Sei sulla pagina 1di 10

O desporto no possui nenhuma virtude mgica. Ele no em si mesmo nem socializante nem anti-socializante.

. conforme: ele aquilo que se fizer dele. A prtica do jud ou do rugbi pode formar tanto patifes como homens perfeitos preocupados com o fair-play' (PARLEBS, 1997, p. 12).

Histria das Copas do Mundo em nmeros


O Brasil o nico pas cuja seleo participou de todas as edies da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Configura alguns nmeros das vrias edies desse Megaevento a seguir.

Galeria dos pases campees


Ao longo das 19 edies da Copa do Mundo de Futebol, oito selees j se consagraram campes mundiais. Veja no quadro a seguir o nmero de vezes que cada seleo nacional venceu os jogos.

Quadro 6 Histria das campes.

Em relao ao quadro das campes, cabem as seguintes observaes:

Entre as Confederaes Continentais, somente duas possuem equipes campes. A UEFA a confederao que venceu a Copa do Mundo de Futebol maior nmero de vezes, 10 ao todo, enquanto a CONMEBOL venceu nove vezes; A disputa pela supremacia no futebol mundial ocorre entre selees que representam o continente europeu e as selees sul-americanas; As vitrias da UEFA foram conquistadas por cinco selees diferentes: Itlia (4), Alemanha (3), Frana, Inglaterra e Espanha. Por sua vez, as vitrias da CONMEBOL esto concentradas em trs selees: Brasil (5), Uruguai (2) e Argentina (2).

Saiba mais

O estilo de jogo sulamericano, com destaque para o brasileiro, diferente do europeu. As comparaes entre os dois estilos de jogo deu margem contraposio do futebolarte, tpico do Brasil, ao futebol-fora, caracterstico da Europa. O futebol-arte se caracteriza pela criatividade ttica, qualidade tcnica dos jogadores e jogadas individuais que provocam um desequilbrio no jogo. Por sua vez, o futebol-fora se

fundamenta em uma preparao fsica esmerada, na disciplina ttica dos jogadores e em jogadas coletivas que revelam a sinergia da equipe durante os jogos.

Periodicidade e vagas
A Copa do Mundo realizada a cada quatro anos e precedida pela realizao da Copa das Confederaes, como a que aconteceu no Brasil, em 2013. No perodo entre duas Copas do Mundo de Futebol, as Confederaes Continentais realizam os torneios para definir qual a seleo campe de cada continente, o que as classifica para a prxima Copa do Mundo de Futebol. Quanto s vagas, so distribudas entre as seis Confederaes continentais e, antes de cada edio, a FIFA decide quantas cada zona continental ter direito, mais uma vaga para o pas sede, nico com vaga garantida. Normalmente uma ou duas vagas so reservadas para os ganhadores do sistema eliminatrio, conhecidos como play-offs internacionais.

Saiba mais

A fase do play-offs corresponde repescagem e a ltima oportunidade para que as selees que no obtiveram a classificao nos torneios continentais consigam uma vaga para a Copa do Mundo de Futebol. Antigamente os campees das edies anteriores eram automaticamente classificados para a prxima Copa. Porm, a partir da edio de 2006 essa regra no mais aplicada e o campeo obrigado a se classificar normalmente como qualquer outra seleo.
Fonte de pesquisa: http://ead.brasilvoluntario.gov.br/course/view.php?id=33&play=Apresentacao_Modulo_HF.flv &sect=1

Participam do Megaevento 32 selees nacionais, que disputam 64 partidas em duas fases. Esse formato da competio foi adotado a partir da Copa do Mundo de 1998, realizada na Frana.

No quadro a seguir voc tem acesso a informaes sobre o nmero de vagas destinado a cada Confederao Continental de Futebol e quais foram as selees nacionais classificadas para a Copa de 2014 no Brasil.

Quadro 6 Cidades-sede e estdios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 *Vaga garantida pelo Regulamento por ser o pas sede.

Durao e fases
A competio da Copa do Mundo de 2014 ter 31 dias de durao. Seu incio est agendado para quinta-feira, dia 12 de junho de 2014, com o jogo entre o pas sede, Brasil, e a seleo da Crocia, na Arena de So Paulo. Com exceo do dia abertura oficial, quando ser realizado apenas um jogo, nos 14 dias seguintes da competio, est prevista a realizao de trs ou quatro jogos por dia, sem nenhum dia de interrupo. Isto significa que teremos uma agenda cheia de jogos que permitem a avaliao tcnico-ttica das equipes. O trmino da 1a fase de grupos ser no dia 26 de junho, outra quinta-feira. O dia 27 de junho est reservado para um descanso antes do incio da 2a fase do torneio, logo, no tem prevista a realizao de nenhum jogo.

