Sei sulla pagina 1di 18

INTRODUO

O protesto ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplncia e o descumprimento da obrigao originada em ttulos de crdito e outros documentos de dvida (art.1 da Lei de Protestos). assim um ato pblico formal e solene que caracteriza a impontualidade do devedor. O protesto um ato de cidadania e de defesa contra os maus pagadores. forma colocada disposio dos credores de dvidas vencidas e no pagas de terem seus crditos gratuitamente recuperados e adquirirem eficcia com os efeitos do protesto. O protesto um meio de prova, pressuposto processual e um meio conservador de direitos. afirmao estatal do descumprimento da obrigao, presuno que somente pode ser destruda pela prova em sentido contrrio ou por nulidades procedimentais, amplificando a eficcia e a segurana dos negcios jurdicos. Essencialmente, o protesto um direito subjetivo. Quem detentor de um ttulo ou documento de dvida que contenha obrigao vencida e no paga tem a faculdade de agir, buscando a prova plena de seu descumprimento pelo protesto.

1.1 Finalidades do Protesto

O protesto tem por finalidade: 1) Provar a inadimplncia no cumprimento de uma obrigao, deixando indiscutvel a

inidoneidade do devedor; 2) Conservar o direito regressivo contra o sacador, endossantes e seus avalistas (art.

53 da Lei Uniforme de Genebra e art. 32 da Lei Cambiria); 3) 4) Executar judicialmente a dvida; Habilitar o credor a ingressar com o pedido de falncia contra o devedor pessoa

jurdica; 5) Fixar o termo legal da falncia na data em que o ttulo foi prestado (art. 99, II, da

Nova Lei de Falncia);

6)

Impedir a concesso da concordata preventiva da falncia (art. 1 e 2 e158, IV da

Lei de Falncia); 7) Nos casos de letra de cmbio, provar a falta ou recusa do aceite e do pagamento,

autorizando o ressaque de nova letra de cmbio (art. 37 da Lei Cambiria); 8) Interromper a prescrio, ou seja, o perdo da dvida em decorrncia da inrcia do

credor em cobr-la. 9) Criar condies para que se proceda execuo de duplicatas no aceitas ou

contratos de cmbio no cumpridos.

1.2 Motivos do Protesto

Um ttulo de crdito ser protestado: Por falta de pagamento; Por falta de aceite; Para fins falimentares; Para garantir direito de regresso contra avalistas e endossantes.

1.3 Prazo para Protesto

No existe prazo para protestar um ttulo, uma vez que, segundo o art. 9 da Lei de Protestos, no cabe ao Tabelio de Protesto investigar a ocorrncia de prescrio ou caducidade. Assim sendo, um ttulo poder ser protestado a qualquer tempo, salvo se for com a finalidade especfica de se garantir o direito de regresso, caso este em que h o prazo de 30 dias para protesto, contados da data do vencimento, definido em lei especfica. Desse modo, o presente trabalho tem a pretenso de expor os aspectos mais importantes sobre o protesto de ttulos de crdito.

2. O QUE PROTESTO

O protesto um ato formal que se destina a comprovar a inadimplncia de uma determinada pessoa, fsica ou jurdica, quando esta for devedora de um ttulo de crdito ou de um outro documento de dvida sujeito ao protesto. Somente o Tabelio e seus prepostos designados podem lavrar o protesto. O protesto, basicamente, se destina a duas finalidades: a primeira de provar publicamente o atraso do devedor; a segunda funo do protesto resguardar o direito de crdito. O Tabelio de Protesto uma pessoa investida nesse cargo em virtude de delegao do Poder Pblico. Ou seja, a atividade notarial, de protesto e tambm a de registro so essencialmente pblicas, mas que, por razes diversas, no podem ser exercidas diretamente pelo Estado, que delega aos Tabelies essa prerrogativa, desde que logrem xito no devido concurso de provas e ttulos a que so submetidos. O Tabelio, ao examinar um ttulo distribudo para seu cartrio, dever to-somente fazer a verificao dos aspectos formais do ttulo, como, por exemplo, a presena de todos os seus requisitos essenciais, a clareza nas informaes, ausncia de rasuras, preenchimento correto, datas de emisso e vencimento devidamente corretas, assinaturas, etc. O Tabelio no adentrar ao mrito pelo qual o ttulo foi emitido, nem tampouco verificar prescrio (perda do direito de ao que assegura o exerccio do direito de crdito) ou decadncia (perda do prprio direito de crdito).

