Sei sulla pagina 1di 40

AutoCAD

Dicas e truques de Lynn Allen para usar o AutoCAD 2010

Interface de usurio
Aqueles migrando do AutoCAD 2009 para o AutoCAD 2010 devem se sentir em casa com a interface de usurio. de desenho que aborda as selees para modelos de desenho, paletas de ferramentas, e opes ao visitar o site www.autodesk.com. No se preocupe se no passar por esta tela j que voc pode encontrar o Initial Setup na guia User Preferences em OPTIONS.

Congurao inicial
Ao carregar o AutoCAD 2010, voc ser solicitado a selecionar sua indstria e as conguraes mais convenientes. O AutoCAD por sua vez cria um ambiente Interface de usurio

O AutoCAD tambm cria um novo espao de trabalho baseado em nossas preferncias, adicionando-o a outros espaos de trabalho padro.

diversos painis e cada painel contm vrias ferramentas. Podemos arrastar os painis para fora da faixa de opes (Ribbon) para que permaneam xos. Os painis xos permanecem no lugar mesmo quando mudamos de guia. Claro, a faixa de opes Ribbon pode ser totalmente personalizada; possvel criarmos nossas prprias guias que se alteram automaticamente quando selecionamos um objeto especco ou executamos um comando. O AutoCAD 2010 agora exibe at trs las de cones para que possamos encontrar as ferramentas necessrias com muito mais rapidez.
NOTA Se voc utilizava o espao de trabalho AutoCAD Classic no AutoCAD 2009, no deixe de tentar a faixa de opes Ribbon mais inteligente do AutoCAD 2010!

Interface de usurio

Faixa de opes Ribbon


A Ribbon, apresentada no AutoCAD 2009, cou ainda mais contextual j que nos leva diretamente s ferramentas que precisamos (isso signica menos cliques!). A Ribbon baseada em tarefas consiste de guias, cada guia traz

Barra de Acesso Rpido


A poderosa barra de ferramentas Quick Access localiza-se no canto superior esquerdo da tela. Nela encontramos os comandos usuais New, Open, Save, Undo, Redo e Plot. Selecionando a seta para baixo, podemos personalizar a barra com os comandos favoritos rapidamente. Tambm podemos encontrar a opo de retornar a barra de menu para a tela ou exibir a Quick Access Toolbar abaixo da Ribbon.

Menu de aplicativos
No menu de aplicativos encontramos as ferramentas de arquivo mais comuns e tambm os arquivos recentes. preciso xar os desenhos usados com frequncia para que no saiam da lista! Tambm possvel exibir arquivos recentes como imagens ou cones e tambm organizar os mesmos por data de acesso, tamanho ou tipo de arquivo.

Interface User Interface de usurio

DICA muito simples arrastar qualquer Quick Access Toolbar de um espao de trabalho para outro na interface.

Tambm podemos fazer uma pesquisa rpida para encontrar comandos do AutoCAD. Um clique duplo em qualquer item listado iniciar o comando associado.

Clicar com o boto direito em muitas dessas opes (como Polar ou Osnap) tambm nos permite acelerar o trabalho de alterar as conguraes (e assim poupamos alguns cliques extras).

InfoCenter
O InfoCenter um meio rpido de procurar ajuda, inclusive informaes que se encontram online. Basta clicar na seta para abrir ou fechar o campo de pesquisa.

Interface User Interface de usurio

Barra de status
Se voc est migrando do AutoCAD 2008 ou anterior, notar alguns avanos interessantes na barra de status. Basta clicar com o boto direito em qualquer ferramenta para escolher se voc deseja ver textos ou cones das conguraes padro, como Osnap, Grid e Dynamic Input. As conguraes padro cam azuis para facilitar a identicao de qual delas est ativa (digno de agradecimento!)

DICA Verique a nova opo Hide XREF Scales adicionada lista VP Scale.

Dashboard
Para aqueles que personalizaram os Dashboards, agora se pode traz-los para o AutoCAD 2010 pela guia Transfer no comando CUI. Basta clicar com o boto direito no painel do Dashboard selecionado para copiar para um painel da faixa de opes no mesmo CUI. Depois s arrastar e soltar no menu principal do CUI. Se quisermos que todas as ferramentas da faixa de opes quem na vertical, semelhante ao Dashboard, s remover e ancorar as ferramentas no lado direito ou esquerdo da tela.

