Sei sulla pagina 1di 27

ARTE, CLNICA E LOUCURA

LIMA, Elizabeth Maria Freire de Arajo; PELBART, Peter Pl. Arte, clnica e loucura: um territrio em mutao. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007. A experincia clnica e didtica no campo da terapia ocupacional, na qual prticas artsticas e processos teraputicos se atravessavam, levou-nos realizao de uma pesquisa histrica visando investigar como se constituram, no Brasil, as relaes entre os campos da sade mental e da arte, a partir de meados do sculo XIX e durante o sculo XX. Os mtodos utilizados para realizar esta pesquisa que tem como horizonte terico o pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari foram a cartografia e a arqueologia. Com a arqueologia, tratamos dos discursos e acontecimentos histricos, procurando as foras que os engendraram. Ao cartografar, buscamos acompanhar algumas linhas que, emergindo de cada um desses campos em relao ao outro, se cruzaram formando diferentes configuraes no territrio em estudo. PALAVRAS-CHAVE: arte; clnica; loucura; terapia ocupacional; sade mental; Brasil.

Arte, clnica e loucura: um territrio em mutao* Art, medical treatment and insanity: a territory in flux

LIMA, Elizabeth Maria Freire de Arajo; PELBART, Peter Pl. Art, medical treatment and insanity: a territory in flux. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.3, p.709-735, July-Sept. 2007. Based on a combination of clinical and pedagogical experience in occupational therapy, which interlinks artistic practices and therapeutic processes, we carried out a historical study designed to investigate how the fields of mental health and art became interrelated in Brazil between the mid 19th and 20th centuries. The methods used for this research, which is underpinned by the thinking of Foucault, Deleuze and Guattari, were cartography and archeology. We used archeology to investigate the historical discourses and events, seeking out the forces behind them. Through cartography we sought to map out some lines which, emerging from each of these fields in relation to the other, intersect to form different patterns in the area under study. KEYWORDS: art; medicine; insanity; occupational therapy; mental health; Brazil.

Elizabeth Maria Freire de Arajo Lima


Docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. Coordenadora do Laboratrio de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional Rua Cipotnea, 51 Cidade Universitria 05360-160 So Paulo SP Brasil beth.lima@usp.br

Peter Pl Pelbart
Professor do Departamento de Filosofia da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e do Programa de Estudos Ps-graduados em Psicologia Clnica da PUC-SP. Coordenador da Cia. Teatral Ueinzz. Rua Ministro Godi, 969 4 andar Sala 4 A-01 Perdizes 05015-901 So Paulo SP Brasil ppelbart@uol.com.br

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007 v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

709

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

*Este artigo foi produzido a partir da tese de doutorado Das obras aos procedimentos: ressonncias entre os campos da arte e da terapia ocupacional, apresentada ao Programa de Estudos Ps-graduados em Psicologia Clnica da PUC/SP em 2003. Alguns resultados da pesquisa que aqui abordamos foram apresentados no 9 Congresso Brasileiro de Histria da Medicina 3 Encontro em Histria da Medicina Mental e Saberes Afins, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, no Rio de Janeiro, em novembro de 2004.

presentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa resultante de uma experincia na qual prticas clnicas e prticas estticas se atravessavam, levando-nos a investigar as relaes entre os campos da sade mental e da arte. Em texto intitulado A arte no revela a verdade da loucura, a loucura no detm a verdade da arte, Teixeira Coelho (2002) afirma que Arte & Loucura foi uma questo da modernidade, que com ela findou. Para o autor, a trama que uniu arte moderna, psicologia e loucura foi tecida pelas imagens que os psiclogos extraram da arte moderna para iluminar a loucura e pelas leituras que os artistas fizeram dos estudos psicolgicos para construir sua esttica. Os estudiosos da loucura foram assduos freqentadores das exposies da vanguarda artstica e os artistas modernos liam insistentemente as descries modernas da loucura (p.150). De uma ou outra forma, segundo Coelho, essa intrincada trama j se desfez; sua legitimidade cultural e suas ressonncias j se distanciam de ns. Diante das obras contemporneas, nos diz o autor, a reao das pessoas j no consider-las coisas de loucos, e sim tach-las de mau gosto, lixo. Para Coelho, Arte & loucura no mais uma questo cultural porque, alterando uma proposio de Michel Foucault, percebe-se hoje nitidamente que a loucura nunca poder enunciar a verdade da arte, assim como nunca a arte ter como enunciar a verdade da loucura (p.161). Concordamos com essas consideraes no que diz respeito idia de que um campo no diz a verdade do outro. Mas ser que hoje outras ressonncias se fazem presentes entre arte e loucura? Pensar que no em qualquer configurao histrica que o universo da arte se compe com o da clnica ou o da loucura nos faz desnaturalizar essa relao, que pode muitas vezes nos parecer familiar e at corriqueira, e nos leva a pensar que marca essa relao ganha em nosso tempo. Nesse sentido, cabe perguntar como teria se produzido esse territrio que, na modernidade, fez se atravessarem arte, clnica e loucura, e se a forma como as linhas da arte, da clnica e da loucura se articularam na modernidade ainda faz sentido hoje. Se no o faz, estariam as possveis conexes entre esses campos hoje encerradas? Ou ser que houve uma transformao na relao entre os campos que, em vez de desfazer esse territrio, o teria encaminhado para novas configuraes, produzindo uma mutao em sua paisagem? Se assim for, que nova paisagem comea a se desenhar no contemporneo? Essas questes nos guiaram no percurso deste estudo. Para tentar respond-las realizamos uma pesquisa histrica visando explorar o territrio que foi se constituindo no Brasil, a partir de meados do sculo XIX e durante o sculo XX, medida que arte, clnica e loucura comearam a dialogar. Esse territrio possui amplas conexes com o surgimento da terapia ocupacional brasileira e tem em primeiro plano a psiquiatria, as instituies asilares e o uso da ocupao nessas instituies.
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

710

ARTE, CLNICA E LOUCURA

Os mtodos utilizados para realizar a pesquisa que tem como horizonte terico o pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari foram a cartografia e a arqueologia. Com a arqueologia, tratamos dos discursos e dos acontecimentos histricos, procurando as foras que os engendraram. Ao cartografar, buscamos produzir um desenho que pudesse acompanhar os movimentos de composio e desmancho das diferentes paisagens presentes no territrio que nos propusemos a explorar. Para Rolnik (1989, p.15),
Paisagens psicossociais tambm so cartografveis. A cartografia neste caso acompanha e se faz ao mesmo tempo em que o desmanchamento de certos mundos sua perda de sentido e a formao de outros mundos que se criam para expressar afetos contemporneos, em relao aos quais os universos vigentes se tornam obsoletos.

Os personagens conceituais so, segundo Deleuze e Guattari (2001), um tipo psicossocial que torna perceptveis as formaes de territrio, os vetores de desterritorializao e os processos de reterritorializao de um dado campo social em determinada poca. Seus movimentos e modos de existncia se tornam suscetveis de uma determinao que os arranca dos estados de coisas histricos de uma sociedade como vivido dos indivduos, para fazer acontecimentos do pensamento sobre o plano que ele traa ou sobre os conceitos que ele cria (p.93).

