Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERIDADE METODISTA DE SO PAULO

FACULDADE DE TEOLOGIA

RESUMO KARL BARTH

ALUNO: NELSON MAGALHES FURTADO JUNIOR TURNO: MANH

PROFESSSOR: DOUGLAS MDULO: FUNDAMENTOS DE TEOLOGIA E HISTRIA A PALAVRA

Nesta parte do livro Karl Barth se prope a definir "o lugar especfico da teologia". No o conceito geral, abrangente ou etimolgico de teologia, mas sim a teologia que ele mesmo chama de "teologia evanglica". Sua preleo inicia constatando que a teologia, aps o seu esplendor, na chamada idade Mdia, desempenhou grande esforo para garantir para si ao menos um lugar modesto ao lado das matrias tidas como cincias universais. Sem muito sucesso, a teologia s volta a ser levada a srio por seu ambiente natural a partir do momento em que ela voltou suas foras para seu assunto especfico, desistindo da tentativa de defender sua prpria posio. Barth entende que a teologia "continuar impondo respeito fora de seu mbito, se agir dentro das premissas que a fizeram nascer, sem dar outros esclarecimentos e sem pedir desculpas a ningum". No entanto, Barth entende que a pergunta quanto a validade da teologia e seu lugar na universidade como cincia sui generis no pode ser desprezada, talvez respondida em outro momento em vista de outras questes mais urgentes. Em resumo, Barth entende que o lugar da teologia seu lugar inicial. Ela est ligada a seu objeto e dele avanando para suas reas de estudo, a saber: bblica, histrica, sistemtica e prtica. A teologia, como defende o autor, logica possibilitada e definida pelo thos. Sim a teologia lgica e palavra tambm. Este no o seu nico significado, mas, palavra, necessariamente a primeira das definies necessrias para definir o lugar da teologia. Barth aprofunda o entendimento sobre a palavra como forma primeira de se delimitar o caminho da teologia, mas no a palavra responsiva, e sim, a palavra que ouve e passa a responder aos questionamentos feitos sobre ela - teologia - e seu objeto. A teologia ento a prpria palavra, no a palavra inerte, mas sim a palavra em ao, em movimento que convida para o raciocinar e debater, que chama a luz da razo e se vale dela - palavra - para responder aos questionamentos por ela mesma gerados. A Teologia se apresenta como cincia modesta e livre. Modesta ao passo que suas proposies no passam de um refletir e espelhar humano e livre pois no se considera chamada apenas para responder, como j declarado, mas sim para se movimentar. Existe um relacionamento entre a teologia e a Palavra. Relacionamento este que se torna a causa de existir da teologia. A teologia existe para se relacionar com a Palavra - e esta Palavra a palavra de Deus. O lugar da Teologia est em se relacionar com a Palavra ouvindo e atendendo as necessidades das testemunhas. A resposta teolgica do relacionamento com a Palavra dever resumir-se a ouvir, confirmar e anunciar a Palavra e isto antecede qualquer interpretao.

Palavra de Deus a palavra que Deus falou, fala e haver de falar em meio aos homens. a palavra de seu agir nos homens, a favor dos homens, com os homens. Deus age, e agindo fala. Sua palavra acontece. A palavra de Deus, portanto, evangelho, mensagem boa, porque a ao benigna de Deus que nela se expressa e que por ela se transforma em apelo pessoal. Em sua preleo Karl barth afirma: " em sua palavra que Deus se revela o seu agir, no horizonte de sua aliana com o homem; e na histria da constituio, da manuteno, da realizao e da concluso desta aliana que ele se revela a si mesmo. Revela sua santidade - mas revela tambm sua misericrdia misericrdia de pai, de irmo, de amigo". O lugar da teologia ento a sua origem. A aliana entre Deus e o homem - e a ao na realizao desta aliana. A teologia Evanglica existe a servio da Palavra acerca da aliana de Deus, aliana de graa e paz. "Essa aliana expressa Deus como o Deus do homem e o homem como homem de Deus." A teologia responde palavra que Deus falou na histria de Jesus Cristo, na qual a histria de Israel chega a consumao. Portanto, a palavra de Deus proclama tambm o relacionamento da histria de Israel com a histria de Jesus Cristo - e vice-versa.

