Sei sulla pagina 1di 30

1

Universidade Federal de Cincias da Sade de Porto Alegre


Miriam da Costa Oliveira
Reitora

Maria Terezinha Antunes


Pr-Reitora de Graduao

Claudio Osmar Pereira Alexandre


Pr-Reitor de Pesquisa e Ps-Graduao

Luis Henrique Telles da Rosa


Pr-Reitor de Extenso e Assuntos Comunitrios

Roseane Inhaquites
Pr-Reitora de Administrao

Liane Nanci Rotta


Pr-Reitora de Planejamento

Rua Sarmento Leite, 245 90050-170 Porto Alegre RS Brasil Telefone: (51) 3303-9000 Fax: (51) 3303-8810 www.ufcspa.edu.br e-mail: ufcspa@ufcspa.edu.br

Catalogao na Publicao C749 Conhecendo os tipos de violncia / Organizao: Helena Terezinha Hubert Silva -- Porto Alegre : UFCSPA, 2012. 30 p. : il. 1. Violncia. 2. Direitos humanos. I. Ttulo. II. Silva, Helena Terezinha Hubert. III. Programa de Enfrentamento Violncia. CDD 303.6 Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo - UFCSPA

SUMRIO
Apresentao .............................. 5 Introduo ............................. 6 O ciclo da vida e os direitos humanos ............................ 7 Violncia contra a criana e o adolescente ....................... 11 Violncia contra o idoso .......................... 14 Violncia na escola ......................... 17 Violncia na famlia ......................... 20 Violncia de gnero e sexualidade .......................... 23 Violncia contra as pessoas com deficincia ...................... 25 Violncia e comunicao ....................... 27

APRESENTAO
A presente cartilha foi produzida pelo Programa de Enfrentamento Violncia, Sade e Direitos Humanos, atividade de extenso desenvolvida pela Universidade Federal de Cincias da Sade de Porto Alegre com apoio do MEC/SESU/PROEXT. Neste contexto, a extenso universitria fortalece seu papel, como agente transformador do processo educativo, cultural e cientfico que viabiliza a relao transformadora entre Universidade e Sociedade. A proposta do Programa est articulada com a misso desta Universidade, a qual visa a formao integral e qualificada de seus alunos, com incentivo responsabilidade social. Com relao temtica desta cartilha, ressalta-se a mensagem do Comit de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais: A educao em Direitos Humanos , em si mesma, um Direito Humano. A UFCSPA parabeniza os organizadores da proposta e deseja que a sociedade faa bom uso deste material.

Lus Henrique Telles da Rosa Pr-Reitor de Extenso e Assuntos Comunitrios Universidade Federal de Cincias da Sade de Porto Alegre

INTRODUO
O que violncia?
A Organizao Mundial da Sade (OMS) define violncia como o uso intencional da fora fsica ou do poder, real ou em ameaa, contra si mesmo, outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha alta probabilidade de resultar em leso, morte, dano psicolgico, mau desenvolvimento ou privao. A violncia tem se afirmado, em todo o mundo, como um grave problema Social e de Sade Pblica, causando alto impacto no adoecimento e na morte da populao, especialmente na mortalidade precoce e na diminuio da expectativa e da qualidade de vida.

Como denunciar?
Disque 100! As denncias so analisadas e encaminhadas aos rgos competentes em um prazo de 24 horas. A identidade do denunciante mantida annima. O Disque 100 atende das 8h s 22h, tambm aos finais de semana e feriados.

DISQUE 100!
6

O CICLO DA VIDA E OS DIREITOS HUMANOS


O que o Ciclo da Vida?
O desenvolvimento humano um processo contnuo. Nascer, crescer, amadurecer, envelhecer e morrer faz parte desse desenvolvimento, o qual compreendido em fases ou estgios que formam o ciclo vital.

