Sei sulla pagina 1di 14

Lucila Scavone

Universidade Estadual Paulista/Araraquara

Estudos de gnero: uma sociologia feminista?


Resumo Resumo: Este artigo faz uma breve reflexo das implicaes polticas e cientficas dos estudos de gnero no s com o objetivo de resgatar o seu lugar legtimo na construo de uma sociologia de gnero e/ou feminista, como de re-lembrar a sua no-neutralidade mostrando como eles emergiram de um dilogo do movimento social com as teorias. Discute-se parte desse dilogo e pontuam-se as inovaes conceituais que eles propiciaram s Cincias Sociais. Palavras-chave Palavras-chave: estudos de gnero; sociologia feminista; Cincias Sociais e gnero; teorias de gnero; Sociologia contempornea.

Copyright 2008 by Revista Estudos Feministas.

Este texto tem origem em palestra proferida na mesa-redonda A contribuio do feminismo s pesquisas sociolgicas contemporneas, no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, realizado na UFMG, em Belo Horizonte, em junho de 2005.

A questo-ttulo deste artigo pode ser respondida por meio de trs problemas interligados. O primeiro refere-se questo da especializao do conhecimento e/ou de seus campos de luta. O segundo diz respeito aos aspectos terico-metodolgicos das Cincias Sociais, entre os quais se destacam: cincia e ideologia; objetividade do conhecimento; e neutralidade cientfica. O terceiro, mais especfico, est relacionado contribuio da crtica feminista e dos estudos de gnero Sociologia.1 A discusso desses problemas traz tona elementos do reconhecimento e da validade cientfica desses estudos, sua caracterstica de no-neutralidade e seu comprometimento poltico e, por fim, a forma como introduziram novas abordagens e questes cientficas Sociologia. Por outro lado, ainda persistem inmeros preconceitos que os estudos feministas e/ou estudos de gnero causam s/aos cientistas sociais em geral, que, ao recusarem sua relativa autonomia histrica, terica e poltica, consideram-no de menor importncia diante de questes sociolgicas e polticas abrangentes. Alm disso, h tambm, dentro do campo especfico de estudos de gnero, aquele/as pesquisador/ as que trabalha(m) com esses temas, mas nega(m) ligao

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 288, janeiro-abril/2008

173

LUCILA SCAVONE

2 Ver Londa SCHIEBINGER, 2001; e Donna HARAWAY, 1994.

3 Jane FLAX, 1992, p. 225-227. Nesta mesma linha de argumento a autora mostra como a naturalizao das relaes de gnero se apoiava na confuso de que as diferenas sexuais (anatmicas) eram relaes de gnero e na ausncia de movimentos feministas. Com isto a autora reitera a idia de que as teorias sociais, no caso a feminista, dependem e refletem certo conjunto de experincias sociais, e, talvez por isto, fale em Teoria feminista, no singular, sem, contudo, deixar de reconhecer as inmeras possibilidades de interpretao da questo de gnero a abrigadas, que leva muitos/as autores/as a trat-la no plural. 4 Dando nome a algumas de suas expoentes de diversas tendncias: Simone de Beauvoir, Monique Wittig, Gayle Rubin, Joan Scott, Daniele Kergoat, Jlia Kristeva, Jane Flax, Carole Pateman, Nancy Fraser, Judith Butler, entre outras. 5 Frederic JAMESON, 1992.

de suas pesquisas com o feminismo, como se gnero fosse uma categoria neutra, apenas denominativa. Por fim, h aquele/as que no consegue(m) ultrapassar o patamar da denncia e minimiza(m) o dilogo com as teorias sociais, recusando o carter cientfico de suas pesquisas. Com maior engajamento crtico e poltico h o processo de construo de uma sociologia feminista que atenta para as relaes de dominao masculina e no dispensa o dilogo das teorias com o movimento e a realidade social, pois pressupe que teoria e ao poltica se retroalimentam. Falar em uma sociologia feminista considerar que estamos tratando de uma sociologia que faz uso das teorias feministas ou de uma cincia que capaz de dialogar com essas teorias e considerar suas diversas matrizes tericas. , tambm, dizer que estamos tratando com as teorias feministas que dialogam com as Cincias Humanas e com a Filosofia, com as Cincias Exatas e Biolgicas.2 Teoria feminista que, de acordo com Flax, tem como propsito fundamental [...] analisar como ns pensamos, ou no pensamos, ou evitamos pensar sobre gnero. E, tambm que, afora as inmeras questes e abordagens que essa teoria pde construir sobre gnero, ela repousa na evidncia de que seu mais importante avano isolado [...] consiste em ter problematizado a existncia das relaes de gnero; gnero este que, depois dessa problematizao, no pode mais ser tratado como fato simples e natural.3 Interessa-me neste artigo fazer uma breve reflexo sobre as implicaes polticas e cientficas dos estudos de gnero e feministas, evidenciando como eles emergiram de um dilogo do feminismo com as teorias sociais. Pretendo discutir, weberianamente falando, apenas a parte finita da infinita diversidade dessa realidade com o intuito de pontuar as inovaes temticas e conceituais que esses estudos propiciaram s Cincias Sociais.

