Sei sulla pagina 1di 63

O Livro de Urntia

O que ? Como surgiu? Qual seu propsito?

Ciclo de `Palestras sobre

O Livro de Urntia
Temas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 O que o Livro de Urntia, sua origem e propsito O Universo segundo o Livro de Urntia Deus, sua natureza e manifestaes Os Filhos Criadores e o surgimento dos Universos O surgimento da vida, do ser humano e sua evoluo. A Rebelio de Lcifer e suas consequncias. Ado e Eva: o primeiro den; a falha admica; o segundo den O ser humano: mente, alma, Esprito e personalidade O Eu Superior, fragmento de Deus, no homem Vida aps a morte: o caminho ascensional do ser humano Quem foi Jesus de Nazar e razes para encarnar na Terra Jesus: a vida conhecida e desconhecida Era de Luz e Vida, a conquista da utopia Evidncias cientficas antecipadas pelo Livro de Urntia Os mitos luz da histria revelada no Livro de Urntia Orador Carlos Leite Marcos Dalmolin Caio Gabriel Andr Vassiliades Caio Gabriel Andr Vassiliades Carlos Leite Marcos Dalmolin Andr Vassiliades Marcos Dalmolin Carlos Leite Caio Gabriel Carlos Leite Ricardo/Caio Carol Man Ging Data 24/04/13 29/05/13 26/06/13 31/07/13 28/08/13 25/09/13 30/10/13 27/11/13 26/02/14 26/03/14 30/04/14 28/05/14 25/06/14 30/07/14 27/08/14

Origem e propsito do Livro de Urntia

1. Do que fala o Livro de Urntia 2. Alcance e limitaes das revelaes 3. Os dois tipos de religio a) A religio evolucionria b) A religio revelada 4. Os dois tipos de religio revelada a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca a) Os Filhos Descendentes b) As 5 revelaes de poca 6. Especulaes sobre a tcnica de recepo do Livro de Urntia 7. O Mandato de Publicao (texto apcrifo ao Livro de Urntia)

5. Como surgem as revelaes de poca

Uma vela ilumina um quarto escuro...

Mas poder ela iluminar...

O Sol?

Uma vela no consegue iluminar o caminho para o sol


(Afirmao dos Reveladores Celestiais do Livro de Urntia quando dois seres humanos da Comisso de Contato ligada recepo dos documentos revelados pretenderam escrever uma introduo para o livro.)

Toda a organizao dos espritos elevados, das hostes anglicas, est devotada entusiasticamente a realizar o plano do Paraso, para a ascenso progressiva e a realizao da perfeio dos mortais evolucionrios o magnfico plano de sobrevivncia, de trazer Deus at o homem e de elevar o homem at Deus. [O Livro de Urntia, 77:9.12]

Do que fala O Livro de Urntia

O vosso mundo, Urntia, um entre muitos planetas similares habitados, que compreendem o universo local de Nebadon. Este universo, juntamente com criaes semelhantes, constitui o superuniverso de Orvonton, de cuja capital, Uversa, provm a nossa comisso. Orvonton um dos sete superuniversos evolucionrios do tempo e do espao, que circundam a criao de perfeio divina, sem princpio nem fim o universo central de Havona. No corao desse universo central e eterno est a Ilha do Paraso, sempre imvel, centro geogrfico da infinitude e morada do Deus eterno.

As 4 partes do Livro de Urntia


A Parte I
31 documentos, descrevendo

a natureza da Deidade, a realidade do Paraso, a Trindade do Paraso a organizao e o funcionamento do universo central e dos superuniversos, as personalidades do grande universo e o destino elevado dos mortais evolucionrios, Estes documentos foram patrocinados e formulados por uma alta comisso constituda de 24 administradores do nosso superuniverso.

As 4 partes do Livro de Urntia


A Parte II
25 documentos que descrevem a evoluo dos universos locais, o desenvolvimento progressivo das mltiplas criaturas que habitam as variadas ordens de esferas compreendidas em um universo local,

a fonte da matria e da energia, o plano divino para a criao, o desenvolvimento e o governo dos universos locais, as constelaes, os Espritos Ministrantes dos universos locais, as Hostes Serficas, os Prncipes Planetrios, os Ados Planetrios, a rebelio de Lcifer, os problemas da rebelio e as esferas de Luz e Vida. Estes documentos tambm descrevem o destino eterno do homem, os mundos que habitaremos imediatamente aps a morte.

As 4 partes do Livro de Urntia


A Parte III
63 documentos que tratam de:

a origem de Urntia, o planeta Terra, seu desenvolvimento geolgico, o estabelecimento da vida no nosso planeta, o surgimento do homem, das civilizaes, governos e instituies, os nveis da realidade universal, a verdadeira natureza da religio, a evoluo da religio, a doao dos Ajustadores do Pensamento aos humanos. O desenvolvimento da civilizao, da cultura, do governo, da religio, da famlia e de outras instituies sociais descrito a partir do ponto de vista dos observadores supra-humanos.