2.1 Efeitos

Na esfera judicial, o credor ter em seu poder a prova formal, revestida de veracidade e f pblica, de que o devedor est inadimplente ou descumpriu sua obrigao. Com essa prova, poder requerer em juzo as medidas liminares, como busca e apreenso, arrestos, etc., ter mais chance de ser o vencedor das aes que promover, cuja discusso seja o ttulo, etc.

J no mbito extrajudicial, o protesto interessar a quem realiza emprstimos ou financiamentos, pois estas pessoas (fsicas ou jurdicas) desejam saber a real capacidade da outra parte, no que tange ao cumprimento de suas obrigaes. Assim, os interessados em geral, sobretudo os rgos de proteo ao crdito (Associao Comercial, Serasa, etc.) solicitam dos tabelionatos de protesto as relaes de pessoas que possuem protestos, lanando-os em seus bancos de dados. Com isso, tem-se maior segurana jurdica, pois, em um exemplo prtico, uma empresa financeira s ir realizar um emprstimo se o contratante estiver com seu nome limpo na praa.

2.2 Custo

No h que se pagar nenhum valor para protestar um ttulo. Todos os emolumentos devero ser suportados pelo devedor, quando este for efetuar o pagamento ou o cancelamento. Devero, outrossim, arcar com emolumentos, os sucumbentes (perdedores) das aes judiciais que ensejarem sustao ou suspenso judicial definitiva do protesto. Por fim, o apresentante dever pagar os emolumentos somente na hiptese de desistncia do protesto.

2.3 Apresentao

Dizem as normas da Corregedoria que, em Comarcas onde h mais de um Tabelionato, h a necessidade de um Servio de Distribuio, onde os ttulos so divididos quantitativamente (em relao ao nmero de ttulos) e qualitativamente (em relao faixa de valores em que esto inseridos). Para facilitar a apresentao, um acordo com a Febraban foi celebrado, autorizando que os ttulos oriundos de bancos sejam enviados ao Distribuidor por meio magntico (disquete) ou por meio eletrnico de dados, devendo os Tabelionatos providenciar tosomente a sua mera instrumentalizao, conforme dispe a Lei do Protesto (Lei 9.492/97), em seu artigo 8, pargrafo nico.

2.4 Pagamento

O pagamento do ttulo ocorre quando o devedor, sendo intimado, comparece ao Cartrio, ainda dentro do prazo em curso (trduo), para liquid-lo. Para isso, o devedor paga a importncia referente ao valor do ttulo, acrescido dos respectivos emolumentos. Como consequncia do pagamento, o protesto do ttulo no lavrado, e o nome do devedor no inscrito nos temidos rgos de proteo ao crdito.

2.5 Retirada Sem Protesto

um ato praticado exclusivamente pelo apresentante, antes do vencimento do trduo, que impede o protesto do ttulo. a desistncia do protesto. Nesta hiptese, quem arcar com os respectivos emolumentos o apresentante desistente.

2.6 Sustao Judicial

um ato judicial, praticado antes do vencimento do trduo, que impede o protesto do ttulo. A Sustao poder ser liminar ou definitiva. Enquanto liminar, a sustao no gera obrigatoriedade de pagar emolumentos. Em se tratando de sustao definitiva, o sucumbente (perdedor) da ao quem dever arcar com os respectivos emolumentos.