Desenvolvimento da Criana
Pr-Natal: o ambiente pr-natal o corpo da me, tudo que incide sobre o seu bem-estar pode alterar o ambiente do feto e influenciar seu crescimento. A alimentao, os hbitos, os vcios, ou mesmo o humor, afetam o feto. Primeira Infncia, 0-3 anos: nesta fase surgem as emoes, que so as reaes subjetivas que esto associadas a mudanas fisiolgicas e comportamentais. Surge o temperamento, que o modo caracterstico de base biolgica de uma pessoa abordar e reagir a outras pessoas e situaes. Segunda Infncia, 3-6 anos: esta fase marcada pelo desenvolvimento da identidade, autoconceito e autodefinio. Esses aspectos so fundamentais para o desenvolvimento da autoestima. Terceira Infncia, 6-12 anos: nesta fase a criana tem mais conscincia e controle sobre seus sentimentos. Sabe verbalizar suas emoes e tem conscincia das regras sociais e culturais. Ela frequenta a escola e a interao e a aceitao do grupo importante. As relaes de amizades de pares (semelhantes em idade, sexo e interesses) so marcas dessa fase.

Desenvolvimento do Adolescente
Puberdade: a transio da infncia para a adolescncia ocorre com alteraes fsicas drsticas na maturidade sexual e na forma do corpo. Pelo ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente), adolescente quem possui entre 12 e 18 anos. A OMS (Organizao Mundial da Sade) adota a faixa etria entre 10 e 19 anos. um momento de questionamentos sobre si e sobre o mundo ao seu redor. Os adolescentes so emocionalmente intensos, a maioria alegre e otimista e no apresenta perturbaes mentais. Os conflitos com os pais so sobre atividades cotidianas e no final da adolescncia se desenvolve uma relao mais equilibrada com eles. As relaes de amizade so pautadas pela afinidade, formando tribos, grupos ou gangues.

Desenvolvimento do Adulto
Jovem Adulto: compreende a idade entre 18 e 24 anos. Est relacionado ao papel de ser adulto. Ser adulto na nossa cultura ter autonomia, relacionada independncia emocional e financeira. Esta fase caracteriza-se pelas escolhas e consolidao de uma profisso e de um relacionamento amoroso estvel. O jovem adulto desempenha diferentes papis ao mesmo tempo, muitas vezes, com sobrecarga: conjugal, parental, filial, profissional. Meia Idade: esta fase caracteriza-se por mudanas hormonais que levam a menopausa e a andropausa. Imagem corporal e sexualidade sofrem comparaes com pessoas mais jovens. Normalmente, nesta fase, tornam-se avs.

Desenvolvimento do Idoso
Alteraes fsicas marcam essa fase, principalmente neurolgicas relacionadas memria e capacidade produtiva. Tambm ocorre a aposentadoria, o agesmo (preconceito pela idade), as perdas relacionadas aos lutos a viuvez, a perda da autonomia. Pode ocorrer a alegria de estar vivo ou a depresso com a proximidade da morte.

O que so os Direitos Humanos?


Todos so iguais perante a lei de acordo com o Art. 5 da Constituio Brasileira (toda nossa Constituio/1988 baseada nos Direitos Humanos). Os Direitos Humanos so direitos bsicos de todos os povos e indivduos, indiferente de cor, religio, classe social, ideologia, nacionalidade ou sexo, opo sexual. O conjunto dessa lei garante uma vida digna ao ser humano. Nem sempre esses direitos foram garantidos, durante muito tempo, apenas os mais fortes tinham direitos. Aps a II Guerra Mundial, a Declarao Universal dos Direitos Humanos foi criada e proclamada na Assembleia das Naes Unidas com princpios que servem para proteger, garantir e respeitar o ser humano, alm de assegurar acesso liberdade, ao trabalho, terra, sade, moradia, educao, entre outras coisas.

importante saber que as autoridades pblicas so responsveis pela efetivao dos direitos humanos. Pases como o Brasil assinaram o documento se comprometendo a respeitar, garantir e proteger esses direitos. Mas, cada um de ns responsvel por tornar esses direitos em plena realidade, seja respeitando-os, seja ajudando a promov-los ou divulgando-os.