As 4 partes do Livro de Urntia


A Parte IV
77 documentos, com mais de 700 pginas que ocupam um tero do Livro, sob a superviso de um diretor revelador Melquisedeque.

Nestes documentos relata-se a vida de Jesus, toda a sua infncia, adolescncia e vida adulta. Tambm descrita sua histria antes da descida carne, bem como suas 19 aparies aps a ressurreio. o relato mais completo sobre Jesus at hoje escrito. O pice do Livro de Urntia atingido, nesta ltima parte, com preceitos da vida religiosa ideal do Mestre, que instrui e edifica todo um universo, e a inspirao para todas as vidas em todos os mundos e para todas as geraes futuras.

verdadeira natureza damil religio Os FilhosA Descendentes (h 4 anos)

Alcance e limitaes das Revelaes

(Documento 101) 5. Os Documentos de Urntia. Os documentos, dos quais este um deles, constituem a mais recente apresentao da Cristo Micael quando emdocumentos diferem de verdade aos mortais deconsagrado Urntia. Esses Urntia viveu sob anteriores, o mbito de uma todas as revelaes pois no so trabalho de uma religio evolucionria, at a poca do nica personalidade do universo; so, sim, apresentaes seu batismo. Daquele momento em Nenhuma revelao, compostas, efetuadas por muitos seres. diante, pode inclusive no evento da sua todavia, jamais ser completa, antes de se alcanar o Pai crucificao, ele levou adiante o seu celestes no so mais Universal. Todas as outras ministraes trabalho sob o guiamento do que parciais, transitrias e praticamente adaptadas s combinado da de religio evolucionria condies locais tempo e de espao. possvel que, ao e da religio revelada. admitir tudo isso, possamos esvaziar a fora imediata e a autoridade de todas as revelaes, mas chegado o tempo [Oem Livro de 101:6.5] em Urntia, que Urntia, aconselhvel fazer essa declarao franca, ainda que correndo o risco de enfraquecer a influncia futura e a autoridade desta obra, que a mais recente das revelaes da verdade s raas mortais de Urntia.

Alcance e limitaes das revelaes: verdadeira natureza damil religio Os FilhosA Descendentes (h 4 anos)
(Documento 101) 5. Os Documentos de Urntia. Os documentos, dos quais A humanidade deveria compreender que ns, este em nossa um deles, constituem recente apresentao da , ficamos participao na a mais revelao da verdade Cristo Micael quando emdocumentos diferem de verdade aos mortais deconsagrado Urntia. Esses rigorosamente pelas instrues dos nossos Urntia viveu sob anteriores, olimitados mbito de uma todas as revelaes pois no so trabalho de uma superiores. No temos liberdade de antecipar as religio evolucionria, at a poca do nica personalidade do universo; so, sim, apresentaes descobertas cientficas para a revelao, mil anos. Os seu batismo. Daquele momento em daqui compostas, efetuadas por muitos seres. Nenhuma reveladores devem agir de com as instrues diante, inclusive no evento da acordo sua todavia, pode jamais ser completa, antes de se alcanar o Pai que formam uma parte do mandado da revelao . Ns no crucificao, ele levou adiante o seu celestes Universal. Todas as outras ministraes no so mais trabalho sob o guiamento vemos como superar essa dificuldade, agora do que parciais, transitrias e praticamente adaptadas s ou em combinado da religio evolucionria condies locais de tempo e de espao. possvel que, ao qualquer tempo futuro. e da religio revelada. admitir tudo isso, possamos esvaziar a fora imediata e a autoridade de todas as revelaes, mas chegado o tempo [Oem Livro de 101:6.5] em Urntia, que Urntia, aconselhvel fazer essa declarao franca, ainda que correndo o risco de enfraquecer a influncia futura e a autoridade desta obra, que a mais recente das revelaes da verdade s raas mortais de Urntia.

Alcance e limitaes das revelaes: verdadeira natureza damil religio Os FilhosA Descendentes (h 4 anos)
(Documento 101) 5. Os Documentos de Urntia. Os documentos, dos quais este Sabemos perfeitamente que, embora os fatos um deles, constituem a mais recente apresentao da histricos e asde verdades religiosas da presente Cristo Micael quando consagrado emdocumentos verdade aos mortais Urntia. Esses diferem de srie Urntia viveu sob anteriores, o mbito de uma deasapresentaes reveladoras fiquem registros todas revelaes pois no so trabalhonos de uma religio evolucionria, at a poca do nica personalidade do viro, universo; so, sim, apresentaes das idades que dentro de uns poucos curtos seu batismo. Daquele momento em Nenhuma revelao, compostas, efetuadas por muitos seres. anos, muitas das nossas afirmaes a respeito das diante, pode inclusive no evento da sua todavia, jamais ser completa, antes de se alcanar o Pai cincias fsicas estaro necessitando de reviso, em crucificao, ele levou adiante o seu celestes no Universal. Todas as outras ministraes so mais consequncia de desenvolvimentos cientficos trabalho sob o novos guiamento do que parciais, transitrias e praticamente adaptadas s e de novas descobertas. combinado da de religio evolucionria condies locais tempo e de espao. possvel que, ao e da religio revelada. admitir tudo isso, possamos esvaziar a fora imediata e a autoridade de todas as revelaes, mas chegado o tempo [Oem Livro de 101:6.5] em Urntia, que Urntia, aconselhvel fazer essa declarao franca, ainda que correndo o risco de enfraquecer a influncia futura e a autoridade desta obra, que a mais recente das revelaes da verdade s raas mortais de Urntia.

