Sei sulla pagina 1di 6

AV1 - REDAO FORENSE

A PROVA, POR EXEMPLO, TER A SEGUINTE FORMATAO DE RESPOSTA:

- DOS FATOS: com um re !"#r$o %ur&'$co, com um! (!rr!"$)! )! or!'! e - DO DIREITO: com um !r*ume("o 'e'u"$)o E+OU um !r*ume("o $('u"$)o, ------------------------------------------------------------DOS FATOS relatrio jurdico - narrativa valorada e selecionada (colocar apenas o que for do interesse do autor): -sequncia cronolgica dos fatos importantes para o pedido do advogado do autor. - verbos no passado. - no fa er referncias aos nomes das partes por e!emplo: citar autor" r#u. - no usar verbos de elocu$o sobre a verso do autor (disse" afirmou" alegou) - no apresentar a verso do r#u. - o artifcio da numera$o # usado em casos mais t#cnicos. - a identifica$o das partes # no endere$amento. - o requerimento ocorre no %do pedido&. - narrativa tem fato ' tempo ' espa$o. - para fa er o relatrio jurdico tem que saber a centralidade do fato. - os elementos da narrativa" que so descri$(es" devem contar da narrativa" que tem narra$o e descri$o. - evitar usar concess(es e adv#rbios oposi$o ) tese apesar" embora" todavia" entretanto.

.ORREO DA SEMANA /: *+*,*-./0 12 -2332.452 6/3*-0* 7- 8entralidade do fato no # de quem tem a culpa. 9- :ersonagens em rela$o ; <istria e no ao processo. 2tivo: ,arcelo quem provoca o atrito quem desrespeitou o direito. :assivo: 8amila. /=0.: ocorrem situa$(es em que os personagens no so identificados. >- 8aracteri a$o das partes comportamento" forma$o religiosa. ,arcelo no considera que cometeu uma trai$o.

?- *duca$o a diferen$a do nvel de educa$o. @uantitativa: algu#m tem forma$o superior. @ualitativa: uso da educa$o recebida. 8ompatibilidade: fato A educa$o. B- 3epresentatividade social - e!pectativa social direitos e deveres perante a sociedade. C- *spa$o fsico: onde aconteceu a narrativa. 0ocial: rela$o entre os personagens. :or e!emplo: entre o marido e mul<er o esperado # o respeito. D- .empo cronolgico e psicolgico esse muito importante tempo interno dos personagens. -a cabe$a de ,arcelo virtual nada errado. -a cabe$a de 8amila o mundo desabou. E- :onto de vista se tem ou no. *!ce$o: relatrio" parecer.
*lemento 8aracterstica moral -,arcelo compartil<ava com estran<a a intimidade do casal. -8amila pediu o divorcio ao descobrir a trai$o do marido. 2rgumenta$o -1esrespeito ) mul<er. -1iante do abalo da trai$o perdeu a confian$a no marido tornando impossvel a convivncia. 8onstrangimento da 8amila. !!! Jso do computador pela 8amila para estudar # um fato normal 1esrespeito u a casa dos dois" do lar. 8asamento # presun$o de confian$a" considera$o e respeito. 8asamento slido" tempo de trai$o demais. 8entralidade fato do :ersonagens *duca$o qualitativa 8amila freqFentava a faculdade. *spa$o fsico ,arcelo traia 8amila no computador de sua casa. *spa$o social .empo cronolgico 7G anos de casamento e H meses de trai$o. .empo psicolgico -8amila sofreu forte abalo emocional diante das palavras do ,arcelo. -,arcelo no deu importIncia ao relacionamento virtual.

4nforma$(es do te!to

-a trai$o ,arcelo difamou 8amila.

-ativo: ,arcelo. -passivo: 8amila.

,arcelo e 8amila eram casados.

-1esequilbrio da 8amila provocado pelo ,arcelo causou sofrimento a ela. -,arcelo agiu com egosmo" sem enfrentar os problemas do casamento.

/=0.: no caso a peti$o # sobre repara$o dano moral - esfera cvel" e no sobre divrcio esfera da famlia. 1/ 143*4./ fundamenta$o jurdica. 1ano moral altera a percep$o do indivduo. K subjetivo. a argumenta$o jurdica do pedido jurisprudncia. :ara o caso D s coloco o que ,arcelo disse o que for mais conveniente. 2qui posso usar disserta$o.

