Sei sulla pagina 1di 3

Universidade Federal do ABC Disciplina: Gesto urbano-ambiental Prof Dr.

. Francisco Comaru Aluna: Larissa Criscuolo RA: 21006010 Fichamento de : Estatuto da Cidade: Promovendo o encontro das agendas verde e marrom

Autor: Temtica:

Edsio Fernandes O autor discute sobre desenvolvimento sustentvel em reas urbanas mediante reflexes sobre a dimenso jurdica das questes socioambientais de ordem conceitual e ligada ao caso brasileiro. O texto foi dividido em 3 sees. Na primeira foram feitos dois comentrios conceituais gerais sobre a crise da ordem jurdica mais ampla e sobre a crise da noo do impacto socioambiental. Na segunda seo, foi feita uma avaliao crtica sobre os principais problemas jurdicos da poltica e gesto urbano-ambiental no Brasil, destacando o falso conflito entre valores ambientais e valores sociais de moradia. Por fim, avalia-se a questo do desenvolvimento sustentvel pelo Estatuto da Cidade, a recente lei federal de poltica urbana que props uma melhor compatibilizao entre a agenda verde ambientalista e a agenda marrom urbanstica. A urbanizao no Brasil resultou em cidades fragmentadas (urbanismo de risco), com condies de acesso terra urbana e produo de moradia controladas pela fora de mercado e a ao elitista e excludente do Estado. *A crise da ordem jurdico-ambiental H uma falncia do paradigma jurdico dominante tanto nas relaes sociais de propriedade imobiliria quanto nas condies de participao popular no processo poltico. A crise est tambm no processo poltico-social na construo de um novo paradigma jurdico capaz de substituir o legalismo liberal caracterizado por uma viso instrumental de sistema objetivo, fechado em si prprio e que se presta apenas a resoluo de conflitos. necessrio que o direito e a gesto urbana deixem de ser dissociados, e que problemas jurdicos sejam tambm identificados. J que a promoo da reforma urbano-ambiental depende da renovao de processos de gesto, que por sua vez dependem fundamentalmente da reforma do direito. J existe um movimento sociopoltico e jurdico que visa a substituio do reconhecimento incondicional dos direitos individuais de propriedade plena pela noo da funo social e ambiental da propriedade e da cidade. Em contrapartida, preciso uma compatibilizao entre os mecanismos tradicionais democrticos, que esto comprometidos com a ideologia do neoliberalismo e privatizaes devido a uma globalizao econmica e financeira, e a participao popular no processo jurdico. preciso uma reforma do direito.

Percurso Lgico e metodologia adotada:

Sntese:

A crise da noo de impacto socioambiental A noo de impacto ambiental est cada vez mais desacreditada internacionalmente por causa das diferentes e conflitantes formas de apropriao da noo de impacto socioambiental. H uma oposio crescente de valores ambientais e sociais entre a agenda verde e a agenda marrom, um exemplo disso a resistncia de diversos setores aos programas de regularizao fundiria de assentamentos informais. A principal razo para este conflito que a agenda verde tem sido essencialmente naturalista e a-espacial, frequentemente baseada numa noo de espao abstrato e sem conflitos de direito de propriedade. O iderio de agenda marrom precisa ir alm da poluio industrial, filtros e tecnologias para incluir em seu plano o impacto socioambiental de questes importantes de reas urbanas como saneamento, transporte e habitao social, principalmente com o processo crescente de urbanizao da pobreza. preciso uma avaliao crtica do planejamento urbano e ambiental brasileiro. Ele seria mais efetivo se ao invs de partir de cenrios ideais, reconhecesse os conflitos existentes, sobretudo os de direitos de propriedade a fim de inserir uma dimenso fundiria para a determinao das aes e regras urbansticas e ambientais. *Problemas da poltica e da gesto urbano-ambiental no Brasil Houve muitas mudanas positivas na poltica ambiental brasileira desde que a Constituio de 1988 entrou em vigor. Apesar desse avano, as realidades ambientais do pas no tm melhorado na mesma proporo do avano das leis e das polticas ambientais devido a problemas de trs categorias: jurdica, institucional e poltica. Na categoria jurdica h um mito de que os problemas ambientais brasileiros se devem falta de legislao ambiental adequada, porm, o pas j tem uma boa base jurdica. O grande problema estaria na aplicao das leis que ainda so muito precrias quando dependentes da administrao pblica e possuem ao obsoleta, lenta e cara quando dependente do Poder Legislativo. necessria a implementao de mecanismos eficientes de administrao pblica e acima de tudo um sistema judicial mais eficiente partindo de uma reforma do Poder Judicirio. Na categoria institucional h falhas na implementao e monitoramento de programas e falta de coordenao das agncias pblicas que operam numa lgica setorial e empresarial agravado pela falta de recursos financeiros em polticas ambientais. A formulao de polticas ambientais necessita de uma ao integrada das agncias pblicas em todos os nveis governamentais, assim como a alocao de recursos oramentrios adequados onde a gesto de reas metropolitanas no seja negligenciada. Na categoria poltica h muita corrupo, partidos polticos e instituies polticas imaturos, a falta de continuidade de programas promissores devido s mudanas eleitorais e ao clientelismo perpetuados por uma populao de baixo nvel educacional e ausente de educao poltica. Mecanismos tradicionais de representao democrtica precisam ser combinados com uma participao direta no processo decisrio e na gesto urbana.