Interface de usurio

Dicas de ferramentas
As dicas de ferramentas foram ampliadas para oferecer mais informaes conforme a necessidade. Quanto mais tempo o cursor permanece sobre uma ferramenta, tanto mais informaes aparecem. ( possvel controlar melhor este recurso na guia Display do dilogo Options)

Congurao de mensagens ocultas


Em todo o aplicativo, h mensagens de aviso atualizadas para oferecer mais ajuda. Se desligarmos essas mensagens, elas cam ocultas. bastante fcil ativ-las novamente na guia Systems do dilogo Options.

Parametria: Restries geomtricas

Parametria: Restries geomtricas

A adio de parametria ao AutoCAD 2010 vai tornar os objetos do AutoCAD ainda mais inteligentes! Dois poderosos componentes do Desenho Paramtrico so as restries geomtricas e as restries dimensionais e agora o AutoCAD tem ambos! As restries geomtricas permitem a criao de uma relao entre objetos ou entre pontos especcos de objetos. Enquanto os snaps de objeto tradicionais so temporrios, as restries permanecem nos objetos para assegurar a manuteno do objetivo do projeto. Por exemplo, quando quisermos duas linhas sempre perpendiculares uma outra, ou um arco e um crculo sempre concntricos.

A faixa de opes Ribbon o lugar certo para denir restries geomtricas. A guia Parametrics facilita a adio e o controle de restries (constraints) geomtricas. Tambm possvel utilizar o comando GEOMCONSTRAINT.

Adicionar restries
Simplesmente, selecionamos uma ferramenta de restrio geomtrica, como Parallel, e selecionamos dois objetos que desejamos manter uma relao de paralelismo. O primeiro objeto selecionado a base, j que o segundo objeto vai se ajustar para ser paralelo ao primeiro. Isso vlido para todas as restries geomtricas.

Um guia breve das restries: Coincident Garantir que dois objetos coincidam em um determinado ponto. O ponto pode estar em qualquer lugar do objeto. Parametria: Restries geomtricas Collinear Coloca o segundo objeto na mesma linha innita do primeiro. Concentric Faz com que dois arcos, crculos ou elipses (ou uma combinao) compartilhem o mesmo centro. Fix Trava um ponto em um objeto a uma coordenada no WCS (sistema de coordenadas do mundo). Parallel Torna paralelos dois segmentos pline ou duas linhas. (Perpendicular Torna perpendiculares dois segmentos pline ou duas linhas.) Horizontal Torna horizontais uma linha ou dois pontos em um objeto (paralelos ao eixo X). Vertical Torna verticais uma linha ou dois pontos em um objeto (paralelos ao eixo Y).

Tangent Torna tangentes entre si dois objetos, como um arco e uma linha. Smooth Torna uma spline contgua a outra linha, arco, pline ou spline, mantendo a continuidade G2. Symmetry Imagine um comando Mirror em que os objetos mantm a simetria aps a execuo do comando! Equal Um verdadeiro poupatempo, pois possvel denir duas linhas com comprimento sempre iguais e dois crculos com o mesmo raio. Se modicarmos um, o outro se atualiza automaticamente! Aqui tambm temos uma timo opo mltipla.

Os cones geomtricos aparecem nos objetos para indicar as restries anexadas. Essas barras de restries podem ser arrastadas para qualquer posio na tela, ocultadas selecionando Hide All na faixa de opes ou exibidas com Show All. A opo Show permite selecionar os objetos que desejamos exibir as barras de restries. O Constraint Settings Manager gerencia uma variedade de opes da barra de restries.

AutoConstrain
Esta a melhor de todas as ferramentas! Quando selecionamos um grupo de objetos previamente desenhados, o AutoCAD insere as restries automaticamente! Use a guia AutoConstrain no Constraint Settings Manager para denir prioridades, tolerncias etc. (Comando CONSTRAINTSETTINGS, se no quisermos usar a faixa de opes).

Parametria: Restries geomtricas

10

Parametria: Restries dimensionais


No AutoCAD, as cotas sempre se basearam na geometria. Desenhamos uma linha na dimenso correta e depois inserimos a cota. Imagine se pudssemos originar a geometria a partir das cotas? Alteramos o valor da cota e a geometria se atualiza automaticamente! isso mesmo que o AutoCAD 2010 nos oferece. As restries dimensionais encontram-se no centro da guia Parametrics na faixa de opes. Tambm possvel utilizar o comando DIMCONSTRAINT. cotamos um crculo com a opo Radial e depois alteramos o crculo simplesmente mudando o valor da cota. preciso usar as Dimensional Constraints na geometria que desejamos alterar com facilidade ou na geometria que desejamos restringir a um tamanho especco. Se a distncia entre dois furos deve ser mantida 3mm, a restrio dimensional forar a distncia independentemente do restante da geometria.
DICA Podemos trocar uma dimenso tradicional para uma dimenso com restrio dimensional usando o comando DIMCONSTRAINT.