O contexto e a emergncia de um campo de estudos


Muitas questes colocadas pela teoria feminista4 devem ser compreendidas em um contexto mais amplo, no processo de transio de paradigmas, fruto das transformaes sociais que ocorreram nos anos 60. Guerras e movimentos de descolonizao que, no Primeiro Mundo, trouxeram tona no s os internamente colonizados (as chamadas minorias, os marginais, as mulheres, os homossexuais) como os externamente colonizados (os habitantes do mundo colonizado), colocando em cena novas vozes coletivas e contribuindo para a desconstruo de um sujeito nico e universal.5

174

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

ESTUDOS DE GNERO: UMA SOCIOLOGIA FEMINISTA?

Philippe CORCUFF, 1995, p. 18.

A cincia estaria vivendo um perodo de transio paradigmtica, passando do paradigma moderno para um paradigma psmoderno ou outro nome equivalente, segundo Boaventura SANTOS, 1989.

Madeleine GUILBERT, 1946. Margareth MEAD, 1948.

10

BEAUVOIR, 1974 [1949].

11

Sylvie CHAPERON, 2000, p. 152. Traduo da autora deste artigo.

Nas Cincias Sociais, especialmente na Sociologia contempornea, observa-se que autores de diferentes matizes Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Anthony Giddens, Bruno Latour efetivaram rupturas importantes, entre elas a desconstruo da tradicional dicotomia indivduo x sociedade. Ao romperem com essa separao e ao buscarem em suas teorias solues para realizar uma sociologia que apreendesse a realidade social no duplo movimento sartreano de interiorizao da exteriorizao e da exteriorizao da interiorizao6 , eles se abriram para o estudo da diferenciao social. Esse processo concomitante desconstruo de outras dicotomias clssicas particular x universal; sujeito x objeto; natureza x cultura; mente x corpo; razo x emoo e d lugar nas Cincias Sociais a abordagens no totalizantes e a um longo processo de transio de paradigmas.7 Todas essas rupturas ocorreram ao mesmo tempo que novas teorias se construam em um contexto que lhes foi propcio e contguo com os novos movimentos sociais. Portanto, sempre bom lembrar que a consolidao do campo de estudos sobre mulheres como eram denominados, nesse perodo, os estudos de gnero emerge paralelamente ecloso da fase contempornea do feminismo, especialmente na Europa ps-68 e nos Estados Unidos. possvel dizer que foi a partir da que o campo de investigao cientfico sobre as mulheres se ampliou, evidenciando a forte relao do movimento social com os estudos feministas. Contudo, no podemos nos esquecer de que obras importantes antes disso marcaram poca e abriram o caminho para a construo de um campo de estudos. Na Sociologia, por exemplo, destacam-se as pesquisas pioneiras de Madeleine Guilbert, em 1946, que j iniciavam a investigao sobre o trabalho das mulheres. 8 E na Antropologia, em 1948, os trabalhos de Margareth Mead, tambm, j tratavam magistralmente a questo.9 Mas foi na Filosofia e na Literatura, em 1949, que o livro O segundo sexo, de Simone de Beauvoir, abriu um debate poltico mais radical lanando as matrizes tericas de uma nova etapa do feminismo. 10 Conforme Sylvie Chaperon, Beauvoir contesta todo determinismo biolgico ou desgnio divino e retoma a perspectiva hegeliana: ser tornar-se, ter sido feito tal como ns nos mostramos,11 que resultou em sua clebre idia de que no se nasce mulher, mas se torna mulher. Pode-se dizer que essa constatao lanou a primeira semente para os estudos de gnero, j que ela distingue o componente social do sexo feminino de seu aspecto biolgico, ainda sem conceituar gnero. De fato, reiterada incansavelmente por estudiosas da questo

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

175

LUCILA SCAVONE

A filsofa feminista contempornea Judith Butler, ao analisar criticamente esta idia, busca romper com a distino dicotmica sexo (biolgico)/gnero (social) implcita na obra de Simone de Beauvoir: [...] se o sexo e o gnero so radicalmente distintos, no decorre da que ser de um dado sexo seja tornar-se de um dado gnero; em outras palavras, a categoria de mulher no necessariamente a construo cultural do corpo feminino, e homem no precisa necessariamente interpretar os corpos masculinos. [...]. Isto sugere que os corpos sexuados podem dar ensejo a uma variedade de gneros diferentes, e que, alm disso, o gnero em si no est necessariamente restrito aos dois usuais (BUTLER, 2003, p. 163). Com essa anlise, a autora radicaliza o princpio em questo, sem fix-lo a um corpo sexuado como o fez Beauvoir. 13 CHAPERON, 2000.
12