2.7 Aceite

Nesta hiptese, que ocorre nica e exclusivamente com letras de cmbio e duplicatas, apontadas para protesto por falta de aceite, o prprio devedor quem deve comparecer em Cartrio. O funcionrio ir identific-lo, receber os emolumentos e fazer o devedor aceitar o ttulo, ato este que se aperfeioa com a aposio de sua assinatura no anverso, tornando-o, destarte, um ttulo de crdito perfeito e acabado, e, portanto, exigvel. O ttulo aceito em Cartrio poder ser posteriormente apontado por falta de pagamento, caso no seja liquidado junto ao credor.

2.8 Protesto

o ato que efetivamente torna pblica a insolvncia (inadimplncia) do devedor. Os ttulos que vencem em um determinado trduo, uma vez no pagos, aceitos, retirados ou sustados, so imediatamente protestados. As crtulas protestadas so anexadas aos respectivos instrumentos de protesto, assinadas pelo Tabelio ou pelo escrevente por ele autorizado.

Outrossim, uma outra via, devidamente numerada (chamada Termo de Protesto), impressa, a qual far parte do livro de registros de protestos. Como consequncia do protesto, o nome do devedor ficar inscrito nos rgos de proteo ao crdito, ficando ele incumbido do respectivo cancelamento, mediante pagamento dos emolumentos.

2.9 Cancelamento

o ato averbatrio que procede a excluso do registro do protesto no respectivo Cartrio, bem como dos rgos de proteo ao crdito, por via de consequncia. Em virtude do fato de o apresentante no pagar nada para dar entrada no protesto de um ttulo, o devedor que suportar o pagamento dos emolumentos do protesto, acrescidos dos emolumentos referentes ao ato do cancelamento, os quais perfazem 50% (cinquenta por cento) sobre o valor daqueles.

Para cancelar um ttulo, o devedor deve apresentar o ttulo protestado, ou, na impossibilidade de faz-lo, apresentar a carta de anuncia do credor com sua firma reconhecida, contendo todos os dados do ttulo e identificao do devedor. O Instituto de Estudos de Protesto do Brasil - Seo So Paulo firmou entendimento no sentido de ser necessrio to-somente apresentar o instrumento de protesto original, lavrado pelo escrevente autorizado, pois neste caso estaria presumida a entrega do ttulo ao interessado. O Cartrio Ayres concorda com esse entendimento! Por isso, cancelar um protesto lavrado em nossa Unidade muito mais prtico e fcil. Basta apresentar o instrumento de protesto original, sem a necessidade de quaisquer outros documentos. E isso no torna menos seguro o procedimento - ao contrrio, com o original em mos, o Cartrio tem a presuno de que o ttulo foi quitado, e o usurio do servio fica bastante satisfeito, dada a desnecessidade de maiores exigncias. Ademais, no Cartrio Ayres os cancelamentos de protesto so averbados no ato do pedido, fazendo-se ainda mais cmodo para quem deseja eliminar as restries em seu nome. Quanto aos rgos de proteo ao crdito, os registros de protesto e respectivas averbaes lhe so enviadas no dia seguinte prtica do ato em Cartrio. O resultado evidente: eficincia no servio e respeito ao usurio do servio!

3. SUSPENSO JUDICIAL DOS EFEITOS DO PROTESTO

um ato judicial praticado aps o protesto do ttulo, visando a sua respectiva baixa. A Suspenso dos Efeitos tambm poder ser liminar ou definitiva. Enquanto liminar, no h obrigatoriedade de pagamento de emolumentos. Em se tratando de suspenso definitiva, o sucumbente (perdedor) da ao quem dever arcar com os respectivos emolumentos. Institutos e Terminologias do Servio de Protesto

Apresentante: a parte que procede no pedido de entrada no

protesto. Geralmente o credor, mas pode ocorrer que o apresentante seja apenas um mero cobrador do ttulo, em virtude de endosso mandato.

Cedente: a parte que transmite o crdito ao apresentante (quando o

endosso for translativo) ou lhe transfere simplesmente os poderes de cobrana (endosso mandato).

Responsvel, Sacado ou Devedor: a pessoa que dever pagar o

ttulo.

