Sei sulla pagina 1di 7

Portugus

9B

Nome Avaliao

N.

Turma Professor(a)

Data

Grupo I

PARTE A L o texto seguinte.

Passagem para a ndia


No sculo XV, os Portugueses lideraram a corrida em busca de uma rota para o Oriente. O Infante D. Henrique, o Navegador, fundou uma escola de navegao e os primeiros marinheiros exploraram a costa ocidental de frica em pequenos barcos chamados caravelas. De incio, no
5

seguiam longe da costa. Naquele tempo imaginava-se que monstros tenebrosos e guas fervilhantes os esperavam nas terras quentes do Sul. Em 1485, Diogo Co dobrou o Cabo da Cruz (atual Cabo da Serra) onde ergueu um padro (marco de pedra para assinalar a presena portuguesa). Dois anos mais tarde, Bartolomeu Dias ultrapassou o padro de Diogo Co, dobrou o Cabo das Tormentas, depois batizado de Boa Esperana, e navegou at ao oceano ndico. Mas a sua tripulao, receosa, implorou-lhe o regresso. Ficou assim aberto caminho para Vasco da Gama empreender outra expedio martima que atingiria o porto de Calecut na ndia, em 1498. Vasco da Gama pretendeu estabelecer relaes comerciais com os prncipes indianos, mas como eles no se impressionaram com os bens que ele lhes oferecia, os portugueses recorreram ao uso da fora dos exrcitos e das armas para estabelecer entrepostos comerciais em frica e na ndia. Portugal em breve seria um poderoso imprio.

10

ESPECIARIAS PARA VENDA


15

No sculo XV, as especiarias eram um bem precioso. No havia frigorficos, por isso eram as especiarias que disfaravam o sabor da carne velha. A pimenta era to rara que foi utilizada em vez de dinheiro. Os exploradores portugueses descobriram que muitas das especiarias

20

venda na ndia vinham de outras terras. O cravinho e a noz-moscada, especiarias muito valiosas, eram cultivados nas ilhas Molucas, tambm conhecidas como as ilhas das Especiarias, mais a oriente.
Pepe dIndia. Gravura do sc. XVII Enciclopdia Descoberta, Grandes Exploradores, Anne Millard (consultora), Planeta DeAgostini, 2008 (adaptado)

[Escrever texto]

Pgina 1

Portugus Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

9B

1. Associa cada elemento da coluna A ao nico elemento da coluna B que lhe corresponde, de acordo com o sentido do texto. Escreve as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

Coluna A

Coluna B (1) Cabo das Tormentas

(a) Destino da expedio de Vasco da Gama. (b) Fundador de uma escola de navegao. (c) Cabo transposto por Bartolomeu Dias. (d) Primeiro navegador a ultrapassar o Cabo da Cruz. (e) Procurou estabelecer acordos comerciais com os prncipes indianos.

(2) D. Henrique (3) frica (4) Cabo da Serra (5) ndia (6) Vasco da Gama (7) Diogo Co (8) Ilhas Molucas

2. Escolhe, em cada item (2.1. a 2.4.), a opo que est de acordo com o sentido do texto. 2.1. Os portugueses navegavam junto costa (A) devido fragilidade dos seus barcos. (B) pois ainda estavam a aprender a navegar. (C) porque temiam o desconhecido. (D) uma vez que no possuam mapas detalhados. 2.2. Os padres (A) assinalavam o local onde decorriam as trocas comerciais. (B) indicavam a presena portuguesa. (C) eram erigidos em momentos relevantes. (D) sinalizavam a existncia de um cabo. 2.3. Para obter os produtos desejados da ndia, os portugueses (A) roubaram-nos. (B) recorreram s armas. (C) compraram sementes e cultivaram-nos. (D) estabeleceram relaes comerciais.

[Escrever texto]

Pgina 2

Portugus 2.4. As especiarias eram um bem precioso, (A) pois disfaravam o sabor dos alimentos estragados. (B) porque s podiam ser cultivadas em poucos locais. (C) uma vez que permitiam conservar os alimentos. (D) visto que eram utilizadas na confeo da maioria dos pratos. 3. Indica a expresso que o pronome lhe substitui em implorou-lhe (linha 9).

9B

PARTE B

L as trs primeiras estncias de Os Lusadas, de Lus de Cames. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado.