Com a cartografia buscamos explorar o territrio e acompanhar algumas linhas que emergiram de cada um dos campos em direo aos outros. Essas linhas so obras, trajetrias e experimentaes na fronteira entre os campos, realizadas por artistas, doentes, loucos, mdicos e terapeutas. No acompanhamento dessas experincias e personagens histricos paradigmticos tomados aqui como personagens conceituais1 encontramos diferentes configuraes histricas nas quais clnica, arte e loucura, ao se atravessarem, desenharam mltiplas paisagens. A primeira dessas configuraes compreende o final do sculo XIX, momento da constituio das primeiras instituies asilares no Brasil, quando a arte no era vista como instrumento teraputico nem como apoio para o estabelecimento de concepes tericas ou diagnsticas, embora o campo da arte j comeasse a se interessar pela medicina mental e pelos estados mentais alterados. Para desvendar essa paisagem nos faremos acompanhar de dois criadores: QorpoSanto e Machado de Assis. O segundo momento refere-se s primeiras dcadas do sculo XX, quando as prticas ergoterpicas, a psiquiatria, a psicanlise e a arte brasileira entram em relaes de atravessamento, fazendo emergir um territrio que comea a ser visitado por artistas, clnicos e pacientes. Aqui visitaremos as experincias de um mdico psiquiatra e tambm crtico de arte, Osrio Csar, e de um artista moderno, Flvio de Carvalho. Para explorar a terceira paisagem, mapeada em torno das dcadas de 1940 e 1950, que apresenta importante inflexo no pensamento sobre as contribuies da arte para a clnica e sobre as relaes entre arte e subjetividade, dialogaremos com Nise da Silveira e Mrio Pedrosa. No texto que segue buscaremos delinear essas diferentes paisagens, finalizando com apontamentos que nos abrem para as configuraes que as relaes entre esses campos vm produzindo no contemporneo.

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

711

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

A emergncia de um territrio: arte, clnica e loucura esboam uma paisagem


Como vimos, nos encaminhamos para esta pesquisa histrica por compreender que no em qualquer configurao sociocultural que o universo da arte se compe com o universo da clnica. Foucault (1995) nos conta que, em hospitais no mundo rabe criados por volta do sculo XII e destinados exclusivamente aos loucos , a msica, a dana, os espetculos e as narrativas de contos fabulosos eram utilizados como forma de interveno e de cura da alma. Na Europa, durante a Renascena, a retomada de conhecimentos e prticas da Antiguidade e o interesse pela loucura infiltrado em todas as esferas da vida cultural e na arte em especial , somaram-se influncia rabe fazendo surgir os primeiros hospitais para insanos, nos quais essa tradio estava presente: as artes, em especial a msica, tinham a virtudes teraputicas que atuavam na totalidade do ser humano, penetrando-lhe corpo e alma. Mas, ao longo do sculo XVII, o que Foucault (1995) chamou de experincia trgica da loucura foi sendo relegado penumbra, dando lugar privilegiado a uma conscincia crtica da loucura. Esta passou a ser percebida no mais como uma estranheza familiar do mundo, mas no horizonte social da pobreza, da incapacidade para o trabalho, da impossibilidade de integrar-se ao grupo e por fim como doena mental (p.78). Foi o nascimento da experincia clssica da loucura que a reduziu ao silncio. Foi ento que a msica e as artes em geral desertaram das prticas teraputicas, o que coincidiu com a criao dos hospcios organizados em torno do tratamento moral, cujo principal aliado era um trabalho estruturado e bem dirigido. Nesse contexto, os romances, as histrias, os espetculos teatrais e a msica passaram a ser vistos como meios de perverso de toda a sensibilidade, desregramento dos sentidos, cultivo das iluses, produtores, enfim, das doenas nervosas e mentais. (Foucault, 1995, p.37, 368). Assim, a clnica, no incio de sua forma moderna, desinteressou-se pela arte, e um silncio ocupou o espao entre esses dois campos. Um silncio que coincidiu com o silncio ao qual foi condenada a loucura por toda a poca clssica. Mas foi dessa regio do silncio, que se concretizou no internamento, que a loucura pde, segundo Foucault, conquistar uma linguagem que era sua. O reaparecimento da loucura no domnio da linguagem precedeu qualquer interesse da clnica pela arte, seja como aliada para a construo de uma teoria do funcionamento psquico, seja como instrumento de procedimentos teraputicos. Esse movimento estava inserido num conjunto de profundas transformaes no pensamento ocidental, em curso no final do sculo XIX, apontando para uma tentativa de fazer dialogar duas
712
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

formas de conhecimento que haviam sido mantidas em separado: de um lado uma vertente de conhecimento cientfico, mecanicista e causal; de outro, uma forma de conhecimento intuitivo e esttico. Segundo Arantes (1996), nesse perodo, em que ocorria, no campo da arte, a revoluo impressionista, a sensibilidade ocidental se alargava, voltando sua ateno para tudo aquilo que, de alguma forma, contrariava a supremacia da norma culta europia e a idia clssica do progresso que ela pressupunha. Nesse alargamento da sensibilidade, a prtica artstica dirigiu-se para a explorao daquilo que lhe era exterior, visando a pesquisa de novas formas de fazer arte e buscando operar no limite da linguagem artstica e do sistema da arte. Entre esses campos de exterioridade, a arte explorou sua vizinhana com a loucura, tanto no processo de criao do artista quanto no interesse por aquilo que alguns sujeitos, enredados nas malhas de instituies asilares, produziam. Assim, as relaes entre arte, clnica e loucura passaram a se esboar a partir da confluncia entre dois deslocamentos: de um lado, buscando conquistar uma linguagem, alguns habitantes do mundo da loucura faziam um movimento quase imperceptvel j que oriundo de um espao de excluso e silncio em direo criao artstica; de outro, alguns artistas, ao se debruarem sobre a alma humana e suas vicissitudes e buscando ampliar os limites de sua linguagem, voltavam seu olhar para o mundo da loucura. No Brasil, encontramos dois criadores exemplares desses dois movimentos e dos quais trataremos de forma breve: Qorpo-Santo e Machado de Assis. Este ltimo est entre os escritores que, durante o sculo XIX, tomaram a loucura como questo e tema, buscando uma linguagem que pudesse dialogar com a experincia do desatino. Muitas vezes esse interesse acabou por lev-lo a querelas com a psiquiatria. Trata-se de uma querela interpretativa, nas palavras de Elisabeth Roudinesco (8 abr. 2001), que ao longo do sculo XIX ops alienistas a escritores na tentativa de formular uma compreenso para o fenmeno da loucura. Uma querela que evidenciava uma oposio entre o reino da razo que se debatia em tentativas de explicar, classificar, distinguir o comportamento normal do patolgico e excluir a loucura e o reino da paixo, do sentimento e da imaginao que, acolhendo a loucura, fazia que ela passasse a habitar nossos ntimos recnditos. Aos olhos do sculo XX, os escritores parecem ter sido mais felizes que a cincia psiquitrica em encontrar uma linguagem que pudesse expressar a experincia da loucura. Para Lobo (1993, p.98), autores como Dostoivsky e Machado de Assis apresentam a loucura, o descoroamento e a reviravolta do mundo institudo na prpria ruptura do discurso narrativo e no esfacelamento da verdade narrativa atravs das vozes de inmeros personagens. De fato, a obra de Machado de Assis exemplar a esse respeito. Em seus texv.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

