Sei sulla pagina 1di 7

3

Conto
O que : Um conto uma narrativa ficcional curta. No faz rodeios: vai direto ao assunto. Apresenta poucas personagens, poucas aes e tempo e espao bem reduzidos. No conto tudo importa: cada palavra uma pista. Em uma descrio, informaes valiosas; cada adjetivo insubstituvel; cada vrgula, cada ponto, cada espao tudo est cheio de significado. O conto est para o romance assim como a fotografia est para o cinema: o contista quanto o fotgrafo devem selecionar uma situao e tentar extrair dela o mximo. Organizao do texto: Conflito: uma oposio entre elementos da histria fatos, personagens, ambiente, ideias, desejos, opinies da qual resulta uma tenso que organiza os fatos. O conflito cria no leitor ou no ouvinte expectativa em relao aos fatos da histria e a ele se deve a estruturao do enredo em partes: introduo (ou apresentao), complicao (ou desenvolvimento), clmax e desfecho. Introduo (ou apresentao): geralmente coincide com o comeo da histria. Nela o narrador costuma apresentar os fatos iniciais, as personagens e, eventualmente, o tempo ou o espao. A introduo de um texto narrativo muito importante, porque deve despertar a ateno do leitor e situ-lo na histria que vai ler. comum optarmos ou no pela leitura de um livro depois de lermos seu incio. Complicao (ou desenvolvimento): a parte do enredo em que desenvolvido o conflito. Clmax: o momento culminante da histria, o momento de maior tenso, aquele em que o conflito atinge o seu ponto mximo. Numa histria o clmax pode ser o ponto de referncia para as outras partes do enredo. Desfecho (desenlace ou concluso): a soluo do conflito, a parte final: boa, m, surpreendente, trgica, cmica, feliz, etc. Cronolgico: o tempo que transcorre a ordem natural dos fatos no enredo, do comeo para o final. Est ligado ao enredo linear, ou seja, ordem em que os fatos ocorrem. Chama-se tempo cronolgico porque pode ser medido em horas, meses, anos, sculos. Psicolgico: o tempo que transcorre numa ordem determinada pela vontade, pela memria ou pela imaginao do narrador ou personagem. caracterstico de enredo no linear, ou seja, do enredo em que os acontecimentos esto fora da ordem natural. Tcnica do flashback: um recurso narrativo que consiste em voltar no tempo. Ocorre, por exemplo, quando uma personagem lembra um fato ou conta a outras personagens fatos que acrescentam informaes ou esclarecem uma situao, um enigma. Fsico (ou geogrfico): o lugar onde acontecem os fatos que envolvem as personagens: uma mquina do tempo, uma casa, uma praa, Londres. O espao pode ser descrito detalhadamente ou suas caractersticas podem aparecer diludas na narrao. Quase sempre possvel identific-lo como espao aberto ou fechado, urbano ou rural, etc. Social (ambiente): o espao relativo s condies socioeconmicas, morais e psicolgicas que dizem respeito s personagens. Possibilita situar as personagens na poca, no grupo social e nas condies em que se passa a histria, projetar os conflitos vividos por elas, fornecer pistas para certo tipo de desfecho.
PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

Enredo

Tempo

Espao

Casa de V
Todo av toma remdio, usa dentadura e tira soneca depois do almoo. O meu, no. No toma plula nem xarope. E, tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, diferente. Minha av tambm no igual as outras. Enquanto toda av borda e faz bolo de chocolate, ela s costura para fazer remendos nas roupas e s cozinha no fim de semana. E quase nunca est em casa. De cala comprida (enquanto todas as avs do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos. Da, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vov encostar as portas e, como ascensorista, anunciar: - Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, mveis e crianas perdidas... A parede da sala transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e, o tapete, em tablado de exposio de botes raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal. Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo cho. a brincadeira do Pisei. - H? Como assim? - Pergunto. Essa nova. Vov explica sua inveno: - Memorize onde esto os papis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando "Pisei?" para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaos. Eu comeo. - Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos. - No! - Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho. - No! Ouo um barulho de chaves. Vov chega, cansada, do trabalho. Diz "Oi". Sei que para mim, mas no posso abrir os olhos para responder. quebra de regra. - Tudo bem, v? Quer brincar de Pisei?, convido. - Agora, no, minha riqueza. Vov vai descansar. Vov continua a me guiar, j sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. No vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mos dele. Sigo. - Pisei? - Pisei? E nada. Sinto meus ps tropearem em algo. Abro os olhos. Vov, a minha frente, de braos abertos, pronto para um abrao de vitria. - Mas eu no pisei em nenhum papelzinho, v, digo, meio desanimada, mas j engalfinhada e feliz, nos braos dele. - O vento foi levando tudo para o cantinho do porto, ele explica, sorrindo. - E por que o senhor no me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no cho e recomeado... - Porque eu queria que a brincadeira terminasse com voc perto de mim. Beatriz Vichessi Atividades a) b) c) d) e) f) 1. Com relao ao gnero e a sua estruturao, responda: (D6, D7) Qual o gnero textual? Qual o tipo discursivo? Qual o domnio discursivo desse gnero? Qual a sua finalidade/funo scio-comunicativa/para que serve/objetivo? Quais so as principais caractersticas? Qual o pblico-alvo desse texto?