AS TESTEMUNHAS

Karl Barth afirmou: No intuito de definirmos mais precisamente o lugar da teologia evanglica precisamos lembrar que existe um grupo de pessoas, definidas, chamadas e vocacionadas para um servio especfico." Chamamos a este grupo "testemunhas". Testemunhas pois foram convocados de forma imediata pela prpria palavra. Dentro do conjunto das testemunhas separamos um grupo chamado "testemunhas primrias", os homens - e mulheres profticos, do antigo testamento, e apostlicos, do Novo Testamento, que foram contemporneos, ou seja, testemunhas oculares e auriculares da histria, na qual Deus estabeleceu sua aliana com os homens, proclamando-lhes sua palavra. A teologia evanglica lida com o logos de Deus, pelo qual tambm confrontada. O testemunho deixado pelas testemunhas primrias foi a palavra deixada por Jahv proclamada em sua histria com Israel, que eles levaram ao ouvido de seu povo. Cada qual dentro do horizonte de seu tempo, com seus problemas e sua prpria cultura. Foi esta palavra que eles fixaram, ou mandaram que fixassem, por escrito para conhecimento das geraes futuras. A teologia evanglica ouve esses testemunhos com mxima seriedade e retira deles suas bases, conceitos e proposies.

O foco da ateno das testemunhas o alvo da histria de Israel e da palavra proclamada nela e justamente por isso a histria de Jesus Cristo, no testemunho dos homens apostlicos. O que eles viam, ouviam e apalpavam, era a consumao da aliana, dentro da existncia e da epifania do parceiro humano obediente a Deus. Parceiro este que viveu como servo, padeceu e morreu levando sobre si toda culpa e iniquidade e os reuniu e reconciliou ao prprio Deus. A base do testemunho das testemunhas primrias no estava em sua impresso a respeito de Jesus, nem to pouco o juzo que faziam de sua misso, ou ainda a teologia a respeito de sua divindade, mas sim a palavra poderosa proclamada por Deus ao ressuscitar o Cristo dos mortos, isto , ao dar morte e ressurreio de Jesus a dimenso da eternidade. A origem, o assunto, o contedo do testemunho neotestamentrio foi e continua sendo a histria da salvao e da revelao que se manifestaram em Jesus Cristo, como sendo ao e palavra de Deus. Neste sentido ento, a teologia tem por objetivos dar respostas humanas palavra divina. Assim como as testemunhas profticas e apostlicas foram homens e mulheres - que tinham ouvido a palavra como tal e a testemunharam humanamente, isto , em linguagem humana dentro de seu entendimento e modo de pensar condicionado pelo tempo e pelo espao em que viviam. Seguindo esta linha de pensamento podemos dizer que estas testemunhas foram tambm telogos. No entanto, a teologia no pode nem deve ser comparada a profecia ou apostolado, pois sua relao com a palavra de Deus no comparvel das testemunhas primrias at mesmo porque o seu conhecimento da palavra de Deus secundrio. Por razes bvias entende Barth que a teologia no pode se situar em nenhum nvel acima do das testemunhas por no estar presente no momento em que "estar presente" era vital. A teologia ento achar seu lugar abaixo dos escritos bblicos uma vez que ela teologia - sabe e leva em conta que os testemunhos primrios so escritos humanos e humanamente condicionados, mas contudo, continuam sendo escritos santos, escritos que merecem e pedem respeito extraordinrio. Nesta linha ento, o nico assunto que nos resta definir e que realmente importa o conhecimento do Deus do evangelho. No aprendizado da Escritura, a teologia vai sendo confrontada com o Deus nico. Neste caminho a teologia reponde ao lgos de Deus tentando ouvi-lo e interpreta-lo de novo - e sempre como se fosse ele novo. A teologia precisa se mover de acordo com o local, tempo, autor e receptor primrio. Ela tem o papel de chegar ao contedo real da escritura, analis-lo e explana-lo sem, no entanto, tender muda-lo ou sobrepuja-lo.

A COMUNIDADE

Bart continua sua busca pelo lugar da teologia analisando-a agora sobre o prisma da comunidade. Ele entende que o lugar da teologia no se encontra em um

