Sei sulla pagina 1di 1

A OPERACIONALIDADE SELETIVA DO SISTEMA PENAL

Sistema Penal = forma de CONTROLE SOCIAL Ocorre uma DUPLA SELEO - processo de criminalizao: - Criminalizao Primria: ocorre na seleo dos BENS JURDICOS penalmente protegidos e dos COMPORTAMENTOS ofensivos a esses bens, descritos nos tipos penais. - Criminalizao Secundria: na seleo dos INDIVDUOS CRIMINALIZADOS entre TODOS aqueles q e praticaram tais comportamentos.

CRIMINALIZAO PRIMRIA A criminalizao primria ocorre atravs do processo de EDIO DE LEIS PENAIS (atividade nor mativa, atuao do legislador) que define bens jurdicos protegidos, as condutas tipif icadas como crimes e a qualidade e quantidade da pena (a, j possvel estabelecer uma prvia seleo dos indivduos criminalizveis). Est ligada aos "contedos" e "no contedos" do Direito Penal ABSTRATO. Ocorre um direc ionamento predominante na criminalizao (primria) para atingir os desvios tpicos das classes e grupos socialmente marginalizados. Ex: criminalizao das condutas contrria s s relaes de produo (crimes contra o patrimnio individual) e contrrias s relaes po rimes contra o Estado). A criminalizao de condutas contrrias a bens e valores GERAI S como a vida, a sade, a liberdade pessoal e outros no guarda a mesma nfase e inten sidade da ameaa penal dirigida CRIMINALIDADE PATRIMONIAL E POLTICA. Quanto aos "no contedos" - a dogmtica penal tradicional justifica com a natureza FR AGMENTRIA do direito penal (proteo apenas de bens considerados relevantes). E com esse procedimento (ou seja, pela omisso do legislador ou pela TIPIFICAO SIMBLI CA) ocorre a preservao do processo de criminalizao primria: as condutas desviantes tpi cas das classes sociais hegemnicas (detentoras do poder econmico e poltico ou funci onais ao processo de acumulao de capital), apesar de possuirem gravidade superior aos delitos tradicionais. So criadas zonas de imunizao. Tambm do ponto de vista da PREVISO ABSTRATA, os delitos de "colarinho branco" tm ma ior possibilidade de permanecerem imunes, j que as malhas dos seus tipos so mais s utis que os delitos da classe baixa. Concluso: havendo tipificao, a prpria FORMULAO TC ICA dos tipos penais oferece desigualdade. Ex: a comum conexo que a seleo criminali zadora faz com os mecanismos das agravantes: difcil, por exemplo, se realizar um furto que no seja "agravado". Criminologia crtica: realmente, as classes subalternas so aquelas selecionadas neg ativamente pelos mecanismos de criminalizao. E, a, vale lembrar que o CUSTO ECONMICO da criminalidade de colarinho branco ou de empresa bem MAIS ELEVADO do que o da delinquncia comum e dos crimes violentos. E x:valor monetrio das falsificaes de moeda e das fraudes nas contribuies sociais ultra passa em muito os valores agregados com furtos de lojas, veculos. As fraudes fisc ais e os custos dos acidentes de trnsito tambm representam dficit bem mais elevado. Portanto, sob esse ponto de vista, a prioridade do Estado deveria antes recair no respeito aos cdigos tributrios e de trnsito.

CRIMINALIZAO SECUNDRIA = a lei no pode assegurar por completo e com toda clareza sua prpria APLICAO, DANDO MARGEM incidncia de regras, princpios e atitudes SUBJETIVAS do INTRPRETE. Assim, a definio de conduta desviada no se resolve definitivamente no momento normativo e ne m a aplicao das definies ao caso concreto um problema de subsuno. Os agentes do cont e social desfrutam de ampla margem de discricionariedade na seleo que efetuam. Ass im, errado supor, como faz a Dogmtica Penal, que detectando um comportamento deli tivo, seu autor resultar automaticamente etiquetado. Os agentes da criminalizao sec undria so a polcia, o ministrio pblico e os juzes. Tm sido estudados os preconceitos e os esteretipos desses agentes. Partindo-se da premissa que a explicao etiolgica da criminalidade a de que a crimin alidade, alm de ser uma conduta majoritria, ubqua, ou seja, est resente em todos os estratos sociais, conclui-se que os pobres no tm uma maior tendncia a delinquir mas sim a serem criminalizados.

Potrebbero piacerti anche