Parametria: Restries dimensionais

Podemos encontrar os tipos de cotas padro, mas essas cotas so capazes de conduzir nossa geometria. Por exemplo,

11

Um cone cadeado nos ajuda a identicar visualmente uma dimenso restringida de uma dimenso tradicional. O tamanho delas no varia com o zoom (sempre do mesmo tamanho) e no se plotam dimenses restringidas. Cada uma recebe um nome como D1 ou Ang1. Esses nomes podem ser personalizados no Parameters Manager, e tambm podemos criar nossos prprios parmetros de usurio. As expresses tambm podem ser dependentes de outros valores.

O Constraint Settings Manager controla a exibio das restries dimensionais. Aqui podemos exibir os valores sem a expresso ou desligar o cone cadeado.

Parametria: Restries dimensionais

fcil editar uma restrio dimensional com um clique duplo no texto da dimenso ou alterando o valor no Parameters Manager. Tambm podemos renomear as restries da mesma forma.

12

Mudar para dimenses anotativas


E se quisssemos imprimir as restries dimensionais? Sem problema basta selecionar as dimenses a imprimir e fazer a converso para dimenses Annotational no Properties Manager. Parametria: Restries dimensionais Aqui podemos controlar o tamanho, estilo, etc.

A boa notcia que as restries ainda so restries geomtricas inteligentes, o que signica que podemos dar um clique duplo e alterar os valores!

DICA Se preferirmos trabalhar com dimenses anotativas desde o comeo, dena a varivel de sistema CCONSTRAINTFORM em 1 ou selecione a opo Form no comando DIMCONSTRAINT.

Blocos dinmicos e parametria


Boas novas! A parametria agora pode se combinar ao poder dos blocos dinmicos!

13

Editor de blocos atualizados


A guia do editor de blocos na faixa de opes foi modernizada para conter as restries geomtricas e dimensionais. Blocos dinmicos e parametria A nova guia tambm foi adicionada s paletas de autorao de blocos especcas para restries paramtricas. A tarefa de designar restries geomtricas no editor de blocos semelhante a fazer isso no editor de desenhos. Se levarmos a geometria restringida para o editor de blocos, a geometria permanece restringida.

14

Restries dimensionais
Os parmetros de restrio dimensional tambm podem ser adicionados geometria do bloco dinmico. O nome dos parmetros exposto como uma propriedade do bloco, semelhante aos parmetros padro de blocos dinmicos. Ao anexar as Dimensional Constraints geometria do bloco, tambm podemos controlar o nmero de alas disponveis para ns de edio.
NOTA preciso garantir que as restries estejam contidas na denio de bloco, e no adicionadas depois, para obtermos os melhores resultados. DICA Devemos usar a faixa de opes do Block Editor para anexar as restries dimensionais (no use as restries da guia Parametrics!)

Blocos de teste
No preciso sair do editor de blocos para testar os blocos! A nova ferramenta Test Block permite testar os blocos sem precisar salvar as alteraes e sair do editor de blocos (o que poupa bastante tempo!).

Blocos dinmicos e parametria

Gerenciados de parmetros
Podemos acessar toda a variedade de parmetros e atributos de blocos no novo Parameters Manager. possvel controlar a exibio do parmetro na paleta Properties e a ordem em que aparecem.

Geometria de construo
Agora podemos criar a geometria de construo que aparece no editor de blocos mas no no bloco inserido. A nova ferramenta BCONSTRUCTION facilita a converso de geometria existente em geometria de construo, exibida em linhas tracejadas de cor cinza.

15

Tabela de blocos
Aqui podemos realmente ampliar a capacidade dos blocos dinmicos! Usando a ferramenta Block Table (BTABLE), podemos denir as variaes de um bloco. Podemos inserir as variaes manualmente ou copiar e colar de uma planilha do Excel.

Podemos controlar ainda mais a insero de blocos selecionando Block properties must match a row in the table para evitar a criao de peas aleatrias no padronizadas.

Blocos dinmicos e parametria

16

Uma ala no bloco inserido nos deixa alternar rapidamente entre os diversos valores listados na tabela Block. Selecionar a Properties Table do menu exibe toda a tabela de bloco para que possamos ver todos os valores e ainda organiz-los em colunas diferentes. Blocos dinmicos e parametria

Parmetros do editor de blocos


Voc pode controlar todos os parmetros do ambiente do editor de blocos no dilogo Block Editor Settings opes de cor, tamanho e alinhamento.