Quais so os Direitos Humanos:


Entre os Direitos Humanos Fundamentais temos: o direito liberdade de opinio, direito de votar e de ser votado, direito de participar de um movimento social, direito previdncia social, direito ao atendimento de sade, direito educao, direito moradia, direito ao trabalho, direito intimidade, direito ao lazer e direito de igualdade perante a lei. Tambm temos outras formas de assegurar os Direitos Humanos como o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criana e do Adolescente. Os Direitos Humanos tambm asseguram que no haja escravido ou tortura, o direito de deixar o seu pas e de regressar e o direito de ter uma nacionalidade.

10

VIOLNCIA CONTRA CRIANA E ADOLESCENTE


Conforme o Estatuto da Criana e do Adolescente, considerado criana o indivduo que tem at 12 anos incompletos; e adolescente o indivduo de 12 a 18 anos. Estas so fases de desenvolvimento fsico e mental e se a pessoa for submetida a algum tipo de violncia que poder ficar com marcas determinantes para seu carter e sua personalidade. Abusos, maus tratos, agresso e castigos so formas de violncia contra a criana e o adolescente. Por vezes, a manifestao da violncia pode ser difcil de ser identificada - algumas no deixam marcas visveis. A dificuldade maior se encontra no fato de que a violncia muito empregada no ambiente familiar onde alguns pais - aliados ideia de educar - acabam usando a violncia para com seus filhos. A vtima, normalmente tem medo de relatar o ocorrido para alguma autoridade ou responsvel, pois, muitas vezes, o que a criana ou o adolescente diz desacreditado pelos adultos.

Onde acontece?
A violncia contra criana e adolescente acontece diariamente nas escolas, nas ruas, nos locais de trabalho e nas famlias. preciso estar atento a todos os sinais, como uma mudana repentina de humor, medo de frequentar determinado local ou de ir escola, por exemplo, e no somente aos sinais visveis como marcas no corpo.

Quais so as formas de violncia contra a criana e o adolescente?


Sexual: pode se manifestar por desconhecidos ou por pessoas ntimas, vizinhos e at no prprio ambiente familiar, sendo, muitas vezes, essa violncia dissimulada atravs de carcias, toques e passadas de mo, podendo chegar conjuno carnal.

11

Psquica: marca a personalidade do individuo e poder resultar em futuras agresses contra outras pessoas; a violncia moral atinge a autoestima, destruindo o ntimo da pessoa, afetando a maneira de pensar e de agir, alterando valores que esto sendo construdos, alm de atitudes e decises. Fsica: busca sua manifestao na agresso contra o outro. Todas as formas de violncia deixam sequelas; umas visveis, como a fsica, outras, invisveis, como a psquica e moral.

Quem os protege?
Para a proteo da criana e do adolescente, foi criado em 13 de julho de 1990 a Lei 8.069 - o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, que um conjunto de normas jurdicas que tem como objetivo a proteo integral da criana e do adolescente, aplicando medidas, e expedindo encaminhamentos para o Juiz. No seu artigo 4, impe primeiramente famlia o dever de zelar pelos direitos bsicos do menor, destacando-se a educao. O artigo 130 prev que: verificar a hiptese de maus-tratos, opresso ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsveis, a autoridade judiciria poder determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum. Alm do ECA, o artigo 5 da Constituio Federal garante a todas as pessoas o direito vida, liberdade, igualdade e segurana. A lei Maria da Penha, antes utilizada somente contra maus-tratos do companheiro contra a mulher, pode ser utilizada na prtica para qualquer caso de violncia domstica, aplicando-se ento criana e ao adolescente. A portaria 1.968 de 20 de outubro de 2001 prev em seu artigo 1 que os responsveis tcnicos de todas as entidades de sade integrantes ou participantes a qualquer ttulo do Sistema nico de Sade (SUS) devero notificar o Conselho Tutelar da localidade todo caso de suspeita ou confirmao de mais-tratos contra crianas e adolescentes por elas atendidas. Por fim, o Plano Nacional de Direitos Humanos trata em sua diretriz nmero 8 da promoo dos direitos da criana e do adolescente.