.ORREO DA SEMANA 0 1/0 62./0: 3elatrio jurdico (ou relatrio narrativo): / autor # o marido de .erri 0c<iavo" e seu guardio legal. L; 7B anos .erri 0c<iavo sofreu uma parada cardaca" o que gerou graves danos ao seu c#rebro" relegando-a ao estado vegetativo persistente. @uando ainda estava lMcida" por inMmeras ve es" ela disse que no queria que sua vida fosse mantida artificialmente por meio de aparel<os.

.erri 0c<iavo s se mantem viva por que recebe alimenta$o por meio de um tubo inserido em seu estNmago <; 7B anos. 0egundo os m#dicos que a assistem" o estado da enferma # irreversvel. /=0.: - no era para citar nada referente ) morte de .erri 0c<iavo (a solicita$o do marido era para desligar o tubo que a mantin<a viva) e ) posi$o dos pais (para no dar muni$o ) outra parte). - relatrio informativo # neutro (.erri 0c<iavo come$a com %.rata-se...&) # diferente do relatrio jurdico que # uma narrativa valorada (com sele$o de informa$(es) e normalmente come$a com um fato cronolgico mais antigo. - no caso" a defesa de que o marido # o representante legal ocorre no %do direito&. - o autor" no caso" # o passivo" o representante da vtima" o marido" por esse motivo ele # citado como o marido da .erri" no relatrio. - para fa er o relatrio jurdico tem que saber a centralidade do fato" no caso # o desligamento do tubo.

.ORREO DA SEMANA 1: /=0: - di er o que ,arta 3oc<a ia fa er no supermercado para poder usar o 818. -a qualifica$o da peti$o no consta essa informa$o. -o repetir o nome completo" di er autora" r#" pois o nome j; consta na qualifica$o. 1i er o que a autora contou. Jsar e!atos 97 dias" ao inv#s de apro!imadamente 9G dias. - no citar cdigos e normas na narra$o. 2 narra$o (com descri$o) # diferente da argumenta$o (usada no do direito). / que a empresa poderia usar" j; # argumenta$o. @uanto ao socorro inefica " fa er apenas a narra$o. *vitar o uso da palavra ,*0,/ com efeito pronominal. - doutrina # no direito. / relatrio deve ser cronolgico. @ual seria a Mltima informa$o da narrativaO 6icou afastada por e!atos 97 dias. -o resumir" no usar o mesmo conector" no usar verbo de elocu$o" no usar o termo: ocorre que" di er que ida ) clnica foi com recursos prprios e no fa er pedido" pois ele # no do pedido.

.ORREO DA SEMANA 1 1/0 62./0 /=0.: - no usar vocativo ao jui

- no usar: %a autora disse que...& - provar o que aconteceu -o di er: a autora afirmou que os assaltos so freqFentes. 1i er: os assaltos so freqFentes.

.ORREO DA SEMANA 2 1/ 143*4./ - argumenta$o defesa fundamentada do pedido: 3284/8P-4/ DEDUTIVO: :, 0egundo o 8digo 8ivil a imagem # um bem a ser preservado e em caso de morte" cabe aos <erdeiros esse direito. :m 2 editora 6edera$o *sprita publicou uma obra atribuda ao esprito de Lumberto 8ampos" aps a sua morte. 8oncluso (pode opinar) :ortanto" a r# usurpou o direito atribudo ) famlia de Lumberto de 8ampos. /=0.: - premissa maior (:,) uma s: 7 lei ou 7doutrina ou 7jurisprudncia no opinar. - premissa menor (:,) um s elemento do caso. 7 fato relacionado - no opinar. - concluso interpreta$o do cru amento entre a :, e a :,. /=0.: # diferente de pedido. :ode opinar argumentar. - na etapa do direito pode usar o nome dos atores. 3284/8P-4/ INDUTIVO: :m 7 /s r#us no solicitaram a devida autori a$o da famlia para que as obras fossem publicadas. :m 9 a autora # <erdeira do falecido autor. :m > Q; e!istia um contrato de e!clusividade para publicar as obras do autor com outra editora. 8oncluso +ogo" <ouve uso indevido do nome do falecido por meio de publica$(es no autori adas" prejudicando os <erdeiros. /=0.: - premissas menores pelo menos trs > fatos da mesma categoria" que sejam coerentes com a concluso. > 6atos ou > princpios ou > leis ou > doutrinas ou > jurisprudncias. - concluso. /=0.: # diferente de pedido. :, aqui # opcional.

- no fa er a concluso do argumento dedutivo 4RJ2+ ) concluso do argumento indutivo.

