Sei sulla pagina 1di 4

O que so Direitos Humanos:

Direitos humanos so os direitos e liberdades bsicas de todos os seres humanos. Seu conceito tambm est ligado com a idia de liberdade de pensamento, de expresso, e a igualdade perante a lei. A ONU proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que respeitada mundialmente. A Declarao Universal dos Direitos Humanosda Organizao das Naes Unidas afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razo e de conscincia e devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. A ONU adotou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, com o objetivo de evitar guerras, promover a paz e a democracia e fortalecer os Direitos Humanos. A Declarao Universal dos Direitos Humanos tm uma importncia mundial, apesar de no obrigar juridicamente que todos os Estados a respeitem. Para a Assemblia Geral da ONU, a Declarao Universal dos Direitos Humanos tm como ideal ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que todos tenham sempre em mente a Declarao, para promover o respeito a esses direitos e liberdades. A origem do conceito de direitos humanos na filosofia de direitos naturais que seriam atribudos por Deus. Muitos filsofos dizem que no existem diferenas entre os direitos humanos e os direitos naturais, e John Locke foi o mais importante filsofo a desenvolver esta teoria. Por exemplo, durante o sculo XX nos Estados Unidos, o movimento a favor dos direitos humanos defendia a igualdade entre todas as pessoas. Na sociedade americana daquela poca, havia uma forte discriminao dos indivduos negros, que muitas vezes no desfrutavam dos plenos direitos fundamentais. Um importante defensor dos movimentos a favor dos direitos humanos foi Martin Luther King Jr.

Direitos humanos e cidadania


Cidadania o exerccio dos direitos e deveres civis, polticos e sociais que esto previstos na constituio. Exercer a cidadania ter conscincia de seus direitos e obrigaes e lutar para que sejam colocados em prtica. Para exercer a cidadania, os membros de uma sociedade devem usufruir dos direitos humanos, direitos fundamentais tanto a nvel individual, coletivo ou institucional. Assim tambm podero cumprir os seus deveres para o bem da sociedade.

O que significa Cidado:


Cidado um indivduo que convive em sociedade- grupo de indivduos entre os quais existem relaes recprocas. Cidado o habitante da cidade, aquele que est no gozo de seus direitos civis e polticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. O cidado ao ter conscincia e exercer seus direitos e deveres para com a ptria est praticando a cidadania. obrigao de cada pais educar o cidado para que a Constituio seja respeitada.

O que Democracia:
Democracia a forma de governo em que a soberania exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no gregodemokrata que composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema poltico, o poder exercido pelo povo atravs do sufrgio universal. um regime de governo em que todas as importantes decises polticas esto com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decises polticas. Uma das principais funes da democracia a proteo dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expresso, de religio, a proteo legal, e as oportunidades de participao na vida poltica, econmica, e cultural da sociedade. Os cidados tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema poltico que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

O que Justia:
Justia significa respeito igualdade de todos os cidados, e um termo que vem do latim. o principio bsico de um que tem o objetivo de manter a ordem social atravs da preservao dos direitos em sua forma legal. um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicao ou do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justia pode ser reconhecida por mecanismos automticos ou intuitivos nas relaes sociais, ou por mediao atravs dos tribunais.

Em Roma, a justia representada por uma esttua, com olhos vendados, que significa que "todos so iguais perante a lei" e "todos tm iguais garantias legais", ou ainda, "todos tm iguais direitos". A justia deve buscar a igualdade entre todos. Segundo Aristteles, o termo justia denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo tanto aquele que cumpre a lei (justia em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justia em sentido universal). Justia tambm uma das quatro virtudes cardinais, e, segundo a doutrina da Igreja Catlica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes devido"

O que Cidadania:
Cidadania o exerccio dos direitos e deveres civis, polticos e sociais estabelecidos na constituio. Os direitos e deveres de um cidado devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigaes permitimos que o outro exera tambm seus direitos. Exercer a cidadania ter conscincia de seus direitos e obrigaes e lutar para que sejam colocados em prtica. Exercer a cidadania estar em pleno gozo das disposies constitucionais. Preparar o cidado para o exerccio da cidadania um dos objetivos da educao de um pas. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores). A Constituio consolidou a democracia, aps os anos da ditadura militar no Brasil. A cidadania est relacionada com a participao social, porque remete para o envolvimento em atividades em associaes culturais (como escolas) e esportivas.

Deveres do cidado

Votar para escolher os governantes; Cumprir as leis; Educar e proteger seus semelhantes; Proteger a natureza; Proteger o patrimnio pblico e social do Pas.