Emitente: a pessoa que emite um ttulo de crdito. Os emitentes de

notas promissrias e cheques, por exemplo, so devedores desses ttulos. J os emitentes de duplicatas e letras de cmbio, por sua vez, so credores desses ttulos.

Portador: no que concerne ao protesto, portador a pessoa que

comparece ao balco de atendimento para dar entrada nos ttulos. Pode ou no ser a mesma pessoa que o apresentante.

Trduo: compreende o prazo de 03 (trs) dias em que o devedor tem

para pagar o ttulo em Cartrio, aps a sua protocolizao. Vencido o trduo, o ttulo protestado imediatamente. Contudo, se o devedor for intimado no ltimo dia (vencimento), lhe ser acrescido um dia a mais, uma vez que o devedor deve ser notificado, no mnimo, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedncia ao vencimento do trduo.

4. TIPOS DE PROTESTO OU MOTIVOS DO PROTESTO

Por Falta de Pagamento: o mais comumente utilizado. Basta que o

devedor no pague um determinado ttulo at o dia do seu vencimento para que haja ensejo ao protesto por falta de pagamento.

Por Falta de Aceite: quando um ttulo no est aceito, poder ser

protestado, a fim de que o devedor seja notificado a comparecer em Cartrio para realizar o aceite. Contudo, esse protesto no gera nenhuma obrigao para o sacado, uma vez que, se o ttulo no foi aceito, no se pode considerar como devedor o sacado no-aceitante, razo pela qual seu nome no poder integrar o rol dos inadimplentes (Serasa, SPC, etc). No haver, portanto, publicidade, apenas a notificao do sacado no-aceitante pelo Tabelionato de Protesto.

Por Falta de Devoluo: refere-se somente s duplicatas. A duplicata

um ttulo causal, ou seja, s poder ser sacada (ter origem) se houver uma razo antecedente uma relao jurdica de compra e venda mercantil ou uma prestao de

servios. O sacador d origem duplicata e a envia para o sacado (devedor) aceit-la. Se o sacado no devolver ao sacador a duplicata aceita no prazo de 10 (dez) dias, nos termos do artigo 7 da Lei 5.474/68 (Lei das Duplicatas), poder o sacador protest-la por falta de devoluo. Entretanto, essa no a nica medida eficaz ao cumprimento da obrigao de pagar, uma vez que, ao invs de protestar por falta de devoluo, o sacador poder emitir uma triplicata (segunda via da duplicata) ou emitir uma outra duplicata instruda com a Nota Fiscal que lhe deu origem, juntamente com o comprovante de recebimento da mercadoria ou servio prestado, ou ainda inserir uma declarao no verso do ttulo, dizendo possuir prova da compra, venda e entrega da mercadoria, assumido responsabilidade pela sua apresentao onde e quando exigidos. Por isso, o motivo de protesto por falta de devoluo no muito invocado.

Para o Exerccio do Direito de Regresso: o Direito de Regresso

conferido aos avalistas e aos endossantes, quando qualquer um deles efetuar a obrigao de pagar o ttulo, que, por natureza, seria do devedor principal - h, portanto, o que se denomina sub-rogao pessoal. O avalista ou o endossante podero protestar o ttulo, a fim de serem ressarcidos pelo devedor principal em relao ao valor que pagaram, por serem apenas garantidores.

Para Fins de Falncia do Devedor: o protesto, por falta de

pagamento, destinado a comprovar a insolvncia do devedor para pedir, a posteriori, a sua falncia. Portanto, s poder ser protestado o devedor que for Pessoa Jurdica sujeita falncia, estando excludas, destarte, as associaes, cooperativas, sociedades annimas (como Bancos, Seguradoras, etc.), pessoas jurdicas de direito pblico (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e suas respectivas autarquias e fundaes), etc. Para que um ttulo possa ser protestado para fins falimentares, necessria a apresentao de um requerimento especial, de preferncia com a firma do signatrio devidamente reconhecida, contendo os dados do apresentante e do devedor, sendo expressamente consignado o motivo do protesto, qual seja, para fins de falncia.