no mundo inteiro e revisada por feministas contemporneas, essa idia at hoje discutida, questionada ou radicalizada, o que evidencia a sua dimenso precursora para os estudos de gnero.12 Ao criticar a funo da maternidade no perodo do ps-guerra, em que as foras conservadoras defendiam a famlia, a moral e os bons costumes, as teses desse livro sobre liberdade sexual e liberao da prtica da contracepo e do aborto podem ser consideradas um marco da passagem do feminismo igualitarista, no molde sufragista, para a fase do feminismo centrado na mulhersujeito, criando os elementos necessrios para a politizao das questes privadas.13 Importante lembrar que esse feminismo teve como substrato material a sociedade urbano-industrial moderna, cuja configurao se acelerou justamente nesse perodo e foi marcada pela entrada das mulheres no mercado de trabalho, a qual se ampliou progressivamente no decorrer do sculo XX. Aos poucos, as mulheres passaram a ter uma dupla jornada de trabalho (domstica e extradomstica) e, com isto, a nova responsabilidade de conciliar vida profissional com vida familiar. Outro fator importante foi o advento da contracepo medicalizada e segura nos anos 1960, dando possibilidade s mulheres de escolherem o nmero de filho/as que desejavam e romperem com o determinismo biolgico e social da maternidade. Se tal produo terica est contextualizada de forma mais ampla nas transformaes polticas, econmicas e sociais que sacudiram a sociedade moderna em um perodo de transio, seu alicerce a histria das lutas feministas, as quais, ao longo de mais de dois sculos, propiciaram gradativa visibilidade s questes de gnero nos diferentes campos sociais. As idias defendidas por essas lutas criaram condies para a emergncia de uma teoria crtica feminista que, por sua vez, influenciou e incrementou estudos e pesquisas cientficas sobre as relaes sociais de sexo/ gnero na academia ou fora dela. Marcados pelas ressonncias das lutas por redistribuio, justia e direitos polticos e sociais e/ou por lutas pelo reconhecimento e/ou identitrias, os estudos de gnero e feministas mostraram-se historicamente comprometidos com a transformao das relaes de dominao e poder masculinos associando-as a contextos mais abrangentes. Buscaram compreender os problemas que constituem as relaes de gnero na sociedade, trazendo-os para o debate e a reflexo poltica e social mais amplos, associando-os, em determinadas anlises, classe e raa, especialmente no Brasil e no restante da Amrica Latina. Esses estudos contriburam para mostrar o

176

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

ESTUDOS DE GNERO: UMA SOCIOLOGIA FEMINISTA?

14

Atenho-me neste artigo discusso com os/as autores/as das Cincias Sociais. Isto no significa no reconhecer a existncia de dilogos importantes com outras cincias humanas, como a Histria, e, tambm, com as cincias mdicas e biolgicas (no caso dos estudos de gnero e sade), os quais merecem discusso parte.

alcance da disparidade social, poltica, econmica, cultural e cientfica de gnero.14

Temticas conceituais

questes

terico -

15

Franoise COLLIN, 1995; Rosi BRAIDOTTI, 2003; e Judith BUTLER, 2003.

Referindo-se a Jlia KRISTEVA, 1979, que determina trs geraes do feminismo igualitarista, especificidade e/ou diferena radical, multiplicidade de diferenas e alteridades , Lia MACHADO ZANOTTA, 1992, p. 27, mostra, por exemplo, que na produo feminista e acadmica brasileira as propostas das trs geraes corriam paralelas, sem que suas diferenas fossem tambm to marcadas. 17 SCOTT, 1998.
16

18

SCOTT, 2005; e Nancy FRASER, 2002.

As temticas dos estudos feministas e de gnero esto associadas tanto s grandes fases do feminismo como aos contextos e problemas que lhes suscitaram. O feminismo tem sido delimitado por suas etapas histricas, trs grandes fases so comumente referidas: a fase universalista, humanista ou das lutas igualitrias pela aquisio de direitos civis, polticos e sociais; a fase diferencialista e/ou essencialista, das lutas pela afirmao das diferenas e da identidade; e uma terceira fase, denominada de ps-moderna, derivada do desconstrucionismo, que deu apoio s teorias dos sujeitos mltiplos e/ou nmades.15 Essas fases correspondem, em grandes linhas, aos sculos XVIII e XIX, segunda metade e ao final do sculo XX e ao incio do sculo XXI; entretanto, no possvel circunscrev-las em uma perspectiva linear. Apesar de estabelecermos a relao temporal com perodos e lutas distintos, essas fases no so fixas, elas dependem da situao social, econmica, cultural e poltica de cada sociedade.16 Ao traar o fio condutor da histria do feminismo pela reconstruo da luta das mulheres precursoras e de seus paradoxos, como Olympe de Gouges e Jeanne Deroin, Joan Scott17 sugere a coexistncia entre os diferentes tipos de lutas. Mostrando como o feminismo nasceu impregnado pelo ideal republicano de igualdade e liberdade, a autora nos fornece elementos para pensar que, apesar de as primeiras feministas terem sofrido influncias polticas diversas (liberalismo, socialismo utpico, anarquismo) e estarem mais voltadas a garantir espao na tribuna, algumas questes relacionadas vida privada (como constituio igualitria do casamento, questionamento do poder patriarcal na famlia e direito ao divrcio), que emergem com fora total no feminismo contemporneo, j preocupavam essas pioneiras. Subjacentes a esse debate esto os caminhos do movimento e as abordagens explicativas que a so tratadas, geralmente, de forma polarizada: igualdade ou diferena, identidades individuais ou de grupo; reconhecimento ou redistribuio.18 Essas problemticas definem, em grande medida, a prioridade dos problemas e dos temas de destaque nos diversos pases. Em termos de Brasil e Amrica Latina, as contradies de classe e raa marcaram muito as temticas trabalhadas e a expanso desses estudos.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

