de eqidade (Sors, 1982). A seguir, discriminaremos cada um deles:

Anlise contextual Envolve a comparao do risco em questo com um ou mais aspectos: outro risco nveis naturais, riscos alternativos e outros no diretamente relacionados; comparao com os benefcios de um produto ou de uma atividade (anlise de custo-benefcio); comparao com os custos de reduo do risco (reduo custo/ efetividade). Anlise de preferncia do pblico Envolve a comparao do risco percebido de acordo com os seguintes critrios: comparao com produtos existentes e aceitos, ou com atividades possuindo um benefcio similar (preferncias reveladas), e o que as pessoas dizem acerca da aceitabilidade do risco (preferncias expressas). Alguns destes pontos so abordados no captulo 3. Anlise de eqidade Procura analisar as ineqidades existentes na distribuio do risco, custos e benefcios relacionados com diferentes grupos sociais, diferentes regies e geraes. BASES CONCEITUAIS PARA ENTENDER AVALIAR SADE AMBIENTAL Em nossas atividades dirias, cada qual convive com poluentes, seja respirando, bebendo gua, consumindo alimentos ou entrando em contato com solos e poeiras. Esse contato, denominado 'exposio', requer a ocorrncia simultnea de dois eventos: a presena de um poluente em um compartimento ambiental (gua, ar, solo, alimento) e o contato entre a pessoa e um ou mais desses compartimentos. Exposio ambiental definida ento como o contato entre a fronteira externa do corpo humano (pele, nariz e garganta) e um poluente ou uma mistura deles. quantificada por meio do clculo da concentrao do poluente e do tempo de contato. So quatro as caractersticas que descrevem a exposio: Rota - ocorre por intermdio da inalao ou da absoro drmica?; Magnitude - qual a concentrao do poluente (ppm, ppb etc.)?; Durao - qual a durao (minutos, horas, dias, por toda a vida)?; Freqncia - com que freqncia ela ocorre (diariamente, semanalmente, sazonal mente etc.)? A exposio um elemento-chave na cadeia de eventos que leva ao aparecimento de efeitos na sade (Sexton et al., 1992). Mostrada na Figura 3, tal cadeia serve como base conceituai para o entendimento e avaliao da sade ambiental. Aes tomadas pela sociedade para proteger seus membros de conseqncias prejudiciais da poluio so estabelecidas ou postuladas considerando-se as relaes das fontes de poluio com a exposio humana e os efeitos adversos na sade.

A estimao do risco sade, associado como poluentes ambientais, composto por duas atividades primrias: avaliao da exposio e avaliao dos efeitos. Durante a primeira, fase inicial da cadeia de eventos mostrada na Figura 3, avaliam-se: a(s) fonte(s) de emisso(es), as concentraes nos diversos compartimentos ambientais, os nveis de exposio e a dose. O objetivo maior nessa fase estimar o(s) nvel(eis) e o nmero de pessoas expostas. Adicionalmente, determinam-se as contribuies relativas de todas as fontes importantes e as rotas de exposio associadas dose-alvo. A avaliao dos efeitos na sade, ltima fase da cadeia de eventos da Figura 3, inclui a avaliao da exposio, da dose e dos efeitos adversos. So dois os objetivos: determinao dos perigos intrnsecos sade associados com poluentes, incluindo os efeitos cancergenos e no-cancergenos; e a quantificao da relao entre a dose-alvo ou exposio e efeitos sade (por exemplo, dose-resposta) em populaes humanas. A sobreposio entre avaliao da exposio (Fase 1) e a avaliao dos efeitos (Fase 2), tambm mostrada na Figura 3, reflete a importncia da informao sobre exposio e sobre a dose para ambas as atividades. A determinao da exposio, componente crtico dos estudos de epidemiologia, necessria para se examinar associaes entre exposies ambientais e as conseqncias potenciais sade. Medies de dose interna so cruciais para se relacionar exposio com dose (farmacocintica - o que o corpo faz com o poluente) e dose com eleitos (farmacodinmica - o que o poluente faz com o corpo).

ESTRUTURA CONCEITUAL PARA SE DETERMINAR PRIORIDADES NA SADE AMBIENTAL As avaliaes da exposio e dos eleitos sade humana so consideradas as duas fases mais importantes no estudo de risco sade causado por poluentes ambientais. Na matriz da Figura 4, representa-se o paradigma conceituai que norteia a priorizao dos problemas de sade ambiental, no qual o mais alto nvel deles inclui elevadas exposies (como os experimentados por um nmero significativo de pessoas) e poluentes muito txicos (como o perigo existente baixa exposio/dose). O nvel mais baixo de prioridade dado situao que combina baixo nvel de exposio e pequeno nmero de pessoas com uma baixa toxicidade.

AVALIAO DE RISCO VERSUS AVALIAO DE SADE

Existem diferenas intencionais entre Avaliao de Risco e Avaliao de Sade. A seguir, apresentamos um resumo dos propsitos distintos formulados para a Avaliao de Risco adotada pela Agncia de Proteo Ambiental Americana (Environmental Protection Agency - EPA) e pela Agncia Americana para Substncias Txicas e Registros de Enfermidades (Agency for Toxic Substances and Diseases Registry), no que se refere a substncias perigosas (ATSDR, 1992).

AVALIAO DE RISCO, SEGUNDO O EPA Uma Avaliao de Risco se define como um processo quantitativo e qualitativo conduzido para caracterizar a natureza e a magnitude dos riscos sade pblica pela exposio a substncias perigosas ou a contaminantes emitidos em stios especficos. As Avaliaes de Risco incluem os seguintes componentes: identificao do perigo, avaliao da dose-resposta, avaliao da exposio e caracterizao do risco. Modelos biolgicos e estatsticos so usados nas Avaliaes de Risco qumico e so quantitativamente orientados para o clculo das estimativas numricas do risco para a sade, utilizando dados de investigaes epidemiolgicas em humanos (quando disponveis) e estudos toxicolgicos em animais. O produto da Avaliao de Risco quantitativa uma estimativa numrica das conseqncias, para a sade pblica, da exposio a um agente. Ao elaborar uma Avaliao de Risco para um stio, o avaliador deve tambm incluir todos os efeitos na sade, caracterizando o risco para as populaes sensveis quando se disponha de informao. As avaliaes de risco do EPA so usadas nas decises de manejo do risco para estabelecer nveis de descontaminao (limpeza); para regulamentar os nveis autorizados para descarga; para manuseio e transporte de rejeitos perigosos; para determinar os nveis permissveis de contaminao.

AVALIAO DE SADE, SEGUNDO A

ATSDR

As Avaliaes de Sade da ATSDR esto baseadas na informao da caracterizao ambiental, nas preocupaes da comunidade com a sade e nos resultados dos efeitos nesta. Devido natureza desses bancos de dados, as Avaliaes de Sade usam informaes tanto qualitativas quanto quantitativas, enfocando-se as perspectivas toxicolgicas e de sade pblica associadas com a exposio no stio. A Avaliao de Sade assinala especificamente as preocupaes de sade da comunidade (como as populaes sensveis, os possveis efeitos patolgicos) e avalia os dados de efeitos pertinentes na sade e especficos para a comunidade. A informao obtida dessas fontes, combinada com dados ambientais, usada para determinar as implicaes na sade pblica no stio, aconselhando o incio de atividades de acompanhamento de sade, quando indicado.

Em resumo, enquanto uma Avaliao de Risco do EPA um processo utilizado para apoiar a seleo de uma medida de remediao em um stio, a Avaliao de Sade da ATSDR um mecanismo que alimenta a comunidade com informaes sobre as implicaes de sade pblica em um stio especfico, identificando aquelas populaes para as quais se requer estudos ou aes de sade mais amplas. A Avaliao de Sade tambm faz recomendaes sobre as aes que sejam necessrias para proteger a sade pblica, o que pode incluir tambm a emisso de advertncias em sade.

AVALIAO DE IMPACTO VERSUS AVALIAO DE RISCO AMBIENTAL Um grande universo de pessoas discute se o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) parte de uma Avaliao de Risco Ambiental (ARA) ou se esta deveria ser um componente de um EIA. Para Andrew (1986), tanto um como o outro esto, em princpio, intimamente conectados. Embora no sejam processos idnticos, se utilizam dos mesmos conceitos e tradies e deveriam ser aplicados para mais ou menos os mesmos modelos de decises. Isto requer a integrao destes dois tipos de estudo. As diferenas e similaridades entre EIA e ARA so observadas no Quadro 3. Nele, pode-se constatar que existem mais diferenas que similaridades entre os dois processos.

Do ponto de vista intelectual, o Estudo dc Impacto Ambiental e a Avaliao de Risco deveriam ser melhorados por meio da unio de ambos, em um processo analtico unificado. O EIA poderia se beneficiar da maior sofisticao existente nos estudos de Avaliao de Risco, no tocante ao tratamento das anlises de predies e de probabilidades e deveria, em qualquer caso, incorporar mais consideraes explcitas dos eleitos na sade. A ARA, por sua vez, deveria alargar seu campo de aplicao, incluindo mais riscos do que apenas mortalidade proveniente de cncer e de acidentes catastrficos. Em projetos como a definio de stios para localizao de processos de produo de energia ou indstrias qumicas, de aterros industriais para resduos perigosos, aplicaes de biotecnologias ou aplicaes dc pesticidas para agricultura ou manejo florestal e outros afins, a integrao EIA/ARA pode oferecer resultados muito mais completos que a execuo de estudos separados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASIAN DEVELOPMENT BANK (ADB) Guidelines: the health impact assessment of evelopment projects. Environmental Paper, 11, 1992. APELL. Manual de Alerta e Preparao de Comunidades para Emergncias Locais. So Paulo: Programa Ambiental das Naes Unidas (United Nation Environmental Proteccion - Unep) / Associao Brasileira da Indstria Qumica e de Produtos Derivados (Abiquim), 1990. ANDREWS, R. N. Environmental impact and Risk Assessment: learning from Each Other. Draft copy of paper presented at International Institute for Applied System Analysis. Vienna, 1986.
ATSDR - AGENCY FOR TOXIC SUBSTANCES AND DESEASES REGISTRY. Evaluacion de Riesgos en

Salud por la Exposicin a Resduos peligrosos. Departamento de Salud Humana y Servicios de los E.E.U.U. Agencia para las Substancias Txicas y el Registro de Enfermidades, Atlanta, 30333, 1992. AWAZU, L . . . A Gesto dos Riscos de Acidentes Ambientais. Engenharia Ano 3, 9, jan. 1990. Ambiental.

BERGER, I. S. Determination of Risk for Uncontrolled Hazardous Waste Sites. In: PROCEEDINGS
OF THE NATIONAL CONFERENCE ON MANAGEMENT OF UNCONTROLLED HAZARDOUS WASTE SITES,

Hazardous Materials Control Research Institute. Silver Spring, 1982. p.23-36. BIBO, . H. & LEMKOWITZ, S. M. Chemical Risk Management: general risk analysis model. Curso Risicobeheesing, Chemistry Faculty, T U Delft. Holland, 1994. p.23-36. BOLEA, M. & ESTEVAN, T. Evaluacion del Impacto Ambiental Madrid: Fundacin Mapfre, 1984. BRANCO, S. . & ROCHA, A. A. Poluio - A morte de nossos rios. 2.ed. So Paulo, Convnio Cetesb/Ascetesb, 1987. BRILHANTE, O . M. & REZENDE, Deteco da poluio por metais em poeiras, sedimentos, solos, guas pluviais e sistemas de saneamento atravs do magnetismo. Revista Brasileira de Cincia do Solo, 19(3). Campinas, 1995. BRILHANTE, O . M. & OLIVEIRA, M. R. Environmental contamination by HCH in the Cidade dos Meninos', State of Rio de Janeiro. International Journal of Environmental Health Research, 6:17-25, 1996. CALKINS, D. R. et al. Identification, characterization and control of potential human carcinogens: a framework for federal decision-making. Journal of the National Cancer Institute, 61:169-175, 1980.

CANTER, W . L . Environmental Risk Assessment and Management. A literature review. Pan American Center for Human and Health Ecology, Environmental Health Program. PAH, World Health Organization, Mexico, 1989.
COMISSION ON RISK ASSESSMENT AND RISK MANAGEMENT. Risk assessment and risk management

in regulatory decision-making. Draft Report for Public Review and Comment, June 13, 1996.
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resoluo no 001, de 23/01/86, que

estabelece as definies, responsabilidades, critrios e diretrizes gerais para o uso e implementao da avaliao de impacto ambiental como instrumento de poltica nacional de meio ambiente. Secretaria Nacional do Meio Ambiente (Sema). Braslia, 1986. CONWAY, R. A. Introduction to environmental risk analysis. In: . Environmental Risk Analysis for Chemicals. New York: van Nostand Reinhold Company, 1982. chapter 1. p. 1-30. GILAD, P. H. A. Design and implementation of comprehensive environmental p o l l u t i o n control projects. In: Health and the Environment. Copenhagen, WHO, Regional Office for Europe, 1979. GRAEDEL, . T. & CRUTZEN, P. J . The changing atmosphere. Scientific American, Sept. 1989. 261:3,

HANCOCK, T. Health, human development and the community ecossystem: three ecological models. Health Promotion International, 8(1)41-47, 1993.
HALLENBECK, W. H. 'Introduction'. In: HALLENBECK, W. H. & CUNNINGHAM, . N . (Ed.)

Quantitative Risk Assessment for Environmental and Occupational

Health.

Chelsea, Michigan: Lewis Publishers, Inc., 1986. chapter 1. INHABER, H. Energy Risk Assessment. New York: Gordon and Breach Science Publishers, Inc., 1982. p. 1-54. JEDRYCHOWSKI, W. Case control study of lung cancer with special reference to the effect of air pollution in Poland. Journal of Epidemiology and Community Health, 44:114-120, 1990. KAZAKOV, V. S. Thyroid cancer after Chernobyl. Nature, 365:702, 1992. LAMBERT, G. Le Gaz Effet de Serre. La Recherche, 23:243, 1992. MARGULIS, S. Meio Ambiente. Aspectos Tcnicos e Econmicos. 1990. Brasilia, Ipea/PNUD,

MINISTERIE VAN VOLKSHUISVESTING. Nederlands Milieubeleid. VROM 91559/a/1.4881/101, The Hague, 1992.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Risk Assessment in the Federal Government: managing the process. Washington, D.C.: National Academy Press, 1986. OLIVEIRA, R. M. & BRILHANTE, 0. . HCH contamination in one urban area of the Southeast of Brazil. Journal of Public Health I Sade Pblica, 29(3), USP. So Paulo, 1995. PERSHAGENS, G . Residential Radon exposure and Lung Cancer in Sweden. A Nation wide case control study. IMM-Repport 2/93. Stokolms, Karolinska Institute, 1993. SADOURNY, R. L'Homme Modifie-t-il le Climat?. La Recherche, 23:243, 1992. SCIENCE & VIE. Dernires Nouvelles de la Plante. Paris: Excelsior Publications S. . , out. 1991. (Dossier Hors Serie, 6) SEXTON, K. et al. Estimating Human Exposure to Environmental Pollutants: availability and utility of existing databases. Archives of Environmental Health, 47(6):398-407, 1992. SORS, A. I. Risk assessment and its use in management: a state of the art review. In:
PROCEEDINGS OF A SEMINAR ON EVALUATION AND RISK ASSESSMENT OF CHEMICALS. W H O ,

Regional Office for Europe. Interim Document. Copenhagen, 1982. p.236-294. STEWART, I. Risk business. New Scientist (UK), 33, May 1990. THE ECONOMIST. For Kyoto, a modest proposal. Nov. 29 th, 1997. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health and the Environment. Regional Office for Europe. Copenhagen, 1979. (Public Health in Europe, 8) WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Environmental and Health, the European
Commentary.

Charter and

In: FIRST EUROPEAN CONFERENCE ON ENVIRONMENT AND HEALTH, Dec. 1989,

Frankfurt. Regional Publication, 1990. (European Series, 35) WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Concern for Europe's tomorrow. Summary. World Health Organization. Regional Publications, 1994. (European Series, 53) WORLD BANK. Technique for assessing industrial hazards: a manual. World Bank Technical Paper, 55, 1990. WORLD DEVELOPMENT REPORT. Investing in Health. Oxford: Oxford University Press, 1993.

P R O C E D I M E N T O S I N T E G R A D O S D E RISCO

G E R E N C I A M E N T O A M B I E N T A L :

P R O C E S S O S

M O D E L O S
FERNANDES VEJGA

HORST MONKEN LENE HOLANDA

SADLER

Ao longo dos ltimos anos, tem crescido bastante o interesse pela qualidade do meio ambiente. Ameaas relacionadas a mudanas climticas no planeta, e reduo do nvel de oznio na atmosfera ganharam grande espao nos veculos de comunicao. Dessa forma, torna-se clara a percepo de que o homem est relacionado ao meio de uma maneira bem mais complexa do que simplesmente pela exposio a produtos txicos. Dois pontos de inferncias (end-points) podem ser considerados como resultado das intervenes antropognicas no meio ambiente: um relacionado ao risco sade humana (ponto de inferncia humano) e outro ao risco ecolgico (ponto de inferncia ecolgico) (Hoffman et al., 1991). Com o objetivo de se abordar os impactos ambientais segundo os dois pontos anteriormente citados, tm sido muito utilizados os conceitos de Avaliao de Risco e de Gerenciamento de Risco. O estmulo para a adoo da Avaliao de Risco como componente fundamental na regulamentao ambiental reside no reconhecimento de que: o custo de se eliminar todos os efeitos de uma interveno no ambiente proibitivamente alto; as tomadas de deciso so, de uma forma geral, feitas com base em informaes cientficas incompletas (Barnthouse et al., 1986). Neste contexto, o objetivo de regulamentao ambiental baseado na Avaliao de Risco o de balancear o nvel de risco aceitvel em razo do custo na reduo do risco, em contraposio a outros riscos ou contra-riscos geralmente aceitos pelo pblico.

O sentido comum atribudo ao termo 'risco' est relacionado ameaa de um evento indesejvel que inclui tanto a probabilidade quanto o carter do evento. Segundo as recomendaes da International Commission for Radiological Protection (ICRP), inicialmente o risco era tido como quantidade caracterizada por uma magnitude expressa numa unidade adimensional, se tivesse o sentido de probabilidade, mas dimensional se tivesse o sentido da expectativa matemtica de uma conseqncia. claro que, no sentido amplo, a palavra 'risco' se torna muito mais um conceito do que uma quantidade, muito embora possa ser tida como uma quantidade de atributos mltiplos. A Avaliao de Risco, no sentido de risco ambiental, deixa de configurar uma viso nica de avaliao de probabilidade para incluir outros aspectos do risco, como a natureza e a severidade das conseqncias prejudiciais. Um esquema operacional para ser utilizado na Avaliao de Risco apresentado na Figura 1. Neste processo, os pontos terminais a serem avaliados so primeiramente selecionados. Em seguida, procede-se uma descrio tcnica da instalao/empreendimento, vista aqui como fonte potencial dos impactos. Em terceiro lugar, descreve-se o ambiente no qual o impacto ser desenvolvido (ambiente de referncia). A exposio aos contaminantes , ento, avaliada. Modelos ambientais de transferncias podem, dessa forma, ser utilizados para se estimar a exposio. No bloco relativo avaliao dos efeitos, dados toxicolgicos disponveis so analisados com o objetivo de se determinar os efeitos dos contaminantes sobre os organismos expostos. Finalmente, todas as etapas so combinadas para se produzir a Avaliao de Risco final, que expressa quantitativamente os eleitos dos contaminantes contidos no Termo Fonte para os diferentes pontos dc inferncias. Este fluxograma pode ser utilizado, com ligeiras adaptaes, tanto para os pontos de inferncias humanos como para os ecolgicos. Cardinal (1991) compara a percepo do pblico quanto exposio ao asbesto e ao radnio. Enfatiza que, na medida em que os cientistas encaram a determinao do risco como um processo tcnico, o pblico se posiciona de forma a tratar o problema como um processo de deciso pessoal. No referido texto demonstra-se o que a reao adversa do pblico ao asbesto foi muito mais intensa do que ao radnio. Contribuiu para essa postura o fato de que a exposio ao asbesto pode ser percebida, ao passo que ao radnio (um gs nobre), no; este ltimo ocorre naturalmente, j o asbesto tido como uma substncia nonatural; trabalhadores que o manipulam esto, comprovadamente, sujeitos ao desenvolvimento de cncer, mas no se possui, segundo a autora, nenhum caso "documentado" de cncer contrado devido ao radnio. Os aspectos at aqui abordados apontam para uma relao risco versus benefcio de tal forma que se alcance uma reduo do primeiro e a otimizao do segundo. O nvel de reduo do risco no infinito. A partir de um certo ponto, essa reduo torna invivel a execuo de certas atividades, ou tornam-se desprovidas de sustentao racional.

