Sei sulla pagina 1di 13

21/4/2014

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre


Coordenadas: 16 S, 50 W

Nota: Goiano redireciona para este artigo. Para o ex-jogador do Corinthians, veja Goiano (futebolista). Para outros significados de Gois, vejaGois (desambiguao). Gois (pronncia em portugus: [ojas]) uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se a leste da Regio Centro-Oeste, no Planalto Central brasileiro. O seu territrio de 340.086 km, sendo delimitado pelos estados do Mato Grosso do Sul a sudoeste, Mato Grosso a oeste, Tocantinsa norte, Bahia a nordeste,Minas Gerais a leste, sudeste e sul e peloDistrito Federal a leste. Goinia a capital e maior cidade do estado, assim como sede da Regio Metropolitana de Goinia, a nica no estado. Outras cidades importantes, fora da regio metropolitana de Goinia, so: Anpolis, Rio Verde, Itumbiara, Catalo,Luzinia, Formosa, Jata,Porangatu, Caldas Novas,Goiansia, Mineiros,Cristalina, Quirinpolis eNiquelndia, que tambm so as maiores cidadesem populao do interior do estado, alm das cidades que compem oEntorno do Distrito Federal. Ao todo so 246 municpios 6 . Com 6 004 045habitantes2 o estado mais populoso do Centro-Oeste e o nono mais ricodo pas. Segundo oTribunal Regional Eleitoralde Gois, em junho de 2011 registram-se em Gois 4.061.613 eleitores7 . A origem do topnimo Gois (anteriormente, Goyaz) incerta e necessita de pesquisas mais aprofundadas. Usualmente, afirma-se que o termo viria da suposta tribo dos ndios Goiases que teria habitado a regio prxima a Cidade de Gois e se extinguido rapidamente. Entretanto, no h qualquer vestgio fsico ou imaterial da existncia real de tal tribo8. Podemos encontrar apenas relatos distantes, esparsos e divergentes9que apontam que haveria um mito entre os indgenas e caboclos vicentinos, principais integrantes das bandeiras que iniciaram a ocupao de Gois no sculo XVIII, dizendo que haveria no interior do continente um povo chamado Goy ou Guaiana que possua cermica e agricultura bem desenvolvidas e seriam parentes da Nao Tupi. Da o termo Guai, forma composta de Gua e i, que em Tupi significa, entre outras possibilidades, "indivduo igual", "pessoas de mesma origem". Isto nos leva a supor que quando as bandeiras encontraram ouro na Serra Dourada, prximo atual cidade de Gois, o nome mtico "Guai" teria sido empregado para denominar a rea pelos indgenas paulistas, que tambm pertenciam ao grupo Tupi. Como os nicos integrantes dos Tupis na regio eram os Av-Canoeiros, podemos concluir que eles tiveram na realidade contato com esta tribo. Outra concluso possvel e que seriam Kaiaps10 . Assim, o topnimo Gois viria de um engano dos primeiros bandeirantes, motivado pelos mitos dos indgenas que compunham as bandeiras. O nome Gois, quando utilizado no meio de uma frase, dispensa o emprego de artigo, similarmente ao que acontece na designao dos estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Alagoas e de Minas Gerais.
ndice [esconder] 1 Histria 1.1 Perodo colonial 1.1.1 Separao da Capitania de So Paulo 1.2 Imprio 1.3 Repblica 1.4 Construo de Goinia 2 Geografia 2.1 Relevo 2.2 Clima 2.3 Vegetao 2.4 Fauna 2.5 Hidrografia 2.6 Meio ambiente 3 Demografia 3.1 Composio tnica 4 Poltica 4.1 Smbolos estaduais 4.1.1 Bandeira 4.1.2 Braso 4.1.3 Hino 4.2 Governantes de Gois 4.3 Deputados estaduais 4.4 rgos e empresas governamentais 5 Subdivises 6 Economia 6.1 Setor primrio 6.2 Setor secundrio Localizao - Regio - Estados limtrofes - Mesorregies - Microrregies - Municpios Capital Governo - Governador(a) - Vicegovernador(a) - Deputados federais - Deputados estaduais - Senadores rea - Total Populao - Estimativa - Censo 2011 - Densidade Economia - PIB - PIB per capita Indicadores - Esper. de vida - Mort. infantil - Analfabetismo - IDH (2010) Fuso horrio Clima Cd. ISO 31662 Site governamental 340 111,783 km (7) 1 2013 6 434 052 hab. (12)2 6 080 588 hab.2 18,92 hab./km (7) 20113 R$111.269.000 (9) R$18.298 (11) 20084 73,6 anos (9) 17,7 nasc. (10) 7,32% (08) 0,735 (8) alto 5 UTC03:00 tropical e tropical de altitude [[Classificao climtica de Kppen-Geiger|]] BR-GO http://www.goias.gov.br/ Centro-Oeste Mato Grosso do Sul (SO),Mato Grosso (O), Tocantins(N), Bahia (NE), Minas Gerais (L, SE e S) e Distrito Federal (L) 5 18 246 Goinia Marconi Perillo (PSDB) Jos Eliton (DEM) 17 41 Cyro Miranda Jnior (PSDB) Wilder Morais (DEM) Lcia Vnia (PSDB)
(Bandeira) Hino: Hino de Gois Gentlico: goiano (Braso)

Estado de Gois

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

1/13

21/4/2014
6.3 Setor tercirio 6.4 Arrecadao do ICMS 6.5 Balana Comercial 6.6 Consumo de Energia Eltrica 7 Infra-estrutura 7.1 Sade 7.2 Educao 7.3 Transportes 8 Cultura 8.1 Artes 8.2 Museus 8.3 Culinria 8.4 Patrimnio da Humanidade 8.5 Esportes 8.6 Eventos 9 Ver tambm 10 Referncias 11 Ligaes externas

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

Histria

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Ver artigo principal: Histria de Gois Os registros histricos mais antigos encontrados na regio do atual estado de Gois, foram datados de cerca de 11 mil anos atrs, o que indica que a ocupao humana na rea iniciou-se h milhares de anos. Grande parte dos stios arqueolgicos presentes no estado esto situados em Serranpolis, Caiapnia e na Bacia do Paran, abrigados em rochosos de arenito e quartzito, alm de grutas de macios calcrios. Alm destes, h fortes indcios de ocupao pr-histrica nos municpios de Uruau e Niquelndia que, juntos, abrigam abundante material ltico do homem pr-histrico, conhecido como "homem Paranaba".
11

Por conseguinte, o "Homem Paranaba" tido como o primeiro representante humano que viveu na rea, pertencente ao grupo caador-coletor. Outro grupo caador-coletor que viveu na regio foi o da "Fase Serranpolis", cujo comportamento foi influenciado por mudanas climticas, o que fez com que este passasse a se alimentar de moluscos terrestres e dulccolas, alm de uma quantidade maior de frutos.
11

Populaes

ceramistas tambm ocuparam o territrio goiano, em uma poca em que o clima e a vegetao eram, supostamente, semelhantes aos atuais. Estas populaes ceramistas viveram h cerca de dois mil anos, e eram divididos em: Una, Aratu, Uru e Tupi-Guarani.
11

A tradio Una, a mais antiga, habitava abrigos e grutas naturais. Alimentavam-se sobretudo de vegetais, e
Municpio de Gois em 1830.

cultivavam milho, cabaa, amendoim, abbora e algodo. Tambm foram responsveis pelo desenvolvimento da tecnologia da produo de vasilhames cermicos.
11

Os Aratus habitavam grandes agrupamentos, situados

em ambientes abertos, principalmente em matas prximas a rios ou riachos. So os primeiros aldees conhecidos. Assim como os Una, cultivavam milho, feijo e algodo. Eram responsveis pela produo de vasilhames cermicos de diferentes tamanhos e, confeccionavam rodelas de fusos, utilizados na fiao do algodo, dentre outros artefatos oriundos da manipulao da argila. J a populao da tradio Uru s veio chegar ao territrio do atual estado, muito tempo aps os Aratus. Sua passagem pela pr-histria goiana tornou-se conhecida atravs dos stios arqueolgicos localizados no vale do Rio Araguaia e seus afluentes, datados do sculo XII. A mais recente das populaes, os Tupi-Guaranis, datada de 600 anos atrs. Estes viviam em aldeias super populosas, dispersas na bacia do Alto Araguaia e na bacia do Tocantins.11

Perodo colonial [ editar | editar cdigo-fonte ]


Aos tempos do descobrimento do Brasil pelos portugueses, a regio do atual estado de Gois era habitada pelos ndios Avs-canoeiros, tupi-guaranis e tapuias.12 A ocupao do territrio goiano teve incio com Catarina Silva e as expedies de aventureiros (bandeirantes) provenientes da Capitania de So Paulo. As Bandeiras objetivavam capturar ndios que, por sua vez, serviam como mo-de-obra escrava no desenvolvimento da agricultura e minas, tanto no "territrio dos Goyazes" quanto na Capitania de So Paulo. Alm destas, outras expedies saam do Par, nas chamadas Descidas com vistas catequese e ao aldeamento dos ndios da regio. Todas essas expedies tinham como rota o territrio do atual estado, mas no se dava a criao de vilas permanentes e nem a manuteno de um notvel nmero de populao na regio.13 Com a descoberta de ouro na rea, a ocupao efetiva se consolidou, tornando-se propriamente dita. Devido descoberta de ouro em Minas Gerais (prximo Ouro Preto) e no Mato Grosso (prximo Cuiab) entre 1698 e 1718, acreditava-se que a regio tambm possua abundncia em minrios, ideia que ganhou fora com a crena, de origem renascentista, de que o ouro era mais abundante quanto mais prximo da Linha do Equador e no sentido leste-oeste. Assim sendo, a busca por ouro no territrio se intensificou cada vez mais, fazendo deste o foco das expedies dos Bandeirantes pela regio.
13 Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosrio, construda em 1728 em Pirenpolis. O maior e mais antigo patrimnio histrico e eclesistico, e maior exemplo barroco de Gois.

