Sei sulla pagina 1di 6

ESCOLA MUNICIPAL ALONSO DIAS PINHEIRO

Coordenadora Pedaggica: Amanda de Morais Alves

PLANO DE AO DA COORDENAO PEDAGGICA PARA 2013.

Goinia 2013

JUSTIFICATIVA

Em funo das inmeras mudanas de ordem econmica, poltica, social e ideolgica que esto ocorrendo na sociedade, a escola se depara com muitos desafios atualmente. Diante dessa realidade, todos devem ter direito a uma formao ampla que promova o desenvolvimento de suas capacidades ao mximo. Para tanto, se torna imprescindvel presena de um coordenador pedaggico que, consciente de seu papel e da importncia de sua formao continuada e da equipe docente, mantenha uma parceria saudvel entre pais, alunos, professores e direo para, juntos, enfrentarem essas novas exigncias. De acordo com o Regimento Escolar, Artigo n 129/2006 Resoluo CEE/TO, a funo de coordenao pedaggica o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre permanncia do aluno com sucesso. J segundo Clementi (apud Almeida, 2003), cabe ao coordenador acompanhar a formulao e a aplicao do Projeto Poltico Pedaggico, formar professores, partilhar suas aes e, tambm, compreender a importncia de sua posio. Partindo desses pressupostos, possvel identificar as funes formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar. Considerando a funo formadora, o coordenador precisa programar as aes que viabilizem a formao do grupo para qualificao continuada desses sujeitos. Essa ao, consequentemente, conduzir a mudanas dentro da sala de aula e na dinmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades internas da instituio. As relaes interpessoais permeiam a prtica do coordenador que precisa articular as instncias escola e famlia sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua ateno. Na parceria escola/famlia, esse profissional requerido para estreitar esses laos e mant-los em prol da formao efetiva dos educandos medida que cada instncia assuma seu papel social diante desse ato indispensvel e intransponvel. Como ressalta Alves (apud Reis, 2008)
Homens que atravs de sua ao transformadora se transformam. neste processo que os homens produzem conhecimentos, sejam os mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas.

Dessa forma, papel do coordenador favorecer a construo de um ambiente democrtico e participativo, onde se incentive a produo do conhecimento por parte da

comunidade escolar, promovendo mudanas nas atitudes, procedimentos e conceitos tanto individuais quanto coletivos. Vale ressaltar que, alm das inmeras responsabilidades j descritas e analisadas desse profissional at aqui, o coordenador pedaggico enfrenta ainda outros desafios no espao escolar, tais como tarefas de ordem burocrtica, disciplinar, organizacional etc. Assumir esse cargo, portanto, sinnimo de grandes enfrentamentos como atendimentos dirios a pais, alunos, funcionrios, professores, somado responsabilidade de incentivar a promoo do Projeto Poltico Pedaggico da escola. Outro ponto que de fundamental importncia e, por isso, vale ressaltar tambm, a necessidade do coordenador pedaggico se manter em constante processo de formao, independente da instituio e de cursos especficos. O coordenador pedaggico, portanto, pea fundamental no espao escolar, pois promove a interao entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relaes interpessoais de maneira saudvel, valorizando a formao do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenas com o objetivo de ajudar efetivamente na construo de uma educao de qualidade.

AES

De acordo com tudo que foi pontuado at aqui, fica claro que o coordenador pedaggico, especialmente nas escolas organizadas em ciclos, tem como funes primordiais garantir o processo de ensino-aprendizagem aos educandos da instituio e a formao continuada na escola aos professores, alm de possibilitar ao corpo docente a elaborao do planejamento anual e dos planos de aula. Assim, com o intuito de oferecer as condies adequadas e necessrias para que se efetive o processo de ensino/aprendizagem, tanto aos alunos do Ciclo I quanto do Ciclo II com dificuldades de aprendizagem, a coordenao viabilizar o atendimento individualizado, durante todo o ano letivo e o reagrupamento, por um perodo pr-determinado de dois meses. Os atendimentos individualizados acontecero trs ou quatro vezes por semana, para um aluno ou, no mximo, quatro por horrio. Todos os professores participaro do processo, sendo que a prioridade dos atendimentos ser o trabalho com os educandos com dificuldades em leitura, escrita e em clculos matemticos (adio e subtrao, prioritariamente). J para aqueles educandos com dificuldades extremas nessas reas (leitura, escrita e clculos matemticos), a coordenao garantir como estratgia de interveno pedaggica, o reagrupamento. Nesse caso, somente dois professores ficaro responsveis pelo trabalho com os alunos reagrupados, ou seja, um professor ficar responsvel pelo reagrupamento do Ciclo I (turmas B e C) e outro pelo reagrupamento do Ciclo II (turmas D, E e F). Outra possibilidade, que um professor fique responsvel apenas pela disciplina de Lngua Portuguesa e o segundo professor pela disciplina de Matemtica. Ainda dentro das principais incumbncias da coordenao pedaggica, pretendemos garantir o horrio de planejamento e de formao continuada, cujo cronograma organiza-se da seguinte forma: s segundas-feiras: - reunio para discusso de assuntos gerais relacionados escola e ao processo de ensino/aprendizagem.

s teras-feiras:

- discusso de textos formativos e informativos formao continuada na escola. s quartas, quintas e sextas-feiras: - planejamento em grupo e individual e atendimento aos pais.

A ao da coordenadora pedaggica junto ao corpo docente do matutino acontecer das 7:00 s 7:50 e, no perodo vespertino, das 16:30 s 17:20. Vale ressaltar que, no trabalho relacionado formao continuada na escola, o coordenador pedaggico ter que organizar e fazer cumprir o horrio para que a atividade acontea efetivamente, alm de planejar, orientar, mediar e avaliar. O planejamento pressupe a seleo de um material para leitura que seja pertinente com o(s) tema(s) pr-determinado(s) para discusso lembrando que o foco neste ano ser a Alfabetizao, por ser um assunto de extrema relevncia para os professores que trabalham com os Ciclos I e II, e porque h um enfoque da Secretaria Municipal de Educao sobre essa questo. As orientaes e as mediaes das discusses tambm sero de responsabilidade do coordenador pedaggico. J a avaliao ser feita por todo o grupo levando em considerao a atuao de cada um nas discusses e, ao final, ser redigido, tambm pelo grupo, um relatrio final com todas as concluses e encaminhamentos que ficaro registrados no prximo Projeto Poltico Pedaggico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz. In: ALMEIDA, Laurinda R., PLACCO, Vera M N. de S. O coordenador pedaggico e o espao de mudana. So Paulo: Edies Loyola, 2003. REIS, Ftima. Disponvel em: www.webartigos.com; acesso em 25 de Outubro de 2012. Regimento Escolar. Artigo n 129/2006 Resoluo CEE/TO.

Potrebbero piacerti anche