Alcance e limitaes das revelaes: verdadeira natureza damil religio Os FilhosA Descendentes (h 4 anos)
Esses novos desenvolvimentos, desde agora, ns os (Documento 101) 5. Os Documentos de Urntia. Os documentos, dos quais este prevemos, mas estamos proibidos de incluir, nos um deles, constituem a mais recente apresentao da registros reveladores, fatos no descobertos Cristo Micael quando emdocumentos verdade aos mortais deconsagrado Urntia.esses Esses diferem de Urntia viveu sob anteriores, o mbito de uma pela humanidade. Que fique que as todas as revelaes pois noclaro so trabalho derevelaes uma religio evolucionria, at a poca do nica personalidade do universo; so, sim, apresentaes no so necessariamente inspiradas. A cosmologia seu batismo. Daquele momento em Nenhuma revelao, compostas, por muitos seres. nestas efetuadas revelaes no inspirada. Ela limitada pela diante, pode inclusive no evento da sua todavia, jamais ser completa, antes de se alcanar o Pai permisso que temos de coordenao e de triagem crucificao, ele levou adiante o seu Universal. Todas as outras ministraes celestes no so mais do parciais, conhecimento de hoje. Conquanto o trabalho sob o guiamento do que transitrias e praticamente adaptadas s discernimento divino ou espiritual sejaque, uma combinado da de religio evolucionria condies locais tempo e de espao. possvel aoddiva, a e da religio revelada. admitir tudo isso, possamos esvaziar a fora imediata e a sabedoria humana deve evoluir.
autoridade de todas as revelaes, mas chegado o tempo [Oem Livro de 101:6.5] em Urntia, que Urntia, aconselhvel fazer essa declarao franca, ainda que correndo o risco de enfraquecer a influncia futura e a autoridade desta obra, que a mais recente das revelaes da verdade s raas mortais de Urntia.

Origem e propsito do Livro de Urntia

1. Do que fala o Livro de Urntia 2. Alcance e limitaes das revelaes 3. Os dois tipos de religio a) A religio evolucionria b) A religio revelada 4. Os dois tipos de religio revelada a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca a) Os Filhos Descendentes b) As 5 revelaes de poca 6. Especulaes sobre a tcnica de recepo do Livro de Urntia 7. O Mandato de Publicao (texto apcrifo ao Livro de Urntia)

5. Como surgem as revelaes de poca

Toda a organizao dos espritos elevados, das hostes anglicas, est devotada entusiasticamente a realizar o plano do Paraso, para a ascenso progressiva e a realizao da perfeio dos mortais evolucionrios o magnfico plano de sobrevivncia, de trazer Deus at o homem e de elevar o homem at Deus. [O Livro de Urntia, 77:9.12]

A diversidade religiosa no nosso planeta

Cristianismo

A diversidade religiosa no nosso planeta

Islamismo

A diversidade religiosa no nosso planeta

Sikismo

A diversidade religiosa no nosso planeta

Judasmo

A diversidade religiosa no nosso planeta

Hindusmo

A diversidade religiosa no nosso planeta

Xintosmo

A diversidade religiosa no nosso planeta

Budismo

3
Dois tipos de religio: a) a religio evolucionria b) a religio revelada

Os diferentes tipos de religio:


Em Urntia, hoje, h quatro espcies de religio: 1)A religio natural ou evolucionria. 2)A religio supranatural ou da revelao. 3)A religio prtica ou corrente: mistos, em vrios graus, de religies naturais e supranaturais. 4)As religies filosficas: doutrinas teolgicas, feitas pelo homem ou pensadas pela filosofia e criadas pela razo. [O Livro de Urntia, 103:0.3-7]

Os diferentes tipos de religio:


Em Urntia, a religio evolucionria e a religio reveladora esto progredindo lado a lado, e, ao mesmo tempo, amalgamando-se e fundindo-se nos sistemas teolgicos diversificados, encontrados no mundo poca da elaborao destes documentos. 1. O hindusmo a mais antiga. 2. A religio hebraica. 3. O budismo. 4. Os ensinamentos de Confcio. 5. As crenas taostas. 6. O zoroastrismo. 7. O xintosmo. 8. O jainismo. 9. O cristianismo. 10. O islamismo. 11. O sikismo a mais recente.