12

Notificao compulsria
De acordo com o Art. 245 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), incorrem em infrao o mdico, o professor ou o responsvel - por estabelecimento de ateno sade e de ensino fundamental, pr-escola ou creche - que deixar de comunicar autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente. A diminuio da violncia contra crianas e adolescentes uma tarefa que deve interessar a todos, como um dever cidado. Valores morais, familiares, educao e cidadania so pilares essenciais para mudar esta triste realidade. nosso dever cuidar e zelar pelo nosso futuro, nossas crianas e nossos adolescentes.

13

VIOLNCIA CONTRA O IDOSO


O envelhecimento um processo deletrio, inevitvel e irreversvel. No Brasil, tratando-se de um pas em desenvolvimento, considerado idoso o indivduo com 60 anos ou mais. Devemos saber tambm, que o Brasil se encaminha para ser a 6 populao mais idosa do planeta. Segundo o IBGE, entre 1950 e 2025, haver um crescimento de aproximadamente 15% da populao idosa, enquanto a populao total crescer em torno de 5%. Quando falamos em idosos, existem dois conceitos muito importantes que interferem diretamente na autonomia e na independncia do idoso: a capacidade funcional e a capacidade cognitiva. A capacidade funcional refere-se capacidade do indivduo de se adaptar aos problemas cotidianos e realizar as tarefas do dia a dia. J a capacidade cognitiva aquela que permite pessoa ser capaz de dar sentido s coisas que esto a sua volta, aprender e registrar dados na memria.

Idoso Frgil
aquele idoso que apresenta vrias doenas ou limitaes que prejudicam sua capacidade funcional e/ou cognitiva.

Outros fatores que determinam a fragilidade:


Idade acima de 80 anos Incapacidade gerada por algum problema recente Solido Quedas Dificuldade de locomoo

A fragilidade pode levar dependncia.

14

Maus tratos
Segundo a OMS, considerado como maus tratos o ato nico ou repetido, ou ainda, a ausncia de uma ao apropriada, que causa dano, sofrimento ou angstia e que ocorre dentro de um relacionamento em que haja expectativa de confiana. Ou seja, so aes que geram danos fsicos ou psicolgicos ao idoso - repetidas, vrias ou apenas uma nica vez - ou at mesmo o fato de presenciar os maus tratos e no denunci-los ou impedi-los. Negar a prestao de servio mdico e social ao idoso tambm considerado maus tratos. O comportamento abusivo geralmente exercido pelos membros da famlia, pelas pessoas responsveis pelos cuidados do idoso ou pelos prprios profissionais da sade. Muitas pessoas pensam que h apenas o abuso fsico com o idoso quando, na realidade, h diversos como: o abuso psquico, o material, o sexual e a negligncia.

