Sei sulla pagina 1di 21

ATENO: PROVA n

ASSINALE no local apropriado de seu carto de resposta o n 1 desta prova.


A seguir preencha com a sua inscrio, nome e assinatura os quadros abaixo.
Inscrio Nome em letra de forma Assinatura

REGULAMENTO
Leia atentamente as seguintes instrues: 0 1 .V o c r e c e b e r d of i s c a los e g u i n t em a t e r i a le ms e q u n c i a : a )U mc a d e r n oc o moe n u n c i a d od e6 0( s e s s e n t a )q u e s t e s ,s e mr e p e t i oo uf a l h a . b )U mc a r t od er e s p o s t a sd e s t i n a d oam a r c a od ao p oq u ej u l g a ra c e r t a d ae mc a d ap e r g u n t a ; c )U m ap r o v ad i s c u r s i v ad eB i o l o g i aeu m ap r o v ad eR e d a o . 0 2 .V e r i f i q u es ee s t em a t e r i a le s t e mo r d e m .O c o r r e n d od v i d a s ,n o t i f i q u ei m e d i a t a m e n t ea of i s c a l . 0 3 .P a r ac a d au m ad a sq u e s t e ss oa p r e s e n t a d a s4( q u a t r o )a l t e r n a t i v a sc l a s s i f i c a d a sc o ma sl e t r a sa ) ,b ) ,c ) ed ) ;s o m e n t eu m ar e s p o n d ea oq u e s i t op r o p o s t o .V o c s d e v ea s s i n a l a ru m ar e s p o s t a ;am a r c a od e m a i sd eu m aa l t e r n a t i v aa n u l aaq u e s t o ,m e s m oq u eu m ad e l a se s t e j ac o r r e t a . 0 4 .A sq u e s t e ss oi d e n t i f i c a d a sp e l on m e r oq u es es i t u aj u n t od es e ue n u n c i a d o . or e t n g u l oc o r r e s p o n d e n t eal e t r ae s c o l h i d a ,c o mt i n t a o u 0 5 .P r e e n c h a .N ou t i l i z ep o n t o( . ) ,t r a o( ) ,X( x i s )o uq u a l q u e ro u t r am a r c a . 0 6 .T e n h am u i t oc u i d a d oc o moc a r t od er e s p o s t a sp a r an od o b r l o ,a m a s s l oo um a n c h l o ,e mn e n h u m a hiptese ser fornecido um substituto. NO PERMITIDO O USO DE CORRETIVO, NEM RASURAS. 0 7 .A p s3h o r a sem e i ad oi n c i od ap r o v as e r or e c o l h i d o s :oc a d e r n od ep r o v aeoc a r t od er e s p o s t a .

c o m p l e t a m e n t e p r e t a

a z u l

Ateno
Condio de anulao da prova:
1) R etngulos pr eenc hidos lpis ou caneta hidr ocor . Retngulos preenc eenchidos hidrocor ocor. 2) No pr eenc o da pr ova no car to de r espostas . preenc eenchimento nmero pro carto respostas espostas. himento do nmer

0 8 .Q u a n d ot e r m i n a r ,e n t r e g u ea of i s c a l :ap r o v ad er e d a oead i s c u r s i v ad eB i o l o g i a . 0 9. N e s t ap r o v a ,a sq u e s t e sd eP o r t u g u se s t on u m e r a d a sd e0 1a0 8 ;d eI n g l sd e0 9a1 6 ,d eF s i c ad e 17 a 22, de Qumica de 23 a 30, de Biologia de 31 a 40, Geografia de 41 a 46; Histria de 47 a 52 e de Matemtica de 53 a 60. 1 0 .B o ap r o v a .

Pr ocesso Seletiv o - 20/11/2011 Processo Seletivo

Portugus
Leia o texto "Ser conectado no ser mais bem informado, muito menos bem formado" para responder s questes propostas:

