Sei sulla pagina 1di 15

POLTICAS PBLICAS DE EDUCAO INCLUSIVA: AVANOS E RECUOS A PARTIR DOS DOCUMENTOS LEGAIS Emanuele Moura Barretta URI* Silvia

a Regina Canan URI** CAPES/FAPERGS

Resumo: Este artigo tem o propsito de pontuar e apresentar quais as polticas pblicas de educao inclusiva esto presentes em documentos legais, buscando perceber suas contribuies na perspectiva de uma educao inclusiva. O estudo possibilitou caracterizar a poltica pblica e sua contextualizao com a poltica educacional inclusiva, bem como identificar sua presena em alguns documentos relevantes, tanto a nvel nacional quanto internacional, como a Declarao de Salamanca de 1994. Atravs deles, percebemos quais os interesses, avanos e recuos, as polticas de governo e os direcionamentos estendidos Educao Bsica na perspectiva inclusiva. Os discursos relacionados s polticas de incluso propem contemplar alunos com necessidades educacionais especiais na escola, uma educao de respeito s diferenas e valorizao de suas habilidades. Para tanto, visualizamos tentativas de implementao de polticas propositivas de mudana social e educacional visando a efetivao, na prtica, dessas polticas to almejadas pelas instituies escolares e sociais. Palavras-chave: Polticas pblicas educacionais. Educao inclusiva. Documentos legais.

Introduo

A educao brasileira tem diante de si o desafio de possibilitar o acesso e a permanncia dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola, na perspectiva inclusiva. No entanto, compreender quais so as polticas pblicas de educao inclusiva em documentos legais fundamental para identificar os avanos e recuos presentes no sistema educativo. Com o objetivo de contribuir para o campo das polticas pblicas de educao especial na perspectiva inclusiva, procuramos conhecer o sentido, carter, discurso, interesses e

Aluna do Curso de Ps-Graduao Stricto-Sensu - Mestrado em Educao da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses - URI - Campus de Frederico Westphalen, Psicopedagoga, Especialista em Educao Especial e Inclusiva, professora-monitora na rede pblica de ensino de Frederico Westphalen/RS manubarretta@bol.com.br ** Professora do Departamento de Cincias Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses - URI, professora do Programa de Ps-Graduao em Educao da URI - Doutora em Educao silvia@uri.edu.br

estratgias das propostas de implementao das polticas educacionais pelos agentes financeiros e pelo Estado. Nesse sentido, a iniciativa deste estudo sobre as polticas pblicas de educao inclusiva em documentos j produzidos pertinente pela relevncia do conhecimento dos objetivos, propostas, intervenes, progressos e inadequaes contempladas nas diretrizes nacionais e internacionais das polticas de educao inclusiva, as quais tm gerado constantes discusses e significativas mudanas no mbito escolar atravs das relaes entre a escola dita normal e os deficientes. Os apontamentos e as reflexes expressos neste texto constituem, num primeiro momento, o embasamento terico, abordando as polticas pblicas educacionais, a interveno dos agentes internacionais como o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do papel do Estado, e, atravs de alguns documentos legais e a Declarao de Salamanca, buscam visualizar os princpios que constituem uma educao bsica inclusiva. Ao que parece, persiste uma linguagem distante das propostas de uma educao que v alm da matrcula, do acesso e permanncia escolar, que perpasse a prtica e a vivncia, que minimize as angstias, as incertezas e anseios dos verdadeiros atores da educao: o professor e o aluno. Em seguida, buscamos apreciar e analisar os documentos produzidos que constituem uma poltica pblica de educao especial na perspectiva inclusiva, a nvel nacional: a Constituio Federal de 1988, a Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394/96, a Resoluo CNE/CEB n 2/2001 e Resoluo CNE/CEB n 4/2009 e a nvel internacional a Declarao de Salamanca, realizada em 7 e 10 de junho de 1994 em Salamanca na Espanha. Atravs destes, podemos perceber a crescente trajetria em que est inserida a educao inclusiva no cenrio educacional, considerando a importncia de conhecer e interpretar os interesses dos organismos financeiros e reguladores, que por muitas vezes disseminam diretrizes incoerentes com a atual organizao do universo escolar.

