Sei sulla pagina 1di 2

Segurana e proteo esto no dia a dia da Atlas Schindler.

Os itens que mais apresentam irregularidades, atrasando a entrega dos elevadores em funcionamento so, em sua maioria, de fcil soluo, se realizados no momento correto da obra. Principais itens a serem observados para garantir a segurana e a qualidade do produto entregue:

A Atlas Schindler quer estar sempre ao seu lado.


Pontos de ateno
Fique sempre atento aos itens abaixo:

Parte eltrica, incluindo o aterramento. Disjuntor principal com travamento na posio desligado. Dispositivo de proteo de corrente residual.

1
Parte eltrica, incluindo o aterramento. Disjuntor principal com travamento na posio desligado. Dispositivo de Proteo de Corrente Residual.
- instalao de eletroduto com ao (dois os de 1,5mm) entre a portaria e a caixa do elevador para instalao de campainha extra. - instalao de cabo terra com distncia mxima de 0,5m dos condutores fases do elevador. - isolao do cabo terra verde/amarelo ou verde. - o quadro parcial de fora e de luz localizado na casa de mquinas deve conter: - barra de cobre para aterramento adequado. - disjuntor bipolar para circuito de luz com dispositivo para travamento mecnico na posio desligado com porta cadeado. - disjuntor tripolar com capacidade de ruptura mnima de 17kA (referncia 380 V) com dispositivo para travamento mecnico na posio desligado com porta cadeado. - interruptor diferencial para corrente nominal de 25A e corrente residual de 30mA com dispositivo para travamento mecnico na posio desligado com porta cadeado, ligado em srie com o disjunto bipolar do circuito de luz. - o quadro geral de fora e de luz localizado junto ao medidor deve conter: - barra de cobre para aterramento adequado. - disjuntor bipolar para circuito de luz. - disjuntor tripolar com capacidade de ruptura mnima de 17kA (referncia 380 V). Obs.: Os nmeros indicados so uma referncia. Verique a planta eltrica de cada obra porque os nmeros podem sofrer variaes.
009011 V1

Acessrios de iamento disponveis e identicados. Iluminao da caixa. Espao de segurana abaixo do carro. Portas de inspeo. Acesso ao poo do elevador. Aberturas na caixa.

Para a Atlas Schindler a segurana e a qualidade dos elevadores de sua obra esto em primeiro lugar.

Lembre-se de vericar sempre as plantas fornecidas pela Atlas Schindler. Todas as imagens so meramente ilustrativas. Para outras informaes e orientaes, entre em contato pelo SAC 0800 055 1918.

Queremos o melhor para sua obra. Por isso, contamos com a sua parceria.
Cada obra, com suas caractersticas individuais, exige aes diferenciadas para que sejam evitadas situaes inseguras durante a construo e a ocupao efetiva do empreendimento. Entre os pontos de ateno esto os elevadores. Sua instalao, manuteno e uso seguros dependem do cumprimento de procedimentos e requisitos para evitar acidentes, estabelecidos em normas tcnicas nacionais, obrigatrias por lei e passveis de multa. Este material tem a nalidade de auxili-lo na conformidade e no atendimento de todos os requisitos de segurana e funcionamento exigidos, j detalhados nas plantas e descritos em nossos contratos. importante ressaltar que cada linha de produto Atlas Schindler possui o documento Norma de Inspeo para Aceitao da Schindler (SAIS) que dene os pontos de inspeo antes da liberao para funcionamento dos elevadores com ou sem casa de mquinas. A autorizao para instalao e uso dos nossos equipamentos est vinculada ao cumprimento e conformidade dessas especicaes. A inspeo para preenchimento do SAIS realizada por tcnicos altamente especializados e certicados para lidar com ferramentas prprias para esse m e de forma independente da montagem e da manuteno Atlas Schindler, garantindo a iseno necessria s questes de qualidade e segurana. Verique sempre as especicaes expressas no contrato e nas plantas fornecidas pela Atlas Schindler.

2a

2b

Portas de inspeo.
Davem ser fabricadas em material no combustvel. - quando solicitadas, as portas de inspeo so instaladas no ltimo pavimento e para acesso caixa, conforme planta de instalao. - devem possuir fechamento externo com trinco, permitindo o fechamento autnomo (sem uso de chaves).

Vericar o peso, que pode variar de acordo com as especicaes da obra.

- suas dimenses devem obedecer s orientaes existentes na planta de instalao. - as portas de inspeo no devem abrir para o interior da caixa. Obs.: responsabilidade do cliente.

Acessrios de iamento disponveis e identicados.


Gancho posicionado no teto ou nas vigas da casa de mquinas, com as seguintes caractersticas: 2a - Gancho - deve ser fabricado em ao de baixo teor de carbono. - deve ser pintado na cor amarelo brilhante. - em torno do gancho deve ser pintada uma seo retangular (vericar dimenses na planta de instalao) na cor amarelo brilhante. - no interior da seo retangular deve ser pintada, na cor preta, a indicao da carga mxima admissvel. Ex.: 2T ou 2.000 Kg (vericar capacidade na planta de instalao). 2b - Vigas - devem suportar, em qualquer ponto, a carga vertical indicada na planta de instalao. - devem ser pintadas na cor amarelo brilhante. - na parte inferior de uma das vigas deve ser pintada, na cor preta, a indicao da carga mxima admissvel. Ex.: 3T ou 3.000 Kg (vericar capacidade na planta de instalao).

Acesso ao poo do elevador.


Na ocasio da montagem, deve ser instalada a escada marinheiro de acesso ao poo dos para-choques do elevador (vericar dimenses na planta de instalao). A escada deve: - ser fabricada em material no combustvel. - estender at 80cm acima da soleira da porta de acesso. - ser adequada s dimenses da caixa do elevador, respeitando uma distncia mnima para posicionamento seguro dos ps. - ser xada em material que fornea sustentao (blocos no oferecem xao segura). Obs.: a cargo do cliente.

Iluminao da caixa.
A iluminao da caixa do elevador deve ser operada a partir de interruptores paralelos. - um interruptor deve ser instalado na parte interna da caixa, a uma distncia mxima de 1m da porta do elevador e a 0,8m do piso da primeira parada, e outro interruptor deve ser instalado na casa de mquinas. Obs.: responsabilidade do cliente.

Caso no sejam cumpridas as especicaes citadas no documento SAIS, o responsvel pela obra ser noticado formalmente de que o elevador ser entregue desligado ou, at mesmo, no ser entregue - dependendo da gravidade do item identicado pelo SAIS - at a adequao necessria.

Espao de segurana abaixo do carro.


- uma rea no piso do poo dos para-choques deve ser pintada na cor amarelo brilhante (vericar dimenses da rea na planta de instalao). Obs.: responsabilidade do cliente.

Aberturas na caixa.
- os vos das portas devem ser protegidos com madeira ou fechamento provisrio at a instalao dos elevadores. - os vos existentes aps o chumbamento do conjunto de batentes dos elevadores e ao redor da caixa do elevador, devem ser preenchidos com enchimento e receber acabamento. Para elevadores sem casa de mquinas deve ser providenciada uma abertura para ventilao no alto da caixa (vericar dimenses na planta de instalao). Obs.: responsabilidade do cliente.

Potrebbero piacerti anche