15

O abuso fsico consiste no uso da fora para obrigar o idoso a fazer o que no deseja e constitui a maior queixa dos idosos. O abuso psicolgico consiste em agresses verbais com o objetivo de humilhar, aterrorizar ou afastar a pessoa idosa da convivncia de seu meio. O abuso material apropriao indevida de bens do idoso. J o abuso sexual o contato sexual de qualquer tipo, sem consentimento. Por fim, a negligncia conhecida como a forma de no fornecer os cuidados de que a pessoa necessita. Tambm possvel notar a violncia estrutural e institucional. A violncia estrutural ocorre pela desigualdade, a maioria dos idosos pobre e tem mais dificuldade de usufruir de aspectos bsicos da vida. A violncia institucional se refere aos locais de prestao de servios, que no oferecem servio especializado ao idoso. 90% dos casos de violncia ocorrem no seio da famlia e os agressores, geralmente, so os filhos homens, as noras e os genros ou o cnjuge. E a vtima tem o perfil de mulher, com 75 anos ou mais e dependente financeira e emocionalmente. H circunstncias agravantes na ocorrncia da violncia como, por exemplo, o agressor viver na casa da vtima ou ser dependente dela ou, ainda, quando o idoso depende da famlia para sobreviver e h pouco afeto e abuso de lcool ou drogas pelo agressor. preciso estar sempre atento aos indicadores de violncia, como a perda de peso sem patologia de base, marcas, hematomas, queimaduras, palidez, face abatida, descuido e m higiene, tristeza, passividade, agitao, depresso e relatos contraditrios no relacionados confuso mental. Diante disso, necessrio que ocorra uma conscientizao dos profissionais para o reconhecimento da situao e que haja um trabalho interdisciplinar, com tomada de decises compartilhadas, e procedimentos cuidadosos para evitar expor o idoso a maior risco. Alm de um suporte e orientao familiar e, em ltimo caso, o uso da lei, procurando a Delegacia do Idoso, Ministrios Pblico, Conselhos estaduais e municipais do idoso.

16

VIOLNCIA NA ESCOLA
A escola um espao privilegiado: lugar onde ocorrem interaes sociais de diversos tipos e o aluno passa grande parte do dia. Assim, tambm o lugar em que as marcas da violncia talvez fiquem mais evidentes. Os alunos demonstram atravs da fala, de gestos, de aes, de desempenho escolar, dentre outros, que algo no est bem em suas vidas. Cabe, ento, aos participantes desse espao ficar atentos aos sinais trazidos pelos alunos e tomaras devidas providncias.

Alguns tipos de Violncia


Violncia fsica (agresso fsica) Violncia psicolgica (ameaas, excluso do grupo) Violncia sexual (assdio, abuso) Negligncia Abandono

A escola, no entanto, no apenas o espao em que as marcas de violncia aparecem, mas tambm onde elas so produzidas. uma instituio na qual se encontram indivduos em diferentes fases do desenvolvimento psicossocial, o que acarreta em um ambiente propcio ao desencadeamento de condutas como a agressividade, rebeldia, etc. Quantas vezes em nossa experincia escolar nos deparamos com casos de violncia entre nossos colegas, com nossos professores ou colaboradores da escola? H alguns anos atrs essa violncia no tinha nome, mas hoje a chamamos de bullying.

O que Bullying?
Bullying um termo do ingls que tem origem na palavra inglesa bully, que significa valento, brigo. Bullying, ento, poderia ser traduzido como ameaar, intimidar, e quem sabe at mesmo violentar tanto fsica quanto psicologicamente. Afinal, bem se sabe que quem sofre bullying no sofre apenas ameaas. O bullying, portanto, um abuso que pode ser feito atravs da humilhao, submisso, etc.

17

Em que locais da escola o bullying acontece?


O bullying pode acontecer em diversos locais dentro e fora da escola, desde os portes de entrada at mesmo ao local em que os alunos passam a maior parte de seu tempo escolar: a sala de aula. Alm disso, o bullying extrapola os muros da escola e pode ser praticado at mesmo nas redes sociais.

O que Cyberbullying?
uma forma de bullying praticada nos meios virtuais (atravs de mensagens de celular, redes sociais, etc.). O Cyberbullying possui uma dimenso ainda maior do que a do Bullying j que: Permite, muitas vezes, o anonimato de quem pratica o bullying; Permite o acesso a um grande nmero de usurios; Expe publicamente o alvo das ofensas; Permanece na rede por tempo indeterminado; Ofende tambm a familiares e a amigos da vtima; Extrapola a instituio escolar.