1 POLTICAS PBLICAS EDUCACIONAIS: CONCEITOS E CONCEPES

A diversidade de abordagens e questes que envolvem as polticas pblicas se insere num contexto amplo e de complexidade. Juntamente a estas reflexes esto presentes as polticas educacionais de educao especial na perspectiva inclusiva. Pontuar sobre as

polticas pblicas condio para compreender seu significado, sentido, amplitude e mediaes necessrias para a efetivao do direito educao. Inicialmente, cabe ressaltar que no suficiente a constituio de uma poltica pblica educacional bem definida, com contedo bem construdo, formulado; o importante e imprescindvel trabalhar para que a poltica acontea, contemplando de forma efetiva o processo de desenvolvimento e aprendizagem do principal sujeito da esfera educacional: o aluno. Ao tratarmos da construo do conceito de polticas, nos remetemos ao princpio do termo que o originou, assinalando as mudanas advindas ao longo dos tempos. Segundo Shiroma, Moraes e Evangelista (2007, p.7),
o termo poltica prenuncia uma multiplicidade de significados, presentes nas mltiplas fases histricas do Ocidente. Em sua acepo clssica, deriva de um adjetivo originado de polis politiks e refere-se cidade e, por conseguinte, ao urbano, ao civil, ao pblico, ao social.

De acordo com as autoras, a obra A Poltica, de Aristteles (384322 a.C.), considerada como o primeiro tratado sobre o tema, ao introduzir a discusso sobre a natureza, funes e diviso do Estado e sobre as formas de governo. Ainda nesta perspectiva, as autoras complementam (2007, p. 7), dizendo que:
O conceito de poltica encadeou-se, assim, ao do poder do Estado ou sociedade poltica em atuar, proibir, ordenar, planejar, legislar, intervir, com efeitos vinculadores a um grupo social definido e ao exerccio do domnio exclusivo sobre um territrio e da defesa de suas fronteiras.

Silva (2002, p. 7) tambm contribui afirmando:

[...] que polticas refere-se ao conjunto de atos, de medidas e direcionamentos abrangentes e internacionais, estabelecidos no campo econmico e estendidos educao pblica pelo Banco Mundial, dirigidas aos Estados da Amrica Latina e assumidos pelos governos locais, que tratam de disciplinar, de ordenar e de imprimir a direo que se deseja para a educao nacional.

Geralmente o desejo de muitos gestores, educadores, alunos e seus pais para com a educao no correspondido pela proposta dos organismos financeiros internacionais, nacionais e os governos Estadual e Federal ao imprimirem a direo desejada sem contextualizao da prtica e das vivncias que existem no atual paradigma educacional.

Um exemplo disso o Plano Nacional de Educao (PNE), prescrito no art. 214 da Constituio de 1988 e reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9.394/96, art. 9, I e art. 87, 1, que um instrumento poltico de prioridades e contedos sistematizados, por meio do qual o governo Federal, atravs do Ministrio da Educao, coordena, controla e fiscaliza a educao em todo o pas, em todos os nveis de ensino. Alm disso, aps a sua aprovao, um documento de referncia aos estados e municpios para a elaborao dos seus planos. (SILVA, 2002). Na realidade, todo o contexto educacional monitorado e controlado. Em partes sugerido a escola exercer sua autonomia, mas por outro h o domnio por parte dos rgos interessados em direcionar os passos da educao. Para Ball e Mainardes (2011, p. 13):

As polticas envolvem confuso, necessidades (legais e institucionais), crenas e valores discordantes, incoerentes e contraditrios, pragmatismo, emprstimos, criatividade e experimentaes, relaes de poder assimtricas (de vrios tipos), sedimentao, lacunas e espaos, dissenso e constrangimentos materiais e contextuais. Na prtica as polticas so frequentemente obscuras, algumas vezes inexequveis, mas podem ser, mesmo assim, poderosos instrumentos de retrica, ou seja, formas de falar sobre o mundo, caminhos de mudana do que pensamos sobre o que fazemos. As polticas, particularmente as polticas educacionais, em geral so pensadas e escritas para contextos que possuem infraestrutura e condies de trabalho adequada (seja qual for o nvel de ensino), sem levar em conta variaes enormes de contexto, de recursos, de desigualdades regionais ou das capacidades locais.