177

LUCILA SCAVONE

Os trs primeiros grupos de trabalho acadmicos dos estudos de gnero e feministas que ocorreram na Associao Nacional de Ps-Gradao e Pesquisa em Cincias Sociais ANPOCS tratavam de Mulher e Trabalho, Mulher e Poltica e Famlia.
19 20

Judy WAJCMAN, 2002, p. 52.

Questes sociais e problemas sociolgicos caminham juntos. Assim, os problemas relacionados ao trabalho, sade, poltica, educao, famlia, religio, violncia, s cincias, cultura, identidade, ao corpo, s tecnologias produtivas e reprodutivas, e sexualidade passaram a ser tratados com o olhar de gnero. E foi esse olhar que deu visibilidade s relaes de dominao e poder que dividem o mundo social em gneros e que questionaram uma ordem sexual tida como natural. Como explicar a ausncia das mulheres na poltica? Ou ento, por que a educao familiar e escolar define e reitera funes e papis sociais sexuados? E por que a recorrncia da violncia de gnero, da sexualidade domesticada, da identidade enclausurada? As urgncias sociais orientam, em grande medida, os objetos das pesquisas sociolgicas. Os estudos de gnero e feministas brasileiros no fogem regra. Assim, se fssemos fazer uma histria cronolgica desses estudos no Pas (o que no o objetivo deste texto), constataramos que o seu incio foi marcado pelas preocupaes com as questes de gnero no trabalho, na sade, na poltica e na famlia.19 De fato, a problemtica do sexo do trabalho foi fruto do projeto sociolgico feminista, que comea como crtica da ausncia de gnero na teoria marxista. Assim, os trabalhos feministas mostraram que a diviso do trabalho especfica atividade assalariada estava relacionada a uma hierarquia de gnero e que sua natureza sexuada no era motivada pelo acaso.20 A questo da ausncia dos direitos especficos no que se refere aos direitos reprodutivos das mulheres, como o direito ao aborto que foi conquistado na maioria dos pases do Norte a partir dos anos 1970 e que ainda proibido na maioria dos pases da Amrica Latina , e aos direitos sexuais tem sido recorrentemente pesquisada nos pases desse bloco. Inmeras questes relacionadas sade reprodutiva foram trabalhadas, como a esterilizao feminina, as cesarianas desnecessrias, a mortalidade materna, entre outras, demonstrando o quanto foi e necessria a utilizao de uma abordagem de gnero na sade. A violncia domstica, sexual, familiar, a pouca presena das mulheres nos espaos pblicos de poder institucional, a responsabilidade feminina pelo espao privado, o machismo manifesto e o dissimulado, e o assdio sexual e moral no trabalho constituem-se alguns dos inmeros problemas sociais e sociolgicos que passaram a ser tratados pela Sociologia sob a tica de gnero por meio de pesquisas emprico-tericas (teses, dissertaes, monografias, livros, artigos), tornando visveis as implicaes sociais, polticas e econmicas da dominao masculina.

178

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

ESTUDOS DE GNERO: UMA SOCIOLOGIA FEMINISTA?

21

RUBIN, 1975.

22

SCOTT, 1990.

Ao apontar esses temas e problemas, as anlises decorrentes do dilogo da teoria feminista com a Sociologia (e poderamos dizer com a Antropologia, a Histria, a Filosofia e a Poltica) vo evidenciar que as questes da sade, da violncia, do trabalho, da religio, da cultura esto todas marcadas por relaes de poder e dominao entre os sexos e que a anlise desses problemas, tambm, no pode mascarar a compreenso das outras relaes sociais a ela associadas, como classe, raa/etnia. No que se refere aos problemas terico-conceituais, cabe destacar as teorias e os conceitos desenvolvidos pelos estudos de gnero e feministas. As questes bsicas da historicidade (por que, como, quando) da dominao masculina deram lugar a inmeras teorias explicativas e conceitos, que, com base em um dilogo com o marxismo, com o estruturalismo, a psicanlise, o ps-estruturalismo, passaram a integrar o universo das teorias sociais contemporneas. Entre esses conceitos, o mais integrado s pesquisas sociolgicas na academia brasileira e internacional o conceito de gnero, que d nome a esses estudos e responde pela construo social das diferenas entre os sexos. As diversas teorias que deram origem a esse conceito indicam a multiplicidade das reflexes feministas como tambm a incidncia de influncias tericas distintas e conflitantes. O aprofundamento desse conceito e sua diversificao nos possibilitam atualmente falar em teorias de gnero. O conceito de gnero foi construdo por estudiosas da lngua inglesa, como, por exemplo, Gayle Rubin, antroploga e feminista.21 Em um de seus primeiros textos sobre a questo que se tornaram clssicos na rea, The Traffic in Women: Notes on the Political Economy of Sex, Rubin procurou responder teoricamente recorrncia da opresso e subordinao social das mulheres com base em um dilogo crtico com a teoria antropolgica de Lvy-Strauss, com a psicanlise freudiana e com o marxismo. Em decorrncia desse debate, a autora reitera a idia de que gnero uma diviso dos sexos imposta socialmente e produzida nas relaes sociais da sexualidade, as quais compem o que ela denomina de sistemas de sexo/gnero. Por sua vez, a historiadora Joan W. Scott introduz o conceito de gnero na Histria com o seu famoso artigo Gender a Useful Category of Historical Analysis, publicado em 1986 na American Historical Review e traduzido em 1990 no Brasil.22 Scott dialoga com autores ps-estruturalistas como Michel Foucault e Gilles Deleuze e critica com eles a idia iluminista da existncia de um sujeito nico universal com caractersticas biolgicas consideradas a-histricas, que fundamentam os discursos da dominao masculina. Ao