Um exemplo disso pode ser visto no trabalho desenvolvido por Fernandes et al. (1993). Os autores questionam a necessidade de se aplicar U$ 200 mil anuais (somente com calcrio) no tratamento de efluentes de uma minerao de urnio para se reduzir a dose efetiva anual, comprometida devido exposio ao U e ao Ra, de 0.50 mSv para 0.05 mSv, quando o limite de dose recomendado para exposio pblica de 1 mSv/ano (International Commission on Radiological Protection, 1991).
238 226

Um polmico tema se insere no fundo de todas essas decises, referente ao valor da vida humana. Bellia (1991) ressalta que, ao se atribuir um valor incalculvel vida, qualquer empreendimento que pudesse causar a perda de uma nica vida seria considerado

invivel, do ponto de vista econmico. No entanto, vrias so as prticas que agregam um agravamento de acidentes que acarretam morte. Apesar disso, so amplamente aceitas pela sociedade, que voluntariamente se beneficia de tais atividades. Nessas circunstncias, cada indivduo tende a subestimar a probabilidade de estar includo no universo daqueles que estariam inseridos na estimativa do risco daquela atividade. Com essa postura, rompem-se as barreiras morais que inviabilizam o projeto. O importante a se pensar, ainda segundo Bellia (1991), que as quantias a serem abatidas dos benefcios no so as que compensam qualquer nmero especfico de pessoas pela certeza de morte prematura ou pela sade abalada, mas aquelas variaes que compensem todos os membros da sociedade pelos riscos adicionais a que estaro expostos com a realizao do projeto. A conceituao da relao risco versus benefcio torna-se ainda mais complexa quando se aborda o risco ecolgico, j que este no se vincula de forma direta com a sade humana, muito embora a relao entre esta e o meio ambiente equilibrado seja aparente (Bartell, 1992). Impactos desse tipo podem ser o declnio indesejvel de uma comunidade de predadores por pesticidas, uma extino local de espcies animais e/ou vegetais, substituio de peixes de alto valor comercial por populaes menos valiosas, uma mudana na capacidade de um ecossistema depurar certo tipo de rejeito ou, ainda, uma mudana adversa nas composies fsico-qumicas do ambiente (depleo de oznio na atmosfera, deposio cida, mudana do clima global etc).

METODOLOGIA INTEGRADA DE AVALIAO DE RISCO GESTO

Do que foi discutido at o momento, fica ntido que a abordagem holstica das conseqncias das intervenes antropognicas no ambiente deve agregar diferentes aspectos do conhecimento. Isto significa a prpria caracterstica inter e multidisciplinar resultante dos estudos ambientais. Esta viso integrada ser desenvolvida, daqui por diante, com a designao de Avaliao de Risco e Gesto em Poluio Ambiental, metodologia que inclui os seguintes aspectos: princpios de Gesto Ambiental; elaborao de cenrios e modelos conceituais; Avaliao de Risco para a sade humana; Avaliao de Risco Ecolgico; instrumentos de gesto, alternativas/avaliao de custo. Neste presente captulo sero abordados os dois primeiros itens dessa metodologia. Os referentes Avaliao de Risco para a sade humana e Avaliao de Risco Ecolgico sero discutidos no captulo 3. O que se refere aos instrumentos de gesto apresentado no captulo 1.

GESTO AMBIENTAL (PRINCPIOS APLICAES) O ponto de partida para a compreenso de Gesto Ambiental se articula com a idia de que, no presente, a avaliao dos impactos resultantes do desenvolvimento sobre os recursos naturais no uma prtica factvel. necessrio, no entanto, avaliar as conseqncias que os impactos sobre os recursos naturais traro ao objetivo do crescimento a longo prazo (Bellia, 1991). De forma resumida, pode-se dizer que o objetivo bsico da Gesto a busca da otimizao do uso dos recursos que o homem tem a sua disposio, sejam de ordem financeira, material ou humana. Verifica-se, a seguir, um esquema de filosofia de Gesto Ambiental, tal como proposto por Bellia (1991): Objetivo: manter saudvel o meio ambiente, 'na medida do possvel', para atender s necessidades humanas atuais, sem comprometer o atendimento das necessidades das geraes futuras. Meios: atuar sobre as modificaes causadas no meio ambiente, pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas atividades humanas, a partir de um plano de ao vivel tcnica e economicamente, com prioridades perfeitamente definidas. Instrumentos: monitoramentos, controles, taxaes, imposies, subsdios, divulgaes, obras e aes mitigadoras etc. Base de Atuao: diagnstico ambiental da rea de atuao, a partir de estudos e pesquisas dirigidos busca de solues para os problemas que forem detectados. Embutidos nestes dois primeiros itens encontram-se termos que vo nortear as avaliaes tcnico/cientficas a serem descritas adiante. Primeiramente, a definio da extenso da expresso 'na medida do possvel' - e seria importante acrescentar, 'necessrio' - , no que tange manuteno do meio ambiente saudvel. Em seguida, a definio das 'modificaes impostas ao meio pelo seu uso ou descarte de materiais gerados pelas aes antropognicas' para se atingir esses objetivos e possibilitar a aplicao de tcnicas e solues que do ponto de vista econmico viabilizem o projeto e assegurem o bem-estar da populao e a integridade relativa do meio. Tais medidas se inserem nos prximos temas. ELABORAO DE CENRIOS MODELOS CONCEITUAIS Na elaborao de cenrios, um primeiro procedimento se articula com a definio do Termo Fonte. A expresso tem sentido idntico ao que lhe atribuda no campo da Avaliao de Impacto Radiolgico. Tal definio entendida como um processo linear no qual os efeitos sade, devido ao lanamento de materiais radioativos no meio, dependero diretamente da quantidade e da forma de cada radionucldeo lanado. Esse inventrio, que compreende todos os radionucldeos de interesse, o que se denomina de Termo Fonte (Eicholz,

1983). Analogamente s atividades poluidoras no-radioativas, vulgarmente conhecidas como convencionais, a natureza do Termo Fonte ir variar de acordo com o processo e da instalao que est sendo considerada. Importante ressaltar que qualquer espcie contida no Termo Fonte ser de interesse somente se for mvel no meio ambiente, ou seja, se for capaz de escapar qualquer conteno numa forma fsico-qumica que possibilite seu trnsito ao longo dos caminhos ambientais. Tal conceito implica considerao da possibilidade de escape das espcies em virtude das contenes nos procedimentos de rotina ou em situaes de emergncia. Do ponto de vista do lanamento e da mobilidade, os parmetros importantes a serem levados em conta na caracterizao do Termo Fonte so: o estado fsico das espcies (lquido, slido ou gasoso); o tipo de agregao (microparticulado, coloidal); a forma qumica (solubilidade no ar e gua, estado de oxidao, propriedades de soro e volatilidade) e a quantidade liberada. Uma vez conhecidos e quantificados os agentes poluidores, ser necessrio a definio do cenrio onde esses materiais iro atuar. A descrio do cenrio, aqui significa o compreendimento das interaes dos diferentes compartimentos ambientais entre si, a extenso das suas comunicabilidades, no que diz respeito aos processos de transferncia dos agentes poluidores lanados etc. Se estabelecido o homem como ponto terminal nesta avaliao, a sua forma de comunicao com o meio, tida aqui como exposio, deve ser tambm levada em conta. Nas Figuras 2 e 3, apresentam-se formataes esquemticas genricas dos possveis processos de transporte de poluentes, a partir de emisses gasosas e lquidas, at atingir o ser humano. Os mecanismos ambientais envolvidos na disperso dos poluentes alm de envolverem as particularidades dos agentes poluidores, como j citado anteriormente, devero englobar as especificidades dos meios. O grau de complexidade com que se ir abordar (descrever) o cenrio, bem como os processos de transferncia intra e intercompartimentos, implicar maior esforo de aquisio de informaes, o que nem sempre resultar em uma melhor resoluo ou exatido da resposta questo formulada. As transformaes de um poluente, num sistema aqutico natural, podem ser tratadas em diferentes nveis de complexidade. Em alguns casos, para simplicidade de clculos, assume-se que a espcie em questo permanecer em soluo e sua concentrao na coluna d'agua ir diminuir por diluio, como resultado de processos de difuso, adveco ou mesmo decaimento. Nesses casos, a tendncia de se observar uma superestimativa no resultado final, especialmente se processos de adsoro a partculas e, por conseguinte, perdas do sistema por sedimentao forem verificadas. A adsoro a sedimentos ter o efeito imediato de reduzir a concentrao do poluente na gua e conseqentemente o impacto inicial, mas o sedimento contaminado poder vir a ser uma fonte residual de poluio via processos de ressuspenso, dessoro e turvao. A definio e descrio dos processos potencialmente relevantes na dinmica e transporte de poluentes, em um dado meio, no devem ficar restritas a aproximaes qualitativas. Juntamente com os balanos hdricos, clculos de capacidade de suporte e balanos de massa, os processos biogeoqumicos devem ser quantificados ou estimados.

Uma representao esquemtica genrica pode ser proposta para a realizao de balanos de massa nos quais os processos so considerados:

Os processos biogeoqumicos correspondem a eventos internos a um determinado meio ou segmento de meio; esto relacionados ao termo (+/- massa interna) na equao, sendo expressos na forma de velocidade ou taxas de processo (liberao/transformao/supresso). A integrao dos vrios processos, representados nos modelos por meio de equaes matemticas, vo possibilitar a simulao do comportamento do cenrio ante a emisso dos poluentes a partir do Termo Fonte. Tais simulaes, vistas aqui como uma mmica do meio, so teis numa fase pr-operacional da instalao do projeto, de forma a possibilitar a otimizao do lanamento dos efluentes, bem como so instrumentos fundamentais em tomadas de deciso nos eventos de acidentes.

MODELAGEM AMBIENTAL O processo de modelagem ambiental aquele no qual as relaes entre os compartimentos de um ecossistema so identificadas c descritas. Como visto anteriormente, pode ser empregado na simulao das condies ambientais, avaliao dos efeitos de um projeto/ instalao, assim como na projeo de alternativas mitigadoras (York & Speakman, 1980). Todos os modelos de avaliao ambiental so inerentemente incertos. preciso ter em mente, e aqui no cabem preciosismos, que no fundo os dados de sada se constituem em aproximaes dos processos que se desenrolam no meio. A substituio de hipteses conservativas por outras de carter mais realista, sem a devida avaliao das incertezas inerentes aos parmetros, poder acarretar aumento da probabilidade de subestimao. Devemos lembrar, no entanto, que a especificao do problema (constituio do cenrio) o aspecto mais relevante. Alm dessa etapa, outros grupos de eventos, tal qual apresentado na Figura 4, podem afetar a confiabilidade das previses de um modelo matemtico.

Os erros concernentes a uma estimativa imprpria de parmetros e formulao imprpria do modelo so muito sensveis quando as previses so feitas para condies distintas daquelas para as quais o modelo e sua base de dados foram inicialmente concebidos. A variabilidade dos parmetros, como fonte de incerteza, est relacionada ao uso de modelos determinsticos. Neste tipo de modelo utilizado um nico valor para cada parmetro, de modo a produzir uma nica previso. Tais modelos ignoram o efeito de estimativas imprecisas para cada parmetro e a variabilidade do sistema. Para qualquer situao em que for necessrio o emprego de modelos matemticos, os parmetros so melhor representados por uma faixa (distribuio) de valores. Esta faixa se traduz em outra, relativa a previses do modelo. Pode-se postular, dessa forma, que o contorno ao problema da impreciso dos parmetros poder ser conseguido por intermdio de abordagens probabilsticas, ao invs de determinsticas. O primeiro passo na anlise da incerteza de um modelo o de se limitar o seu escopo. Isto requer uma explcita definio dos objetivos da avaliao cm questo e a determinao dos agentes poluidores, vias de exposio e parmetros do modelo mais relevantes. Este processo implica economia de recursos financeiros, esforos de avaliao de processos no-relevantes e hora/homem de trabalho. A relevncia dos poluentes especficos, vias de

exposio e parmetros pode ser determinada por simples processos de triagem (screening) ou por meio de mtodos matemticos de anlise de sensibilidade mais rigorosos. A maneira mais simples de se desenvolver um processo de triagem para poluentes e vias de exposio menos significativas, no resultado final do modelo, o de se compararem as previses do modelo contra limites arbitrrios ou padres reguladores. Neste processo, todos os poluentes e vias de exposio que contribuem, numa quantidade menor que uma frao especificada do valor final, so omitidos de anlises posteriores.

EXEMPLO

1:

Vamos admitir que a legislao vigente estabelea um limite de ingesto para uma dada substncia txica na ordem de 10 mg/dia. Uma avaliao conduzida numa populao potencialmente exposta a esta substncia, lanada no meio ambiente (atmosfera e meio aqutico) por uma dada indstria forneceu os seguintes valores:

Se utilizarmos um critrio de triagem, da ordem de 5 % do valor limite de 10 mg/dia, chegaremos a concluso de que apenas a via de ingesto por leite excederia o critrio adotado (isto , 5% do valor- limite), e o escopo do problema seria reduzido a um maior esforo de controle desta via em detrimento das demais. Poderamos propor ainda um outro critrio de triagem, por exemplo a adoo de um valor da ordem de 10% do valor total da nossa avaliao, ou seja, 0,12 mg/dia. Neste caso, incluiramos a, alm da ingesto de leite, aquela relativa carne. Os critrios de screening assumidos num processo desse tipo devem ser adotados de tal maneira que sejam suficientemente pequenos para no rejeitarem nenhuma via de exposio relevante.

Um outro procedimento utilizado o da anlise de sensibilidade, que consiste na perturbao de cada parmetro do modelo por uma pequena quantidade - , deixando-se que os demais permaneam nos valores nominais pr-selecionados - , e quantificando-se o efeito relativo daquele parmetro na previso do modelo. Os parmetros que tiverem maior influncia nas previses do modelo so designados como sendo os mais sensveis. Todavia, em modelos ambientais, grandes incertezas ou variabilidades paramtricas podem produzir resultados muito diferentes daqueles obtidos por pequenas perturbaes. Por essa razo, recomenda-se que as anlises de sensibilidade sejam feitas por meio da variao de cada parmetro ao longo de sua faixa de variao esperada (Hoffman & Gardner, 1983).

EXEMPLO

2:

Uma das estruturas mais simples, utilizada em modelos de transferncia com propsitos de Avaliao de Impacto Ambiental, se relaciona com cadeias multiplicativas, conforme exposto a seguir: Dose = Q * A * B * C Onde: Q = Taxa de liberao A = Disperso na atmosfera ou meio aqutico = Transferncia atravs de cadeia alimentar C = Taxa de consumo de alimento Vamos considerar, agora, a seguinte equao:

Onde: C = Concentrao na vegetao (mg/kg), d = Taxa de Deposio mdia (mg/(m .d). R = Frao da Deposio inicial interceptada pela poro comestvel da vegetao adimensional). Y = Biomassa comestvel da vegetao (kg/m ).
v 2 2

L = Constante de remoo da substncia da superfcie da vegetao (L/d).


W

= Perodo de Tempo que a vegetao est exposta ao ar contaminado (d).


c

B = Razo entre a concentrao no solo e a concentrao na planta (adimensional).


iv

= Densidade superficial eletiva do solo numa profundidade de raiz especfica (kg/m ). L = Constante de perda para a substncia no solo - lixiviao (d-L).
s

=Tempo em que o solo est exposto ao ar contaminado (d).


b

Para este exemplo, observe a seguir:

Tomemos agora o termo IS (ndice de Sensibilidade) como sendo:

Onde C obtido pelo clculo de C com o valor mximo de um determinado parmetro, os outros sendo mantidos nos seus valores nominais. Analogamente, C o valor de C obtido com o valor mnimo deste mesmo parmetro. Se fizermos isto com todos os parmetros do modelo, poderemos ter uma idia geral do ndice de Sensibilidade de cada um deles e hierarquiz-los conforme exposto na tabela seguinte:
M A X M I N

Um ndice de Sensibilidade da ordem de 1.0 indica completa sensibilidade do parmetro no resultado final do modelo. J um ndice < 0.01 indica que o modelo insensvel a mudanas no valor do parmetro. Desse modo, a equao do modelo pode ser reescrita da seguinte forma:

Neste contexto, a anlise de sensibilidade se torna uma til ferramenta na reduo do nmero de parmetros e vias de exposio que devem ser consideradas prioritrias na anlise das incertezas do modelo.

VALIDAO DE MODELOS
Segundo Hoffman & Gardner (1983), a validao de um modelo o melhor meio de se analisarem as incertezas associadas com suas previses. Os autores reconhecem a existncia de vrias interpretaes do que seja um modelo validado. A aceitao da acuracidade de um modelo uma determinao subjetiva e ir variar de caso a caso. A validao de modelos de avaliao de poluio comea com a comparao de uma quantidade singular prevista contra uma distribuio de medidas observadas. Para cada conjunto de condies selecionadas para fins de teste do modelo so produzidas quantidades previstas e medidas diferentes. Esses resultados podem ser comparados dividindo-se cada previso pela distribuio correspondente de valores medidos, para produzir-se uma

freqncia de distribuio de razes Previstas/Observadas (P/O) para cada conjunto de condies. As razes P/O podem ser conjugadas numa distribuio geral, representando a incerteza geral associada com as aplicaes genricas do modelo. Uma outra maneira de se avaliar o desempenho de um modelo obtida atravs da comparao das previses do modelo com as observaes ao longo de uma faixa de condies ambientais, testando-se as correlaes entre os resultados previstos e observados. Fortes correlaes indicam que as diferenas entre as observaes podem ser explicadas pelo modelo. Fracas correlaes indicam que diferenas entre as observaes so controladas por fatores no solucionados no modelo. A questo que se coloca agora : o que se deve fazer quando informaes para validao no so disponveis ou suficientemente completas para se quantificarem as incertezas do modelo? Nesses casos, recomenda-se o uso do processo de anlise de incertezas paramtricas (Hoffman & Gardner, 1983). O mtodo consiste no uso de distribuio de freqncias estimadas de valores para cada parmetro do modelo, a fim de se produzir uma distribuio de freqncias para as previses do modelo. As distribuies dos resultados do modelo podem ser comparadas com as previses determinsticas ou com limites preestabelecidos para se estimarem as distores potenciais e a possibilidade de os limites estabelecidos serem excedidos. O primeiro passo na anlise de incertezas paramtricas o de se determinar as variaes potenciais dos valores associados a cada dado de entrada do modelo. Numa concepo ideal, os valores dos parmetros devem ser derivados de levantamentos especficos do stio em questo. Quando existir um conjunto de dados adequado - tanto a distribuio estatstica como seus momentos - , mdia e varincia podem ser determinadas para cada parmetro. Na prtica, raro verificar-se a existncia de dados especficos do stio. Muitos parmetros podem ser estimados somente de forma indireta a partir de valores similares reportados na literatura. Dessa forma, um esforo considervel deve ser investido na busca de dados relevantes. O desenvolvimento de mtodos computacionais para resolver numericamente os efeitos combinados da incerteza paramtrica, nas previses do modelo, tem sido uma rea de rpido crescimento. Os mtodos mais utilizados so relacionados ao Clculo de Monte Carlo, que seleciona randomicamente os valores para os parmetros do modelo a partir de uma distribuio pr-selecionada. Este mtodo produz um nico valor previsto, ou soluo do modelo, a partir de um conjunto de valores de parmetros randomicamente selecionados. Os resultados das interaes (500 a 10 mil) so estatisticamente sumarizados. A vantagem desse procedimento que as incertezas nas previses do modelo podem ser baseadas em qualquer nmero de distribuies tericas ou empricas especificadas para os parmetros do modelo. A importncia do parmetro determinada por meio da correlao dos valores dos parmetros randomicamente selecionados com os resultados das previses do modelo.