Primeiro, a religio por evoluo; depois a religio por revelao


[...] O homem uma criatura evolucionria e deve adquirir a sua religio principalmente por tcnicas evolucionrias. [O Livro de Urntia, 92:6.19] A religio progrediu, desde a infncia selvagem das raas, da adorao da natureza ao fetichismo, passando pela adorao dos fantasmas. Aps a aurora da civilizao, a raa humana desposou crenas mais msticas e simblicas, ao passo que se aproximando da maturidade, agora, a humanidade est ficando pronta para o reconhecimento da verdadeira religio e, mesmo, para um comeo da revelao da verdade em si. [O Livro de Urntia, 92:1.2]

Primeiro, a religio por evoluo; depois a religio por revelao


Um povo asitico ensinava que Deus um grande temor; sendo isso um resultado da religio puramente evolucionria. Jesus, a revelao do mais elevado tipo de vida religiosa, proclamou que Deus amor. [O Livro de Urntia, 92:1.5] Os chefes tribais eram deificados quando mortos. Posteriormente, almas que se distinguiram eram santificadas depois de falecidas. A evoluo, sem ajuda, nunca originou deuses mais elevados do que os espritos glorificados, exaltados e evoludos dos humanos mortos. Na evoluo primitiva, a religio cria os seus prprios deuses. No curso da revelao, os Deuses formulam religies. A religio evolutiva cria os seus deuses imagem e semelhana do homem mortal; a religio reveladora busca evoluir e transformar o homem mortal imagem e semelhana de Deus. [O Livro de Urntia, 85:6.3]

Primeiro, a religio por evoluo; depois a religio por revelao


As religies do sculo vinte, em Urntia, oferecem um interessante quadro da evoluo social da tendncia humana para a adorao. Muitas fs pouco progrediram desde os dias do culto dos fantasmas. Os pigmeus da frica no tm nenhuma reao religiosa, como classe, embora alguns deles acreditem vagamente em um meio ambiente com espritos. Eles esto, hoje, exatamente onde o homem primitivo estava, quando a evoluo da religio comeou. A crena bsica da religio primitiva era a de sobrevivncia depois da morte. A ideia de adorar um Deus pessoal indica um desenvolvimento evolucionrio avanado, e mesmo o primeiro estgio da revelao. Os Diaks desenvolveram apenas as prticas religiosas mais primitivas. Os esquims e os amerndios, relativamente recentes, tinham um conceito muito estreito de Deus; eles acreditavam em fantasmas e tinham, ainda que indefinida, uma ideia sobre alguma espcie de sobrevivncia depois da morte. Os nativos australianos dos dias atuais tm apenas medo de fantasmas, um temor do escuro e uma venerao rudimentar pelos ancestrais. Os zulus s agora esto desenvolvendo uma religio de medo de fantasmas e de sacrifcios. Muitas tribos africanas, a no ser pelo trabalho missionrio dos cristos e maometanos, ainda no passam do estgio do fetiche, na sua evoluo religiosa.

Origem e propsito do Livro de Urntia

1. Do que fala o Livro de Urntia 2. Alcance e limitaes das revelaes 3. Os dois tipos de religio a) A religio evolucionria b) A religio revelada 4. Os dois tipos de religio revelada a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca a) Os Filhos Descendentes b) As 5 revelaes de poca 6. Especulaes sobre a tcnica de recepo do Livro de Urntia 7. O Mandato de Publicao (texto apcrifo ao Livro de Urntia)

5. Os transmissores das revelaes de poca

4
Dois tipos de religio revelada: a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca

A necessidade das revelaes:


As tendncias religiosas das raas humanas so inatas; elas so manifestadas de um modo universal e tm uma origem aparentemente natural; as religies primitivas so sempre evolucionrias na sua gnese. medida que a experincia religiosa natural continua o seu progresso, revelaes peridicas da verdade pontuam o fluir da evoluo planetria, a qual, no fora por isso, seria mais lenta. [O Livro de Urntia, 103:0.2]

As revelaes pessoais e as revelaes de poca:


A verdade sempre uma revelao: uma auto-revelao, quando surge como resultado do trabalho do Ajustador [Esprito] residente; uma revelao para uma poca, ou epocal, quando apresentada pelo trabalho de alguma outra agncia celeste: um grupo ou personalidade. [O Livro de Urntia, 101:4.3]

As revelaes pessoais: (de dentro para fora)


Os fomentadores da vivncia religiosa na interioridade do homem so: - O Ajustador do Pensamento (ddiva do Pai Universal) - O Esprito Santo (ddiva do Esprito Infinito) - O Esprito da Verdade (ddiva do Filho Eterno) Estes proporcionam o que se poderia definir como inspirao.