5. COMO PROTESTAR?

Como protestar um ttulo de acordo com as Normas da Corregedoria Geral da Justia?

Alm de gratuito, muito simples. Para protestar um ttulo em So Vicente, dirija-se ao Servio de Distribuio de Ttulos Rua Frei Gaspar n. 637, Sala 13 Centro, munido do seu documento de identificao, bem como:

Se o apresentante for Pessoa Fsica: apresentar a cpia do CPF e do RG do

apresentante para cada ttulo a ser distribudo. Contudo, se este for o prprio portador que comparecer ao balco, bastar somente a apresentao do documento original para simples conferncia.

Se o apresentante for Pessoa Jurdica: veja a documentao necessria:


o Trs vias do Ato Constitutivo da pessoa jurdica: poder ser, conforme cada

caso, o Contrato Social, a Declarao de Firma Individual ou o Estatuto Social. So exigidas as trs cpias porque h trs Tabelionatos na Comarca de So Vicente.
o importante dizer que um cadastro realizado em cada Unidade, de modo

que, apresentadas as cpias do ato constitutivo quando um ttulo for distribudo, no h necessidade de reapresent-los em outra oportunidade.
o Cpia do CPF e do RG do representante da pessoa jurdica: uma cpia para

cada ttulo apresentado.

6. OBSERVAES QUANTO AO PROTESTO POR SALDO

O apresentante dever fazer, no verso do ttulo, a ressalva com o valor atualizado, datar e assinar. Poder ocorrer uma das duas situaes abaixo: a) Se o valor atualizado for menor que o originrio: basta a ressalva supracitada. b) Se o valor atualizado for maior que o originrio: geralmente essa situao decorre dos juros que vo sendo acrescidos ao valor do ttulo. Neste caso, dever o apresentante juntar a cpia autenticada do contrato que preveja os juros. Caso contrrio, haver desrespeito ao princpio da literalidade dos ttulos de crdito.

7. FORMULRIO

O formulrio dever ser preenchido em 02 (duas) vias, e assinado tanto pelo apresentante, como pelo portador, devendo nele constar suas informaes pessoais, como nome, identificao (RG e CPF), endereo e telefone. Uma das vias dever ser protocolada e devolvida como recibo ao portador. Ser sempre obrigatria a apresentao do documento original de identidade do portador no ato da apresentao do ttulo ao Servio de Distribuio. Dar-se- prioridade a quem estiver com o formulrio devidamente preenchido. O atendimento ser realizado entre 9:00h e 16:00h. O limite dirio para apresentao de 30 (trinta) ttulos at s 15:00h. A partir das 15:45h, at 05 (cinco) ttulos podero ser recepcionados, desde que os respectivos formulrios estejam devidamente preenchidos. A veracidade das informaes fornecidas no formulrio de apresentao de inteira responsabilidade civil e criminal do apresentante. Qualquer indcio de m-f poder ser comunicado autoridade policial competente para a feitura de boletim de ocorrncia e devida apurao. Todas as exigncias relativas apresentao de ttulos para protesto informadas nesta pgina foram extradas do Provimento CG 24/2004. Se voc desejar ler sua ntegra, clique no link "legislao cambiria", no menu equerda, ou, se preferir, clique aqui. Outrossim, importante mencionar que, em se tratando de Bancos, na posio de apresentantes, no lhes sero exigidas as duas vias de formulrio, nem tampouco as cpias de seus atos constitutivos, bastando apenas o preenchimento do formulrio em uma nica via, que ficar em poder do Cartrio, sendo-lhe entregue somente o recibo de protocolizao do ttulo. Esse o entendimento do Instituto de Estudos de Protesto de So Paulo.

