Sei sulla pagina 1di 3

pt .wikipe dia.

o rg

https://pt.wikipedia.o rg/wiki/Grande_Cisma_do _Ocidente

Grande Cisma do Ocidente


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. O Grande Cisma do Ocidente , Cisma Papal ou simplesmente Grande Cisma f oi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Catlica de 1378 a 1417. Entre 1309 e 1377, a residncia do papado f oi alterada de Roma para Avinho, na Frana, pois o Papa Clemente V f oi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei f rancs para residir em Avinho. Em 1378, o Papa Gregrio XI voltaria para Roma, onde f aleceria. A populao italiana desejava que o papado f osse restabelecido em Roma. Foi ento eleito o Urbano VI, de origem italiana. No entanto, ele demonstrou ser um papa muito Map a ilus trand o o G rand e Cis ma d o O c id e nte .O s te rrit rio s e m ro s a s o autoritrio, de modo que uma te rrit rio s o b e d ie nte s a Avig no n, o s te rrit rio s e m ro xo s o te rrit rio s quantidade considervel do Colgio o b e d ie nte s a Ro ma. dos Cardeais, anularia a sua votao e f oi realizado um novo conclave, sendo eleito Clemente VII, que passou a residir em Avinho. Iniciara-se assim o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avinho, reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Catlica. Posteriormente, surgiria outro Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Conclio de Constana em 1417, quando o papado f oi estabelecido def initivamente em Roma.

ndice
[esconder]

Histria[editar | editar cdigo-f onte]


De 1309 a 1377, o papa no residia em Roma, mas em Avinho 1 , um perodo geralmente chamado de Cativeiro Babilnico, em aluso ao exlio bblico de Israel na Babilnia.2 O Papa Gregrio XI deixou Avinho e restabeleceu a Santa S em Roma, onde morreu em 27 de maro de 1378. A eleio de seu sucessor def iniria a residncia do f uturo papa em Avinho ou Roma. O nome do Bartolommeo Prignano, Arcebispo de Bari, considerado com uma rgida moral e inimigo da corrupo, f oi proposto. Os 16 cardeais italianos presentes em Roma reuniram-se em conclave em 7 de abril. No dia seguinte escolheram Prignano. Durante a eleio houve grande perturbao na cidade, pois o povo de Roma e dos arredores esf orou-se para inf luenciar a deciso dos cardeais, que tomaram meios para evitar possveis dvidas. No dia 13 eles realizaram uma nova eleio e, novamente, escolheram o Arcebispo Prignano para se tornar papa. Durante os dias seguintes todos os membros do Colgio dos Cardeais aprovaram o novo papa, que tomou o nome de Urbano VI e tomou posse.

membros do Colgio dos Cardeais aprovaram o novo papa, que tomou o nome de Urbano VI e tomou posse. Um dia depois, o cardeais italianos notif icaram of icialmente a eleio de Urbano aos seis cardeais f ranceses em Avinho, que o reconheceram como papa e, em seguida, escreveram ao Imperador e aos demais soberanos. Tanto o cardeal Roberto de Genebra, o f uturo Antipapa Clemente VII de Avinho, e Pedro de Luna de Arago, o f uturo Antipapa Bento XIII, tambm aprovaram sua eleio.3 O Papa Urbano no atendeu s necessidades de sua eleio, criticou os membros do Colgio dos Cardeais e se recusou a restaurar a sede pontif ical em Avinho. Os cardeais italianos, ento, em maio de 1378, se retiraram para Anagni, e em julho para Fonti, sob a proteo da Rainha Joana de Npoles e Bernardon de la Salle, iniciaram uma campanha contra a sua escolha, preparando-se para uma segundo eleio. Em 20 de setembro, treze membros do Colgio do Cardeais f izeram um novo conclave em Fondi e escolheram Roberto de Genebra como papa, que tomou o nome de Clemente VII. Alguns meses depois, esse antipapa, apoiado pelo Reino de Npoles, assumiu sua residncia em Avinho. O cisma comeava.3 Clemente VII mantinha relaes com as principais f amlias reais da Europa. Os estudiosos e os santos da poca normalmente apoiavam o papa adotado pelo seu pas. A maior parte de estados italianos e alemes, a Inglaterra e a Flandres apoiaram o papa de Roma. Por outro lado, Frana, Espanha, Esccia e todas as naes aliadas da Frana apoiaram o antipapa de Avinho. O conf lito rapidamente deixou de ser um assunto da Igreja para se tornar um incidente diplomtico disseminado pelo continente europeu: Avignon Frana, Arago, Castela, Leo, Chipre, Borgonha, Condado de Saboia, Npoles e Esccia reconheceram o reclamante de Avignon; Roma Dinamarca, Inglaterra, Flandres, o Sacro Imprio, Hungria, Norte da Itlia, Irlanda, Noruega, Polnia e Sucia reconheceram o reclamante de Roma.