As revelaes de poca: (de fora para dentro)


parte do plano do universo que, mais cedo ou mais tarde, a religio evolucionria esteja destinada a receber uma expanso espiritual por meio da revelao. [O Livro de Urntia, 101:5.4]

As revelaes de poca: (de fora para dentro)


Apenas duas influncias podem modificar e elevar os dogmas da religio natural: a presso dos costumes que mudam lentamente e a iluminao peridica feita pelas revelaes para toda uma poca. [O Livro de Urntia, 92:3.5]

As revelaes de poca: (de fora para dentro)


A religio revelada o elemento unificador da existncia humana. A revelao unifica a histria, coordena a geologia, a astronomia, a fsica, a qumica, a biologia, a sociologia e a psicologia. [O Livro de Urntia, 102:4.6]

Um exemplo da necessidade das revelaes (no mbito de um princpio csmico):


A tendncia da raa humana para a paz no um dom natural; ela deriva dos ensinamentos da religio revelada, da experincia acumulada pelas raas progressivas, porm, mais especialmente, dos ensinamentos de Jesus, o Prncipe da Paz. [O Livro de Urntia, 68:3.5]

Um exemplo da necessidade das revelaes (no mbito dos fatos):


A crena crist na ressurreio de Jesus tem sido baseada no fato do sepulcro vazio. Foi real e verdadeiramente um fato que o sepulcro estivesse vazio, mas essa no a verdade da ressurreio. A tumba estava real e verdadeiramente vazia quando os primeiros crentes chegaram, mas esse fato, associado ao da indubitvel ressurreio do Mestre, levou formulao de uma crena que no era verdadeira: o ensinamento de que o corpo material e mortal de Jesus levantou- se da cova. A verdade relacionada s realidades espirituais e

aos valores eternos nem sempre pode ser deduzida de uma combinao de fatos aparentemente reais. Ainda que
os fatos individualmente possam ser materialmente verdadeiros, no significa que a conjuno de um agrupamento de fatos deva necessariamente conduzir a concluses espiritualmente verdadeiras. [O Livro de Urntia, 189:2.6]

Origem e propsito do Livro de Urntia

1. Do que fala o Livro de Urntia 2. Alcance e limitaes das revelaes 3. Os dois tipos de religio a) A religio evolucionria b) A religio revelada 4. Os dois tipos de religio revelada a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca a) Os Filhos Descendentes b) As 5 revelaes de poca 6. Especulaes sobre a tcnica de recepo do Livro de Urntia 7. O Mandato de Publicao (texto apcrifo ao Livro de Urntia)

5. Como surgem as revelaes de poca

A verdadeira natureza da religio


(Documento 101)

Como surgem as Cristo Micael quando revelaes deconsagrado poca em

Urntia viveu sob o mbito de uma religio evolucionria, at a poca do seu Daquele momento em As batismo. religies pessoalmente reveladas so diante, inclusive no evento da sua promovidas pelos espritos de outorga, que crucificao, ele levou adiante o seu representam da Trindade do Paraso trabalho sobas trs o pessoas guiamento e se ocupam especialmente combinado da religio evolucionria da expanso da e da religio revelada. verdade. [O Livro de Urntia, 101:6.5] [O Livro de Urntia, 101:5.11]

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio Os Filhos Descendentes (Documento 101)
Cristo Micael quando consagrado em Urntia viveu sob o mbito de uma Todos os Filhos descendentes religio evolucionria, at a poca dode Deus tm origem elevada e divina. Eles dedicam-se ministrao seu batismo. Daquele momento em descendente mundos e sistemas do diante, inclusivede noservio evento aos da sua crucificao, ele levou adiante o seu tempo e do espao, facilitando o progresso de trabalho sob o guiamento escalada at o Paraso para as criaturas mais baixas, combinado da religio evolucionria de origem evolucionria os filhos ascendentes de e da religio revelada.

Deus. Sete das inmeras ordens de Filhos [O Livro sero de Urntia, 101:6.5] descendentes descritas nestas narrativas.

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio Os Filhos Descendentes (Documento 101)
Cristo Micael quando consagrado em Urntia viveu sobprovm o mbito de Deidades, uma Os Filhos que das da Ilha Central religio evolucionria, at a poca do de Luz e Vida, so chamados de Filhos de Deus do seu batismo. Daquele momento em Paraso, e abrangem as trs ordens seguintes: diante, inclusive no evento da sua crucificao, ele levou adiante o seu trabalho sobCriadores o guiamento 1. Filhos os Micais. combinado da religio evolucionria e da religio revelada.