Isto posto, quando nos referimos s polticas pblicas educacionais, necessrio considerar o papel do Estado, mesmo que no tenhamos a pretenso de desenvolver a discusso sobre sua natureza, apenas ressaltar sua importncia fundamental para o entendimento do tema em pauta. Sabemos do carter dominante, regulador e avaliador do Estado, que apresenta um discurso democrtico, porm muitas vezes incompatvel e antagnico s medidas tomadas em relao s exigncias e necessidades educacionais. O Estado deve apresentar propostas de polticas que no beneficiem somente uma parcela da populao. Nesse entendimento, afirma Sidney (2010, p. 39):

[...] no caberia ao Estado assumir a perspectiva tico-poltica de uma comunidade promovendo um bem comum relacionado com uma tradio local (como, por exemplo, definir a identidade e a cultura de um grupo especfico como componente obrigatrio do currculo da educao pblica) ou com os valores nacionais, em nome dos quais certas polticas pblicas deveriam ser promovidas. O Estado deve proteger os indivduos de imposies comunitrias, ou de uma maioria no poder, de uma forma de vida ou valor especfico a ser seguido. Atrelado a uma concepo de democracia formal, cabe ao Estado, sobretudo, garantir os direitos civis, entre os quais esto a liberdade de escolha cultural e educacional.

A poltica educacional s ter sentido quando democraticamente construda por uma identidade coletiva e no individual e singular. O Estado um dos principais lugares da poltica e um dos principais atores polticos. Em seu sentido mais simples, a poltica uma declarao de algum tipo ou ao menos uma deciso sobre como fazer coisas no sentido de ter uma poltica -, mas que pode ser puramente simblica, ou seja, mostrar que h uma poltica ou que uma poltica foi formulada. (BALL, MAINARDES, 2011, p. 14). A educao no deve ser pensada de forma abstrata e a implementao das polticas educacionais so necessrias sensibilizao e qualificao de todos os sujeitos envolvidos no processo, para que, ento, sejam criadas as polticas de Estado e no polticas de Governo, lembrando que nem tudo que serve para o Governo, serve para a escola, para a educao. Cabe ressaltar a presena do Banco Mundial (BM) atravs de suas polticas estratgicas e suas intervenes educacionais, principalmente no que refere s polticas para a Educao Bsica pblica. O Banco Mundial surgiu em 1944, no contexto do trmino da II Guerra Mundial, com o objetivo imediato de cuidar da reconstruo das economias devastadas e como credor dos pases afetados pela guerra. Desde esse perodo, exerce participao de prestgio na implementao das polticas educacionais, sendo o Brasil um dos pases em que a educao financiada e sofre a interveno dessa organizao financeira. Realmente, a atual perspectiva de educao se insere, em geral, na tendncia mundial ou global de mercantilizao dos direitos bsicos a partir da adoo de polticas externas que se coadunam s diretrizes reformistas propostas ou impostas pelas implementaes das polticas pblicas, entre elas, a poltica educacional constituda pelo Banco Mundial, FMI e outros. No apenas formulam condies para emprstimos, como tambm atuam paralelamente ao Estado como implementadores de reformas educacionais. Dentre essas reformas, destaca-se a prioridade dos investimentos na educao primria, visando uma formao para o mercado de trabalho onde no h espao para o desenvolvimento de sujeitos crticos e reflexivos que estejam aptos a produzir cincia e conhecimento. Em vista disto o Banco Mundial vem trabalhando de maneira direta na educao h mais de quatro dcadas, tanto que se transformou, nos ltimos anos, no organismo com maior visibilidade no cenrio educativo mundial e acabou por ocupar espaos antes conferidos UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura), organismo especializado em educao. Atualmente, a principal agncia de assistncia tcnica em matria de educao para os pases em desenvolvimento e, ao mesmo tempo, a fim

de sustentar tal funo tcnica, em fonte e referencial importante de pesquisa educativa no mbito mundial. (TORRES, 2003, p. 126). Toda proposta de poltica educacional no definida como sendo fixa e imutvel. Nesse sentido, conforme ressaltam Ball e Mainardes (2011, p. 14):

[...] podem ser sujeitas a interpretaes e tradues e compreendidas como respostas a problemas da prtica. As polticas esto sempre em algum tipo de fluxo, no processo de se tornarem algo mais. Esse , fundamentalmente, o caso atual da educao, que flui ao lado da poltica (declaraes, demandas e expectativas).