DICA No recomendvel misturar as novas restries geomtricas e dimensionais com os parmetros e aes tradicionais, pois isso pode levar a uma variedade de resultados.

Truques para reduzir etapas nas anotaes


Use estes truques prticos para poupar tempo nas anotaes dos desenhos do AutoCAD 2010.

17

Multi-setas
Os Multileader Styles agora nos deixam especicar os parmetros de ligao vertical (tabela Content) e especicar uma escala para um tipo de bloco de multi-setas.
DICA Agora podemos acessar o dilogo Text Style a partir do comando MLEADERSTYLE.

FIND
O comando FIND atualizado agora traz um boto de Zoom na lista de resultados para garantir a permanncia do zoom no item encontrado depois de sair do comando. As novas ferramentas de seleo de conjuntos facilita a criao de um conjunto a partir dos resultados encontrados.

Truques para reduzir etapas nas anotaes

DICA Para ver essas novas ferramentas, preciso assinalar a caixa de resultados List.

18

MTEXT e corretor ortogrco


Use ESC para sair de MTEXT Agora quando clicamos em Escape no editor MTEXT, o software oferece uma oportunidade de gravar o texto (nada de perder os textos de novo!). Podemos tornar isso o procedimento padro. Corretor ortogrco no local O corretor ortogrco mostra os erros ortogrcos no momento em que aparecem no MTEXT. O AutoCAD sublinha em vermelho aquelas palavras que no se encontram no dicionrio e o menu do boto direito oferece sugestes de ortograa.

Cotas
Agora podemos designar o posicionamento do texto abaixo da linha de cota na guia Text do dilogo Dimension Styles. Tambm possvel especicar a direo do texto como partir da direita ou da esquerda.

Truques para reduzir etapas nas anotaes

Um novo boto Undo foi adicionado ao comando SPELL e est um clique mais rpido na seleo de objetos para vericar a ortograa.

Um novo fator de subunidades e suxo foram adicionadas ao Zero Suppression. Isso facilita a obteno de um valor de texto de 45 cm em vez de .45m.

Propriedades de objetos e camadas


Veja como as ferramentas de objetos e camadas do AutoCAD 2010 pode concretizar sonhos. so exibidas para cada objeto na CUI (para acesso rpido selecione o boto Customize na QP).

19

Propriedades rpidas
A ferramenta Quick Properties nos permite ver e modicar as propriedades de objeto no local, sem precisar ir paleta Properties. As Quick Properties (QP) podem ser ligadas ou desligadas na barra de status. Depois de ativar o recurso, simplesmente selecione um objeto e as propriedades aparecem para a edio. Podemos controlar quais propriedades

Gerenciamento de camadas
O Layer Properties Manager no tem um modo para que possamos exibi-lo enquanto usamos outros comandos. Isso signica que podemos mover, autoocultar ou ancorar do mesmo jeito que as outras paletas de ferramentas. E agora dinmico quaisquer alteraes

Propriedades de objetos e camadas

20

feitas no Layer Properties Manager so aplicadas instantaneamente ao desenho (nada de Apply). Se voc j passou por diculdades para ver a coluna do nome da camada quando passa para o lado direito da coluna, voc car feliz em saber que agora podemos congelar as colunas para que quem no lugar quando usamos a barra deslizante. Por denio a coluna Name est congelada. Se precisarmos de mais espao no dilogo, agora podemos recolher o painel Filters.

Propriedades de objetos e camadas

Agora podemos acessar o dilogo Select Color a partir da lista suspensa Layer selecionando uma amostra de cor. Se a camada tem uma sobreposio de cor na janela de vista, agora tem uma borda branca. Tambm muito mais simples saber qual cor procuramos no dilogo Select Color com a nova borda de cor preta e a seta!

Ferramentas de medio
As novas e mais visuais ferramentas de medio no AutoCAD 2010 vo acelerar o trabalho de extrair informaes valiosas do desenho. O painel Utilities do faixa de opes inicial contm novos comandos de medio (tambm encontrados no comando MEASUREGEOM).

21

ngulo
rpido medir o ngulo entre duas linhas, de um vrtice, dois pontos em um crculo ou um arco.

rea
Mais moderno que o comando AREA padro, o aspecto visual facilita a identicao da seleo. As opes Add e Substract tambm esto disponveis na opo Area com as reas subtradas exibidas em uma cor diversa. Uma opo de arco facilita a medio de espaos curvos.