713

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

tos, principalmente naqueles escritos a partir de 1880, as personagens perdem a coerncia e sua complexidade as desvia de certo padro de normalidade. Atravs da construo de suas personagens, o escritor buscava explorar singularidades, pequenas diferenas, quase nfimas expresses de vida, o que configurava uma sensibilidade para tratar das questes da loucura. Machado gostava, como ele mesmo dizia, de catar o mnimo e o escondido. Onde ningum mete o nariz, a entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto (Machado de Assis, citado em Teixeira, 1987, p.59). Essa caracterstica revelaria uma capacidade de focalizar detalhes, o que o levaria a se orgulhar at mesmo de sua miopia (Gledson, 1998). Alm disso, o tema da loucura, o lugar que essa experincia ocupava na sociedade de seu tempo, as tnues fronteiras que a separavam da razo, mas tambm a explorao de singularidades e pequenas diferenas foram uma preocupao constante do escritor. No conto O alienista, o centro temtico justamente a discusso em torno da norma, de sua existncia, de sua busca, da delimitao entre loucura e razo. Atravs desse conto, a literatura nos oferece uma anlise precisa e contundente, mas tambm extremamente satrica e irnica, do que era a prtica psiquitrica em seu incio. Com seu interesse pela explorao da alma humana, sua fineza e leveza no trato das questes mais complexas, Machado de Assis foi capaz de revelar certas experincias da loucura e descortinar os mecanismos de poder em jogo nas relaes entre o Estado e a cincia psiquitrica (Assis, 1977). Afora o interesse dedicado ao mundo da loucura, podemos depreender da obra de Machado a idia de que a literatura pode ser pensada como clnica no sentido que Deleuze (1997) d a esse termo quando v o romancista como mdico de si mesmo e do mundo e a literatura como um empreendimento de sade. Em 1908, Machado escreve: a arte o remdio e o melhor deles (carta a Mrio de Alencar, 23 fev. 1908, citada em Lopes, 2001, p.43). No conto Terpscore, nome da musa da dana, Machado de Assis fez aparecer a dana como a possibilidade para que um casal pobre saia da misria e de uma vida medocre, ao encontrar nessa arte o encantamento, certa riqueza na existncia. Condenados a um cotidiano voltado apenas para o trabalho, sem um dia para o descanso, sabendo que isto mau para a sade, o par de malucos (Assis, 1996, p.41, 33) escolhe gastar o dinheiro para dar espao ao desejo nascido com a dana, quando, por obra da sorte e do acaso, so contemplados com um prmio de loteria. O que, num primeiro momento, parece delrio ou loucura, acaba por revelar que, na experincia de um movimento ritmado e expressivo e no mergulho em formas inventivas de existncia para alm da necessidade de subsistncia , cria-se a possibilidade de sair da condio de escravo
714
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

Expresso utilizada por Mrio Pedrosa.

A noo de acontecimento, em Foucault, indica a irrupo de uma singularidade nica e aguda que esgara o tecido da histria instaurando temporalidades divergentes.

para danar livremente (Arrigucci Jr., 1996, p.18). Machado de Assis nos apresenta, nesse conto, a dana e a experimentao dos corpos, do ritmo e do movimento como meio de escavar uma sada de formas de vida aprisionantes, condenadas mesmice e a um lugar de desvalor. Se em Machado de Assis a busca de uma sada pela via da arte aparece no espao da fico, outros artistas, no seu interesse pelo mundo da loucura, flagraram pessoas que ocupavam espao de desvalor ou de excluso empreendendo esse movimento, essa busca de uma sada. Ana Mae Barbosa nos conta que, no sculo XVIII, alguns artistas adentravam os asilos e faziam deles desenhos de observao. Em alguns desses registros encontramos loucos desenhando; em outros, desenhos nas paredes das celas. Os artistas foram, portanto, os primeiros a chamar a ateno para o desenho dos loucos em seus prprios desenhos (Barbosa, 1998, p.10). importante salientar que os internos desses asilos buscavam formas de expresso ou de criao independentemente de qualquer proposta teraputica a eles dirigida. Assim, antes de ser uma atividade teraputica indicada aos pacientes, e sem ser uma produo artstica que viesse necessariamente a transitar de alguma forma pelo circuito cultural, os atos de pintar, escrever e desenhar estavam presentes, talvez como necessidade vital2, na existncia de muitos dos que habitavam esses tristes lugares que eram (e so) os hospitais psiquitricos. um acontecimento3 desse tipo que encontramos em QorpoSanto, sua histria e sua obra, Ensiqlopdia ou seis mezes de huma enfermidade, produzida no final do sculo XIX. A histria de um criador (no era em seu tempo tomado como artista), um homem precrio, na designao de Flvio Aguiar (1975), que conheceu o primeiro manicmio brasileiro bem como a experincia do estigma de louco e que, desse lugar, produziu uma obra que permaneceu por cem anos esquecida. A histria dessa obra na qual encontramos o esforo de um homem para criar um plano de consistncia atravs da escrita , do momento de sua produo at chegar ao seu destino, o leitor; os caminhos tortuosos que trilhou para chegar at ns, no sculo XXI, seus aparecimentos e desaparecimentos; a luta de um corpo para inscrever sua criao nos circuitos da cultura, public-la, envi-la posteridade, faz-la viver para alm de si mesmo e buscar seus interlocutores. H um inextrincvel entrelaamento entre a vida do escritor e a obra que produziu, entre fora e precariedade, indistintamente articuladas. Aos 35 anos, em 1864, Qorpo-Santo sofreu a primeira interveno da justia, que solicitou um exame de sua sanidade mental. A partir da houve um longo processo at sua interdio em 1868. Os detalhes do processo ele mesmo nos conta, tendo publicado em seu livro VII documentos sobre sua interdio e os autos dos exav.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

715

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

As frases entre aspas destre trecho so versos de poemas de Qorpo-Santo, respectivamente: Produes (QorpoSanto, 1877, livro I, p.69); Rapidez (Qorpo-Santo, 1877, livro I, p.57); O Marqus dOlinda (Qorpo-Santo, 2000, p.216).

mes de sanidade mental nele realizados, reproduzidos no livro organizado por Guilhermino Csar (Qorpo-Santo, 1969). Nesse perodo, no qual se batia contra a psiquiatria e a patologizao de seu modo de existncia, Qorpo-Santo entregou-se a uma atividade literria febril. Em 1877 (no se sabe como) conseguiu autorizao para abrir a Tipografia Qorpo-Santo e imprimir sua obra. O resultado uma produo caudalosa e desconexa, organizada em nove tomos, composta de versos, relatos, provrbios e pequenas peas teatrais, que apresentam uma vastssima viso de mundo (QorpoSanto, 1877). A grande quantidade de material, somada sua histria, fez dele uma lenda conservada na tradio oral e que se imortalizou na figura de homem excntrico, quase ridculo, forjada pelos cronistas da poca: um doido que havia escrito poesias de doido que ningum leu. H algo que grita em sua produo: o quanto era importante para Qorpo-Santo o ato da escrita sublime ou no ir escripto!. O que interessava para ele no era a suposta qualidade do trabalho, mas o fato mesmo de escrever. Mel e fel estavam presentes, e o que mais importava era a ajuda que a escrita podia oferecer para manter-se numa altura digna.4 E para alm desse ato solitrio da escrita e do valor inestimvel desta por possibilitar-lhe a manuteno de certa consistncia, havia um ambiente povoado de destinatrios para quem a obra foi enviada. Qorpo-Santo parecia ansiar por uma interlocuo. Escrever lhe era extremamente importante, mas publicar tambm, buscar seu pblico, partilhar sua criao. No momento em que foi produzida, essa obra no teve praticamente nenhuma repercusso. Nenhuma repercusso no meio literrio e artstico, mas tambm nenhuma repercusso importante ressaltar nos meios psiquitricos. Naquele tempo no havia ainda uma grade terica que articulasse loucura e arte. Se nos pautarmos pelos documentos produzidos pelos mdicos pelos quais passou, mencionados pelo prprio Qorpo-Santo no volume VII de sua Ensiqlopedia, podemos concluir que seus escritos e seu trabalho na tipografia no foram pensados, sob nenhuma tica, como atividade teraputica. Entre os procedimentos tcnicos levados a cabo nas instituies psiquitricas naquele perodo, as atividades artsticas no tinham lugar. Talvez s o prprio Qorpo-Santo tenha vislumbrado uma relao entre a produo de seus escritos, sua enfermidade e a produo de certa sade, j que designava sua Ensiqlopdia como uma panacia para todos os males (Qorpo-Santo, 1877, citado em Marques, 1993, p.13) e escrevia: As minhas enfermidades trazemme um trplice melhoramento: mais saber, mais fora, mais poder! (Qorpo-Santo, 2000, p.319). Ou,

716

Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

Sesforo e arte Ajudar me pde Socorrer me venham, E me mantenham Na altura digna? (Qorpo-Santo, 2000, p.216)

Dessa forma, foi revelia de todos que Qorpo-Santo deu corpo a sua criao que jorrava, ao que parece de forma incessante e excessiva, premida pela sua ingrata e nojenta imaginao (QorpoSanto, 1877, citado em Marques, 1993, p.3). No esforo que empreendeu para editar sua obra vemos o movimento de um homem que enderea ao futuro sua criao: Que pensaro os vindouros do que penso, escrevo e fao? (Qorpo-Santo, 1877, citado em Marques, 1993, p.3). Marques nos conta que Qorpo-Santo calculou um sculo para a legibilidade de seus textos. De fato, a leitura da obra de QorpoSanto transformou-se no decorrer de quase um sculo e meio: a posteridade lhe dedicaria um lugar de destaque na produo teatral brasileira, muitas vezes colocando-o entre os loucos geniais. Cercado de sarcasmo, descaso ou indiferena, Qorpo-Santo buscou, atravs de sua obra, seu pblico num povo por vir.