espao vazio ou em qualquer lugar avulso. Barth entende que a Teologia encontra seu lugar dentro da comunidade. de seu entendimento que "a comunho dos santos, isto , dos homens que por intermdio do testemunho original dos profetas e dos apstolos foram alcanados - atingidos pela palavra". A prpria Palavra, para Barth, quem clama para ser crida, isto , clama para que ns a conheamos, confiemos e a obedeamos. O conjunto de testemunhas de primeira linha clamam para serem transmitidas ao mundo. O povo chamado, despertado para a f tambm chamado a testemunhar a palavra no mundo. A estes chamamos de testemunhas secundrias, os quais ao crerem, e por crerem recebem a permisso e a obrigao de falar. A obra da comunidade tambm se manifesta por sua palavra falada e escrita, a saber, na pregao, na doutrina, no dilogo pastoral, etc., que so manifestaes contundentes de sua vida e neste ponto, julga Barth, que inicia a funo especfica da teologia. Entre a f e o testemunho da comunidade se levanta o problema da compreenso autentica da Palavra na qual sua f se baseia e a comunidade testemunha. Por "autentico" Barth no quer dizer piedoso, edificante, entusiasmado ou gerando entusiasmo. No ser, de igual forma, cativante em relao compreenso, ao modo de raciocinar e de falar que se acha em voga no mundo que nos rodeia. Oque est em jogo, ento, a questo da verdade. A pergunta pela verdade no foi imposta comunidade por algum de fora, como se em nome de algum ou alguma autoridade de norma geral, mas a pergunta foi feita de dentro, como assevera Barth, de cima, pelo prprio Deus a partir de sua Palavra. A pergunta constituda no se de fato existe um Deus ou ainda se a aliana feita com os homens no deixa dvidas. A pergunta real e relevante se a comunidade compreendeu corretamente a palavra proclamada no todo como sendo verdadeira e se esta verdade leva a comunidade a profundamente, interpretando-a em termos claros, dar seu testemunho - "de segunda linha" - com responsabilidade. E isso significa que a comunidade, ao proclamar a palavra de Deus, ao interpretar o testemunho bblico, e mesmo ao viver sua prpria f, poder errar o caminho. Na medida que cada cristo responsvel frente pergunta pela verdade, ele chamado para ser telogo. Uma comunidade despertada, consciente de sua tarefa no mundo ser necessariamente uma comunidade interessada em teologia. A Teologia de hoje far bem em manter contato com a de ontem e de ouvir justamente os pais de ontem com ateno bem especial, de interpret-los, de no desinteressar-se dos seus problemas especficos. Sendo assim, a teologia tem seu lugar prestando, dentro da comunidade, um servio a prpria comunidade, expondo seu testemunho ao fogo da verdade da Palavra do Deus que a comissionou.

O ESPRITO

Para poder contextualizar a prxima preleo precisamos entender o caminho que seguimos at este momento. Barth em sua preleo intitulada de "a palavra" formula a tese de que tenha sido a histria do Deus Conosco - IMANUEL - iniciada na histria de Israel e que consumada na histria de Jesus Cristo que foi e continua sendo a Palavra de Deus, proclamada a todos os homens, em todas as pocas e em todos os lugares. Na preleo intitulada de "as testemunhas" segue o autor asseverando existir um grupo definido de pessoas, na histria, chamados de profetas e apstolos da Bblia que tinham ouvido a Palavra de forma imediata, e que assim tinham sido chamados para serem testemunhas autnticas e autorizadas. Na preleo intitulada de "a comunidade" Barth avana na histria entendendo que o poder da Palavra proclamada s primeiras testemunhas, a palavra colocada em suas bocas, originou um povo inteiro. Povo composto de testemunhas, igualmente ordenadas e capacitadas a proclamar a obra e a Palavra de Deus no mundo. Tudo isso para desenhar o lugar da teologia evanglica que s capaz de agir atravs de um poder de atuao soberano que a Bblia chama de ruah, pneuma. Ambos os termos mencionados significam: ar movimentado e ar que pe em movimento - sopro, vento, tempestade e neste sentido "Esprito". Ele mesmo Deus. Que age como Criador, mas tambm como Reconciliador e como Senhor da Aliana, mais ainda este Deus, presente no poder iluminador, atravs do qual habita neles, assim como neles habitou e haver de habitar. Como definido pelo Smbolo Niceno: "que parte do Pai e do Filho e que ser adorado e louvado junto com o Pai e com o Filho". A teologia evanglica, sendo cincia modesta, livre crtica e alegre, s poder ser possvel e real dentro do campo de fora do Esprito - "como sendo teologia pneumtica". S poder existir se tiver a coragem de crer - e confiar - que o Esprito a verdade - "que ele levanta a pergunta pela verdade e que simultaneamente a responde". Como pode a teologia pretender ser teologia, no sentido de lgica humana do lgos divino? No pode. Por si s a teologia no capaz de responder de qualquer forma que se pretender, apresentar uma lgica humana ao lgos divino, mas pode ser que venha sobre ela o Esprito e ela no passe a resistir-lhe, ao invs, no tente apoderar-se dele, mas que dele se alegre, limitando-se a seguir-lhe. Uma teologia no originada no Esprito seria um dos fenmenos mais horrveis que pode existir na terra. Uma teologia sem o Esprito Santo morta, vazia, s produz maldade e no fala nem capaz de produzir verdade. O Esprito Santo poder vivo que se compadece, em liberdade, tanto da comunidade como da teologia, a qual continua necessitando dele sob todas as circunstncias. A concluso que Barth nos revela nessas prelees que o Esprito Santo a verdadeira Teologia. por meio dele que ouvimos com clareza, entendemos com clareza e testemunhamos com clareza a santa e bendita Palavra de Deus.

Potrebbero piacerti anche