2 POLTICAS DE EDUCAO INCLUSIVA: DOCUMENTOS LEGAIS A ntida ampliao das referncias educao especial1 na perspectiva inclusiva nos textos de polticas pblicas desse gnero, nos remetem a um olhar para possvel compreenso da implementao e do impacto no mbito escolar. Sabemos que educao implica refletir sobre sua importncia e necessidade iminente para vivermos com plenitude como pessoa e como cidado envolvido na sociedade. No entanto, o paradigma educacional atual requer polticas educacionais que atendam aos anseios exigidos nas diversas reas da educao, com nfase ao essencial de toda a educao, o ser humano. Nesse contexto, a implementao das polticas pblicas de educao inclusiva no mbito educacional relevante, pois contribui efetivamente com uma educao que far a diferena. Na procura de constituio de um percurso abrangendo as polticas pblicas de educao especial inclusiva, relatamos de incio a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, que apresenta como um dos seus objetivos fundamentais o compromisso poltico brasileiro com a educao de forma a estabelecer a igualdade no acesso escola, sendo dever do Estado proporcionar atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia2, preferencialmente na rede regular de ensino. notvel que h o acesso escola pelo elevado nmero de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em
1

A Lei 9.394/96, em seu captulo V da educao especial, art. 58, refere: Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Contudo, a definio mais atual para educao especial localizada no art. 3 da Resoluo n 2/2001: modalidade da educao escolar, entende -se um processo educacional definido por uma proposta pedaggica que assegure recursos e servios educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os servios educacionais comuns, de modo a garantir a educao escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educao bsica. 2 Enquanto na CF 88 a expresso de referncia era portadores de deficincia, logo novos documentos surgem com o uso da expresso necessidades educacionais especiais, como consta no art. 1 da Resoluo n 2/2001.

escolas comuns e especiais, como registra o Censo Escolar de 2006, pela evoluo nas matrculas, de 337.326 em 1998 para 700.624 em 2006, em relao educao especial, expressando um crescimento de 107%. No que se refere ao ingresso em classes comuns do ensino regular, verifica-se um crescimento de 640%, passando de 43.923 alunos em 1998 para 325.316 em 2006, conforme demonstra o grfico a seguir:
GRFICO 1 - Crescimento das matrculas em escolas comuns (incluso) e em escolas e classes especiais
Entre 1998 e 2006, houve crescimento de 640% das matrculas em escolas comuns (incluso) e de 28% em escolas e classes especiais. 800.000 700.624 700.000 600.000 504.039 500.000 400.000 300.000 293.403 200.000 100.000 0 1998 Total de matrculas 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 43.923 63.345 81.695 81.344 110.704 337.326 374.699 382.215 404.743 371.383 195.370 145.141 378.074 262.243 375.488 325.136 448.601 566.753 640.317

311.354

300.520

323.399

337.897

358.898

Matrculas em Escolas Especializadas e Classes Especiais

Matrculas em Escolas Regulares/Classes Comuns

Fonte: Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial.

Quando houver polticas pblicas educacionais que respeitem o ser humano em suas diferenas, que possibilitem a eles estar na escola, interagir, socializar-se e aprender, podemos acreditar que as polticas estaro cumprindo o seu papel. Para tanto, no basta o aumento das matrculas em escolas comuns e em classes especiais, pois mesmo sendo satisfatrios os dados quantitativos, eles no substituem o atendimento especializado a esses alunos. Quando em uma proposta poltica o direito ao acesso e ao acompanhamento educacional for para todos os que possuem necessidades educacionais especiais, a implementao dessa poltica no deve acontecer somente em algumas realidades, para um pequeno contingente de alunos e de forma fragmentada, principalmente na ausncia de professores-monitores com especializao para auxiliar o professor titular e o aluno, sendo que o primeiro no est preparado para atuar com o aluno com necessidade especial e este deseja aprender. Aps um ano da Constituio da Repblica Federativa do Brasil (CF 88), foi implementada a Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989, que estabelece, em seu art. 1, as normas gerais que asseguram o pleno exerccio dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficincias, e sua efetiva integrao social, nos termos desta Lei. Em seu 1, na aplicao e interpretao desta Lei, sero considerados os valores bsicos da igualdade de