Umas das Bandeiras mais importantes recebida pelo territrio goiano foi a liderada por Francisco Bueno, a primeira a encontrar ouro nestas terras, em 1682, embora em pequena quantidade. A regio explorada por essa Bandeira estendeu-se das margens do Rio Araguaia at a regio do atual municpio de Anhanguera.Bartolomeu Bueno da Silva, filho de Francisco Bueno e conhecido por Anhanguera (Diabo velho), tambm fazia parte desta Bandeira. Segundo registros, Bartolomeu Bueno da Silva interessou-se pelo ouro que adornava algumas ndias de uma tribo, mas no obteve sucesso em obter informaes confiveis sobre a localizao exata desse ouro. Para descobrir a localizao, Anhanguera resolveu ameaar por fogo nas fontes e rios da regio, utilizando aguardente para convencer os ndios da tribo de que tinhas "poderes" e meios para fazer isto acontecer. Apavorados, os ndios levaram-no imediatamente s jazidas, surgindo assim o apelido "Anhanguera" (Diabo Velho ou Feiticeiro).13

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

2/13

21/4/2014

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

O filho de Anhanguera, tambm chamado Bartolomeu Bueno da Silva, tentou retornar aos locais onde seu pai havia passado, 40 anos aps o acontecido. Bueno da Silva tinha como objetivo encontrar a Serra dos Martrios, um lugar fantstico onde grandes cristais aflorariam, tendo formas semelhantes a coroas, lanas e cravos, referentes Paixo de Cristo. Esse lugar, mstico, nunca foi encontrado, mas este acabou chegando s regies prximas ao rio Vermelho, onde encontrou ouro em maior quantidade em 1722. tarde viria a se tornar a Vila Boa de Goyaz.
13 13

Bartolomeu Bueno da Silva acabou fixando-se na vila de Sant'Anna, em 1727, que mais

Depois de seu retorno So Paulo, onde apresentou os achados em terras goianas, Bueno da Silva foi nomeado capitomor das "minas das terras do povo Goi". Apesar disso, sua influncia foi sendo diminuda a medida que a administrao rgia se organizava na regio. Acusado de sonegao de rendas, Bueno da Silva perdeu direitos obtidos junto ao rei, falecendo pobre e sem poder em 1740. O ouro explorado na rea era retirado principalmente da superfcie dos rios, atravs da peneiragem do cascalho, se tornando escasso aps 1770. A regio passou a viver basicamente da pequena agricultura de subsistncia e de algumas atividades relativas pecuria. Nesta poca, as principais regies de Gois exploradas pela Capitania de So Paulo eram o Centro-Sul (proximidades dos limites com So Paulo). o Alto Tocantins e o Norte da capitania, at os limites da cidade de Porto Nacional (hoje pertencente ao Tocantins). Essas regies, entretanto, s viriam a receber ocupao humana intensamente a partir dossculos XIX e XX, como resultado da ampliao da pecuria e agricultura.
13 Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construda em 1750, em Pirenpolis.

Separao da Capitania de So Paulo [ editar | editar cdigo-fonte ] O atual estado de Gois foi administrado, no perodo colnia, pela Capitania de So Paulo, na poca a maior delas, estendendo-se do Uruguai at o atual estado de Rondnia. Todavia, seu poder no era to extenso e proeminente, ficando distante das populaes e, tambm, dos rendimentos.
13

Depois da descoberta de ouro em Gois, em 1722, os portugueses buscaram aproximar-se da regio produtora, como uma forma de controlar melhor a produo de ouro e evitar o contrabando, alm de servir como uma resposta mais imediata aos ataques dos ndios e controlar os conflitos e revoltas entre os mineradores. Assim sendo, foi criado atravs de alvar rgio a Capitania de Gois, desmembrada de So Paulo em 1744, com a diviso efetivada em 1748. O primeiro governador da ento Capitania de Goyaz foi Dom Marcos de Noronha, que passou a residir em Vila Boa de Goyaz.13 Durante a maior parte do perodo colonial e imperial, os limites territoriais entre as capitanias e provncias no eram demarcados com exatido, estando quase sempre definidos pelos limites das parquias ou atravs de deliberaes polticas oriundas do poder central. Nesse perodo, Gois foi uma das administraes a sofrer maiores perdas de territrio, com diversas divises. Duas perdas significativas de territrio marcaram Gois na poca colonial: O Tringulo Mineiro e o Leste do Mato do Grosso.
13

A regio que hoje corresponde ao Tringulo Mineiro pertenceu capitania de Gois, desde sua criao, em 1744, at 1816, pouco antes da independncia brasileira. A regio foi incorporada Minas Gerais devido a presses pessoais de integrantes de grupos dirigentes da regio. Apesar de ter passado hegemonia mineira, o Tringulo continuou sofrendo influncia goiana nas suas mais variadas aes, sobretudo na questo poltica. Em 1861, a Assembleia Geral sediou uma das maiores discusses polticas poca, entre parlamentares de Minas Gerais e de Gois, por conta da tentativa mineira de ampliar ainda mais o territrio de Minas Gerais, incorporando reas do Sul Goiano e prximas ao Rio So Marcos, administradas pela Capitania de Gois.13 As capitanias de Mato Grosso e Goyaz comearam as discusses acerca de seus limites territoriais em 1753. Como resultado das discusses, ficou definido que os limites entre as duas capitanias seria a partir do Rio das Mortes at o Rio Pardo, sendo que este ltimo seria usado como o ltimo limite entre as duas, por sua localizao quase na fronteira do Brasil com Bolvia. Em 1838, o Mato Grosso reiniciou as movimentaes de contestao de limites territoriais, criando a vila de Sant'Ana do Paranaba, prximo ao limite pr-estabelecido com Gois. O caso foi tratado pela Assembleia Geral apenas em 1864, que criou uma legislao especfica para o entrave. A situao perdurou at a Repblica Velha, com a criao do municpio de Araguaia em 1913 por parte do Mato Grosso, e criao de Mineiros por parte de Gois, o que culminou no agravamento do conflito. A questo ficou em suspenso at 1975, quando uma nova demarcao foi efetuada, durante o Regime militar. A deciso final veio em 2001, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) demarcou, por definitivo, a nascente "A" do Rio Araguaia como ponto de partida das linhas demarcatrias entre os dois estados, resultando em perda territorial para Gois.13

Imprio [ editar | editar cdigo-fonte ]


De 1780 em diante, a Capitania de Gois iniciou um processo de ruralizao e regresso a uma economia de subsistncia, devido ao esgotamento das jazidas aurferas, o que causou graves problemas financeiros, pela ausncia de um produto bsico rentvel. Os portugueses agiram ativamente para tentar reverter essa situao, incentivando e promovendo a agricultura na regio. Todavia, a ao no gerou resultados positivos, j que os agricultores temiam o pagamento de dzimos. Outros motivos que contriburam para o fracasso da iniciativa foi a ausncia de um mercado consumidor, dificuldade de exportao sobretudo pela ausncia de um sistema virio - e a falta de interesse dos mineiros pelo trabalho agrcola, pouco rentvel.
14

Quando o Brasil conquistou a independncia, em 1822, a Capitania de Goyaz foi elevada categoria de provncia. Porm, essa mudana pouco alterou a realidade socioeconmica de Gois, que ainda enfrentava um quadro de pobreza e isolamento geogrfico. Poucas mudanas ocorreram, sendo a maioria de ordem poltica e administrativa. A expanso da pecuria em Gois alcanou relativo xito nas trs primeiras dcadas do sculo XIX, resultando em um significativo aumento populacional, principalmente no sul da provncia.
14

A maioria dos migrantes que chegavam ao estado, vinham de

outras provncias prximas, como Gro-Par,Maranho, Bahia e Minas Gerais. Com essa migrao, surgiram novas localidades, que logo tornaram-se cidades: no sudoeste goiano, Rio Verde, Jata,Mineiros, Caiapnia (ento Rio Bonito), Quirinpolis (ento Capelinha), entre outras. O norte da provncia tambm mudou consideravelmente com o aumento populacional. Alm do surgimento de novas cidades, as que j existiam (Imperatriz, Palma, So Jos do Duro, So Domingos, Carolina e Arraias, ganharam novo impulso.14 O poder central, apesar de distante, ainda exercia amplo poder sobre a regio, pois detinham a livre escolha dos presidentes de provncia e outros cargos de importncia poltica - todos de nacionalidade portuguesa - descontentando os grupos locais. Aps a abdicao de D.Pedro I, Gois experimentou um movimento nacionalista liderado pelo padre Luiz Bartolomeu Marquez, pelo bispo Dom Fernando Ferreira e pelo coronel Felipe Antnio. De imediato, o movimento recebeu o apoio das tropas, conseguindo depor todos os portugueses que ocupavam cargos pblicos em Gois, entre eles, o presidente da provncia.
14 Cartaz publicitrio anunciando a venda de lotes em Goinia, poca da construo da cidade.