18

Como acontece?
Tanto presencialmente como de forma virtual as prticas so: colocar apelidos maldosos, fazer ameaas, expor informaes pessoais do sujeito, excluir, dentre outras. Presencialmente, alm da violncia psicolgica, podemos observar tambm a violncia fsica.

Com quem acontece?


Com todos. No so somente os alunos que sofrem bullying, mas por serem mais novos e vulnerveis a estas situaes, talvez, seja em quem fica mais evidente.

Que providncias eu devo tomar ao presenciar ou suspeitar de um caso de violncia dentro da escola?
Procure algum dentro da escola que possa lhe auxiliar - professor, supervisor, diretor - a tomar as providncias necessrias.

O que fazer frente a suspeita ou a confirmao da violncia?


Em caso de suspeita, a primeira ao investigar o que est acontecendo, procurando a famlia ou pessoas na escola (coordenao pedaggica, por exemplo) que possam lhe auxiliar. Se a suspeita seguir, ou se confirmar, deve-se encaminhar uma denncia. Ela annima e pode ser feita ao Conselho Tutelar. Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianas e dos adolescentes. A eles cabe receber a notificao e analisar a procedncia de cada caso, visitando as famlias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situao ao conhecimento do Ministrio Pblico.

19

VIOLNCIA NA FAMLIA
A famlia a principal fonte de afeto e apoio emocional, entre seus variados papis, tem a funo de fornecer cuidado, proteo e educao aos seus membros. Apesar da sua importante funo estimuladora das atividades sociais essenciais a todos ns, o ambiente familiar um local frequente de vio lncia interpessoal, ocorrendo principalmente em relaes assimtricas e hierrquicas. Uma importante particularidade da violncia familiar refere-se dificuldade de identific-la de forma clara. Alguns motivos para esta dificuldade so: 1. Segredo sobre a violncia; 2. Minimizao da gravidade do ato; 3. Aceitao cultural.

20

A violncia familiar tem aspecto multidirecional, podendo ocorrer entre diferentes membros da famlia: entre cnjuges, entre irmos, entre pais e filhos, etc. O abuso fsico parental um dos tipos de violncia na famlia mais prevalente na sociedade. definido como o uso da fora fsica contra o menor de idade por parte do seu cuidador, em geral o pai ou a me. Entre as marcas que essa ao pode deixar na vtima, podemos destacar as marcas fsicas: hematomas, cortes, queimaduras, mordidas, fraturas, entre outras. So utilizados instrumentos diversos para o ato de violncia, como cintos, cordas, chinelos, facas, pedaos de madeira, gua quente. Devemos observar que alguns tipos de agresso no deixam marcas fsicas visveis na criana, portanto, devemos sempre atentar para o relato da criana. Chamamos a ateno para o comportamento de risco observvel em uma famlia: brigas constantes entre os pais, falta de dilogo entre pais e filhos, estresse por falta de recursos financeiros, parentabilidade severa dos avs, relato de abuso na infncia do cuidador, pouca tolerncia em relao aos atos dos filhos, pais com descontrole emocional ou algum transtorno psiquitrico, cuidador com vcio (alcoolismo, drogas, jogo, etc.), viso negativa da criana, sem interesse no bem-estar do menor. Observamos consequncias emocionais e comportamentais da criana abusada: baixa autoestima, imagem corporal distorcida, sentir-se incompetente, sentir-se merecedor de punies, dificuldade em expressar sentimentos (extremamente retrado), conduta agressiva, transtornos do sono, verbalizao de termos inadequados para sua faixa etria. Outra violncia de relevncia no contexto familiar o abuso fsico/sexual. Por definio, o agressor, na maioria das vezes, est em estgio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criana ou a/o adolescente abusada(o) e uma pessoa prxima no contexto familiar. O abuso sexual no se refere to somente ao coito, e sim a qualquer ato ou jogo sexual, seja com ou sem penetrao ou at mesmo sem envolvimento fsico como voyeurismo, assdio verbal, exibicionismo e explorao comercial sexual.