A paisagem moderna ocupa o territrio no qual se atravessam arte, clnica e loucura


Artistas e criadores voltavam seu olhar e interesse para o universo da loucura e pessoas que transitavam por esse universo realizavam um movimento em direo recuperao de uma linguagem que lhe fosse prpria. Mas algo se passava para alm de um mero paralelismo entre essas duas figuras, a do artista e a do louco. Os artistas comeavam a trabalhar em uma inquietante vizinhana com a loucura. Foram muitos os criadores que correram o risco de desabar nos abismos da loucura, levando suas experimentaes artsticas a regies em que obra e subjetividade se confundiam. Era uma nova experincia da linguagem e das coisas que se estava fazendo e que inscrevia, no seio da criao, um face-a-face entre arte e loucura. Localizadas em direes opostas do espao cultural, arte e loucura estavam, ao mesmo tempo, muito prximas pela situao limite que ocupavam na orla exterior da cultura, porta-vozes de uma desmedida que poderia colocar em xeque essa mesma cultura. por isso que, para Foucault (1995), a partir do sculo XIX a loucura est associada ao que h de decisivo para o mundo moderno em toda obra, e tambm quilo que toda obra comporta de mortfero, de constrangedor, de inoperncia. Para esse autor, Nietzsche, Artaud e Van Gogh, ao acolherem a loucura, deram-lhe uma expresso e uma ascendncia sobre o mundo ocidental. Essa confluncia entre loucura e arte
v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

717

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

no passou despercebida para o pensamento psiquitrico. E a psiquiatria comeou a se interessar pelas manifestaes artsticas dos doentes mentais, inicialmente tentando tomar os processos de criao e as obras produzidas nesse processo como elementos que iriam se compor na construo de um conhecimento sobre o funcionamento psquico e seus estados alterados ou patolgicos. Na Europa, a tnica dos primeiros trabalhos sobre o tema publicados no final do sculo XIX estava na anlise psicopatolgica das produes plsticas e na busca de um modelo que permitisse correlacionar caractersticas de estilo a diferentes formas patolgicas. Segundo Karl Jaspers (1883-1969), o olhar do psiquiatra examinava as obras essencialmente pelo valor sintomatolgico, utilizando-as como recurso auxiliar ao diagnstico (Lafora, 1927). Em 1907, Rja chamou a ateno, pela primeira vez, para a proximidade entre aquilo que se considerava a verdadeira criao artstica e os desenhos de alguns doentes (Lafora, 1927). Em 1922, outro psiquiatra, Hans Prinzhorn, estudou e organizou toda a produo francesa e alem encontrada at ento acerca da produo artstica dos doentes mentais e publicou um livro que se tornou referncia para os principais autores brasileiros que trabalhariam com o tema. Estudos produzidos no campo psiquitrico sobre as expresses artsticas dos doentes mentais chegaram ao Brasil concomitantemente s primeiras referncias ao pensamento psicanaltico e arte moderna europia. As prticas laborterpicas desenvolvidas nos manicmios receberam os sopros desses ventos que varriam a vida cultural em nosso pas, e um procedimento antropofgico possibilitou que as influncias europias nesses trs campos fossem deglutidas de forma a faz-las misturarem-se e interferirem-se mutuamente, fazendo emergir em nosso cenrio a trama moderna que articulou arte, clnica e loucura. Essa trama pautou-se pelo estabelecimento da relao entre a produo artstica e os processos inconscientes e foi marcada pela vizinhana que se instaurava entre a produo dos artistas modernos e aquela encontrada nos manicmios. No entanto, essa proximidade entre arte moderna e loucura e as relaes entre arte e inconsciente foram tomadas de formas diferentes e com efeitos muito diversos. Para alguns a proximidade entre a produo moderna e aquela encontrada nos asilos poderia ser tomada como comprovao do valor esttico das produes dos loucos. o que aparece no trabalho de Osrio Csar, msico, psiquiatra e crtico de arte que via na arte um caminho possvel de reabilitao social dos internos (Ferraz, 1998). Osrio Csar trabalhou no Hospital Psiquitrico do Juquery a partir da dcada de 1920, quando a laborterapia, at ento o principal meio de tratamento utilizado, comeava a entrar em declnio e os investimentos dos diretores voltavam-se para a instalao de um laboratrio para estudo de anatomia patolgica e de patologia expe718
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

rimental no Hospital. Levado pelo seu interesse em arte e contaminado pela proximidade com os modernistas paulistas, o psiquiatra comeou a ver aqui e ali em folhas de papel, nas paredes, no cho , traados, linhas, formas que passou a recolher, catalogar e analisar sistematicamente, considerando-os trabalhos expressivos, com evidentes qualidades estticas. Ele via nessas produes no somente expresses psicopatolgicas da loucura, mas imagens que possuam um inquietante parentesco com aquilo que os artistas modernos estavam produzindo. Nas palavras do autor: A esthetica futurista apresenta varios pontos de contato com a dos manicmios. No desejamos com isso censurar essa nova manifestao de arte;

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

719

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

longe disso. Achamol-a muito interessante assim como a esthetica dos alienados. Ambas so manifestaes de arte (Csar, 1929, p.39). Em 1929 Osrio Csar publicou A expresso artstica dos alienados, falando de uma esttica que inclui deformaes e distores figurativas, com carter simblico. No final dos anos 40 criou a Seo de Artes Plsticas, que se transformaria depois na Escola de Artes Plsticas do Juquery (Ferraz, 1998). O trabalho na Escola fundamentava-se em teorias psicolgicas (principalmente Freud e Prinzhorn) e estticas (com destaque para Dubuffet, que desenvolveu o conceito de arte bruta). As preocupaes de Osrio Csar eram de carter clnico e social. Para ele a finalidade primordial de um departamento de arte num hospital psiquitrico era a reabilitao e a construo de alternativas fora do hospital. Ao criar a Escola de Arte, ele colocava o acento de sua proposta na profissionalizao em arte, inserindo-a na esteira do pensamento que sustentava a laborterapia, mas enfatizando a idia de uma perspectiva de vida fora do asilo. Esta deveria buscar-se em consonncia com as riquezas que a loucura pode oferecer ao conjunto social, isto , na potencializao de sua fora e no em sua disciplinarizao. Com tal perspectiva, Osrio Csar promoveu exposies de trabalhos dos internos, visando mostrar mais a parte social e a parte cultural, do que a parte psiquitrica propriamente dita, dos alienados (Csar, 20 out. 1948, citado em Ferraz, 1998, p.64). Em 1954, por ocasio da Exposio dos Artistas Plsticos do Hospital de Juquery, no Museu de Arte de So Paulo, Menotti del Picchia escreveu um artigo apontando para uma das questes que os trabalhos dos internos traziam para a arte moderna:
Aquilo que muito pintor desesperadamente procura ... o louco atinge sem o mnimo esforo. Estes ficam artificialmente loucos para obter os valores plsticos que aqueles, justamente por ser loucos, alcanam. claro que atingem essa perfeio com muito mais propriedade que os normais. (Menotti del Picchia, 15 abr. 1954, citado em Ferraz, 1998, p.90)