A estrutura fundiria excludente do Brasil um problema que precisa ser combatido com a materializao da noo constitucional da funo social da propriedade a partir de polticas urbanas e ambientais que combatam a especulao imobiliria e democratizem o acesso terra e habitao regularizando tambm os assentamentos informais. O Plano Diretor Municipal alm de ser um instrumento de gesto urbano-ambiental um processo compreensivo e participativo de diversos conflitos acerca do uso e ocupao do solo urbano e de seus recursos. A constituio de 1988 reconhece trs novos direitos coletivos: direito ao planejamento das cidades, ao meio ambiente equilibrado e participao popular na gesto das cidades. O desafio promover a integrao entre os princpios constitucionais e legais luz da noo de fundo social e ambiental da propriedade e da cidade. A Constituio de 1988 e o Estatuto da Criana buscam uma mudana de paradigma conceitual. Um novo estatuto para as cidades brasileiras Em 10 de julho de 2001 foi aprovada a Lei Federal n. 10.257, o Estatuto da Cidade, que regulamenta o captulo original sobre a poltica urbana aprovada pela Constituio Federal de 1988, promovendo uma integrao entre direito urbanstico e direito ambiental apresentando novos instrumentos urbansticos para construir uma nova ordem urbana pelos municpios, uma gesto democrtica das cidades e instrumentos jurdicos para a regularizao fundiria dos assentamentos informais em reas urbanas municipais. O que sempre esteve em jogo foi a resistncia de grupos conservadores do setor imobilirio nova concepo, criada pela Constituio Federal de 1988 (Art.182) e pelo Estatuto da cidade, de direito a propriedade imobiliria urbana com uma funo social e ambiental. Para que os interesses individuais dos proprietrios de terras e construes urbanas coexistam com os interesses sociais, culturais e ambientais da cidade como um todo, preciso um controle do uso do solo pelo municpio. O que explica o comportamento conservador imobilirio o Cdigo Civil de 1916, que parte de uma realidade onde 10% dos brasileiros viviam em cidades, num pas fundamentalmente agrrio, que defendia a propriedade individual irrestrita. Esse cdigo obsoleto que ainda estudado nos cursos de direito faz com que os juristas brasileiros continuem a olhar a cidade como um lote privado, insento da funo social e ambiental desses lotes e estando assim a favor dos interesses econmicos que visam somente a acumulao de capital. O fracasso dessa reforma jurdica baseada na especulao do mercado vista em cidades decadentes com graves problemas sociais e ambientais. A grande funo do Estatuto da Cidade promover nos municpios a integrao entre planejamento, legislao e gesto urbano-ambiental democratizando o processo de tomada de decises com o estabelecimento de novas relaes entre o setor estatal, privado e comunitrio legitimando uma nova ordem jurco-urbanstica de natureza social e ambiental com o auxlio de mecanismos transparentes de controle fiscal e social.

Potrebbero piacerti anche