Dessa forma, a relao entre a variabilidade do parmetro e as previses do modelo pode ser apurada com a simples medida do coeficiente de correlao (r). Se r = 0, no existe relao alguma entre a variabilidade do parmetro e as previses do modelo. Se r = 1 ou a - 1 , existe perfeita relao positiva ou negativa entre a variabilidade do parmetro e as previses do modelo. Aplicaes dos procedimentos referentes ao clculo de sensibilidade e incerteza paramtrica podem ser vistas em Hoffman & Gardner (1983) e em International Atomic Energy Agency (1991).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARNTHOUSE, L. W. et al. User's Manual for Ecological Risk Assessment. Oak Ridge National Laboratory (Environmental Sciences Division Publication 2679), Oak Ridge, 1986. 215 p. BARTELL, S. M. Risk-Based Decision Making in Water Resource. In: HAIMES,Y. Y. & STAKHIV, . Z. (Eds.) Ecological Risk Analysis. New York: American Society of Civil Engineers, 1992. p.224-239. BELLIA V. Apostila de aula. Curso de Gesto Ambiental. Departamento de Geoqumica Ambiental, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1991. CARDINAL, E. A. Risky business: communicating risk for the government. Environment Science Technology, 25(12):1982-1985, 1991. EICHHOLZ, G. G. Source terms for nuclear facilities, and medical and industrial sites. In: Radiological Assessment. A Textbook on Environmental Dose Analysis. In: TILL, J. E. & MEYER, H . R. (Eds.) Washington, D.C.: Nureg/CR- 3332, Oak Ridge Natl. Lab-5968, U.S. Nuclear Regulatory Comission, 1:1-1:54, 1983. FERNANDES, . M. et al. Risk management in environmental pollution: a case study of the uranium mining and milling facilities at Poos de Caldas, Minas Gerais, Brazil. In:
PROCEEDING OF THE LATIN AMERICAN SECTION OF THE AMERICAN NUCLEAR SOCIETY SYMPOSIUM

HOFFMAN, F. O. & GARDNER, R. H . Evaluation of uncertainties in environmental in radiological assessment models. In: TILL, J. E. & MEYER, H . R. (Eds.) Radiological Assessment. A Textbook on Environmental Dose Analysis. Washington, D.C.: Nureg/ CR-3332, Oak Ridge Natl. Lab.-5968, U.S. Nuclear Regulatory Comission, 11:1-11:55, 1983. HOFFMAN, F. O. & HOFER, E. An overview of the IAEA Safety Series on procedures for evaluating the reliability of predictions made by environment transfer models. In: DESMET, G. (Ed.) Reliability of Radioctive Transfer Models. Elsevier Applied Science, 1988. p. 1-14. HOFFMAN, F. O. et al. Preliminary screening of Contaminants in the Off-Site Surface Water Environment Downstream of the U.S. Department of Energy Oak Ridge Reservation (Environmental Sciences Division Publication, 3485). Martin Marietta Energy System, Inc., Oak Ridge Natl. Lab., 1991.

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY (IAEA). Evaluating the Reliability of Predictions

Made

Using Environmental Transfer Models. Vienna, 1991. 106p. (Safety Series 100) the International Commission on Radiologicall Protection. Oxford: Pergamon Press, 1991. (Publication 60)
YORK, D . & SPEAKMAN, J. Water quality impact analysis. In: RAU, J. G. & WOOTEN, D . C.

(Eds.) Environmental Impact Analysis Handbook. Company, 6.1-6.55, 1980.

New York: McGraw-Hill Publishing

RISCO

POTENCIAL

EM

TOXICOLOGIA AMBIENTAL
L U I Z Q U E R I N O D E A. CALDAS

A p e s a r de d e b r i d a m e n t o s c u l t u r a i s que por sculos vm s o l a p a n d o a Amrica Latina no pleno desenvolvimento de seu potencial humano nas reas de cincia e tecnologia, no se pode negar que, independentemente da vontade de suas prprias lideranas sociais, informao e progresso tm alcanado distantes rinces do continente. A necessidade de esclarecimento, o crescente questionamento da opinio pblica ou mesmo as dvidas dos que exercem o poder de deciso em organismos governamentais ou no-governamentais tm contribudo enormemente para esse impulso desenvolvimentista nas Amricas: a sociedade civil defendendo seus interesses - o lazer, o trabalho, a qualidade de vida e a sobrevivncia econmica acima de tudo. Como conseqncia desta incessante busca pelo progresso, modificam-se os referenciais. Prioridades e preocupaes em sade pblica sobrepassam os indicadores tradicionais do binmio sade-doena nos diversos envelopes sociais, na medida em que estes cada vez mais se atrelam ao conceito ser-natureza, na ampla definio que vislumbra impactos causados na biosfera. Eis que vida, sobrevivncia e morte esto profundamente afetadas por variveis biogeoqumicas ambientais que, no curso das ltimas trs dcadas, tm alertado a comunidade sobre os efeitos antropognicos deletrios de agentes qumicos, por vezes irreversveis, nos ecossistemas naturais. Pases em desenvolvimento, como o Brasil, tm procurado detectar precocemente esses impactos e a magnitude destas perturbaes. Como conseqncia, inmeros programas e projetos que prevem solues prticas e economicamente viveis tm sido aventados, na expectativa de que modelos e inferncias cientificamente teis diminuam o erro e a incerteza destas propostas. E, desta forma, ajudem a maximizar a confiana da comunidade leiga com vistas tomada de decises que envolvam a sustentabilidade com eqidade social, ou seja, equilbrio ecossocial sem (ou pelo menos com um mnimo de) iniqidade. Longevidade, hoje, significa o quanto a sociedade est disposta a se sacrificar para eliminar ou minimizar o risco. Diante da escassez global e progressiva de recursos no h como ignorar a quantificao da certeza e da variabilidade, por mais mecanicista que seja, bem como o valor preditivo, prtico c aplicado dos estudos de risco. Ainda que prematuros,

buscam estabelecer probabilidades e custo-benefcio de necessidades essenciais do cidado como: o combate ao crime, a reduo da misria ou a melhoria dos sistemas de sade e educao. Em toxicologia, risco baseia-se no estudo interativo das cincias exatas (matemtica/ estatstica), cincias biolgicas e sociais, de modo a reduzir o empirismo, as incertezas e falhas na avaliao de toxicidade de agentes qumicos. A toxicologia ambiental, por sua vez, estuda as interaes txicas de substncias qumicas no ecossistema e sua capacidade de afetar a fisiologia normal de organismos vivos. O risco potencial em toxicologia ambiental trata do estudo da probabilidade de fontes perigosas para a sade e o meio ambiente, capazes de provocar dano, doena ou morte para os seres vivos quando em concentraes superiores quelas que estes possam assimilar cm condies normais, isto , absorver, distribuir, metabolizar e eliminar do organismo. Quando se refere a risco c ao perigo, torna-se essencial definir a terminologia, pois comumente so usados como sinnimos ou de modo inconsistente, de maneira a no denotar possibilidade ou probabilidade. A uniformidade no uso destes e de outros termos desejvel, j que se trata de jargo nos compndios e trabalhos em sade ambiental. Assim sendo, define-se como: Risco: a probabilidade medida ou estimada de dano, doena ou morte causada por um agente qumico em um indivduo a este exposto. Perigo: termo qualitativo que expressa o potencial nocivo do agente para a sade e/ou para o meio ambiente. Avaliao de Risco: o primeiro passo no desencadeamento de processos decisrios, advm do conhecimento da relao causa-efeito e de possveis danos ocasionados pela exposio a um determinado agente qumico. As etapas de Avaliao de Risco tambm oferecem sinonmia prpria: Identificao de Perigo: trata-se da identificao do agente perigoso na sua essncia, seus efeitos, as condies de exposio e a populao-alvo. Avaliao da Exposio: refere-se quantificao da concentrao do agente nocivo em um meio, para um indivduo ou grupo. Estimativa do Risco: relaciona a quantificao da relao dose-resposta ou dose-efeito para um dado agente ambiental, demonstrando a probabilidade e a natureza dos seus efeitos na sade e no meio ambiente. Exposio ou Dose: trata da definio quantitativa da concentrao de substncia qumica que atingiu (dose externa) o indivduo ou daquela que foi absorvida (dose interna) por ele.

Caracterizao do Risco: trata-se da reunio das etapas anteriores que, de posse de todos os dados disponveis sobre o assunto, caracteriza o uso especfico ou a ocorrncia de dano, doena ou morte provocada por exposio a deter minada concentrao de agente qumico. Gerenciamento ou Gesto de Risco: assim concebido, refere-se comparao do risco calculado ou dos impactos para a sade pblica, da exposio ambiental ao agente, bem como a possvel constribuio de fatores sociais e econmicos que incluem tambm os benefcios associados a estes. Em ltima anlise, neste processo, pode-se estabelecer que perante as condies propostas, o risco pode ser aceitvel. Outro aspecto de grande relevncia para o estudo do risco refere-se percepo da existncia do risco qumico pela populao leiga. Ainda que as preocupaes relativas sade faam parte de nossas vidas desde tempos imemoriais, s recentemente tm sido evidenciadas mudanas significativas nas atitudes e na aceitao do risco. Durante o processo evolutivo, os organismos tiveram de se adaptar e se ajustar a agentes qumicos endgenos c exgenos na luta pela sobrevivncia entre espcies. At os mais evoludos sofreram um processo de seleo natural e adaptaes fisiolgicas que concorreram para o aperfeioamento de sua interao com o meio ambiente que os cerca. O homem, alm disso, vem desenvolvendo, ao longo do tempo, padres culturais e de comportamentos que minimizam ou mesmo evitam a exposio a agentes qumicos nocivos. Tais ajustes tm despertado a conscincia crtica de dirigentes e autoridades que no consideram o risco como fator inevitvel. Pratt & Zeckhauser (1994), em interessante exerccio economtrico, discutem sobre o desejo individual e coletivo de cidados desembolsarem de suas prprias economias para reduzir o risco. Mostram que esta vontade depende de quo enraizado o risco pode estar no seio populacional, do grau desse risco e da magnitude de reduo do risco (interveno) oferecida por cada centavo desembolsado. Para tanto, demonstram (Grfico 1) que, quanto maior a frao de reduo do risco (0,25), maior ser o custo final para o grande pblico, mas que, no necessariamente, isto abala a vontade de desembolsar de suas economias para evitar o risco. Entretanto, quando a frao de risco reduzido traz solues nfimas ao problema (0,1), no apenas eleva a quantia a ser dispendida pelo segmento mais exposto como tambm reduz o desejo do desembolso. Situaes intermedirias (0,16) conscientizam apenas o segmento da populao mais prximo ao problema (1,37%), ou seja, ocorre uma ntida tendncia ao comportamento individualista.

Fatores contribuintes para a percepo do risco qumico pelas populaes tm sido as campanhas de protesto de organizaes no-governamentais contra os danos ecolgicos e humanos causados pela exposio a agentes declaradamente nocivos sade. A conscincia ambiental desses grupos est alm das expectativas do pblico leigo no que tange poluio do ar, solo e gua. Refere-se tambm contaminao ambiental por lixo nuclear, rudos e resduos industriais. Pesticidas tm despertado uma ateno especial, bem como xenobiticos de persistncia prolongada e, conseqentemente, danosa para o meio ambiente, tais como: organoclorados, metais pesados, clorofluorcarbono etc. Acidentes de grandes propores tm aguado o interesse pblico na proteo das comunidades. Dentre os desastres ecolgicos de grandes propores, pode-se assinalar a contaminao de Seveso, Itlia, por dioxina; o acidente da Baa de Minamata, Japo, por Hg; a contaminao de rios amaznicos por metais pesados como Hg, Cd e Pb, entre outros; as contaminaes em Michigan, nos EUA, e em Formosa, na China, por bifenilas

poli-halogenadas (PCBs); e no Brasil, a ampla contaminao da 'Cidade dos Meninos' - no bairro de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, por toneladas de hexaclorociclohexano tcnico. Esses incidentes tm servido para impor mudanas substanciais na viso conservadora da sociedade, no que diz respeito aos mtodos e processos da obteno, utilizao e disposio de produtos qumicos. Mesmo porque, estudos tm demonstrado os perigos dos efeitos retardados na sade desses agentes, tais como: doenas genticas e cncer por exposio prolongada. A Avaliao de Risco Qumico-Txico tem sido crucial para assegurar a qualidade de vida no ambiente. Vrios pases vm utilizando a Avaliao de Risco para substncias qumicas produzidas ou importadas, na tentativa de minorar o impacto do desenvolvimento industrial na sade e nos ecossistemas.

CLASSES DO RISCO
A Avaliao de Risco no uma nova cincia. H dcadas vem sendo utilizada por companhias de seguro, na proteo de carregamentos transportados por veculos e embarcaes de carga, na expectativa da ocorrncia de acidentes naturais, colises, abalroamentos, entre outros, que possam danificar ou fazer perecer o material segurado. Tais avaliaes so relativamente simples mesmo que envolvam risco de vida, ou seja, baseado na experincia de aturios pode-se prever, com razovel grau de certeza, as falhas, erros, vtimas (inclusive) e acidentes que, porventura, venham ocorrer com esses carregamentos, baseado em experincias acumuladas pertinentes s rotas e desvios de percurso que aconteceram em situaes anteriores. Na realidade, o resultado da Avaliao de Risco de um determinado evento est nas aplices de seguro diretamente relacionadas com o prmio a ser pago pelo beneficirio, e este com a magnitude do evento. Atualmente, os riscos no so caracterizados apenas para os bens materiais; outras classes podem ser includas, como apresentado a seguir: Risco para pessoas: refere-se ao risco intencional, ou no, de profisses ou atividades perigosas ou insalubres que venham a infligir algum tipo de doena, leso ou mesmo morte daqueles que esto expostos a estes. Parte da a idia de se fazer um seguro especial de parte do corpo humano de 'maior' valor para o beneficirio. Por exemplo, as mos dos pianistas e cirurgies, as pernas dos bailarinos, a audio dos afinadores de instrumentos de corda, ou por outro lado, a prpria vida dos submarinistas, escafandristas, entre outros. Risco para o ambiente: trata do ativo e do passivo ambiental ante a contaminao, poluio, degradao ou devastao dos recursos naturais e dos ecossistemas. Como exemplo,temos a emanao de gases e vapores perigosos ou txicos por indstrias; a contaminao de mananciais por pesticidas ou metais pesados; o efeito estufa por combusto de derivados de petrleo.

Risco para bens materiais: refere-se probabilidade da ocorrncia de eventos inesperados, cujos custos so estimados ou perdas contabilizadas no valor total do seguro. Por exemplo: seguro de veculos e cargas; contra incndios, roubos e furtos; em casos de corroso de pontes e edifcios; nos eventos naturais, como sismos e maremotos. Na classe de risco para pessoas existe um fator preponderante que pode determinar o aumento ou diminuio do grau do risco no evento: o fator humano. Assim, poder-se-ia condicionar a ocorrncia do fenmeno volio, ou seja, ao ato determinado, ou no pela vontade do homem. A classe de risco para pessoas deve ento englobar: O risco voluntrio: decidido pelo livre arbtrio do indivduo, ou seja, um risco intencional calculado (extrao de minrios, jateamento de areia etc.). O risco involuntrio: onde o indivduo no sabe o que est acontecendo, no tem conscincia do perigo ou no foi informado sobre o assunto (trabalhar ou morar em reas extremamentes poludas, pessoal de escritrio que executa atividades em plantas industriais insalubres e t c ) . Existe ainda um risco que no percebido ou sentido, mas que pode se revelar altamente perigoso no momento em que se prenuncia: o chamado risco potencial (galo de combustvel bem acondicionado, cpsula intacta contendo microorganismos de alta virulncia e t c ) . A Gesto de Risco trata do processo decisrio que leva em considerao fatores como: Avaliao de Risco, facilidade tecnolgica, relao custo/benefcio e custo/efetividade, preocupaes do pblico e outras atitudes eminentemente polticas. Para entender melhor a magnitude do evento considerado arriscado ou perigoso, necessrio montar cenrios especficos que possam descrever as circunstncias pelas quais os objetos (biolgicos ou no) possam estar expostos a esses riscos (por exemplo: poluentes ou contaminantes). Esses cenrios freqentemente formam a base necessria para a padronizao, regulamentao e avaliao do risco especfico. Eles podem ser compostos de uma ou mais vias de exposio e, por conseguinte, utilizados para estimar graus de exposio a agentes. Algumas informaes podem ser essenciais para se estabelecer o desenho completo de um cenrio, quais sejam, entre outras: fontes de perigo (ascarel armazenado em tambores de lato, por exemplo); fatores de deflagrao (tambores contendo ascarel expostos ao tempo, por exemplo); transporte e transformao (capacitores com ascarel submetido a altas temperaturas > 1.000C,

exposio humana (comunidade leiga com acesso a tambores contendo ascarel, por exemplo); ingesto ou captao (fugas, derrames ou utilizao de ascarel contaminado em domiclios, por exemplo); fatores de confundimento (por exemplo, relativo ao ambiente: lates contendo ascarel depositados em vazadouros ou em rea contgua a zonas industriais; relativo ao homem: tabagismo, etilismo, exposio a pesticidas clorados e t c ) .

TOXICOGNESE DE SUBSTNCIAS PERIGOSAS Acumulam-se as evidncias de que os fatores ambientais que determinam a higidez dos ecossistemas vm gradualmente sendo modificados. Entretanto, so escassos os relatos sobre as alteraes que tais fatores tenham determinado os nveis de correlao entre essas mudanas e a deteriorao da sade do ecossistema. No obstante, existem fortes suspeitas sobre os xenoqumicos bioacumulveis que continuam se depositando nas diversas matrizes biticas e abiticas. O possvel resultado que o homem compartilha, no momento, com a natureza, a progressiva reduo do nmero de espcies vivas que at ento no tinham expectativa de extino eminente, assim como em contrapartida o ressurgimento de enfermidades por agentes biolgicos que j se considerava sob controle, a superpopulao ou mesmo a proliferao de microorganismos nunca anteriormente identificados em reas de colonizao recente (Platt, 1995; Couto, 1996). Na realidade, trata-se de uma readaptao das espcies s contingncias resultantes notadamente do estresse qumico do ambiente, ou seja, uma contenda de sobrevivncia ao desaparecimento da simbiose qumica com o ecossistema. Como as condies de desequilbrio dependem basicamente da quantidade, da durao e da intensidade da exposio aos xenoqumicos, mais cedo ou mais tarde se haver estabelecido a etiologia qumica e as respectivas relaes dose-respostas dessas interaes na procura do nexo causal de tais extines. Restringindo a discusso a substncias qumicas, poder-se-ia inferir que essas alteraes so de origem essencialmente antropognica e intimamente relacionadas s emisses de grande quantidade de contaminantes no ar, mananciais, aqferos, alm de aditivos txicos nos alimentos e em solos cultivveis, a disposio de dejetos urbanos perigosos no-degradveis, a excessiva combusto da biomassa (carvo, madeira e petrleo) e o desenvolvimento industral desenfreado. O risco potencial de alimentos, gua, ar e solo contaminados por xenoqumicos so as causas mais comuns de doenas de etiologia ambiental (Craighead, 1995). O caminho que conduz ao aparecimento de modificaes subclnicas nas populaes expostas, doena (morbidade) e casos fatais (mortalidade) so apresentados na Figura 1 (Vaca-Mier & Caldas, 1995).

