Sei sulla pagina 1di 18

PROGRAMA

REALIZAO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO E GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO ORGANIZAO GERAL CRE MARIO COVAS/EFAP

MEMRIA ORAL

1. MEMRIA

O trabalho com Memria envolve relaes entre lembranas e esquecimentos, e produes de narrativas. A memria, na qual cresce a histria, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Devemos trabalhar de forma que a memria coletiva sirva para a libertao e no para a servido dos homens. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003, p. 471.

2. O VALOR DO RELATO ORAL

Fonte de conservao e divulgao do saber. Atravs dos sculos, o relato oral sempre constituiu na maior fonte humana de conservao e difuso do saber, o que equivale a dizer sempre ter sido a maior fonte para as cincias em geral. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variaes sobre a tcnica de gravador no registro da informao viva. So Paulo, CERU/FFLCH/USP, Coleo TEXTOS, 1985.

3. HISTRIA ORAL OU MEMRIA ORAL

Sugerimos o uso de certos procedimentos de Histria Oral. Entretanto, existem os seguintes limites: - de tempo, para o desenvolvimento do projeto (Viva Itlia SP); - e da formao (em Histria Oral) dos profissionais e dos alunos. Assim, denominamos de Memria Oral. Como um procedimento premeditado, seria ingnuo pensar que qualquer pessoa despreparada, pelo simples fato de entrevistar algum usando gravadores ou filmadoras, estaria fazendo histria oral. MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manual de Histria Oral. So Paulo: Edies Loyola, 2002, p. 15.

4. PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENTREVISTAS

O realizar entrevistas no significa que um trabalho com os critrios de Histria Oral. Existem diferenas entre Jornalismo e Histria Oral. Ns propomos certos procedimentos de Histria Oral. Centrar o foco nas diversas construes de informaes em trabalhos com entrevistas: Jornalismo (mdia) e Histria Oral.

5. HABILIDADES DO ENTREVISTADOR

Ouvir, ateno e respeito.

a ateno dada que qualifica a relao narrar e ouvir, a ateno de respeitarmos o silncio e de no colocarmos o narrador em um banco de rus. Ele, como todos ns, conta a sua verdade. A inexatido do narrar no invalida o testemunho. LAWAND, D. N. Memria e Ensino de Histria: uma experincia na EJA. Dissertao (Mestrado em Educao), USP, So Paulo, 2004, p. 121.
A narrativa sempre uma escavao original do indivduo, em tenso constante contra o tempo organizado pelo sistema. Esse tempo original e interior a maior riqueza de que dispomos. BOSI, Ecla. O tempo vivo da memria: ensaios de psicologia social. So Paulo: Ateli, 2003, p. 66.

6. FOCO
Histria

oral temtica: nosso roteiro tem carter temtico. Consideramos aquela parte de vida do entrevistado ligada ao tema de estudo (culinria do imigrante italiano).

7. ETAPAS
Elaborar um projeto (na linha da Histria Oral); organizar um roteiro (no com perguntas fechadas); processo da entrevista; tratamento do material e publicao.

8. PROCESSO DA ENTREVISTA

Pr entrevista, entrevista e ps entrevista. Necessidade do Caderno de campo: quando foram feitos os contatos, quais os estgios para se chegar pessoa entrevistada, como ocorreu a gravao, eventuais incidentes de percurso (dirio). Antes do incio da entrevista: o entrevistado tem o direito de no opinar sobre aquilo que no lhe for conveniente, e de solicitar o desligamento do equipamento, quando considerar necessrio (desde o contato inicial com o entrevistado, deixar claro o projeto e o roteiro). Antes do incio da entrevista, preencher com o entrevistado ficha com dados dele (vide modelo no site). Em situao de entrevista: perguntar; evitar questes fechadas; estimular a fala com gestos e no com nossa fala; garantir a viso de mundo, as idias, os sonhos e as crenas dos entrevistados; nunca devemos interromper uma fala e nunca devemos demonstrar desinteresse pela fala. Se o entrevistado se distanciar muito da questo em pauta devemos aproveitar uma pausa de fala e com muito tato dizer: isto muito interessante, mas...; respeitar os momentos de emoo.

9. PS-ENTREVISTA (TRATAMENTO DO MATERIAL)

Com o objetivo de reflexo sobre o processo maior que o da escrita da oralidade, cientes da diversidade de abordagens em Histria Oral, apresentamos uma sugesto, de ps-entrevista, realizado pela UNIFESP (http://www.unifesp.br/centros/cehfi/bmhv/index.php/o-que-e-historia-oralde-vida/procedimentos-e-etica-em-historia-oral): a) Transcrio: passagem literal do oral para o escrito. b) Textualizao: momento em que transliteramos a fala do colaborador, inclumos a fala do entrevistado num processo dialgico e textual, na fala do colaborador, deixando o texto fluido e na primeira pessoa. c) Transcriao: momento em que ocorre a teatralizao do discurso, onde inclumos atravs de uma linguagem quase literria as emoes, o choro, a ironia, os silncios. d) A conferncia e a autorizao: momento em que voltamos com o texto final da entrevista transcriada para ser lido e aprovado pelo colaborador. Somente depois dessa etapa estamos autorizados a divulgar as narrativas. No caso do projeto Viva Itlia SP, vamos centrar na transcrio.