Ferramentas de medio

Distncia
Usados para medir a distncia entre dois pontos, o AutoCAD 2010 agora exibe a distncia, delta x, delta y e o ngulo (no plano xy). Uma nova opo Multiple permite que continuemos a escolher pontos, enquanto o AutoCAD mostra a distncia acumulativa. Se for necessrio incluir um arco na distncia, fcil mudar para o modo Arc.

Raio
Podemos usar a ferramenta Radius para exibir rapidamente o raio do arco ou circo selecionados (o Quick Properties tambm funciona aqui).

Volume
fcil adicionar uma altura aos limites para calcular o volume. Tambm podemos obter o volume do slidos ou regies.

22

Reduzir passos
Estes recursos realmente vo nos ajudar a aumentar a produtividade.

Spline para PLINE


A nova opo convert to Polyline no comando SPLINEDIT facilita a converso para poli-linha. Ser solicitado um valor de preciso entre 0 e 90, quanto maior o valor, maior a preciso.
NOTA Um valor muito alto pode perturbar o desempenho.

Hachura
Dois novos recursos interessantes de hachura foram adicionados. Agora fcil editar padres de hachura no associativas com alas! Se o AutoCAD encontrar uma falha nos limites da hachura, esta ser evidenciada com dois crculos vermelhos.

Reduzir passos

A nova varivel de sistema PLINECONVERTMODE controla se so usados segmentos retos (0) ou arcos (1). Tambm possvel selecionar um objeto spline no comando PEDIT e convert-lo em pline.

Limpar Reverter
J lhe ocorreu um tipo de linha com o texto indo na direo errada com o texto de ponta cabea? O novo comando REVERSE facilita a reverso da direo de qualquer tipo de linha. Esta opo tambm foi adicionada ao comando PEDIT. Uma nova opo para apagar geometrias de comprimento zero e objetos de texto vazios foi adicionada ao comando PURGE. Isso realmente ajuda na limpeza dos desenhos!

23

Girar janelas de vista


Ao girar uma janela de vista no AutoCAD, queremos que a vista gire tambm? Agora podemos escolher. A vista no gira quando a opo VPROTATEASSOC est denida em O. A vista gira quando a opo VPROTATEASSOC est denida em 1!

Exportar layout para o espao do modelo


Voc pode exportar todos os objetos visveis do layout atual para o espao do modelo com o comando EXPORTLAYOUT.
NOTA Objetos fora dos limites do papel do layout tambm sero exportados.

WBLOCKs rpidos
Ficou mais fcil que nunca transformar um bloco existente ou um bloco dinmico em um WBLOCK. Basta selecionar o bloco, inserir W no comando WBLOCK e o bloco selecionado est pronto.

Reduzir passos

VPROTATEASSOC=0

Identicao de impressoras ausentes


Impressoras ausentes agora so identicadas com o prexo Missing em vez de suxo nada de acidentes nessa informao to importante.

VPROTATEASSOC=1

24

Recuperar desenhos com xrefs


Agora podemos executar o processo de recuperao em um desenho e todas as xrefs associadas. Este recurso encontrase no menu Application em Drawing Utilities ou use o comando RECOVERALL.

Sheet List Table, inclusive a capacidade de criar uma lista de folhas a partir de um subconjunto de folhas.

Avanos no ETRANSMIT
No preciso salvar o desenho antes de executar o comando ETRANSMIT. A til opo Purge tambm est no dilogo Transmittal Setup para assegurar que estamos enviando desenhos limpos e bem-feitos. Agora podemos incluir as referncias no descarregadas no conjunto de transmisso. Reduzir passos

Auto-completar em dilogos de arquivos


Os dilogos de File Navigation agora tem suporte para auto-completar (o que poupa tempo na digitao de nomes).

Conjuntos de folhas
Uma opo adicional no menu de atalho Sheet List permite a publicao na ordem inversa. Selecionando Edit Subset e Sheet Publish Settings a partir do menu do boto direito, vamos para o novo dilogo Publish Sheets facilitando ainda mais o controle da publicao de propriedades de folhas mltiplas. Tambm vamos encontrar diversos avanos interessantes no dilogo atualizado

Arquivos referenciados externamente


(Arquivos PDF, XREF, DGN, DWF e de imagem) O painel Reference na guia Insert da Ribbon facilita a tarefa de anexar e modicar todos os arquivos com referncias externas. Vamos encontrar em um s lugar todas as ferramentas que precisamos para clipar, esmaecer (at Xrefs!) e controlar a exibio de quadros de referncia e tambm outras ferramentas valiosas.

25

Arquivos referenciados externamente

Ribbon sensvel ao contexto


Voc vai adorar o modo como a faixa de opes sensvel ao contexto exibe automaticamente apenas aqueles comandos relevantes quando um dos arquivos referenciados externamente. As opes que aparecem na faixa de opes so aquelas relacionadas ao tipo de objeto selecionado!