As armas e os bares assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana ,


2

1. 2. 3.

Por mares nunca dantes navegados 3 Passaram ainda alm da Taprobana ,


5

Em perigos e guerras esforados Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram ; E tambm as memrias gloriosas
4

os guerreiros e os homens ilustres (bares = vares). Portugal. antigo nome da ilha de Ceilo, no oceano ndico; metaforicamente, representa o limite do mundo conhecido at ento.

4.

tornaram ilustre.

10

Daqueles Reis que foram dilatando 5 A F, o Imprio, e as terras viciosas De frica e de sia andaram devastando, E aqueles que por obras valerosas

5.

terras privadas da religio crist.

15

Se vo da lei da Morte libertando: Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte . Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; 10 11 Cale-se de Alexandro e de Trajano
8 9 6 7

6. 7. 8. 9.

talento. arte de dizer (eloquncia). Ulisses (cantado por Homero, na Odisseia). Eneias (cantado por Virglio, na Eneida). (sc. VI a. C.), que conquistou muitos territrios.

10. Alexandre Magno, rei da Macednia

20

A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno
12

11. imperador romano, graas a quem o

e Marte

13

obedeceram.
14

Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Lus de Cames, Os Lusadas, edio de Emanuel Paulo Ramos, 9. ed., Porto Editora, 2011

Imprio Romano iniciou uma poca de prosperidade e alcanou a sua mxima expanso. 12. deus dos mares. 13. deus da guerra. 14. poesia da Antiguidade greco-romana.

[Escrever texto]

Pgina 3

Portugus Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas. 4. Indica o nome pelo qual so conhecidas estas trs estncias. 5. Identifica a tarefa que o Poeta se prope realizar. 5.1. Indica de que depende a concretizao dessa tarefa. 6. Explicita o sentido destes versos. E aqueles que por obras valerosas Se vo da lei da Morte libertando: (est. 2, vv. 13-14) 7. Refere o heri dOs Lusadas, transcrevendo a expresso que o indica. 8. Explicita o sentido destes versos: 14 Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

9B

9. Identifica o recurso expressivo presente no seguinte verso e comenta o seu valor expressivo: Que, da Ocidental praia Lusitana (est. 1, v. 2) 10. Observa as estncias e indica:

o nmero de versos; o seu esquema rimtico; o tipo de rima.


10- Indica quais os planos narrativos que constituem a epopeia que andas a estudar.

PARTE C

L as estncias 28 a 30 do Canto I de Os Lusadas, a seguir transcritas, e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 10.

[]Prometido lhe est do Fado eterno, Cuja alta lei no pode ser quebrada, Que tenham longos tempos o governo 1 Do mar que v do Sol a roxa entrada. Nas guas tem passado o duro Inverno; A gente vem perdida e trabalhada. J parece bem feito que lhe seja Mostrada a nova terra que deseja.
2

1.

o mar que assiste ao nascer do sol, o oceano ndico.

2.

sem saber o caminho e cansada da longa viagem. a ndia.

3.

10

[Escrever texto]

Pgina 4

Portugus E, porque, como vistes, tem passados Na viagem to speros perigos, Tantos climas e cus exprimentados, Tanto furor de ventos inimigos, Que sejam, determino, agasalhados Nesta costa Africana como amigos, 4 E, tendo guarnecida a lassa frota, Tornaro a seguir sua longa rota. Estas palavras Jpiter dezia, Quando os Deuses, por ordem respondendo, 5 Na sentena um do outro difiria,
20 5. 4.

9B

15

reabastecidas as naus e as cansadas tripulaes.

opinio.

Razes diversas dando e recebendo. O padre Baco ali no consentia No que Jpiter disse, conhecendo Que esquecero seus feitos no Oriente, Se l passar a Lusitana gente.
Lus de Cames, Os Lusadas, edio de Emanuel Paulo Ramos, 9. ed., Porto Editora, 2011

11. Escreve um texto expositivo, com um mnimo de 70 e um mximo de 120 palavras, no qual explicites o contedo das estncias apresentadas. O teu texto deve incluir uma parte introdutria, uma parte de desenvolvimento e uma parte de concluso. Organiza a informao da forma que considerares mais pertinente, tratando os tpicos apresentados a seguir.

Identificao do episdio a que pertencem estas estrofes e as personagens intervenientes. Identificao de A gente sobre quem se gera a discusso, justificando com a transcrio de
um excerto.