2. Filhos Magisteriais os Avonais.


[O Livro de Urntia, 101:6.5]

3. Filhos Instrutores da Trindade os Dainais.

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio Os Filhos Descendentes (Documento 101)
Nos universos locais, essas ordens de filiao colaboram para efetivar Cristo Micael quando consagrado em a revelao das Deidades do Paraso s criaturas do espao. Como Urntia viveu sob o mbito de uma Pai de um universo local, um Filho Criador retrata o carter infinito religio evolucionria, at a poca do do Pai Universal. Enquanto Filhos auto-outorgados da misericrdia, seu batismo. Daquele momento em os Avonais revelam a natureza incomparvel, de infinita compaixo, diante, no mestres evento verdadeiros da sua das personalidades do Filhoinclusive Eterno. Como crucificao, levou adiante o seu revelam a personalidade ascendentes,ele os Filhos Dainais da Trindade trabalho sob guiamento de Mestre do Esprito o Infinito. Dentro da sua colaborao divinamente perfeita, Micais, Avonais e Dainais esto contribuindo combinado da religio evolucionria a realizao e a revelao da personalidade para a soberania de e para da religio revelada. Deus, o Supremo, nos e para os universos do tempo-espao. Na harmonia das suas atividades esses Filhos de Deus do Paraso [O Livro de Urntia,trinas, 101:6.5] sempre funcionam na vanguarda das personalidades da Deidade, ao darem continuidade expanso sem fim da divindade da Primeira Grande Fonte e Centro, desde a eterna Ilha do Paraso at as profundezas desconhecidas do espao.

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio Os Filhos Descendentes (Documento 101)
As quatro remanescentes de filiao Cristo Micael ordens quando consagrado em Urntia viveu sob o mbito de uma descendente so conhecidas como os Filhos de religio evolucionria, at a poca do Deus dos Universos Locais: seu batismo. Daquele momento em diante, inclusive no evento da sua 4. Filhos Melquisedeques. crucificao, ele levou adiante o seu 5. Filhos Vorondadeques. trabalho sob o guiamento 6. Filhos Lanonandeques. combinado da religio evolucionria e da religio revelada.da Vida. 7. Portadores E, finalmente, a ordem originria dos Sistemas, a Ordem dos Filhos Materiais (os Ados e Evas Planetrios)
[O Livro de Urntia, 101:6.5]

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio Os Filhos Descendentes (Documento 101)
Cristo Micael quando consagrado em Urntia muitos viveu sob o mbito de uma Houve acontecimentos de revelao religiosa, religio evolucionria, at a poca do mas cinco deles foram de significao para toda uma seu batismo. Daquele momento em poca. revelaes de poca foram as seguintes: diante, As inclusive no evento da sua crucificao, ele levou adiante o seu 1. Os ensinamentos (h 500 mil anos) trabalho sob o dalamatianos guiamento 2. Os ensinamentos (h 38 mil anos) combinado da religio ednicos evolucionria e da religio revelada.de Salm (h 4 mil anos) 3. Melquisedeque

4. Jesus de Nazar (h 2 mil anos) [O Livro de Urntia, 101:6.5] 5. Os Documentos de Urntia (1935 d.C.)

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio As 5 revelaes de poca (h (Documento 101) 500 mil anos)
1. Os ensinamentos Dalamatianos. O verdadeiro conceito da Cristo Micael consagrado em em Urntia, pela Primeira Fonte quando e Centro foi promulgado Urntia vez, viveu sobcem o mbito de da uma primeira pelos membros assessoria corprea do religioCaligstia. evolucionria, a poca do Prncipe Essa at revelao expandida da Deidade seu batismo. Daquele em que foi subitamente persistiu por mais de 300momento mil anos, at diante, inclusive no evento da sua[A Rebelio de Lcifer] interrompida pela secesso planetria levou adiante o seu e crucificao, pela ruptura ele do regime de ensino. Exceto pelo trabalho de trabalho sob o guiamento Van, a influncia da revelao Dalamatiana ficou praticamente combinado da religio evolucionria perdida para todo o mundo. At os noditas haviam esquecido e da religio revelada. essa verdade, j na poca da chegada de Ado. Entre todos os que receberam os ensinamentos vindos dos cem, os homens Livro de Urntia, 101:6.5] vermelhos[O foram aqueles que os conservaram por mais tempo; mas a ideia do Grande Esprito no era seno uma concepo nebulosa, na religio amerndia, quando o contato com o cristianismo clarificou-a e reforou-a consideravelmente.

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio As 5 revelaes de poca (h (Documento 101) 38 mil anos)
Cristo Micael quandoEdnicos consagrado em e Eva retrataram, 2. Os ensinamentos . Ado Urntia viveu sob o mbito de uma uma vez mais, o conceito do Pai de todos aos povos religio evolucionria, at a poca do evolucionrios. A dissoluo do primeiro den seu batismo. Daquele momento em interrompeu o curso revelao admica, antes que diante, inclusive no da evento da sua ela tivesse comeado fato. Mas crucificao, ele levoude adiante o seuos ensinamentos abortados Ado foram continuados pelos sacerdotes trabalho desob o guiamento setitas, e algumas dessas verdades nunca foram combinado da religio evolucionria e da religio revelada. inteiramente perdidas para o mundo. Toda a tendncia da evoluo religiosa do levante foi modificada pelos [O Livro de Urntia, 101:6.5] ensinamentos dos setitas. Mas por volta de 2500 a.C. a humanidade tinha perdido de vista, em grande parte, a revelao promovida poca do den.