Ser conectado no ser mais bem informado, muito menos bem formado
O fenmeno da internet e da exploso de informaes tem motivado cada vez mais reflexes, em especial de jornalistas e ensastas. Em O Culto do Amador, Andrew Keen mostrou a falta de credibilidade da maioria das informaes e opinies dadas em blogs e enciclopdias virtuais. Em Blur, ainda no lanado no Brasil, Bill Kovach e Tom Rosenstiel falam sobre a dificuldade de foco de uma gerao que s d valor ao imediato e ao interativo, em prejuzo do passado e da independncia. Tambm recentemente, no jornal The New York Times, Bill Keller escreveu sobre a "armadilha" das redes sociais, em que a informao vem fora de contexto e os contatos tomam lugar dos convvios. Kovach e Rosenstiel dizem que "em trs anos se produz no sculo XXI mais informaes do que nos ltimos 300 mil anos", sem explicar direito os critrios da conta. O fato que um rapaz de 14 anos hoje pode ter acesso a uma massa de informaes a que nem mesmo um Bertrand Russel podia ter acesso h cerca de cem anos. Mas, dizem os autores, os leitores atuais no tm aquilo que Russel tinha de sobra: habilidades analticas. No tm nem sequer aquelas necessrias para absorver dados e notcias de modo crtico, ctico, sem o deslumbramento e o modismo que parecem cada vez mais dar o tom, como se v na cultura das celebridades. "O maior hiato de informao no sculo XXI no entre quem tem internet e quem no tem", escreve a veterana dupla de jornalistas americanos. " entre aqueles capazes de criar conhecimento e aqueles que s reafirmam preconceitos, sem desenvolvimento e aprendizado." As pesquisas mais recentes sobre as atividades na rede mundial de computadores comprovam que mais de 90% delas se referem troca de mensagens em rede sociais, emails e interao; menos de 10% compartilhamento de contedo, ou seja, o uso dessa maravilhosa ferramenta de pesquisa e conhecimento. Ser conectado no ser mais bem informado, muito menos bem formado. Isso no significa pintar um apocalipse cultural. Keen, Kovach, Rosenstiel e Keller so usurios vorazes da Web, escrevem em blogs e twitters, interagem com os leitores e sabem que sua vida se divide em a.G. e d.G., antes do Google e depois do Google. Mas, por isso mesmo, esto preocupados com os usurios de amanh, que talvez no tenham a mesma capacidade de discernimento para encontrar figuras e relevos na mancha informativa. As escolas mal participam desse mundo, lentas e lineares; a mdia s sabe reforar os estigmas da aparncia e do consumo; e o sonho das crianas, alimentado pelos pais, terem fama e jamais serem contrariadas. Grandes transformaes sempre trazem grandes desafios.
Daniel Piza - Portal Toca da coruja, 09 de agosto de 2011

01) Segundo o texto de Daniel Piza, pode-se afirmar que: a) A internet cada vez mais usada como ferramenta de pesquisa e interao. b) Os leitores atuais possuem poucas habilidades de anlise crtica. c) Os prximos anos vo definir-se como os anos da informao. d) As crianas de antigamente eram mais bem educadas que as de hoje. 02) Releia: "As escolas mal participam desse mundo, lentas e lineares; a mdia s sabe reforar os estigmas da aparncia e do consumo; e o sonho das crianas, alimentado pelos pais, terem fama e jamais serem contrariadas."

No trecho, o autor: a) Questiona as escolas por serem lentas e lineares, mas tem esperana de que as crianas que nelas estudam sero pessoas mais engajadas socialmente. b) Reafirma a importncia de a mdia atuar como veculo de informao e cultura. c) Faz crticas escola, mdia e aos pais, pelo comportamento atual que cada um deles tem na sociedade. d) Justifica a necessidade de conscientizar a populao, usando para isso a escola, a mdia e a famlia.

3 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

03) Ainda no penltimo pargrafo, o autor afirma que as escolas so lentas e lineares. Quanto a essa afirmao, pode-se dizer que: a) Daniel Piza defende que as escolas tm a funo de transformar a sociedade atual, e esto cumprindo seu papel. b) Daniel Piza utiliza advrbios para construir sua argumentao e apontar as falhas das escolas de hoje. c) Daniel Piza discorda do papel transformador assumido pelas escolas nos ltimos anos. d) Daniel Piza critica, por meio de adjetivos, o pouco envolvimento das escolas com o mundo atual. Leia o poema a seguir para responder s duas prximas questes.

c) Dos valores republicanos, ao valorizar o nacionalismo e os comportamentos nacionais. d) Do Modernismo brasileiro, ao romper com a linguagem romntica, predominante no perodo anterior. 05) Qual a principal estratgia argumentativa utilizada no texto lido? a) Argumentao por meio da apresentao de dados da realidade. b) Argumentao por meio da explanao e comentrios de exemplos. c) Argumentao por meio de relatos vivenciados. d) Argumentao por meio de citaes de opinies de outros autores. 06) O texto "Ser conectado no ser mais bem informado, muito menos bem formado" pode ser classificado como: a) Uma crnica argumentativa. b) Um artigo de opinio. c) Um artigo cientfico. d) Uma carta de leitor. 07) Sobre o ttulo do poema, seria incorreto afirmar que: a) Ele sinaliza muito bem a temtica do texto, quando adianta ao leitor aspectos a serem mais tarde mencionados. b) O substantivo cidade, no diminutivo, expressa um local onde habitam poucos moradores. c) Ele traduz de forma significativa e explcita a incoerncia vivida nas pequenas localidades brasileiras. d) A adjetivao de "cidadezinha" ratifica o sentido de uma localidade comum, no especificada.

Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa.

04) O poema "Cidadezinha qualquer" foi escrito por Drummond na dcada de 1920, e sofreu influncias: a) Do Modernismo brasileiro, ao retratar aspectos da realidade nacional, como o provincianismo. b) Do pensamento nacionalista que predominou nas manifestaes artsticas no final do sculo XIX. 08) Observe a tirinha a seguir e responda:

http://clubedamafalda.blogspot.com/

A personagem Mafalda, ao matar a mosca, chega seguinte concluso: a) A mosca teve sorte ao morrer, porque no precisar preocupar-se com as mazelas noticiadas naquela manh. b) Tendo em vista s ltimas notcias, a mosca no deve entristecer-se por sua morte, pois

no ter que preocupar-se com elas. c) A mosca no deve entristecer-se por ter morrido, j que o mundo em que vivia no lhe proporcionaria mais nenhuma alegria. d) A mosca deve agradecer a Mafalda por ter morrido, pois viver neste mundo seria muito complicado e intil.