Nesse sentido, a proximidade entre arte moderna e loucura poderia indicar uma vertente fecunda para a experimentao artstica e at mesmo constituir um ndice da verdadeira arte. a posio de Flvio de Carvalho, para quem a antropofagia como movimento literrio, evoluiu para movimento cientfico e filosfico, tendo como objetivo a investigao das tendncias da alma do homem e, como mtodo, a observao, a pesquisa e o clculo (Carvalho, 26 jun.1930, citado em Leite, 1994, p.23). Em 1932, com Di Cavalcanti e Antnio Gomide, Flvio de Carvalho fundou o Clube dos Artistas Modernos, um centro de divulgao das pesquisas empreendidas pelos artistas e um local de reu720
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

nio animado por atelis. Em 1933, organizou nesse clube o Ms dos Loucos e das Crianas, evento no qual foram expostas pela primeira vez obras de artistas internos do Hospital do Juquery. Talvez como fruto desse evento e das discusses que ali surgiram, Flvio de Carvalho publicou, em 1933, um artigo intitulado Crianas artistas, doidos artistas (Carvalho, set. 1933). Esse interesse pelas produes marginais ao campo da arte esteve tambm explicitado no sugestivo ttulo de um artigo publicado no Dirio de S. Paulo, A nica arte que presta a arte anormal (Carvalho, 24 set. 1936). Nesse artigo o artista afirma que a arte uma expresso das foras que plasmam e orientam o tempo em que ela produzida, e como o sculo XX o sculo das grandes descobertas psicolgicas, quando o homem comea a conhecer a si mesmo e aos motivos de seu comportamento, a arte no poderia passar inclume a essa revoluo: Observa-se que o que o homem tem de mais interessante ou pertence aos domnios puros do pensamento ou provm desse mundo mrbido escondido. A arte na sua forma limite (tomando o sentido matemtico de limite) a que mais necessita dessa morbidez da alma e dessa pureza do pensamento (p.34). Para Flvio de Carvalho, a arte que no atingisse esses domnios mal merecia ser nomeada como tal; seria uma arte medocre, facilmente digervel, que agrada ao esprito mdio. Mais provocativo ainda, o artista acrescentava que o problema esttico de seu tempo pertencia, em grande parte, aos domnios da psicopatologia, j que o belo tornara-se um bicho feio e difcil de amansar (p.34). Por isso entendia que a arte anormal era a nica arte que contava. Esta conteria valores artsticos profundos e estaria atravessada pelo que o homem tem de demonaco e sublime, de raro, burlesco ou filosfico, enfim, algo que teria a espessura da vida (Carvalho, 24 set. 1936). Contudo a associao entre arte e inconsciente serviu tambm para validar psicodiagnsticos feitos com base em expresses plsticas tanto de doentes como de artistas, o que culminaria no oposto da posio de Flvio de Carvalho. Da psicopatologia da expresso, e dos constantes trabalhos que tratam as obras como sintomas e os artistas como doentes, seria apenas um passo para a desqualificao seja da produo dos loucos, seja da arte moderna. Sobre essa idia se pauta a afirmao de que a arte moderna uma arte degenerada, produzida por insanos. Essa viso das relaes entre arte e loucura parte integrante de um acontecimento marcante para o modernismo brasileiro: a exposio de Anita Malfatti, de 1917. As reaes a essa exposio foram as mais controversas, e no centro delas estava a crtica de Monteiro Lobato. O escritor iniciou-a fazendo uma distino: haveria duas espcies de artistas, uma veria normalmente as coisas e, a partir dessa percepo, faria arte pura; a outra, anormalmente, e as respectivas obras seriam produtos do cansao e do sadismo. Produv.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

721

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

es assim, segundo Lobato, estariam presentes em todos os perodos decadentes da histria, e embora parecessem precursoras de uma arte por vir, nada mais velho que a arte anormal ou teratolgica: nasceu com a parania e com a mistificao (Lobato, 1964, p.46). Ento, Lobato tomou como aliados os psiquiatras para dizer que estes j estudavam havia muito tempo os desenhos que ornamentam as paredes dos manicmios; desenhos sinceros, segundo ele, produtos de crebros transtornados por psicoses estranhas. Mas, para o crtico, quando esse tipo de obra se quer arte e exposta publicamente, a no h sinceridade mas apenas mistificao. Lobato via na exposio de Anita acentuadssimas tendncias para uma atitude forada no sentido das extravagncias de Picasso e companhia (Lobato, 1964, p.47), apesar de reconhecer que, por trs dessas obras torcidas para a m direo, se notavam preciosas qualidades latentes e o talento vigoroso de uma artista que se deixou seduzir pelas teorias do que se chama arte moderna. Percebemos que Lobato no estava julgando somente uma pintora, mas uma vertente da arte moderna. Para criticar essa nova esttica, o escritor utilizou categorias clnicas, buscando distinguir percepes e expresses normais daquelas anormais. Se arte era representao da realidade, os traos e o uso das cores s poderiam refletir a percepo do artista, o que justificaria a discusso sobre a normalidade ou a anormalidade dessa percepo. Em suas palavras, para que sintamos de maneira diversa, cbica ou futurista, foroso ou que a harmonia do universo sofra completa alterao, ou que o nosso crebro esteja em pane por virtude de alguma grave leso. Enquanto a percepo sensorial se fizer normalmente no homem, um artista diante de um gato no poder sentir seno um gato (Lobato, 1964, p.47). O episdio encarnou, de maneira bastante precisa, uma forma particular que a articulao entre as linhas da arte e da clnica acabaram ganhando na modernidade, conseqncia de se tomar o trabalho artstico como expresso imediata do mundo interno daquele que o produziu, de seus estados mentais e, portanto, como sintoma. Essa viso autorizava a prtica de psicodiagnsticos com base nas produes plsticas, que levariam descoberta do carter mrbido do autor, prtica que, realizada regularmente nas instituies psiquitricas, ao ser aplicada a artistas consagrados revela-se inaceitvel, tornando visvel a violncia que nela est embutida. No Brasil das primeiras dcadas do sculo XX, diante de obras produzidas por habitantes dos grandes asilos, o olhar psicopatolgico insistia, querendo fazer ver aqui e ali uma desestruturao do ego, uma fragmentao da psique, uma fragilidade moral. Mas certo tambm que, a partir do trabalho de Osrio Csar e de sua ligao com os artistas modernos, insinuou-se uma alterao nas
722
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

relaes entre arte, clnica e loucura, que ganharia consistncia no final da dcada de 1940, quando as obras produzidas no Ateli de Pintura da Seo de Teraputica Ocupacional do Hospital do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, passaram a compor o territrio de composio entre esses campos. Entraria em cena, ento, uma concepo de arte que, na radicalizao da proposta moderna de articular arte e vida, viria produzir uma inflexo na paisagem que vnhamos acompanhando e uma reconfigurao do territrio no qual arte, clnica e loucura se atravessam.