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio As 5 revelaes de poca (h (Documento 101) 4 mil anos)
3. Melquisedeque Salm. Este Cristo Micael quandode consagrado em Filho emergencial Urntia viveu inaugurou sob o mbito de uma revelao da de Nbadon a terceira religio evolucionria, at a preceitos poca do cardinais dos verdade em Urntia. Os seu batismo. Daquele momento em seus ensinamentos foram: confiana e f. Ele diante, inclusive no evento da sua ensinou a confiana beneficncia onipotente de crucificao, ele levou na adiante o seu Deus e proclamou a f como o ato por meio do qual trabalho sob o guiamento combinado religiooevolucionria os homens da ganham favorecimento de Deus. Os e da ensinamentos religio revelada. gradualmente misturaram-se s seus crenas e prticas de vrias religies evolucionrias [O Livro de Urntia, 101:6.5] e, finalmente, resultaram naqueles sistemas teolgicos presentes em Urntia quando da abertura do primeiro milnio depois de Cristo.

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio As 5 revelaes de poca (h (Documento 101) 2 mil anos)
4. Jesus de Nazar. Cristo Micael apresentou o Urntia viveu sob o mbito de uma conceito de Deus como Pai Universal ; e esse religio evolucionria, at ao poca do ensinamento perdurou em geral seu batismo. Daquele momento em desde ento. A diante, inclusive no evento da sua essncia do seu ensinamento foi amor e servio, a crucificao, ele levou adiante o seucriatura d adorao amorosa que um filho trabalho sob o guiamento voluntariamente em reconhecimento e em retorno combinado da religio evolucionria eministrao do amor de Deus, o seu Pai; o servio da religio revelada. que tais filhos criaturas oferecem, de vontade [O Livro Urntia, 101:6.5] espontnea aosde seus irmos, em uma alegre compreenso de que, nesse servio, eles esto servindo, do mesmo modo, a Deus, o Pai.
Cristo Micael quando consagrado em

Os transmissores das revelaes de poca A verdadeira natureza da religio As 5 revelaes de poca (1935 d.C.) (Documento 101)
5. Os Documentos de Urntia. Estes documentos diferem de Cristo quando consagrado todas asMicael revelaes anteriores, poisem no so trabalho de uma Urntia viveu sob o de so, uma nica personalidade dombito universo; sim, apresentaes religio evolucionria, at a poca do Nenhuma revelao, compostas, efetuadas por muitos seres. seu batismo. Daquele em de se alcanar o Pai todavia, pode jamais ser momento completa, antes diante, inclusive evento da sua celestes no so mais Universal. Todas as no outras ministraes crucificao, ele levou adiante o seu do que parciais, transitrias e praticamente adaptadas s trabalho locais sob o eguiamento condies de tempo de espao. possvel que, ao combinado da religio evolucionria admitir tudo isso, possamos esvaziar a fora imediata e a e da religio autoridade de revelada. todas as revelaes, mas chegado o tempo em Urntia, em que aconselhvel fazer essa declarao [O Livro de Urntia, 101:6.5] franca, ainda que correndo o risco de enfraquecer a influncia futura e a autoridade desta obra, que a mais recente das revelaes da verdade s raas mortais de Urntia.

Origem e propsito do Livro de Urntia

1. Do que fala o Livro de Urntia 2. Alcance e limitaes das revelaes 3. Os dois tipos de religio a) A religio evolucionria b) A religio revelada 4. Os dois tipos de religio revelada a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca a) Os Filhos Descendentes b) As 5 revelaes de poca 6. Especulaes sobre a tcnica de recepo do Livro de Urntia 7. O Mandato de Publicao (texto apcrifo ao Livro de Urntia)

5. Como surgem as revelaes de poca

A tcnica de recepo dos Documentos de Urntia


[O Livro de Urntia, 110:5.7] O Ajustador do ser humano, por meio do qual esta comunicao est sendo feita, goza de uma tal amplido no escopo da sua atividade, principalmente em funo da indiferena, quase completa, desse ser humano, a qualquer manifestao externa da presena interna do Ajustador, coisa que verdadeiramente uma sorte, que esse ser humano permanea conscientemente to despreocupado com todo o procedimento. Ele tem um dos Ajustadores altamente experientes desses dias e dessa gerao; e, ainda assim, a sua reao de passividade e de despreocupao no resistente, em relao ao fenmeno da presena na sua mente desse Ajustador verstil, considerada pelo seu guardio do destino como uma reao rara e fortuita. E tudo isso constitui uma coordenao positiva de influncias favorveis, tanto ao Ajustador, na sua elevada esfera de ao, quanto ao parceiro humano, do ponto de vista da sua sade, eficincia e tranquilidade.