Vrios partidos foram fundados na provncia por grupos locais insatisfeitos com a influncia exercida pelo governo central. Nas ltimas dcadas do sculo XIX, surgiram os partidos O Liberal, em 1878, e o Conservador, em 1882. Jornais tambm foram fundados, usados principalmente como meio de difuso das ideias destes partidos, entre eles Tribuna Livre, Publicador Goiano, Jornal do Comrcio, Folha de Goyaz e O Libertador. Com isso, representantes prprios foram
14

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

3/13

21/4/2014

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre


14

enviados Cmara Alta, fortalecendo grupos polticos locais e lanando as bases para as futuras oligarquias.

O jornal O Libertador havia sido fundado pelo poeta goiano Antnio Flix de Bulhes, e usado por este como meio de divulgao de seus ideais abolicionistas. Flix de Bulhes tambm promoveu festas para angariar fundos, com o objetivo de alforriar escravos, e comps o Hino Abolicionista Goiano. Com a sua morte, em 1887, vrias sociedades emancipadoras se uniram e fundaram a Confederao Abolicionista Flix de Bulhes. Aproximadamente 4 mil escravos viviam em Gois, poca da promulgao da Lei urea, sancionada em 13 de maio de 1888.
14

O ensino educacional em Gois foi regulamentado em 1835, pelo presidente da provncia, Jos Rodrigues Jardim. Em 1846, foi criado na ento capital, Cidade de Gois, o Liceu, que contava com o ensino secundrio. poca, jovens do interior de famlia classe mdia-alta e alta concluam seus estudos em Minas Gerais e faziam curso superior em So Paulo, e os de famlia menos abastada, encaminhavam-se para a escola militar ou seminrios. No entanto, a maioria da populao permanecia analfabeta. Somente em 1882 foi criada a primeira Escola Normal de Gois, na capital deste.14

Repblica [ editar | editar cdigo-fonte ]


O Brasil passou ao regime republicano em 15 de novembro de 1889, fazendo de Gois um estado. Entretanto, pouco se modificou na unidade administrativa em termos socioeconmicos, em especial pelo isolamento resultante da carncia dos meios de comunicao. Aliado a isso, a ausncia de centros urbanos e de um mercado interno, alm de uma economia de subsistncia, tambm contriburam para os problemas enfrentados pela populao goiana. Apenas mudanas administrativas e polticas foram vistas.
15

A primeira fase da Repblica no Brasil, que durou desde sua proclamao at1930, acentuou a disputa entre as elites oligrquicas de Gois pelo poder poltico. Os principais grupos de elite eram os Bulhes, os Fleury, e os Jardim Caiado, que exerciam influncia nas mais diversas atividades do estado. Os Bulhes apresentaram forte influncia sobre a poltica do estado at por volta de 1912, com sua liderana maior em Jos Leopoldo de Bulhes, sucedidos pela elite oligrquica dos Jardim Caiado, liderada por Antnio Ramos Caiado, com seu poder exercido at 1930.
15 15

Um dos meios de desenvolvimento advindos da mudana para o perodo republicano, de forma imediata, foi a instalao do telgrafo em 1891, usado para a transmisso de notcias. Posteriormente, a estrada de ferro em territrio goiano, que chegou no incio do sculo XX, tambm foi de grande importncia para a urbanizao na regio e a ligao com outras partes do pas, facilitando a produo de arroz para exportao.15 Entretanto, a estrada de ferro no se estendeu at a cidade de Gois, capital estadual poca, assim como no se prolongou ao norte do estado, devido principalmente a falta de recursos financeiros. Essas regies permaneciam praticamente incomunicveis. A pecuria, predominante na parte sul, passou a ser o setor mais importante da economia.
15

Com a Revoluo de 1930, que levou Getlio Vargas Presidncia do Brasil, foram registradas alteraes no cenrio poltico estadual. Getlio Vargas destituiu os governadores e nomeou um governo provisrio composto por trs membros. O Dr. Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado em Gois, passando a ser interventor do estado dias aps sua primeira nomeao.15 Outra iniciativa surgida como resultado da revoluo foi um plano de ao adotado pelo governo nacional, para levar desenvolvimento a alguns estados interioranos do pas, entre os quais Gois, que recebeu investimentos nas reas do transporte, educao, sade e exportao. O plano de ao de desenvolvimento em Gois previa uma outra medida para alcanar o objetivo: A mudana da capital estadual e construo da futura capital.
15

Construo de Goinia [ editar | editar cdigo-fonte ]


Os ideais de "progresso e desenvolvimento", levantados durante a revoluo de 1930, foram os principais impulsionadores da mudana da capital goiana, proposta que j havia sido pensada em governos anteriores, mas que nunca havia sido habilitada em parte por falta de apoio do governo nacional. A regio onde se encontra a atual capital foi escolhida por apresentar melhores condies hidrogrficas, topogrficas, climticas e pela proximidade da estrada de ferro. No dia 24 de outubro de 1933, lanou-se o projeto de construo e mudana da sede do governo do estado de Gois, sendo que dois anos depois, em 7 de novembrode 1935, a mudana provisria da nova capital foi iniciada. Para escolher o nome da nova capital, foi promovido um concurso, administrado pelo semanrio "O Social". O nome escolhido foi "Goinia", conforme sugerido pelo professor Alfredo de Castro.15 Em 23 de maro de 1937, a mudana da capital para Goinia foi finalizada. O municpio de Gois perdeu o posto de sede estadual por meio do Decreto 1.816 daquele ano. Cinco anos aps sua instalao definitiva como capital, Goinia j registrava 15 mil habitantes, atrados principalmente do norte de Gois e de estados prximos, como Minas Gerais,Piau, Bahia e Maranho.
15

Gois experimentou um crescimento acelerado em vrios setores, a partir de 1940, resultado de polticas adotadas tanto pelo governo estadual quanto pelo governo nacional, como o desbravamento do Mato Grosso Goiano, a campanha nacional de "Marcha para o Oeste" - com a finalidade de povoao de reas do interior do Brasil - e a construo de Braslia, que viria a ser a nova capital nacional, assim como ocorrido com Goinia. A imigrao no estado se intensificou, a urbanizao e o xodo rural foram estimuladas, e a agropecuria se espalhou para outras partes do territrio, que no fossem apenas o sul. Entretanto, assim como outras partes do pas, a industrializao ainda era recorrente e a economia era quase que integralmente dependente do setor primrio (agricultura e pecuria), com a vigncia do sistema latifundirio.15 Em contrapartida, como meio de estimular o desenvolvimento de outras reas econmicas no estado (principalmente a industrializao), foram criados o Banco do Estado e a Centrais Eltricas de Gois (CELG), na dcada de 1950. A continuao dessa inciativa se deu no governo deMauro Borges Teixeira, que governou Gois entre 1960 e 1964. Mauro Borges Teixeira tambm procurou descentralizar a economia, elaborando outro projeto, chamado de "Plano de Desenvolvimento Econmico de Gois", que funcionou como uma diretriz onde se abrangia reas de agricultura e pecuria, transportes e comunicaes, energia eltrica, educao e cultura, sade e assistncia social, levantamento de recursos naturais e turismo. Nesta poca vrias autarquias e paraestatais foram criadas, entre elas o Consrcio de Empresas de Radiodifuso e Notcias do Estado (CERNE), a Organizao de Sade do Estado de Gois (OSEG), a Escola de Formao de Operadores de Mquinas Agrcolas e Rodovirias (EFOMARGO), a Caixa Econmica do Estado de Gois (CAIXAEGO), o Instituto de Assistncia dos Servidores Pblicos do Estado de Gois(IPAESGO), a Superintendncia de Planejamento (SUPLAN), a Escola Superior de Educao Fsica de Gois (ESEFEGO), Centro Penitencirio de Atividades Industriais de Gois (CEPAIGO), Instituto de Desenvolvimento Agrrio de Gois (IDAGO), Departamento de Estradas de Rodagem de Gois (DERGO), Indstria Qumica do Estado de Gois (IQUEGO) e outras instituies.15
Pedro Ludovico, ento governador do estado, assina o decreto que determina a transferncia da capital de Gois.

