Sei sulla pagina 1di 7

Aula 22/04/14 - Andr Barros

1) Consignao de pagamento

Pagemento em consignao o deposito da coisa devida efetuado pelo devedor ou por 3 interessado ou no, com objetivo de estinguer a obrigao. Pagamento em consignao ou a consigano em pagamento instituto de natureza hibrida: material ou processual. Por est razo a mteria ser desenvovlida na aula de processo civil. 2) Pagamento com Sub-rogao

Pagamento com sub-rogao consite na transferencia dos direitos creditrios para a pessoa que cumpriu a obrigao no lugar do devedor ou que emprestou o necessrio para que pudesse cumpri-la. uma forma de pagamento com substituio de credores. Quais so os principais efeitos do pagamento com sub-rogao? R: So 2: a) Liberatrio libera o credor primitivo da obrigao b) Tranlativo transfere ao 3 a condio de credor. No cosnsite apenas na transferncia do creditotamb abrange todos os direitos, privilgios e garantias do credor originario. Obs.: Quando o 3 no interessado paga a dvida de outro sem sub-rogao convencional poder apenas cobrar aquilo que pagou. (se pagou a dvida em nome prprio.) Se o 3 no interessado pagar a dvida em nome do devedor no poder cobrar nem mesmo o que pagou. Recivo no nome do namorado se fudeu - Recibo no nome da namorada pode cobrar Art. 347 CC a namorada chega no bar paga a divida e pede o recibo no seu nome e com a observao de que ela ser a credora agora, podendo cobrar tudo dele.

Qual a diferea enre a sub-rogao real e a pessoa? O Pagamento com sub-rogao sempre um espcie de sub-rogao subjetiva/pessoal, por que: - ocorre a substituio do sujeito. A sub-rogao objetiva/real, no espcie de pagamento com sub-rogao. Consiste apenas na substituio de uma coisa por outro, com a transferncia dos

atributos e nus que gravam o bem. Ex.: quando a pessoa casada aliena o imvel que adquiriu qdo era solteira e adquire outro bem com o mesmo valor quando casada opera-se a sub-rogao real. A qualidade de bem particular (incomunicvel) transferida ao novo bem adquirido. Obs. O salrio incomunicvel, porm como dinheiro vai e compra. No ocorre a sub-rogao no salrio.

3) Espcies de pagamento com sub-rogao a) Sub-rogao legal: - art. 346 CC aquela que ocorre automtica ipso iuri, quando presente uma das hiptes do art. 346 do CC. No depende de manifestao de vontada das partes, isto , de colsula contratual determinando a sub-rogao.

Art. 346. A sub-rogao opera-se, de pleno direito, em favor: I - do credor que paga a dvida do devedor comum; Credor A 100 mil Devedor C Credor B 200 mil + 100 mil

R$ ( um traso e no do no sifro) B vai l e paga o valor de 100 mil para A e assim B sub-rogada seus creditos. Isto feito por instituio financeira eles fazem isso para controlar a recuperao empresarial. II - do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel; Obs.: possvel vender imvel hipotecado.

solo Direto de prodriedade esta gravando a casa e o solo. A hipoteca grava O direito de propriedade e no diretamente o bem. Alienao direito de propriedade. Tem que transferir a propriedade com a limitao/hipoteca

III - do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte. Ex. fiador. Locador locatrio

FIADOR Contrato de fiador se desenvolve com quem? Locador Embora no exista realao obrigacional com o locatrio ele se sub-roga como 3 interessado.

b) Sub-rogao convencional: - art. 347 CC aquela que decorre de acordo de vontade entre o credor e o terceiro ou entre o devedor e o terceiro. (terceiro = no interessado) OBS: TERCEIRO INTERESSADO. = AQUI TERCEIRO NO

Art. 347. A sub-rogao convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; Ex. namorada que paga dvida de namorado e pede que no recibo o credor especifique que est transferindo todos os seus direitos e privilgios. II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito. Nesta hiptese devero ser observadas as regras previstas no CC quanto cesso de crdito. Trata-se de uma espcie de compra e venda de crdito.

Qual a natureza jurdica do pagamento com sub-rogao? R: A sub-rogao legal uma regra especial de pagamento ( um ato unilateral). A sub-rogao convencional uma espcie de pagamento indireto ( um ato bilateral acordo de vontade entre as partes).
3.1) Transferncia de direitos: O art. 350 CC proibe qualquer carter especulativo na sub-rogao legal: o terceiro apenas poder cobrar aquilo que pagou. O dispositivo restringe-se ao principal da dvida. No impede segunda a doutrina a cobrana de juros e correo monetria.

Art. 350. Na sub-rogao legal o sub-rogado no poder exercer os direitos e as aes do credor, seno at soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor.