26

Arquivos referenciados externamente

NOTA OSNAPS funcionam apenas em PDFs criados no AutoCAD.

Anexar arquivos PDF!


A grande notcia que agora podemos trazer um PDF para o AutoCAD (como apoio). Podemos clipar o PDF, snap para o PDF, controlar a visibilidade da camada e esmaecer o PDF. fcil editar os limites com alas, semelhante a editar com uma XREF e at mesmo inverter as bordas para clipar.

Trabalhar com arquivos DGN


Agora voc pode anexar arquivos DGN Bentley MicroStationV7 e V8 aos desenhos AutoCAD ou exportar arquivos DWG para DGN V7 e V8. Podemos clipar o DGN a partir da faixa de opes sensvel ao contexto, controlar camadas e ajustar o contraste, intensidade e monocromtico (ou DGNADJUST).

27

Importe dados DGN V7/V8 com DGNIMPORT ou a guia Import na faixa de opes. Ao importar, vamos ver um dilogo que solicita informaes relacionadas s referncias DGN externas, nodos de texto e unidades para facilitar resultados melhores. O comando DGNMAPPING mapeia nveis DGN, estilos de linha, espessuras de linha e cores para camadas, tipos de linha e cores do AutoCAD (e vice-versa).

Quadros
Uma nova varivel de sistema FRAME nos permite controlar a visibilidade de todos os arquivos referenciados externamente. Isso pode ser facilmente encontrado na faixa de opes contextual e se sobrepe s variveis de sistema de quadro individual (como IMAGEFRAME).

Arquivos referenciados externamente

Arquivos de referncia perdidos


Nada mais frustrante do que abrir um desenho e descobrir que um arquivo referenciado externamente est faltando! Agora o AutoCAD facilitou ainda mais a localizao desses arquivos nos presenteando com uma nova ferramenta que nos leva diretamente paleta External References.

28

PDFs menores e de alta qualidade!


A resoluo vetorial padro foi aumentada de 400 dpi para 600 dpi (mais preciso na espessura de linha). As fontes True Type so exportadas como texto agora (em vez de grcos), dessa forma diminuindo o tamanho de arquivo e prestando-se a pesquisar e copiar textos no PDF nal. Tambm possvel especicar o controle de combinao, incluir informaes de camadas e ver o arquivo PDF automaticamente depois de terminado.

NOTA Devemos selecionar DWG to PDF.PC3 no comando Plot.

Arquivos referenciados externamente

Podemos encontrar opes semelhantes na guia Output da faixa de opes nas opes Export to DWF/PDF, inclusive a capacidade de especicar folhas mltiplas.

Gravador de aes
Imagine ser capaz de gravar rpida e facilmente os passos do desenho para reutilizar mais tarde. Todos os projetistas desempenham tarefas tediosas ao longo do dia de trabalho no projeto agora podemos gravar essas tarefas e reproduzi-las quantas vezes quisermos. Tambm podemos incluir recursos como pausa para solicitar input do usurio, selecionar objetos e outros. Na guia Manage, simplesmente clique no boto Record no painel do Action Recorder para iniciar a gravar esses passos. macro e uma verso da macro em texto aparece em uma caixa (a Action Tree) para que possamos ver. Um arquivo com a extenso .actm gravado no diretrio indicado em Options. Agora estamos prontos para tentar a macro clicando em Play. A partir da Action Tree Clique com o boto direito em qualquer linha de ao da macro para solicitar input do usurio (por exemplo, desejamos que o usurio insira o raio do crculo). Clique com o boto direito em qualquer linha de ao da macro para inserir uma mensagem de usurio para orientar o seu usurio. D um clique duplo nos valores para editar. O Action Recorder grava as aes de linha de comando, barras de ferramentas, painis da faixa de opes, menus suspensos, janela Properties, Layer Properties Manager e a paleta de ferramentas. Terminada a tarefa, basta clicar o boto Stop. O programa solicita um nome de
NOTA Uma nova ferramenta nos deixa adicionar pontos base na macro de ao.

29

Gravador de aes

30

Gravador de aes

As macros no entendem os dilogos exceto os dilogos Layer Manager e Properties. Todos os outros comandos com dilogos precisam ser executados na linha do comando, comum trao [] na frente do comando. Por exemplo: HATCH. Uma Action Macro pode nos levar a um dilogo, mas o usurio precisaria inserir as informaes e sair manualmente.

O boto Preferences permite determinar o comportamento da Action Tree.