Geografia

[ editar | editar cdigo-fonte ]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

4/13

21/4/2014

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

Vale do Rio Preto, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Relevo [ editar | editar cdigo-fonte ]


O estado de Gois est localizado noPlanalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depresses e vales. H bastante variao de relevo no territrio goiano, onde ocorrem terrenos cristalinos sedimentares antigos, reas de planaltos bastante trabalhadas pela eroso, bem como chapadas, apresentando caractersticas fsicas de contrastes marcantes e beleza singular. As maiores altitudes localizam-se a leste e a norte, na Chapada dos Veadeiros (1.784 metros), na Serra dos Cristais (1.250 metros) e na Serra dos Pireneus (1.395 metros). As altitudes mais baixas ocorrem especialmente no oeste do estado.

Clima [ editar | editar cdigo-fonte ]


O clima tropical semimido. Basicamente, h duas estaes bem definidas: a chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro. A mdia trmica de 26 C, e tende a subir nas regies oeste e norte, e a diminuir nas regies sudoeste, sul e leste. As temperaturas mais altas so registradas entre setembro e outubro, e as mximas podem chegar a at 40 C. As temperaturas mais baixas, por sua vez, so registradas entre maio e julho, quando as mnimas, dependendo da regio , podem chegar a at 9 C. A tipologia climtica tropical se faz presente na maior parte do estado, apresentando invernos secos e veres chuvosos. As temperaturas variam de regio para regio; no sul giram em torno dos 20C aumentando ao norte para 25C. O ndice de chuvas segue o regime das temperaturas. A oeste do estado o ndice atinge 1.800mm anuais diminuindo no sentido leste para 1.500mm/ano. Em parte do estado, mais precisamente no planalto de Anpolis e Luzinia ocorre o clima tropical de altitude com temperaturas mdias anuais baixas, porm, a precipitao ocorre da mesma forma que no restante do estado.

Vegetao [ editar | editar cdigo-fonte ]


Com exceo da regio do Mato GrossoGoiano, onde domina uma pequena rea de floresta tropical em que existem rvores de grande porte aproveitadas pela indstria, como o mogno, jequitib e peroba, o territrio goiano apresenta a tpica vegetao do Cerrado. Arbustos altos e rvores de galhos retorcidos de folha e casca grossas com razes profundas formam boa parte da vegetao. Municpios como Goinia, Anpolis, bem como diversos outros localizados no sul do estado possuem estreitas faixas de floresta Atlntica, as quais, na maioria das vezes, cobre margens de rios e grandes serras. Ao contrrio das reas de caatinga do Nordeste brasileiro, o subsolo do cerrado apresenta gua em abundncia, embora o solo seja cido, com alto teor de alumnio, e pouco frtil. Por esse motivo, na estao seca, parte das rvores perde as folhas para que suas razes possam buscar a gua presente no subsolo. Exemplos de rvores do cerrado so: lobeira, mangabeira, pequizeiro, e de algumas plantas medicinais, como a caroba e a quineira.
Ip-amarelo, em Goinia.

Fauna [ editar | editar cdigo-fonte ]

. A fauna em Gois riqussima, destacando-se animais de variadas espcies, como capivarase antas, as margens de rios e riachos. Nas matas: onas, tamandus, macacos e animais tpicos do cerrado, como a ema e a seriema. Pssaros de variadas espcies enriquecem a fauna goiana, alm de peixes e anfbios nos rios e lagos espalhados em todo o estado. Para proteger as florestas, a flora e a fauna, foram criados pelo Governo parques e reservas florestais, onde so proibidas a pesca, a derrubada das rvores e a caa. Os principais parques de proteo ambiental no estado so o Parque Nacional das Emas, situado no municpio de Mineiros, nosul do estado, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, nos municpios deAlto Paraso de Gois e Cavalcante.

Hidrografia [ editar | editar cdigo-fonte ]


Ver pgina anexa: Lista de rios de Gois Gois banhado por trs bacias hidrogrficas: a Bacia do rio Paran, a Bacia do Tocantins e a Bacia do rio Araguaia. Os principais rios so: Paranaba, Apor,Araguaia, So Marcos, Corumb, Claro, Paran, dos Bois, das Almas, Vermelho,Verdo e Maranho. Lagos e lagoas Lagoa Feia Nas cachoeiras do Rio Preto, perto de Formosa. Lagoa Formosa No municpio dePlanaltina, prximo de Braslia. Lagoa Piratininga As guas quentes, no municpio de Caldas Novas. Lagoa dos Tigres Suas guas vm do Rio gua Limpa, desaguando no Rio Vermelho, no municpio de Britnia. Lagoa Santa (Gois) Suas guas so consideradas medicinais, com temperatura elevada e de alto teor sulfrico. Lago do Ribeiro ou Lago Cau - No municpio de Cau, formado pelo represamento pelo Rio Claro.
Ema ave tipica de Gois

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

5/13

21/4/2014
Lago Azul No municpio de Trs Ranchos.

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre


Rio Araguaia em agosto de 2004.

Lagoa Bonita Ou Lagoa Mestre DArmas, perto da cidade de Planaltina. Lago do Acar No municpio de Britnia (Gois), desgua no Rio Araguaia. Lago de Cachoeira Dourada Formado pelo represamento do Rio Paranabapara a hidreltrica Cachoeira Dourada. Lago do Rio Verdinho - Entre os municpios de Cau e Itarum, formado pelo represamento do Rio Verde Lago do I No municpio de Jussara.

Lago de Serra da Mesa - Nos municpios de Niquelndia, Minau e Uruau, maior lago de Gois e do Brasil em volume de gua. Lago de Cana Brava - Nos municpios de Minau e Cavalcante. Lago das Brisas - Nos municpios de Itumbiara e Buriti Alegre, formado pelo represamento da 7 maior usina hidreletrica do Brasil, a usina de Itumbiara. lago Por do sol- Ipor importante espao scio-cultural do municpio e regio

Meio ambiente [ editar | editar cdigo-fonte ]


A expanso da agropecuria tem causado graves prejuzos ao cerrado goiano. As matas ciliares esto sendo destrudas e as reservas permanentes sendo desmatadas, para ceder espao para o gado bovino e as plantaes. Na regio de nascentes doRio Araguaia, a implantao de pastagens fez surgir inmeros focos de eroso provocados pelo desmatamento, causando as voorocas (valetas profundas causadas pela eroso), praticamente incontrolveis, que atingem o lenol fretico. Algumas dessas valas chegam a medir 1,5 km de extenso, por 100 m de largura e 30 m de profundidade. Esse quadro desolador, aliado ao assoreamento dos rios, tem feito com que Gois enfrente srios problemas de
Cachoeira, em Pirenpolis, Gois.

abastecimento de gua, uma situao que se torna grave nos perodos de estiagem prolongada. A vazo das nascentes de guas, em 1999, alcanou os mais baixos nveis desde 1989, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, fazendo com que o governo j pense na possibilidade de adotar racionamento de gua para as cidades

mais populosas, como o caso de Goinia, Aparecida de Goinia e Anpolis.

Demografia

[ editar | editar cdigo-fonte ]


2

De acordo com o censo de 2010 divulgado pelo IBGE, o estado de Gois contava com 6.154.996 habitantes . Gois , assim, o estado mais populoso do Centro-Oeste brasileiro. O crescimento demogrfico no estado acentuou-se aps a fundao das cidades de Goinia, em 1933, e Braslia, em 1960. Atualmente a taxa de crescimento demogrfico em Gois maior do que a mdia nacional brasileira. Em 2010 a densidade demongrfica era de 17,20 hab/km. O territrio goiano marcado tanto por vazios demogrficos quanto por regies de alta concentrao populacional. As reas mais densamente povoadas do estado so a Regio Metropolitana de Goinia, com cerca de 2 milhes de habitantes, Microrregio de Anpolis, com mais de meio milho de habitantes, e oEntorno do Distrito Federal, com um pouco mais de 1 milho de habitantes.