4 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Ingls
Cancer
Cancer is one of the most complex diseases known to mankind. No better example of this complexity could be imagined than in the case of lung cancer. The genetic makeup of each patient's lung cancer differs from every other's -- even the nature of the cancer in a single patient will change at different stages of the disease or when it spreads to different parts of the body. Therefore, it stands to reason that the most effective cancer treatment strategy is one that is individually tailored to attack the root causes of the disease in that patient; a generalized, one-size-fits-all therapy is never likely to do the trick for all lung cancer patients. The key first step in providing individualized cancer care is to uncover the critical information that reveals the uniqueness of each patient's cancer. Actually, this information is buried in the genetic material (DNAs and RNAs) of cancer cells. The goal of the scientific community is to develop strategies that will make it possible to extract this information from cancer cells, appropriately analyze and correctly decode it, and match each patient with the most effective treatment option available. This may seem fairly straightforward as a strategy, however, this is a Herculean task for scientists and oncologists because so many technical and clinical obstacles must to be overcome before individualized cancer care can actually be delivered to cancer patients. Facing up to these daunting challenges, the National Foundation for Cancer Research (NFCR) has teamed up with scientists and oncologists at TGen (Translational Genomics Research Institute) and the Virginia G. Piper Cancer Center at Scottsdale Healthcare to pursue an innovative approach that will help us to extract and analyze the information that is crucial to making individualized cancer care possible. This study focused on extracting and analyzing the genetic information from the cancer cells of a 61-yearold woman with metastatic adenocarcinoma of the lung, an extremely deadly form of lung cancer. Several types of therapies had been used to treat this patient, but the lung cancer continued to progress. For the first time, researchers sequenced this patient's whole genome and decoded not only the entire DNA of the patient but also her entire RNA genome. By comparing the sequences of patient's normal DNA with her tumor DNA, and comparing the sequences of a normal RNA with her tumor RNA, researchers were able to review all the molecular changes occurring in the cancer and identify possible defects that drove the growth of this patient's cancer. The team's unique analysis of the codes of both DNA and RNA identified changes in the patient's genetic and biological makeup never before identifiable using other analytical approaches, and some of these changes may point to the specific cause of the lung cancer in this patient. The patient's whole genome sequencing results were discussed with her treating oncologist and may be used along with other information to help decide the best course of future treatment.

09) According to the text cancer is: a) One of the easiest to understand or explain diseases b) One of the most difficult to understand or explain diseases known to mankind. c) One of the most complicated diseases unknown to mankind d) One of the less complex diseases known to mankind 10) It's correct to say that: a) The patient's lung cancer differs from every other's in nothing. b) Each patient's lung cancer has the same genetic makeup from every other's. c) There is no difference between a patient's lung cancer from every other's. d) Each patient's lung cancer has a different genetic makeup from every other's.

11) What is the most effective cancer treatment strategy? a) It is one that is individually tailored to attack the root causes of the disease in lung cancer patients b) It is one that is generalized c) It is one that is tailored to all cancer patients d) It is one that is generalized, one-size-fits-all therapy. 12) Where will the scientific community extract information that reveals the uniqueness of each patient's cancer from a) From oncologists at TGen b) From oncologists c) From cancer cells d) From scientists at Virginia G. Piper Cancer Center

5 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

13) What did researchers do for the first time? The wrong answer is: a) They didn't identify possible defects that drove the growth of this patient's cancer b) They decoded not only the entire DNA of the patient but also her entire RNA genome. c) They compared the sequences of patient's normal DNA with her tumor DNA. d) They compared the sequences of a normal RNA with her tumor RNA. 14) "Actually", this information is buried in the genetic material" The word actually means: a) Normalmente b) Realmente c) Atualmente d) Nos nossos dias

15) "Therefore, it stands to reason" The word therefore is a synonym for: a) However b) Thereby c) Thus d) Nevertheless 16) " this is a Herculean task" The word task means in Portuguese: a) Problema b) Tratamento c) Soluo d) Tarefa

Assinale no local apropriado de seu carto de respostas o

n 1
desta prova
6 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Fsica
17) Para medir a presso arterial, ao nvel do corao, um mdico usa um manmetro no brao de um paciente, na altura do corao, porque pontos situados no mesmo nvel de um lquido esto mesma presso. Esta uma aplicao do princpio de: a) Pascal b) Newton c) Stevin d) Joule 18) sabido que lentes descartveis ou lentes usadas nos culos tradicionais servem para corrigir dificuldades na formao de imagens no globo ocular e que desviam a trajetria inicial do feixe de luz incidente na direo da retina. Sendo assim, o fenmeno fsico que est envolvido quando a luz atravessa as lentes a a) reflexo especular. b) difrao luminosa. c) disperso. d) refrao luminosa. 19) Considerando o fenmeno de ressonncia, o ouvido humano deveria ser mais sensvel a ondas sonoras com comprimentos de onda cerca de quatro vezes o comprimento do canal auditivo externo, que mede, em mdia, 2,5 cm. Segundo esse modelo, no ar, onde a velocidade de propagao do som 340 m/s, o ouvido humano seria mais sensvel a sons com frequncias em torno de a) 34 Hz b) 1320 Hz c) 1700 Hz d) 3400 Hz 20) Um corpsculo eletrizado com carga eltrica Q, fixo em um ponto do vcuo, cria a 50 cm dele um campo eltrico tal que, quando colocamos uma carga de prova de 2C nesse ponto, ele fica sujeita a uma fora eltrica de repulso de intensidade 576 10-3 N. O valor de Q : Dado: ko = 9 109 Nm2/C2 a) 4C b) 6C c) 8C d) 10C 21) Num detector de mentiras, uma tenso de 6 V aplicada entre os dedos de uma pessoa. Ao responder a uma pergunta, a resistncia entre os seus dedos caiu de 400 k para 300 k . Nesse caso, a corrente no detector apresentou variao, em A, de: a) 5 b) 10 c) 15 d) 20 22) Um circuito eltrico de uma residncia servido pela rede de energia eltrica que apresenta uma tenso igual a 127V. Nele so ligados: I. 1 aquecedor de 2500W; II. 4 lmpadas de 100W; III. 1 microcomputador de 180W. O fusvel recomendado para proteger o circuito dever apresentar, no mnimo, em ampres, um valor igual a: a) 15 b) 25 c) 30 d) 50