A despeito de muitos estudos em toxicologia terem demonstrado que, com algumas excees, quase todos os xenoqumicos so incuos quando dissolvidos no meio em quantidades iguais ou prximas relao 1:10 , ou seja, aproximadamente lppb e, por conseguinte, as interaes txicas so improvveis, os modelos de Avaliao de Risco podem demonstrar, por extrapolao, que tais quantidades podem ocasionar danos irreparveis ao organismo. Por exemplo, a ingesto diria de 1 litro de gua potvel tratada por meio da clorao (Yang, 1994). O autor postula elegantemente que, no universo de molculas, o espectro capaz de produzir xito letal de uma clula ou tecido extremamente pequeno quando comparado com os mtodos usuais de anlise das curvas dose-resposta/dose-efeito. Traduzindo e adaptando a curva dose-resposta apresentada pelo autor, ou seja, transformando-a em curva logartmica do nmero de molculas versus a resposta mxima observada (morte), incluindo doses txicas e letais, a escala de magnitude da curva sigmide, de inclinao bastante pronunciada, parece desprezvel, ainda que seja 10 ou 10 vezes maior que a dose onde h ausncia completa de efeitos (convencionalmente denominada de NOEL - No Observed Effect Level) (Grfico 2). Neste caso, a resposta dose molecular mdia (RM ) produzida por um agente como o clorofrmio seria de 5 X 10 molculas, ao passo que a resposta letal seria obtida com doses moleculares de 1 X 10 . Proporcionando tais valores ao nmero de clulas do organismo humano de um adulto de 70 kg, seria plausvel imaginar que a dose letal seria de 10 a 10 molculas de clorofrmio por clula. Isso vem confirmar a vulnerabilidade biolgica dos sistemas a substncias xenoqumicas, que, confrontadas com as halobiticas (como o ferro), deveria ter uma dose letal de 10 a 10 molculas do metal por clula (Gosser & Bricker, 1994).
9 1 3 4 16 50 l8 2 3 4 5

O espectro previamente mencionado pode ser reduzido drasticamente (10 a 10 ) pela presena de misturas qumicas mltiplas, ou seja, quantidades minsculas destas substncias em associao podem desenvolver aes sinrgicas e/ou complementadas provocando efeitos intensos diversos nos sistemas biolgicos (Kligerman et al., 1993). Teoricamente, por exposio ambiental mltipla pode-se observar a superposio de efeitos txicos. Por exemplo, curvas tericas concentrao-resposta que demonstram a toxicidade de metais pesados (Pb, Hg e As) no sistema nervoso central de humanos (Grfico 3). Onde o logaritmo da concentrao sangnea (mg/dl) foi plotado, versus a porcentagem de toxicidade obtida at o xito letal. Neste caso, o risco torna-se proporcional ao nmero de agentes qumicos, modo de ao, dose absorvida, interao com o sistema biolgico, entre outros.

CONVIVENDO COM O PERIGO


Aes regulamentadoras como aquelas preconizadas nos Programas de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA), adotadas pelo Ministrio do Trabalho em 1995, mesmo que preambulares, so de imensa importncia no desenvolvimento das cincias do risco. Enquanto a Avaliao de Risco Txico trata de analisar as caractersticas pelas quais os agentes qumicos e as condies de exposio humana podem determinar a probabilidade pela qual estes

Ver adiante exemplo relatado por Jo, WEISEL & LIOY (1990).

possam ser deleteriamente afetados, o gerenciamento do risco o processo em que se determina a medida mais adequada para controlar ou eliminar o risco. o que se pretende com programas singelos como esses, mas de grande alcance social. Nos pases em desenvolvimento, onde a aplicao desses conhecimentos bastante escassa, medidas de interveno quase sempre resultam em aes drsticas, sensacionalis tas e, em geral, imprprias para lidar com o problema, fortemente determinadas por indicadores sociopolticos do perodo em questo. Com freqncia, permitem-se nveis de exposio/contaminao bem acima daqueles reconhecidamente incuos sade da populao. Em muitas circunstncias, por exemplo, a descontaminao de stios com resduos perigosos bem menos rigorosa do que a necessria para preservar os recursos ambientais disponveis, uma vez que os prprios moradores da rea se acostumaram a conviver com o perigo. No Quadro 1, apresentamos uma lista de resduos considerados perigosos. Com muitos, as comunidades convivem diuturnamente sem se aperceberem ou mesmo se incomodarem com o risco potencial que representam.

Dependendo do grau de ignorncia cientfica, os resultados de uma Avaliao de Risco so desprovidos de qualquer importncia ou mesmo interesse para as comunidades afetadas, na sua capacidade de lutar por melhor qualidade de vida, ou seja, medida preventiva (precatria) por demanda pblica efetiva capaz de manter ou reduzir a incidncia/prevalncia de doena, dano, leso ou morte provocadas por exposio a agentes perigosos. Entretanto, Kelly & Cardon (1994) fizeram vrios questionamentos sobre a origem e definio de risco aceitvel para populaes humanas, conjecturando as bases cientficas que levaram as agncias governamentais a estabelecerem que o risco para a sade humana a chance de, por exemplo, um indivduo em um milho (1:1.000.000) desenvolver cncer ao longo de sua vida, em decorrncia da ingesto de certa quantidade de alimento contendo pesticida ou aditivo alimentar sabidamente carcinognico. Na opinio das autoras, um risco de 1 mil a 100 mil vezes inferior probabilidade de adquirir cncer por todas as outras causas. Ainda em se tratando de contaminao ambiental, alimentar e ocupacional, a possibilidade de se atingir o risco 'essencialmente zero' ( 1 0 ) virtualmente implausvel e economicamente invivel. Para as pesquisadoras, seria o mesmo que considerar que somente a velocidade de 1,6 Km/h (1 milha/h) seria aquela virtualmente segura e aceitvel para que no ocorram mortes por acidente automobilstico em rodovias, levando-se em considerao a relao custo-benefcio embutida no conceito de trfego automotriz.
6

Ainda que conservadores, esses nveis de riscos (1:1.000.000), largamente utilizados por agncias regulamentadoras internacionais, tm sido objeto de constantes reavaliaes, e as extrapolaes, cuidadosamente redimensionadas por tomadores de deciso que tm a inteno (muitas vezes relutam) de aplicar tais limites para implementar aleatoriamente normas e decretos com esta finalidade. Em sntese, pode-se dizer que a Avaliao de Risco tornou-se importante instrumento para a identificao do Risco Potencial de agentes (qumicos, fsicos ou biolgicos) nocivos sade da populao, para a formao de polticas pblicas e regulatrias, bem como para o estabelecimento das prioridades de combate dimensionadas a estes agentes, seja na rea pblica ou privada, com implicaes econmicas inequvocas nos processos decisrios a que esto sujeitos. Tais consideraes tm, em geral, suscitado acalorados debates sobre o tema, por vezes pondo em dvida a credibilidade dos mtodos e medidas propostas. Tratase de um assunto em plena asceno, nos meios cientficos, que merece destaque nos processos 'modelados' de desenvolvimento sustentvel para pases do Terceiro Mundo.

A RELAO DOSE-RESPOSTA
Para cada substncia qumica existe um espectro de doses para as quais no se consegue identificar manifestaes de toxicidade em pessoas expostas. Porm, quando esse extrapolado, efeitos txicos comeam a aparecer, com gravidade e freqncia dose-depen dentes. Agentes qumicos diferem muito entre si na sua dose-resposta caracterstica. Se consideramos unidades de medida em ordem de grandeza proporcional ao micrograma (g) ou mesmo ao micromol (mol), comportam-se de igual maneira em termos fsicoqumicos, porm bastante diversa em termos de potncia e eficcia, em diferentes espcies

animais, sob as mesmas condies de teste, ainda que todos possam desencadear o mesmo tipo de fenmeno. Por mais abjeto que seja, somente a partir da avaliao das caractersticas da relao dose-resposta consegue-se entender quais os riscos para a sade que tais substncias causam. Significa dizer que para cada uma delas, se conhecemos o espectro de doses consideradas incuas e, por conseguinte, onde e como os efeitos txicos se iniciam, torna-se possvel prevenir exposies que sejam capazes de desencadear efeitos deletrios no organismo. Todavia, especialistas em Avaliao de Risco Toxicolgico se encontram bem distantes destes objetivos. A comear pela escassez de dados sobre dose-resposta e toxicidade, disponveis apenas para uma reduzido nmero de agentes qumicos. Para nosso contentamento, a grande maioria de substncias manufaturadas para uso como medicamentos, pesticidas, aditivos alimentares e para outros propsitos industriais tm essas caractersticas bem delineadas, ao contrrio do que acontece com dezenas de milhares de produtos de consumo dirio ou mesmo componentes naturais de nossa dieta. Assim, se faz importante lembrar que uma das molas propulsoras da toxicologia como cincia foi justamente aquela que originou as preocupaes com a sade dos trabalhadores pela exposio a vrios toxicantes gerados pela revoluo sem precedentes na indstria qumica. Associe-se a isto a regulamentao normativa que introduziu a obrigatoriedade de avaliao de toxicidade de muitas dessas substncias, antes que estas estejam disponveis para comercializao. No entanto, o mesmo no acontece na rea de substncias de origem natural, alm do que tambm seria incorreto afirmar que conhecemos profundamente a toxicognese das substncias j estudadas. A documentao disponvel revela que estamos muito mais prximos do empirismo do que da validao cientfica, ou seja, mesmo para substncias mais conhecidas so ainda bastante incertos os espectros de ao onde se pode declarar com razovel certeza as doses seguras e inseguras de exposio. Por mais inusitado possa parecer, mas este seja talvez o principal motivo para que haja compreenso do valor, ou que justifique uma Avaliao de Risco Toxicolgico. Cabe aqui uma breve explicao do grau de importncia dado representao grfica (geralmente uma curva) da relao dose-resposta. Como toxicologistas, acreditamos que quanto mais diversificada for a informao a respeito do produto (categoria e tipo de toxicidade, por exemplo), maior ser o conhecimento sobre seus efeitos deletrios na fisio logia do organismo. Especialistas em Avaliao de Risco, por outro lado, gostariam de ter em mos resultados ligados a espcies to nobres quanto os seres humanos, de preferncia por diferentes vias de exposio, de modo a inferir gravidade exposio, mesmo por pequenas quantidades do agente. No se deve esquecer de ressaltar a prudncia em avaliar em detalhes quaisquer extrapolaes feitas a partir das curvas dose-resposta, uma vez que a grande maioria das informaes cientficas obtidas advm de investigaes epidemiolgicas e estudos experimentais realizados em animais de laboratrio. E, tanto no primeiro quanto no segundo caso,

relatos sobre o binmio dose observada-resposta esperada so bastante imprecisos sob o ponto de vista preditivo (para seres humanos). Entretanto, com o franco desenvolvimento cientfico, esta possibilidade se torna cada vez mais prxima. Em alguns casos, j se consegue obter a concentrao de substncias e seus metablitos em fluidos biolgicos e tecidos-alvo, de modo a designar sua real atividade intrnseca, isto , repercusses clnicas no objeto biolgico. Exposio ou dose externa (em mg/m ou mg/kg de peso/dia) de chumbo, por exemplo, no se constitui hoje um bom indicador do grau de risco como o que se verifica usando a fluorescncia de raios X de tecido sseo (XRF) para detectar a deposio de Pb (dose interna) ao longo da vida (Wedeen et al., 1995), mesmo com as atuais limitaes da tcnica.
3

Por sua vez, geram bastante controvrsia as respostas txicas esperadas. As do tipo 'tudo-ou-nada', isto , dicotmicas ou descontnuas, que se traduzem na incidncia de toxicidade em uma grande variedade de eventos clnicos ou experimentais, e as respostas contnuas, que espelham a severidade do quadro de intoxicao ante as doses simples de uma substncia. Em nenhum dos dois casos h o risco potencial dos agentes envolvidos, ou seja, no se deve confundir toxicidade com risco. Como exemplo do primeiro caso, temos o efeito tumorignico da 2-naftilamina, que pode provocar cncer de bexiga em trabalhadores da indstria txtil ou em animais de experincia, e, no segundo, a toxicidade heptica do tetracloreto de carbono que, de acordo com a dose, vai progressivamente degenerando o parnquima at a completa morte celular. Nas duas situaes o risco de cncer existe, mas no necessariamente em conseqncia da exposio aos produtos. Um bom exemplo o que se refere ingesto de bebida alcolica, no qual at um determinado nvel srico, torna-se factvel afirmar que uma pessoa no esteja sentindo absolutamente nada, porm, quando certo limite ultrapassado (variando de indivduo para indivduo), esta se apercebe que est sob a influncia dos efeitos inebriantes prprios do lcool. Ainda que estes efeitos no sejam nitidamente detectados, bastante provvel que quando se passa a ser usurio crnico, cedo ou tarde desenvolver-se- um grave quadro de degenerao gordurosa do fgado. Existem inmeros exemplos de tolerncia ao agente, entretanto, sabidamente uma frao da populao tem um 'limiar' que parece estar ntima e quimicamente relacionado ao desenvolvimento da doena (cirrose heptica). Esta abordagem sobre patamares de resposta da curva dose-efeito caracteriza o que se convencionou chamar de NEL ( N O Effect Level), NOEL (NO Observed Effect Level), NOAEL (No Observed Adverse Effect Level) e FEL (Frank Effect Level) (Grfico 4), acrnimos adotados da lngua inglesa.
2

Dentre esses, o NEL foi praticamente desprezado, pois significa ausncia completa de efeito de uma substncia. No se pode inferir que uma determinada dose seja absolutamente desprovida de efeito. O argumento de contestao que os intrumentos disponveis de deteco e medida foram incapazes de perceber, at o momento, qualquer alterao no objeto biolgico.
2 P a r a m a i s d e t a l h e s , ver c a p t u l o 4 e g l o s s r i o .

Em ambos casos, a poro da curva que estabelece a transio efeito txico e notxico tecnicamente chamada de 'limiar', mas na realidade trata-se de um conceito virtual, pois se h que provar a existncia de efeito anterior ao que foi demonstrado como ausncia de resposta, o que torna o pleito cientificamente contestvel (Grfico 4). GRFICO 4 - Curvas dose-resposta diagramadas para demonstrar os diversos segmentos da resposta p fatores de incerteza (Fl) e fatores modificadores (FM), no impe risco populao. Enquanto as demai no so observados (NOAEL), apenas alguns efeitos adversos no so observados (LOAEL) OU quando e

O NOEL admite esta possibilidade quando insere o conceito de 'observado', ou seja, no foram notados os efeitos em uma determinada dose, mas provvel que existam ( bom lembrar que a grande maioria de resultados destas curvas so obtidos de um nmero limitado de animais de experincia e de dados epidemiolgicos com ampla margem de confundimento). Mesmo porque, curvas dose-resposta/dose-efeito tpicas geralmente desprezam estatisticamente os resultados apontados nos seus extremos. Isto significa que quando os mesmos se distribuem normalmente, 4,6% dos dados que se agrupam nos extremos da curva (2,3% em cada lado) no tm significado estatstico para um determinado evento, estudado na maioria da populao.

O NOAEL contempla o conceito de 'adverso', e desta forma tambm a capacidade metablica e/ou regenerativa do organismo de no deixar que ocorram danos celulares antes que as concentraes esgotem a habilidade de reparo das clulas ou tecidos. O FEL um nvel de dose ou concentrao que admite uma resposta ou efeito 'aberto' (franco) da substncia. Todos estes conceitos implicam afirmar que na realidade no existem limiares, mas sim limitaes na capacidade de deteco ou medida de eventos biolgicos, ou seja, o risco persiste at que a dose ou concentrao do xenobitico decaia para zero. Henrion & Fischoff (1986) demonstram, no Grfico 5, exatamente a variao (leia-se incerteza) observada na medida da velocidade da luz no curso do ltimo sculo e, ainda, que menos de 50% dos limites estabelecidos incluam os valores atuais no clculo da variao do erro. Porm, algumas controvrsias fora do escopo deste texto podem ser identificadas em tais conceitos.

Rodricks (1992) busca demonstrar, utilizando curvas dose-resposta hipotticas (Grfico 6), o comportamento de efeitos limiares e no-limiares em modelos que teoricamente representam a probabilidade de se adquirir cncer, induzido ao longo da vida, por exposio a doses mnimas de uma substncia. Nesta situao, considerou como risco tolervel aquele em que se obtm apenas um nico caso desta doena em uma populao de 100 mil pessoas, ou seja, uma probabilidade 10 mil vezes menor que aquela observada para o valor mnimo de risco estimado para testes com animais inteiros.

Assim, utilizando-se diferentes modelos, observam-se importantes variaes de acordo com as extrapolaes permitidas por determinado modelo. No caso da curva C, por exemplo, somente uma dose trs ordens de magnitude superior seria capaz de induzir cncer com o risco de 0.01, ou seja, aproximadamente mil vezes inferior dose correspondente ao risco tolervel utilizando-se os dois outros modelos (no-limiares).
3

ASSESSORANDO O RISCO
Avaliar risco no significa simplesmente quantificar o perigo destinando propores s centenas de milhares de indivduos expostos a um determinado agente ambiental. Implica elevada incerteza (probabilidade) que, entre outros conceitos, varia enormemente, de acordo com o grau de importncia dado pelo pblico (em geral, via rgos formadores de opinio) ao fenmeno ou evento. Morgan & Henrion (1992), redesenhando o grfico elaborado por Lichtenstein et al. (1978) (Grfico 7), observaram que a heurstica, mesmo operacionalizada junto a uma populao mais esclarecida, estabelece resultados bastante tendenciosos (enviesados), fora da realidade dos fatos. Os casos de botulismo, por exemplo, estariam sendo superestimados pela populao entrevistada, ao passo que os derrames cerebrais, subestimados. Os primeiros, largamente alardeados pela mdia, ao passo que os ltimos sem despertar a devida importncia na mesma. No Brasil, em termos heursticos, um paralelo pode ser traado entre a importncia dos bitos por AIDS e a mortalidade causada por diarrias em crianas com menos de um ano de idade. Enquanto alguns riscos so bem conhecidos e entendidos pelo grande pblico, outros, como os riscos qumicos, passam despercebidos. A morte anual por algumas atividade corriqueiras, por exemplo, so de domnio pblico. A morte por acidente automobilstico para um motorista habitual seria 1:4.000. Para um ciclista cotidiano, esta seria de 1:30.000, ao passo que para fumantes inveterados desde os 15 anos de idade a morte por cncer de pulmo seria de 1:800. Ainda na dcada de 70, Crouch & Wilson (1986) demonstram, utilizando a rvore de falhas/acertos, a probabilidade de morte por riscos comuns e inusitados como os apresentados no Quadro 2. Como o risco qumico dispe de reduzido senso comum - menos conhecido - e quase sempre embasado em extrapolaes de dados obtidos em animais de laboratrio, o objetivo maior da avaliao ser estimar o excesso de risco causado por exposio ao agente qumico acima da qual o risco existe, ainda que a exposio ao agente no ocorra. Assim, sabe-se que a exposio a xenoestrgenos, hormnios-smiles ambientais (Aril (Ah)-agonistas e antagonistas) capazes de gerar um leque de alteraes no sistema reprodutor de mamferos, nas ltimas duas dcadas tm sido responsabilizados por mais de um caso de

Para mais informaes sobre tais conceitos, consultar o captulo 4.

cncer de mama em cada mil mulheres americanas (Davis & Bradlow, 1995). No entanto, h que se diferenciar, por exemplo, a incidncia desse tipo de cncer na presena e na ausncia desses hormnios, que neste caso denuncia que o excesso desses tumores deve ter sido provocado pela estimulao endcrina dos tecidos, ativando a taxa de replicao do DNA e, dessa forma, aumentando o nmero de mutaes, possivelmente carcinognicas, que se multiplicam sem o devido reparo gnico. Como j dito anteriormente, risco toxicolgico significa probabilidade medida ou estimada de que um evento nocivo sade venha a ocorrer por exposio a um xenobitico. Como se refere probabilidade de ocorrncia, o risco expresso como frao, sem uma unidade de

medida especfica. O espectro de valores varia do zero (ausncia absoluta de risco) ao 1, quando h a total certeza de que o risco ir acontecer. Assim, o valor que estiver entre zero e 1 ser interpretado como a probabilidade com que o risco poder ocorrer. O clculo de probabilidades tambm inclui o risco em excesso da populao exposta, em comparao com a no-exposta.