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

179

LUCILA SCAVONE

23

SCOTT, 1992.

24 Nicole-Claude MATHIEU, 2000, p. 197.

Christine DELPHY, 2000, considera que patriarcado designa: de um lado, um sistema e no relaes individuais ou um estado de esprito; de outro, ele se diferencia do capitalismo, um sistema no redutvel ao outro.
25 26 27

BUTLER, 2003. WITTIG, 1980.

28

Stevi JACKSON, 1999, p. 17.

propor o uso da categoria Gnero para a anlise histrica e, por decorrncia, para as Cincias Sociais , pretende compreender e explicar significativamente o carter relacional, transversal e varivel dessa categoria analtica. Gnero uma categoria de anlise histrica, cultural e poltica, e expressa relaes de poder, o que possibilita utilizla em termos de diferentes sistemas de gnero e na relao desses com outras categorias, como raa, classe ou etnia, e, tambm, levar em conta a possibilidade da mudana.23 Na lngua francesa o conceito de relaes sociais de sexo (rapports sociaux de sexe) teria um significado semelhante ao da construo do sexo social, apesar de ter uma base materialista marxista mais explcita que o conceito de gnero, que est, na maioria das vezes, mais atrelado s teorias ps-estruturalistas e ps-modernas. Mas, ambos consideram a existncia de relaes que so transversais a todas as sociedades e, sobretudo, ambos rompem com o binarismo das categorias mulher e homem. Entretanto, h autoras que consideram a noo de estudos de gnero mais neutra e andina, do ponto de vista poltico, do que as noes de estudos feministas, estudos gays e lsbicos, o que possibilita continuar os estudos sobre os aspectos simblicos e ideolgicos do masculino e do feminino sem referncia opresso do sexo feminino.24 Apesar disto, Christine Delphy, sociloga e uma das mais reputadas expoentes do feminismo materialista francs, utiliza o conceito de gnero. Para ela, entretanto, o gnero que produz o sexo biolgico e d pertinncia diferena anatmica a qual considera sem sentido e divide a humanidade em duas categorias de gnero. E diferentemente de outras conotaes do conceito, ela considera que o gnero existe como diviso social graas ao patriarcado, o qual define como um sistema total.25 Outro desdobramento do conceito de gnero foi dado a partir dos anos 1990 pela teoria queer, que ultrapassa os gneros (transgendering), conforme a filsofa feminista Butler ao questionar a normatividade heterossexual e ressaltar o aspecto socialmente contingente e transformvel dos corpos e da sexualidade (gays, lsbicas, transexuais, travestis, bissexuais). 26 Como Delphy, Butler se inspira inicialmente em Monique Wittig,27 entretanto, atm-se mais sua contribuio crtica sobre a matriz heterossexual, que d ao gnero uma heterossexualidade normativa, do que s suas questes sobre as desigualdades estruturais, as quais foram, tambm, consideradas por Delphy por sua postura materialista.28 interessante ressaltar os dilogos com outros pensadores contemporneos que possibilitaram uma interlocuo crtica com a teoria feminista. Assim foi, por

180

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

ESTUDOS DE GNERO: UMA SOCIOLOGIA FEMINISTA?

29

FRASER, 1987, p. 40.

30

FRASER, 1987, p. 46.

31

Michel FOUCAULT, 1976, 1979, 1984b e 1984a.

32

Lucila SCAVONE, 2004 e 2006.