Uma paisagem-dobradia: inflexes rumo a novas configuraes do territrio


Avanando cerca de duas dcadas em relao aos primeiros encontros entre psiquiatria, psicanlise e modernismo, encontramos no Rio de Janeiro uma nova composio entre artistas, clnicos e pacientes psiquitricos. A articulao entre arte, clnica e loucura ganhou novos contornos em uma aventura intelectual e sensvel, das mais belas e potentes desenvolvidas no Brasil, por Nise da Silveira, mdica psiquiatra movida pela fora de sua indignao com o tratamento oferecido aos pacientes dos hospitais psiquitricos. Quando iniciou seu trabalho no Centro Psiquitrico Nacional, do Rio de Janeiro, em 1946, a teraputica ocupacional era considerada um mtodo subalterno, destinado apenas a distrair ou contribuir para a economia hospitalar (Silveira, 1992, p.16). A prtica corrente da psiquiatria cientfica baseava-se em eletrochoques e lobotomias. Nise ops-se frontalmente a tais procedimentos. Desde o incio colocou-se num embate contra a psiquiatria de seu tempo e dedicou-se a pesquisa e desenvolvimento de outras teraputicas, partindo inicialmente da organizao do Setor de Teraputica Ocupacional daquele hospital. Desde o incio a psiquiatra imprimiu ao trabalho uma orientao prpria: a teraputica ocupacional, entendida por ela em sentido amplo, tinha como objetivo encontrar atividades que servissem aos doentes como meios de expresso. Seria preciso partir do nvel no verbal. a que se insere a teraputica ocupacional, oferecendo atividades que permitam a expresso de vivncias no verbalizveis por aquele que se acha mergulhado na profundeza do inconsciente (Silveira, 1981, p.102). Entre os vrios setores ocupacionais (encadernao, costura, msica etc.), os atelis de pintura e modelagem se destacaram, passando a receber um investimento diferenciado por parte da psiquiatra. Nise afirmava que as atividades ali desenvolvidas permitiam, graas livre expresso, acesso mais fcil ao mundo interno do esquizofrnico, em geral muito hermtico. Com o intuito de enriquecer essa experincia, foram introduzidos, no atendimento e na pesquisa, profissionais variados, inv.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

723

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

cluindo artistas plsticos e msicos. Durante o desenvolvimento de seu trabalho, Nise da Silveira manteve sempre um dilogo aberto com o campo das artes, demonstrando uma excepcional capacidade de articulao e colocando em questo a univocidade da fala e do saber mdicos sobre a loucura.. Mediante essas parcerias, os trabalhos realizados nos atelis do Centro Psiquitrico foram conectados ao mundo das artes, possibilitando que outros olhares viessem banhlos de outros significados, tornando visveis traos e linguagens que

Fernando Diniz. Tapete digital, 1989; guache sobre tecido, 254,2x249cm. Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente

724

Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

A primeira exposio das obras do Museu de Imagens do Inconsciente aconteceu em 1947, no Ministrio da Educao, no Rio de Janeiro. Seguiu-se a ela uma dezena de exposies, entre elas uma no Museu de Arte Moderna de So Paulo, em 1949, e outra em 1956, no prprio Museu inaugurado em 1952, alm de mostras no 1 Congresso Internacional de Psiquiatria, em Paris (1950), e no 2 Congresso Internacional de Psiquiatria, em Zurique (1957). Nos anos subseqentes as obras do Museu participaram da 16 Bienal de So Paulo, em 1981, e da mostra Redescobrimento Brasil + 500, em 2000.

Em 1951, no texto Forma e personalidade, Pedrosa associou o que chamava de arte virgem arte bruta e definiu os produtores desse tipo de arte como homens que no conseguem contemplar o mundo sem estremecer, comovidos (Pedrosa, 1996b, p.196).

escapam ao olhar do especialista mdico. As inmeras exposies das obras do acervo, realizadas no Brasil e exterior5, a criao do Museu de Imagens do Inconsciente, a participao de artistas e crticos e a atmosfera cultural em que se desenvolveu essa aventura terico-prtica foram estratgias que colaboraram para que as obras e seus artistas, aos poucos, se desprendessem de sua origem psiquitrica para fazer seu percurso no universo cultural, contribuindo para a transformao do pensamento sobre o louco e a loucura. A partir do trabalho de Nise da Silveira passamos a entender que a produo plstica dos psicticos ou de qualquer um vai muito alm das representaes distorcidas e veladas dos contedos pessoais reprimidos. Como diz a autora, uma pintura quase nunca ser o mero reflexo de sintomas (Silveira, 1981, p.51). Ao pintar, o indivduo no somente expressa a si mesmo, mas cria algo novo, produz um smbolo, e essa produo tem efeitos de transformao tanto na realidade psquica como na realidade compartilhada. O encontro de Nise da Silveira com o crtico de arte Mrio Pedrosa fortaleceu a perspectiva com que a psiquiatra vinha trabalhando, potencializando a experincia desenvolvida no Museu de Imagens do Inconsciente. Para o crtico, a iniciativa de organizar, para os internos de uma instituio psiquitrica, um Setor de Teraputica Ocupacional com nfase nas atividades artsticas e as exposies da decorrentes teve enorme relevncia cultural e esttica, alm de ter sido marcante no desenvolvimento de seu pensamento. O crtico identificou essa iniciativa de Nise da Silveira como um acontecimento dos mais importantes, no campo cultural e artstico do Brasil, anteriores primeira Bienal de So Paulo (1951), acontecimento que interessa de perto s atividades de criao artstica em geral, por ter sido responsvel por romper com velhos preconceitos intelectualistas, concepes convencionais e acadmicas quanto natureza do fenmeno artstico, e componente importante do solo no qual germinou a arte contempornea brasileira (Pedrosa, 1995). O encontro de Mrio Pedrosa com o que chamou de arte virgem6 ou mais especificamente, com a experincia do Setor de Teraputica Ocupacional do Centro Psiquitrico Nacional, aconteceu no incio de sua carreira como crtico de arte. Em 1947, quando comeava a se dedicar com regularidade crtica de artes plsticas, proferiu uma conferncia, Arte, necessidade vital (Pedrosa, 1996a), por ocasio do encerramento da primeira exposio das produes realizadas no ateli daquele setor. Para Otlia Arantes (1996), esse um dos textos mais sugestivos e originais de toda a produo crtica de Pedrosa. Nele, alm de representar um marco no debate esttico, o crtico enfatizou o carter educativo e teraputico da arte e apresentou uma sntese dos principais temas que o ocupariam at
v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

725

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

Emygdio de Barros. Sem ttulo, 1969; leo sobre tela, 43x60cm. Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente

Emygdio de Barros. Sem ttulo, 1969; leo sobre tela, 50x70,5cm. Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente

726

Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

o final de sua vida. No artigo, Mrio Pedrosa empreende um percurso na tentativa de surpreender a arte em seus fundamentos vitais e psquicos. Inicia argumentando que a perplexidade e o estranhamento que cercavam uma exposio como aquela se devia a uma incompreenso do que fosse arte, fruto de um preconceito intelectualista que tomava a arte por uma atividade parte, excepcional e o artista, por um ser envolto em um halo mstico. E mais: nessa perspectiva a Arte, que no perdeu a maiscula, s interessava pelo seu resultado, a obra de arte, objeto de consagrao, fetiche da sociedade capitalista. No entanto Pedrosa afirmava que os artistas modernos haviam assimilado as conquistas relativas ao que chamou de expresso desinteressada e que por isso foram, muitas vezes, identificados aos primitivos e aos loucos, ou apontados como infantis ou mistificadores. Mas de tudo isso resultou a elaborao de um novo conceito de arte, que o crtico defenderia. Relacionando a atividade criadora a processos inconscientes, e entendendo que manifestaes de ordem potica no so produtos somente de altas culturas intelectuais e cientficas, mas tm carter universal, o crtico defendia:
A atividade artstica uma coisa que no depende de leis estratificadas, frutos da experincia de apenas uma poca na histria da evoluo da arte. Essa atividade se estende a todos os seres humanos, e no mais ocupao exclusiva de uma confraria especializada que exige diploma para nela se ter acesso. A vontade de arte se manifesta em qualquer homem de nossa terra, independente do seu meridiano, seja ele papua ou cafuzo, brasileiro ou russo, letrado ou iletrado, equilibrado ou desequilibrado. (Pedrosa, 1996a, p.46)