(Estimativa 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica)16

Municpios mais populosos de Gois


Mesorregio Pop. 1 393 579 500 619 357 402 197 048 188 181 177 890 146 694 121 448 108 503 103,085 Posio 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

ver editar

Posio 1 2 3 4 Goinia 5 6 7 8 Aparecida de Goinia 9 10

Localidade Goinia Aparecida de Goinia Anpolis Rio Verde Luzinia

Localidade Itumbiara Senador Canedo Catalo Jata Planaltina

Mesorregio Sul Centro Sul Sul Leste

Pop. 98 484 95 018 94 896 93 759 86 014 77 899 67 993 63 938 61 552 58 062 Rio Verde Anpolis

Centro Centro Centro Sul Leste

guas Lindas Leste de Gois Valparaso de Leste Gois Trindade Formosa Novo Gama Centro Leste Leste

Caldas Novas Sul Santo Antnio Leste do Descoberto Goiansia Cidade Ocidental Mineiros Centro Leste Sul

Composio tnica [ editar | editar cdigo-fonte ]


A populao indgena em Gois ultrapassa 10 mil habitantes. 39.781 hectares perfazem a soma das quatro reas indgenas atualmente existentes no estado - trs da quais se encontram demarcadas pela Funai. Tais reas localizam-se nos seguintesmunicpios: Aruan, Cavalcante, Colinas do Sul,Minau, Nova Amrica e Rubiataba, sendo que a maioria da populao considerada parda, possui ancestrais indgenas. De acordo com estudo gentico autossmico de 2008, a composio (ancestralidade) da populao de Gois como um todo encontra-se assim descrita: 83,70% Europia, 13,30% Africana e 3,0% Indgena e uma parte de ancestralidade rabe. 18 Cor/Raa (IBGE 2006) Parda Branca Preta
17

48% 46% 6%

Amarela ou indgena 5%

Poltica

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Smbolos estaduais [ editar | editar cdigo-fonte ]


Os smbolos do estado de Gois so: a bandeira, o brasoe o hino. Bandeira [ editar | editar cdigo-fonte ] A Bandeira do Estado de Gois foi criada em 30 de julho de1919 atravs da Lei n 650, inspirado em desenho de Joaquim Bonifcio de Siqueira. A bandeira compe-se por oito listras horizontais alternadas nas
19

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

6/13

21/4/2014

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

cores verde e amarelo, onde o verde representa as matas e o amarelo as riquezas, assim como na bandeira nacional. O canto superior esquerdo contm um retngulo azul com cinco estrelas brancas que simbolizam o Cruzeiro do Sul.
19

O Cruzeiro do Sul, constelao que deu ao Brasil seus primitivos nomes - Vera Cruz e Santa Cruz - figura no pavilho goiano. Ostenta no quadrilongo azul, simbolizando a beleza do cu do estado e do Brasil. Braso [ editar | editar cdigo-fonte ] O braso do Estado de Gois possui o mesmo formato e significncia. O formato em corao, deve-se ao fato de o braso representar o corao brasileiro, tendo em vista que Gois o estado mais centralizado do pas. Os bovinos representam a principal produo do estado. Assim como os animais, os ramos de caf e fumo, e as hastes de arroz e cana-de-acar que aparecem no escudo, representam as importantes produes de Gois.
19 19

esquerda, a bandeira do estado de Gois e, direita, o braso.

O campo amarelo com o losango vermelho, representa toda a riqueza mineral de Gois. Ao lado, no parte azul do escudo, v-se o cometa Biella que representa o Rio Araguaia no ponto de seu curso em que, abrindo os dois braos, forma a Ilha do Bananal. J os anis de cor amarela que circundam o corao em sentido vertical e outros da mesma cor com um intermedirio escuro no sentido horizontal representam as principais bacias do estado (TocantinsAraguaia) e os doze principais rios do estado que correm para o sul (So Marcos, Verssimo, Corumb,Meia Ponte, dos Bois, Claro, Verdinho, Corrente, Apor, Sucuri, Verde e Pardo).
19

Na parte inferior do escudo, o prato onde partem as labaredas, significa a descoberta de Gois, onde Bartolomeu Bueno, ateando fogo em aguardente conteve, segundo a lenda, a sanha guerreira do gentio Goi. Hino [ editar | editar cdigo-fonte ] O hino do Estado de Gois foi criado em 13 de setembro de 2001. Tem comoautor Jos de Mendona Teles, compondo a letra, e o maestro Joaquim Jayme, responsvel pela msica. Letra Terra Querida Fruto da vida, Recanto da Paz. Cantemos aos cus, Regncia de Deus, Louvor, louvor a Gois >>>
Estribilho do Hino do Estado de Gois.21 20 20 19

O hino foi oficializado pelo decreto-lei estadual n 13.907 e sancionado por Marconi Perillo

Governantes de Gois [ editar | editar cdigo-fonte ]


Ver pgina anexa: Governadores de Gois ltimos 10 governadores do estado de Gois. Nome ris Rezende Machado Onofre Quinan Henrique Santillo Iris Rezende Machado Maguito Vilela Naphtali Alves de Sousa Helens Cndido Marconi Perillo Marconi Perillo Alcides Rodrigues Alcides Rodrigues Marconi Perillo Perodo 15 de maro de 1983 a 13 de fevereiro de 1986 13 de fevereiro de 1986 a15 de maro de 1987 15 de maro de 1987 a 15 de maro de 1991 15 de maro de 1991 a 2 de abril de 1994 1 de janeiro de 1995 a 4 de maio de 1998 4 de maio de 1998 a 3 de novembro de 1998 3 de novembro de 1998 a1 de janeiro de 1999 1 de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2002 1 de janeiro de 2003 a 31 de maro de 2006 31 de maro de 2006 a 31 de dezembro de 2006 1 de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014
Palcio Conde dos Arcos, Cidade de Gois: antigo local de trabalho de intendentes, presidentes de provncia e governadores goianos.

Agenor Rodrigues de Rezende 2 de abril de 1994 a 1 de janeiro de 1995

Deputados estaduais [ editar | editar cdigo-fonte ]


Assembleia Legislativa de Gois

rgos e empresas governamentais [ editar | editar cdigo-fonte ]


CELG Celg Distribuio S/A , empresa publica responsvel pela transmisso e distribuio de energia eltrica no Estado. Saneamento de Gois SANEAGO , rgo responsvel encarregado dos servios de saneamento bsico. CEASA rgo que tem ligao direta com os horticultores, granjeiros e fruticultores em Gois. IPASGO Instituto de Previdncia e Assistncia dos Servidores do Estado Gois que um sistema de sade para os trabalhadores do estado. DETRAN GO Departamento de Trnsito de Gois, atua em relao ao trnsito do estado, como multas. IQUEGO - Indstria Qumica do Estado de Gois, responsvel pela produo de medicamentos para a distribuio pelo SUS.
Palcio das Esmeraldas, Goinia, atual sede do Governo do Estado de Gois.

Subdivises

[ editar | editar cdigo-fonte ]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

7/13

21/4/2014
o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Mesorregies Microrregies Municpios Por populao Por PIB Por rea

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

O estado de Gois divido estatisticamente em cinco mesorregies, dezoito microrregies e 246 municpios segundo

Economia

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Mapa do estado de Gois.

A composio da economia do estado de Gois est baseada na produoagrcola, na pecuria, no comrcio e nas indstrias deminerao, alimentcia, de confeces, mobiliria, metalurgia e madeireira. Agropecuria a atividade mais explorada no estado. Estas tendncias do estado pode ser exemplificada por sua pauta de exportaes que, em 2012, se baseou em Soja (21,59%), Milho (12,17%), Farelo de Soja (9,65%), Minrio de Cobre (8,51%) e Carne Bovina Congelada (7,90%)
Exportaes de Gois - (2012)22 23

Setor primrio [ editar | editar cdigo-fonte ]


Agropecuria a atividade mais explorada no estado e umas das principais responsveis pelo

rpido processo de agro - industrializao que Gois vem experimentando. Privilegiado com terras frteis, gua abundante, clima favorvel e um amplo domnio na tecnologia de produo, o estado um dos grandes exportadores de gros, alm de possuir um dos maiores rebanhos do pas. Pelo fato de sua a capital, fazer parte do eixo econmico Goinia-Anpolis-Brasliae de estar localizada num ponto estratgico numa das maiores reas agropecurias do mundo, formou uma economia bastante dinmica. A partir do final da dcada de 1960 uma redefinio das relaes entre a agricultura e a manufatura, dando origem a um novo padro de produo agrcola, assim a unidade do Ministrio da Agricultura sediada no municpio de Goinia, formou parcerias entre pecuaristas que tinham: Conhecimento, ferramentas e rea para a produo de sementes melhoradas. Um dos pioneiros na produo desta denominada semente selecionada de arroz foi Adolf Schwabacher, e com a anuncia da Cooperativa Rural, estas sementes eram adquiridas por seus membros ou no, dando origem a um novo modelo de produo agrcola no Estado, sendo os primrdios para a produo de sementes, resistentes a intempries e pragas com uma excelente germinao, proporcionando um bom retorno. Atualmente, o estado de Gois enfrenta um grande desafio: tentar conciliar a expanso da agroindstria e da pecuria com a preservao do cerrado, considerada uma das regies mais ricas do planeta em biodiversidade. O rpido crescimento na agroindstria teve incio no decorrer dos anos 1990 graas adoo de uma dinmica poltica de incentivos fiscais. A recente instalao de empresas alimentcias transformou Gois em um dos principais plos de produo de tomate. No caso da atividade agrcola, o estado de Gois destaca-se na produo de arroz,caf, algodo, feijo, milho, soja, sorgo,trigo, cana-de-acar, alho e de tomate. Gois tem a liderana na produo degros. Gois tambm o segundo maior produtor de algodo em pluma, possui a quarta maior rea cultivada com soja no pas, alm de ocupar o quinto lugar no cultivo de milho. A safra de girassol cresceu, em 1999, 476% em relao ao ano anterior, fazendo com que Gois passasse a responder por 70% da produo nacional. Em 1999 foram colhidas 680 mil toneladas de tomates equivalentes a 22% da safra brasileira. A criao pecuria compreende 18,6 milhes de bovinos, 1,9 milhes de sunos, 49, 5 mil bufalinos, alem de equinos, asininos (jumentos, mulas e burros), ovinos eaves. Detm o 3 maior rebanho de gado bovino do pas. Em Gois, a pecuria est experimentando crescimento extraordinrio, fornecendo, alem da produo do leite, outros derivados como carne, couro, l e pele. O estado rico em reservas minerais. O subsolo goiano apresenta grandes variedades de minrios, que d condies economicamente muito favorveis. Sendo os principais minrios o nquel, mangans, calcrio e o fosfato, sendo os principais municpios mineradores Niquelndia, Barro Alto e Catalo.O estado produz tambm gua mineral, amianto, calcrio, ouro, esmeralda, cianeto, mangans, nibio e vermiculita.
Plantao de Alho em Gois.