33

FRASER, 1987; e Josefina FERNNDEZ, 2000.

exemplo, a anlise que a terica feminista e filsofa Nancy Fraser29 fez da ao comunicativa de Jrgen Habermas, o qual, ao colocar a famlia na esfera da reproduo simblica por oposio esfera da reproduo material, que realiza o trabalho social , oculta o trabalho social que as mulheres exercem na reproduo da vida. Por outro lado, a autora mostra como Habermas, ao distinguir ao assegurada normativamente de ao obtida comunicativamente, consegue oferecer (a quem interessar possa) um bom instrumento de anlise terica s relaes de gnero na famlia. De fato, a autora mostra que essas categorias aplicadas em uma pesquisa sobre padres de comunicao entre maridos e mulheres podem nos capacitar a captar algo importante sobre a dinmica intrafamiliar no mbito da dominao masculina: os homens tendem a controlar e dar as diretrizes das conversas, as mulheres tendem a fazer o trabalho de interao ao colocar perguntas e oferecer apoio verbal conversao.30 Dos autores contemporneos, Michel Foucault foi um dos pensadores cuja teoria proporcionou maior possibilidade de dilogo com o feminismo, especialmente, por suas anlises sobre as questes do corpo, da sexualidade, da Medicina, das tecnologias de poder, mostrando como produzem sujeitos/corpos disciplinados.31 Alguns aspectos de sua teoria foram utilizados pelas estudiosas feministas a analtica do poder, a crtica ao sujeito nico universal, a aceitao da diversidade e multiplici-dade das relaes sociais e apresentam elementos com muitas afinidades com o feminismo e que contriburam para o avano das teorias de gnero. No foi por acaso que Joan Scott, Gayle Rubin, Judith Butler, entre outras, mantiveram dilogo com sua teoria. As pesquisas feministas sobre sade das mulheres, cujo objeto de estudo est voltado para o corpo, tiveram de uma maneira ou de outra inmeras influncias das teorias foucaultianas.32 Apesar dessa reconhecida influncia, algumas autoras33 tm mostrado que o dilogo de Foucault com o feminismo, tambm, foi construdo com muitas ambigidades e tenses. Isto porque, ao mesmo tempo que ele contribuiu para desconstruir o discurso normativo sobre dominao e poder na sociedade, construiu uma outra normatividade para o desenvolvimento da emancipao futura, que, por estar demasiadamente ancorada na realizao das identidades subjetivas, tenderia a esvaziar a possibilidade de sadas coletivas, chocando-se com a proposta do movimento feminista. Entretanto, sempre bom lembrar que o feminismo do final do sculo XX explode com a noo de fixidez e sugere uma luta poltica mvel de resistncias aos poderes institudos e aos micropoderes.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

181

LUCILA SCAVONE

34

Yvez SINTOMER, 1999.

35 BOURDIEU, 1990 e 1998. Interessante lembrar que a produo terica feminista s foi includa nas suas reflexes aps um encontro promovido pelas socilogas feministas do CNRS, com sua presena. A resposta de Bourdieu foi publicada no Brasil por Marta Jlia LOPES, 1996. 36 Dominique FOUGEYROLLASSCHEWEBEL, 1999; Michle PERROT, 1999; e Mariza CORRA, 1999.

37 Helena HIRATA e Hlne LE DOAR, 1998; e Franoise BATTAGLIOLA, 1999.

Por outro lado, foi o socilogo Pierre Bourdieu um dos tericos que mais suscitaram adeses, crticas e rejeies entre as tericas feministas com os seus estudos e reflexes sobre a dominao masculina, provavelmente, por seu lugar de intelectual dominante, mas, sobretudo, pela aplicao de sua teoria a um objeto cujo desenvolvimento terico j estava muito mais avanado do que o construdo por seu campo analtico.34 De fato, o seu primeiro artigo sobre a dominao masculina no incluiu referncias significativas produo feminista, que s foram includas, posteriormente, em seu livro sobre o tema.35 Cabe ressaltar, ainda, a crtica sua pretenso em formular um caminho para o feminismo (e, diga-se de passagem, para outros movimentos sociais), desqualificando, em certo sentido, a trajetria poltica desse movimento.36 Uma das crticas feministas mais recorrentes sua teoria da dominao masculina refere-se ao pressuposto da incorporao e da aceitao que os dominados (no caso, as mulheres) teriam para com os dominantes (no caso, os homens) pelo fato de terem internalizado em seus corpos os esquemas de dominao como Habitus, isto , sistemas de disposies adquiridas que internalizam as estruturas sociais. As crticas a essa anlise costumam considerar que as mulheres apareceriam como responsveis da dominao. Em contrapartida, os conceitos da sociologia de Bourdieu foram e so utilizados, freqentemente, em estudos e pesquisas acadmicas e militantes de cunho feminista, particularmente, os relacionados a dominao, poder e violncia simblica, a trabalho e a condies de sua reproduo, e a prpria noo de habitus, de campo, entre outros, para o entendimento da permanncia da dominao masculina.37

Na trama das sociologias especficas


Fruto de um dilogo com o pensamento social, a teoria de gnero, em suas diferentes abordagens, retoma uma das questes centrais do feminismo: a indignao diante de um mundo tambm dividido em gneros. A incorporao dessa teoria nas Cincias Sociais efetivada pela utilizao cada vez mais recorrente de seus principais conceitos gnero, relaes sociais de sexo, patriarcado, dominao masculina e pelas implicaes de fundo que os acompanham. No campo da Sociologia h sempre uma tendncia de articulao da teoria feminista e de gnero com reflexes polticas e sociais mais amplas. Alm disso, cabe lembrar que uma sociologia feminista comporta a bagagem comum

182

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

ESTUDOS DE GNERO: UMA SOCIOLOGIA FEMINISTA?