8. TTULOS PROTESTVEIS

8.1 Espcies de Ttulos e Outros Documentos de Dvida protestveis

A lista abaixo contm todas as naturezas de ttulos e outros documentos de dvida protestveis, alm dos requisitos peculiares a cada um deles, para a instruo do seu protesto: a. Cdula de Crdito Bancrio (CCB): somente o original da nica via

negocivel, acompanhada de uma planilha que demonstre o montante devido. b. Cdula de Crdito Bancrio por Indicao (CBI): basta a indicao, contendo

todos os dados do ttulo. Geralmente, a CBI enviada por meio eletrnico de dados (disquete). c. d. e. f. g. h. i. j. Cdula de Crdito Comercial (CCC): somente o original. Cdula de Crdito Exportao (CCE): somente o original. Cdula de Crdito Industrial (CCI): somente o original. Cdula de Crdito Rural (CCR): somente o original. Cdula Hipotecria (CH): somente o original. Cdula Rural Hipotecria (CRH): somente o original. Cdula Rural Pignoratcia (CRP): somente o original. Cdula Rural Pignoratcia Hipotecria (CRPH): somente o original.

Certido da Dvida Ativa (CDA): somente o original, que dever conter o montante total do valor devido pelo contribuinte ou responsvel. Cheque (CH): somente o original. Todavia, haver necessidade de confirmao do endereo do emitente pelo apresentante se ocorrer uma das quatro hipteses abaixo:

Se o cheque for emitido h mais de 01 (um) ano; Se a praa do cheque no for So Vicente; Se o devedor no morar em So Vicente; Quando os Tabelies entenderem que h razes para suspeitar da

veracidade das informaes contidas no formulrio de apresentao. Ocorrendo uma das quatro hipteses acima, esta confirmao de endereo dever ser feita de acordo com as seguintes formalidades:

Se o cheque foi devolvido pelo motivo 11, 12, 13, 14, 21, 22 ou 31, a

Confirmao do Endereo do emitente dever ser feita pelo Banco Sacado, em papel timbrado da instituio, devendo, outrossim, estar devidamente assinada e com a identificao do signatrio, nos termos do artigo 25 do Regulamento anexo Resoluo n

1.631/89 Bacen, com redao dada pela Resoluo n 1682/90 Bacen. Para saber mais sobre as alneas de devoluo e seus respectivos motivos, clique aqui.

Se o cheque foi devolvido por outros motivos no elencados acima, a

Confirmao do Endereo do emitente poder ser feita por qualquer meio idneo de prova (por exemplo, uma conta, uma carta particular, etc.) ou, ainda, por meio da referida declarao bancria. Obviamente, se no ocorrer nenhuma das quatro hipteses do primeiro item, nada mais ser exigido do apresentante. Conhecimento de Transporte: somente o original. Confisso de Dvida (CD): o documento original, assinado pelo devedor e tambm por 02 (duas) testemunhas. Conta Judicialmente Verificada (CJV): o processo de verificao de livro. Conta de Prestao de Servios (CPS): esta conta pode ser utilizada por profissionais liberais, como mdicos, dentistas, etc. Deve ser feita em duas vias, e depois enviada ao devedor atravs do Cartrio de Ttulos e Documentos, sendo obrigatria a apresentao dos comprovantes dos servios prestados. Contrato de Alienao Fiduciria (CAF): somente o original. Contrato de Aluguel (CA): deve ser apresentada a cpia autenticada do contrato de locao, bem como a Declarao de Crdito de Aluguel. Clique aqui para imprimir o modelo. Contrato de Cmbio (CC): o ttulo original e a Conta Grfica, que um documento elaborado pelo apresentante solicitando o protesto e demonstrando o valor a ser cobrado. Contrato de Fiana (CF): este documento de dvida somente poder ser protestado se o fiador tiver renunciado o benefcio de ordem, tornando-se co-devedor do locatrio. Deve ser apresentada a cpia autenticada do contrato de fiana (ou de locao, se ambos estiverem contidos no mesmo instrumento), bem como a Declarao de Crdito de Aluguel dever ser realizado, conforme modelo. No demais, segue as mesmas regras do protesto do contrato de aluguel. Contrato de Mtuo (CM): o contrato original. Cota Condominial (COND): veja os requisitos:

As cotas de condomnio que sujeitas ao protesto devero ter sido

anteriormente aprovadas em Assemblias Gerais Ordinrias ou Extraordinrias;