21

Colocando dados brasileiros e internacionais na mesma frmula, temos que a idade mais vulnervel para abuso fsico/sexual dos 5 aos 13 anos, idade em que a criana dificilmente apresenta o discernimento da atividade que est sendo obrigada a praticar. importante lembrar tambm, no contexto familiar de violncia, da negligncia. Negligncia toda omisso em termos de cuidados bsicos por parte do responsvel pela criana ou pelo adolescente. A negligncia inclui atitudes como privar a criana de afeto, alimentos, medicamentos, proteo contra as inclemncias do meio (frio, calor), educao e higiene, necessrios integridade fsica, intelectual, moral e social.

22

VIOLNCIA DE GNERO E SEXUALIDADE


Voc j parou para pensar por que homens e mulheres so, muitas vezes, vistos como diferentes? Voc j percebeu como produzimos (e reproduzimos) modelos de ser homem e ser mulher? Voc j percebeu que h pessoas que podem no se reconhecer na diviso masculino e feminino? Para comear, preciso esclarecer algumas coisas... importante reconhecer que homens e mulheres no so grupos opostos. Do mesmo modo, nem todas as mulheres so iguais, assim como os homens tambm no o so. A violncia de gnero caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano fsico ou emocional, com abuso de poder de uma pessoa contra outra, numa relao baseada em desigualdade entre os gneros. Pode ocorrer nas relaes ntimas entre parceiros, entre colegas de trabalho e em outros espaos. A violncia sexual o uso de aes sexuais que no so consentidas pela outra pessoa. Muitas dessas aes so definidas como crimes, que podem receber punio na legislao brasileira, como o estupro, por exemplo. A violncia de sexualidade pode ser entendida como as aes motivadas pela percepo da orientao sexual de algum, muitas vezes, sendo expressa por palavras e/ou por atos de agresso. Atos de homofobia podem exemplificar esse tipo de violncia.

23

A violncia contra a mulher uma das violncias motivadas por questes de gnero. Na grande maioria dos casos, os parceiros ntimos so os responsveis pela agresso, e, s vezes, at pelo assassinato da companheira. No Brasil, a Lei Maria da Penha objetiva combater esse tipo de violncia. Infelizmente, os casos so muitos comuns, sendo que muitos deles no so sequer reportados. A homofobia, que ainda no crime no Brasil, motiva muitos assassinatos e atos de violncia, tanto fsica quanto psicolgica, cometida contra pessoas que so percebidas como diferentes do padro. Que padro este? A sociedade vive em um padro em que o correto, a norma um casal ser formado por homem e mulher, sendo que tudo o que est fora disso considerado anormal, fora do eixo. importante afastar-se desta viso binria, em que homens so iguais entre si e mulheres so iguais entre si e os dois so compreendidos como grupos opostos. Igualmente, devemos entender que h pessoas que no iro se reconhecer em nenhum desses grupos, o que demonstra o quo complexas so as expresses de sexualidade. As diferenas devem ser percebidas e respeitadas, acima de tudo.

24

VIOLNCIA CONTRA AS PESSOAS COM DEFICINCIA


Os tipos de deficincia que podem ocorrer so: Deficincia fsica todo comprometimento da mobilidade, coordenao motora geral ou da fala, causado por leses neurolgicas, neuromusculares e ortopdicas ou ainda por m formao congnita ou adquirida. Deficincia mental um atraso ou lentido no desenvolvimento mental que pode ser percebido na maneira de falar, caminhar, escrever. O grau de deficincia mental varia de leve a profundo. Deficincia visual caracterizada por uma limitao no campo visual. Pode variar de cegueira total viso subnormal. Nesse caso, ocorre a diminuio na percepo de cores e mais dificuldades de adaptao luz.