38

Batrice APPAY, 2005, p. 212. Ver, tambm, nota 35 deste texto.

39

FOUCAULT, 1994.

de teorias, mtodos e hipteses, procedimentos de pesquisa da Sociologia, alm do acmulo terico, cientfico e poltico que o seu objeto de estudo lhe demanda: as relaes sociais de gnero. com base nesse objeto que a sociologia feminista escolhe o dilogo com as teorias sociolgicas ou com as outras Cincias Humanas e a Filosofia. Tal dilogo inspira-se em uma cincia tambm j dividida em gneros. Basta verificar que os dilogos so com os expoentes dessas cincias e que eles mesmos esto em situao de dominao no campo cientfico, tambm de dominao masculina. Se os elementos das teorias que oferecem so usados pelas estudiosas feministas para levar adiante uma nova teoria, o que no pode ser ignorado que esse dilogo ainda se constitui em via de mo nica. Fato cabal a omisso da produo dos estudos feministas e de gnero pela sociologia dominante; Appay refere-se, por exemplo, omisso de referncias produo de Delphy em dois importantes trabalhos sobre a histria da sociologia da famlia na Frana, apesar de sua contribuio nesse campo ser internacionalmente reconhecida. Da mesma forma, Bourdieu conceituou a dominao masculina, em um primeiro momento, omitindo as principais produes feministas que j tinham tratado do assunto.38 Mas, para alm das questes prprias ao crescimento do campo, cabe observar que socilogas e filsofas feministas tm desenvolvido uma crtica importante sobre questes contemporneas urgentes, tais quais os avanos das biotecnologias e seus impactos sociais, reflexes sobre uma sociedade presente/futura em que o humano e a tecnologia interpenetram-se. Tornar transparente as implicaes sociais e polticas de um progresso que esconde, em sua promessa de perfeio, uma sociedade sexista (alm disso, racista e classista) seria um dos objetivos da sociologia feminista. Ao buscar a relao entre a natureza e a cultura, o particular e o universal, a razo e a emoo, enfim, entre o individuo e a sociedade, essa sociologia estaria contribuindo no s para a construo de novos conhecimentos cientficos, mas tambm para uma sociedade com caminhos abertos para as prticas de liberdade. Para Foucault,39 essas prticas seriam novas formas de agir em relao ao mundo, que, ao impedirem a recriao de outras relaes de poder, poderiam dar lugar ao cultivo de uma tica fundada em uma esttica da existncia e realizar uma das premissas paradigmticas do movimento feminista contemporneo: a de que o privado tambm poltico.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

183

LUCILA SCAVONE

Referncias bibliogrficas
APPAY Batrice. Delphy, un apport incountournable la sociologie. Cahiers du Genre, Paris: LHarmattan, n. 38, p. 213-221, 2005. BATTAGLIOLA, Franoise. Des femmes aux marges de lactivit, au coeur de la flxibilit. Revue Travail, Genre et Socits, Paris: LHarmattan, n. 1, p. 157-177, 1999. BEAUVOIR, Simone de. Le deuxime sexe. Gallimard: Paris, 1974 [1949]. BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, n. 84, p. 2-31, 1990. ______. La domination masculine. Paris: Seuil, 1998. BRAIDOTTI, Rosi. Vers une subjectivit viable: un point de vue philosophique et fministe. In: PINSART, MarieGenevive. Genre et biothique. Paris: VRIN, 2003. p. 2752. BUTLER, Judith. Problemas de gnero. Feminismo e subverso da identidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. CHAPERON, Sylvie. Les Annes Beauvoir 1945-1970. Paris: Fayard: 2000. COLLIN, Franoise. Du moderne au Post-Moderne. Cahiers du GEDISST, Paris, n. 14, p. 7-26, 1995. CORCUFF , Philippe. Les Nouvelles Sociologies. Paris: Nathan, 1995. CORRA, Mariza. Bourdieu e o sexo da dominao. Revista Novos Estudos, CEBRAP , n. 54, p. 43-53, jul. 1999. DELPHY, Christine. Patriarcat (thories du) in dictionnaire critique du fminisme. Paris: PUF , 2000. p. 141-146. FERNNDEZ, Josefina. Foucault, marido o amante? Algunas tensiones entre Foucault y el Feminismo. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 2, p. 127-148, 2000. FLAX, Jane. Ps-Modernismo e relaes de gnero na teoria feminista. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Helosa (Org.). PsModernismo e poltica. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. p. 217-250. FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualit I: la volont de savoir. Paris: Gallimard, 1976. ______. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. ______. Histoire de la sexualit III: le souci de soi. Paris: Gallimard, 1984a. ______. Histoire de la sexualit II: lusage des plaisirs. Paris: Gallimard, 1984b. ______. Dits et crits IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 1994. p. 708-729, FOUGEYROLLAS-SCHEWEBEL, Dominique. Aux marges de la domination masculine: le fminisme. In: RIOT-SARCEY,

184

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

ESTUDOS DE GNERO: UMA SOCIOLOGIA FEMINISTA?