A arte seria, nessa viso, uma questo de sensao que toma o corpo com a decada da atividade consciente, o que faz que se desprendam de ns partes que usualmente no tomaramos como nossas, borrando os limites que a atividade da conscincia no cessa de traar entre eu e no eu, sujeito e objeto. Para Pedrosa no poderia haver manifestao criadora de qualquer ordem se aspiraes ntimas, anomalias, estivessem embotadas por uma suficiente adaptao ao meio (Pedrosa, 1996a, p.49). Assim, a arte passa a ser entendida no como exceo inatingvel, mas como fenmeno verdadeiramente vital criao que reproduz o milagre da vida e que, portanto, deveria estar acessvel para qualquer um. Para o crtico, no deveria haver barreiras para o mundo encantado das formas, que comum a todos os homens indistintamente. Portanto todos deveriam aprender a pintar, esculpir e desenhar como se aprende a ler e escrever. O efeito da realizao dessas atividades se poderia sentir tambm nos doentes
v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

727

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

mentais, curando-os ou alentando-os, atraindo-os a vir de novo c fora, no nosso mundo bruto e feio, com mensagens que por vezes so decifrveis e brilham, fulminantes, fugazes, como lampejos (Pedrosa, 1996a, p.56). Na perspectiva de Mrio Pedrosa, o efeito de produo subjetiva que o fazer artstico pode ter no desmerece o produto ou resultado material desse fazer. Para ele, a obra no tudo (nem mesmo o mais importante no fenmeno artstico), e a qualidade esttica dos trabalhos no inversamente proporcional aos efeitos clnicos que poderia engendrar. Qualquer pessoa que se dedique a essas ocupaes que possibilitam um contato mais delicado e sutil com o mundo, as coisas e os outros seres termina por enriquecer-se e transformar-se. A experincia desenvolvida no Museu de Imagens do Inconsciente produziu uma importante inflexo no pensamento sobre as contribuies da arte para a clnica e sobre as relaes entre arte, loucura e subjetividade. Essa inflexo abre o territrio que estamos cartografando para novas configuraes, fazendo que este possa abarcar as transformaes contemporneas no campo da arte e da clnica, produzindo uma nova articulao entre os campos.

Arte, clnica e loucura no contemporneo: apontamentos


A partir da segunda metade do sculo XX a atividade artstica deslocou o acento das obras para a produo de acontecimentos, aes e experimentaes (Favaretto, 1994). Muitas formas de arte no se materializam numa coisa; existem apenas no momento em que as experimentamos e depois se desfazem com a efemeridade daquilo que mais da ordem da durao que da extenso. J os produtos materiais dessas experimentaes abandonam a designao de obras de arte e passam a ser chamados indistintamente de objetos. De alguma maneira, o desafio que atravessa o projeto esttico contemporneo torna-se o de presentificar o excesso do impresentificvel, utilizando o informe como indcio desse mesmo impresentificvel (Lyotard, 1963, citado em Pelbart, 1998, p.66). Ao pedir uma esttica fragmentria, complexa, feita de fluxos, um tal projeto atravessa, tambm, como o indica Peter Pelbart, algumas experimentaes estticas que se fazem na fronteira com a clnica ou com a patologia e que evocam dor e colapso, mas tambm metamorfoses e intensidades sem nome. Talvez seja por isso que a produo impressionante e descomunal de Arthur Bispo do Rosrio possa ser analisada no contexto da arte contempornea, tal como o fez Frederico Morais (1990), ao afirmar: Bispo tosco, direto e rude, pois que lida com materiais pobres, os materiais da vida. Ele um fazedor de coisas, um demiurgo, algum capaz de arrancar as coisas de sua banalidade e de sua concretude material para dar-lhes um novo significado, como Marcel Duchamp (p.22).
728
Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

Porm no campo clnico temos assistido, nos ltimos 30 anos, construo de um grande nmero de prticas nas quais atividades artsticas participam de um processo de transformao das instituies psiquitricas e de questionamento e redefinio do lugar da loucura (Lima, 1997). Em uma infinidade de experincias que tiveram lugar a partir da reforma psiquitrica brasileira, busca-se, atravs da arte, tematizar as oposies sade e doena, normal e patolgico, loucura e sanidade. Hoje, as prticas de desinstitucionalizao atravessam os muros do hospital, invadem a cidade e passam a intervir nas redes sociais e na cultura, buscando desfazer manicmios mentais. Um nmero cada vez maior de aes territoriais visa construir novas possibilidades no campo das trocas sociais e da produo de valor, buscando criar novas comunidades e outras sociabilidades. Nessas experincias a arte est presente como um instrumento de enriquecimento das vidas, de descoberta e ampliao de potencialidades, de acesso a bens culturais (Niccio, 1994). A clnica, nesta

Fernando Diniz. Sem ttulo, 1954; leo sobre tela, 64,5x80cm. Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

729

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

nova configurao, se faz no territrio da cidade e no no interior de grandes asilos e no est voltada para a remisso de sintomas, mas para a promoo de processos de vida e de criao que comportam uma outra sade, no uma sade inteiria, perfeita, acabada, funcionando bem demais, mas uma sade frgil, marcada por um inacabamento essencial que, por isso mesmo, pode se abrir para o mundo; uma sade que consegue ser vital mesmo na doena (Deleuze, 1997). Para essa clnica, cada sujeito, ao construir um objeto, pintar uma tela, cantar uma msica, faz algo mais que expor a si mesmo e o prprio sofrimento. Ele realiza um fato de cultura. Os produtos dessas experincias estticas podem ser materiais e imateriais: obras, acontecimentos, efeitos sobres os corpos, novas subjetividades. O sentido de fazer obra aqui o de encontrar ferramentas para a recomposio de universos existenciais e para uma produo mutante de enunciao (Guattari, 1992). Chegamos ao final de nossa viagem por esse territrio povoado de personagens, imagens e enunciados entendendo que, ao menos no Brasil recorte que elegemos para estudar essas relaes , no houve um encerramento da implicao entre os campos da arte, da

Fernando Diniz. Argolas, 1987; guache sobre papel, 56,5x74cm. Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente

730

Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

Raphael Domingues. Sem ttulo, 1948; guache e nanquim sobre papel, 32,5x23,5cm. Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

731

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

clnica e da loucura, mas um deslocamento de suas coordenadas. O dilogo entre arte, loucura e clnica, tal como se deu na modernidade, acabou por produzir mutaes em cada um dos campos, como se, de alguma forma, arte e loucura, como blocos monolticos e isolados do conjunto das prticas sociais, houvessem sido implodidos e passassem a se cruzar em mltiplas conexes, em outros tantos territrios. Assim, ainda que cada uma dessas esferas tenha mantido sua singularidade, elas no cessaram de interferir entre si e sofrerem mutaes e deslizamentos, s vezes sutis. Nesse processo, a loucura pode encontrar uma linha de fuga que extrapola o campo de uma patologia da interioridade; a arte, uma outra linha que pode lev-la para espaos que extrapolam o campo de uma atividade delimitada e autnoma; a clnica, uma terceira linha, que pode lev-la a extrapolar o domnio do patolgico e da instituio asilar. Para essa clnica no interessa o sistema da arte ou a arte institucionalizada, mas sim procedimentos artsticos associados a uma arte do efmero e do inacabado que comporte as desterritorializaes e os desequilbrios dos sujeitos dos quais se ocupa. J a arte contempornea no est interessada na loucura como entidade psicopatolgica, mas numa certa forma de produo esquizo, uma desterritorializao que fica adensada nos esquizofrnicos, o que faz que muitas experincias artsticas possam comportar um tipo de experincia limite e preparar uma relao com aquilo que uma cultura rejeita (Pelbart, 2000). Quanto aos sujeitos criadores que produzem suas invenes em maior ou menor proximidade com os abismos da loucura , eles continuam agarrados por um conjunto de impossibilidades, escavando sadas, criando possibilidades, buscando construir linhas de fuga (Deleuze, 1992) que, por fim, servem para todos ns.