tratamento e oportunidade, da justia social, do respeito dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros, indicados na Constituio ou justificados pelos princpios gerais de direito. E est presente no art. 2 que ao Poder Pblico e seus rgos cabe assegurar s pessoas portadoras de deficincia o pleno exerccio de seus direitos bsicos, inclusive dos direitos educao, sade, ao trabalho, ao lazer, previdncia social, ao amparo infncia e maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituio e das leis, propiciem seu bemestar pessoal, social e econmico. Em seu captulo IV na rea de recursos humanos, requer a formao e qualificao de recursos humanos que, nas diversas reas de conhecimento, inclusive de nvel superior, atendam demanda e s necessidades reais das pessoas portadoras de deficincias. Do exposto acima, referente a Lei 7.853/89, mister salientar a continuidade dos direitos bsicos da pessoa com necessidades educacionais especiais, como ter a oportunidade de ser, aprender e conviver socialmente, enfatizando a necessria e urgente formao e qualificao do professor para atuar com esses alunos que desejam mostrar suas habilidades e aprender vencendo suas limitaes e estigmas.

No caso de uma formao inicial e continuada direcionada incluso escolar, estamos diante de uma proposta de trabalho que no se encaixa em uma especializao, extenso ou atualizao de conhecimentos pedaggicos. Ensinar, na perspectiva inclusiva, significa ressignificar o papel do professor, da escola, da educao e de prticas pedaggicas que so usuais no contexto excludente do nosso ensino, em todos os seus nveis. A incluso escolar no cabe em um paradigma tradicional de educao e, assim sendo, uma preparao do professor nessa direo requer um design diferente das propostas de profissionalizao existentes e de uma formao em servio que tambm muda, porque as escolas no sero mais as mesmas, se abraarem esse novo projeto educacional. (MANTOAN, 2006, p. 5455).

Em 1990 perpetuaram as aspiraes por uma educao pblica em bases realmente democrticas, para todos, como mencionadas na Declarao Mundial de Educao para Todos e na Declarao de Salamanca realizada em 7 e 10 de junho de 1994 em Salamanca na Espanha, documentos que passaram a influenciar a formulao das polticas pblicas de educao inclusiva. A Declarao de Salamanca, quando se refere aos princpios, polticas e prticas na rea das necessidades educacionais especiais, demanda que os Estados assegurem que a educao de pessoas com deficincias seja parte integrante do sistema educacional. Reafirma o compromisso para com a Educao para Todos, reconhecendo a necessidade e urgncia de que seja providenciada educao para as crianas, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e reendossa a Estrutura de Ao

em Educao Especial, em que, pelo esprito de cujas provises e recomendaes, governo e organizaes sejam guiados. Diante dessa afirmao, a Declarao de Salamanca acredita e proclama que: toda criana tem direito fundamental educao, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nvel adequado de aprendizagem, toda criana possui caractersticas, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que so nicas, sistemas educacionais deveram ser designados e programas educacionais deveram ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais caractersticas e necessidades, aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso escola regular, que deve acomod-los dentro de uma Pedagogia centrada na criana, capaz de satisfazer a tais necessidades, escolas regulares que possuam tal orientao inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatrias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcanando educao para todos; alm disso, tais escolas proveem uma educao efetiva maioria das crianas e aprimoram a eficincia e, em ltima instncia, o custo da eficcia de todo o sistema educacional. Congrega todos os governos e demanda que eles: atribuam a mais alta prioridade poltica e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a inclurem todas as crianas, independentemente de suas diferenas ou dificuldades individuais. adotem o princpio de educao inclusiva em forma de lei ou de poltica, matriculando todas as crianas em escolas regulares, a menos que existam fortes razes para agir de outra forma. desenvolvam projetos de demonstrao e encorajem intercmbios em pases que possuam experincias de escolarizao inclusiva. estabeleam mecanismos participatrios e descentralizados para planejamento, reviso e avaliao de proviso educacional para crianas e adultos com necessidades educacionais especiais. encorajem e facilitem a participao de pais, comunidades e organizaes de pessoas portadoras de deficincias nos processos de planejamento e tomada de deciso concernentes proviso de servios para necessidades educacionais especiais.