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

2. 3. 4. 5. 6.

Qual o tema e o assunto do texto? (D1) Por que o av e a av da histria so diferentes? (D2) Onde o av e a menina comeam a brincadeira do Pisei? (D2) Por que o av inventou a brincadeira do Pisei? (D3) Nas frases abaixo, as palavras em destaque, do ideia de: (D11)

a) Enquanto toda av borda e faz bolo de chocolate... (l. 3) ________________________ b) E, tarde, fica acordado, brincando comigo. (l. 2) _____________________ c) ... que jamais combinaria com qualquer roupa normal. (l. 10) _________________ d) Ao cair da tarde, na garagem vazia... (l. 11) _____________ e) Vov a minha frente, de braos abertos, pronto para um abrao de vitria. (l. 32) ______________ f) ... V, digo, meio desanimada, mas j engalfinhada e feliz, nos braos dele. (l. 34) ______________ 7. Nas frases abaixo os sinais de pontuao foram usadas para indicar o qu? (D21)

a) H ? Como assim? (l. 13) ____________________ b) Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vov encostar as portas e, como ascensorista, anunciar: (l. 6,7) ___________________ c) A gente poderia ter colocado os pedacinhos no cho e recomeado... (l. 37) _________________ d) No! (l. 19, 21) ___________________ e) Diz "Oi (l. 22) ____________________________ 8. As palavras destacadas nas frases abaixo refere-se a quem? (D15)

a) ... ela s costura para fazer remendos nas roupas. (l. 3,4) ________________ b) Isso ele usa. (l. 2 ) ______________ c) ... ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo cho. (l. 12) _______________ d) Tente pisar em cima deles. (l. 15) ___________ e) No vi, mas escutei o barulho dela sendo armada... (l. 26,27) ______________ f) ... nos braos dele. (l.35) _____________ g) Essa nova. (l.13) _____________ h) Porque eu queria que a brincadeira terminasse com voc perto de mim. ______/ _______(l.39) 9. Retire dos textos frases que indicam opinio. (D10)

10. No trecho Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho. (l.20), a palavra em destaque foi empregada no diminutivo, pelo autor, com qual objetivo? (D25) 11. No trecho Agora, no, minha riqueza. (l.25), em que sentido o autor empregou a palavra em destaque? (D28)
PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

O caboclo, o padre e o estudante (Texto recolhido pelo Cmara Cascudo) Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. No sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratrio). Todos aceitaram e foram dormir. noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o. Pela manh, os trs sentaram mesa para tomar caf e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jac e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o cu. O estudante ento contou que sonhara j estar no cu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou: - Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor l no cu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei: - Seu doutor, seu padre, o queijo! Vosmics esqueceram o queijo! Ento vosmics responderam de longe, do cu: - Come o queijo, caboclo! - Come o queijo, caboclo! Ns estamos no cu, no queremos queijo. - O sonho foi to forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocs dormiam e comi o queijo... Atividades a) b) c) d) e) f) 1. Com relao ao gnero e a sua estruturao, responda: (D6, D7) Qual o gnero textual? Qual o tipo discursivo? Qual o domnio discursivo desse gnero? Qual a sua finalidade/funo scio-comunicativa/para que serve/objetivo? Quais so as principais caractersticas? Qual o pblico-alvo desse texto? 2. 3. Qual o tema e o assunto do texto? (D1) Quem teve a ideia de que quem tivesse o sonho mais bonito ficaria com o queijo e por qu? (D2/D12) Quem foi mais esperto na histria? O padre, o estudante ou o caboclo? Por qu? (D3) Qual o significado da palavra engambelar (l.4)? (D5) A quem as palavras destacadas referem-se? (D15)

4. 5. 6.

a) Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. (l.1,2) ________________ b) noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o. (l.5) ________________ c) Todos aceitaram e foram dormir. (l.4) ________________ d) Por ela, ele subia triunfalmente para o cu. (l.7) ________________ / _________________ e) Eu fiquei na terra e gritei. (l.9,10) ________________ f) Ns estamos no cu. (l.12) ________________ g) Levantei enquanto vocs dormiam e comi o queijo. (l.13) ________________ 4. Qual o fato que desencadeou o enredo? (D19)
PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

5.