Michele; PLANT, Christine; VARIKAS, Eleni (Orgs.). Fminismes au Prsent. Futur Antrieur, Paris: LHarmattan, p. 247-250, 1999. (Supplment). FRASER, Nancy. O que crtico na teoria crtica? O argumento de Habermas e o gnero. In: FRASER, Nancy; BENHABIB, S.; CORNELL, D. (Orgs.). Feminismo como crtica da modernidade. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1987. p. 38-65. ______. Democracia, gnero e justia social. In: BRUSCHINI, Cristina; UNBEHAUM, Sandra (Orgs.). Gnero, democracia e sociedade brasileira. So Paulo: Editora 34, 2002. p. 59-78. GUILBERT, Madaleine. Le travail des femmes. Revue Franaise du Travail, n. 8, p. 663-71, 1946. HARAWAY, Donna. Um manifesto para os cyborgs: cincia, tecnologia e feminismo socialista na dcada de 80. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Helosa (Org.). Tendncias e impasses. O feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 243-288. HIRATA, Helena; LE DOAR, Hlne. Les paradoxes de la mondialisation. Cahiers du Gedisst, n. 21, p. 5-34, 1998. JACKSON, Stevi. Thoriser le genre: lhritage de Beauvoir. NQF, v. 20, n. 4, p. 5-17, 1999. JAMESON, Frederic. Periodizando os anos 60. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Helosa (Org.). Ps-Modernismo e poltica. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. p. 81-126. KRISTEVA, Jlia. Le temps des femmes. Cahiers des Recherches en Sciences, Paris, n. 5, p. 33-44, 1979. LOPES, Marta Jlia (Org.). Gnero e sade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. MACHADO ZANOTTA, Lia. Feminismo, academia e interdisciplinaridade. In: COSTA, Albertina; BRUSCHINI, Cristina (Orgs.). Uma questo de gnero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; So Paulo: Fundao Carlos Chagas, 1992. p. 24-38. MATHIEU, Nicole-Claude. Sexe et Genre. In: HIRATA, Helena et al. (Orgs.) Dictionnaire critique du fminisme. Paris: PUF , 2000. p. 141-146. MEAD, Margareth. Male and Female. New York: William Morrow and Co. Inc., 1948. PERROT, Michle. La domination masculine de Pierre Bourdieu. Revue Travail, Genre et Socits , Paris: LHarmattan, n. 1, p. 202-207, 1999. RUBIN, Gayle. The Traffic in Women: Notes on the Political Economy of Sex. In: REITER, Rayna (Org.). Toward an Anthropology of Women. New York and London: Monthly Review Press, 1975. p. 175-210. SANTOS, Boaventura de S. Introduo a uma cincia psmoderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

185

LUCILA SCAVONE

SCAVONE, Lucila. O feminismo e Michel Foucault: afinidades eletivas?. In: SCAVONE, Lucila; ALVAREZ, Marcos Csar; MISKOLCI, Richard (Orgs.). O legado de Foucault. So Paulo, EDUNESP/FAPESP , 2006. p. 81-99. ______. Dar a vida e cuidar da vida: feminismo e Cincias Sociais. So Paulo: EDUNESP , 2004. SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a cincia? Bauru, SP: EDUSC, 2001. SCOTT, Joan W. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990. ______. Histria das mulheres. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da Histria. So Paulo: EDUNESP , 1992. ______. La citoyenne paradoxale. Les fministes franaises et les droits de lhomme. Paris: Albimn Michel, 1998. ______. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, v. 13, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2005. SINTOMER, Yves. Controverses autour du livre de Pierre Bourdieu la domination masculine. Revue Travail, Genre et Socit, n. 1, p. 208-213, avril 1999. WAJCMAN, Judy. La construction mutuelle des techniques et du genre: ltat des recherches en sociologie. In: CHABAUD-RYCHTER, Danielle; GARDEY, Delphine (Orgs.). Lengedrement des choses. Des hommes, des femmes et des techniques . Paris: editions des Archives Contemporaines, 2002. p. 51-64. WITTIG, Monique. La pense straight. Questions Fministes, Paris: Tierce, n. 7, fvr. 1980. [Recebido em maio de 2006 e aceito para publicao em outubro de 2007]

Gender Studies: A Feminist Sociology? Abstract: This article dwells on the political and scientific implications of Gender and Feminist Abstract Studies aiming not only at rescuing its legitimate place in the construction of a Gender and/or Feminist Sociology, as well as remembering its non-neutrality showing how they emerged from a dialog between the social movement theory and the theories. Part of this dialog is discussed and the conceptual innovations that they have enhanced in Social Sciences are emphasized. Key Words Words: Gender Studies; Feminist Sociology; Social Science and Gender; Genders Theories; Contemporary Sociology.

186

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(1): 173-186, janeiro-abril/2008

Potrebbero piacerti anche