Quando postulamos, por exemplo, que a exposio ambiental crnica de uma criana a nveis elevados de chumbo (>10 g/dl) dever provocar um decrscimo de seu quociente intelectual numa razo de 1:100.000, isto implica afirmar que uma em cada 100 mil crianas (expostas versus no-expostas) ter seu desenvolvimento intelectual psicomtrico afetado pela exposio ao agente. Crianas bem dotadas intelectualmente (Q.I.>130), que compem uma faixa reduzida da populao, se permanecerem com teores elevados de Pb, podero apresentar acentuado dficit neurocognitivo, distrbios de comportamento e aprendizado, igualando-se em Q.I. mdia da populao (-100) (Grfico 8). Silbergeld (1996) relata que nestes casos no conseguiu-se estipular, at o momento, um 'limiar' para tais efeitos.

Todavia, o exemplo anterior deixa bem claro que no se deve confundir Risco com Fator de Risco. Por exemplo, a obesidade no necessariamente ocasiona doenas cardacas, mas considerada um fator de risco. Por conseguinte, obesos tm maior chance de adquirir doenas cardiovasculares, ainda que possam existir outros fatores correlatos. O importante a relevar a verdadeira contribuio do fator para que o risco venha a ocorrer. Especialistas no assunto tm tambm que ser hbeis o bastante para lidar com o leque de incertezas que se impe quando se trata de risco qumico na rea da sade ambiental. Em geral, nesta situao o jargo epidemiolgico o mais utilizado, de modo que risco relativo e risco absoluto por agentes qumicos so aleatoriamente auferidos sem a devida parcimnia da dvida. Para superar as incertezas lana-se mo de valores de referncia inespecficos (default) que podem suprir esta base de conhecimento ou como dados cientficos de produtos cujos valores (indicadores de sade ou doena, por exemplo), estejam indisponveis. Tomadores de deciso devem, portanto, preestabelecer as escolhas que nortearo suas concluses em uma Avaliao de Risco, incluindo a maior probabilidade possvel de incerteza (aplicando a distribuio de Monte Cario ou hipercubo latino, por exemplo) em cada opo, contribuindo assim para a diminuio de erro grosseiro ou fortuito. No to somente a partir de dados cientficos obtidos, mas vrias hipteses de trabalho e modelos de extrapolao aplicados revelaram que o risco de se contrair cncer ingerindo gua clorada, ainda que cientificamente plausvel, no foi submetido a nenhuma bateria de testes empricos, no sendo, portanto, comprovado. Em trabalho recente, Jo, Weisel & Lioy (1990) consideraram todos estes aspectos quando estudaram a concentrao de resduo de clorofrmio na gua para consumo humano, que seria capaz de causar um excesso de cnceres ao longo da vida em uma populao de um milho de pessoas. De acordo com ndices de clorao da gua empregados (24 pg/l), concluram que 122 pessoas que se banham por dez minutos/dia em gua clorada se expem ao risco de adquirir cncer no curso de suas vidas, por meio da absoro drmica e inalatria do clorofrmio, da mesma forma que a concomitante ingesto de um copo/dia (150 ml) ou de 2 L/dia de gua clorada nesta concentrao ir teoricamente incrementar o risco, respectivamente para 153 ou 300 pessoas com cncer na mesma populao, risco relativamente baixo e, por conseguinte, difcil de se demonstrar. O que significa dizer que a maioria das Avaliaes de Risco Toxicolgico so ainda hipteses de t r a b a l h o com g r a n d e c o n t e d o e s p e c u l a t i v o , g e r a l m e n t e c a r e c e n d o de e s t u d o epidemiolgico de ordem prtica, no qual os avaliadores baseiam suas aes ora em regulamentos legais, ora na prudncia. Entretanto, h que se considerar que na tomada de deciso sobre um problema, qualquer interveno poltica antes de um consenso, abalizado por especialistas no assunto, no minimiza a incerteza cientfica. Porm, isso no desqualifica este tipo de estudo que, na realidade, de alguma forma responde aos anseios da populao, carente de respostas sobre o tema, ante a presso seletiva imposta por ambientes contaminados por substncias qumicas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COUTO, R. C. S. Hidreltricas e Sade na Amaznia: um Estudo sobre a Tendncia da Malria na rea do Lago da Hidreltrica de Tucuru-PA, Brasil, 1996. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: Ensp/Fiocruz. CRAIGHEAD, . E. Pathology of Environmental Mosby-Year Book Inc., 1995. and Occupational diseases. St. Louis:

CROUCH, E. & WILSON, R. Informing and educating the public about risk. Risk 6:403-415, 1986. DAVIS, D. L. &BRADLOW, H. L. Can environmental estrogens cause breast cancer? Scientific 273(10):166-172, Oct. 1995.

Analysis,

American,

GOSSEL, T. A. & BRICKER, J. D. Principles of Clinical Toxicology. 3.ed. New York: Raven Press, 1994. HENRION, M. & FISCHOFF, B.Assessing uncertainty in physical constants. American of Physics, 54(9):791-798, 1986. Journal

Jo, W. K.; WEISEL, C. P. & LIOY, P. J. Choroform exposure and the health risk associated with multiple uses of chlorinated tap water. Risk Analysis, 10(4):581-585, 1990. KELLY, K. A. & CARDON, N. C. The myth of 10 as a definiton of acceptable risk. EPA atch, 3(17):4-8, 1994. KLIGERMAN, A. D. et al. Analysis of cytogenetic damage in rodents following exposure to simulation ground water contaminated by pesticies and a fertilizer. Mutation Research, 300:125-134, 1993. LICHTENSTEIN, S. et al. Judge frequency of lethal events. Journal Psychology: Human Learning and Memory, 4:551-578, 1978. of Experimental
-6

MORGAN, M. G. & HENRION, M. Uncertainty. New York: Cambridge University Press, 1992. NEEDLEMAN, M. D. et al. Deficit in psycological and classment performance of children with elevated dentine lad level. New England Journal of Medicine, 300:689-695, 1979. PLATT, A. The resurgence of infectious diseases. World Watch. Technical Report, p.26-32, Jul./Aug., 1995. PRATT, J. W. & ZECKHAUSER, R. J. Willingness to pay and the distribution of risk and wealth. Technical Report, EEPS, J. F . Kennedy School of Government, Harvard University, Feb. 1994. RODRICKS, J. V. Calculated Risks. New York: Cambridge University Press, 1992.

SILBERGELD, . . Nature and extent of lead exposures and toxicity in the Americas. In: HOWSON, C. P. et al. Lead in the Americas: a call for action. Mexico City: Institute of Medicine (NAS/USA) and National Institute of Public Health (Mexico), 1 9 9 6 . VACA-MIER, M. & CALDAS, L. Q. A. Resduos peligrosos, medio ambiente y salud. Technical Report. ECO/OPS, Toluca, Mexico, Dec. 1 9 9 5 . YANG, R. S. H. Toxicology of Chemical Mixtures. San Diego: Academic Press, 1 9 9 4 . WEDEEN, R. P. et al. Clinical application of in vivo tibial K - X ray fluorescence for monitoring lead stores. Archives of Environmental Health, 5 0 ( 5 ) : 3 5 5 - 3 6 1 , 1 9 9 5 .

AVALIAO PARA A S A D E

DE

RISCO

HUMANA

ECOSSISTEMAS
LENE HOLANDA SADLER VEIGA HORST MONKEN FERNANDES

AVALIAO DE RISCO SADE HUMANA A atual nfase dada Avaliao de Risco, uma metodologia introduzida nos ltimos 1 5 anos, tem sido atribuda ao interesse mundial em se definir uma metodologia ampla, na qual se possa incluir os vrios aspectos relacionados toxicidade das substncias, unindo causas e efeitos de uma maneira quantitativa. Os esforos para identificar fatores de risco j vm de longo tempo, dos quais a menor tolerncia pblica exposio a substncias potencialmente prejudiciais e o aumento das enfermidades congnitas tm motivado o estudo dos possveis fatores ambientais associados etiologia destas alteraes (Vega, 1 9 8 5 ) . A metodologia de Avaliao de Risco tem sido amplamente utilizada em problemas de poluio ambiental, como ferramenta importante no processo do gerenciamento ambiental (Oliveira et al., 1 9 8 7 ; Hoffman et al., 1 9 9 1 , Johnson, 1 9 8 9 ; Blaylock et al., 1 9 9 3 ) . A metodologia proposta pela Agncia de Proteo Ambiental Americana (U.S. EPA, 1 9 8 9 ) incorpora, para os poluentes no-radioativos, o conceito de dose, h muito tempo utilizado na rea de radioproteo. De maneira genrica, dose pode ser definida como a quantidade de uma substncia incorporada ou absorvida pelo organismo (WHO, 1 9 7 8 ) , ou no caso da radiao, a energia mdia depositada pela radiao ionizante no elemento de matria m (ICRU, 1 9 8 0 ) . Logo, na avaliao da dose fundamental a quantificao da exposio a um contaminante ou radiao. Atualmente, no Brasil, o controle da qualidade do meio ambiente em relao aos poluentes no-radioativos realizado comparando-se as concentraes encontradas nos corpos d'agua com as concentraes mximas permitidas pela legislao (CONAMA, 1 9 8 6 ) . Este tipo de abordagem no considera a quantificao da exposio da populao, isto , os hbitos populacionais, o tipo de uso 'efetivo' que a populao faz do ambiente, assim como as taxas de ingesto. Tais fatores so especficos para cada regio ou grupos populacionais, que variam significativamente, devendo, portanto, ser quantificados. Foran

(1990) demonstra em seu trabalho a importncia de se incorporar as diferenas nos hbitos populacionais, para a derivao dos critrios de qualidade de gua. O uso de valores genricos de limites de concentrao como unidade regulatria para contaminantes, tem-se mostrado inconsistente com o conceito de risco. Estratgias adotadas para a reduo de poluentes num meio, baseadas somente nos limites de concentrao, podem resultar em alto custo nas tticas de controle de poluio, porm o resultado final, em termos de reduo do risco, pode ser desprezvel. Isto se deve, principalmente, ao fato de os limites de concentrao no levarem em conta a combinao de efeitos adversos devido presena de vrios contaminantes. Quando vrios contaminantes esto presentes em concentraes prximas aos valores-limites, o efeito combinado pode ser substancialmente pior do que quando apenas um contaminante excede o valor-limite (U.S. EPA, 1986a). A probabilidade de uma substncia produzir efeito adverso est relacionada, primeiramente, com a sua potencialidade intrnseca de produzir efeitos txicos e, depois, com a susceptibilidade da populao exposta. De maneira geral, os efeitos podem ser de dois tipos: sistmicos e carcinognicos. Os poluentes sistmicos so aqueles que produzem efeitos txicos outros, que no sejam cncer ou mutao gnica. Os poluentes carcinognicos so aqueles capazes de induzir uma modificao celular e iniciar um processo carcinognico (U.S. ERA, 1986b). A toxicidade sistmica tratada de forma a se estabelecer um limiar de exposio (uma fronteira abaixo da qual no sero observados os efeitos adversos). A existncia de um limiar uma das caractersticas que distingue os efeitos das toxicidades sistmicas das mutagnicas e das carcinognicas, j que estes ltimos so tratados como processos sem um limiar definido. Para os efeitos de toxicidade carcinognica, admitida a hiptese de que mesmo uma nica molcula ativa de um carcingeno que alcance o DNA da clula, pode induzir uma modificao celular e iniciar um processo carcinognico. Esta hiptese implica que, pelo menos teoricamente, no existe uma dose totalmente segura. Tal mecanismo tido como sem limiar, de forma que no existe um nvel de exposio para um poluente que no gere uma pequena, mas finita, probabilidade de gerar uma resposta carcinognica. Todos os radionucldeos so considerados carcingenos humanos devido possibilidade de induo de cncer pela radiao ionizante. Entretanto, para o urnio, a toxicidade qumica maior que a radiolgica, sendo os efeitos de toxicidade sistmica o critrio limitante no qual deve se basear o controle da exposio a este contaminante (Wrenn et al., 1985; Fisenne, Perry & Harley, 1988). A determinao da presena do risco e sua potencial magnitude, tendo em vista a sade humana, realizada durante o processo de Avaliao de Risco, constitudo basicamente de quatro etapas: identificao do risco; avaliao dose-resposta; avaliao da exposio; caracterizao do risco.

IDENTIFICAO DO RISCO a primeira etapa da Avaliao de Risco e consiste em se determinar o grau de toxicidade de um agente. A exposio a um dado agente, dependendo da dose, pode resultar em uma variedade de efeitos txicos. Estes efeitos podem variar desde a morte de um organismo at pequenas mudanas bioqumicas, fisiolgicas ou patolgicas (Barnes & Dourson, 1988). Para se determinar o tipo de efeito adverso e sob que forma e em que tipo de exposio um agente apresenta um determinado efeito, so utilizados estudos epidemiolgicos e com animais de laboratrio. Para a maioria das substncias qumicas existe uma escassez de informaes apropriadas sobre os potenciais efeitos em humanos. Nestes casos, os principais estudos so baseados em experimentos conduzidos em mamferos no humanos, mais freqentemente em ratos, camundongos, coelhos, hamsters, cachorros e macacos. Os estudos epidemiolgicos, quando disponveis, so prioritrios, servindo os estudos em animais apenas para complement-los. A identificao do risco , portanto, uma avaliao qualitativa do risco. No caso da radiao, os estudos epidemiolgicos nos sobreviventes da bomba atmica de Hiroshima e Nagasaki, em grupos de trabalhadores expostos radiao e em pacientes tratados com radioterapia, no deixam dvida a respeito da capacidade das radiaes ionizantes de induzir o cncer. As evidncias dos efeitos de cncer para baixas doses e baixas taxas de doses so incompletas e os estudos em humanos fornecem apenas uma orientao para a estimativa do risco para baixas doses (BEIR III, 1980). AVALIAO DOSE-RESPOSTA A 'avaliao dose-resposta' baseada na relao da dose com a resposta individual a esta dose. De maneira geral, observaes tm revelado que com o aumento da dosagem de um agente txico, h um aumento na resposta, em termos de severidade e de incidncia do efeito. Logo, nesta etapa, deve-se, primeiramente, decidir qual a resposta txica crtica a ser medida e definir exatamente a dose associada, seja dose absorvida ou administrada. Assim como para outros contaminantes ambientais, a maioria dos dados disponveis de exposio radiao ionizante so de exposio a altas doses e altas taxas de dose. A relao doseefeito para baixas doses e baixas taxas de dose de radiao tem de ser estimada atravs da extrapolao dos dados observados para altas doses. A relao dose-efeito descreve a intensidade de um efeito adverso em relao intensidade da dose para um perodo especfico de exposio. Por outro lado, a relao dose-resposta descreve a proporo das respostas individuais em relao intensidade da dose para um perodo especfico de exposio. Dentro deste aspecto, de extrema importncia a necessidade de se conhecer os limiares para a relao dose-efeito, a fim de se garantir que a exposio de indivduos ou de uma populao no exceda a dose para a qual existe a possibilidade de ocorrncia de efeitos adversos. O resultado destas duas etapas de 'Identificao do risco' e 'Avaliao dose-resposta' iro determinar os valores de referncia para efeitos de toxicidade sistmica e carcinognica.

Destas duas avaliaes surgem os valores de Dose de Referncia - RfD, para toxicidade sistmica, e o fator potencial de cncer - slope factor, para toxicidade carcinognica. Os valores de dose de referncia e de slope factors aprovados pela EPA so listados no IRIS Integrated Information System (IRIS, 1993).

CRITRIOS P A R A EFEITOS DE TOXICIDADE SISTMICA RFD


A toxicidade sistmica tratada de forma que se possa estabelecer um limiar de exposio (uma fronteira abaixo da qual no so observados efeitos adversos). Esta caracterizao distingue os pontos terminais sistmicos dos mutagnicos e carcinognicos j que os ltimos so tratados como processos sem um limiar definido. A Agncia de Proteo Ambiental Americana (Environmental Protection Agency U.S.EPA) utiliza o fator Dose de Referncia (RfD) como substituio ao conceito de ingesto mxima aceitvel (ADI), tendo em vista a necessidade de se evitar termos considerados prejudiciais do ponto de vista regulador, tais como 'aceitvel' e 'seguro'. A dose de referncia (RfD) vem de encontro necessidade de se mudar a filosofia de dose segura e de se utilizar uma dose de referncia na qual se devem basear as decises e no uma dose mxima aceitvel. Pode ser definido como uma estimativa (com incerteza de at mais de uma ordem de grandeza) de exposio diria de uma populao humana (incluindo os grupos sensveis) que provavelmente no apresenta risco de efeitos adversos durante toda a vida. expresso em miligrama por quilograma de peso corpreo por dia, de acordo com a equao:

Onde: NOAEL (No Observed Adverse Effect Level - dose sem efeito adverso observado) uma dose, determinada experimentalmente, na qual no existe nenhuma indicao estatstica ou biologicamente significativa do efeito txico. Os valores de NOAELS so obtidos a partir de estudos com populaes humanas (investigaes epidemiolgicas) e estudos em laboratrio com animais. Em vrios experimentos relativos a uma mesma substncia, com diferentes valores de NOAEL, geralmente se usa o maior deles e quando este no foi determinado experimentalmente utilizado o LOAEL (Lowest Observed Adverse Effect Level - dose para o menor efeito adverso observado), dose tambm determinada experimentalmente, responsvel pelo menor efeito adverso observado. FI o Fator de Incerteza que reflete os vrios tipos de dados usados para estimar o RfD, geralmente mltiplos de 10. Os Fatores de Incertezas so padronizados, de forma que para cada RfD gerado, sejam conhecidas as incertezas inerentes ao seu desenvolvimento. So definidos da seguinte forma:

10 - Por conta da variao na sensibilidade entre membros da populao (velhos, desnutridos, doentes...). 10 A - Por conta da incerteza de extrapolao de dados obtidos com estudos em animais para o homem. 10 S - Na extrapolao de estudos realizados com exposio no-crnica para exposio crnica. 10 L - Usado quando o RfD for derivado do LOAEL ao invs do NOAEL. FM um Fator Modificador que reflete um julgamento profissional. Trata-se de um Fator de Incerteza adicional maior do que zero e menor ou igual a 10. A magnitude do valor de FM depende da avaliao profissional das incertezas cientficas do estudo, no explicitamente tratadas nos fatores de incertezas. No caso onde no existe a necessidade de mais este Fator de Incerteza, o valor de omisso para FM 1. Os valores de RfD so calculados dependendo basicamente de trs aspectos: via de exposio - oral ou inalao; efeito crtico - txico ou relativo ao desenvolvimento; durao da exposio - crnica, subcrnica ou eventual. De acordo com estes aspectos, so definidos: RfD crnico (RfDc) - deve ser usado para avaliar o efeito potencial no-carcinognico associado com perodos de exposio superior a sete anos e ao longo de toda a vida. RfD subcrnico (RfDs) - caracteriza efeitos potenciais no carcinognicos associados com exposies mdias (perodos de exposio de duas semanas at sete anos). RfD relativo ao desenvolvimento (RfDdt) - avaliar o potencial efeito adverso que uma substncia possa causar em um organismo em desenvolvimento, como resultado de uma exposio antes da concepo, durante o desenvolvimento pr-natal ou ps-natal at o perodo de maturao sexual. Os RfDs para exposio oral e para inalao so calculados com base nos NOAEL e NOAEL respectivamente. Muito embora o mtodo de abordagem utilizado na derivao destes RfDs seja o mesmo, a extrapolao dos resultados experimentais em animais para o homem mais complexa na exposio por inalao que na exposio oral, devido dinmica do sistema respiratrio e sua diversidade entre as espcies, assim como s diferenas nas propriedades fsico-qumicas dos contaminantes.
ORAL INALAO

CRITRIOS PARA EFEITOS DE TOXICIDADE CARCINOGNICA FATOR POTENCIAL DECNCE

A carcinognese, ao contrrio dos efeitos de toxicidade sistmica, considerada como um processo para o qual a Avaliao de Risco baseada em um limiar inapropriada (IARC, 1987). A avaliao do risco carcinognico consiste basicamente de duas etapas: primeiramente, uma avaliao qualitativa realizada, contendo uma reviso de todas as informaes biolgicas e qumicas que suportam se um agente pode ou no causar uma resposta carcinognica. Os estudos so avaliados de acordo com consideraes biolgicas e estatsticas, descritas em vrias publicaes, como IARC (1987), Tomatis et al. (1978), Ashby & Tennant (1991), Cabral (1985) e Ito et al. (1989). Nesta etapa, os agentes testados so classificados de acordo com um peso da evidncia. Na determinao do peso da evidncia, os dados disponveis em estudos com animais e humanos so avaliados separadamente. Para cada um destes dados a evidncia classificada como: suficiente, limitada, inadequada, ausncia de dados ou evidncia sem efeito. Com base na extenso com que um agente tem mostrado ser um carcingeno, nos experimentos em animais ou humanos, ou em ambos, ele classificado com um peso da evidncia, conforme o seguinte quadro:

Em uma segunda etapa, para aquelas substncias classificadas no peso da evidncia como carcingenas ou potencialmente carcingenas, so determinados fatores potenciais de cncer (slope factors). Na segunda parte da avaliao de toxicidade para efeitos carcinognicos, gerado um fator potencial de cncer para a substncia reconhecida ou provavelmente carcingena. calculado para as classes A, 1 e B2, podendo ser estimado, tambm, para a classe C. O desenvolvimento de um fator potencial de cncer geralmente requer a aplicao de um modelo matemtico no conjunto de dados disponveis, para extrapolar a resposta das doses relativamente altas administradas nos experimentos com animais (ou das exposies observadas nos estudos epidemiolgicos), para os nveis de exposio mais baixos, esperados no contato do homem com a substncia no meio ambiente (Armitage & Doll, 1961; Bailer et al., 1988; Zapponi, Loizzo & Valente, 1989). Em geral, adotada a hiptese de linearidade para baixas doses, sendo o risco diretamente proporcional dose; o risco zero somente quando a dose zero. Aps os dados serem ajustados ao modelo apropriado, o limite superior da funo linear estimada, com 95% de confiana, calculado. Tal valor, conhecido como o fator potencial de cncer (slope factor), representa o limite superior com 95% de confiana na probabilidade de resposta por unidade de incorporao durante toda a vida. Isto , existem apenas 5% de chance de que a probabilidade da resposta seja maior que o valor estimado. evidente que esta abordagem implica, intrinsecamente, na possibilidade de superestimativa do risco. No entanto, tal conservadorismo justificado como forma de se controlar as incertezas e de garantir a segurana. Todos os radionucldeos so classificados como carcingenos humanos. A U.S. EPA tem derivado valores de fatores incrementais para substncias orgnicas e inorgnicas consideradas carcingenas, tendo recentemente comeado a estabelecer tais valores para serem utilizados para os radionucldeos. Para ambos os radionucldeos e contaminantes qumicos, os valores de fator potencial de cncer so obtidos atravs da extrapolao de dados experimentais e epidemiolgicos. Para os radionucldeos, os dados epidemiolgicos em humanos formam a base da extrapolao, ao passo que, para muitos carcingenos qumicos, os dados experimentais so a base para a extrapolao. Outra diferena fundamental entre os dois que os valores dos fatores potenciais para os carcingenos qumicos geralmente representam um limite superior com 95% de confiana, enquanto os valores de slope factors para os radionucldeos so a melhor estimativa do valor do parmetro (U.S. EPA, 1989). O valor do fator potencial para substncias carcinognicas dado em termos de risco por massa da substncia em contato com o organismo, por unidade de peso corpreo, por unidade de tempo (risco/(mg/kg/dia)); para os radionucldeos, o valor do fator potencial dado em termos de risco por unidade de atividade (risco/Bq).

AVALIAO DA EXPOSIO O objetivo da 'avaliao da exposio' determinar ou estimar a freqncia, magnitude, durao e as possveis vias de exposio ao poluente (U.S. EPA, 1986a). A estimativa da exposio pode ser baseada diretamente em medidas ambientais ou estimada pelo uso de modelos especficos para as condies existentes. Esta avaliao pode ser dividida em trs etapas: Caracterizao do cenrio - compreende a definio de caractersticas gerais do local, da populao e das fontes de exposio. Caractersticas bsicas do local tais como clima, vegetao, hidrologia de guas subterrneas e localizao de guas de superfcie (rios, lagos, mares, lagoas ou represas). A populao exposta tambm deve ser identificada e descrita no que diz respeito s caractersticas que influenciam a exposio, tais como localizao, hbitos populacionais e a presena de grupos sensveis (crianas, velhos, doentes). Identificao das vias de exposio - nesta etapa so identificadas as vias de exposio pelas quais a populao selecionada anteriormente pode vir a ser exposta. Isto feito com base nas possveis fontes, tipos e localizao de lanamentos, assim como a localizao e atividades da populao potencialmente exposta. Estimativa da exposio - estimada a concentrao do poluente que entrar em contato com os indivduos da populao pelas diversas vias de exposio. Esta estimativa pode ser realizada baseada em dados ambientais disponveis para o local, como por exemplo dados de monitoramento, ou pela utilizao de modelos matemticos para estimar as concentraes nos locais ou compartimentos para os quais no se dispe de medidas. A incorporao, como medida da exposio, pode ser expressa de duas formas: Incorporao Diria Crnica (IDC) e Incorporao Diria Subcrnica (IDS). A primeira delas baseada numa exposio estimada por um longo perodo de tempo (mais que sete anos) e a Incorporao Diria Subcrnica em uma exposio por um perodo especfico (de duas semanas a sete anos).

CARACTERIZAO DO RISCO A caracterizao do risco serve como ponte entre a avaliao do risco e o gerenciamento do risco e , portanto, uma etapa-chave no processo de tomada de deciso. Deve conter no somente a apresentao da estimativa quantificada do risco, como tambm uma discusso e interpretao dos resultados para ajudar no julgamento do significado do risco (U.S. EPA, 1986c). Nesta ltima etapa do processo de Avaliao de Risco, a avaliao da exposio e da toxicidade so resumidas e integradas em expresses quantitativas e qualitativas do risco.

Tendo em vista que os mecanismos de toxicidade so diferentes para os efeitos carcinognicos e para os no-carcinognicos, as abordagens para a quantificao do risco tambm so diferentes.

RISCO P A R A TOXICIDADE NO-CARCINOGNICA


A quantificao do risco, utilizada pela EPA para descrever o potencial de toxicidade sistmica, no expressa em termos de probabilidade. Em lugar disto, os efeitos potenciais no-carcinognicos so avaliados pela comparao da dose decorrente da exposio em um perodo especfico com a dose de referncia (RfD) derivada para o mesmo perodo. Esta razo entre a exposio e a dose de referncia chamada de Quociente de Risco para o poluente p (QR ) e definida como:
p

Onde: RfD = Dose de referncia (mg/kg.dia). I = Incorporao diria do poluente no alimento a, crnica ou subcrnica (mg/ kg.dia).
p,a

Onde: t x = Taxa de ingesto do alimento a (kg/dia).


a

p,a

= Concentrao do poluente no alimento a (mg/kg).

FE = Freqncia da exposio. PC = Peso corpreo (kg).

O Quociente de Risco assume que existe um nvel de exposio abaixo do qual improvvel, mesmo para populaes mais sensveis, a ocorrncia de efeitos adversos sade. Se o nvel de incorporao exceder este limiar (isto , se I/RfD > 1), estar indicando que o contaminante pode vir a ser importante para efeitos potenciais no-carcinognicos. Como regra, quanto maior o valor do QR acima da unidade, maior o nvel de importncia.

NDICE DE RISCO P A R A EXPOSIES MLTIPLAS


Enquanto alguns riscos ambientais envolvem exposies significativas a apenas um determinado poluente, outros envolvem exposies seqenciais e simultneas a uma mistura de poluentes que podem induzir efeitos similares ou diferentes. Para avaliar os efeitos potenciais causados por mltiplas substncias no meio ambiente, a EPA assume a aditividade de dose, quando no existirem informaes sobre a toxicidade das substncias combinadas. Possveis efeitos de sinergismo, aditivismo e antagonismo esto sendo estudados nas avaliaes para mistura de duas ou mais substncias (U.S. EPA, 1986c). Logo, para avaliar o potencial de efeitos no-carcinognicos, causados por mais de uma substncia, uma aproximao feita pelo ndice de Risco (IR), que a soma de todos os Quocientes de Risco, de acordo com a equao seguinte (U.S. EPA, 1986c):

Onde: IR = ndice de Risco para vrios poluentes.


v

QR = Quociente de Risco para o poluente p.


p

A estimativa da exposio s mltiplas vias dada pelo ndice de Risco total, de acordo com a seguinte equao:

Onde: IR sio.
total

= ndice de Risco total devido s mltiplas substncias e s vrias vias de expo-

IR = ndice de Risco devido s mltiplas substncias para a via de exposio v.


v

Esta abordagem assume que exposies simultneas, mesmo que individualmente abaixo de um determinado limiar, podem resultar em um efeito adverso sade. Existem vrias limitaes a este tipo de abordagem que devem ser comentadas: O nvel de importncia do IR no aumenta linearmente medida que se aproxima ou excede a unidade, tendo em vista que os quocientes de risco so combinados para substncias com RfDs baseados em efeitos crticos de vrias signifcncias toxico lgicas e diferentes fatores de incerteza.

A abordagem de aditividade da dose mais apropriadamente aplicada a compostos que induzam o mesmo tipo de efeito pelo mesmo mecanismo de ao. Conseqentemente, a aplicao do ndice de risco a um nmero de compostos que no induzem o mesmo tipo de efeito ou que no ajam pelo mesmo mecanismo, pode superestimar os efeitos potenciais. Esta aproximao, entretanto, apropriada em nvel de uma triagem preliminar - screening. Estas limitaes geralmente no so de grande importncia quando somente uma ou ou duas substncias conduzem o ndice de risco acima da unidade. Se o ndice de risco for maior que a unidade, como conseqncia da soma de vrios quocientes de risco, mais apropriado separar os compostos, por efeitos e por mecanismos de ao, e derivar ndices de risco para cada grupo.

RISCO CARCINOGNICO
Tendo em vista a hiptese de linearidade para a curva dose-resposta em baixas doses, o valor do slope factor constante e o risco ser diretamente relacionado exposio. A forma linear da equao de risco carcinognico para baixas doses, que usualmente aplicada para estimar os riscos ambientais, dada por:

RC

ICD.SF

Onde: RC = Probabilidade de um indivduo desenvolver cncer devido exposio a um carcingeno. ICD = Incorporao Crnica Diria de um carcingeno ao longo de toda a vida (70 anos). Dado em mg/kg/dia. SF = Slope Factor (fator potencial) para o carcingeno (risco/(mg/kg/dia)).

Devido ao fato de o fator potencial ser geralmente um limite superior com 9 5 % de confiana da probabilidade de resposta, o risco carcinognico estimado ser na maioria das vezes, uma superestimativa.

RISCO CARCINOGNICO PARA EXPOSIES MLTIPLAS A estimativa do incremento de risco de cncer para a exposio simultnea a vrios carcingenos dada pela soma dos riscos individuais (U.S. EPA, 1986b), de acordo com a equao:

Onde: Risco = Risco carcinognico para mltiplas substncias (unidade de probabilidade).


m

Risco = Risco carcinognico para a substncia p.


p

Esta equao representa uma aproximao da equao real que define a combinao de riscos para um mesmo indivduo desenvolver um cncer como conseqncia da exposio a dois ou mais componentes. A diferena entre ela e a real no significativa para risco de cncer total menor que 0,1. Logo, apropriada para a maioria dos riscos ambientais (U.S. EPA, 1989a). Esta abordagem assume independncia de ao pelos compostos envolvidos. Isto , assume que no existe sinergismo ou antagonismo e que todos os compostos produzem o mesmo efeito (cncer). A probabilidade de um indivduo vir a desenvolver um cncer devido exposio a mais de um carcingeno representa a probabilidade de ao de pelo menos um dos carcingenos (U.S. EPA, 1989). Quando so conhecidos os efeitos potenciais carcingenos das substncias combinadas, o slope factor estimado de forma que os possveis efeitos sinergticos ou antagnicos estejam embutidos. Logo, o risco que uma mistura apresenta pode ser maior ou menor que a soma dos riscos individuais das substncias. De uma maneira geral, nas exposies ambientais, um indivduo ou uma populao esto expostos atravs de vrias vias de exposio. A EPA assume que o risco para vrias vias de exposio aditivo, desde que seja para os mesmos indivduos de uma populao e para o mesmo perodo de exposio. Logo, o risco para vrias vias de exposio que afetam conjuntamente o mesmo indivduo ou populao no mesmo perodo de exposio, so somados de acordo com a equao:

Onde: Risco = vias de exposio.


total

Risco de cncer total devido s mltiplas substncias para as vrias

Risco o v.

p.v

Risco de cncer devido s mltiplas substncias para a via de exposi-

Esta aproximao, feita para a soma dos riscos carcinognicos de vrias substncias e mltiplas vias de exposio, apresenta basicamente duas limitaes principais:

Os limites de 9 5 % da distribuio de probabilidades do slope factor no so estritamente aditivos. Quando os riscos de vrios carcingenos so somados, o risco total de cncer estimado pode tornar-se artificialmente mais conservativo. Quando os carcingenos somados englobam radionucldeos e substncias qumicas, passa a ser um problema ainda maior, tendo em vista que os valores dos fatores incrementais para radionucldeos representam a melhor estimativa enquanto para substncias qumicas, representam o limite superior, com 95% de confiana. A equao de risco de cncer para mltiplas substncias soma todos os carcingenos igualmente, independente das classes A, 1 ou B2 (relativos ao peso da evidncia). Valores de slope factors derivados de dados em animais passam a ter o mesmo peso do ttor potencial derivado em humanos. Porm, se a contribuio ao risco total tiver um peso maior, somente pelos radionucldeos ou um ou dois carcingenos qumicos, estes problemas no so to significativos. Se a contribuio de todos os carcingenos for igualmente importante, devem-se separar os radionucldeos dos carcingenos qumicos e avaliar as incertezas inerentes da estimativa do risco de cada um destes. Todas estas incertezas devem ser apresentadas e avaliadas, assim como as incertezas inerentes aos modelos utilizados na estimativa da exposio e no clculo do risco. A estimativa do risco carcinognico para radionucldeos, baseado nos valores de slope factors, apresenta algumas limitaes quando comparada com a estimativa baseada no clculo de dose e nos fatores de risco de cncer. A principal delas o fato de os valores de slope factor serem derivados somente para o indivduo adulto, enquanto que o clculo de dose utiliza os fatores de converso de dose que esto disponveis para diferentes faixas etrias. Os valores de slope factors so na verdade um clculo inverso, isto , ao invs de se ter o risco por unidade de dose efetiva (risco/Sv), calcula-se o risco por unidade de atividade incorporada (risco/Bq), com base nos fatores de converso de dose e no fator de risco. Uma vez estimada a dose para a exposio aos poluentes radioativos, o risco de cncer estimado utilizando-se o fator de risco de cncer ponderado para sexo e idade de 0,05/ Sv, da ICRP (ICRP, 1991), e os fatores relativos de risco em razo da idade (Amaral, 1992; Rochedo, 1994), de acordo com a equao:

Onde: RC = Risco carcinognico - risco de um indivduo vir a desenvolver um cncer devido exposio radiao ionizante. H (I) =Dose efetiva na idade (I) - Sv/ano.
E

RR =

Risco relativo em funo da idade.

R= I=

Fator de risco da ICRP - (0,05/Sv). Idade no incio da exposio.

Os fatores relativos de risco, em virtude da idade, levam em considerao que, para uma dada exposio radiao, a sensibilidade biolgica em relao induo de efeitos somticos maior para jovens do que para os mais idosos (Amaral, 1992).

AVALIAO DO RISCO ECOLGICO

Com relao a risco ecolgico, as avaliaes devem compreender: relevncia biolgica; relevncia para a sociedade; no apresentarem valores ambguos; proverem previses acessveis. A relevncia social tem sido enfatizada, uma vez que as avaliaes de riscos relativos a insetos, zooplncton, ou outros organismos que no sejam percebidos pela sociedade como sendo importantes, provavelmente no influenciaro tomadas de deciso pelos rgos competentes, a menos que possam representar riscos para peixes, vida selvagem, colheitas ou florestas. Alguns exemplos de impactos ecolgicos podem ser citados: Reduo na abundncia e na produo de peixes tanto para uso comercial quanto recreacional Impactos em espcies de peixes consumidos pelo homem esto entre aqueles de maior relevncia social em ambientes aquticos. Estas espcies so tambm importantes indicadores da sade ecolgica de ecossistemas aquticos. Muitos dos peixes consumidos, especialmente aqueles com finalidade recreacional, so predadores no elo superior das cadeias alimentares aquticas; estes predadores esto freqentemente entre as primeiras espcies a desaparecer como resultado de distrbios no meio. Desenvolvimento de populaes de algas que comprometem o uso da gua Floraes (blooms) indesejveis de algas so comumente observadas em lagos e reservatrios como conseqncia da introduo de excesso de nutrientes, representando um incmodo para residentes vizinhos a estes corpos d'agua, pois podem afetar a populao de peixes e causar gosto e odor em guas para consumo humano. Muito embora as mudanas

na abundncia e na concentrao relativa de nutrientes inorgnicos sejam responsveis pelos blooms, estes tambm podem ser provocados pela reduo na atividade do zooplncton que, por sua vez, sensvel a substncias qumicas txicas. Reduo na produo de madeira e mudanas indesejveis na composio de uma floresta As florestas tm valor econmico, esttico e recreacional bvios, assim como valores indiretos. O valor econmico agregado aquele mais facilmente quantificvel. Os valores estticos e recreacionais das florestas podem ser relacionados produo primria em virtude da preferncia geral por florestas maduras com rvores grandes. Entretanto, clorose e necrose induzidas por efeitos de poluio nas folhas das rvores tambm se constituem em importantes impactos estticos, mesmo quando uma reduo na sua produo no pode ser detectado. Os valores indiretos das florestas so possivelmente mais difceis de analisar. Estes valores incluem eroso e controle do fluxo superficial, remoo e desintoxificao de poluentes, bem como a moderao do clima regional. Apesar de a produo ter sido utilizada como um ndice de valores indiretos, a estrutura da comunidade e composio so aspectos claramente importantes a se considerar. Reduo na vida selvagem A vida selvagem avaliada como forma recreacional e objeto de vrias formas no-destrutivas de apreciao. Caa, apreciaes (turismo ecolgico, por exemplo) so formas de recreao econmica e psicologicamente importantes. Efeitos de poluentes na vida selvagem podem resultar da intoxicao direta, modificao do hbitat ou na dinmica da cadeia alimentar.