Perg. Existe limite na sub-rogao conveno? 1 corrente: defende que o mesmo limite deve ser aplicado a sub-rogao convencional. (Carvalho Santos) 2 corrente: defende que o silncio do legislador quanto a sub-rogao convencional no art. 350 foi intencional.

Portanto, a sub-rogao convencional pode ter natureza especulativa. regulada pela seao de creditos.

4) Dao em pagamento (datio in solutum ou datio pro soluto).

Conceito: a entrega ao credor de coisa diversa da que lhe era devida. No se pode forar o credor. Tem que haver acordo de vontade. Pagemento indireto. Como o credor no pode ser forado a receber do que lhe era devida a dao em pagaemnto s possvel com o consentimento/ vontade do credor originario. Perg. Qual a natureza jurdica da dao em pagametno? A dao uma espcie pagamento indireto, pois depende de um acordo de vontade entre as partes. (negocio jurdio bilateral)

Perg.: A dao em pagamento est restrita s obrigaes de dar?: A dao em pagamento pode ter por objeto qualquer espcie de obrigao: dar, fazer ou no fazer. Pode ser feita observando a mesma natureza (dar-dar) ou alterando a sua natureza.

4.1) Regras sobre dao Dao de ttulo de crdito: Se for ttulo de crdito a coisa dada em pagamento o art. 358 CC determina que a transferncia do mesmo importara em cesso de crdito.
Art. 358. Se for ttulo de crdito a coisa dada em pagamento, a transferncia importar em cesso.

A principal consequncia disso que o ttulo ser recebido em carter pro solvendo. A obrigao anterior apenas ser considerada extinta com a quitao da dvida representada pelo ttulo. (posio majoritaria).

5) Evico: Ocorrendo a evico/perda da coisa dada em pagamento o art. 359 CC determina que ser restabelecida a obrigao originria/primitiva. Resalvados os direitos de 3 de boa f. Andr deve fusca pablo

Oferece uma Ferrari. Porm no era do Andr, era roubada. cobra o Fusca

Porm Andr j vendeu o fusca para Jos, 3 de boa-f. Agora papblo s pode cobrar indenizao.

6) Novao

Conceito: Consite na criao de uma obrigao nova com o objetivo de extinguir uma obrigao anterior. A novao uma espcie de pagamento indireto, pois depende de acordo entre 2 ou mais pessoas. No existe novao por fora de lei.

Requisitos: a) Existncia de uma obrigao anterior: Deve existe obrigao pretrita para que a nova possa ser caracterizada como novao. A obrigao anterior deve ser vlida ou anulvel. Contudo no pode ser nula, existinta ou espcia de obrigao natural (dvida de jogo). O requisto para a novao , portanto, a exigibilidade da dvida. b) Criao de uma obrigao nova. Est obrigao deve conter o elemento novo aliquidi nova/novi. A diferena deve ser substancial.

c) Animus novandi: a inteno de novar. Este requisito materializado na diversidade substancial entre as obrigaes. por est raza que admite-se que o animus novandi seja expresso ou tcito. Perg: /A renegociao de dvida catacteriza novao? R: smula 286 STJ - A renegociao de contrato bancrio ou a confisso da dvida no impede a possibilidade de discusso sobre eventuais ilegalidades dos contratos anteriores. Segundo o STJ, a simples renegociao de dvida no caracteriza novao, atraindo a incidncia da smula 286 STJ. Contudo, se houver alterao substancial do contrato (animus novandi), estara caracterizada a novao e no ser admitida a reviso dos contratos anteriores.

Espcies de novao a) Objetiva/real: aquela que consiste em substituio do objeto da obrigao. Ateno: na dao em pagamento a substituio do objeto ocorre no momento do pagamento. Na novao objetiva a susbtituio do objeto ocorre ANTES do momento do pagamento.

b) Subjetiva/pessoal: substituio do sujeito da obrigao.

Novao subjetiva ativa: aquela em que ocorre a substituio do credor . Novao subjetiva passiva: aquela q ocorre a substituio do devedor. Pode ser 2 especies a) NSP por delegao: aquela que ocorre com o consentimento do devedor originrio. b) NSP por expromisso: ocorre sem o consentimento do devedor originrio. Ambas so vlidas. Ateno: a novao subjetiva passiva no depende do consentimento do devedor. Diversamente, a remi$$o da dvida (perdo), depende de consentimento expresso do devedor.

Qual a difentena entre a novao subjetiva passiva e a ssuno de dvida e o pagamento com sub-rogao?

A novao no se confunde com o pagamento com sub-rogao, pois neste o 3 quita a dvida com o credor. Na novao o 3 apenas assume a dvida. A novao tb no se confunde com a suno de dvida (cesso de dbito), pis esta no extingue a obrigao apenas a trasmite.

Potrebbero piacerti anche