O novo Action Macro Manager facilita a organizao de macros.

Dicas para 3D

31

Se desejarmos trabalhar em 3D, preciso mudar para o espao de trabalho 3D Modeling. Isso faz com que as ferramentas 3D sejam exibidas na faixa de opes.

Se usarmos um estilo visual 3D, o gizmo aparece quando selecionamos um objeto. O painel de Subobject na guia Home facilita a mudana de modos de gizmo.

3D Gizmo
O AutoCAD 2007 apresentou o gizmo com as opes 3D Move e 3D Rotate. Um novo gizmo 3D Scale foi adicionado para oferecer ainda mais funcionalidade em 3D. Dicas para 3D

32

Tambm podemos ir diretamente para um gizmo especco com os comandos 3DMOVE, 3DROTATE e 3DSCALE. Os gizmos do AutoCAD 2010 vo diretamente para o centro da seleo (isso poupa um passo). possvel modicar o comportamento do gizmo com um clique no boto direito. Aqui podemos restringir para um eixo ou plano diferente, mover e realinhar. Dicas para 3D

Seleo de arestas, faces e vrtices


No passado, era complicado selecionar entre arestas, faces ou vrtices. O painel Subobject na guia Home tambm facilita esse trabalho!

DICA Tambm podemos alterar para um gizmo diferente pressionando a barra de espaos aps a seleo do eixo.

33

possvel acessarmos as opes de seleo a partir do menu do boto direito (quando nenhum objeto estiver selecionado).

Impresso 3D
Use o novo comando 3DPrint para enviar os desenhos do 3D AutoCAD para um prestador de servios de impresso 3D com suporte a STL. Um utilitrio amigvel vai nos levar aos passos necessrios para que o modelo esteja pronto para 3DPrint. Depois de selecionar os objetos slidos a imprimir, vamos para o dilogo Send to 3D Print Service. Aqui encontraremos um painel amigvel de vistas prvias e controles de escala (com um tamanho de sada nal muito til). Um OK nal vai nos levar a um site com possveis servios de impresso 3D.

DICA Lembre-se de que precisamos usar a tecla Ctrl para escolher subobjetos.

Dicas para 3D

Novas opes de superfcie


O painel Solid Editing da guia Home agora nos deixa fazer unies, subtraes, interferncias, intersees e estampar em superfcies tambm!

34

Modelagem de malhas

A nova Mesh Modeling facilita a criao de projetos de formas livres. Modelagem de malhas Devemos usar a Ribbon aqui j que todas as ferramentas de Mesh Modeling encontram-se no mesmo local. Voc encontrar formas familiares como Box, Cone e Cylinder no painel Primitives. Dena o nmero de linhas de mosaico no dilogo Mesh Primitive Options.

Por denio, as malhas so criadas sem suavizao (renderizao suavizada). fcil suavizar as malhas com a opo Smooth More no painel Mesh.

Aumentamos ou diminumos o Smooth nas malhas de acordo com a necessidade. Renar a malha aumenta o nmero de faces.

35

DICA Usamos a ferramenta Smooth Object para transformar um objeto slido 3D em um objeto de malha.

Podemos dividir ou extrudar uma face no painel Mesh Edit.

Para criar uma aresta rgida na malha, podemos usar a ferramenta Add Crease.

Modelagem de malhas

possvel controlar o nvel de suavizao (mximo de 4) e tambm diversos parmetros de malha no dilogo Mesh Tessellation Options.

O maior bnus? Pode-se converter malhas hermticas (sem aberturas) em slidos. Essas e outras ferramentas de converso esto disponveis no painel Convert Mesh.

36

Extras
Autodesk Seek
No perca o grande contedo disponvel (gratuito!) no Autodesk Seek. Com acesso fcil pelo Design Center, temos desenhos 2D e 3D, DWFs, PDFs, etc., disponveis para download e uso. Autodesk Seek na guia Output do Ribbon (ou executar o comando SHAREWITHSEEK).

Autodesk Labs
Visite o Autodesk Labs para se manter informado das tecnologias do futuro. No labs.autodesk.com, voc pode baixar (grtis) diversas ferramentas interessantes para qualquer rea. Extras

Se quisermos compartilhar os projetos, podemos usar a ferramenta Share with

Seo bnus: Autodesk Impression


Basta abrir o arquivo DWF ou DWG no Impression e adicionar traos, texturas, preenchimentos e ambientao (como pessoas, plantas e carros) para criar uma ilustrao personalizada.

37

Para comear
Use a Jump Start Tour para ajudar voc a usar o Impression, com exerccios passo a passo fceis de acompanhar e vdeos informativos. Se voc quiser uma apresentao mais detalhada sobre o aplicativo, consulte o Quick Start Guide no menu Help.