.ORREO DO .ASO 12 1/0 62./0: /=0: - al#m dos fatos citados pelo autor" registrar" tamb#m" os depoimentos de interesse para o autor por e!emplo: %segundo o sargento da 1efesa 8ivil.......& 1/ 143*4./: - dedutivo: . :, 818 seguran$a risco . :m o menino ficou pendurado por um fio . concluso a r# foi a respons;vel pelo risco sofrido pelo menor" que ficou pendurado na rede. /=0.: - :, 818 no e!emplo acima foi abordado apenas a questo moral do caso (o trauma do fil<o). -o misturar com a questo material (a indeni a$o de outra rede)" que poderia ser abordado em outro par;grafo. .*, @J* 0*3 2=/3121/ 2:*-20 7 62./. . :m tamb#m" s com a abordagem da indeni a$o moral. * # s 7 premissa. . concluso relacionamento entre as duas premissas a ,aior e a menos. 2ten$o para no fa er" aqui" o pedido. 1/ 143*4./: - indutivo: /=0.: - > :m relacionados ) indeni a$o moral ou > :m relacionados ) indeni a$o material. - fa er dedutivo com o aspecto material e o indutivo com o moral.

1/ 143*4./:
DEDUO E INDUO Deduo PM - Lei 9605, art. 40: causar dano direto ao patrimnio ambiental crime Pm - Jos raspou casa de r!ore em rea de preser!a"#o ambiental $onclus#o - Jos causou dano a ar!ore em rea de preser!a"#o ambiental, portanto cometeu crime. Induo

%atos: - Jos raspou a casca de uma r!ore - Jos la!rador - & mul'er de Jos utili(a!a as cascas para )a(er c' para tratar-se de doen"a de $'a*as PM - recorrer +s plantas com )ins medicinais pr tica comum sobretudo no meio rural $onclus#o: Jos a*iu de acordo com os costumes e n#o dani)icou o meio ambiente

Caso Cirurgia Plstica Par *ra)o ,eduti!o $on)orme entendimento do tribunal de Justi"a do -io .rande do /ul, 0& cirur*ia pl stica de nature(a esttica ob1eti!a embele(amento. 2m tal 'ip3tese o contrato mdicopaciente de resultado, n#o de meios... 2m sendo ne*ati!o este resultado ocorre presun"#o de culpa do pro)issional0. 4o caso e5posto, &na J6lia submeteu-se + cirur*ia pl stica para se sentir mais bonita, no entanto o resultado )oi uma *rande se7uela esttica. $on)i*ura-se, assim, a culpa do cirur*i#o 7ue a operou e, conse7uentemente, a obri*atoriedade de repara"#o dos danos causados. Par *ra)o 8nduti!o &na J6lia procurou o ,r.Pedro &u*usto - um cirur*i#o de renome - para submeter-se a uma cirur*ia pl stica, ac'ando ser se*uro o procedimento. 9 cirur*i#o )alou + paciente somente dos bene):cios e omitiu os riscos da cirur*ia. &na J6lia te!e complica";es no p3soperat3rio e, por causa da ne*li*<ncia por parte do pro)issional 7ue a operou, ocorreu se7uela esttica.9 pro)issional a*e com ne*li*<ncia 7uando n#o pre!< ou i*nora os riscos do tratamento. Portanto, e!idencia-se a responsabilidade do pro)issional na cirur*ia mal sucedida do paciente.

Caso reconhecimento de paternidade Par *ra)o ,eduti!o /e*undo decis#o do =ribunal de Justi"a do ,istrito %ederal, 0o recon'ecimento de paternidade ! lido se re)lete a e5ist<ncia duradoura do !:nculo s3cio-a)eti!o entre pais e )il'os0. 4o caso em tela, Pedro con!i!e com o menor desde o seu nascimento, atuando como pai em todos os momentos. Lo*o, con)i*ura-se o estabelecimento de )orte !:nculo a)eti!o, capa( de e!idenciar a paternidade e suas responsabilidades decorrentes. Par *ra)o 8nduti!o Pedro mante!e relacionamento com M rcia at o 7uinto m<s de *ra!ide(. &p3s o nascimento do beb<, Pedro con!i!eu com o menor, custeou suas despesas e participou de importantes momentos, como suas )estas de ani!ers rio, como se )osse seu pai. Por conse*uinte, resta claro o !:nculo de paternidade estabelecido com a crian"a, o 7ue ense1a direitos e de!eres.

Potrebbero piacerti anche