Autorizao da Assemblia Geral, em ata, para que o sndico possa protestar

as cotas em nome do condomnio, isentando-se, outrossim, de qualquer responsabilidade pessoal;


o o

Cpia autenticada da Conveno do Condomnio; Elaborao de uma planilha qe descreva o total do montante devido

pelo condmino.; Duplicata Mercantil (DM): Somente o original se estiver aceita (assinada pelo devedor). Caso contrrio, junto com a duplicata deve ser apresentada as cpias autenticadas da Nota Fiscal e do Comprovante de Recebimento da Mercadoria (canhoto) assinado. No obstante, pode-se fazer uma declarao no verso da duplicata, dizendo que o portador possui tais documentos comprobatrios neste caso, no h necessidade de notas fiscais em anexo. Veja o modelo da declarao a ser feita no verso da Duplicata Mercantil, clicando aqui. Uma observao importante se faz necessria, em relao ao tipo de endosso: se for translativo, a declarao feita pelo apresentante; em se tratando de endosso mandato, a declarao feita pelo sacador. Duplicata Mercantil por Indicao (DMI): a indicao contendo os dados da duplicata (nmero, emisso, vencimento, nome e identificao do credor e do devedor, etc.), alm de constar tambm a declarao do portador dizendo que possui a prova da compra, venda e entrega da mercadoria. Duplicata Rural (DR): somente o original. Duplicata Rural por Indicao (DRI): somente a indicao original. Duplicata de Prestao de Servios (DS): se estiver aceita (assinada pelo devedor), apresentar somente o original. Caso contrrio, junto com a duplicata deve ser apresentada as cpias autenticadas da Nota Fiscal e do respectivo Comprovante de Recebimento do Servio (canhoto) assinado. No h declarao no verso do ttulo em hiptese alguma. Outrossim, para cada tipo de servio prestado, haver a necessidade de comprovar a relao jurdica que deu origem Nota Fiscal de Servios, veja:

Convnio Mdico Hospitalar (a ser cobrado quando efetivamente utilizado):

trata-se de contratos entre hospitais e empresas de convnio. Haver cobrana somente

quando os servios forem prestados aos clientes das empresas de convnio. Exemplo: cirurgias, dirias, materiais, etc. Veja a relao de documentos exigidos:
o Cpia autenticada do contrato; o Notas fiscais, devidamente assinadas, referentes aos servios mdicos

executados.

Convnio Mdico ou Odontolgico (servio colocado disposio): trata-se

de contrato entre as empresas de convnio (ex.: Unimed, Golden Cross, etc.) e seus clientes pessoas fsicas ou jurdicas, sendo as mensalidades exigveis, utilizando-se ou no os servios mdicos ou hospitalares. Veja a relao de documentos exigidos:
o Cpia autenticada do contrato; o Fatura referente s mensalidades de assinatura da mesma.

Engenharia (cada caso concreto dever ser analisado):


o Cpia autenticada do contrato. o Comprovao dos servios de acordo com o estipulado no contrato o Geralmente, a folha de medio assinada pelo engenheiro responsvel o Fatura, mesmo sem assinatura, quando, nos documentos acima, no constar

os valores que devem ser cobrados.

Escolas:
o Cpia autenticada do contrato ou matrcula; o Prova da freqncia;

Locao de Equipamentos, Mquinas, Veculos, etc.:


o Cpia autenticada do contrato de locao; o Prova da entrega/recebimento do equipamento; o Fatura do valor a ser cobrado. No h necessidade de a fatura estar

assinada.

Manuteno de Equipamentos (colocada disposio): ou seja, h dever de

pagamento ainda que o servio no tenha sido prestado efetivamente. Veja a relao dos documentos exigidos:
o Cpia autenticada do contrato; o Fatura referente s mensalidades cobradas. No h necessidade de a fatura

estar assinada.

Publicidade:
o Pedido de insero; o Pgina da revista, jornal, etc.; o Tbua de radiao ou dos anncios publicitrios, no caso de rdio e televiso.