Referncia deciso de Jpiter e s trs razes que utiliza para a justificar. Justificao do motivo que leva Baco a discordar de Jpiter. Importncia deste episdio para a glorificao do heri dOs Lusadas.

Grupo II 1. Completa cada uma das frases seguintes, usando, nos tempos indicados, a forma correta do verbo apresentado entre parnteses. a) O Joo e o Miguel no _______________(querer) aceitar o convite de um amigo para trabalharem num restaurante. Pretrito perfeito simples do indicativo b) O Jorge pintou um brinquedo que _______________(encontrar) no sto. Pretrito mais-queperfeito composto do indicativo

[Escrever texto]

Pgina 5

Portugus

9B

c) Se as plantas _______________(poder) falar, talvez _______________(haver) mais respeito pela natureza. Pretrito imperfeito do conjuntivo

2. Reescreve as frases, substituindo os elementos sublinhados pelos pronomes pessoais adequados. Faz apenas as alteraes necessrias. a. Embora a linguagem dOs Lusadas no seja fcil, lemos esta obra com prazer. b. O Pedro traz um vdeo sobre Cames para mostrar turma.

3. Seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. A frase em que existe uma orao adjetiva relativa (A) Os Portugueses que se destacaram dos demais so exaltados por Cames. (B) Cames deseja que os feitos daqueles portugueses sejam divulgados. (C) Os Portugueses eram to especiais que at os deuses lhes obedeceram. (D) Neste poema, Cames defende que os Portugueses so um povo ilustre.

4. Transforma cada par de frases simples numa frase complexa, utilizando conjunes das subclasses indicadas entre parnteses. Faz as alteraes necessrias. a)Os marinheiros queriam ir Conslio. Eles no eram deuses. (conjuno ou locuo conjuncional subordinativa concessiva) b) O episdio de Ins de Castro comovente. Fartei-me de chorar ao l-lo. (locuo conjuncional subordinativa consecutiva)

c) No vou convosco aula de portugus. Eu estou indisposta. (conjuno ou locuo conjuncional subordinativa causal)

d) Contamos aio rei de Melinde a histria de Portugal. Ele pode-nos ajudar. (conjuno ou locuo conjuncional subordinativa condicional)

5. Indica a funo sinttica de cada um dos elementos sublinhados nas seguintes frases. a. A deusa Vnus simpatizava com os Portugueses. b. No conslio dos deuses, ela defendeu-os. c. Os navegadores portugueses foram igualmente apoiados por Marte. d. Baco considerava os portugueses seus inimigos. e. Lus de Cames foi um poeta extraordinrio.

[Escrever texto]

Pgina 6

Portugus

9B

Grupo III No texto da Parte B, o Poeta fala sobre o carcter aventureiro do povo portugus e sobre as viagens que estes empreenderam. Imagina que inicias uma viagem volta do Mundo e, aps um ms, resolves escrever uma carta a um amigo ou familiar. Ao redigi-la, devers:

respeitar os aspetos formais da carta; apresentar o teu itinerrio; descrever os locais que visitaste, mencionando o teu preferido; referir as pessoas com quem te cruzaste novos amigos, novos povos; narrar um episdio ocorrido.
A carta deve ter entre 180 e 240 palavras. Assina-a com a expresso Um aventureiro ou Uma aventureira. No escrevas o teu nome nem identifiques a tua localidade.

Cotaes
Grupo I .......................................................... 50 pontos 1. .......................... 5 pontos 2. (4 x 2) ............... 8 pontos 3. .......................... 2 pontos 4. .......................... 3 pontos 5. .......................... 2 pontos 5. 1. ...................... 3 pontos 6. .......................... 5 pontos 7. .......................... 3 pontos 8. .......................... 4 pontos 9. .......................... 3 pontos 9. 1. ...................... 2 pontos 1010 pontos Grupo II ......................................................... 20 pontos 1. ........................... 4 pontos 2. a. ....................... 2 pontos 2. b. ....................... 2 pontos 3. ........................... 3 pontos 4. (3 x 1,5)4,5 pontos 5. (3 x 1,5)4,5 pontos Grupo III ........................................................ 30 pontos Total .............. 100 pontos

[Escrever texto]

Pgina 7

Potrebbero piacerti anche