7 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Qumica
23) Farmacologicamente, o hidrxido de alumnio, usado como um anticido. 0 hidrxido de alumnio reage com o excesso de cido clordrico no estmago, reduzindo sua acidez. Este decrscimo de acidez dos contedos do estmago pode ajudar a aliviar os sintomas de lceras, azia ou dispepsia. A equao qumica balanceada que representa a ao farmacolgica no estmago, do hidrxido de alumnio, est representada na opo: a) HCI + AI(OH)3 AICI3 + H2O b) 3 HCI + AI(OH)3 AICI3 + 3 H2O c) 2 HCI + AI(OH)2 AICl2 + 2 H2O d) 3 HCI + AI(OH)3 AICI3 + H2O 24) A dipirona sdica um medicamento utilizado principalmente como analgsico e antitrmico. Sua utilizao, no entanto, se encontra restrita a alguns pases, sendo extremamente consumido no Brasil onde efetivamente um dos analgsicos mais populares, ao lado do cido acetil saliclico. Comercialmente, conhece-se pelos nomes Dipidor , Novalgina , Neosaldina , Lisador , Nolotil entre outros, at tambm pelo prprio nome Dipirona . Sua frmula estrutural plana representada a seguir: 25) A pilha de mercrio, por ser pequena e oferecer voltagem constante, ideal para dispositivos sensveis, como aparelho de surdez, relgio e instrumentos cientficos. Essa pilha pode ser representada pela seguinte equao qumica: Zn + HgO + H2O Zn(OH)2 + Hg

Considerando-se essas informaes, correto afirmar que: a) o zinco oxida e perde eltrons. b) o zinco reduz e ganha eltrons. c) o mercrio reduz e perde eltrons. d) o mercrio oxida e ganha eltrons. 26) O aspartame um aditivo alimentar utilizado para substituir o acar comum e tem maior poder de adoar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose). o adoante mais utilizado em bebidas. A ingesto diria aceitvel (ADI) de aspartame na Europa, de 40mg/kg de peso corporal e nos EUA de 50mg/kg. Aps o preparo de um suco de frutas, verificou-se que 300 ml da soluo continham 87 mg de aspartame. Qual a concentrao de aspartame no suco preparado? a) 0,29 g/l b) 2,9 g/l c) 290 g/l d) 0,029 g/l 27) Em um laboratrio foram misturados 300 ml de soluo de hidrxido de potssio 2 mol/L com 200 ml de soluo de cido sulfrico 1 mol/L, ambas aquosas. Considerando o grau de dissociao igual a 100%, o volume final igual soma dos volumes de cada soluo e a equao balanceada: 2 KOH(aq) + H2SO4(aq) K2SO4(aq) + 2 H2O(I)

Sobre a dipirona sdica, incorreto afirmar que: a) apresenta um anel aromtico: b) apresenta frmula molecular C13H16N3O4SNa. c) apresenta carbono quiral. d) apresenta carbonos com hibridizao sp2 e sp3.

Aps a reao, verifica-se que: a) reagiu 1 mol do cido. b) h excesso de 0,4 mol da base. c) todo o cido e toda a base foram consumidos. d) a concentrao da soluo final em relao ao sulfato de potssio aquoso igual a 0,4 mol/L.

8 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

28) A dopamina, esquematizada abaixo, um importante neurotransmissor no crebro, produzido por um grupo de clulas nervosas, chamadas de neurnios prsinpticos, que atuam no crebro promovendo, entre outros efeitos, a sensao de prazer e a sensao de motivao. As anormalidades da dopamina esto relacionadas s patologias de desordens psquicas como a esquizofrenia, e tambm estando associada ao mal de Parkinson. A dopamina est por trs da dependncia do jogo (inclusive eletrnicos), sexo, do lcool e de outras drogas.