10

invistam maiores esforos em estratgias de identificao e interveno precoces, bem como nos aspectos vocacionais da educao inclusiva. garantam que, no contexto de uma mudana sistmica, programas de treinamento de professores, tanto em servio como durante a formao, incluam a proviso de educao especial dentro das escolas inclusivas (BRASIL, 1994). Ao analisar o enunciado acima, referente Declarao de Salamanca, podemos dizer que, alm de contribuir para o fortalecimento da educao inclusiva e futuras modificaes da poltica educacional, constitui uma reestruturao das instituies educacionais voltadas para a filosofia inclusiva. Considerando que a escola deve oferecer os servios adequados para acolher e atender diversidade da populao, estas so aes incorporadas, de certa forma lentamente, no entanto promissoras a uma educao que visa contemplar as especificidades de cada indivduo e a construo de uma sociedade que respeite as pessoas e suas diferenas. Conforme segue, a Estrutura de Ao em Educao Especial, adotada pela conferncia Mundial em Educao Especial, tem como princpio:

[...] o dever das escolas acomodar todas as crianas independentemente de suas condies fsicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingusticas ou outras. Aquelas deveriam incluir crianas deficientes e superdotadas, crianas de rua e que trabalham, crianas de origem remota ou de populao nmade, crianas pertencentes a minorias lingusticas, tnicas ou culturais, e crianas de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condies geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares. No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianas ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em funo de deficincias ou dificuldades de aprendizagem. Muitas crianas experimentam dificuldades de aprendizagem e portanto possuem necessidades educacionais especiais em algum ponto durante a sua escolarizao. Escolas devem buscar formas de educar tais crianas bem-sucedidamente, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas. Existe um consenso emergente de que crianas e jovens com necessidades educacionais especiais devam ser includas em arranjos educacionais feitos para a maioria das crianas. Isto levou ao conceito de escola inclusiva. O desafio que confronta a escola inclusiva no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criana e capaz de bem-sucedidamente educar todas as crianas, incluindo aquelas que possuam desvantagens severa. O mrito de tais escolas no reside somente no fato de que elas sejam capazes de prover uma educao de alta qualidade a todas as crianas: o estabelecimento de tais escolas um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatrias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva. (BRASIL, 1994).

Realmente, a Declarao de Salamanca busca realizar o que muitos professores, alunos e sociedade desejam: o respeito a diversidade, aos interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que so singulares e prprios de cada indivduo. A educao com princpios inclusivos est construindo sua trajetria e muito devido estrutura de ao

11

em educao especial anunciada pela Declarao Mundial de Educao para Todos em Salamanca. Quando assumiu sua adeso Declarao de Salamanca, o Brasil o fez numa perspectiva de compromisso internacional junto Organizao das Naes Unidas (ONU), Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) e ao Banco Mundial (BM), que promoveram o encontro, mostrando que esses compromissos apontam mais para a necessidade de se melhorar os indicadores nacionais da educao bsica, priorizando os aspectos quantitativos do acesso (FERREIRA, 2004, p. 24). A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394/96, no art. 58 1, garante que haver, quando necessrio, servios de apoio especializado, na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial. Neste artigo, h a afirmao do dever do Estado de fornecer, quando necessrio, servios de apoio especializado na escola regular, visando atender s necessidades especiais dos alunos, sabendo que a efetivao desses servios devem ser permanentes, visto as prprias peculiaridades dos alunos da educao especial. Ainda o art. 59 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos com necessidades educacionais especiais currculo, mtodos, recursos e organizao especficos para atender s suas necessidades; assegura a terminalidade especfica queles que no atingiram o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias; e assegura a acelerao de estudos aos superdotados para concluso do programa escolar. O que entendemos que deva ser levado em conta a realidade e as potencialidades de cada aluno at que se tenha uma definio da proposta pedaggica para a educao dos alunos com necessidades educacionais especiais, de preferncia uma poltica que contemple toda a estrutura e organizao educacional e principalmente o processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos os alunos. A Resoluo CNE/CEB n 2/2001, que institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica, no art. 1, em seu Pargrafo nico, determina que o atendimento escolar desses alunos tenha incio na educao infantil, nas creches e pr-escolas, assegurando-lhes os servios de educao especial sempre que se evidencie, mediante avaliao e interao com a famlia e a comunidade, a necessidade de atendimento educacional especializado. Tambm define, no art. 2, que os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo s escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condies necessrias para uma educao de qualidade para todos.