Os papas excomungaram-se mutuamente, nomeando outros cardeais para compensar as deseres, enviando mensageiros para a cristandade def endendo sua causa e estabelecendo sua prpria administrao. Posteriormente Bonif cio IX sucedeu a Urbano VI em Roma e Bento XIII sucedeu a Clemente em Avinho. Vrios clrigos reuniram-se em conclios regionais na Frana e em outros lugares, sem resultado def initivo. O rei da Frana e seus aliados em 1398 deixaram de apoiar Bento, e Geof f rey Boucicaut sitiou Avinho, privando o antipapa de comunicao com todos aqueles que permaneceram f iis a ele. Bento retomou a liberdade somente em 1403. Inocncio VII j tinha sucedido Bonif cio de Roma, e aps um pontif icado de dois anos, f oi sucedido por Gregrio XII.3 Na poca do cisma ocorriam na pennsula Ibrica as guerras f ernandinas e a crise de 1383-1385, ambas opondo os reinos de Castela e Portugal por questes dinsticas. Assim, no tempo de Fernando I de Portugal a sua desastrosa poltica externa levou-o a apoiar o Papa de Avinho, que tambm tinha o apoio de Castela; depois da crise sucessria, como Castela continuasse a def ender o papa de Avinho, no ser de estranhar que Joo I de Portugal, para mostrar bem a sua independncia, f osse pelo Papa romano. Em 1409, um conclio que se reuniu em Pisa acrescentou um outro antipapa e declarou os outros dois depostos. Depois de muitas conf erncias, discusses, intervenes do poder civil e vrias catstrof es, o Conclio de Constana (1414) deps o Antipapa Joo XXIII, recebeu a abdicao do Papa Gregrio XII, e f inalmente, conseguiu depor o Antipapa Bento XIII. Em 11 de novembro de 1417, o conclio elegeu Odo Colonna, que tomou o nome de Martinho V, com o que terminou o grande cisma do Ocidente e f oi restabelecida a unidade .3 4 O prestgio do papado f oi prof undamente af etado com esta crise, o que causou a criao da doutrina conciliar, que sustenta que a autoridade suprema da Igreja encontra-se com um conclio ecumnico e no com o papa,5 sendo ef etivamente extinta no sculo XV.5

Os papas e antipapas do cisma[editar | editar cdigo-f onte]


Em Roma Em Avinho Em Pisa

Linha do t empo[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]

Ref erncias
1. Ir para cima Durant, Will. T he Ref ormation. New York: Simon and Schuster. 1957. "Chapter I. T he Roman Catholic Church." 1300-1517. p. 325,, 2657 2. Ir para cima Z utschi, P.N.R., The Avignon Papacy . In: Jones, M. (ed.), The New Cambridge Medieval History. Volume VI c.1300-c.1415, pp. 653-673, 2000, Cambridge: Cambridge University Press. 3. Ir para: a b c d Western Schism (em Ingls). Pgina visitada em 9-2-2010. 4. Ir para cima Revista Histria Viva, 05, pg. 30. Editora Duetto. 5. Ir para: a b "Conciliar theory." Cross, F. L., ed. T he Oxf ord dictionary of the Christian church. New York: Oxf ord University Press. 2005

Ligaes externas[editar | editar cdigo-f onte]


Artigo da Catholic Encyclopedia

Potrebbero piacerti anche