HO HO
DOPAMINA

NH2

solos para a agricultura entre 5,5 e 6,5. Isto porque nesta faixa que os nutrientes ficam mais disponveis s plantas, ou seja, na soluo do solo. Para corrigir a acidez do solo comum a utilizao de cal extinta, Ca(OH)2. Com esse procedimento provoca-se no solo: a) aumento de pH, uma vez que a cal extinta cida. b) aumento de pH, uma vez que a cal extinta bsica. c) diminuio de pH, uma vez que a cal extinta cida. d) diminuio de pH, uma vez que a cal extinta alcalina. 30) O mercrio um metal liquido temperatura ambiente, utilizado na fabricao de instrumentos de medidas (termmetros e barmetros), lmpadas fluorescentes e como catalisador em reaes qumicas. Quando a temperatura aumentada transforma-se em vapores txicos e corrosivos mais densos que o ar. um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato, causando irritao na pele, olhos e vias respiratrias. O mercrio pode ser obtido pela decomposio do xido de mercrio II, segundo a equao termoqumica: HgO(s) g Hg(L) + O2(G) H = + 90,7 kJ correto afirmar que a reao : a) exotrmica, liberando 90,7 kJ por mol de HgO(s) consumido. b) exotrmica, consumindo 90,7 kJ por mol de Hg(L) produzido. c) endotrmica, liberando 90,7 kJ por mol de HgO(s) consumido. d) endotrmica, consumindo 90,7 kJ por mol de Hg(L) produzido.

A respeito dessa substncia, analise as afirmativas abaixo: I. Apresenta massa molar aproximadamente igual a 153 g/mol. II. Verifica-se a existncia das funes fenol e amina. Ill. Apresenta isomeria cis - trans. IV. Apresenta um carbono quaternrio. Que afirmativas esto corretas? a) l e ll b) I, II e lll c) II e IV d) III e IV 29) A acidez do solo ou pH do solo a concentrao de ons H+ presente na soluo desse solo e um dos indicadores de sua fertilidade. A faixa de pH ideal dos

9 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Biologia
31) Na coluna da esquerda esto listados alguns tipos de tecidos animais e na coluna da direita, suas funes. Relacione as duas colunas, colocando nos espaos em branco os respectivos nmeros: 1. Tecido epitelial 2. Tecido nervoso 3. Tecido conjuntivo ( ) Sustentao ( ) Irritabilidade ( ) Revestimento c) O plasmdio se reproduz assexuadamente no organismo do mosquito do gnero Anopheles, portanto este mosquito o seu hospedeiro definitivo d) O plasmdio se reproduz sexuadamente no organismo do mosquito Anopheles, portanto este mosquito o seu hospedeiro definitivo 34) Assinale a alternativa que contem as caractersticas corretas do animal artrpodo citado na primeira coluna:

A sequncia correta de nmeros, considerando a ordem de cima para baixo, : a) 1, 2, 3 b) 3, 2, 1 c) 2, 1, 3 d) 2, 3, 1 32) A figura anexa representa as mudanas que ocorrem numa clula vegetal, desde o estado representado esquerda, at o representado direita.

35) Na coluna da esquerda esto listadas substncias qumicas componentes da clula e na coluna da direita, suas respectivas funes. Relacione as duas colunas, colocando nos espaos em branco o nmero mais adequado:
1. Protenas 2. Lipdios 3. Carboidratos ( ( ( ) Funo estrutural ) Funo de produo de energia ) Funo de reserva energtica

Estas mudanas caracterizam um processo de: a) Turgncia, decorrente do meio extracelular ser hipertnico b) Turgncia, decorrente do meio extracelular ser hipotnico c) Plasmlise, decorrente do meio extracelular ser hipertnico d) Plasmlise, decorrente do meio extracelular ser hipotnico 33) A respeito do ciclo da malria, correto afirmar que: a) O plasmdio se reproduz assexuadamente no organismo humano, portanto o homem o seu hospedeiro definitivo b) O plasmdio se reproduz sexuadamente no organismo humano, portanto o homem o seu hospedeiro definitivo

A sequncia correta de nmeros, considerando a ordem de cima para baixo, : a) 1, 2, 3 b) 1, 3, 2 c) 2, 1, 3 d) 2, 3, 1 36) J. B. Haldane dizia que as condies da Terra primitiva teriam permitido o surgimento de molculas orgnicas a partir de molculas inorgnicas. Assim, os oceanos primitivos seriam como "um caldo quente e diludo", rico em compostos orgnicos, ambiente ideal para a formao dos primeiros seres vivos. Esta tese, referente origem da vida, constitui o fundamento da: a) Hiptese heterotrfica b) Hiptese autotrfica c) Teoria da biognese d) Teoria da seleo natural

10 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

37) Considerando o animal representado na ilustrao anexa, assinale a alternativa correta:

39) Com base no que se considera como primeira lei de Mendel, correto afirmar que o gentipo Aa: a) Tem 100% de probabilidade de produzir um gameta A b) Tem 75% de probabilidade de produzir um gameta A c) Tem 50% de probabilidade de produzir um gameta A d) Tem 25% de probabilidade de produzir um gameta A

a) Trata-se de um porfero de habitat aqutico b) Apresenta sistema digestivo completo, incluindo uma boca c) Sua reproduo assexuada e tambm sexuada d) Sua respirao branquial 38) Os angiospermas so os vegetais mais evoludos que existem na superfcie terrestre. A propsito destas plantas, correto afirmar que: a) Todos produzem flores, frutos e sementes b) Nem todos produzem sementes, mas todos produzem flores e frutos c) Nem todos produzem frutos, mas todos produzem flores e sementes d) Nem todos produzem flores, mas todos produzem sementes e frutos