Setor secundrio [ editar | editar cdigo-fonte ]


Em maio de 2000, o governo do estado assinou um convnio com uma empreiteira para a construo do primeiro trecho daFerrovia Norte-Sul em territrio goiano. Com uma extenso de 1391 km, entreBelm e Senador Canedo, a obra representara uma expressiva economia com fretes, se comparando com o valor gasto com transporte feito por caminhes. O governo estadual tambm esta considerando a possibilidade de viabilizar a construo de um ramal da Leste - Oeste, na regio sudoeste do estado, maior rea de produo de gros, para facilitar o escoamento da produo para os centros de consumo do Sul e Sudeste do Pas. Em 2000, foi criado em Anpolis um polo farmoqumico, responsvel pela produo de matrias-primas para a indstria de medicamentos, uma vez que o municpio j contava com um plo farmacutico. A instalao dos novos laboratrios farmoqumicos, composto de oito laboratrios farmacuticos de mdio e grande porte j instalados no Distrito Agroindustrial de Anpolis (DAIA), contribui para a expanso do setor, um reflexo direto da aprovao da Lei dos Medicamentos Genricos, que possibilitou aos laboratrios ampliarem sua participao no mercado interno. O estado tem se tornado um importante plo automotivo. Nos ltimos anos o estado tem atrado a instalao de novas montadoras de automveis no Brasil. J possui duas montadoras instaladas - a japonesa Mitsubishi (MMC) na cidade deCatalo e a sul-coreana Hyundai (Grupo CAOA) em Anpolis. Em maio de 2011 foi assinado protocolo de inteno para a construo e instalao de uma unidade da montadora de automveis japonesa Suzuki Motors
24 Mitsubishi em Catalo.

Setor tercirio [ editar | editar cdigo-fonte ]


http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s 8/13

21/4/2014
Ver artigo principal: Turismo em Gois

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

O turismo em Gois muito cosmopolitano, como as belezas naturais, como guas termais, locais intocados pelo homem do cerrado, grutas, cachoeiras, e temos tambm o turismo histrico, como em Pirenpolis eCidade de Gois, com seus monumentos histricos, e temos as festas tradicionais como ocorre em Pirenpolis, que o caso das cavalhadas de Pirenpolis e aFesta do Divino de Pirenpolis. O principal centro turstico de Gois Caldas Novas, pelas suas guas termais, e Caldas o 10 ponto mais visitado no Brasil.

Arrecadao do ICMS [ editar | editar cdigo-fonte ]


Arrecadao do 25 ICMS Combustvel Comrcio atacadista e distribuidor Comrcio varejista Comunicao Energia eltrica Extrator mineral ou fssil Indstria Prestao de servios Produo agropecuria Outros Total Aspectos Financeiros 2007 R$ 1,371 bilho R$ 0,704 bilho R$ 0,571 bilho R$ 0,693 bilho R$ 0,682 bilho R$ 0,020 bilho R$ 1,057 bilho R$ 0,129 bilho R$ 0,115 bilho R$ 0,104 bilho R$ 5,449 bilhes 2008 R$ 1,566 bilho R$ 0,763 bilho R$ 0,713 bilho R$ 0,768 bilho R$ 0,720 bilho R$ 0,035 bilho R$ 1,530 bilho R$ 0,146 bilho R$ 0,149 bilho R$ 0,146 bilho R$ 6,538 bilhes 2009 R$ 1,558 bilho R$ 0,892 bilho R$ 0,821 bilho R$ 0,758 bilho R$ 0,605 bilho R$ 0,041 bilho R$ 1,610 bilho R$ 0,151 bilho R$ 0,171 bilho R$ 0,201 bilho R$ 6,810 bilhes 2010 R$ 1,834 bilho R$ 1,108 bilho R$ 1,023 bilho R$ 0,777 bilho R$ 0,777 bilho R$ 0,053 bilho R$ 1,811 bilho R$ 0,174 bilho R$ 0,167 bilho R$ 0,445 bilho R$ 8,170 bilhes
Hotis de Caldas Novas.

Balana Comercial [ editar | editar cdigo-fonte ]


Balana comercial
25

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Exportao - (US$) em bilhes 0,595 0,649 1,103 1,413 1,817 2,093 3,185 4,090 3,615 Importao - (US$) em bilhes 0,390 0,327 0,377 0,626 0,724 0,992 1,702 3,050 2,853 Saldo - (US$) em bilhes 0,205 0,322 0,726 0,787 1,093 1,100 1,483 1,040 0,762

Consumo de Energia Eltrica [ editar | editar cdigo-fonte ]


Energia Eltrica 25 Consumo total de Energia Eltrica (MWh) Energia Eltrica - Nmero total de Consumidores Consumo de Energia Eltrica na Iluminao Pblica (MWh) Consumo de Energia Eltrica no Comrcio (MWh) Nmero de Consumidores de Energia Eltrica Comrcio Consumo de Energia Eltrica na Indstria (MWh) Nmero de Consumidores de Energia Eltrica Indstria Consumo de Energia Eltrica Residencial (MWh) Nmero de Consumidores de Energia Eltrica Residencial Evoluo 2005 8.217.238 1.942.112 492.909 1.212.342 147.916 2.608.917 14.114 2.493.832 1.626.671 2010 10.871.508 2.337.769 511.778 1.866.987 215.841 3.354.747 11.027 3.297.529 1.924.828

Infra-estrutura

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Sade [ editar | editar cdigo-fonte ]


Conforme dados de 2009, existiam no estado 3 011 estabelecimentos hospitalares, com 15 271 leitos. pblicos, sendo 1.547 de carter municipais, 19 de carter estadual e 11 de carter federal. ambulatorial.
26 26 26

Destes estabelecimentos hospitalares, 1.577 eram

1.434 estabelecimentos eram privados, sendo 1.369 com fins


27

lucrativos e 65 sem fins lucrativos. 52 unidades de sade eram especializadas, com internao total, e 2.200 unidades eram providas de atendimento Em 2005, 77% da populao goiana tinha acesso rede de gua, enquanto apenas 36,6% tinha acesso rede de esgoto sanitrio.
27

Em

2009, verificou-se que o estado tinha um total de 393,1 leitos hospitalares por habitante e, em 2005, registrou-se 11,4 mdicos para cada grupo de 10 mil habitantes. A mortalidade infantil de 18,9 a cada mil nascimentos, de acordo com dados de 2008.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

9/13

21/4/2014

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

Uma pesquisa promovida pelo IBGE em 2008 revelou que 75,8% da populao do estado avalia sua sade como boa ou muito boa; 66,8% da populao realiza consulta mdica periodicamente; 40,6% dos habitantes consultam o dentistaregularmente e 9,7% da populao esteve internada em leito hospitalar nos ltimos doze meses.
28

Ainda conforme dados da pesquisa, 31,6% dos habitantes declararam ter alguma doena crnica e 24,8% possuam plano de
28

sade. Pouco mais da metade dos domiclios particulares no estado so cadastrados no programa Unidade de Sade da Famlia: 52,4%.