732

Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Aguiar, Flvio 1975 Arantes, Otlia Beatriz Fiori 1996 Arrigucci Jr., Davi 1996 Assis, Machado de 1996 Assis, Machado de 1977 Assis, Machado de 1998 Barbosa, Ana Mae 1998 Carvalho, Flvio R. 24 set. 1936 Carvalho, Flvio R. set. 1933 Carvalho, Flvio R. 26 jun. 1930 Csar, Osrio 20 out. 1948 Csar, Osrio 1929 Coelho, Teixeira 2002 Os homens precrios. Porto Alegre: A Nao; IEL. Mrio Pedrosa, um captulo brasileiro da teoria da abstrao (Prefcio). In: Arantes, Otilia Beatriz Fiori (Org.). Mario Pedrosa. Forma e percepo esttica: textos escolhidos II. So Paulo: Edusp. p.13-38. Obras do Acaso (Apresentao). In: Assis, Machado de. Terpscore. Apres. Davi Arrigucci Jr. So Paulo: Boitempo. 1a. ed., 1886. Terpscore. Apres. Apres. Davi Arrigucci Jr. So Paulo: Boitempo. 1a. ed., 1886. O alienista. So Paulo: tica. 1a. ed., 1882. Contos: uma antologia / Machado de Assis. Sel., introd. e notas de John Gledson. So Paulo: Companhia das Letras. Prefcio. In: Ferraz, Maria Helosa Toledo. Arte e loucura: limites do imprevisvel. So Paulo: Lemos. A nica arte que presta a anormal. Dirio de S. Paulo, So Paulo. Crianas artistas, doidos artistas. Rumo, Rio de Janeiro, n.5, p.29. O futurismo na architetura. Dirio da Noite, So Paulo. Entre os alienados a forma mais prtica: a evasao dos prprios sentimentos a arte decorativa. Entrevista concedida ao Dirio de So Paulo, So Paulo. A expresso artstica nos alienados: contribuio para o estudo dos symbolos na arte. So Paulo: Officinas Graphicas do Hospital do Juquery. A arte no revela a verdade da loucura, a loucura no detm a verdade da arte. In: Antunes, Eleonora H.; Barbosa, Lucia Helena S.; Pereira, Lygia Maria de F. (Org.). Psiquiatria, loucura e arte: fragmentos da histria brasileira. So Paulo: Edusp. p.147-163. Crtica e clnica. So Paulo: Ed. 34. Conversaes. So Paulo: Ed. 34. O que a filosofia. So Paulo: Ed. 34. Apresentao. In: Fabrini, Ricardo. O espao de Lygia Clark. So Paulo: Atlas. Arte e loucura: limites do imprevisvel. Pref. Ana Mae Barbosa. So Paulo: Lemos Ed. Histria da loucura na idade clssica. So Paulo: Perspectiva.

Deleuze, Gilles 1997 Deleuze, Gilles 1992 Deleuze, Gilles; Guattari, Flix 2001 Favaretto, Celso 1994 Ferraz, Maria Helosa Toledo 1998 Foucault, Michel 1995

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

733

ELIZABETH MARIA F. DE ARAJO LIMA E PETER PL PELBART

Gledson, John 1998 Guattari, Felix 1992 Lafora, Gonzalo 1927 Leite, Rui Moreira 1994 Lima, Elizabeth Arajo 1997 Lobato, Monteiro 1964 Lobo, Luiza 1993 Lopes, Lucia Leite R.P. 2001 Lyotard, Jean-Franois 1963 Marques, Maria Valquiria Alves 1993 Morais, Frederico 1990

Introduo. In: Assis, Machado de. Contos: uma antologia / Machado de Assis. Sel., introd. e notas de John Gledson. So Paulo: Companhia das Letras. Caosmose: um novo paradigma esttico. Rio de Janeiro: Ed. 34. Don Juan, los milagros y otros ensayos. Madrid: Biblioteca Nueva. Flvio de Carvalho: entre a experincia e a experimentao. Tese (Doutorado) Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo. Clnica e criao: a utilizao de atividades em instituies de sade mental. Dissertrao (Mestrado) Programa de Estudos Ps-graduados em Psicologia Clnica, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Parania ou mistificao. In: Brito, Mrio da Silva. Histria do modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. p.46-47. 1a. ed., 1919. As metforas do humor em Machado de Assis. In: Lobo, Luiza. Crtica sem juzo: ensaios. Rio de Janeiro: Francisco Alves. p.95-102. Machado de Assis de A a X. So Paulo: Ed. 34. Resposta questo: o que o ps-moderno? Arte em Revista, So Paulo, n.7, p.96. Escritos sobre um Qorpo. So Paulo: Annablume. A reconstruo do universo segundo Arthur Bispo do Rosrio. In: Registros de minha passagem pela terra: Arthur Bispo do Rosrio. (Catlogo). So Paulo: Museu de Arte Contempornea da USP (MAC). p.17-25. O processo de transformao da sade mental em Santos: desconstruo de saberes, instituies e cultura. Dissertao (Mestrado) Programa de Estudos Ps-graduados em Cincias Sociais, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Arte, necessidade vital. In: Arantes, Otilia Beatriz Fiori (Org.). Mario Pedrosa. Forma e percepo esttica: textos escolhidos II. So Paulo: Edusp. p.41-58. 1a. ed., 1947. Forma e personalidade. In: Arantes, Otilia Beatriz Fiori (Org.). Mario Pedrosa. Forma e percepo esttica: textos escolhidos II. So Paulo: Edusp. p.179-220. 1a. ed., 1951. A Bienal de c pra l. In: Arantes, Otilia Beatriz Fiori (Org.). Mario Pedrosa. Poltica das artes: textos escolhidos I. So Paulo: Edusp. p.216-84. 1a. ed., 1970. A vertigem por um fio. So Paulo: Fapesp; Iluminuras. Teatro nmade. Revista de Terapia Ocupacional da USP, So Paulo, v.9, n.2, p.62-69.

Niccio, Maria Fernanda 1994 Pedrosa, Mrio 1996a Pedrosa, Mrio 1996b Pedrosa, Mrio 1995 Pelbart, Peter Pl 2000 Pelbart, Peter Pl 1998

734

Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro

ARTE, CLNICA E LOUCURA

Picchia, Menotti del. 15 abr. 1954 Qorpo-Santo, Joaquim Jos Campos Leo 2000 Qorpo-Santo, Joaquim Jos Campos Leo 1969 Qorpo-Santo, Joaquim Jos Campos Leo 1877 Rolnik, Suely 1989 Roudinesco, Elisabeth 8 abr. 2001 Silveira, Nise da 1992 Silveira, Nise da 1981 Teixeira, Ivan 1987

Pintura de loucos. A Gazeta, So Paulo. Poemas. Org. Denise Esprito Santo. Rio de Janeiro: Contra Capa.

As relaes naturais e outras comdias. Fixao do texto, estudo crtico e notas de Guilhermino Csar Porto Alegre: Ed. FF-UFRS.

Ensiqlopdia ou seis mezes de huma enfermidade. Porto Alegre: Tipografia Qorpo-Santo.

Cartografia sentimental : transformaes contemporneas do desejo. So Paulo: Estao Liberdade. Ler o delrio acaba de sair na Frana. Folha de S. Paulo, So Paulo. Caderno Mais!, p.19. O mundo das imagens. So Paulo: tica. Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra. Apresentao de Machado de Assis. So Paulo: Martins Fontes.

Recebido para publicao em junho de 2006. Aprovado para publicao em setembro de 2006.

v.14, n.3, p.709-735, jul.-set. 2007

735

Potrebbero piacerti anche