MTODOS P A R AA V A L I A O D E RISCO ECOLGICO


Informaes diretas sobre riscos populao na natureza, comparveis a dados de epidemiologia humana, so raramente disponveis e freqentemente de difcil obteno. Para o caso de efeitos ecolgicos de substncias qumicas txicas, necessrio extrapolar estimativas de risco a partir de testes de toxicidade realizados em laboratrio ou a partir de experimentos de campo (muito raros ainda). A quantidade, qualidade e aplicabilidade dos testes disponveis varia muito com relao s diferentes substncias qumicas. Adicionalmente, extrapolaes a partir de dados gerados nos laboratrios mais qualificados so comprometidas por caracterizaes incompletas da composio das espcies nos ambientes afetados, interaes biticas dentre as populaes expostas e interaes com outras perturbaes que afetam as populaes expostas. Dada a diversidade dos pontos de inferncia (end-points) e a variedade dos tipos de dados que podem ser necessrios, fica claro que nenhum mtodo pode ser utilizado isolada

mente para se fazer todas as extrapolaes necessrias para todas as substncias qumicas e end points de interesse. Pode-se dizer, no entanto, que a confiana nas concluses de uma Avaliao de Risco Ecolgico aumenta se concluses similares forem alcanadas por meio utilizando-se mtodos independentes. ATRIBUTOS DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAO DE RISCO Os mtodos para estimativa de risco ecolgico devem refletir um slido fundamento em toxicologia ambiental. Os processos que determinam o transporte, degradao e acumulao de substncias qumicas no ambiente devem ser explicitamente representados. Uma formulao cuidadosa destes processos ser fundamental na definio de estimativas de exposio, termo-chave na equao geral do risco ecolgico. Os mecanismos biolgicos que traduzem exposio em efeitos txicos em nveis apropriados da organizao biolgica devem ser formulados na metodologia. Este componente representa o complemento na previso da exposio numa anlise integrada de risco ecolgico (Bartell, 1989). Numa perspectiva regulatria, o significado das estimativas de risco ecolgico, proporcionadas pela metodologia, deve ser facilmente compreendido e adequado ao processo de tomada de deciso. Do ponto de vista cientfico, as estimativas do risco resultantes da metodologia devem ser consistentes com o conhecimento atual do nvel de organizao selecionado (indivduo, populao, comunidade, ecossistema ou regies). As estimativas de risco devem ser mensurveis e verificveis, pelo menos na teoria, usando-se para isso dados de programa de monitorao ou abordagens experimentais. claro que modelos matemticos e outros mtodos de anlise de sistema se tornam importantes nestas avaliaes. EXEMPLOS DE MTODOS DE AVALIAO DE RISCO ECOLGICO

ANLISE DE EXTRAPOLAO DO ERRO A Anlise de Extrapolao do Erro (AEE) um mtodo de clculo da probabilidade de exceder um limite a ser usado naqueles casos no qual o limite considerado pode ser expresso como padres toxicolgicos. O mtodo possui duas componentes: a extrapolao que usada como uma estimativa do valor do limite a ser considerado a partir dos testes disponveis e compreendendo as incertezas na estimativa; a componente de risco que calcula a probabilidade de se exceder o limite usando resultados das extrapolaes. Importante notar que o clculo da probabilidade de uma dada Concentrao Ambiental exceder o limite (ao invs da simples comparao aritmtica) que torna a AEE um verdadeiro mtodo de Avaliao de Risco. O mtodo consiste de cinco etapas: Definir o critrio da Avaliao de Risco (a probabilidade de se causar redues na produtividade de uma determinada espcie de peixe) em termos de um limite toxico

lgico (probabilidade de se exceder o valor de CM A - Concentrao Mxima Aceitvel para aquela espcie). Identificar a existncia de dados para a substncia qumica de interesse que esteja mais proximamente associada ao critrio de avaliao (testes de LC para uma espcie semelhante, por exemplo).
50

Quebrar a relao entre os dados e o critrio de avaliao em etapas lgicas (por exemplo, de uma espcie para outra e dos dados de LD para CMA).
50

Calcular as distribuies dos parmetros do critrio de avaliao a partir dos dados. Calcular o risco que uma concentrao esperada venha a exceder o limite do critrio de avaliao. A primeira etapa depende da situao na qual a avaliao se processa e na formulao do problema pelo responsvel pela avaliao; entretanto, a primeira, a segunda e a terceira etapas so muito limitadas pelo estado da arte no campo da toxicologia, que se traduz na disponibilidade de dados na literatura. Um outro exemplo de Avaliao de Risco Ecolgico pode ser encontrado no trabalho de Fernandes et al. (1994), que se baseia na metodologia desenvolvida por Hakanson (1980). A metodologia tenta relacionar as concentraes de poluentes nos sedimentos de fundos de um sistema aqutico ao risco de se observarem distrbios no seu equilbrio. Uma hiptese fundamental da metodologia de que os organismos aquticos num sistema eutrfico no iro receber a mesma dose de contaminantes que aquela relativa a um sistema oligotrfico. Tal hiptese se justifica, uma vez que os contaminantes na coluna d'gua se ligaro preferencialmente ao particulado e matria orgnica dissolvida no sistema eutrfico, tornandose menos disponveis para a biota e, conseqentemente, exercendo menores graus de efeitos txicos. Neste caso, o ndice de risco ecolgico funo dependente da sensibilidade do sistema aqutico que, por sua vez, funo da sua produtividade. Na metodologia, o estado trfico correlacionado com o contedo de nitrognio ou fsforo do sedimento. Pode-se ento definir um ndice de bioprodutividade (BPI), obtido a partir do coeficiente angular da curva entre a razo de fsforo ou nitrognio, contra o teor de matria orgnica no sedimento. O potencial de risco ecolgico para um contaminante individual dado pela equao:

Eri =
Onde:

Tri.Cif

Er = Risco ecolgico para uma dada substncia.


i

Tr = O fator de resposta toxicolgica para uma dada substncia.


i

C f = O fator de concentrao da substncia no sedimento.


i

Os valores de Tr para alguns metais pesados so apresentados na tabela a seguir:


i

Os valores de C f para cada espcie qumica so obtidos a partir da razo da concentrao atual com valores de background (reas no-contaminadas, nveis pr-industriais etc).
i

A soma dos fatores individuais de risco ir determinar o ndice de Risco (IR) para o sistema aqutico em questo. Sendo assim:

A seguinte terminologia pode ser utilizada para classificar o sistema aqutico quanto aos valores de ndice de Risco:

IR < 150

Baixo risco ecolgico para o sistema.

150 <IR<300 Risco ecolgico moderado para o sistema. 300<IR<600 IR > 600 Risco ecolgico considervel para o sistema. Risco ecolgico muito alto para o sistema.

Na presente metodologia o risco definido como sendo: Risco = Probabilidade (Concentrao Ambiental > Limite) Se admitirmos que a Concentrao Ambiental (CA) e o Limite so independentes e log-normalmente distribudos, ento: Risco = Prob (log Limite - log CA < 0) = Prob [Z < [0 - (b - e)]/(5b + se ) ], Onde: (b, sb ) e (e, se ) so a mdia e varincia de log Limite e log CA, respectivamente e = [(log L - log CA) - (b-e)]/(sb + se ) , uma varivel randmica padro com psi sendo sua funo de distribuio cumulativa. No caso de se assumir CA como sendo constante e certa, a o clculo do risco se reduz a: Risco = Prob {Z<[(log CA - b)/sb]} = Psi [(log CA - b)/sb]. A partir desta definio, o risco depende da avaliao de CA (que pode ser derivada determinstica ou probabilisticamente a partir de modelos matemticos) e L, assim como das incertezas associadas (isto , de e, b s e e sb ). No caso de L, a mdia e a varincia podem ser estimadas por extrapolaes matemticas dos dados de toxicidade.
2 2 2 2 l/2 2 2 2 2 1/2

EXTRAPOLAO No caso do clculo das varincias, reporta-se que um modelo de mnimos quadrados seria inadequado para o problema em questo. Recomenda-se a utilizao de um modelo do tipo erro-nas-variveis. Tal tipo de varincia o valor apropriado para se usar no clculo dos intervalos de confiana e estimativa de risco porque o importante, aqui, a certeza relativa a uma observao futura da varivel de interesse, no caso um limite toxicolgico, para uma combinao organismo-substncia qumica no avaliada. Esta varincia maior (por um fator de se ) do que a varincia da mdia, que, por sua vez, maior do que a varincia do coeficiente de regresso (nmero obtido pela maioria das calculadoras programveis). Os intervalos de confiana calculados a partir desta varincia so maiores do que aqueles convencionalmente reportados e so designados como intervalos de previso.
2

Para facilidade do uso do mtodo, o clculo da varincia pode ser reduzido expresso: Var (Y/X ) = Fl + F2 (X - X) , os valores de F e F obtidos a partir de tabelas.
0 0 1 2 2

Todos os dados utilizados nas extrapolaes so log-transformados e as varincias reportadas, e intervalos de previso so para os valores transformados. A transformao logartmica utilizada para aumentar a homogeneidade das varincias linearidade das relaes. Em alguns casos, necessrio fazer mltiplas extrapolaes; o mais comum a combinao de extrapolaes aguda/crnica e taxonmica. Nestas circunstncias, o termo Y da primeira extrapolao torna-se a varivel independente na segunda extrapolao, e os parmetros da segunda regresso (z = c + dy) so determinados como no primeiro caso, isto , substituindo-se y por x e z por y. A varincia total para as duas extrapolaes : Var (Z/Xo) = var (Z/Yo) + d var (Y/Xo) ESTUDO DE CASO HIPOTTICO Como exemplo do uso do mtodo de extrapolao, vamos considerar a estimativa do risco de se exceder o limite para efeitos crnicos em Salvelinus fontinalis a partir dos resultados de L C para Salmo gairdneri, da ordem de 5300 g/l para uma substncia qumica hipottica. A curva de extrapolao Salmo-Salvelinus tem a seguinte equao:
50 2

Ysalvelinus = 1 . 1 0 Xsalmo - 0.33 Substituindo-se o log de 5300 na equao de extrapolao obteremos o valor de L C para Salvelinus igual a 3.77. Os valores de F l e F2 so respectivamente iguais a 0.14 e 0.0. O clculo da varincia passa a ser trivial uma vez que o termo F (Xo - X) igual a zero.
50 2 2

Assim, o valor de Var (Y/Xo) igual a 0.14. A extrapolao de L C para CM A dada pela equao:
50

YCMA = 0.90XLC - 1.16


50

Obtm-se, desta forma, o valor de 2.22 para CMA relativo a Salvelinus com uma varincia resultante desta extrapolao igual a 0.53. Tomando-se a expresso para o clculo da varincia total chegaremos ao valor de 0.57 [0.14 + (0.81 x 0.53)]. Vamos supor agora que o log da Concentrao Ambiental esperada seja igual a 2.0 com uma varincia de 0.5; a probabilidade que o CMA para Salvelinus seja inferior Concentrao Ambiental determinada pela equao: Psi [(e - b)/(sb + se ) ], assim, (2.0-2.22)/(0.57+0.50)
1/2 2 2 1/2

= - 0.21

A probabilidade acumulada do valor de (obtido tela Tbua de Z) 0.42. Assim, o risco que o limite para efeito crnico em Salvelinus seja excedido igual a 0.42, ou seja, teremos uma confiana de 58% de que os efeitos crnicos no ocorram.

APLICAO DOS CONCEITOS FORMULAO DE CRITRIOS DE


QUALIDADE DE GUA Os programas de critrio de qualidade de gua em alguns pases, a exemplo do que ocorria nos EUA, baseavam-se na proteo vida aqutica. Ultimamente a comunidade cientfica tem dispensado ateno especial aos efeitos menos visveis de impactos crnicos de poluentes txicos. Como exemplo, pode-se citar a acumulao de substncias txicas nos tecidos de organismos aquticos que podem causar danos sade humana e a outros organismos que consomem esta biota contaminada (Foran, 1990). Os critrios numricos definem limites de concentrao de substncias txicas em guas superficiais, acima dos quais podem acarretar num risco sade do homem e da biota aqutica e terrestre. Servem tambm como medida regulatria para o controle das descargas de poluentes txicos a partir de fontes pontuais. Se ao invs de se adotar valores numricos de qualidade da gua, utilizarmos expresses numricas em que o critrio de qualidade de gua seja funo de variveis especficas locais, estaremos incorrendo nas seguintes vantagens, como postula Foran (1990): Facilidade de se levar em considerao as condies especficas regionais e/ou locais para onde estar sendo desenvolvida a atividade em questo. Facilidade de incorporao imediata de informaes cientficas disponveis na literatura, especialmente quando for o caso de substncias para as quais no se disponham de critrios estabelecidos. Facilidade da participao popular na definio dos parmetros que constaro nas formulaes do(s) critrio(s) de qualidade da gua. Duas formulaes desta natureza so tambm propostas por Foran (1990). Uma para substncias carcinognicas e outra para substncias no-carcinognicas.

CRITRIOS DE QUALIDADE DE GUA PARA SUBSTNCIAS CARCINOGNICAS

CRITRIO PARA CARCINOGNESE HUMANA ( H C C HUMAN CARCINOGENIC CRITERION) (MG/L):

Onde:

RAI = Risco Associado Ingesto (dose) em mg/kg/dia, podendo ser definido atravs

da frmula (L/q* nvel de risco de cncer aceitvel), onde q* = slope factor. Wh = Peso mdio de um adulto (70 kg). Wt = Consumo de gua de um adulto (2 L/dia). F = Taxa de consumo de peixe (kg/dia). BCF = Fator de bioconcentrao (L/kg). CRITRIO DE QUALIDADE DE GUA PARA SUBSTNCIAS NO-CARCINOGNICAS ( H N C HUMAN NONCARCINOGENIC CRITERION) (MG/L):

Onde: RfD= Dose de referncia para o contaminante (mg/kg/dia).

EAF= Fator de ajuste de exposio, adimensional, que regula a contribuio da exposio por outras vias que no a aqutica, tais como ar, solo, alimentos e gua subterrnea. Assume valor unitrio quando a nica via de exposio for gua superficial. A escolha do nvel de risco de cncer, o fator de ajuste de exposio para outras vias, assim como tambm os fatores de bioacumulao so parmetros que tornam especfico o critrio de qualidade de gua para uma dada situao. So possveis de ser discutidos com a sociedade podendo ser mais ou menos restritivos, da mesma forma que o nvel de risco poder variar de acordo com a percepo do risco pela comunidade. Dependendo da escolha feita, os valores calculados podem variar em ordem de grandeza, como veremos no exemplo a seguir:

Dispe-se de uma lagoa onde so liberados os efluentes de uma indstria. Dentre as substncias lanadas est o Zn. Levando-se em considerao que esta lagoa abriga vrias espcies de peixes que servem como base de alimentao da populao local, quer se saber qual seria o critrio de qualidade de gua a ser adotado para este metal, a fim de que a populao no seja exposta a riscos de efeitos adversos sade devido ingesto de peixe. RfD
ZD

= 2,00 x 10 mg/kg/dia (IRIS, 1993).

-1

Wh = 70 kg (Foran, 1990). CF = 4,0 x 10 (Fernandes, Bidone & Veiga, 1994). F = 0,050 kg/dia (Hoffman, 1991). Alm do valor de bioacumulao de zinco em peixe, obtido a partir de um estudo na regio, adotaram-se diferentes valores da literatura, para estabelecer a faixa de variao que pode assumir o HNC, conforme a tabela seguinte:
2

A resoluo CONAMA n 20, de 18/06/86, estabelece o limite de 0,18 mg/L de Zn para guas salobras, visando a dar proteo vida aqutica e preservando a qualidade do consumo humano. Este valor mais restritivo do que o menor valor calculado pela equao do H N C (0.28 mg/L). Todavia, algumas ressalvas devem ser feitas. O H N C se baseia apenas na proteo sade humana, ao passo que os critrios de qualidade de gua propostos pelo CONAMA visam tambm proteo vida aqutica. Sendo assim, os potenciais efeitos txicos na biota aqutica podem tornar o critrio de qualidade de gua mais restritivo do que se forem considerados apenas os efeitos adversos sade humana. Suter & Rosen (1988) referem-se concentrao mxima aceitvel de uma subs

tncia txica na gua - MATC (Maximum Acceptable Toxicant Concentrations) para zinco como sendo de 0,16 mg/L, em um estudo com peixes (Mysidopsis bahia), valor prximo ao adotado na legislao para proteo fauna aqutica. Logo, se do ponto de vista da sade humana seria possvel admitir uma concentrao mais elevada de Zn na gua, tal concentrao traria a possibilidade de causar efeitos adversos na comunidade aqutica daquela lagoa. Cabe ressaltar tambm que os valores de concentrao a partir dos quais so observados efeitos adversos em peixes, em experimentos de laboratrio, variam numa ampla faixa e esto relacionados com a dureza da gua, a espcie e o estgio no ciclo vital, alm do tempo de exposio ao metal, especialmente no que tange a concentraes subletais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMARAL, E. C. S. Modificao da exposio radiao natural devido a atividades agrcolas e industriais numa rea de radioatividade natural elevada no Brasil, 1992, 130p. Tese de Doutorado: Rio de Janeiro: Instituto de Biofsica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. ARMITAGE, P. & DOLL, R. Stochastic models for carcinogenesis. Proceedings of the Fourth Berkeley Symposium on Mathematical Statistics and Probability, 4. Lecan and Neyman: New York, 1961. ASHBY, J. & TENNANT, R. W. Definitive relationships among chemical structure, carcinogenicity and mutagenicity for 301 chemical tested by the U.S.NTP. Mutation Research, 257:229-306, 1991. BAILER, J. C. III et al. One hit models of carcinogenesis: conservative or not ? Risk analysis, 4:485-497, 1988. BARNES, D. G. & DOURSON, M. Reference dose (RfD): description and use in health risk assessment regulatory. Toxicology and Pharmacology, 8:471-486, 1988. BARTELL, S. M. Risk-based decision making in water resource. In: HAIMES, . Y. & STAKHIV, . Z. (Eds.) Ecological Risk Analysis. New York: American Society of Civil Engineers, 1989. p.224-239. BEIR III. Committee on the Biological Effects of Ionizing Radiations; National Research Council: "The effects on the populations of exposure to low levels of ionizing radition". Washington, D.C.: National Academy Press, 1980. BLAYLOCK, G. et al. White Oak Creek embayment site characterization and contaminant screening analysis. Oak Ridge National Laboratory (Environmental Sciences Division Publication n.3.821), Oak Ridge, 1993. 138p. BOLDRINI, C. V. & PEREIRA, D. N. Metais pesados na Baa de Santos e esturios de Santos e So Vicente - bioacumulao. Ambiente, 1(3), 1987. CABRAL, J. R. P. DDT: laboratory evidence. IARC Scientific Publications, 65, 1985.
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolues do Conama: 1984/1986. Se-

cretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), Braslia, 1986. 96p. FERNANDES . M. et al. Heavy metal pollution assessment in the coastal lagoons of Jacarepagu, Rio de Janeiro, Brazil. Environmental Pollution, 85:259-264, 1994.

FISENNE, I. .; PERRY, P. . & HARLEY, . . Uranium in Humans. Radiation Dosimetry, 24:127-131, 1988.