Seo bnus: Autodesk Impression

Impressione colegas e clientes com as imagens criadas no software Autodesk Impression (exclusivo para clientes de Subscription) a partir dos desenhos CAD. Agora voc pode contornar a tarefa demorada e tediosa de criar imagens grcas mo ou importar arquivos CAD para softwares grcos para fazer o acabamento.

Tipo de trao
Tente designar um trao personalizado para as prximas linhas medida que abre o arquivo DWG no Impression. Use o assistente Import DWG para selecionar um trao favorito para todas as prximas linhas independentemente da camada. Isso proporciona um visual de desenho manual ao arquivo DWG antes de iniciar a renderizao.

38

ter altura. Tambm se pode fazer a sombra projetada aparecer dentro do estilo para uma piscina ou um efeito de submerso.

Seo bnus: Autodesk Impression

Criar um novo conjunto de estilos rpido!


A criao de bibliotecas de estilos personalizadas no Impression pode ser uma tarefa demorada e trabalhosa. Para criar uma nova biblioteca, preciso copiar/copiar cada estilo manualmente e modicar a cor dos elementos de estilo individual, um a um. O Style Book Wizard automatiza este processo gerando um nmero predeterminado de variaes de cor baseando-se no estilo original existente (e isso vai acelerar as coisas!)

Preenchimento de rea
rpido colorir diversas reas usando a opo Freehand na ferramenta Area Fill. Arraste um caminho de spline mo livro ao longo das reas que deseja preencher. Em cada local que a spline atravessa uma rea delimitada, o estilo de preenchimento selecionado aplica-se rea.

Efeitos de sombra projetada


A adio do efeito de sombra projetada uma forma excelente de criar a iluso de profundidade na ilustrao. Por exemplo, crie um estilo com um efeito de sombra projetada que se possa designar para blocos de paisagismo, como rvores ou arbustos, com o qual os blocos parecem

Autodesk Design Review

39

Facilite o trabalho dos seus colegas que no usam CAD. Ao publicar para o formato DWF (ou DWFx), seus colegas podem usar o software Autodesk Design Review para ver, medir, marcar e acompanhar as alteraes de qualquer projeto. Novos recursos do Autodesk Design Review 2010: Interface de usurio avanada O Design Review agora traz um visual baseado em tarefas mais intuitivo e coerente com os outros produtos Autodesk. Exibio de imagens DWG aprimorada Use o Design Review para abrir e examinar arquivos DWG com facilidade. Realces Use as ferramentas de realce de marcao para destacar informaes especcas. Opes avanadas para formatao de linha. Altere os padres de linhas e os estilos de incio e m de linha para modicar a aparncia das marcaes.

Resumo das marcaes. O Design Review agora pode gravar um resumo de todas as propriedades de marcao de arquivos DWF em um arquivo CSV. Autodesk Design Review Assinaturas digitais. Para ajudar na proteo dos dados, agora possvel assinar os arquivos DWFx digitalmente. E muito mais! O download gratuito est disponvel em www.autodesk.com.br/designreview.

DICA No se esquea de especicar a resoluo para os grcos raster e vetoriais ao criar arquivos DWF isso aumenta a preciso de modo substancial.

Lynn Allen, colunista da revista Cadalyst e promotora tcnica mundial da Autodesk, fala para mais de 30.000 usurios todos os anos. Nos ltimos quinze anos, ela vem escrevendo uma coluna na revista Cadalyst chamada Circles and Lines e a voz por trs da seo Tips and Tricks Tuesdays da Cadalyst. Lynn comeou a usar o software AutoCAD Release 14, h mais de 20 anos, e ensina em nvel corporativo e universitrio h 12 anos. Uma palestrante bastante procurada com um estilo cmico singular, Lynn trabalhou como mestre de cerimnia da Autodesk University por dez anos e sempre est entre os palestrantes mais bem avaliados. O ltimo livro de Lynn intitula-se AutoCAD Professional Tips and Techniques.

Autodesk, AutoCAD, DWF, DWG, SteeringWheels e ViewCube so marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc., e/ou subsidirias e/ ou aliadas, nos Estados Unidos e/ou outros pases. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem aos respectivos titulares. A Autodesk reserva para si o direito de alterar as ofertas e especicaes de produtos a qualquer momento, sem aviso prvio, no sendo responsvel por erros grcos ou tipogrcos que possam existir neste documento. 2009 Autodesk, Inc. Todos os direitos reservados.

Potrebbero piacerti anche