A 2a fase, eliminatria simples, inicia no dia 28 de junho, sbado. Nela ocorrero quatro etapas com dois dias de intervalo entre cada uma delas. Nas duas primeiras etapas est prevista a realizao de dois jogos por dia, sendo a primeira etapa (oitavas de final) com quatro dias de durao e a segunda etapa (quartas de final) com dois dias de durao. Na semifinal e na final teremos a realizao de um nico jogo por dia. A disputa de 3o e 4o lugares ser no dia 12 de julho e a grande final da Copa do Mundo de Futebol, no dia 13 de julho de 2014, domingo.

Sistema de disputa primeira e segunda fases


Na primeira fase da competio as selees nacionais se enfrentam, em um sistema de rodzio, no qual todos jogam contra todos, dentro dos seus respectivos grupos. As 32 selees esto divididas em oito grupos com quatro times. As oito selees consideradas mais fortes so consideradas como cabea de chave de cada grupo e as outras so sorteadas. Nessa fase, classificam-se as duas melhores selees de cada grupo, logo, 16 selees sero eliminadas e 16 selees permanecem na competio. Os jogos podem terminar com a vitria de uma equipe ou com empate. Na segunda fase, adota-se outro sistema de disputa, a eliminatria simples, na qual quem ganha classificado e quem perde desclassificado. Esse sistema de disputa apelidado de mata-mata, pois cada jogo decisivo e, portanto, no pode mais haver empate. Caso o jogo termine empatado no tempo regulamentar (90 minutos), deve ser realizada uma prorrogao com, obrigatoriamente, 30 minutos de durao. No est previsto o recurso do gol de ouro, quando a prorrogao interrompida em caso de gol. Persistindo o empate, o resultado definido por meio da cobrana de penalidades mximas. Sendo assim, na segunda fase da Copa do Mundo de Futebol impossvel a realizao de um jogo sem a marcao de gols.

Termos utilizados na segunda fase e na final da Copa


A segunda fase est dividida em quatro estgios, como especificado a seguir:

Nas oitavas de final e nas quartas de final, os vencedores passam para o prximo estgio e os perdedores so eliminados; Na semifinal os vencedores disputam a final (campeo e vice-campeo) e os perdedores fazem um jogo antes da final para decidirem o 3 e o 4 lugar.

O time campeo joga sete (7) partidas. Pode at perder um dos trs primeiros jogos da fase inicial, mas depois, na segunda fase, ele precisa ganhar os quatro jogos para ser campeo. Entenda os termos utilizados para se referir s etapas da Fase Final:

So classificados 16 times para a fase final, que iro disputar oito jogos; em funo do nmero de jogos, essa etapa denominada de oitavas de final, mas a FIFA tambm se refere a ela como a Fase de 16 times; O mesmo raciocnio aplicado nas quartas de final, quando oito times disputam quatro jogos; As duas partidas da semifinal indicam as selees que vo disputar o ttulo de campe, como tambm, as que vo disputar o 3o e 4o lugares da competio; A etapa final rene as duas selees que no possuem nenhuma derrota na fase final da competio.

Cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014


Veja no quadro a seguir os nomes das cidades-sede e dos estdios/arenas em que sero realizados os jogos.

Quadro 7 Cidades-sede e estdios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Figura 4 Cidades-sede da Copa de 2014 Disponvel em <http://pt.fifa.com/worldcup/destination/cities> Acesso em 28 fev. 2014.

Antidoping ... ou todo cuidado pouco!

A anlise das amostras de sangue e urina dos jogadores na Copa do Mundo no ser realizada por um laboratrio no Brasil. A Associao Mundial Antidoping/WADA credenciou um laboratrio em Lausanne, na Sua, capaz de utilizar a nova estratgia de luta considerada como a mais adequada contra o doping: a dopagem por meio do mdulo de esterides do Passaporte Biolgico do Atleta. A FIFA est tomando as providncias logsticas necessrias para o envio de amostras ao exterior. O Passaporte Biolgico pode ser descrito como um arquivo de resultados dos exames peridicos realizados pelos atletas profissionais, sendo composto por trs mdulos:

Sanguneo, que visa detectar qualquer tipo de substncias proibidas no sangue; Esteroide, que identifica a presena de anabolizantes no organismo. Endcrino, que verifica se existem alteraes relacionadas ao hormnio do crescimento.

Saiba mais

O passaporte biolgico leva em conta o princpio de estabilidade que caracteriza a fisiologia do ser humano. Caso haja alguma discrepncia de resultados entre os exames, so tomadas providncias para acompanhar os atletas considerados suspeitos. Por ltimo, vale lembrar que alguns atletas j foram punidos com a utilizao do passaporte como parmetro de combate ao doping.

Potrebbero piacerti anche