Transporte: o Conhecimento de Transporte assinado por quem recebeu a

mercadoria transportada.

Duplicata de Servios por Indicao (DSI): a indicao contendo os dados da duplicata (nmero, emisso, vencimento, nome e identificao do credor e do devedor, etc.) e as cpias autenticadas da Nota Fiscal de Servios e do Comprovante de Recebimento do Servio (canhoto), devidamente assinado. Letra de Cmbio (LC): somente o original. Nota de Crdito Comercial (NCC): somente o original. Nota de Crdito Exportao (NCE): somente o original. Nota de Crdito Industrial (NCI): somente o original. Nota de Crdito Rural (NCR): somente o original. Nota Promissria (NP): somente o original. Nota Promissria Rural (NPR): somente o original. Sentena Judicial (SJ): deve ser lquida e certa, alm de ter sido transitada em julgado (ou seja, quando no mais couber nenhum recurso contra ela). O apresentante dever indicar com clareza o nome, endereo completo do devedor, inclusive com CEP, bem como o nmero de seu CPF ou CNPJ, conforme o caso. A sentena judicial pode ser apresentada para protesto por falta de pagamento ou para fins falimentares: OBS: No caso de instruir protesto para fins falimentares, o apresentante deve comprovar que o devedor, quando citado, no nomeou bens penhora e, tambm, que o interessado desistiu da execuo. Isto porque, caso contrrio, a sentena no poder ser protestada, devendo ser executada judicialmente. Outrossim, deve o apresentante juntar:

A cpia da sentena e da certido de trnsito em julgado; Cpia do clculo de liquidao; Cpia da deciso definitiva que tiver homologado a desistncia da execuo.

Termo de Acordo (TA): o original do termo. Termo de Conciliao da Justia do Trabalho (TC): este ttulo executivo extrajudicial foi criado pelo artigo 625-E, pargrafo nico da CLT, que por sua vez foi introduzido pela Lei 9.958/00. Para apresent-lo ao protesto, basta o seu original.

Triplicata de Venda Mercantil (TM): a triplicata a segunda via de uma duplicata. Destarte, segue as mesmas regras de apresentao relativas duplicata. Triplicata de Prestao de Servios (TS): quando estiver aceita pelo sacado, basta somente o original. Caso contrrio, dever ser instruda com as cpias autenticadas da Nota Fiscal e do respectivo Comprovante de Recebimento do Servio (canhoto), alm dos documentos exigveis a cada tipo de servio prestado. Veja a relao desses documentos no item Duplicata de Prestao de Servio). Warrant (W): somente o original.

8.2 Edital

Quando um ttulo distribudo, o devedor deve necessariamente ser notificado, a fim de que tome cincia do apontamento do ttulo para protesto, bem como seu valor lquido e certo, a data para pagamento ou aceite, etc. importante dizer que esta notificao deve, preferencialmente, ser entregue ao prprio devedor, embora possa ser feita por intermdio de outra pessoa. Entretanto, nem sempre essa notificao possvel, por alguns motivos, tais como:

Quando o endereo fornecido pelo apresentante no encontrado; Quando o devedor muda de endereo; Quando no h ningum no endereo fornecido; Quando o devedor domiciliado em outra Comarca; Quando o devedor se recusa a receber a notificao.

Nestas hipteses, a notificao feita por meio de Edital, que, em nossa cidade, publicado diariamente no jornal Dirio do Litoral. Atravs do Edital, o devedor considerado notificado, ainda que fictamente, em razo da publicidade deste meio de comunicao. Portanto, sendo notificado por edital, as mesmas consequncias ocorrero para o devedor, no tocante aos prazos para pagamento ou aceite, retiradas, sustao, lavratura do protesto, etc.

Destarte, a leitura diria dos jornais da cidade deveria ser um hbito, pois, alm de estar informado sobre as notcias da nossa regio, haveria a possibilidade de se saber sobre a existncia de um apontamento de um ttulo para protesto, evitando-se, assim, a sua incluso nos rgos de proteo ao crdito.

Potrebbero piacerti anche