25

Deficincia auditiva a perda total ou parcial da capacidade de compreender a fala atravs do ouvido. Pode ser surdez leve - nesse caso, a pessoa consegue se expressar oralmente e perceber a voz humana com ou sem a utilizao de um aparelho. Pode ser ainda, surdez profunda. A pessoa com deficincias tem todo o direito de ter uma vida normal. A lei que garante os direitos das pessoas portadoras de deficincia a Lei Federal n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, que estabelece os direitos bsicos das pessoas portadoras de deficincia. Infelizmente, algumas deficincias tornam as pessoas que as possuem mais vulnerveis, necessitando de um maior cuidado e uma maior proteo, assim evitando que essas pessoas se tornem vtimas de violncia. So os crimes previstos na Lei Federal n. 7.853/89 praticados contra as pessoas portadoras de deficincia. Em seu artigo 8 constitui como crime punvel com recluso (priso) de 1 a 4 anos e multa: a) Recusar, suspender, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrio de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, pblico ou privado, porque portador de deficincia. b) Impedir o acesso a qualquer cargo pblico porque portador de deficincia. c) Negar trabalho ou emprego porque portador de deficincia. d) Recusar, retardar ou dificultar a internao hospitalar ou deixar de prestar assistncia mdico hospitalar ou ambulatrio, quando possvel, a pessoa portadora de deficincia. Quando esses crimes ocorrerem, as pessoas portadoras de deficincia deve apresentar representao diretamente junto a uma delegacia de polcia ou diretamente ao Ministrio Pblico Federal, ao Ministrio Pblico Estadual e Comisso de Direitos Humanos da OAB.

26

VIOLNCIA E COMUNICAO
A exposio de crianas e de adolescentes violncia pode gerar problemas sociais, emocionais, psicolgicos e cognitivos. A influncia negativa na sade mental destes indivduos pode ter como consequncias ansiedade, depresso, baixo desempenho escolar, alteraes de memria e distrbios no comportamento. A submisso precoce de crianas e de adolescentes violncia pode estar, ainda, relacionada com o comprometimento do desenvolvimento fsico e mental, alm de enfermidades em etapas posteriores da vida. Essas crianas e adolescentes tero as marcas da violncia impressas no seu desenvolvimento e na sua comunicao, podendo apresentar como sintomas relacionados: atraso no desenvolvimento da linguagem, problemas de leitura e de escrita, alteraes de fluncia, problemas vocais, entre outros.

27

Organizao
Programa Enfrentamento Violncia: Sade e Direitos Humanos Proext MEC/SESu 2011
Coordenao Helena Terezinha Hubert Silva Alunos Bolsistas Amanda Maria Capinos Ana Julia da Silva Pereira Andressa Cyrre Brbara Barth Brbara Stelzer Lupi Bruna Campos De Cesaro Bruna Freitas Toldo Camila Bassani Bozzetto Giesse Albeche Duarte Giovana Petracco de Miranda Jodelle Barenho Peres Katielle Rech Moleta Melaine Czerminski Larr Miriam Allein Zago Renata Moschen Portz Srgio Francisco Siepko Jnior Thas Duarte de Campos da Silva Wellinton Furlan Paschoal Ilustraes Giovanna Nunes Cauduro Bruna Freitas Toldo Diagramao Ascom UFCSPA Reviso Lingustica e Ortogrfica Magda Regina Loureno Cyrre Professores Colaboradores Alexandre do Nascimento Almeida Aline Winter Sudbrack Ana Carolina da Costa e Fonseca Andra Wander Bonamigo Carolina Sturm Trindade Clarissa de Antoni Lus Henrique Telles da Rosa Mrcia Rosa da Costa Patrcia Viana da Rosa Tcnicos Administrativos Colaboradores Mrcia Veronezi Simone Pereira Cohen

Informaes pelo e-mail violencia@ufcspa.edu.br

28

29

30

Potrebbero piacerti anche