Direitos do cidado

Direito sade, educao, moradia, trabalho, previdncia social, lazer, entre outros; O cidado livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu; Todos so respeitados na sua f, no seu pensamento e na sua ao na cidade; O cidado livre para praticar qualquer trabalho, ofcio ou profisso, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso; S o autor de uma obra tem o direito de us-la, public-la e tirar cpia, e esse direito passa para os seus herdeiros; Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros; Em tempo de paz,qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do pais, obedecendo a lei feita para isso.

O que Discriminao:
Discriminao um substantivo feminino que significa distinguir ou diferenciar. No entanto, o sentido mais comum desta palavra aborda a discriminao como fenmeno sociolgico. A discriminao acontece quando h uma atitude adversa perante uma caracterstica especfica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raa, do seu gnero, orientao sexual, nacionalidade, religio, situao social, etc.

Uma atitude discriminatria resulta na destruio ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivduo no seu contexto social, cultural, poltico ou econmico. A discriminao racial das formas mais frequentes de discriminao, e consiste no ato de diferenciar, excluir e restringir uma pessoa com base na sua raa, cor, ascendncia ou etnia. Existe tambm a discriminao social (quando uma pessoa tratada de forma desigual por pertencer a uma classe social diferente) e religiosa (quando uma pessoa marginalizada por causa da sua religio). De acordo com o artigo 7 da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948, "todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao." Ao longo dos anos, a Organizao das Naes Unidas tem feito vrios esforos para erradicar a discriminao nas sociedades das naes integrantes. A segregao e excluso social so resultados graves da discriminao, que tm um impacto muito negativo na sociedade.

Discriminao e preconceito
A discriminao originada em um preconceito, e por isso estes dois conceitos, apesar de estarem relacionados, so distintos. O preconceito no pressupe o ato de tratar diferentemente uma pessoa, pode simplesmente fazer parte de uma estrutura mental. A discriminao fruto desse preconceito, a concretizao dessa forma de pensamento.

Discriminao positiva
A discriminao positiva acontece quando uma pessoa que pertence a um grupo que sofre frequente discriminao favorecida por isso. Assim, uma pessoa que normalmente prejudicada, favorecida, de forma a criar uma sociedade mais equilibrada. Por exemplo: Quando uma empresa contrata um indivduo negro simplesmente porque pessoas negras costumam ser discriminadas.

Discriminao e descriminao
Estas duas palavras tm formas de escrita bastante parecidas, mas possuem significados diferentes. Enquanto discriminao significa distinguir ou separar, descriminao um termo jurdico que significa retirar a culpa de um crime.

O que tica e Cidadania:


tica e cidadania so dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A tica e cidadania esto relacionados com as atitudes dos indivduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. tica o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra tica derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao carter. A palavra tica vem do Grego ethos que significa modo de ser ou carter. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidado, o indivduo est sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer cidade. Um dos pressupostos da cidadania a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos polticos. No Brasil os direitos polticos so orquestrados pela Constituio Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque est sempre em construo, j que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parmetros sociais. A cidadania pode ser dividida em duas categorias: cidadania formal e substantiva. A cidadania formal referente nacionalidade de um indivduo e ao fato de pertencer a uma determinada nao. A cidadania substantiva de um carter mais amplo, estando relacionada com direitos sociais, polticos e civis. O socilogo britnico T.H. Marshall afirmou que a cidadania s plena se for dotada de direito civil, poltico e social. Com o passar dos anos, a cidadania no Brasil sofreu uma evoluo no sentido da conquista dos direitos polticos, sociais e civis. No entanto, ainda h um longo caminho a percorrer, tendo em conta os milhes que vivem em situao de pobreza extrema, a taxa de desemprego, um baixo nvel de alfabetizao e a violncia vivida na sociedade. A tica e a moral tm uma grande influncia na cidadania, pois dizem respeito conduta do ser humano. Um pas com fortes bases ticas e morais apresenta uma forte cidadania.

O que tica e Moral:


No contexto filosfico, tica e moral possuem diferentes significados. A tica est associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral so os costumes, regras, tabus e convenes estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimolgica distinta. A palavra tica vem do Grego ethos que significa modo de ser ou carter. J a palavra moral tem origem no termo latino morales que significa relativo aos costumes.

tica um conjunto de conhecimentos extrados da investigao do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientfica e terica. uma reflexo sobre a moral. Moral o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidado. Essas regras orientam cada indivduo, norteando as suas aes e os seus julgamentos sobre o que moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prtico, a finalidade da tica e da moral muito semelhante. So ambas responsveis por construir as bases que vo guiar a conduta do homem, determinando o seu carter, altrusmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Potrebbero piacerti anche