12

Temos, portanto, as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica na Resoluo n 2/2001, que determinam o atendimento especial desde a educao infantil s crianas com necessidades educacionais especiais mediante a avaliao e interao com a famlia e a comunidade, o que de fato vem contribuir com o aprendizado e fortificar os laos com a escola.

A incluso escolar tem sido mal compreendida, principalmente no seu apelo a mudanas nas escolas comuns e especiais. Sabemos, contudo, que sem essas mudanas no garantiremos a condio de nossas escolas receberem, indistintamente, a todos os alunos, oferecendo-lhes condies de prosseguir em seus estudos, segundo a capacidade de cada um, sem discriminaes nem espaos segregados de educao. (MANTOAN, 2006, p. 23).

Acompanhando o processo de mudana mais recentemente, no contexto das reformas relacionadas educao bsica, foram publicadas as diretrizes nacionais para a educao especial, Resoluo CNE/CEB n 4/2009 em seu art. 1, para a implementao do Decreto n 6.571/2008. Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pblica ou de instituies comunitrias, confessionais ou filantrpicas sem fins lucrativos. E em seu art. 2, o AEE tem como funo complementar ou suplementar a formao do aluno por meio da disponibilizao de servios, recursos de acessibilidade e estratgias que eliminem as barreiras para sua plena participao na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Partindo da anlise da presente legislao podemos ver que alm da matrcula em classes comuns do ensino regular o aluno com necessidades educacionais especiais ter garantida da oferta no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essa medida contribui mas no resolve, j que no basta esse novo complemento para a educao dos alunos com necessidades educacionais especiais, uma vez que ainda temos carncias, como a falta de professores capacitados em AEE e a inexistncia das prprias salas de atendimento. Segundo Mantoan (2006, p. 35), inegvel que as ferramentas esto a para que as mudanas aconteam e para que reinventemos a escola, desconstruindo a mquina obsoleta que a dirige, assim como os conceitos sobre os quais ela se fundamenta, os pilares tericometodolgicos em que ela se sustenta. Dessa forma, buscamos abordar nesta breve discusso alguns documentos produzidos referentes s polticas pblicas de educao especial na perspectiva inclusiva, os quais

13

julgamos uns dos mais relevantes, sabendo que h outros que em outro momento podero contribuir na continuidade do debate. Neste momento, podemos constatar, em relao aos apontamentos direcionados as polticas pblicas de educao especial inclusiva, que nossa tarefa e misso grandiosa e constante na busca do compromisso de acompanhar as aes e intervenes das organizaes financiadoras e dos governos Estadual e Federal para com a educao, e que a implementao das polticas pblicas educacionais vise uma escola que vivencie em seu dia a dia uma educao especial na perspectiva inclusiva.