Na questo da sade feminina, 36,6% das mulheres com mais de 40 anos fizeram exame clnico das mamas nos ltimos doze meses; 49,1% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram exame de mamografia nos ltimos dois anos; e 80% das mulheres entre 25 e 59 anos fizeram exame preventivo para cncer do colo do tero nos ltimos trs anos.
28

Educao [ editar | editar cdigo-fonte ]


Com 3.512 estabelecimentos de ensino fundamental, 1.960 unidades pr-escolares, 866 escolas de nvel mdio e 29 instituies de nvel superior, a rede de ensino do estado a mais extensa do Centro-Oeste do pas. so 1 317 028 matrculas e66 902 docentes registrados.
32 32

Ao total,

Ano

Resultados no ENEM Portugus Redao


29 30

O fator "educao" do IDH no estado atingiu em 2005 a marca de 0,891 patamar consideravelmente mdio, em

2006 Mdia

35,48 (10) 36,90 50,83 (9) 51,52 40,44 (9) 41,69

50,42 (14) 52,08 55,98 (10) 55,99 58,87 (11) 59,35

2007 conformidade aos padres do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 33 ao passo que a taxa de Mdia analfabetismo indicada pelo ltimo censo demogrficodo IBGE foi de 8,6%, superior s porcentagens verificadas em 11 200831 34 35 Mdia estados brasileiros. A taxa de analfabetismo funcional de 19,7% da populao. Gois possui vrias instituies educacionais, sendo que as mais renomadas delas esto localizadas principalmente

na Regio Metropolitana de Goinia e emAnpolis. Na lista de estados brasileiros por taxa de alfabetismo, Gois aparece em dcimo quarto lugar, com 9,6% de sua populao analfabeta e 21,4% analfabeta funcional.36 Esses dados colocam Gois logo acima de Rondnia e atrs do Esprito Santo, exatamente na metade da lista. As cidades que mais se destacaram em educao segundo o IDEB so: Anpolis,Itumbiara, Rio Verde, So Lus de Montes Belos, Cristalina, Formosa, Jata,Caldas Novas, Bom Jesus de Gois, Morrinhos, Aparecida de Gois, Porangatu,Niquelndia e Novo Gama. Todas essas cidades ficaram acima da mdia esperada pelo IDEB. As instituies pblicas de ensino superior so as seguintes: Universidade Federal de Gois (UFG), Universidade Estadual de Gois (UEG),Instituto Federal de Gois (IFG) e Instituto Federal Goiano(IFGO). As mais notveis instituies privadas de ensino superior so as seguintes: Faculdade Metropolitana de Anpolis (FAMA), Faculdade Araguaia,Faculdades e Colgio Aphonsiano, Faculdade Aliana de Itabera (FAIT), Faculdade Cambury, Faculdade Estcio de S de Gois (FESGO),Pontifcia Universidade Catlica de Gois (PUC-GO), Universidade Salgado de Oliveira(UNIVERSO), Universidade Paulista (UNIP),Faculdade Alves Faria (ALFA),Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), UniEvanglica, Faculdade do Instituto Brasil (Fibra), Universidade Anhanguera (Uni-Anhanguera), Faculdade Sete de Setembro, Faculdade Padro, Centro de Ensino Superior de Catalo (CESUC),Faculdade Educacional de Cincias Humanas de Anicuns (FECHA), Centro de Ensino Superior de Jata (CESUT), Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - Faculdade Objetivo (IESRIVER), Centro Universitrio de Mineiros (UNIFIMES), Faculdade Quirinpolis (FAQUI), Faculdade Mineirense, Fundao Almeida Rodrigues (FAR), Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS), Faculdade de Gois (FAGO), Faculdade do Norte Goiano (FNG), Faculdade Montes Belos (FMB), Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas de Goiatuba (FAFICH), Faculdade Sul-americana (FASAM) e Universidade de Rio Verde (UNIRV)
IFG na cidade de Uruta

Transportes [ editar | editar cdigo-fonte ]


Gois possui uma extensa malha viria. Conta com 3.400 km de rodovias federais, 18.610 quilmetros de rodovias estaduais e 64.690 quilmetros de rodovias municipais, o que totaliza 86.700 quilmetros de rodovias, dos quais somente 7.822 so pavimentados. A BR-050 que passa por Catalo, e liga cidades como Braslia, Uberlndia, Uberaba eSantos uma das rodovias federais que passa pelo o estado. A BR-153 corta o estado de Norte a Sul, ligando Itumbiara, na divisa com Minas Gerais, a Porangatu, na divisa com Tocantins. A BR040 que liga Braslia a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro conecta tambm, por sua vez, diversos municpios goianos como Cristalina, Luzinia, Valparaso de Gois. Outras rodovias dignas de destaque so a BR-060 que liga Braslia a Goinia e ao Mato Grosso do Sul, cortando o Sudoeste goiano; e a BR-070, que liga Brasliaa Aragaras e ao Mato Grosso. Atualmente o transporte ferrovirio pouco utilizado em Gois, o Estado possui um trecho de linha frrea que interliga parte de Minas Gerais ao Sudeste de Gois e um outro trecho que interliga o Sudeste Goiano capital Goinia passando por Senador Canedo, cidade na qual possui grande distribuidoras petrolferas e abatedouros de grande porte junto a margem dessa ferrovia. Mas este quadro pode mudar j que o Governo Federal comeou as obras da Ferrovia Norte-Sul com grande parte j pronta em Gois, despontando do recm criado Porto Seco de Anpolis em direo ao Tocantins lado norte e lado sul indo em direo a Minas Gerais. A Ferrovia Norte-Sul est bem infra-estruturada na regio norte do pas devido aos investimentos crescentes do Governo Federal. H uma previso que seja finalizada antes do fim do mandato do atual presidente do Brasil. H apenas uma hidrovia no Rio Paranaba e o principal porto dela o de So Simo que faz parte da Hidrovia Paran-Tiet. O trafego areo de Gois conta com vrios aeroportos sendo o mais movimentado o Santa Genoveva, em Goinia. Em Anpolis foi construda a Base Area para avies supersnicos. As companhias areas que servem Gois so: "TRIP + TOTAL", "TAM", "GOL", "Azul", "Passaredo", "Oceanair" e "SETE" alm de algumas companhias que fazem o servio de txi areo.
Trecho concomitante com a BR060em Goinia, na sada para Terezpolis de Gois e Anpolis.

Cultura

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Artes [ editar | editar cdigo-fonte ]


Muitos so os nomes que se destacaram e ainda projetam nas artes em Gois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

10/13

21/4/2014
Na escultura sacra: Jos Joaquim da Veiga Vale. Na cermica: Antnio Poteiro. Na pintura: Siron Franco, Omar Souto e Antnio Poteiro.

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

Nas letras: Afonso Felix de Sousa, Basileu Toledo Frana, Bernardo Elis,Carmo Bernardes, Cora Coralina, Eli Brasiliense, Emdio Brasileiro, rico Curado, Gilberto Mendona Teles, Jos Dcio Filho, Jos Godoy Garcia, Jos J. Veiga, Leo Lynce, Marislei Brasileiro, Salomo Sousa, Brasigois Felcio,Aidenor Aires, Yda Schmaltz, Pio Vargas. Na msica: Lo Jaime, Bruno e Marrone, Odair Jos, Zez Di Camargo e Luciano, Wanessa Camargo, Leandro e Leonardo, Guilherme e Santiago ,Chrystian e Ralf, Marcelo Barra, Amado Batista, Jorge e Mateus, Cristiano Arajo, Maria Eugnia, Humberto e Ronaldo, Joo Neto e Frederico. Na televiso, no teatro e no cinema: Stepan Nercessian, Carolina Ferraz,Wolf Maya e Ingrid Guimares. No humor: Nilton Pinto e Tom Carvalho.

Museus [ editar | editar cdigo-fonte ]


Goinia Museu de Arte de Goinia Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga Memorial do Cerrado

Culinria [ editar | editar cdigo-fonte ]


A culinria goiana muito diversificada sendo seus principais pratos o peixe na telha, o su (carne de porco) com arroz, o arroz com pequi, e tambm os pratos de todos os dias dos brasileiros como o arroz e feijo; alm dapamonha, que usada como prato principal nas refeies; os frutos so a jabuticaba, aguabiroba, o jatob, entre muitos outros docerrado. Tambm se destacam as misturas, nome que se d s verduras, como a serralha e a taioba, alm da introduo daguariroba, um dos principais ingredientes do empado, como vegetal na dieta quase diria. A quitanda, denominao que se d aos biscoitos caseiros, tambm diversificada: quebrador, man pelado (bolo de mandioca assado na folha de bananeira), biscoito-de-queijo (que foi inventado em Gois), mentira (biscoito de polvilho frito), a peta, o quase esquecido brevidade (polvilho batido com ovos e acar), o pastelinho de doce de leite e o bolinho doce de arroz (esses dois ltimos so quitandas tpicas da Cidade de Gois). riqussima a variedade de doces: marmelada em caixeta (regio de Luzinia), moa-de-engenho (melado batido e emoldurado em forma de escultura), doce-de-leite (sobretudo com pau de mamo ralado ou sidra ralada), doce-de-ovo (ambrosia feita diretamente no melao), de frutas cristalizadas (riqussimos em Pirenpolis), doce de sidra ralada, de cascas de frutas (laranja, limo), entre tantos outros. As rapaduras temperadas (com leite, casca de laranja, sidra ou amendoim). Os temperos so muito diversificados sendo uma culinria rica em temperos comoaafro, gengibre e pimenta, sendo este ltimo empregado em quase todos os pratos salgados. O pequi, por exemplo, nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenpolis), e Vila Boa, ainda no incio do sculo XVIII, comeou a ser utilizado na culinria de Gois. Na regio que circunda a cidade industrial de Catalo, o pequi era empregado to somente na fabricao do sabo de pequi, de propriedades teraputicas. Hoje j comercializado em compota. O fruto pode ser degustado das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarro, com peixe, com carnes, ao leite e na forma de um dos mais apreciados licores de Gois.
Empado goiano: um dos mais apreciados pratos da culinria goiana.