Nas frases abaixo, as palavras em destaque, do ideia de qu? (D11)

a) Pela manh, os trs sentaram mesa para tomar caf. (l.6) ___________________ b) O padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse... (l.3) _______________ c) O sonho foi to forte que eu pensei que era verdade... (l.13) ____________________ 6. 7. 8. a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( 9. a) b) c) d) No trecho: Vosmics esqueceram o queijo!, por que o travesso foi usado? (D21) O que gera o humor no texto lido? (D23) Nos trechos abaixo coloque O para opinio e F para fato: (D10) ) ...tendo como guia um caboclo. (l.1) ) ...pois que o queijo era pequeno mesmo. (l.2) ) ...e descreveu lindamente. (l.7) ) ...os trs sentaram mesa para tomar caf... (l.6) ) O sonho foi to forte... (l.12)

Na frase Ento vosmics responderam de longe... (l.11), a palavra em destaque representa, no contexto, uma marca de: (D13) Registro informal. Registro formal. Falar regional. Falar caipira.

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

O Eu, o Tu e o Ele Era uma vez o Eu, o Tu e o Ele que moravam na mesma rua, numa pequena cidade. Cada um deles vivia numa linda casinha, muito confortvel, com vista para o mar. Os trs tinham uma boa vida, pois nada lhes faltava: tinham boa comida, muitos brinquedos e uma caminha muito fofinha onde todas as noites se aconchegavam e sonhavam lindos sonhos. Mesmo no tendo nada de mau nas suas vidas, o Eu, o Tu e o Ele sentiam que algo lhes faltava, mas no conseguiam descobrir o qu. Numa linda manh de sol, cada um deles saiu da sua casinha para dar um passeio, e coincidiu de se encontrarem, os trs, beira mar. Por um instante, ficaram a olhar uns para os outros espantados, pois nunca se tinham visto antes. Ento os trs, curiosos em saber quem era cada um deles, comearam a falar todos ao mesmo tempo, perguntando uns aos outros, quem eram, onde viviam e quais eram as suas brincadeiras favoritas. Depois de muita conversa, gargalhadas e brincadeiras, o Eu, o Tu e o Ele descobriram finalmente aquilo que lhes faltava Eles precisavam de amigos! Precisavam de outros com quem pudessem partilhar os seus afetos, as suas conversas e brincadeiras. A partir da, o Eu, o Tu e o Ele, passaram a ser Ns, um grupo de amigos muito unidos e feliz! (Autoria: T. Santos) Atividades a) b) c) d) e) f) 1. Com relao ao gnero e a sua estruturao, responda: (D6, D7) Qual o gnero textual? Qual o tipo discursivo? Qual o domnio discursivo desse gnero? Qual a sua finalidade/funo scio-comunicativa/para que serve/objetivo? Quais so as principais caractersticas? Qual o pblico-alvo desse texto? 2. Qual o tema e o assunto do texto? (D1)

3. Os personagens viviam: (D2) a) Em uma casa pequena. b) No mar. c) beira mar. d) Em uma casa confortvel. 4. a) b) c) d) No trecho ... muitos brinquedos e uma caminha muito fofinha. (l.3), a palavra destacada indica: (D11) Modo Lugar Intensidade Tempo No trecho Numa linda manh de sol, cada um deles saiu da sua casinha... (l.7), a expresso destacada indica: (D11) Modo Lugar Intensidade Tempo

5. a) b) c) d)

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

6.

Na frase Eles descobriram finalmente aquilo que lhes faltava (l.12,13), a palavra sublinhada d ideia de qu? (D11)

7. a) b) c) d)

Na frase O Eu, o Tu e o Ele sentiam que algo lhes faltava, mas no conseguiam descobrir o qu. (l.5,6), a palavra destacada indica: (D11) Adio. Oposio. Concluso. Consequncia. Na frase A partir da, o Eu, o Tu e o Ele, passaram a ser Ns. (l.14), a expresso grifada d ideia de qu? (D11) Na frase Cada um deles vivia numa linda casinha. (l.2), a palavra sublinhada refere a quem? (D15)

8.

9.

10. Qual a informao principal no texto? (D27) a) O Eu, o Tu e o Ele viviam sozinhos. b) Os trs se encontraram beira mar. c) O Eu, o Tu e o Ele precisavam de amigos. d) Eles nunca tinham se encontrado antes. 11. No trecho Ento os trs, (...) comearam a falar todos ao mesmo tempo. (l.10), se o numeral trs fosse substitudo por ele, como ficaria o verbo em destaque? (D16) a) Comeara. b) Comeou. c) Comearia. d) Comeasse.

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

Potrebbero piacerti anche