Protection

FORAN, J. A. Toxic Substance in Surface Water - Protecting human health: the Great Lakes experience. Environment Science Technology, 24:604-608, 1990. HAKANSON, L. An ecological risk index for aquatic pollution control. A sedimentological approach. Water Research, 14,975-1001, 1980. HOFFMAN, F. O. et al. Preliminary screening of contaminants in the off-site surface water environment downstream of the U.S. Department of Energy Oak Ridge Reservation. Environmental. Oak Ridge National Laboratory (Environmental Sciences Division Publication n.3.485), Oak Ridge, Martin Marietta Energy System, Inc., 1991.
INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER (IARC). IARC Monographs on the evaluation

of carcinogenic risks to humans. Supplement 7. Lyon, 1987.


U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (U.S. EPA).Guidelines for exposure assessment.

Federal Register, 51:34041 -34054, 1986a.


U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (U.S. EPA). Guidelines for carcinogen risk

assessment. Federal Register, 51:33991-34003, 1986b.


U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (U.S. EPA). Guidelines for the health risk assessment

of chemical mixtures. Federal Register, 5 1 : 34013-34025, 1986c.


U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (U.S. EPA). Risk assessment guidance for superfund.

Vol.1: Human Health Evaluation Manual. Oswer Directive 9285.7-0la, EPA Office of Emergency and Remedial Response, 1989. VEGA, G. S. Evaluacin Epidemiolgica de Riesgos Causados por Agentes Qumicos Ambientales. Toxicologia V: genotoxicidad no al sistema reprodutor, v. 11, Organizacin Mundial de la Salud, 1985. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Principles and Methods for Evaluating the Toxicity of Chemical. Geneva: WHO, 1978. WRENN, . E. et al. Metabolism of ingested U and Ra. Health Physics, 48:601-633, 1985. ZAPPONI, G.A.; Loizzo, A. & VALENTE, P. Carcinogenic risk assessment: some comparisons between risk estimates derived from human and animal data. Experimental Pathology, 37:210-218,

G L O S S R I O
AEE Anlise de Extrapolao do Erro. Mtodo de clculo da probabilidade de exceder um limite a ser usado naqueles casos em queo limite considerado pode ser expresso como padres toxi colgicos. Suspenso de pequenas partculas lquidas ou slidas em meio gasoso. Micotoxina carcinognica produzida por um fungo, Aspergillus flavus, presente em amendoim, nozes, castanhas em incio de decomposio. Documento elaborado pela Organizao das Naes Unidas (ONU), estabelecendo projeto de ao global visando ao desenvolvimento sustentvel, foi adotado por chefes de Estado de 179 pases participantes da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Avaliao de Impacto Ambiental. Processo definido como um conjunto de procedimentos realizados para identificar, prever e interpretar, assim como para prevenir as conseqncias ou efeitos ambientais que determinadas aes, planos, programas ou projetos podem causar sade, ao bem-estar humano e ao entorno. Toda substncia ou fator que provoque alterao do meio ambiente. Envolve a comparao do risco em questo com um ou mais de um dos seguintes aspectos: com outro risco, com os benefcios de um produto ou de uma atividade e com os custos de reduo do risco. Procura analisar as iniqidades existentes na distribuio do risco, custos e benefcios relacionados com os diferentes grupos sociais, com as diferentes regies e com as geraes.

Aerossol

Aflatoxina

Agenda 21

AIA

Alteragene

Anlise contextual

Anlise de eqidade

Anlise de preferncia do pblico

Envolve a comparao do risco percebido de acordo com os seguintes critrios: comparao com produtos existentes e aceitos ou com atividades possuindo um benefcio similar, e com o que as pessoas dizem acerca da aceitabilidade do risco. Usada normalmente para a identificao de riscos nas diferentes unidades de produo, permite a elaborao de mapas de risco do meio ambiente interno e externo. O risco calculado utilizando modelos para toxicidade, emisses lquidas ou gasosas, disperso, incndios e exploses. Os efeitos so calculados em razo da distncia do ponto de ocorrncia. Interao entre duas substncias qumicas ou sistemas em que um reduz o efeito do outro. De origem humana. Alerta e Preparao de Comunidades para Emergncias Locais. M a n u a l p r e p a r a d o pela United N a t i o n E n v i r o n m e n t a l Proteccion (UNEP), sobre o processo de atendimento a acidentes tecnolgicos. Avaliao de Risco. Processo quantitativo e qualitativo conduzido para caracterizar a natureza e a magnitude dos riscos sade pblica pela exposio a substncias perigosas ou a contaminantes emitidos em stios especficos; identificao do perigo, localizao de suas causas, estimativa da extenso dos seus danos e a comparao destes com os benefcios. Existem vrias outras definies para este termo. Avaliao de Risco Ambiental. Processo de avaliao conjunta de dados cientficos, sociais, econmicos e de fatores polticos que precisam ser considerados para a tomada de deciso sobre por exemplo a proibio, o controle ou a gesto de produtos ou atividades no meio ambiente. Em qumica orgnica, composto que contm um ou mais radicais benzeno. Diagrama em se que mostram as possveis cadeias de eventos que levam ao aparecimento de um dano.

Anlise de Risco

Antagonismo

Antropognica APELL

AR

ARA

Aromtico

Arvore de falhas

Avaliao de Sade

Baseada na informao da caracterizao ambiental, nas preocupaes da comunidade com a sade e nos resultados dos efeitos nesta. Fator de bioconcentrao. Capaz de ser metabolizado por um processo biolgico ou orgnico. Usado para dois fins distintos: o primeiro, mais apropriado, refere-se ao emprego de seres vivos para medir a quantidade do agente txico de uma amostra ou a toxicidade desta. O segundo relaciona-se ao emprego de animais para investigar os efeitos txicos de agentes em testes de toxicidade. Reao metablica ou seqncia de reaes que em geral reduzem o potencial para efeito adverso de um xenobitico (hidr lise, conjugao etc). Crescimento desordenado de clulas malignas de tamanho ilimitado que invade tecidos contguos, disseminando-se para distintas reas do corpo. Processo afisiolgico que envolve a converso de clulas normais em neoplsicas e, posteriormente, de clulas neoplsicas em tumor. O processo pode ser resultado de ao qumica, vrus, radiao U.V. ou ionizante. Agente causador de cncer. Pode ser tanto 'epigentico', quando exerce seus efeitos por citotoxicidade, imunossupresso, desequilbrio hormonal e t c , quanto 'genotxico', quando envolve alteraes de material gentico. Caso especial de risco direto em que a probabilidade de ocorrncia do evento baixa, mas suas conseqncias so muito prejudiciais. Diretiva brasileira adaptada a partir da diretiva de Seveso, pela Companhia de Engenharia e Tecnologia de So Paulo (CETESB), que estabelece critrios de identificao e classificao do poten tencial de risco de acidentes ambientais das atividades industriais.

BCF Biodegradvel

Bioensaio

Biotransformao

Cncer

Carcinognese

Carcingeno

Catstrofe

CATBRS

Cenrio

Descrio e compreendimento das interaes dos diferentes compartimentos ambientais entre si, a extenso das suas comu nicabilidades - no que diz respeito aos processos de transferncia dos agentes poluidores lanados - no stio em estudo; Clorofluorcarbonos. Substncias artificiais contendo cloro. So utilizadas em sistemas de refrigerao e em sprays, entre outros usos. Acidilicao das chuvas devido ao aumento de poluentes na atmosfera, especialmente os SOx e os NOx; Fator de concentrao da substncia no sedimento. Concentrao letal de uma substncia que, quando testada experimentalmente, mata 50% da populao em estudo. expressa em ml ou mg/m .
3

CFCs

Chuvas cidas

Cif CL

Clorado

Substncia com um ou mais tomos de cloro presentes em sua molcula. Enzima existente em mamferos e em outros seres. capaz de inativar a acetileolina, entre outras substncias. Utilizao de um recurso ambiental qualquer, de modo a se obter um rendimento considerado bom, garantindo-se, entretanto, sua renovao ou sua auto-sustentao. Concentrao do poluente no alimento a. Processo de mudana no qual o uso dos recursos sustentveis (durveis), a direo dos investimentos, a orientao de desenvolvimento tecnolgico e a ao institucional servem para aumentar o potencial de atender s necessidades humanas, tanto hoje como no futuro. Retirar do meio exterior aquilo que pode ser nocivo. Diretiva que classifica os empreendimentos industriais quanto a seu grau de risco e quanto aos efeitos quando de emisses acidentais. Quantidade de substncia qumica administrada ou ingerida relacionada a alguma funo orgnica, geralmente expressa em mg/kg de peso/dia. Posologia.

Colinesterase

Conservao ambiental

Cp,a Desenvolvimento sustentvel

Despoluir Diretiva de Seveso

Dosagem

Dose Dose de referncia EAF

Quantidade total de um xenobitico administrado ou ingerido. Ver RfD. Fator de ajuste de exposio, adimensional, que regula a contribuio da exposio por outras vias que no a aqutica. Cincia que estuda as relaes entre os seres vivos e o meio ambiente, bem como suas recprocas influncias. Sistemas integrados de seres vivos e ambientes fsicos. Aquecimento global do planeta devido ao aumento da concentrao de certos gases na atmosfera (CO , C H , N O , CFCs, vapor d'gua).
2 4 2

Ecologia

Ecossistema Efeito estufa

EHIA

Environmental Health Impact Assessment. Estudo de avaliao de impacto na sade ambiental, objetiva predizer e avaliar os impactos provocados pelo desenvolvimento baseado nos parmetros ambientais que tenham uma forte interferncia na sade dos ecossistemas e principalmente na sade humana. Estudo de Impacto Ambiental. Identifica provveis impactos do projeto, prope medidas mitigadoras para os impactos inaceitveis e tambm alternativas em conjunto com as medidas mitigadoras, para posterior tomada de deciso. Campos eletromagnticos de baixa freqncia. Pontos de inferncias ou terminais. Cincia que estuda a causa, a distribuio e o controle de fatores que determinam a freqncia e a distribuio de um processo ou doena infecciosa em uma regio. Risco ecolgico para uma dada substncia. Contato do homem ou animal com substncia(as) qumica(as)/ biolgica(as) ou radiaes no meio ambiente ou no local de trabalho. Taxa de consumo de peixe. Medies de dose interna para se relacionar com efeitos.

EIA

ELF End-points Epidemiologia

Eri Exposio

F Farmacodinmica

Farmacocintica

Medies de dose interna para se relacionar exposio com dose.

FE FEL FI FM

Freqncia da exposio. Frank Effect Level. Nvel de efeito txico aberto ou exuberante. Fator de Incerteza que reflete os vrios tipos de dados usados para estimar o RfD, geralmente mltiplos de 10. Fator Modificador. um fator de incerteza adicional maior que zero e menor ou igual a 10. Capaz de danificar material gentico (DNA) de clulas cujos efeitos mais conhecidos so os mutagnicos e os carcinognicos. Procedimentos cujos objetivos so a conservao dos meios fsico e bitico e a dos grupos sociais que deles dependam. Processo que inclui a seleo e implementao da ao regu latria mais apropriada, tomando por base os resultados do processo de Avaliao de Risco, do controle tecnolgico disponvel, da anlise de custo-benefcio, do risco aceitvel, do

Genotxico

Gesto Ambiental

Gesto do Risco

nm

HCC

Human Carcinogenic Criterion. Critrio para carcinognese humana.

HE (I) Herbicida HNC

Dose efetiva na idade (I). Agente capaz de aniquilar plantas. Human Noncarcinogeanic Criterion. Critrio para no-carcin genos humanos.

I ICD IDC

Idade no incio da exposio. Incorporao Crnica Diria de um carcingeno ao longo de toda a vida (70 anos). Incorporao Diria Crnica baseada numa exposio estimada por um longo perodo de tempo (superior a sete anos).

Identificao do perigo

Trata-se da identificao do agente perigoso na sua essncia, seus efeitos, as condies de exposio e a populao-alvo. Incorporao Diria Subcrnica baseada numa exposio estimada por um perodo especfico (de duas semanas a sete anos). Qualquer alterao favorvel ou desfavorvel produzida por um produto, processo, ao ou atividade.

IDS

Impacto

Inseticida Ip,a IR

Agente que mata insetos. Incorporao diria do poluente no alimento a, crnica ou subcrnica. ndice de Risco. usado para avaliar o potencial e os efeitos no-carcinognicos causados por mais de uma substncia. ndice de Risco para vrios poluentes. Srie de normas que pretende estabelecer padres para sistemas de gerenciamento, auditoria e rotulagem ambiental, avaliao de ciclo de vida de produtos e aspectos ambientais em normas de produtos. O mesmo que CL .
50

IRv ISO 14000

LC LD

50

5()

O mesmo que DL .
50

Letal Limite de tolerncia (TLV)

Causador de morte. Threshold Limit Value. Limite superior aceitvel da concentra o de substncia em suspenso. Nessas condies, estima-se que os trabalhadores podem se expor ao agente sem qualquer prejuzo sade. Lowest Observed Adverse Effect. Dose para o menor efeito adverso observado, que uma dose tambm determinada experimentalmente, responsvel pelo menor efeito adverso observado; Altamente lesivo ou fatal.

LOAEL

Maligno

Meio ambiente

Conjunto, a um dado momento, de agentes fsicos, qumicos, biolgicos e de fatores sociais suscetveis de provocar um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. Existem vrias outras definies para este termo. Soma total de reaes bioqumicas que acontecem no organismo. Disseminao de uma doena (cncer, por exemplo) para regio do corpo fora do local de leso. So modificaes da hereditariedade induzidas na informao gentica armazenada no DNA celular. Indesejvel mistura de gases formados na baixa troposfera pela ao da luz solar sobre os poluentes de origem humana, especialmente os NOx e os hidrocarbonetos. O oznio o principal composto produzido no smog. No Orbserved Adverse Effect Level. Dose sem efeito observada. Dose determinada experimentalmente na qual no existe nenhuma indicao estatstica ou biologicamente significativa do efeito txico. No Observed Effect Level. Dose mais alta de um xenobitico que, em determinado teste de toxicidade, capaz de causar efei efeitos adversos detectveis. Oxidos de nitrognio. Pesticida orgnico com radicais fosfato, inibe a colinesterase. Hidrocarbonetos poliaromticos. Peso Corpreo. Termo qualitativo que expressa o potencial nocivo do agente para a sade e/ou para o meio ambiente.

Metabolismo Metstase

Mutagenicidade

Nvoa cida (smog)

NOAEL

NOEL

NOx Organofosforado PAH PC Perigo

Pesticida Poluentes sistmicos

Agente capaz de aniquilar praga ou peste. Aqueles que produzem efeitos txicos outros que no o cncer ou a mutao gnica.

Poluente

Contaminante primrio ou secundrio que contribui para a poluio. Modificao prejudicial em um ambiente em que se encontra instalada uma forma de vida qualquer. Alterao do estado natural. Existem vrias outras definies para este termo. Proporo dos casos nos quais determinado evento ocorre. Quociente de Risco para o poluente p. Risco Associado Ingesto. Probabilidade de um indivduo desenvolver cncer devido exposio a um carcingeno. Documento que estabeleceu, pela primeira vez, uma correlao entre o meio ambiente e o crescimento econmico, tambm chamado desenvolvimento sustentvel ou durvel. Dose de referncia. Usado para toxicidade sistmica, definida como estimativa (com incerteza de at mais de uma ordem de grandeza) de exposio diria de determinada populao humana (incluindo os grupos sensveis) que provavelmente no apresenta risco de efeitos adversos durante toda a vida. Usado para se avaliar o efeito potencial no-carcinognico associado com perodos de exposio maior que sete anos e ao longo de toda a vida. Caracteriza efeitos potenciais no-carcinognicos associados com exposies mdias (perodos de exposio de duas semanas at sete anos). Relatrio de Impacto Ambiental. Resumo do EIA, escrito em linguagem tcnica mas acessvel ao pblico. Aquele decorrente de emisses de energia ou matria em grandes concentraes, em um curto espao de tempo. Risco que ocorre no meio ambiente, seja ele interno - no caso de uma indstria, por exemplo - ou externo.

Poluio

Probabilidade QRp RAI RC

Relatrio Brundtland

RfD

RfD crnico (RfDc)

RfD subcrnico (RDs)

RIMA

Risco agudo

Risco ambiental

Risco Carcinognico (RC) Risco crnico Risco direto

Probabilidade de um indivduo desenvolver cncer devido exposio a um carcingeno. Aquele que apresenta uma ao contnua por longo perodo. Probabilidade de que um determinado evento ocorra, multiplicada pelos danos causados por seus efeitos. Aquele decorrente de distrbios da natureza. Aquele decorrente das atividades desenvolvidas pelo homem. Risco de cncer total devido s mltiplas substncias para as vrias vias de exposio. Probabilidade de algum efeito adverso ocorrer aps exposio de organismos a um xenobitico. Medida da probabilidade e da severidade de efeitos adversos. Existem vrias outras definies para este termo. Risco de cncer devido s mltiplas substncias para a via de exposio v.

Risco natural Risco tecnolgico Risco total

Risco toxicolgico

Risco

Risco p,v

RR RTAs Sade ambiental Sade

Risco Relativo em razo da idade. Riscos Tecnolgicos Ambientais. Interdependncia da sade com os fatores socioeconmicos/ ambientais. Estudo da sade do homem e dos ecossistemas. Estado de completo bem-estar fsico, mental e social, no apenas a ausncia de doena ou enfermidade. Variao da toxicidade de uma substncia de espcie para espcie ou de rgo para rgo. Exposio inicial de um organismo a um hapteno/antgeno capaz de desenvolver uma resposta imune. Slope Factor. Fator potencial, usado para toxicidade carcinognica.

Seletividade

Sensibilizao

SF

Sinergismo

Interao de duas ou mais substncias na qual um agente aumenta o efeito do outro. xidos de enxofre. Refere-se induo de efeitos no processo embrionrio ou fetal, aumentando a mortalidade ou gerando anomalias congnitas. Processo linear no qual os efeitos sade, devido ao lanamento de materiais radioativos ou no, no meio, dependero diretamente de suas quantidades e de suas formas. Refere-se a situaes no qual o organismo adquire capacidade de resistir ao de um xenobitico como resultante de exposio anterior. Term of Reference. Escopo do projeto de impacto ambiental. Efeitos adversos ou deletrios advindos de exposio curta ou longa a um determinado xenobitico. Ramo da cincia que estuda substncias txicas de origem natural ou sinttica. Substncia txica elaborada por um ser vivo. Fator de resposta toxicolgica para uma dada substncia. Taxa de ingesto do alimento. Radiaes ultravioletas. Peso mdio de um adulto. Consumo de gua por um adulto.

SOx Teratognese

Termo Fonte

Tolerncia

TOR Toxicidade

Toxicologia

Toxina Tri Txa UVR Wh Wt

Xenobitico Termo genrico para descrever qualquer substncia estranha ao organismo no contemplada pelos caminhos biolgicos usuais.

Formato: 16 2 3 c m Tipologia: T i m e s N e w R o m a n Papel: P l e n B o l d 7 0 g / m ( m i o l o ) Carto Supremo 2 5 0 g / m (capa) Fotolitos: L a s e r vegetal ( m i o l o ) Ruben Fernandes (capa) e acabamento: Imprinta Grfica e Editora Ltda. Rio de Janeiro, maio de 2004.
2 2

Reimpresso

N o e n c o n t r a n d o n o s s o s ttulos e m livrarias, contactar a E D I T O R A F I O C R U Z : Av. B r a s i l , 4 0 3 6 - 1 a n d a r - sala 112 - M a n g u i n h o s 21040-361 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: ( 2 1 ) 3 8 8 2 - 9 0 3 9 e 3 8 8 2 - 9 0 4 1 Telefax: (21) 3882-9006 http://www.fiocruz.br/editora e-mail: e d i t o r a @ f i o c r u z . b r

Potrebbero piacerti anche