40) Na natureza o carbono tem uma trajetria cclica. A ilustrao traduz como este ciclo pode ser representado em um ambiente aqutico:

Com base nesta informao, assinale a alternativa correta: a) O fitoplancton representado pela letra A b) O fitoplancton representado pela letra B c) Tanto a letra A quanto a letra B representam o fitoplancton d) O fitoplancton no est representado pela letra A nem pela letra B

Assinale no local apropriado de seu carto de respostas o desta prova


11 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

n 1

Geografia
41) Desde o fatdico 11 de setembro de 2001, o combate ao terrorismo global tornou-se a pea-chave da poltica externa dos Estados Unidos, a nica superpotncia mundial aps o fim da Guerra Fria (1949-1991). Nestes dez anos, o pas envolveu-se em duas guerras e gastou enorme quantia com o oramento militar. Os Estados Unidos invadiram: a) o Haiti e a Venezuela. b) o Paquisto e o Congo. c) o Sudo e a Colmbia. d) o Afeganisto e o Iraque. 42) Leia o texto abaixo sobre o biodiesel no Brasil A Lei n 11.097, de 13 de janeiro de 2005, prev que, em 2013, todos os veculos de transporte de cargas do Brasil sero obrigados a usar o combustvel conhecido como B5, ou seja, uma composio de 95% de leo diesel e 5% de biodiesel. Para essa adequao, as mudanas sero paulatinas. Nos primeiros trs anos, a proporo de biodiesel no leo diesel ser de 2% em carter experimental, sendo gradualmente ampliada at a obrigao do uso, em 5%. Essas projees fazem parte do Programa Nacional de Biodiesel, que surgiu junto com a lei.
Disponvel em: <http://carros.hsw.uol.com.br/biodiesel3.htm> Acesso em: 19 set 2011.

Disponvel em: <http://www.passeiweb.com/saiba_mais/ voce_sabia/energia_eolica> Acesso em: 22 set 2011.

Com base no mapa, uma das reas provveis para a produo de energia elica no Brasil : a) o interior da regio Norte. b) o interior da regio Sudeste. c) o litoral da regio Nordeste. d) o litoral oeste da regio Sul. 44)
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, abriu na quarta-feira (21/09/2011) a 66. Assembleia Geral da ONU (Organizao das Naes Unidas). Ela destacou o fato de ser a primeira mulher a inaugurar a sesso extraordinria e focou seu discurso na crise econmica mundial e no pedido para a criao de um Estado palestino.
Disponvel em: <http://rodopiou.com/2011/09/21/integra-dodiscurso-da-presidenta-dilma-na-onu/> Acesso em: 23 set 2011.

No Brasil, o biodiesel produzido a partir : a) da mamona e do dend. b) da cana e da mandioca. c) do petrleo e do xisto. d) do carvo e do gs. 43) No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos elicos tenha sido feito tradicionalmente com a utilizao de cataventos multips para bombeamento d'gua, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do territrio nacional, indicam a existncia de um imenso potencial elico ainda no explorado. Observe o mapa a seguir.

Nesse discurso, a presidente afirmou, tambm, que o Brasil est pronto a cooperar com o mais jovem membro das Naes Unidas e contribuir para seu desenvolvimento soberano. Esse novo membro : a) Sudo do Sul. b) Congo Belga. c) Eritria Ocidental. d) Osstia do Norte.

12 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

45) Observe o smbolo abaixo.

Esse smbolo indica que nos produtos h presena de: a) agrotxicos elaborados com toxinas slidas. b) elementos radioativos para a conservao. c) organismos geneticamente modificados. d) substncias qumicas oriundas do trio. 46) Observe a imagem a seguir que apresenta o muro construdo na Palestina.

Ele dever ser aplicado nos produtos embalados ou nos in natura. No caso de aplicao em embalagens coloridas, o fundo do tringulo dever ser preenchido com a cor amarela. Se os rtulos forem impressos em preto e branco, o fundo interno dever permanecer branco (ou transparente). A proposta tambm estabelece as dimenses mnimas para a aplicao da marca, conforme a rotulagem do produto. Ele dever constar no painel principal da embalagem, que o que fica voltado diretamente para o consumidor quando o produto est na prateleira.
Disponvel em: <http://embalagemsustentavel.com.br/2011/09/ 21/4449/> Acesso em: 24 set 2011.

Disponvel em: <http://pimentacomlimao.wordpress.com/ category/palestina/> Acesso em: 25 set 2011.

Essas normas indicam que os consumidores tm o direito informao sobre a composio dos produtos adquiridos.

Esse muro foi construdo para impedir a entrada de: a) migrantes asiticos nas colnias palestinas. b) terroristas palestinos no territrio israelense. c) trabalhadores egpcios no territrio israelense. d) refugiados iraquianos nos domnios palestinos.