CONSIDERAES FINAIS A idealizao e construo de uma escola de qualidade para todos na filosofia inclusiva almejada por muitos gestores, professores, alunos, pais e sociedade, entretanto, essa utopia exige modificaes profundas nos sistemas de ensino, partindo de uma poltica pblica efetiva de educao inclusiva, a que deve ser gradativa, contnua, sistemtica e principalmente planejada com o objetivo de oferecer aos alunos com necessidades educacionais especiais educao de qualidade que proporcione na prtica, na ao docente, na aprendizagem e nas relaes intersociais a superao de toda e qualquer dificuldade que se interponha construo de uma escola democrtica. A maioria dos documentos legislativos referentes s polticas pblicas de educao especial na perspectiva inclusiva presente neste artigo apresenta como princpios o direito do aluno com necessidades educacionais especiais educao, ao acesso e permanncia na escola, a formao e qualificao dos professores, currculo, mtodos, recursos, organizaes e infraestrutura adequada para constituir uma educao satisfatria. Mas, sabemos que sempre existir entraves, como os citados por Mantoan (2006, p. 24):

[...] a resistncia das instituies especializadas a mudanas de qualquer tipo; a neutralizao do desafio incluso, por meio de polticas pblicas que impedem que as escolas se mobilizem para rever suas prticas homogeneizadoras, meritocrticas, condutistas, subordinadoras e, em consequncia, excludentes; o preconceito, o paternalismo em relao aos grupos socialmente fragilizados, como o das pessoas com deficincia.

Vale sempre enfatizar que so promissores os discursos presentes nas polticas educacionais inclusivas. Houve avanos, como o elevado nmero de matrculas na rede de ensino regular de alunos com necessidades educacionais especiais, o que significativo, porm permanecemos em dados quantitativos, e urgente a qualidade da educao.

14

Mesmo sabendo que h interferncia, controle, superviso e avaliao de organismos financeiros internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetrio Internacional, tambm o consentimento por parte do Estado, continuamos desejando e almejando novas polticas, caminhos e aes promissoras, coerentes e transformadoras dos sistemas educacionais inclusivos, onde a escola seja um espao fundamental na valorizao da diversidade e garantia da cidadania de cada um que, em momentos, apresenta limitaes, mas em outros, muito potencial e habilidade. Com isso, esperamos o surgimento de outras polticas na perspectiva inclusiva, reformas e propostas que possam ser discutidas, aprofundadas, reinventadas e de preferncia bem sucedidas no cenrio educacional especial inclusivo, pois as discusses no se limitam neste texto que pretende instigar novas leituras, anlises, consideraes e atitudes favorveis a uma poltica de educao para todos sem estigmas, discriminao e segregao.

REFERNCIAS

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. (Org.). Polticas educacionais: questes e dilemas. So Paulo: Cortez, 2011. BRASIL. Censo Escolar. Braslia, MEC/INEP, 2006. BRASIL. Congresso Nacional. Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 25 out. 1989. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. BRASIL. Declarao de Salamanca e linha de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia: UNESCO, 1994. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 23 dez. 1996. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Resoluo CNE/CEB n 2, de 11 de setembro de 2001. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 14 set. 2001. Seo 1E, p. 39-40. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Resoluo CNE/CEB n 4, de 2 de outubro de 2009. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 5 out. 2009, Seo 1, p. 17. FERREIRA, Maria Ceclia Carareto; FERREIRA, Jlio Romero. Sobre incluso, polticas pblicas e prticas pedaggicas. In: GES, Maria Ceclia Rafael de; LAPHANE, Adriana Lia Friszman de. (Org.). Polticas e prticas de educao inclusiva. So Paulo: Autores Associados, 2004, p. 21-48.

15

MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Igualdade e diferenas na escola: como andar no fio da navalha. In: ______; PRIETO, Rosngela Gavioli. Incluso escolar: pontos e contrapontos. So Paulo: Summus, 2006, p. 15-29. MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Incluso escolar: o que ? por qu? como fazer? So Paulo: Moderna, 2006. SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Clia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. (Org.). Poltica educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. SILVA, Maria Abdia. Interveno e consentimento: a poltica educacional do Banco Mundial. Campinas, SP: Autores Associados, Fapesp, 2002. SILVA, Sidney. Democracia, Estado e Educao: uma contraposio entre tendncias. Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao (RBPAE), v. 26, n. 1. Porto Alegre: ANPAE, 2010. TORRES, Rosa Mara. Melhorar a qualidade da educao bsica? As estratgias do Banco Mundial. In: TOMMASI, Livia De; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Srgio. (Org.). O Banco Mundial e as polticas educacionais. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2003, p. 125-186.

Potrebbero piacerti anche