10. AUTORIZAO PARA O USO DAS ENTREVISTAS


A Histria Oral pressupe uma grande reflexo sobre tica. Existe a necessidade de levar o texto (transcrio, no caso do Viva Itlia SP) para o entrevistado avaliar. Aps a leitura do entrevistado, com as correes que ele julgar necessrias, ser assinado a permisso do uso da entrevista (veja modelo que apresentamos no site). oportuno lembrar que, mesmo com autorizao para uso da entrevista, continua a existir a responsabilidade pelo uso dela por terceiros, pois as implicaes ticas de quem colhe a entrevista no se esgotam em seu primeiro uso. MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manual de Histria Oral. So Paulo: Edies Loyola, 2002, p. 174.

11. SENTIDO DE GRATIDO (PUBLICAO)

A clareza de que envolvemos as experincias dos entrevistados com valor, deve permear nosso trabalho e indica a um compromisso pblico: realizar uma devoluo social (no caso do Viva Itlia SP, a produo do Livro de Receitas e Memrias) Percebo nas pessoas que entrevisto para o Memorial do Imigrante/Museu da Imigrao uma certa uma certa gratido por serem lembradas e suas vidas valorizadas, tornadas importantes e perpetuadas. FREITAS, Snia Maria de. Histria Oral: possibilidades e procedimentos. So Paulo: Humanitas/FFLCH/USP: Imprensa Oficial do Estado, 2002, p. 98 99.

12. CUIDADOS
Buscar

o melhor local, com o entrevistado, para a realizao da entrevista; O entrevistado pode ter documentos que complementem a entrevista; Testar os equipamentos de gravao para a verificao se, por exemplo, o som vai ser captado para facilitar a transcrio.

13. PRODUES DO CENTRO DE MEMRIA E ACERVO HISTRICO (CRE MARIO COVAS)


Vejam duas formas de publicao, em textos, no trabalho de Memria Oral: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ananias.pdf ; http://www.crmariocovas.sp.gov.br/mmo.php?t=002 . Outros textos, com um dos dois formatos acima citados, podem ser encontrados em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/mmo.php?t=001 . Clipes de entrevistas podem ser encontrados em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/mmo.php?t=001 ; http://educavideosp.wordpress.com/tag/memoria-oral/ ; http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/videos?pag=23 . (Acesso em 02/03/2012).

14. BIBLIOGRAFIA
(COM DIVERSAS ABORDAGENS EM HISTRIA ORAL E REFLEXES SOBRE MEMRIA

ALBERTI, Verena. Manual de Histria Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005. BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. __________. O tempo vivo da memria: ensaios de psicologia social. So Paulo: Ateli, 2003. FREITAS, Snia Maria de. Histria Oral: possibilidades e procedimentos. So Paulo: Humanitas, 2002. LAWAND, D. N. Memria e Ensino de Histria: uma experincia na EJA. Dissertao (Mestrado em Educao), USP, So Paulo, 2004. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manual de Histria Oral. So Paulo: Edies Loyola, 2002. __________; RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia prtico de Histria Oral: para empresas, universidades, comunidades, famlias. So Paulo: Contexto, 2011. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variaes sobre a tcnica de gravador no registro da informao viva. So Paulo, CERU/FFLCH/USP, Coleo TEXTOS, 1985. WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (Coord). Histria falada: memria, rede e mudana social. So Paulo: SESCSP: Museu da Pessoa: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2006. http://oralid.vitis.uspnet.usp.br/ Acesso em 05 de maro de 2012. http://www.centrodememoria.unicamp.br/laho/index.htm Acesso em 05 de maro de 2012. http://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral Acesso em 05 de maro de 2012. http://www.unifesp.br/centros/cehfi/bmhv/index.php/o-que-e-o-gehos Acesso em 08 de maro de 2012. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/diretrizes_projetos_historia_oral.pdf Acesso em 08 de maro de 2012.

15. CONTATOS COM O CENTRO DE MEMRIA E ACERVO HISTRICO (CRE MARIO COVAS)

- Suely Ramos da Silva (Responsvel pelo Centro de Memria e Acervo Histrico do CRE Mario Covas) suely.silva@edunet.sp.gov.br

- Digenes Nicolau Lawand dnicolaulawand@edunet.sp.gov.br

CRDITOS

Texto: Digenes Nicolau Lawand Organizao material: Digenes Nicolau Lawand Conferencista para este tema: Digenes Nicolau Lawand

Organizao geral do Programa Viva Itlia/SP CRE Mario Covas/EFAP: Maria Salles Maria Cristina Noguerol Catalan Maria Luiza Rocha Arantes Assessoria de Relaes Internacionais: Irene Kazumi Miura

Potrebbero piacerti anche