A tcnica de recepo dos Documentos de Urntia


[O Livro de Urntia, 77:7.5] Em nenhum mundo, os espritos do mal podem possuir a mente de qualquer mortal, depois da vida outorgada de um Filho do Paraso. Mas antes dos dias de Cristo Micael em Urntia antes da vinda universal dos Ajustadores do Pensamento e da efuso do esprito do Mestre sobre toda a carne , essas criaturas intermedirias rebeldes chegaram de fato a ser capazes de influenciar as mentes de certos mortais inferiores e, de um certo modo, de controlar as suas aes. Isso era realizado de um modo muito semelhante quele pelo qual as criaturas intermedirias leais funcionam quando elas servem eficientemente como guardis de contato das mentes humanas, dos membros do corpo de reserva do destino de Urntia, naqueles momentos em que o Ajustador est, com efeito, destacado da personalidade durante uma sesso de contato com inteligncias suprahumanas. .

Origem e propsito do Livro de Urntia

1. Do que fala o Livro de Urntia 2. Alcance e limitaes das revelaes 3. Os dois tipos de religio a) A religio evolucionria b) A religio revelada 4. Os dois tipos de religio revelada a) as revelaes pessoais b) as revelaes de poca a) Os Filhos Descendentes b) As 5 revelaes de poca 6. Especulaes sobre a tcnica de recepo do Livro de Urntia 7. O Mandato de Publicao (texto apcrifo ao Livro de Urntia)

5. Como surgem as revelaes de poca

O Mandato de Publicao

Emitido em abril de 1955, ano da publicao do Livro de Urntia

O Mandato de Publicao um documento apcrifo ao Livro de Urntia. Foi uma comunicao dos seres celestiais que aconteceu por ocasio da deciso do lanamento do Livro, como uma luz orientadora para aqueles que percebessem nele uma revelao religiosa de primeira grandeza, destinada a conduzir os destinos humanos para os prximos mil anos.

O Mandato de Publicao

Emitido em abril de 1955, ano da publicao do Livro de Urntia

"Ns consideramos O Livro de Urntia como uma parte essencial da evoluo progressiva da sociedade humana. No est ligado aos episdios espetaculares de revoluo epocal, embora deva aparentemente ser programado para surgir no despertar de uma dessas revolues na sociedade humana. O Livro pertence era que se segue imediatamente concluso da atual luta ideolgica. Esse ser o dia em que os homens desejaro procurar verdade e retido. Quando o caos da presente confuso passar, ser mais prontamente possvel formular o cosmos de uma nova e melhor era de relacionamentos humanos. E para esta melhor ordem de situaes na Terra que o Livro foi preparado.

O Mandato de Publicao

Emitido em abril de 1955, ano da publicao do Livro de Urntia

"Contudo, a publicao do Livro no foi postergada para essa data (possivelmente) algo remota. Uma publicao antecipada do Livro foi providenciada para que estivesse disponvel para o treinamento de lderes e instrutores. Sua presena tambm necessria para atrair a ateno de pessoas com posses que possam assim prover fundos para tradues para outras lnguas. "Vocs que dedicaram suas vidas ao servio do Livro e da Irmandade pouco podem perceber da importncia de suas aes. Vocs indubitavelmente vivero e morrero sem entender plenamente que esto participando do nascimento de uma nova era de religio neste mundo.

O Mandato de Publicao

Emitido em abril de 1955, ano da publicao do Livro de Urntia

"O futuro no est aberto compreenso do mortal, mas vocs faro bem em diligentemente estudar a ordem, o plano e os mtodos de progresso como foram desempenhados durante a vida terrestre de Micael, quando a Palavra se fez carne. Vocs esto se tornando agentes de um episdio subsequente, quando a Palavra se torna Livro. Grande a diferena nestas dispensaes de religio, mas muitas so as lies que podem ser aprendidas de um estudo da era anterior. "Vocs devem novamente estudar os tempos de Jesus na Terra. Vocs devem cuidadosamente levar em conta como o reino do cu foi inaugurado no mundo. Teve uma evoluo lenta e se desenvolveu naturalmente? Ou veio com sbita demonstrao de fora e com exibio espetacular de poder? Foi evolucionrio ou revolucionrio?

O Mandato de Publicao

Emitido em abril de 1955, ano da publicao do Livro de Urntia

"Vocs devem aprender a dominar suas almas com pacincia. Vocs esto em associao com uma revelao da verdade que uma parte da evoluo natural da religio neste mundo. Um crescimento excessivamente rpido seria suicdio. O Livro est sendo oferecido queles que esto prontos para ele muito antes do dia de sua misso mundial. "Milhares de grupos de estudos devem ser formados e o Livro dever ser traduzido para muitas lnguas. Assim o Livro estar de prontido quando a batalha pela libertao do homem for finalmente ganha e o mundo estiver novamente seguro para a religio de Jesus e a liberdade da humanidade."

Obrigado!!!

Potrebbero piacerti anche