13 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Histria
47) A introduo da lavoura canavieira no nordeste brasileiro, remonta ao incio do sculo XVI,visando formalizar o chamado Antigo Sistema Colonial, que foi marcado por: a) Utilizao de mo-de-obra livre, como predominante, ampliando inclusive o mercado consumidor para a metrpole europia. b) Presena de uma sociedade com ampla mobilidade social, permitindo a formao de uma ampla classe mdia urbana. c)Introduo de escravos africanos, atravs do trfico negreiro, que formavam a camada social responsvel pela maioria da produo agrria no sistema. d) Monoplio portugus intenso, desde a produo, distribuio e refino do acar. 48) O primeiro reinado no Brasil (1822-1831) se constituiu no perodo de construo do Estado Nacional , pautado em ampla crise econmica e financeira. Caracteriza, essa crise, EXCETO: a) A outorga da Constituio de 1824, apresentando privilgios s elites e caracterizando o poder autoritrio do soberano. b) A incorporao do Acre ao Brasil, colaborando para o avano integral da exportao de borracha, num momento de Revoluo Industrial. c) Falncia do Banco do Brasil, paralelamente alta da inflao e perda de arrecadao tributria. d) A independncia da Provncia Cisplatina, incorporada ao Brasil, anteriormente por D. Joo VI. 49)
"Varre, varre vassourinha, varre, varre a bandalheira, que o povo j est cansado, de viver nessa sujeira(...)" A frase acima parte do jingle da campanha de Jnio Quadros, que foi eleito presidente da repblica nos anos 1960 em pleno ambiente: a) Da Guerra Fria, em termos internacionais, e do regime liberal e populista em termos nacionais. b) Da Queda do Muro de Berlim em termos mundiais, e do regime militar em termos nacionais. c) Do avano da Glasnost e Perestroika nos pases socialistas e da adoo do Neoliberalismo em termos nacionais. d) Da crise do socialismo de mercado na China e do xito do populismo no Brasil.

50) Observe as afirmativas abaixo, e, em seguida, marque a alternativa CORRETA: I - " O bolo tem que crescer, para depois ser distribudo" II - " Ningum segura essa nao" III - " Brasil: ame-o ou deixe-o" a) As afirmaes esto associadas aos "anos dourados" do Governo do presidente Juscelino Kubitschek, finalizado com a construo de Braslia. b) As afirmativas esto ligadas ao clima de otimismo, que marcou a redemocratizao do Brasil. c) As proposies esto relacionadas propaganda ufanista do regime militar Brasileiro. d) As afirmaes associam-se ao sucesso do Plano Real nos anos 1990, permitindo estabilidade econmica e desenvolvimento industrial. 51)
"Revoltas em pases rabes evidenciam o surgimento de novas foras polticas locais"
(Revista Carta Capital, janeiro de 2011)

No incio do sculo XXI, vrios pases rabes se vem mergulhados em um ambiente de contestao vrios regimes autoritrios. Embora, cada movimento tem sua peculiaridade, podemos considerar como caractersticas gerais dessas perturbaes: a) O alto ndice de desemprego estrutural nessas localidades b) A ampla penetrao do catolicismo nesses pases, enfraquecendo o Isl. c) A tendncia neoliberal de todos os governos desses pases, colaborando para concentrao de renda. d) Baixos Investimentos em indstria blica, o que colaborou para a fragilidade da soberania do Estado. 52) O governo brasileiro tem inteno de manter o crescimento da economia num ritmo acelerado, mas para isso, os economistas defendem que o pas tem necessidade de investir em: a) Programas sociais, at ento inexistentes, para redistribuir melhor a renda, altamente concentrada. b) Investir de maneira efetiva, em infraestrutura, para atuar dessa forma como plo de atrao de investimentos. c) Realizar um trabalho para eliminar a inflao galopante, buscando a estabilidade econmica, fator fundamental para o crescimento do Produto Interno Bruto. d) Incrementar o setor agrrio, reduzindo os subsdios para a lavoura, e ampliando a reforma agrria.

14 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Matemtica
53) Ao se efetuar a multiplicao: (2+4) (52+1) (57+1) (512+1). O algarismo da unidade do produto : a) 1 b) 2 c) 5 d) 6 54) Se MNPQ um quadrado de lado 2cm, O o ponto mdio da diagonal MP e R o ponto mdio do segmento MO, podemos afirmar que a rea do tringulo MNR vale, em cm2: a) 2 b) 2 2 c) d) 55) A diferena entre a maior e a menor raiz da equao x2 - mx + ((m2 - 1)/4) = 0 igual a: a) 1 b) 2 c) m d) 2m 56) Dentre os seguintes pontos o que NO pertence ao grfico de y = x + 1 : x-1 a) (2/3,-5) b) (3, 2+3) c) (2-2, -5/3) d) (0,4; -2,3) Rascunho

15 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

57) Se 20% dos membros de uma cidade so afetados pela dengue e 0,6% dos afetados morreram, a porcentagem de mortalidade em relao populao total de: a) 1,2% b) 0,12% c) 0,012% d) 1,94% 58) A reta que passa pelos pontos (0,1) e (1,0) intersecta a reta de equao y = x no ponto: a) (, ) b) (2,2) c) ( -, -) d) (-1, -1) 59) Dentre as seguintes igualdades a nica FALSA : a) sen 120 = - b) sen2x + cos2x=1 c) sen2x = 2senxcosx d) cos 180 = -1 60) Para fazer uma viagem entre duas cidades pode-se utilizar quatro meios de transporte distintos. Se no se utilizar na volta o mesmo meio de transporte usado na ida, ento pode-se escolher os meios de transporte em um nmero de modos igual a: a) 7 b) 8 c) 12 d) 16