Patrimnio da Humanidade [ editar | editar cdigo-fonte ]


Parque Nacional das Emas Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Centro Histrico de Gois

Esportes [ editar | editar cdigo-fonte ]


Gois tem diversas modalidades esportivas, como o vlei e futsal, mas o principal esporte do estado o futebol, sendo que todos os anos realizado oCampeonato Goiano de Futebol, popularmente conhecido como Goiano. Os principais clubes de futebol so o ,Gois, Anpolis, Atltico Goianiense,Anapolina, CRAC, Santa Helena, Vila Nova, Itumbiara e o Goiatuba. O principal estdio de Gois o Estdio Serra Dourada. O time mais conhecido, com a maior estrutura fsica e com a maior torcida do Centro-Oeste o Gois, que disputa oCampeonato Brasileiro Srie A, Copa do Brasil, e j disputou a Copa Libertadores da Amrica e a final da Copa Sul-americana. O vlei tambm muito praticado pela populao goiana ocupando a 3 colocao na preferncia, sendo o segundo colocado o futsal. Um local onde o vlei e o futsal so muito praticados na cidade de Anpolis, possuindo o Ginsio
Estdio Serra Dourada.

Internacional com capacidade de sediar jogos oficiais. Goinia, capital do estado, foi uma das 18 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo FIFA de 2014, mas no

foi escolhida. A Federao Goiana de Futebol j a stima colocada do ranking da CBF.

Eventos [ editar | editar cdigo-fonte ]


Gois tem inmeras festas tradicionais, como os carnavais em diversas cidades do estado, o Carna - Goinia que conhecido como carnaval fora de poca que vem pessoas doBrasil inteiro. As principais festas religiosas so as famosas Romarias do Divino Pai Eterno, em Trindade, a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosrio, em Catalo, onde acontece a tradicional Congada de Catalo a festa de Nossa Senhora da Abadia, no povoado de Muqum, em Niquelndia, que juntam fiis do estado inteiro, e a festa em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora que acontece na cidade de Ipor que considerada a Terceira maior concentrao religiosa do estado deGois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

11/13

21/4/2014

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre

E tambm em Pirenpolis na Festa do Divino Esprito Santo de Pirenpolis, com as Cavalhadas de Pirenpolis, trazida de Portugal no sculo XVIII, sendo sua primeira edio em 1819. uma festa intercultural, pois rene traos europeus, africanos e indgenas. Rene amantes da msica e da arte do mundo inteiro, sendo essa, a mais tradicional festa do centro-oeste brasileiro. Um dos mais importantes eventos culturais do estado o FICA, Festival Internacional de Cinema e Vdeo Ambiental, que em 2010 teve sua 12 edio. O festival acontece anualmente, em meados de junho, na Cidade de Gois, antiga Vila Boa (capital do estado de Gois at a transferncia para Goinia), e patrimnio histrico da humanidade. A mostra exibe 15 horas de vdeos com o que de melhor se produz sobre meio ambiente e tem a maior premiao de festivais de cinema e vdeo da Amrica Latina. Os eventos paralelos trazem shows, oficinas e debates com nomes nacionais e internacionais. Cerca de 70 mil pessoas passam pela cidade durante a semana do Festival.
Mascarados nas Cavalhadas de Pirenpolis.

Ver tambm
Goinia

[ editar | editar cdigo-fonte ] O Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Gois

Lista dos municpios de Gois Lista dos municpios de Gois por populao Lista dos governadores de Gois

Referncias
1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). rea Territorial Oficial - Consulta por Unidade da Federao . Arquivado do original Pgina visitada em 9 de setembro de 2013. 2. a b c d Estimativa Populacional 2013 em 29 de agosto de 2012. em 9 de abril de 2014. (PDF). Censo Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) (1 de julho de 2013). Pgina visitada . Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) (2010).

3. Produto Interno Bruto - PIB e participao das Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Pgina visitada em 24 de novembro de 2010. 4. Sntese dos Inidicadores Sociais 2009 5. PNUD Brasil. ndice de Desenvolvimento Humano Municipal, 2010 - Todos os Estados do Brasil 6. Dados sobre o Estado de Gois - Portal de Informaes do Estado de Gois - .

. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Pgina visitada em 22 de outubro de 2009. . Pgina visitada em 29 de julho de 2013.

7. Estatsticas Eleitorais - Gois - . Tribunal Regional Eleitoral de Gois (Informaes atualizadas em 11/06/2010). Pgina visitada em 14 de junho de 2011. 8. Artigo 'Os ndios Goy, os Fantasmas e Ns, de Antn Corbacho Quintela, publicado na Revista UFG de junho de 2006 9. "Histria antiga das Minas Gerais", publicada por Diogo de Vasconcelos em 1904; "Memria sobre o descobrimento, governo, populao e coisas mais notveis da Capitania de Goyaz", escrita pelo padre Luiz Antnio da Silva e Souza em 1812; "Razes do Brasil", de Sergio Buarque de Holanda 10. ver obra de Joaquim Francisco Mattos 11. a b c d e Histria de Gois - Arqueologia . Portal do Estado de Gois. Pgina visitada em 12 de janeiro de 2014. 12. Info Escola (29 de maio de 2011). Histria de Gois . Pgina visitada em 12 de janeiro de 2014. 13. a b c d e f g h i j k Info Escola. Histria de Gois - Colnia . Pgina visitada em 13 de janeiro de 2014. 14. a b c d e f g Portal do Governo do Estado de Gois. Histria de Gois -Imprio . Pgina visitada em 13 de janeiro de 2014. 15. a b c d e f g h i j k Portal do Governo do Estado de Gois. Histria de Gois - Perodo republicano . Pgina visitada em 28 de fevereiro de 2014. 16. Cidadesat 17. [1] 18. http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3873 19. a b c d e f Guia do Turista. Smbolos Oficiais 21. Letras - Terra. Hino do Estado de Gois . Pgina visitada em 23 de maro de 2011. 20. a b Governo do Estado de Gois. Hino do Estado de Gois . Pgina visitada em 23 de maro de 2011. . Pgina visitada em 23 de maro de 2011. 22. Exportaes de Gois (2012) . Plataforma DataViva. Pgina visitada em 13 de janeiro de 2014. 23. Exportaes de Gois(2012) . Plataforma DataViva. Pgina visitada em 13 de janeiro de 2014. 24. Suzuk i confirma fbrica em Itumbiara - . O Estado de So Paulo. Pgina visitada em 05 de novembro de 2011. 25. a b c Superintendncia de Estatstica, Pesquisa e Informaes Socioeconmicas - . Secretria de Estado de Gesto e Planejamento de Gois. Pgina visitada em 23 de junho de 2011. 26. a b c Servios de sade 2009 - Gois 27. a b Estados brasileiros - Gois . Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (2009). Pgina visitada em 27 de fevereiro de 2014. . Portal Brasil (2004, 2005, 2006, 2008 e 2010). Pgina visitada em 27 de fevereiro de 2014. . Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Pgina visitada em 31 de agosto de 2013.

28. a b c PNAD (2008). Acesso e Utilizao dos Servios, Condies de Sade e Fatores de Risco e Proteo Sade 2008 . Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Pgina visitada em 24 de novembro de 2012. 29. [2] 30. [3] 31. [4] 32. a b IBGE Estados . Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). (ZIP). CEPAL/PNUD/OIT (Setembro de 2008). Pgina visitada em 25 33. Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente: A Experincia Brasileira Recente de abril de 2011.

34. Sntese dos Indicadores Sociais 2010 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) Tabela 8.2 - Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, por cor ou raa, segundo as Grandes Regies, Unidades da Federao e Regies Metropolitanas - 2009. Pgina visitada em 25 de abril de 2011. 35. Sntese dos Indicadores Sociais 2010 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) Tabela 8.3 - Taxa de analfabetismo funcional das pessoas de 15 anos ou mais de idade, por cor ou raa, segundo as Grandes Regies, Unidades da Federao e Regies Metropolitanas - 2009. Pgina visitada em 25 de abril de 2011. 36. IBGE, Sntese de Indicadores Sociais 2007: Publicao completa . Tabela 8.2 - Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, por cor ou raa, segundo as Grandes Regies, Unidades da Federao e Regies Metropolitanas - 2006. Acessado em 18 de maio de 2008.

Ligaes externas

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Pgina do Governo do Estado de Gois Pgina da Assembleia Legislativa do Estado de Gois

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

12/13

21/4/2014
IBGE. Contas Regionais do Brasil 2004-2008

Gois Wikipdia, a enciclopdia livre


: Tabela 1 - Conta de produo por operaes e saldos, segundo as Grandes Regies e as Unidades da

Federao - 2004-2008. Acessado em 17 de novembro de 2010

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

13/13

Potrebbero piacerti anche