Rascunho

Assinale no local apropriado de seu carto de respostas o

n 1
desta prova
16 - SUPREMA 2011 - Processo Seletivo 20/11/2011

Processo Seletivo - 20/11/2011 Prova discursiva de Biologia


Nota Obtida Etiqueta Etiqueta

Patrcia L. Dantas, in mundoeducacao.uol.com.br

Ela mostra uma criana que foi atendida pelo servio de sade de uma regio do interior de Minas Gerais, queixando-se de diarria, emagrecimento, dores abdominais e hemorragias digestivas. Como vrias outras crianas j atendidas naquela regio, ela tem hbitos precrios de higiene, banhando-se em um riacho que cruza sua comunidade, cujas guas esto infestadas por um tipo caracterstico de larva de cauda bifurcada. Seu exame de fezes registrou a presena de ovos com espcula lateral, vistos na ilustrao anexa, na qual se v tambm uma das referidas larvas. Diante do exposto, responda as seguintes perguntas: a) Qual a doena que esta criana portadora? Valor = 1 ponto ______________________________________________________ b) Qual o agente transmissor desta doena? Valor = 1 ponto ______________________________________________________ c) Qual o papel desempenhado pela citada larva de cauda bifurcada no ciclo evolutivo desta doena? Valor = 2 pontos ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

Assinatura:___________________________________________________________

Prova de Biologia | Processo Seletivo 20/11/2011

N de Inscrio

1 Questo - Valor 4 pts Para responder a esta questo, considere a seguinte ilustrao:

Nome: _______________________________________________________________

2 Questo - Valor 4 pts - Tendo em vista a reproduo de clulas humanas, identifique o tipo de diviso celular a que se refere cada uma das condies listadas abaixo, escrevendo MITOSE ou MEIOSE nos quadrinhos em branco

CONDIO Produo de duas clulas filhas ao final do processo Separao de cromossomos homlogos Ocorrncia de permutao, causando variao individual na espcie Manuteno de igualdade gentica entre clulas filhas e clula me Promoo de crescimento e expanso do organismo Refere-se multiplicao de clulas somticas

TIPO DE DIVISO

3 Questo - Valor 6 pts - Sobre folhas, flores e frutos Se no houver frutos, Valeu a beleza das flores; Se no houver flores, Valeu a sombra das folhas; Se no houver folhas, Valeu a inteno da semente. Henfil a) Plantas sem frutos, mas com flores (representadas por cones), constituem um importante grupo de vegetais superiores. Qual a caracterstica dessas flores que as tornam incapazes de produzir frutos? Valor = 1 ponto ___________________________________________________ ___________________________________________________ b) A samambaia uma planta sem flores que tem em suas folhas estruturas especializadas no exerccio da funo reprodutora. Quais so estas estruturas e o que acontece dentro delas? Valor = 1 ponto ___________________________________________________ ___________________________________________________ c) Ao germinar, a semente faz valer sua inteno de perpetuar a espcie vegetal, produzindo uma nova gerao de plantas. Nas angiospermas, a semente contm o endosperma e o embrio. D a origem destes dois componentes da semente, destacando a diferena cromossmica que existe entre eles. Valor = 4 pontos ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

4 Questo - Valor 6 pts - Sementes da soja que foi submetida manipulao gentica para resistir ao herbicida Roundup renderam substanciais benefcios econmicos para os seus agricultores. O citado herbicida, usado no cultivo desta soja transgnica, fornece proteo contra as ervas daninhas que devastam as culturas da soja natural, no transgnica. a) Na suposio de que a resistncia da soja transgnica tenha sido gerada pela introduo de um nico alelo no genoma desta planta, qual a probabilidade de surgirem descendentes transgnicos na F1 resultante do cruzamento de soja transgnica com soja no transgnica? Represente o cruzamento. Valor = 3 pontos

b) Considerando que, atualmente, as ervas daninhas tem se tornado mais resistentes, comeando a ameaar as lavouras de soja transgnica, qual seria a explicao que a Teoria do Darwinismo daria para justificar este aumento de resistncia? Valor = 3 pontos ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

RASCUNHO
(Ateno: esta parte a seguir no ser corrigida)
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

RASCUNHO
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

GABARITO PROVA 01
PORTUGUS 1-B 2-C 3-D 4-A 5-D 6-B 7-C 8-B INGLS 9-B 10 - D 11 - A 12 - C 13 - A 14 - B 15 - C 16 - D FSICA 17 - C 18 - D 19 - D 20 - C 21 - A 22 - B QUMICA 23 - B 24 - NULA 25 - A 26 - A 27 - D 28 - A 29 - B 30 - NULA BIOLOGIA 31 - B 32 - C 33 - D 34 - A 35 - B 36 - A 37 - C 38 - A 39 - C 40 - B GEOGRAFIA 41 - D 42 - A 43 - C 44 - A 45 - C 46 - B HISTRIA 47 - C 48 - B 49 - A 50 - C 51 - A 52 - B MATEMTICA 53 - D 54 - C 55 - A 56 - D 57 - B 58 - A 59 - A 60 - C

Potrebbero piacerti anche